Portaria SE/MEC nº 1.177 de 16/10/2009

Norma Federal - Publicado no DO em 19 out 2009

Define as ações e metas relativas aos programas, projetos e atividades prioritárias para a avaliação de desempenho institucional do Ministério da Educação, referente ao primeiro ciclo de avaliação da Gratificação de Desempenho do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo - GDPGPE.

O Secretário Executivo do Ministério da Educação, no uso das atribuições delegadas pelos §§ 2º e 4º do art. 22 da Portaria nº 929, de 29 de setembro de 2009, e em consonância com o § 5º do art. 7º-A da Lei nº 11.357, de 19 de outubro de 2006, alterada pela Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008, e pela Lei nº 11.907, de 2 de fevereiro de 2009,

Resolve:

Art. 1º Definir as ações e metas relativas aos programas, projetos e atividades prioritárias para a avaliação de desempenho institucional do Ministério da Educação, referente ao primeiro ciclo de avaliação da Gratificação de Desempenho do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo - GDPGPE, na forma do quadro anexo.

Art. 2º No primeiro ciclo de avaliação de desempenho aplicar-se-á, em caráter excepcional, o resultado da avaliação das metas de desempenho institucional, constante no quadro em anexo, para fins de pagamento da Gratificação de Desempenho do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo - GDPGPE.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ HENRIQUE PAIM FERNANDES

ANEXO

AMPLIAÇÃO DA REDE DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO 
AÇÃO  DESCRIÇÃO  FINALIDADE  PRODUTO  META  RESULTADO ALCANÇADO  
Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica  Construção, ampliação, reforma e equipamento das novas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica.  Ampliar a oferta de vagas da educação profissional e tecnológica mediante implantação de Unidades de Ensino Descentralizadas - UNEDs.  Unidade de ensino implantada  50  84%  
Reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica  Adequação das entidades da rede federal de educação profissional e tecnológica, por meio de ampliação, reforma e aquisição de equipamentos, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Decreto nº 6.095/2007, que estabelece o processo de integração para constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET. Reorganizar e integrar as Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica com vistas a ampliar a oferta de vagas da educação profissional e tecnológica mediante a modernização de unidades. Unidade reestruturada  263  90%  
Fomento ao Desenvolvimento da Educação Profissional  Suporte para implementação da expansão e desenvolvimento referente à formação de alunos, expansão de vagas, modernização tecnológica de laboratórios, modernização do processo didático pedagógico, aquisição de máquinas e equipamentos. Além de apoio pedagógico a projetos de Educação Profissional do campo, e elevação de escolaridade de Jovens e adultos, incluindo capacitação de docentes, bolsas de trabalho para monitores, melhoria de infra-estrutura, equipamentos e outros. Promover a modernização e atualização das instituições de ensino da Educação Profissional, incluindo as instituições que ofertam educação profissional do campo de modo a possibilitar a elevação de escolaridade de jovens e adultos, garantindo o ingresso dos que se encontram fora da escola formal e assegurando condições físicas/técnicas e administrativas para o desenvolvimento da nova política da Educação Profissional.  Instituição apoiada  236  100%  

REDUÇÃO DA TAXA DE ANALFABETISMO 
AÇÃO  DESCRIÇÃO  FINALIDADE  PRODUTO  META  RESULTADO ALCANÇADO  
Distribuição de Materiais e Livros Didáticos para a Educação de Jovens e Adultos  Seleção, produção e distribuição de materiais didáticos para jovens e adultos, mediante: i) implementação do Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos, no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado;ii) implementação do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos;iii) apoio à produção de materiais didáticos desenvolvidos n a própria entidade parceira do Brasil Alfabetizado ou aquisição de materiais não comerciais.Incentivar a produção e promover a distribuição de materiais didáticos específicos para jovens e adultos  Material Distribuído  2.000.000  142,71%  
Apoio à Alfabetização e à Educação de Jovens e Adultos  Apoio à ação de alfabetização e educação de jovens e adultos por meio de: i) formação de gestores dos sistemas de ensino para atendimento aos egressos das turmas de alfabetização, garantindo a continuidade dos estudos na rede de ensino local;ii) implantação da modalidade educação de jovens e adultos nos municípios;iii) capacitação de alfabetizadores e coordenadores de turmas, garantindo formação inicial e continuada específicas par a atuar com jovens e adultos;iv) aquisição de kit básico de material escolar para o aluno/ano e para o alfabetizador/ano;v) aquisição de gêneros alimentícios exclusivamente para atendimento à necessidade de alimentação escolar dos alfabetizandos;vi) transporte de jovens e adultos alfabetizandos;vii) assistência técnica para elaboração de planos plurianuais de alfabetização nos estados e municípios;viii) reprodução de materiais necessários à aplicação dos testes cognitivos iniciais e finais aos alfabetizandos.Propiciar aos jovens e adultos alfabetizandos condições de permanência e melhor aproveitamento escolar nos cursos de alfabetização, reduzindo o alto índice de evasão, e possibilitar o acesso aos sistemas de ensino para continuidade dos estudos na modalidade educação de jovens e adultos  Projeto Apoiado  100  131,7%  
Apoio a Iniciativas para Melhoria da Qualidade da Educação de Jovens e Adultos  Apoio a iniciativas que visam possibilitar o atendimento educacional, com qualidade e aproveitamento, aos jovens e adultos que estejam fora da escola ou em processo de alfabetização, escolarização e escolarização integrada à qualificação profissional, mediante: i) assistência técnica e financeira para a implementação de projetos especiais que visem a melhoria da qualidade nos processos educativos envolvendo jovens e adultos, podendo contemplar capacitação de educadores e gestores da educação de jovens e adultos, inovações na gestão de projetos e/ou na metodologia de alfabetização, utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na aprendizagem, aquisição e/ou produção e distribuição de recursos didáticos e demais publicações pedagógicas e conceituais no campo da alfabetização e educação de jovens e adultos, além de propostas originais de alfabetização e educação de jovens e adultos;ii) desenvolvimento de projetos de estudos e pesquisas para diagnóstico, monitoramento e avaliação das ações implementadas nos processos educativos de jovens e adultos;iii) formação de formadores e implementação de turmas de educação continuada de jovens e adultos que atuam em empreendimentoseconômicos solidários.Apoiar iniciativas que contribuam para ampliar, diversificar e melhorar a qualidade da oferta de alfabetização e de escolarização de jovens e adultos  Projeto Apoiado  150  100%  

AUMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA 
AÇÃO  DESCRIÇÃO  FINALIDADE  PRODUTO  META  RESULTADO ALCANÇADO  
Evolução do IDEB  Ao lançar o Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, no início de 2007, o MEC elaborou e está dando ampla divulgação ao IDEB, um índice comparável nacionalmente que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil e Saeb) com informações sobre o rendimento escolar do Censo Escolar da Educação Básica (aprovação, reprovação e abandono). O IDEB introduz um elemento inovador à política educacional brasileira: a avaliação e o estabelecimento de o da projeção de metas bienais, o objetivo do Ministério é traçar uma radiografia da situação da qualidade da educação em âmbito nacional e projetar metas de qualidade a serem alcançadas pelas escolas nos próximos anos. São metas de qualidade de médio e longo prazos para que as escolas possam adotar progressivamente medidas para melhoria da qualidade. O mesmo vale para que os governos formulem políticas mais adequadas, de longo prazo e, sobretudo, contínuas, para a melhoria da qualidade da educação ofertada nas suas redes de ensino.Aferir a qualidade da educação Básica no País  Índice Alcançado: EF (Séries Iniciais)EF (Séries Finais) EM3,9% 3,5%3,4% 107,69% 108,57%102,94
Apoio aos municípios na Elaboração do Plano de Ações Articuladas - PAR  A partir de 2007, todas as transferências voluntárias e assistência técnica do MEC aos municípios, estados e Distrito Federal estão vinculadas à adesão ao Compromisso Todos pela Educação e à elaboração do PAR, instrumento obrigatório para a celebração de convênio entre os entes federados e o MEC. O PAR é plurianual, com vigência de quatro anos, e substitui os antigos PTA - Planos de Trabalho Anuais. É importante salientar que o PAR constitui um divisor de águas no cenário da Política Educacional Brasileira. O MEC espera que esse instrumento plurianual fomente uma cultura de continuidade das políticas públicas locais e nacionais, para além da vigência dos mandatos políticos. Com a orientação direta da equipe do Ministério, os municípios realizam seu diagnóstico local da educação, definindo suas prioridades e elaborando seu PAR, cuja implementação é apoiada técnica e financeiramente pelo Ministério. O Ministério da Educação tem estado empenhado em agilizar a análise dos PAR, firmar termos de cooperação e conveniar com esses municípios e dar continuidade à implementação das ações que demandam apoio técnico e financeiro do MEC.     Município PAR Elaborado  5.564  92%  
Fomento à matrícula na Educação Infantil  A política de Educação Infantil visa assegurar o direito das crianças de 0-6 anos ao acesso a uma educação de qualidade, oferecendo subsídios para o desenvolvimento e o aprimoramento de práticas educativas que promovam a qualidade da educação infantil; propiciando condições para a melhoria da qualidade do atendimento em instituições de Educação Infantil, garantindo materiais pedagógicos, adequados às características desta faixa etária e à diversidade cultural do país. A política é viabilizada por meio assistência técnica e pedagógica e apoio financeiro às unidades federadas, propiciando aprimoramento da prática do professor da educação infantil; seleção e distribuição de materiais pedagógicos, estabelecendo parâmetros de qualidade para sua utilização nas instituições de educação infantil que considerem as demandas e as características dessa faixa etária.  Ampliar o acesso da criança à creche e pré escola  Aluno Matriculado  1.751.736>1% em relação ao ano anterior  3,22%  
Inclusão do aluno da educação especial no ensino regular  A implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que orienta a sações em desenvolvimento tem implicado em mudanças estruturais nos sistemas de ensino, especialmente no que tange a organização das escolas públicas para assegurar a efetivação do direito de todos à educação previsto na Constituição Federal/88. As ações do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, criado em 2007, voltadas para a acessibilidade e o estabelecimento de uma política de apoio para a ampliação da oferta do atendimento educacional especializado, bem como o desenvolvimento de uma política de formação continuada de professores, impulsionaram o desenvolvimento inclusivo das escolas que passaram a contar com mais re-cursos para garantir o acesso e a qualidade aos alunos público alvo da educação especial, nas escolas da rede pública de ensino.  Ampliar o acesso do aluno da educação especial em classe comum do ensino regular  Aluno Matriculado  >1% em relação ao ano anterior  22,75%  
ProInfo Fomentar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramentas de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio. O ProInfo abrange as redes públicas de educação básica de todos os estados e municípios. Iniciado em 1997 como ação inovadora e pioneira no campo da tecnologia educacional, o Programa passou a perseguir, a partir de 2007, quando foi publicado o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), metas de universalização, a primeira delas atingida no mesmo ano, com a instalação de pelo menos um laboratório de informática em cada escola pública do ensino médio. Também a partir desse ano, as escolas rurais passaram a ser sistemática e crescentemente contempladas com laboratórios ProInfo, especialmente configurados. Para 2010, a previsão é que cerca de 86.000 escolas públicas de todo o país, urbanas e rurais, sejam igualmente contempladas, agora com laboratórios com configuração ampliada. Dotar as escolas da Educação Básica de laboratórios de informática  Municípios com escolas equipadas  5.564  100%  

AMPLIAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 
AÇÃO  DESCRIÇÃO  FINALIDADE  PRODUTO  META  % ALCANÇADO 
Universidade para Todos  Incentivo a graduação dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos.  Concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.  Bolsa Ofertada  180.000  137,58%  
Treinamento Especial para Alunos de Graduação de Entidades de Ensino Superior (PET)  Formação de grupos tutoriais, compostos por alunos de cursos de graduação, alunos de cursos de pós-graduação, mestrando sou doutorandos sob a orientação de docente que possua título de doutor.  Melhorar as condições de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior mediante apoio à formação de grupos tutoriais de alunos, visando: otimizar o potencial acadêmico de alunos com habilidade se interesses destacados; promover a integração da atividade acadêmica com a futura atividade profissional, por meio do exercício permanente e integrado do ensino, da pesquisa e da extensão; promover a melhoria do ensino de graduação a partir do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas e através do efeito multiplicador da atuação dos integrantes dos Grupos PET sobre o alunado dos cursos de graduação. Aluno Treinado  400  100%