Portaria SEFAZ nº 239 de 22/10/2010
Norma Estadual - Mato Grosso - Publicado no DOE em 22 out 2010
Institui Tabela do frete para efeito de base de cálculo e recolhimento do ICMS.
O Secretário Adjunto da Receita Pública, no uso de suas atribuições legais, nos termos do inciso II do art. 71 da Constituição Estadual c/c item II do Anexo I da LC nº 266/2006 e com os incisos VIII e XIV do art. 67 e inciso I do art. 68 do Decreto nº 1.656/2008 combinado, ainda, com o inciso I do art. 100 do CTN, e
Considerando o que dispõe o art. 41 do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 1.944, de 06 de outubro de 1989,
Considerando os preços do frete no mercado obtidos conforme coleta,
Resolve:
Art. 1º Fica instituída a Tabela do Frete, publicada em anexo, relativa às prestações de serviços de transporte rodoviário de carga seca não fracionada, frigorífica, grãos a granel, farelo a granel, óleo vegetal, algodão em pluma e transporte de gado vivo, realizados por empresas transportadoras e transportes autônomos, para efeito de tributação e recolhimento do ICMS.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor no décimo dia após a sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Portaria nº 184/2009-SEFAZ, de 06.10.2009.
Secretaria Adjunta da Receita Pública/SEFAZ, em Cuiabá/MT, 22 de outubro de 2010.
CUMPRA-SE.
MARCEL SOUZA CURSI
Secretário Adjunto da Receita Pública
ANEXO I - DA PORTARIA Nº 239/2010Ordem Numérica | Distância em Km | Carga:Seca n/Fracionada | Carga: Frigorífica | Transporte de Carga: | ||||||
Grãos a Granel | Farelo a Granel | Óleo Vegetal | Algodão Pluma | |||||||
Frete R$ / Ton. | Frete R$ / Ton. | Frete R$ / Ton. | Frete R$ / Ton. | Frete R$ / Ton. | Frete R$ / Ton. | |||||
1 | 0001 a 0050 | 29,22 | 40,32 | 23,96 | 26,88 | 27,76 | 35,35 | |||
2 | 0051 a 0100 | 33,16 | 45,77 | 28,85 | 30,51 | 31,51 | 40,13 | |||
3 | 0101 a 0150 | 35,61 | 49,14 | 30,98 | 32,76 | 33,83 | 43,09 | |||
4 | 0151 a 0200 | 38,41 | 53,00 | 33,42 | 35,34 | 36,49 | 46,47 | |||
5 | 0201 a 0250 | 42,36 | 58,46 | 36,85 | 38,97 | 40,24 | 51,25 | |||
6 | 0251 a 0300 | 55,10 | 76,03 | 47,93 | 50,69 | 52,34 | 66,67 | |||
7 | 0301 a 0350 | 59,69 | 82,37 | 51,93 | 54,92 | 56,71 | 72,23 | |||
8 | 0351 a 0400 | 64,08 | 88,43 | 55,75 | 58,95 | 60,87 | 77,53 | |||
9 | 0401 a 0450 | 78,46 | 108,28 | 68,26 | 72,19 | 74,54 | 94,94 | |||
10 | 0451 a 0500 | 87,07 | 120,16 | 75,75 | 80,10 | 82,72 | 105,35 | |||
11 | 0501 a 0550 | 91,59 | 126,39 | 79,68 | 84,26 | 87,01 | 110,82 | |||
12 | 0551 a 0600 | 95,38 | 131,62 | 82,98 | 87,75 | 90,61 | 115,40 | |||
13 | 0601 a 0650 | 99,15 | 138,78 | 85,30 | 89,86 | 94,59 | 119,29 | |||
14 | 0651 a 0700 | 103,38 | 142,66 | 89,94 | 95,11 | 98,21 | 125,08 | |||
15 | 0701 a 0750 | 106,56 | 147,05 | 92,71 | 98,03 | 101,23 | 128,94 | |||
16 | 0751 a 0800 | 112,73 | 155,57 | 98,08 | 103,71 | 107,10 | 136,41 | |||
17 | 0801 a 0850 | 115,58 | 159,50 | 100,56 | 106,33 | 109,80 | 139,85 | |||
18 | 0851 a 0900 | 119,84 | 165,38 | 104,26 | 110,26 | 113,85 | 145,01 | |||
19 | 0901 a 0950 | 123,95 | 171,05 | 107,84 | 114,04 | 117,75 | 149,98 | |||
20 | 0951 a 1000 | 125,50 | 173,19 | 109,19 | 115,46 | 119,23 | 151,86 | |||
21 | 1001 a 1100 | 128,93 | 177,93 | 112,17 | 118,62 | 122,49 | 156,01 | |||
22 | 1101 a 1200 | 135,68 | 187,24 | 118,04 | 124,83 | 128,90 | 164,17 | |||
23 | 1201 a 1300 | 142,59 | 196,77 | 124,05 | 131,18 | 135,46 | 172,53 | |||
24 | 1301 a 1400 | 149,98 | 206,97 | 130,48 | 137,98 | 142,48 | 181,47 | |||
25 | 1401 a 1500 | 154,77 | 213,58 | 134,65 | 142,39 | 147,03 | 187,27 |
Ordem Numérica | Distância em Km | Carga: Seca n/Fracionada | Carga: Frigorífica | Transporte de Carga: | ||||||
Grãos a Granel | Farelo a Granel | Óleo Vegetal | Algodão Pluma | |||||||
Frete R$ / Ton. | Frete R$ / Ton. | Frete R$ / Ton. | Frete R$ / Ton. | Frete R$ / Ton. | Frete R$ / Ton. | |||||
26 | 1501 a 1600 | 164,74 | 227,35 | 141,68 | 148,27 | 153,21 | 194,40 | |||
27 | 1601 a 1700 | 172,71 | 238,34 | 148,53 | 155,44 | 160,62 | 203,79 | |||
28 | 1701 a 1800 | 188,44 | 260,04 | 162,06 | 169,59 | 175,25 | 222,36 | |||
29 | 1801 a 1900 | 196,28 | 270,86 | 168,80 | 176,65 | 182,54 | 231,61 | |||
30 | 1901 a 2000 | 207,27 | 286,03 | 178,25 | 186,54 | 192,76 | 244,58 | |||
31 | 2001 a 2200 | 217,74 | 300,48 | 187,26 | 195,97 | 202,50 | 256,94 | |||
32 | 2201 a 2400 | 228,21 | 314,93 | 196,26 | 205,39 | 212,23 | 269,28 | |||
33 | 2401 a 2600 | 238,68 | 329,37 | 205,26 | 214,81 | 221,97 | 281,64 | |||
34 | 2601 a 2800 | 244,33 | 346,51 | 211,10 | 219,59 | 230,71 | 290,05 | |||
35 | 2801 a 3000 | 258,03 | 356,09 | 221,91 | 232,23 | 239,97 | 304,48 | |||
36 | 3001 a 3200 | 270,86 | 373,79 | 232,94 | 243,78 | 251,90 | 319,62 | |||
37 | 3201 a 3400 | 281,28 | 388,17 | 241,90 | 253,15 | 261,59 | 331,91 | |||
38 | 3401 a 3600 | 291,69 | 402,53 | 250,85 | 262,52 | 271,27 | 344,20 | |||
39 | 3601 a 3800 | 301,14 | 415,57 | 258,98 | 271,02 | 280,06 | 352,33 | |||
40 | 3801 a 4000 | 312,60 | 431,39 | 268,84 | 281,34 | 290,72 | 365,74 | |||
41 | 4001 a 4200 | 342,82 | 473,09 | 294,82 | 308,54 | 318,82 | 401,10 | |||
42 | 4201 a 4400 | 382,41 | 527,73 | 328,88 | 344,17 | 355,65 | 447,42 | |||
43 | 4401 a 4600 | 394,92 | 544,99 | 339,63 | 355,43 | 367,27 | 462,05 | |||
44 | 4601 a 4800 | 406,38 | 560,80 | 349,49 | 365,74 | 377,93 | 475,46 | |||
45 | 4801 a 5000 | 417,84 | 576,62 | 359,34 | 376,06 | 388,59 | 488,88 | |||
46 | 5001 a 5200 | 431,39 | 595,32 | 370,99 | 388,25 | 401,19 | 504,72 | |||
47 | 5201 a 5400 | 442,85 | 611,13 | 380,85 | 398,57 | 411,85 | 518,13 | |||
48 | 5401 a 5600 | 454,31 | 626,95 | 390,71 | 408,88 | 422,51 | 531,55 | |||
49 | 5601 a 5800 | 466,82 | 644,21 | 401,46 | 420,13 | 434,14 | 546,17 | |||
50 | 5801 a 6000 | 478,28 | 660,02 | 411,32 | 430,45 | 444,80 | 559,59 |
OBSERVAÇÕES:
1. Para efeito de aplicação da Tabela acima, considerar-se-á conforme o caso:
a) Peso efetivo da carga, nos locais onde houver balança;
b) Capacidade máxima do veículo, aquele fornecido pelo fabricante;
c) Uma tonelada, o peso relativo a um metro cúbico de madeira serrada;
d) 700 quilos, o peso relativo a um metro cúbico de lamina/compensados.
ANEXO II - DA PORTARIA Nº 239/2010Distância em Km | Transporte gado Vivo | ||||||||
R$/Caminhão | R$ / Carreta | | |||||||
Carreta S27 | Carreta 36 | Carreta D. Deck 42 | Carreta D. Deck 45/48 | ||||||
Valor do Frete | Valor do Frete | Valor do Frete | Valor do Frete | Valor do Frete | |||||
0 à 50 | 481,10 | 652,90 | 687,28 | 721,64 | 756,00 | ||||
51 à 100 | 593,34 | 805,26 | 847,64 | 890,02 | 932,40 | ||||
101 à 150 | 696,70 | 945,50 | 995,28 | 1.045,04 | 1.094,80 | ||||
151 à 200 | 801,82 | 1.088,18 | 1.145,46 | 1.202,72 | 1.260,00 | ||||
201 à 250 | 979,77 | 1.329,67 | 1.399,66 | 1.469,64 | 1.539,63 | ||||
251 à 300 | 1.295,31 | 1.757,94 | 1.850,45 | 1.942,98 | 2.035,50 | ||||
Acima de 301 | 1,93 | 3,40 | 3,77 | 4,05 | 4,23 |
Observações.:
1. Acima de 301 km, o frete considera-se Km rodado ida e volta x o preço de pauta;
2. O preço de pauta do frete para carreta, será classificado em conformidade com a tara (peso) como segue abaixo:
2.1. carreta S 27, tara (peso) entre 8.000 à 9.000 Kgs;
2.2. carreta S 36, tara (peso) entre 9.001 à 11.000 Kgs;
2.3. carreta D. Deck 42 (dois andares), tara (peso) entre 11.001 à 14.000 Kgs;
2.4) carreta D. Deck 45/48 (dois andares), tara (peso) acima 14.000 Kgs.
ANEXO III - - PORTARIA Nº 270/2010 (Anexo acrescentado pela Portaria SEFAZ nº 270, de 13.12.2010, DOE MT de 13.12.2010, com efeitos a partir do décimo dia após a sua publicação)Descrição | Unid | Índice do Frete por Passageiro | ||
Asfalto Índice/Passag. | Terra Índice/Passag. | |||
Transp. de Passageiro em veículo de característica convencional (ônibus) | Km | 0,169483 | 0,233887 | |
Transp. de Passageiro em veículo de característica alternativa (microônibus e van) | Km | 0,201988 | 0,278743 |
Exemplo Cálculo 1 - para Fretamento Contínuo:
Km (Ida e Volta) x Índ/Passag. x Nº de Passageiros x Quant. de dias (30) x 30% (Redutor) = BC x 17% = ICMS.
Exemplo Cálculo 2 - para Fretamento Turístico:
Km (Ida e Volta) x Índ/Passag. x Nº de Passageiros x 50% (Redutor) = BC x 17% = ICMS.
1. fretamento contínuo: serviço prestado por empresas detentoras do Certificado de Registro Cadastral para Fretamento - CRF, com contrato firmado entre a transportadora e seu cliente, quantidade de viagens e horários estabelecidos no contrato, destinado exclusivamente a pessoas jurídicas para o transporte de seus empregados, instituições de ensino para o transporte de seus alunos ou professores, bem como para estudantes de forma individualizada, ou ainda para entidades do poder público (inciso XXI, art. 2º, Lei Complementar nº 149/2003, de 30.12.2003).
2. fretamento turístico: serviço prestado por empresa transportadora detentora de registro cadastral previamente aprovado junto à AGER/MT, possuidora de cadastro no Ministério do Turismo ou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Turismo - SEDTUR, para prestar serviço de transporte de passageiros a pessoa física, organização pública ou privada, agência de turismo, sem continuidade e em caráter privativo, com porte obrigatório no veículo da lista de passageiros, emissão de uma única nota fiscal por viagem, roteiro pré-estabelecido, com ponto inicial e final, localidades a serem visitadas, com proibição de embarque e desembarque de passageiros ao longo do itinerário (inciso XX, art. 2º, Lei Complementar nº 149/2003, de 30.12.2003). (Anexo acrescentado pela Portaria SEFAZ nº 270, de 13.12.2010, DOE MT de 13.12.2010, com efeitos a partir do décimo dia após a sua publicação)