Portaria DIRAR/INSS nº 95 de 03/12/2003

Norma Federal - Publicado no DO em 04 dez 2003

Aprova os formulários a serem utilizados na realização das auditorias nos regimes próprios de previdência social.

O Diretor da Receita Previdenciária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos VI e VII do art. 18, combinado com o art. 33 da Estrutura Regimental do INSS, aprovada pelo Decreto nº 4.688, de 7 de maio de 2003, considerando o disposto na alínea h do inciso I do art. 8º da Lei nº 10.593, de 6 de dezembro de 2002, e no § 4º do art. 229 do Regulamento da Previdência Social aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, relativamente à auditoria dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos e dos militares da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios nos termos da Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998; considerando o estabelecido na Portaria MPS nº 419, de 2 de maio de 2002, no que se refere ao planejamento e à coordenação do procedimento fiscal nos regimes próprios de previdência social dos entes estatais e demais disposições, observadas as alterações introduzidas pela Portaria MPS nº 777, de 10 de julho de 2002, resolve:

Art. 1º Aprovar os formulários em anexo a serem utilizados na realização das auditorias nos regimes próprios de previdência social.

Art. 2º Delegar competência às chefias da Divisão ou do Serviço da Receita Previdenciária das Gerências-Executivas da Previdência Social para emitir e assinar o ofício constante do Anexo I desta Portaria.

Art. 3º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

CARLOS ROBERTO BISPO

ANEXO I

Inserir
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MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL  INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIALDIRETORIA DA RECEITA PREVIDENCIÁRIA

Gerência Executiva do INSS em ___________________________

Ofício GEX nº ______, de __/___/____.

Exmo. Sr. (Prefeito, Governador, Diretor, Presidente ...)

Comunicamos a V. Exa. que, nos termos do parágrafo único do art. 9º da Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998, do § 4º do art. 229 do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, do parágrafo único do art. 20 da Portaria MPAS nº 4.992, de 5 de fevereiro de 1999, e do art. 1º da Portaria MPAS nº 419, de 2 de maio de 2002, o Auditor-Fiscal da Previdência Social abaixo identificado foi designado para proceder à coleta de informações e de documentos destinados a subsidiar a Secretaria de Previdência Social - SPS, na análise quanto à existência e à regularidade do Regime Próprio de Previdência Social desse ente estatal.

Os trabalhos serão realizados no período de _______ a _______, o qual poderá ser prorrogado, caso necessário.

Na oportunidade, solicitamos o apoio necessário à realização das atividades e permissão de livre acesso dos Auditores-Fiscais aos documentos e sistemas relacionados aos trabalhos a serem desenvolvidos.

Certos de que poderemos contar com a presteza e colaboração dessa entidade, agradecemos, antecipadamente.

(nome, qualificação e assinatura do Diretor da Receita Previdenciária ou chefia da Divisão/Serviço da Receita Previdenciária)

Auditor-Fiscal da Previdência Social designado:

____________________________________________
(nome e matrícula)

Ao

Município/Governo/Unidade Gestora

Endereço

ANEXO II

Inserir
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MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL  INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIALDIRETORIA DA RECEITA PREVIDENCIÁRIA

TERMO DE SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS - TSD

1. ENTE ESTATAL: CNPJ: 
DADOS DO RPPS:  
UNIDADE GESTORA: CNPJ: 
ENDEREÇO: Nº: BAIRRO: 
MUNICÍPIO: UF: CEP: 

2. 
Nos termos do disposto no parágrafo único do art. 9º da Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998, do § 4º do art. 229 do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, do parágrafo único do art. 20 da Portaria MPAS nº 4.992, de 5 de fevereiro de 1999, e do art. 1º da Portaria MPAS nº 419, de 2 de maio de 2002, são solicitados os documentos e/ou esclarecimentos abaixo assinalados: 

 Constituição estadual/Lei orgânica municipal/Lei orgânica distrital 
 Estatuto do servidor/Lei do regime jurídico único 
 Leis orçamentárias 
 Leis do regime próprio de previdência social e dos fundos previdenciários e normas regulamentares 
 Decretos e portarias de nomeação ou de dispensa e termos de posse dos servidores 
 Atas de nomeação e posse dos dirigentes do órgão ou da unidade gestora do regime próprio de previdência social 
 Atas de eleição dos membros dos conselhos administrativo e fiscal dos fundos previdenciários 
 Livro de publicação de leis 
 Convênio, consórcio ou outra forma de associação firmado com órgão oficial de previdência social e ato de autorização 
 Notas de empenho, ordens bancárias e de pagamento 
 Nota Técnica Atuarial, Relatório Final da avaliação 
 Demonstrativo de Resultado da Avaliação Atuarial - DRAA 
 Folhas de pagamento dos servidores ativos e inativos e pensionistas vinculados ao regime próprio de previdência social 
 Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREC, e respectivos anexos 
 Demonstrativo da Despesa com Pessoal em relação à Receita Corrente Líquida (Anexo XII do Relatório de Gestão Fiscal) 
 Documentos relativos às aplicações de recursos do regime próprio de previdência social 
 Relatórios das inspeções e auditoria de natureza atuarial, contábil, financeira, orçamentária e patrimonial dos órgãos de controle interno e externo 
 Balanço patrimonial e financeiro e balancetes 
 Demonstração das variações patrimoniais 
 Notas explicativas 
 Registros contábeis auxiliares para apuração de depreciações, de reavaliações dos investimentos, da evolução das reservas 
 Contrato de administração de carteira de investimento e processo que embasou a escolha da instituição 
 Demonstrativo das Receitas e Despesas do Regime Próprio de Previdência Social (Anexo II da Portaria MPAS nº 4992, de 1999
 Demonstrativo Financeiro do Regime Próprio de Previdência Social (Anexo III da Portaria MPAS nº 4.992, de 1999
 Avaliação da situação financeira e atuarial constante do Anexo de Metas Fiscais da lei de diretrizes orçamentárias 
 Outros documentos 

3. 
A documentação assinalada, relativa ao período de ________ a _________, deverá ficar à disposição desta Fiscalização, no endereço e local ____________________________, a partir de ____/____/_____, às ____ horas e _____ minutos, e durante todo o desenvolvimento do procedimento fiscal. 

4. 
_________, ____/____/____ ________________________
carimbo e assinatura

_______________________
carimbo e assinatura