Instrução Normativa MCid nº 3 de 22/01/2008

Norma Federal

Regulamenta, no âmbito do Ministério das Cidades, o Processo de Habilitação para contratação relativa aos exercícios de 2007 e 2008 das operações de crédito com Mutuários Públicos para a execução de ações de saneamento básico que tenham sido objeto de Protocolo de Cooperação Federativa, firmado entre a União e Estados ou Municípios no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, enquadradas nas disposições do art. 9ºB, da Resolução nº 2.827, de 30 de março de 2001, do Conselho Monetário Nacional, e suas alterações e aditamentos.

O MINISTRO DE ESTADO DAS CIDADES, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição Federal , o inciso III, do art. 27, na Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003 , o art. 6º, da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990 , e o art. 66, do Decreto nº 99.684, de 8 de novembro de 1990 , que aprova o Regulamento Consolidado do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o art. 1º, do Anexo I, do Decreto nº 4.665, de 3 de abril de 2003 , e o disposto no § 3º, do art. 9ºB, da Resolução nº 2.827, de 30 de março de 2001, e suas alterações, e considerando o disposto na Lei nº 1.628, de 20 de junho de 1952, e na Lei nº 5.662, de 21 de junho de 1971 ;

Considerando o disposto na Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007 ;

Considerando o disposto nas Resoluções nº 40, de 20 de dezembro de 2001 , e nº 43, de 21 de dezembro de 2001 , ambas do Senado Federal;

Considerando o disposto na Resolução nº 460, de 14 de dezembro de 2004 , suas alterações e aditamentos, na Resolução nº 476, de 31 de maio de 2005 , na Resolução nº 491, de 14 de dezembro de 2005 , nas Resoluções nºs 518 e 520, de 7 de novembro de 2006 , e nas Resoluções nºs 526 e 529, de 3 de maio de 2007 , todas do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e

Considerando a necessidade de complementar com recursos onerosos o financiamento das ações de saneamento básico incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, resolve:

Art. 1º Regulamentar, nos termos do Anexo, o Processo de Habilitação para a contratação relativa aos exercícios de 2007 e 2008 de Operações de Crédito para a execução de ações de saneamento básico, identificadas em processo de consulta aos Entes Federados, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, que tenham tenham sido aprovadas pelo Grupo Executivo do PAC - GEPAC e objeto de Protocolo de Cooperação Federativa firmado entre a União e Estados ou Municípios para financiamento oneroso, enquadradas nos incisos V e VI, do art. 9ºB, da Resolução nº 2.827, de 30 de março de 2001, do Conselho Monetário Nacional, e suas alterações e aditamentos, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e de outras fontes de financiamento.

Art. 2º Os casos omissos serão solucionados pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental ou atos normativos complementares, com prévio conhecimento do Gabinete do Senhor Ministro de Estado das Cidades.

Art. 3º Ficam revogadas as Instruções Normativas nº 36, de 3 de setembro de 2007, nº 48, de 15 de outubro de 2007, e nº 60, de 27 de dezembro de 2007.

Art. 4º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

MARCIO FORTES DE ALMEIDA

ANEXO
PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO - PAC

PROCESSO DE HABILITAÇÃO DE OPERAÇÕES DE CRÉDITO NO ÂMBITO DOS INCISOS V E VI, DO ART. 9ºB, DA RESOLUÇÃO Nº 2.827/2001 DO CMN, SUAS ALTERAÇÕES E ADITAMENTOS

1 O presente Anexo regulamenta o Processo de Habilitação 2007 e 2008 de propostas de operação de crédito para saneamento básico, no âmbito dos incisos V e VI, do art. 9ºB, da Resolução nº 2.827, de 30 de março de 2001, do Conselho Monetário Nacional (CMN), suas alterações e aditamentos.

1.1 Serão habilitadas para contratação propostas de operação de crédito selecionadas até o limite de recursos disponíveis para contratação, dentro do montante autorizado pelo Conselho Monetário Nacional - CMN, identificadas em processo de consulta aos Entes Federados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, configuradas em empreendimentos de saneamento básico que tenham sido aprovadas pelo Grupo Executivo do PAC - GEPAC, e objeto de Protocolo de Cooperação Federativa firmado entre a União e Estados ou Municípios para financiamento oneroso, cuja relação encontra-se no Apêndice 1 deste Anexo.

1.2 Não é objeto deste Anexo a regulamentação da habilitação de propostas de operações de crédito de ações de saneamento básico enquadradas nos Incisos III e IV, a que se refere o art. 9ºB, da Resolução nº 2.827, de 30 de março de 2001, do Conselho Monetário Nacional - CMN, e suas alterações.

2 As propostas de operação de crédito objeto desta instrução normativa, devem estar enquadradas em uma das modalidades abaixo discriminadas:

2.1 Abastecimento de Água;

2.2 Esgotamento Sanitário;

2.3 Saneamento Integrado;

2.4 Desenvolvimento Institucional;

2.5 Manejo de Águas Pluviais (1);

2.6 Manejo de Resíduos Sólidos, e 2.7 Estudos e Projetos.

3 O processo de Habilitação compreende um conjunto de procedimentos a serem cumpridos pelo Mutuário, pelo Agente Financeiro e pelo MCIDADES conforme discriminado a seguir:

3.1 O cadastro de Propostas será realizado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades - SNSA/MCIDADES no período previsto no cronograma constante do Apêndice 2 deste Anexo.

3.1.1 O Proponente Mutuário complementará informações na Proposta em formulário específico no sistema eletrônico próprio do MCIDADES, no qual declarará o Agente.

Financeiro de sua preferência ao qual deverá encaminhar os documentos necessários à análise e validação da Proposta.

3.1.2 O valor de empréstimo constante do Protocolo de Cooperação Federativa para cada um dos empreendimentos não pode ser aumentado, da mesma forma que o percentual de contrapartida não pode ser reduzido.

3.1.3 O formulário eletrônico para complementação das informações por parte do Proponente Mutuário de Proposta encontrarse-á no sítio do MCIDADES na Internet, em www.cidades.gov.br/saneamento/financiamento/.

3.2 O Agente Financeiro, com base nas informações constantes da Proposta integralmente preenchida, dos projetos básicos ou executivos, e demais documentos apresentados pelo Proponente Mutuário, nos termos do disposto nos itens 6.4 e 6.5, procederá à validação da Proposta no sistema eletrônico próprio do MCIDADES e encaminhará a documentação respectiva à SNSA.

3.2.1 Por ocasião da validação da Proposta, o sistema eletrônico próprio do MCIDADES disponibilizará para o Agente Financeiro comprovante de registro validado da Proposta.

3.2.2 A partir da homologação da Proposta constante do Apêndice 1, que se confirma após a validação eletrônica, para a proposta vinculada à Proponente Mutuário ente da federação, fica o Agente Financeiro autorizado a providenciar a abertura do processo de endividamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional - STN.

3.2.3 No prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da abertura do processo de endividamento junto a STN, o Proponente Mutuário ente da federação, fica obrigado a apresentar a documentação integral exigida no Manual de Instrução de Pleitos (MIP), da STN.

3.2.4 A STN terá prazo de até quinze dias, contados da data da apresentação pelo Proponente Mutuário da documentação integral necessária, para se manifestar quanto à autorização da operação.

3.3 Analisando as Propostas validadas pelos Agentes Financeiros e demais informações pertinentes, a SNSA habilitará as Propostas para contratação, observando o disposto neste Anexo.

3.3.1 A habilitação de Propostas que tenham como fonte de financiamento o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) deverá observar, além do disposto neste Anexo, o disposto na Instrução Normativa específica que regulamenta o Programa SANEAMENTO PARA TODOS.

3.3.2 A SNSA terá prazo de dezoito dias, após validação pelo Agente Financeiro, para proceder à habilitação da Proposta, desde que não haja necessidade de apresentação pelo Proponente Mutuário de documentação complementar.

3.4 A SNSA, após consideração do Ministro das Cidades, emitirá, para cada Proposta habilitada, o devido Termo de Habilitação e publicará no Diário Oficial da União - DOU o extrato de divulgação do resultado da habilitação e no sítio do MCIDADES na Internet a relação a relação das Propostas habilitadas.

3.4.1 O Termo de Habilitação terá validade condicionada à contratação da operação no prazo máximo de cento e vinte dias contado da data de sua emissão, prorrogável a critério da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - SNSA, com base em solicitação justificada do Proponente Mutuário/Agente Financeiro. (Redação dada ao subitem pela Instrução Normativa MCid nº 30, de 23.06.2008, DOU 25.06.2008 )

Nota:Redação Anterior:
"3.4.1 O Termo de Habilitação terá validade condicionada à contratação da operação no prazo máximo de 60 (sessenta) dias contados da data de emissão do Termo de Habilitação, prorrogável, a critério da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - SNSA, uma única vez por igual período, com base em solicitação justificada do Proponente Mutuário/Agente Financeiro."

3.5 Serão registradas no sistema eletrônico próprio do MCIDADES as razões pelas quais qualquer Proposta não tenha recebido parecer favorável na fase de homologação e notificado o Proponente Mutuário.

3.6 Será admitido recurso no prazo de até três dias úteis após a notificação do Proponente Mutuário a que se refere o item 3.5.

3.7 Nas modalidades Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Manejo de Resíduos Sólidos e Desenvolvimento Institucional, por intermédio do Mutuário, o Prestador dos serviços vinculado à Proposta habilitada será convocado pela SNSA para negociar as metas do Acordo de Melhoria de Desempenho - AMD e celebrar o acordo com o MCIDADES.

3.7.1 Caso o Prestador de serviço já tenha firmado AMD com o MCIDADES, as metas desse acordo serão repactuadas.

3.7.2 O Prestador dos serviços poderá firmar Termo de Compromisso comprometendo-se a assinar o AMD até a data do primeiro desembolso.

3.7.3 O MCIDADES publicará no DOU e no sítio do MCIDADES os extratos simplificados dos AMD firmados.

4 Para a homologação das Propostas pactuadas no âmbito dos Protocolos de Cooperação Federativa - PCF, o Agente Financeiro verificará os requisitos institucionais mínimos relativos à prestação dos serviços, a seguir discriminados.

4.1 Para ações de Abastecimento de Água ou de Esgotamento Sanitário serão requeridos:

4.1.1 A comprovação do funcionamento de órgão prestador dos serviços, constituído sob a forma de autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou consórcio público de direito público, executando política de recuperação dos custos dos serviços, através do efetivo lançamento de tarifas ou taxas legalmente instituídas:

a) no caso da autarquia, a comprovação de que trata o item será realizada mediante apresentação da Lei de criação e do balanço de 2006;

b) no caso de empresa pública ou sociedade de economia mista, a comprovação de que trata o item será realizada mediante apresentação da Lei autorizativa de criação e do balanço de 2006, e

c) no caso de consórcio público, a comprovação de que trata o item será realizada mediante apresentação do estatuto aprovado pelos consorciados e do contrato a que se refere o art. 3º, da Lei nº 11.107, de 6 de abril de 2005, caso constituído após esta data.

4.1.2 A comprovação da regularidade da outorga ou delegação da prestação dos serviços que tenha como prestador:

a) autarquia, empresa pública ou sociedade de economia mista controlada pelo Distrito Federal ou pelo Município, realizada mediante apresentação da Lei de criação ou lei autorizativa correspondente;

b) autarquia estadual, empresa pública ou sociedade de economia mista controlada por Estado, realizada mediante apresentação do contrato de concessão, contrato de programa ou do convênio de delegação, observado o disposto nas Leis 11.107/2005 e 11.445/2007 ;

c) consórcio público, realizada mediante apresentação do contrato de programa, estabelecido após a Lei 11.107/2005 .

4.1.2.1 Na inexistência da comprovação prevista na alínea b, a mesma poderá ser substituída, a título precário, por Termo de Compromisso para regularização da situação da delegação, até a data limite de 31.12.2010, nos termos previstos no art. 42, § 3º da Lei 8.987, de 13 de fevereiro de 1995 , com a redação dada pela Lei nº 11.445/2007 , firmado entre o município e o prestador dos serviços, com a interveniência do tomador do financiamento caso este não seja nenhum dos primeiros.

4.1.3 No caso de o tomador do financiamento não ser o prestador de serviço, Termo de Compromisso firmado entre estes, estabelecendo que a implantação dos empreendimentos será realizada sob responsabilidade do prestador dos serviços e que o mesmo assumirá sua operação e manutenção.

4.2 Para ações de Resíduos Sólidos serão requeridos:

4.2.1 A comprovação da existência de tarifa ou taxa de resíduos sólidos municipais, legalmente instituída e sendo arrecadada:

a) no caso de taxa, Lei municipal que a institui e instrumento legal que estabelece seu valor para o exercício de 2006 ou 2007, e

b) no caso de tarifa, instrumentos que a instituíram e que estabelecem seu valor para o exercício de 2006 ou 2007.

4.2.2 Existência de regulamento de limpeza urbana e de sistemática de controle e fiscalização do mesmo ou Termo de Compromisso estabelecendo o prazo máximo de 24 meses a contar da assinatura do contrato.

4.2.3 No caso do tomador do financiamento não ser o município, Termo de Compromisso firmado entre estes estabelecendo que a implantação dos empreendimentos será realizada sob responsabilidade do município e que este se responsabilizará por sua operação e manutenção.

4.3 No caso de ações de Manejo de Águas Pluviais será necessário comprovar:

a) a existência de órgão ou entidade legalmente habilitado para a prestação dos serviços públicos de manejo de águas pluviais, inclusive para as ações de operação e manutenção do respectivo sistema, e

b) nos municípios com mais de 20.000 habitantes, a vigência de plano diretor municipal nos termos da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001 , e de legislação que estabeleça diretrizes para o uso e ocupação do solo com vistas ao controle da impermeabilização do solo, à proteção de várzeas e margens dos cursos d'água e à destinação de áreas para detenção e retenção das águas pluviais;

4.4 No caso de ações de desenvolvimento institucional, nas quais o tomador não seja o prestador de serviço, termo de compromisso firmado entre estes de que a implantação dos empreendimentos será realizada sob responsabilidade do prestador dos serviços e que o mesmo assumirá sua operação e manutenção.

4.5 No caso de ações integradas de saneamento em áreas ocupadas por população de baixa renda onde esteja caracterizada a precariedade ou a inexistência de condições sanitárias e ambientais mínimas, que englobem as ações de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos os proponentes deverão atender ao disposto neste item 4.

4.6 Nas ações de financiamento de Estudos e Projetos são aplicáveis os requisitos aplicáveis relativos às ações de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Drenagem Urbana e Resíduos Sólidos.

4.7 No caso de prestadores de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos:

a) apresentar Termo de Compromisso para o envio sistemático de informações ao Sistema Nacional de Informações em Saneamento - SNIS, e,

b) apresentar autorização específica do Titular do Serviço para realização do empreendimento se este não estiver previsto em plano de saneamento básico ou nas normas regulamentares da prestação do serviço;

5 REQUISITOS DE VIABILIDADE

5.1 No caso de empreendimentos nas modalidades de abastecimento de água, de esgotamento sanitário ou de desenvolvimento institucional de prestadores de serviços de abastecimento de água ou de esgotamento sanitário será requerida a comprovação de que o Prestador do serviço executa política de recuperação dos custos dos serviços, por meio do efetivo estabelecimento de tarifas ou taxas legalmente instituídas e capazes de cobrir os encargos financeiros e a amortização do financiamento em questão.

5.2 O Prestador de Serviço de abastecimento de água e de esgotamento sanitário deverá apresentar Indicador de Suficiência de Caixa superior a 90% no exercício anterior, ou estar desenvolvendo plano de desenvolvimento institucional com vistas à sua recuperação.

5.2.1 O Indicador de Suficiência de Caixa será obtido pela seguinte fórmula.(2)

ISC=  Arrecadação Total 
  Despesas de Exploração + Serviço de Divida + Despesas Fiscais e Tributárias 

5.3 A Proposta deverá apresentar resultado satisfatório na análise de risco de crédito realizada pelo Agente Financeiro.

6 PROCEDIMENTOS PARA O CADASTRO, O ENQUADRAMENTO E A VALIDAÇÃO DE PROPOSTA

6.1 O Cadastro de operações de crédito constantes dos Protocolos de Cooperação Federativa será realizado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades - SNSA/MCIDADES.

6.2 A SNSA/MCIDADES enviará aos Proponentes Mutuários a relação de Propostas cadastradas para a complementação e verificação das informações nelas constantes.

6.3 Os Proponentes Mutuários, após complementação das informações, entregará ao Agente Financeiro a documentação necessária para as análises.

6.4 A validação eletrônica das Propostas será realizada pelo Agente Financeiro, que com base nas informações nelas constantes, do projeto básico (3) do empreendimento e da documentação adicional pertinente, procederá previamente à verificação:

a) do enquadramento (4) das Propostas em uma das modalidades constantes do item 2;

b) do atendimento aos requisitos institucionais constantes do item 4;

c) do atendimento aos requisitos de viabilidade constantes do item 5; e,

d) da funcionalidade das obras e serviços propostos, de modo a proporcionar, ao final da implantação do empreendimento, benefícios imediatos à população, inclusive que a Proposta não contemple a aquisição de materiais, equipamentos ou terrenos exclusivamente para execução de instalações ou serviços futuros;

6.5 O Agente Financeiro encaminhará à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades:

a) a relação das Propostas não validadas, com os respectivos motivos da não validação, e

b) a relação das Propostas enquadradas e validadas, acompanhada de relatórios conclusivos e individualizados por Proposta, dos quais constem os resultados das verificações referidas no item 6.4, destacando eventuais condicionalidades e compromissos por parte do Mutuário ou do Município.

7 HABILITAÇÃO DE PROPOSTA

7.1 A habilitação para contratação das propostas de operação de crédito previamente validadas por Agente Financeiro será processada pela SNSA, no âmbito de Processo de Habilitação, observando a sistemática estabelecida a seguir:

7.2 A habilitação para contratação consiste de processo compreendendo as seguintes fases:

a) Homologação, e

b) Habilitação para Contratação.

7.2.1 Homologação

A fase de homologação refere-se ao processamento pela SNSA para verificação das informações constantes dos relatórios dos Agentes Financeiros relativos às Propostas validadas. Nesta fase a SNSA poderá solicitar ao Agente Financeiro e ao Mutuário informações complementares com vista a confirmar o atendimento dos requisitos constantes do item 6.4.

7.2.2 Habilitação para Contratação

7.2.2.1 Na fase de Habilitação para Contratação, o MCIDADES habilitará as Propostas dos Protocolos de Cooperação Federativa - PCF homologadas conforme item 7.3.

7.2.2..2 Satisfeitas as condições estipuladas, o MCIDADES fornecerá ao respectivo Agente Financeiro o Termo de Habilitação referente a cada Proposta habilitada, notificará o Agente Operador e fará publicar no Diário Oficial da União - DOU, extrato da divulgação da habilitação e no sítio do MCIDADES na Internet a relação dos termos emitidos.

7.2.2..3 O Termo de Habilitação será devidamente numerado e datado, registrado no sistema eletrônico próprio do MCIDADES e nele constará o Mutuário, identificação do empreendimento, modalidade, valores do empréstimo e do investimento, condicionalidades e prazo de validade.

8 CONTRATAÇÃO DA OPERAÇÃO PELO AGENTE FINANCEIRO

8.1 A contratação da operação de crédito pelo Agente Financeiro estará condicionada:

a) ao atendimento às condições estabelecidas na Portaria nº 4, de 18 de janeiro de 2002 , da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, suas alterações e aditamentos, e obtenção da autorização de endividamento para a proposta vinculada a proponente mutuário ente da federação;

b) ao estabelecimento de Acordo de Melhoria de Desempenho firmado entre o Prestador de Serviço e o MCIDADES, nos termos da Instrução Normativa específica que regulamenta a matéria, ou, à título precário, à apresentação de Termo de Compromisso de firmar o Acordo de Melhoria de Desempenho até o primeiro desembolso;

c) ao atendimento das normas de preservação ambiental pelo empreendimento e dispor do respectivo licenciamento, quando legalmente exigível;

d) ao atendimento às condições estabelecidas pelo MCIDADES em Instrução Normativa específica que regulamenta o orçamento de aplicação dos recursos FGTS, quando se tratar de operação que esteja pleiteando estes recursos, e

e) à emissão de termo de habilitação pelo MCIDADES.

8.2 O Agente Financeiro solicitará a alocação dos recursos junto ao gestor da fonte de recursos vinculada à operação (5), procederá à contratação da operação com o Mutuário e enviará cópia do contrato a SNSA/MCIDADES.

8.3 A partir do mês seguinte ao da contratação, o Agente Financeiro deve encaminhar mensalmente a SNSA, até o final do mês subseqüente ao de referência, demonstrativo contendo o saldo devedor, os montantes desembolsados no período, comprovando-se a utilização dos recursos em cada operação de crédito, e a respectiva previsão de desembolsos para os próximos 12 meses, conforme Resolução nº 3.153, de 11 de dezembro de 2003, do Conselho Monetário Nacional.

ANEXO
PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO - PAC

APÊNDICE 1

RELAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS OBJETO DE PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FEDERATIVA ENTRE A UNIÃO E ESTADOS OU MUNICÍPIOS NO ÂMBITO DO PAC PARA CONTRATAÇÃO EM 2008 - TOMADORES PÚBLICOS

UF  PROPONENTE  MUNICÍPIO BENEFICIADO  MODALIDADE  OBJETO  VALOR INVESTIMENTO  VALOR EMPRÉSTIMO  VALOR CONTRAPARTIDA 
AC  Estado do Acre  Rio Branco  Esgotamento Sanitário  CONSTRUÇÃO DE 2 ETE'S E REDE COLETORA.  R$ 67.510.000,00  R$ 60.759.000,00  R$ 6.751.000,00 
AM  Município de Manaus  Manaus  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO E REGULARIZAÇÃO EMERGENCIAL DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL NAS ZONAS NORTE E LESTE DE MANAUS.  R$ 60.000.000,00  R$ 57.000.000,00  R$ 3.000.000,00 
AM  Estado do Amazonas  Manaus  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE DE MANAUS-AM.  R$ 245.000.000,00  R$ 232.750.000,00  R$ 12.250.000,00 
AP  Estado do Amapá  Macapá  Desenvolvimento Institucional  DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E OPERACIONAL DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE DE MACAPÁ-AP.  R$ 4.080.742,20  R$ 3.876.371,19  R$ 204.371,01 
BA  Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA  Salvador  Esgotamento Sanitário  ESGOTAMENTO SANITÁRIO.  R$ 110.211.112,00  R$ 99.190.000,80  R$ 11.021.111,20 
BA  Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA  Feira de Santana  Esgotamento Sanitário  ESGOTAMENTO SANITÁRIO.  R$ 32.268.341,00  R$ 29.041.506,90  R$ 3.226.834,10 
BA  Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA  Itaparica  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 7.464.600,00  R$ 7.091.370,00  R$ 373.230,00 
BA  Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA  Madre de Deus  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 5.769.000,00  R$ 5.480.550,00  R$ 288.450,00 
BA  Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA  Cachoeira  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 8.824.275,00  R$ 8.383.061,25  R$ 441.213,75 
BA  Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA  Maragogipe  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 11.232.788,00  R$ 10.671.148,60  R$ 561.639,40 
BA  Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA  Muritiba  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 10.854.225,00  R$ 10.311.513,75  R$ 542.711,25 
BA  Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA  São Francisco do Conde  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 11.159.100,00  R$ 10.601.145,00  R$ 557.955,00 
BA  Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA  Santo Amaro  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 9.510.300,00  R$ 9.034.785,00  R$ 475.515,00 
BA  Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA  São Félix  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 3.789.247,00  R$ 3.599.784,65  R$ 189.462,35 
CE  Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE  Fortaleza  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SES - BACIA CE-4  R$ 23.352.343,13  R$ 19.849.491,66  R$ 3.502.851,47 
CE  Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE  Fortaleza  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES - BACIA CD-1  R$ 23.948.528,25  R$ 20.356.249,01  R$ 3.592.279,24 
CE  Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE  Fortaleza  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SES - BACIA CD-2  R$ 25.294.841,94  R$ 21.500.615,65  R$ 3.794.226,29 
CE  Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE  Fortaleza  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SES - BACIA CD-3  R$ 31.490.864,03  R$ 26.767.234,43  R$ 4.723.629,60 
CE  Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE  Fortaleza  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SES - BACIA CE-5  R$ 15.846.506,00  R$ 13.469.530,10  R$ 2.376.975,90 
DF  Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB  Brasília  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAS NAS LOCALIDADES SOL NASCENTE E POR DO SOL  R$ 24.800.000,00  R$ 22.320.000,00  R$ 2.480.000,00 
DF  Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB  Brasília  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NAS COLÔNIAS AGRÍCOLAS VICENTE PIRES E SAMAMBAIA.  R$ 55.604.697,84  R$ 33.846.884,00  R$ 21.757.813,84 
DF  Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB  Brasília  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NAS LOCALIDADES SOL NASCENTE E PÔR DO SOL  R$ 50.800.000,00  R$ 45.720.000,00  R$ 5.080.000,00 
ES  Prefeitura Municipal de Cariacica  Cariacica  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 21.300.000,00  R$ 18.105.000,00  R$ 3.195.000,00 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Cariacica  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE RESERVAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE VALVERDE.  R$ 4.026.264,57  R$ 3.221.011,66  R$ 805.252,91 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Cariacica  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE NOVA ROSA DA PENHA E ADJACÊNCIAS  R$ 7.289.806,35  R$ 5.831.845,08  R$ 1.457.961,27 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Guarapari  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO DE GUARAPARI - CENTRO  R$ 55.693.658,50  R$ 47.339.609,72  R$ 8.354.048,78 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Serra  Saneamento Integrado  SANEAMENTO INTEGRADO - PMI  R$ 35.652.028,00  R$ 20.000.000,00  R$ 15.652.028,00 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Serra  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DA 1. ETAPA DO SISTEMA DE RESERVAÇÃO DO SETOR SERRA  R$ 2.856.381,64  R$ 2.068.195,82  R$ 788.185,82 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Serra  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DOS SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO JARDIM LIMOEIRO, SERRA-SEDE E JARDIM TROPICAL.  R$ 23.629.325,51  R$ 20.084.926,68  R$ 3.544.398,83 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Serra  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO CIVIT  R$ 3.061.721,03  R$ 2.295.000,00  R$ 766.721,03 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Serra  Abastecimento de Água  AMPLIACÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: CONSTRUÇÃO DE LARANJEIRAS E ADJACÊNCIAS.  R$ 15.999.883,30  R$ 12.799.906,64  R$ 3.199.976,66 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Serra  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE ÁGUA DE NOVA ALMEIDA E ADJACÊNCIAS.  R$ 5.436.171,70  R$ 4.348.937,36  R$ 1.087.234,34 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Viana  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE VIANA -SEDE  R$ 7.571.726,51  R$ 6.435.967,53  R$ 1.135.758,98 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Vila Velha  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTO SANITÁRIO DE JOÃO GOULART.  R$ 2.883.557,92  R$ 2.451.024,23  R$ 432.553,69 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Vila Velha  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA COLETOR DE ARAÇÁS E PRAIA DA COSTA - B13  R$ 38.353.037,18  R$ 32.600.081,60  R$ 5.752.955,58 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Vitória  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE JARDIM CAMBURI.  R$ 10.359.035,69  R$ 8.755.000,00  R$ 1.604.035,69 
ES  Prefeitura Municipal de Vitória  Vitória  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DOS BAIRROS SÃO PEDRO E SANTO ANTÔNIO  R$ 21.622.848,00  R$ 19.460.563,20  R$ 2.162.284,80 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Vitória  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DAS ILHAS DO BOI E DOS FRADES  R$ 6.769.907,85  R$ 5.754.421,67  R$ 1.015.486,18 
ES  Companhia Espírito Santense de Saneamento - CESAN  Grande Vitória, Guarapari, Anchieta e Piúma.  Desenvolvimento Institucional  AMPLIAÇÃO DO PROJETO DE HIDROMETRAÇÃO.  R$ 14.704.345,00  R$ 11.763.476,00  R$ 2.940.869,00 
GO  GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL -  Luziânia, Valparaíso, Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama Gama e Santa Maria  Abastecimento de Água  CONCLUIR A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO RIO CORUMBÁ - CAPTAÇÃO, EEAB, AAB, ETA, AAT E RESERVATÓRIOS.  R$ 80.000.000,00  R$ 72.000.000,00  R$ 8.000.000,00 
MA  Município de Imperatriz  Imperatriz  Manejo de Águas Pluviais  RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO RIACHO BACURI.  R$ 19.989.848,26  R$ 18.990.355,85  R$ 999.492,41 
MA  Município de São Luís  São Luís  Esgotamento Sanitário  REDES COLETORAS, INTERCEPTORES E COLETORES TRONCO, ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS, LINHAS DE RECALQUE E MELHORIAS NA ETE BACANGA.  R$ 30.910.719,00  R$ 29.365.183,05  R$ 1.545.535,95 
MG  Município de Divinópolis  Divinópolis  Saneamento Integrado  IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO, INCLUINDO INTERCEPTORES DE ESGOTOS CONJUGADO COM AÇÕES DE DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO NOS BAIRROS CANDIDÉS, SÃO SIMÃO, GRAJAÚ, MARIA PEÇANHA, TERRA AZUL, COSTA AZUL, QUINTA DAS PALMEIRAS, NOVA FORTALEZA E SÃO CRISTÓVÃO.  R$ 46.000.000,00  R$ 43.700.000,00  R$ 2.300.000,00 
MG  Município de Sete Lagoas  Sete Lagoas  Abastecimento de Água  CONSTRUÇÃO E EQUIPAMENTO DE NOVA CAPTAÇÃO, ADUTORA DE ÁGUA BRUTA, ETA, ADUTORA DE ÁGUA TRATADA E EXTENSÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO.  R$ 81.450.000,00  R$ 77.300.000,00  R$ 4.150.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Belo Horizonte  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO RESERVATÓRIO NOVA PAMPULHA, IMPLANTAÇÃO DE 11 KM REDE DE REFORÇO DN 800.  R$ 15.350.000,00  R$ 13.047.500,00  R$ 2.302.500,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Belo Horizonte  Abastecimento de Água  RECUP. RESERVATÓRIOS SÃO LUCAS E MENEZES, IMPLANTAÇÃO DE ESGOTAMENTO DOS RESERVATÓRIOS MORRO DOS PINTOS E CRUZEIRINHO.  R$ 2.612.000,00  R$ 2.089.600,00  R$ 522.400,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Belo Horizonte  Esgotamento Sanitário  REDE COLETORA, INTERCEPTORES E LIGAÇÕES PREDIAIS.  R$ 5.600.000,00  R$ 5.040.000,00  R$ 560.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Belo Horizonte  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 26,58KM DE REDE COLETORA, 13,5 KM DE INTERCEPTORES, 848 LIGAÇÕES, 4 ELEVATÓRIAS E 2.372M DE LINHA DE RECALQUE.  R$ 20.000.000,00  R$ 18.000.000,00  R$ 2.000.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Belo Horizonte e outros  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 6.479M DE INTERCEPTORES, 87M DE LINHA DE RECALQUE, 36M DE EMISSÁRIOS, 5 TRAVESSIAS E UMA ELEVATÓRIA.  R$ 3.500.000,00  R$ 3.150.000,00  R$ 350.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Belo Horizonte e outros  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 77.394M DE INTERCEPTORES, 45.445M DE REDE COLETORA, 5.000 LIGAÇÕES E 8 ELEVATÓRIAS.  R$ 30.000.000,00  R$ 27.000.000,00  R$ 3.000.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Belo Horizonte e outros  Abastecimento de Água  REFORMA BARRAGEM, OTIMIZAÇÃO ETA, RECUPERAÇÃO ADUTORA, COMP. SIST. AUTOMAÇÃO, CONSTRUÇÃO LINHA DISTRIBUIÇÃO ENERGIA E CERCA. COMPLEMENTAÇÃO DA REVITALIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA PRODUTOR RIO DAS VELHAS.  R$ 61.000.000,00  R$ 48.800.000,00  R$ 12.200.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Belo Horizonte e outros  Abastecimento de Água  REFORMA ETA, IMPLANT. SIST. AUTOMAÇÃO CENTRO DE CONTROLE, REFORMA EQUIPAMENTO DE BOMBEAMENTO E UTRs. OTIMIZAÇÃO UNIDADES OPERACIONAIS SISTEMAS SERRA AZUL/ VÁRZEA DAS FLORES/ RIO MANSO / IBIRITÉ.  R$ 60.000.000,00  R$ 48.000.000,00  R$ 12.000.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Belo Horizonte e outros  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO E AUTOMAÇÃO ELEVATÓRIAS, SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS E ETAS, CONSTRUÇÃO LINHA TRANSMISSÃO, RECUPERAÇÃO DE CUBÍCULO CONJ. MOTOBOMBA.  R$ 20.637.932,74  R$ 16.510.346,19  R$ 4.127.586,55 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Belo Horizonte e outros  Abastecimento de Água  RESERVATÓRIO 30.000M3, 20 KM ADUTORA DN 1200. ADUTORA INTERLIGAÇÃO SISTEMA RIO DAS VELHAS/ SISTEMA PARAOPEBA.  R$ 120.000.000,00  R$ 96.000.000,00  R$ 24.000.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Belo Horizonte e outros  Abastecimento de Água  SUBSTITUIÇÃO DE REDES EM ÁREAS INVADIDAS EM DIVERSAS REGIÕES, SUBSTITUIÇÃO DE REDE EM PVC POR Fo-Fo.  R$ 7.909.000,00  R$ 6.722.650,00  R$ 1.186.350,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Betim  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO ELEVATÓRIA (300 CV).  R$ 1.307.687,14  R$ 1.111.534,07  R$ 196.153,07 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Betim  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DA MALHA ATRAVÉS DE IMPLANTAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DN 100, 150, 200, 250 E 300.  R$ 3.500.000,00  R$ 2.975.000,00  R$ 525.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Betim  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 48.909M DE INTERCEPTORES E 15.173M DE REDES COLETORAS.  R$ 34.000.000,00  R$ 28.900.000,00  R$ 5.100.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Betim  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE ETE, 18KM DE REDE COLETORA, 8,5KM DE INTERCEPTORES, 960 LIGAÇÕES E ELEVATÓRIA.  R$ 15.000.000,00  R$ 13.500.000,00  R$ 1.500.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Betim/Contagem  Abastecimento de Água  SUBST. 120M TUBO AÇO DN 1000, RECUP. REVESTIMENTO TRAVESSIAS, SUBSTITUIÇÃO DE JUNTAS, MANUT. CAIXAS MANOBRA.  R$ 2.123.924,00  R$ 1.699.139,20  R$ 424.784,80 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Contagem  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE 4.485M DE ADUTORA DN 500.  R$ 1.492.420,00  R$ 1.268.557,00  R$ 223.863,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Contagem  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 42.260M DE REDES COLETORAS E INTERCEPTORES.  R$ 46.000.000,00  R$ 41.400.000,00  R$ 4.600.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Contagem  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 1.000M REDE COLETORA DN 150-200 EM PVC E MANILHA CERÂMICA, 210.000M DE RAMAL INTERNO DN40.50.75-100 E 6000 LIGAÇÕES.  R$ 10.200.000,00  R$ 9.180.000,00  R$ 1.020.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Contagem  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 36KM DE REDE COLETORA, 3.372M DE INTERCEPTORES, 2.822 LIGAÇÕES E ELEVATÓRIA.  R$ 8.000.000,00  R$ 7.200.000,00  R$ 800.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Contagem  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 66KM DE REDE COLETORA, 15 KM DE INTERCEPTORES, 8 ELEVATÓRIAS, 8KM DE LINHA DE RECALQUE E 4.125 LIGAÇÕES.  R$ 10.000.000,00  R$ 9.000.000,00  R$ 1.000.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Esmeraldas  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE CAPTAÇÃO, ELEVATÓRIAS, ADUTORAS E ETA (25L/S).  R$ 1.616.312,66  R$ 1.293.050,13  R$ 323.262,53 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Esmeraldas  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 59.533M DE REDE COLETORA, 9.671M DE INTERCEPTORES, 3 ELEVATÓRIAS, 1.165M DE LINHA DE RECALQUE, 2.563 LIGAÇÕES E UMA ETE.  R$ 15.000.000,00  R$ 13.500.000,00  R$ 1.500.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Esmeraldas  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 25KM DE REDE COLETORA, 10,5KM DE INTERCEPTORES, 2.083 LIGAÇÕES, UMA ELEVATÓRIA E UMA ETE.  R$ 15.000.000,00  R$ 12.750.000,00  R$ 2.250.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Ibirité  Abastecimento de Água  SETORIZAÇÃO DAS REDES ALIMENTADORAS E DE DISTRIBUIÇÃO, CONSTANDO DE: CORTES DE REDES, INTERLIGAÇÕES, RELOCAÇÃO DE ALs, INSTALAÇÃO DE VÁLVULAS REDUTORAS.  R$ 4.586.356,17  R$ 3.898.402,74  R$687.953,43 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Ibirité  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 17.890M DE INTERCEPTORES.  R$ 24.131.536,68  R$ 21.718.383,01  R$ 2.413.153,67 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Juatuba  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE 9.162M DE ADUTORA DN 200, 900M DE ADUTORA DN 150, 10.062M DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO DN 50, 1.656M DE REDE DN 100, 2.754 LIGAÇÕES E DOIS RESERVATÓRIOS.  R$ 2.904.940,25  R$ 2.469.199,21  R$ 435.741,04 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Matozinhos/Capim Branco  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 7,9KM DE INTERCEPTORES, 67M DE LINHA DE RECALQUE, E UMA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA.  R$ 3.000.000,00  R$ 2.550.000,00  R$ 450.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Nova Lima  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE 2 ELEVATÓRIAS, UM RESERVATÓRIO E 7.075M DE REDE ALIMENTADORA NOS DN 150, 200, 250, 300, 400 E 500.  R$ 4.134.050,00  R$ 3.307.240,00  R$ 826.810,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Pedro Leopoldo/ Ribeirão das Neves  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO RESERVATÓRIO R9.  R$ 3.524.700,00  R$ 2.995.995,00  R$ 528,705,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Pedro Leopoldo/Confins  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 26,8KM DE REDE COLETORA, 16,5KM DE INTERCEPTORES, 2.232 LIGAÇÕES E 6 ESTAÇÕES ELEVATÓ- RIAS E ETE.  R$ 20.000.000,00  R$ 17.000.000,00  R$ 3.000.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Ribeirão das Neves  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE 2 RESERVATÓRIOS, 427M DE ADUTORA DN 250, 764 M DE ADUTORA DN 200, 2170M DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO DN 50 E 753 M DE REDE ALIMENTADORA DN 200.  R$ 1.086.090,00  R$ 923.176,50  R$ 162.913,50 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Ribeirão das Neves  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 51.810 M DE INTERCEPTORES.  R$ 27.000.000,00  R$ 24.300.000,00  R$ 2.700.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Ribeirão das Neves  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 93KM DE REDE COLETORA.  R$ 2.000.000,00  R$ 1.800.000,00  R$ 200.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Ribeirão das Neves  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE ETE, 38KM DE INTERCEPTORES, 2KM DE REDE COLETORA E ELEVATÓRIAS.  R$ 12.000.000,00  R$ 10.800.000,00  R$ 1.200.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Sabará  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE 3 RESERVATÓRIOS, BOOSTER, 2 ELEVATÓ- RIAS, 2.614M DE REDE DN50, 395M DE REDE DN75, 549M DE REDE DN100, 310M DE ADUTORA DN100 E 150M DE ELEVATÓRIA DN80.  R$ 1.864.950,00  R$ 1.585.207,50  R$ 279.742,50 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Santa Luzia  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE 3000M3.  R$ 1.665.820,00  R$ 1.415.947,00  R$ 249.873,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Santa Luzia  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 8,6KM DE INTERCEPTORES E 8 ELEVATÓ- RIAS.  R$ 10.000.000,00  R$ 9.000.000,00  R$ 1.000.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Santa Luzia  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 2 ETEs, 7.322M DE INTERCEPTORES, 9 ELEVATÓRIAS, 1300M DE REDE COLETORA E 108 LIGAÇÕES.  R$ 35.000.000,00  R$ 29.750.000,00  R$ 5.250.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Vespasiano  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 45,15KM DE REDE COLETORA, 7KM DE INTERCEPTORES, 1KM DE LINHA DE RECALQUE E UMA ELEVATÓRIA.  R$ 10.000.000,00  R$ 9.000.000,00  R$ 1.000.000,00 
MG  Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA  Vespasiano  Abastecimento de Água  REFORÇO DE REDE DE ALIMENTAÇÃO.  R$ 8.900.000,00  R$ 7.565.000,00  R$ 1.335.000,00 
MS  Município de Campo Grande  Campo Grande  Manejo de Águas Pluviais  DRENAGEM E CONSTRUÇÃO DE PARQUES LINEARES NAS BACIAS DOS CÓRREGOS SEGREDO E CABAÇA.  R$ 30.273.564,68  R$ 27.246.208,21  R$ 3.027.356,47 
MS  Município de Campo Grande  Campo Grande  Saneamento Integrado  URBANIZAÇÃO DE FAVELA. FUNDO DE VALE - CÓRREGO LAGOA.  R$ 31.429.386,00  R$ 29.857.916,70  R$ 1.571.469,30 
MT  Município de Rondonópolis  Rondonópolis  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA E RESTANTE DO SISTEMA UFMT  R$ 8.101.928,91  R$ 7.696.832,46  R$ 405.096,45 
MT  Município de Rondonópolis  Rondonópolis  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - COBERTURA DE 100% DO MUNICÍPIO (PROJETO PANTANAL)  R$ 58.788.648,09  R$ 55.849.215,69  R$ 2.939.432,40 
MT  Município de Várzea Grande  Várzea Grande  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO (PROJETO PANTANAL)  R$ 17.500.000,00  R$ 16.625.000,00  R$ 875.000,00 
MT  Município de Várzea Grande  Várzea Grande  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO (PROJETO PANTANAL)  R$ 32.500.000,00  R$ 30.875.000,00  R$ 1.625.000,00 
PA  Estado do Pará  Ananindeua  Abastecimento de Água  ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA ANANINDEUA CENTRO  R$ 1.777.778,00  R$ 1.511.111,30  R$ 266.666,70 
PA  Estado do Pará  Belém  Esgotamento Sanitário  SISTEMA TRATAMENTO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DA ÁREA CENTRAL DE BELÉM  R$ 47.483.000,00  R$ 42.734.700,00  R$ 4.748.300,00 
PA  Estado do Pará  Castanhal  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA (28.540 LIGAÇÕES)  R$ 23.978.412,00  R$ 20.381.650,20  R$ 3.596.761,80 
PA  Estado do Pará  Marabá  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE CAPTAÇÃO SUBTERRÂNEA, COM EXTENSÃO DA REDE TOTAL DE 17 KM. (27.697 LIGAÇÕES)  R$ 22.000.000,00  R$ 18.700.000,00  R$ 3.300.000,00 
PA  Estado do Pará  Santarém  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SIST. DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA  R$ 25.000.000,00  R$ 21.250.000,00  R$ 3.750.000,00 
PA  Estado do Pará  Ananindeua  Abastecimento de Água  ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA PAAR  R$ 1.851.111,00  R$ 1.573.444,35  R$ 277.666,65 
PA  Estado do Pará  Belém  Abastecimento de Água  ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA CIDERAL  R$ 1.777.778,00  R$ 1.511.111,30  R$ 266.666,70 
PA  Estado do Pará Castanhal  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DA PRIMEIRA ETAPA DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO DA  CIDADE DE CASTANHAL (6.926 LIGAÇÕES)  R$ 15.134.000,00  R$ 13.620.600,00  R$ 1.513.400,00 
PA  Estado do Pará  Marabá  Esgotamento Sanitário  1. ETAPA DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 26.106.000,00  R$ 23.495.400,00  R$ 2.610.600,00 
PA  Estado do Pará  Ananindeua  Abastecimento de Água  ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA UIRAPURU  R$ 1.055.556,00  R$ 897.222,60  R$ 158.333,40 
PA  Estado do Pará  Belém  Abastecimento de Água  ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA BAIRRO CORDEIRO DE FARIA  R$ 1.833.333,00  R$ 1.558.333,05  R$ 274.999,95 
PA  Estado do Pará  Ananindeua  Abastecimento de Água  ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA COQUEIRO  R$ 1.055.556,00  R$ 897.222,60  R$ 158.333,40 
PA  Estado do Pará  Belém  Esgotamento Sanitário  RECUPERAÇÃO DO EMISSÁRIO E DA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA FINAL DO ESGOTO DA ÁREA CENTRAL DE BELÉM  R$ 7.500.000,00  R$ 6.750.000,00  R$ 750.000,00 
PA  Estado do Pará  Ananindeua  Abastecimento de Água  ABASTECIMENTO DE ÁGUA - ETA SABIÁ  R$ 1.022.222,00  R$ 868.888,70  R$ 153.333,30 
PA  Estado do Pará  Belémc  Esgotamento Sanitário  EXECUÇÃO DE 6.300 INSTALAÇÕES PREDIAIS INTERNAS DE ESGOTO PREDIAIS.  R$ 9.500.000,00  R$ 8.550.000,00  R$ 950.000,00 
PA  Estado do Pará  Belém  Saneamento Integrado  SANEAMENTO INTEGRADO NA BACIA DO TUCUNDUBA - 2. ETAPA  R$ 55.000.000,00  R$ 52.250.000,00  R$ 2.750.000,00 
PA  Município de Belém  Belém  Manejo de Águas Pluviais  MACRODRENAGEM DA BACIA DA ESTRADA NOVA - SUBBACIA 1  R$ 55.000.000,00  R$ 52.250.000,00  R$ 2.750.000,00 
PE  Estado de Pernambuco  Moreno  Abastecimento de Água  CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DO RIO JABOATÃO.  R$ 4.000.000,00  R$ 3.200.000,00  R$ 800.000,00 
PE  Estado de Pernambuco  Recife  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA PIRAPAMA  R$ 100.000.000,00  R$ 80.000.000,00  R$ 20.000.000,00 
PE  Estado de Pernambuco  Escada  Abastecimento de Água  COMPLEMENTAÇÃO DAS OBRAS DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA  R$ 3.500.000,00  R$ 2.800.000,00  R$ 700.000,00 
PE  Estado de Pernambuco  Caruaru  Esgotamento Sanitário  CONCLUSÃO DO PROJETO ALVORADA  R$ 7.000.000,00  R$ 5.950.000,00  R$ 1.050.000,00 
PE  Estado de Pernambuco  Jaboatão dos Guararapes  Saneamento Integrado  LAGOA DO NÁUTICO  R$ 59.395.000,00  R$ 56.425.250,00  R$ 2.969.750,00 
PI  Estado do Piauí  Parnaíba  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO E MELHORIAS DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA  R$ 22.000.000,00  R$ 20.900.000,00  R$ 1.100.000,00 
PI  Município de Parnaíba  Parnaíba  Saneamento Integrado  URBANIZAÇÃO DE FAVELAS  R$ 17.083.000,00  R$ 16.228.850,00  R$ 854.150,00 
PI  Estado do Piauí  Teresina  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 44.000.000,00  R$ 41.800.000,00  R$ 2.200.000,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Adrianópolis  Abastecimento de Água  MELHORIAS NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, COMPREENDENDO A IMPLANTAÇÃO DE ADUTORA DE ÁGUA, ADEQUAÇÃO DE RESERVATÓRIOS E OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DISTRIBUIDOR, PROJETOS COMPLEMENTARES E PROJETO SOCIAL.  R$ 293.000,00  R$ 278.350,00  R$ 14.650,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Almirante Tamandaré  Esgotamento Sanitário  40.000 M DE RCE EM PVC; 2.000 M DE COLETOR TRONCO DN 150 A 300; ELEVATÓRIA DE ESGOTO BRUTO E LINHA DE RECALQUE; 1.600 LIGAÇÕES DOMICILIARES, PDA E PROJETO SOCIAL.  R$ 6.080.000,00  R$ 5.168.000,00  R$ 912.000,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Araucária  Esgotamento Sanitário  4.500 M DE COLETOR TRONCO DN 150 E 500; 59.110 M DE RCE EM PVC; 2 ELEVATÓRIAS DE ESGOTO BRUTO; 2.542 LIGAÇÕES DOMICILIARES, PROJETOS COMPLEMENTARES, DESAPROPRIAÇÃO, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, URBANIZAÇÃO, PDA E PROJETO SOCIAL.  R$ 10.011.628,00  R$ 8.509.883,80  R$ 1.501.744,20 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Bocaiúva do Sul  Abastecimento de Água  RAP 200 M3 E 1.000 M DE ADUTORA PVC DN 100, PROJETO SOCIAL.  R$ 426.000,00  R$ 340.800,00  R$ 85.200,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Bocaiúva do Sul  Esgotamento Sanitário  ETE 20 L/S; EEB, P = 1,50 CV , VAZÃO 20,00 M3/H COM GRADEAMENTO, RCE 16.826,33 M, 1.240 LIGAÇÕES DOMICILIARES, COLETOR 1.673,67M, LINHA DE RECALQUE 160,00 M, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, URBANIZAÇÃO, DESAPROPRIAÇÃO, PDA E PROJETO SOCIAL  R$ 4.320.000,00  R$ 4.104.000,00  R$ 216.000,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Campo Largo  Abastecimento de Água  MELHORIAS NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO (SETORIZAÇÃO OPERACIONAL, NAS ETAS CERCADINHO E ITAQUI E IMPERMEABILIZAÇÃO DE DOIS RAP 2000 E 1000M3)  R$ 624.000,00  R$ 499.200,00  R$ 124.800,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Campo Largo  Esgotamento Sanitário  130.800 M RCE EM PVC E CERÂMICA; 4.850 LIGAÇÕES DOMICILIARES; 3 ELEVATÓRIAS 15 CV, 1 ELEVATÓRIA 7 CV, 1 ELEVATÓRIA 51 CV; 4 ELEVATÓRIAS 2,8, 3,0, 4,0, 10,79 CV, 11.805 M DE LINHA DE RECALQUE EM PEAD, PROJETOS COMPLEMENTARES, DESAPROPRIAÇÃO, INSTALAÇÕES ELÉ- TRICAS, URBANIZAÇÃO, PDA E PROJETO SOCIAL  R$ 17.508.030,00  R$ 14.881.825,50  R$ 2.626.204,50 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Campo Largo  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 2 EEEB, LINHA DE RECALQUE, 96.210 M DE RCE, 4.371 LIGAÇÕES DOMICILIARES, PROJETOS COMPLEMENTARES, DESAPROPRIAÇÃO, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, URBANIZAÇÃO, PDA E PROJETO SOCIAL.  R$ 17.183.205,00  R$ 14.605.724,25  R$ 2.577.480,75 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Campo Magro  Abastecimento de Água  8.200 M DE ADUTORA DE ÁGUA TRATADA, CENTRO DE RESERVAÇÃO 350 M3, CASA DE QUÍMICA, EAT, SETORIZAÇÃO OPERACIONAL.  R$ 1.000.000,00  R$ 800.000,00  R$ 200.000,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Campo Magro  Saneamento Integrado  ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA REGIÃO DO PASSAÚNA EM COMPLEMENTO A AÇÃO DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS  R$ 1.418.000,00  R$ 1.276.200,00  R$ 141.800,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Cascavel  Esgotamento Sanitário  83.000 M DE RCE CONVENCIONAL EM PVC OU CERÂMICO, 3.400 LIGAÇÕES DOMICILIARES, 19.000 M INTERCEPTORES, EEEB, TRAVESSIAS, PROJETOS COMPLEMENTARES, DESAPROPRIAÇÕES, PDA E PROJETO SOCIAL.  R$ 17.160.078,00  R$ 15.444.070,20  R$ 1.716.007,80 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Cerro Azul  Abastecimento de Água  EAT, RAP 200 M3, 2.200 AABB DN 150 E DN 200, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, PROJETOS COMPLEMENTARES E PROJETO SOCIAL.  R$ 577.000,00  R$ 461.600,00  R$ 115.400,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Cerro Azul  Esgotamento Sanitário  ETE 37 L/S; 4 (QUATRO) EEB , POTÊNCIA 2,20 CV , VAZÃO 1,75 - 3,61 - 2,08 - E 1,83 L/S COM GRADEAMENTO, COLETOR 3.000,00 M, RCE 10.000,00 M, 750 LIGAÇÕES DOMICILIARES, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, URBANIZAÇÃO, DESAPROPRIAÇÃO, PROJETOS COMPLEMENTARES, PDA E PROJETOS SOCIAIS.  R$ 3.090.000,00  R$ 2.935.500,00  R$ 154.500,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Colombo  Esgotamento Sanitário  52.000 M DE RCE EM PVC E 2.140 LIGAÇÕES DOMICILIARES, EEB 15 CV, 3000M LINHA DE RECALQUE, PROJETOS COMPLEMENTARES, DESAPROPRIAÇÕES, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, URBANIZAÇÃO, PDA E PROJETO SOCIAL.  R$ 7.550.000,00  R$ 6.795.000,00  R$ 755.000,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Colombo  Abastecimento de Água  CAPTAÇÃO SUPERFICIAL, COM ETA ACOPLADA, CAPACIDADE 40 L/S, REABILITAÇÃO E INSTALAÇÕES EXISTENTES, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, PROJETOS COMPLEMENTARES E PROJETO SOCIAL.  R$ 308.000,00  R$ 246.400,00  R$ 61.600,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Colombo  Saneamento Integrado  ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA REGIÃO DO IRAÍ, PALMITAL E ATUBA EM COMPLEMENTO A AÇÃO DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS.  R$ 2.074.000,00  R$ 1.866.600,00  R$ 207.400,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Curitiba  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 248.990 M DE RCE, 2.600 M DE COLETORES (CORTUME), 13.354 LIGAÇÕES DOMICILIARES (9486=CONCENTRADAS / 3.868 ESPARSAS), TRAVESSIAS, INTERLIGAÇÕES EM 61 PONTOS DE LANÇAMENTO, PROJETOS COMPLEMENTARES, DESAPROPRIAÇÃO, PDA E PROJETO SOCIAL.  R$ 27.726.660,00  R$ 24.953.994,00  R$ 2.772.666,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Curitiba  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 2 ETES , 6 EEEB, LINHAS DE RECALQUE, 115 KM DE REDE E COLETORES ATE DN 400, 4100 LIGAÇÕES DOMICILIARES, PROJETOS COMPLEMENTARES , INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, DESAPROPRIAÇÃO E PROJETO SOCIAL.  R$ 25.476.980,00  R$ 21.655.433,00  R$ 3.821.547,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Curitiba  Esgotamento Sanitário  102.000 M DE RCE EM PVC, 6.900 LIGAÇÕES DOMICILIARES, 1000 M DE EMISSÁRIO, 1.100 M DE COLETORES, 3 EEEB, LINHA DE RECALQUE DN 300, PROJETOS COMPLEMENTARES, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, URBANIZAÇÃO, DESAPROPRIAÇÕES, PDA E PROJETO SOCIAL.  R$ 14.520.000,00  R$ 13.068.000,00  R$ 1.452.000,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Curitiba  Abastecimento de Água  ADEQUAÇÃO DE ZONAS DE PRESSÃO, SETORIZAÇÃO OPERACIONAL, MELHORIAS CIVIS, HIDRÁULICAS E ELÉTRICAS DE UNIDADES OPERACIONAIS, IMPLANTAÇÃO DE 47.270 M RDA E ANEIS PVC OU PVC DE FOFO OU AÇO DN 50 A DN 400, 15 VÁLVULAS REDUTORAS DE PRESSÃO E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS.  R$ 10.520.000,00  R$ 8.416.000,00  R$ 2.104.000,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Curitiba  Abastecimento de Água  CONSTRUÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE 4.000M3, 3.500M3 E 750M3, ADUTORA, REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA, TRATAMENTO DOS POÇOS IAPAR, EET, VRP, PROJETOS COMPLEMENTARES, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, DESAPROPRIAÇÕES E URBANIZAÇÃO.  R$ 6.220.000,00  R$ 4.976.000,00  R$ 1.244.000,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Foz do Iguaçu  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE 4 (QUATRO) RESERVATÓRIOS COM VOLUME TOTAL DE 7.200 M3, EEAT 60 L/S, OTIMIZAÇÃO DA ETA DA VILA C, OTIMIZAÇÃO DO CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DA ETA TAMANDUÁ, REMANEJAMENTO DA ADUTORA DE ÁGUA TRATADA, RECUPERAÇÃO DE 2 (DOIS) RESERVAT ÓRIOS  R$ 7.241.560,00  R$ 5.793.248,00  R$ 1.448.312,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Foz do Iguaçu  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DA ETE JUPIRA - ETE 05, 75.000 M RCE, 3.200 LIGAÇÕES DOMICILIARES, 3.500 M DE INTERCEPTORES, EMISSÁRIO FINAL (SHLON, BEIRA RIO, JUPIRA E IATE CLUB), DESAPROPRIAÇÃO, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, PROJETOS COMPLEMENTARES, PDA E PROJETO SOCIAL  R$ 13.105.200,00  R$ 11.794.680,00  R$ 1.310.520,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Guarapuava  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE 13.393 M DE RDA EM PVC E FD, 75 M DE TRAVESSIAS, INSTALAÇÃO DE 2 VÁLVULAS REDUTORAS DE PRESSÃO, 1 CONTROLADORA DE FLUXO, READEQUAÇÃO DA EET-4, AUTOMAÇÃO, MEDIDOR ELETROMAGNÉTICO, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E PROJETOS COMPLEMENTARES  R$ 1.911.096,00  R$ 1.528.876,80  R$ 382.219,20 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Itaperuçu  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 20.000 M DE RCE EM PVC DN 150, 650 LIGAÇÕES DOMICILIARES, 2 ELEVATÓRIAS DE EEB, PROJETOS COMPLEMENTARES, DESAPROPRIAÇÃO, INSTALAÇÕES ELÉ- TRICAS, URBANIZAÇÃO, PDA E PROJETO SOCIAL.  R$ 3.600.000,00  R$ 3.060.000,00  R$ 540.000,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Lapa  Abastecimento de Água  REFORMA DA CAPTAÇÃO E CASA DE QUIMICA EXISTENTE, CONSTRUÇÃO DE RAP 200 M3, IMPLANTAÇÃO DE 2 LEITOS DE SECAGEM, REFORMA E AMPLIAÇÃO DO ESCRITÓRIO E DEPÓSITO DE MATERIAIS, IMPLANTAÇÃO DE 858 M DE RDA, PROJETOS COMPLEMENTARES.  R$ 368.000,00  R$ 294.400,00  R$ 73.600,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Lapa  Esgotamento Sanitário  EXECUÇÃO DE 2 FILTROS BIOLÓGICOS PERCOLADOR, VAZÃO 45 L/S, 2 (DOIS) DECANTADORES, VAZÃO 45 L/S CADA, 2 (DUAS) ELEVATÓRIAS (RECIRCULAÇÃO DE LODO E DO EFLUENTE DO DECANTADOR, CAIXA DIVISORA DE FLUXO, 13.000 M DE EMISSÁRIO, DESAPROPRIAÇÃO, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS  R$ 4.888.000,00  R$ 4.154.800,00  R$ 733.200,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Londrina  Abastecimento de Água  REMANEJAMENTO DE 36.106 M DE RDA EM PVC DN 50 A DN 150, 2137 LIGAÇÕES DOMICILIARES.  R$ 1.830.034,80  R$ 1.464.027,84  R$ 366.006,96 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Londrina  Esgotamento Sanitário  50.000 M RCE, 2.600 LIGAÇÕES, 01 EEEB, LINHA DE RECALQUE, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, URBANIZAÇÃO, DESAPROPRIAÇÃO, PROJETOS COMPLEMENTARES, PDA E PROJETO SOCIAL.  R$ 5.000.000,00  R$ 4.250.000,00  R$ 750.000,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Mandirituba  Abastecimento de Água  MONTAGEM ELETROMECANICA DE POÇO TUBULAR PROFUNDO 30 M3/H; 1000 M AAT DN 150 E PROJETO SOCIAL.  R$ 203.000,00  R$ 162.400,00  R$ 40.600,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Maringá  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE RAP 2000 M3, 5.400 RDA DN 50 A DN 200, URBANIZAÇÃO, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, PROJETOS COMPLEMENTARES E PROJETO SOCIAL.  R$ 2.162.400,00  R$ 1.729.920,00  R$ 432.480,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Piraquara  Abastecimento de Água  14.600,00 M RDA DN 50 A DN 300 EM PVC E FD E 2400 M DE TRAVESSIA SOB BARRAGEM EM PEAD DN 225, 79,30 M DE TRAVESSIA SOB BR, RELOCAÇÃO DE UM BOOSTER P= 1,5 CV E IMPLANTAÇÃO DE 2 BOOSTER P=3,0 CV, PROJETOS COMPLEMENTARES E PROJETO SOCIAL.  R$ 1.200.000,00  R$ 960.000,00  R$ 240.000,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Piraquara  Esgotamento Sanitário  41.500 RCE DN 150 A DN 300, 1.960 LIGAÇÕES DOMICILIARES, 1.100 M COLETOR, 601M DE TRAVESSIAS, DESAPROPRIAÇÕES, PROJETOS COMPLEMENTARES, PDA E PROJETO SOCIAL.  R$ 5.070.000,00  R$ 4.309.500,00  R$ 760.500,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Ponta Grossa  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE 117.410 M DE RCE CONVENCIONAL EM PVC OU CERÂMICO, 4.454 LIGAÇÕES DOMICILIARES, 2.180 M DE INTERCEPTORES, 1.700 M DE LINHA DE RECALQUE, 2 EEEB 23 CV, AMPLIAÇÃO DO RALF ETE VERDE E LAGOA DE AERAÇÃO, PÁTIO DE CURA NA ETE RONDA E ETE VERDE.  R$ 11.390.500,00  R$ 9.681.925,00  R$ 1.708.575,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  São José dos Pinhais  Abastecimento de Água  ADEQUAÇÃO DE ZONAS DE PRESSÃO, SETORIZAÇÃO OPERACIONAL, MELHORIAS CIVIS, HIDRÁULICAS E ELÉTRICAS DE UNIDADES OPERACIONAIS, IMPLANTAÇÃO DE 7.646 M RDA E ANEIS PVC OU PVC DE FOFO E INSTALAÇÕES ELÉ- TRICAS, AUTOMAÇÃO E PROJETOS COMPLEMENTARES  R$ 2.712.500,00  R$ 2.170.000,00  R$ 542.500,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Toledo  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE 4 (QUATRO) RAP DE 3.500 M3, 7.900 M DE RDA E ANÉIS, URBANIZAÇÃO, IMPERMEABILIZAÇÃO, DESAPROPRIAÇÃO, PROJETOS COMPLEMENTARES E PROJETO SOCIAL.  R$ 4.028.455,00  R$ 3.222.764,00  R$ 805.691,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Toledo  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE ETE - SUL, CAPACIDADE 193 L/S, PROJETOS COMPLEMENTARES, URBANIZAÇÃO, DESAPROPRIAÇÃO, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E PROJETO SOCIAL.  R$ 8.522.350,00  R$ 7.243.997,50  R$ 1.278.352,50 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Tunas do Paraná  Abastecimento de Água  MONTAGEM ELETROMECÂNICA DO POÇO TUBULAR PROFUNDO 11 M3/H, 4.020 M DE ADUTORA E TRATAMENTO COM SIMPLES DESINFECÇÃO CASA TIPO H.  R$ 527.000,00  R$ 421.600,00  R$ 105.400,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Umuarama  Esgotamento Sanitário  20.200 M RCE EM PVC OU CERÂMICO 1.000 LIGAÇÕES DOMICILIARES, PROJETOS COMPLEMENTARES, DESAPROPRIAÇÃO, PDA E PROJETO SOCIAL.  R$ 1.783.340,00  R$ 1.515.839,00  R$ 267.501,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Piraquara  Saneamento Integrado  ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA REGIÃO DO GUARITUBA EM COMPLEMENTO A AÇÃO DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS  R$ 6.113.620,67  R$ 5.502.258,60  R$ 611.362,07 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Pinhais  Saneamento Integrado  ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA REGIÃO DO IRAÍ EM COMPLEMENTO A AÇÃO DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS  R$ 10.829.379,33  R$ 9.746.441,40  R$ 1.082.937,93 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Foz do Iguaçu  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO - REDE COLETORA EXTENSÃO DE 60.031,00M DE PVC DN 150, 2.180 LIGAÇÕES PREDIAIS, 1.020,00 M DE INTERCEPTORES DN 250, TRABALHO SÓCIO AMBIENTAL, PROJETO EXECUTIVO.  R$ 5.379.994,04  R$ 5.110.994,34  R$ 268.999,70 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  São José dos Pinhais  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO - 58.885, 02 M DE REDE COLETORA, DUAS ELEVATÓRIAS, 4.818,00 M DE LINHA DE RECALQUE, 4.284 LIGAÇÕES PREDIAIS, DESAPROPRIAÇÃO, TRABALHO SÓCIO AMBIENTAL.  R$ 12.038.086,74  R$ 11.436.182,40  R$ 601.904,34 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Curitiba  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO - 40.893,00M DE REDE COLETORA E 1.995 LIGAÇÕES PREDIAIS, DESAPROPRIAÇÕES, TRABALHO SÓCIO AMBIENTAL E PROJETO EXECUTIVO.  R$ 4.450.491,14  R$ 4.227.966,58  R$ 222.524,56 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Curitiba  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO - 44.140,56 M DE REDE COLETORA, 2.166 LIGAÇÕES PREDIAIS, UMA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA, 906,07 M DE LINHA DE RECALQUE, 1.326 DE COLETOR TRONCO, DESAPROPRIAÇÕES, TRABALHO SÓCIO AMBIENTAL.  R$ 6.479.359,35  R$ 6.155.391,38  R$ 323.967,97 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Curitiba  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO - 127.568,15 M DE REDE COLETORA, 7.281 LIGAÇÕES PREDIAIS, UMA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA, 5.368,27 M DE LINHA DE RECALQUE, 7.156,80 DE COLETORES TRONCO, DESAPROPRIAÇÕES, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, TRABALHO SÓ- CIO AMBIENTAL, PROJETO EXECUTIVO.  R$ 24.821.903,12  R$ 23.580.807,96  R$ 1.241.095,16 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Quatro Barras  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO - REDE EXTENSÃO 5.000,00M, UMA ELEVATÓ- RIA, LINHA DE RECALQUE EXTENSÃO, 5.744,00M, EMISSÁ- RIO EXTENSÃO 3.550,00M, LIGAÇÕES 200 UN, ITENS ESPECIAIS URBANIZAÇÃO, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, PROJETO TRABALHO TÉCNICO SOCIAL, DESAPROPRIAÇÕES E PROJETOS COMPLEMENTARES.  R$ 6.724.000,00  R$ 6.387.800,00  R$ 336.200,00 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Fazenda Rio Grande  Esgotamento Sanitário  OTIMIZAÇÃO - EXECUÇÃO DE 2 COLETORES - SENDO COLETOR DONA ROSA 1.205,08M, E COLETOR MASCATE 1.761,47 M  R$ 693.494,24  R$ 658.819,53  R$ 34.674,71 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Londrina  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO - REDE COLETORA EXTENSÃO DE 93.825,05M, DUAS ELEVATÓRIAS DE ESGOTO BRUTO, LINHA DE RECALQUE EXTENSÃO 940,37 M, INSTALAÇÃO DE RESERVATÓRIO DE ACÚMULO E MELHORIAS NAS ETE NORTE E ETE SUL, 4.861 LIGAÇÕES PREDIAIS, E ITENS ESPECIAIS - URBANIZAÇÃO, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, ACESSOS DESAPROPRIAÇÕES, PROJETO DO TRABALHO TÉCNICO SOCIAL (PTTS) E PROJETOS COMPLEMENTARES.  R$ 9.261.785,21  R$ 8.798.695,95  R$ 463.089,26 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Maringá  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO - REDE COLETORA- EXTENSÃO DE 102.317,64M, INTERCEPTOR ÁGUA DE JAMBO EXTENSÃO DE 2.931,46M, INTERCEPTOR MORANGUEIRA - EXTENSÃO DE 1.336,75M, LIGAÇÕES 5166UN, ITENS ESPECIAIS DESAPROPRIAÇÕES, TRAVESSIAS, PROJETO TRABALHO TÉCNICO SOCIAL, PROJETOS COMPLEMENTARES.  R$ 12.214.084,21  R$ 11.603.380,00  R$ 610.704,21 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Maringá  Esgotamento Sanitário  REABILITAÇÃO - REDE COLETORA- EXTENSÃO DE 2.671,00M, INTERCEPTOR MOSCADOS EXTENSÃO DE 3.161,20M, INTERCEPTOR CLEOPATRA - EXTENSÃO DE 1.666,00M, LIGAÇÕES 130UN, ITENS ESPECIAIS DESAPROPRIAÇÕES, PROJETO TRABALHO TÉCNICO SOCIAL, PROJETOS COMPLEMENTARES  R$ 2.249.728,95  R$ 2.137.242,50  R$ 112.486,45 
PR  Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR  Mandirituba  Esgotamento Sanitário  ETE 25 L/S; EEEB , POTÊNCIA 6 CV , VAZÃO 62 L/S COM GRADEAMENTO, 9000 M DE INTERCEPTOR, RCE 40.000 M, 1.400 LIGAÇÕES DOMICILIARES, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, URBANIZAÇÃO, DESAPROPRIAÇÃO, PROJETOS COMPLEMENTARES, PDA E PROJETO SOCIAL.  R$ 7.920.000,00  R$ 7.524.000,00  R$ 396.000,00 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Duque de Caxias  Abastecimento de Água  Melhoria do Sistema de Abastecimento de Água do bairro Parque Fluminense   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 10.908.096,71  R$ 10.362.691,87  R$ 545.404,84 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Itaperuna  Abastecimento de Água  Melhoria e Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 23.350.000,00  R$ 22.182.500,00  R$ 1.167.500,00 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Maricá  Abastecimento de Água  Implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Inoã e Itaipuaçu   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 68.265.988,98  R$ 64.852.689,53  R$ 3.413.299,45 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Nova Iguaçu  Abastecimento de Água  Melhoria da qualidade da água captada do sistema do Guandu   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 36.467.947,96  R$ 34.644.550,56  R$ 1.823.397,40 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Rio de Janeiro  Abastecimento de Água  Melhoria do Abastecimento de Água da Zona Oeste - 1ª etapa   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 203.028.732,10  R$ 192.877.295,50  R$ 10.151.436,61 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Rio de Janeiro  Abastecimento de Água  Conclusão da linha de recalque entre a elevatória Guarabu e a reservatória do Barão   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 3.119.967,76  R$ 2.963.969,37  R$ 155.998,39 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  São Gonçalo  Abastecimento de Água  Melhoria Sistema Abastecimento de Água dos Reservatórios - Marques Maneta, Columbandê - Trindade - Tribobó e Amendoeira   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 38.344.107,27  R$ 36.426.901,91  R$ 1.917.205,36 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Saquarema  Abastecimento de Água  Sistema de Abastecimento de Água de Jaconé   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 8.502.943,01  R$ 8.077.795,86  R$ 425.147,15 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Valença  Abastecimento de Água  Melhoria do Sistema de Abastecimento de Água de Conservatória   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 30.168.732,99  R$ 28.660.296,34  R$ 1.508.436,65 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Duque de Caxias  Esgotamento Sanitário   Construção do Sistema de Coleta de esgotamento sanitário da Pavuna   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 35.000.000,00  R$ 33.250.000,00  R$ 1.750.000,00 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Itaperuna  Esgotamento Sanitário   Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 59.933.000,00  R$ 56.936.350,00  R$ 2.996.650,00 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Mesquita  Esgotamento Sanitário   Complementação da rede coletora do sistema Sarapuí   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 29.123.524,92  R$ 27.667.348,67  R$ 1.456.176,25 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Rio de Janeiro  Esgotamento Sanitário   Ampliação do Sistema de Esgotamento de Paquetá   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 19.165.227,91  R$ 18.206.966,51  R$ 958.261,40 
RJ  Estado do Rio de Janeiro  Rio de Janeiro  Abastecimento de Água  Melhoria no abastecimento de água tratada na zona oeste - 2ª etapa   (Linha acrescentada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 ) R$ 21.990.151,44  R$ 20.890.643,87  R$ 1.099.507,57 
(Excluída pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 )
  Nota: Assim dispunha a linha excluída:
"RJ Estado do Rio de Janeiro RM Rio de Janeiro Abastecimento de Água IMPLANTAÇÃO DA NOVA ETA (COMPLEXO GUANDU), PRODUÇÃO E RESERVAÇÃO R$ 460.200.000,00 R$ 437.190.000,00 R$ 23.010.000,00"

RJ  Município de Duque de Caxias  Duque de Caxias  Esgotamento Sanitário  1. E 2. ETAPA DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO ETE DO BAIRRO BOM RETIRO. PRIMEIRA ETAPA DO SES E ETE DO JARDIM ANA CLARA E BOM RETIRO. SES E ETE DO BAIRRO CAPIVARI. 2706 LIGAÇÕES  R$ 14.560.753,00  R$ 11.648.602,40  R$ 2.912.150,60 
RJ  Município de Duque de Caxias  Duque de Caxias  Saneamento Integrado  ÁGUA, ESGOTO E URBANIZAÇÃO DA FAVELA DO LIXÃO, LOCALIZADA NA ÁREA CENTRAL DO MUNICÍPIO.  R$ 148.000.000,00  R$ 140.600.000,00  R$ 7.400.000,00 
(Excluída pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 )
  Nota: Assim dispunha a linha excluída:
"RJ Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro Abastecimento de Água MELHORIA NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA TRATADA NA ZONA OESTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO R$ 196.000.000,00 R$ 186.200.000,00 R$ 9.800.000,00"

RJ  Município de Volta Redonda  Volta Redonda  Esgotamento Sanitário  REDES COLETORAS, TRATAMENTO, COLETORES TRONCOS E ELEVATÓRIAS.  R$ 55.857.600,90  R$ 53.064.720,86  R$ 2.792.880,05 
RJ  Município de Barra Mansa  Barra Mansa  Esgotamento Sanitário  2 ETES (RAFA), ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS, COLETORES TRONCOS, INTERCEPTORES E REDE COLETORA  R$ 22.000.000,00  R$ 20.900.000,00  R$ 1.100.000,00 
RN  Estado do Rio Grande do Norte  Mossoró  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 19.574.903,00  R$ 17.617.412,70  R$ 1.957.490,30 
RN  Estado do Rio Grande do Norte  Natal  Abastecimento de Água  EXECUÇÃO MELHORIAS SAS - BAIRROS PLANALTO E SATÉ- LITE / NATAL  R$ 2.093.202,18  R$ 1.883.881,96  R$ 209.320,22 
RN  Estado do Rio Grande do Norte  Natal  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA H / NATAL  R$ 5.161.159,01  R$ 4.645.043,11  R$ 516.115,90 
RN  Estado do Rio Grande do Norte  Natal  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BACIA LS (PLANALTO) / NATAL  R$ 9.723.090,11  R$ 8.750.781,10  R$ 972.309,01 
RN  Estado do Rio Grande do Norte  Angicos  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO -ANGICOS  R$ 2.862.467,68  R$ 2.576.220,91  R$ 286.246,77 
RO  Estado de Rondônia Porto Velho  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DA  CAPITAL - 1. ETAPA  R$ 117.238.543,00  R$ 111.376.615,85  R$ 5.861.927,15 
RR  Estado de Roraima  Boa Vista  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO, INCLUINDO 209 KM DE REDES COLETORAS, 15 ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS, 13.064 LIGAÇÕES DOMICILIARES, INTERCEPTORES E EMISSÁRIOS.  R$ 120.000.000,00  R$ 114.000.000,00  R$ 6.000.000,00 
RR  Estado de Roraima Boa Vista  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA  CIDADE, PREVENDO A UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS COM ESTE EMPREENDIMENTO.  R$ 60.000.000,00  R$ 54.000.000,00  R$ 6.000.000,00 
RS  Município de Caxias do Sul Caxias do Sul  Abastecimento de Água  CONSTRUÇÃO DE NOVA CAPTAÇÃO PARA O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA SEDE MUNICIPAL: BARRAGEM NO  RIO MARRECAS, ETA, ADUTORA DE ÁGUA TRATADA.  R$ 130.000.000,00  R$ 104.000.000,00  R$ 26.000.000,00 
RS  Município de Pelotas  Pelotas  Esgotamento Sanitário  CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO E REDES DE ESGOTO DE LARANJAL - LAGOAS DOS PATOS  R$ 11.000.000,00  R$ 9.350.000,00  R$ 1.650.000,00 
RS  Município de Porto Alegre Porto Alegre  Esgotamento Sanitário  SES SARANDI (BACIA DO RIO GRAVATAÍ) - REGIÃO NORDESTE DE PORTO ALEGRE. 80 KM DE REDES COLETORAS, ESTAÇÃO ELEVATÓRIA, COLETORES TRONCO E CONSTRUÇÃO DA  1. ETAPA DA ETE SARANDI.  R$ 45.000.000,00  R$ 40.500.000,00  R$ 4.500.000,00 
RS  Município de São Leopoldo  São Leopoldo  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA  R$ 729.500,00  R$ 620.075,00  R$ 109.425,00 
RS  Município de Pelotas  Pelotas  Esgotamento Sanitário  CONSTRUÇÃO DE REDES DE COLETA , ESTAÇÃO ELEVATÓ- RIA E SISTEMA SIMPLIFICADO DE TRATAMENTO, COM REATOR E FILTRO ANAERÓBIO E LAGOA DE POLIMENTO  R$ 2.900.000,00  R$ 2.465.000,00  R$ 435.000,00 
RS  Município de São Leopoldo  São Leopoldo  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA  R$ 2.220.000,00  R$ 1.776.000,00  R$ 444.000,00 
RS  Município de Pelotas  Pelotas  Esgotamento Sanitário  CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO E REDES DE ESGOTO COLETADO DO CENTRO DA CIDADE  R$ 6.000.000,00  R$ 5.100.000,00  R$ 900.000,00 
RS  Município de São Leopoldo  São Leopoldo  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUA  R$ 1.529.000,00  R$ 1.223.200,00  R$ 305.800,00 
RS  Município de São Leopoldo  São Leopoldo  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA  R$ 1.165.000,00  R$ 932.000,00  R$ 233.000,00 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Guaíba  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 45.000.000,00  R$ 40.500.000,00  R$ 4.500.000,00 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Passo Fundo  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SES  R$ 25.000.000,00  R$ 22.500.000,00  R$ 2.500.000,00 
RS  Município de Porto Alegre  Porto Alegre  Manejo de Águas Pluviais  GALERIAS DE ÁGUAS PLUVIAIS E URBANIZAÇÃO DE FUNDO DE VALE: COMPLEMENTA INTERVENÇÃO DO SES SARANDI. INCLUI COLETORES, CASAS DE BOMBAS, DIQUES, REMOÇÃO DE CASAS E PAVIMENTAÇÃO.  R$ 20.500.000,00  R$ 18.450.000,00  R$ 2.050.000,00 
RS  Município de São Leopoldo  São Leopoldo  Manejo de Águas Pluviais  DUPLICAÇÃO DO CANAL JOÃO CORREA - TRECHO DO CANAL ABERTO LOCALIZADO ENTRE A BR 116 E A CASA DE BOMBAS Nº 3  R$ 15.600.000,00  R$ 14.040.000,00  R$ 1.560.000,00 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul  Abastecimento de Água  ELEVATÓRIAS DE ÁGUA TRATADA, ADUÇÃO DE ÁGUA TRATADA, REDES DE DISTRIBUIÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA.  R$ 27.155.401,48  R$ 23.082.091,26  R$ 4.073.310,22 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Campo Bom e Sapiranga  Abastecimento de Água  CAPTAÇÃO, ADUÇÃO, NOVO BLOCO HIDRÁULICO, TRAT. LODO E REFORMA NA ETA EXISTENTE E OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA  R$ 20.128.414,22  R$ 17.109.152,09  R$ 3.019.262,13 
RS  Companhia Rio grandense de Saneamento - CORSAN  Ivoti  Abastecimento de Água  CONSTRUÇÃO DE ELEVATÓRIA DE ÁGUA TRATADA ( EAT) E ADUTORA DE ÁGUA TRATADA UNINDO AS CIDADES DE ESTÂNCIA VELHA À IVOTI E TRÊS RESERVATÓRIOS  R$ 7.800.000,00  R$ 6.630.000,00  R$ 1.170.000,00 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Charqueadas  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO E MELHORIAS NA ETA  R$ 2.000.000,00  R$ 1.700.000,00  R$ 300.000,00 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Sapucaia do Sul  Abastecimento de Água  CONSTRUÇÃO DA ELEVATÓRIA DE ÁGUA TRATADA EBA - 16  R$ 2.000.000,00  R$ 1.700.000,00  R$ 300.000,00 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Portão  Abastecimento de Água  ADUTORA, RESERVATÓRIO, REFORÇO DE REDE E REDE DE DISTRIBUIÇÃO  R$ 9.200.000,00  R$ 7.820.000,00  R$ 1.380.000,00 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Santa Maria  Abastecimento de Água  PRODUÇÃO, RESERVAÇÃO, ADUÇÃO DE ÁGUA TRATADA, OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA.  R$ 21.023.060,66  R$ 17.869.601,56  R$ 3.153.459,10 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Três Coroas  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DA CAPTAÇÃO / EAB, NOVA ADUTORA DE ÁGUA BRUTA E NOVA ETA PARA 250 L/S.  R$ 13.500.000,00  R$ 11.475.000,00  R$ 2.025.000,00 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Rio Grande - cassino  Abastecimento de Água  RESERVAÇÃO, ADUÇÃO, OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA.  R$ 6.687.436,12  R$ 5.684.320,70  R$ 1.003.115,42 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Guaíba  Abastecimento de Água  RESERVAÇÃO, ADUÇÃO, OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA.  R$ 6.085.838,22  R$ 5.172.962,49  R$ 912.875,73 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Passo Fundo  Abastecimento de Água  RESERVAÇÃO, ADUÇÃO, OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA.  R$ 6.413.927,08  R$ 5.451.838,02  R$ 962.089,06 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Alvorada  Abastecimento de Água  RESERVAÇÃO, ADUÇÃO, OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA.  R$ 10.108.298,02  R$ 8.592.053,32  R$ 1.516.244,70 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Gravataí  Abastecimento de Água  RESERVAÇÃO, ADUÇÃO, OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA.  R$ 9.417.808,96  R$ 8.005.137,62  R$ 1.412.671,34 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Sapucaia do Sul  Abastecimento de Água  ADUTORA, RESERVATÓRIO E REFORMA DE ELEVATÓRIA  R$ 700.000,00  R$ 595.000,00  R$ 105.000,00 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Santo Antônio da Patrulha  Abastecimento de Água  ADUÇÃO, PRODUÇÃO, ELEVATÓRIA DE ÁGUA BRUTA E EXPANSÃO DE REDE.  R$ 4.000.000,00  R$ 3.400.000,00  R$ 600.000,00 
RS  Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN  Canoas  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE 1 RESERVATÓRIO ELEVADO DE 1000 M3 E DE ADUTORA DE DN 400 - APROXIMADAMENTE 4 KM NO MACROQUARTEIRÃO  R$ 4.000.000,00  R$ 3.400.000,00  R$ 600.000,00 
RS  Município de Porto Alegre  Porto Alegre  Esgotamento Sanitário  COMPLEMENTAÇÃO DO TRATAMENTO DE ESGOTOS DO SISTEMA PONTA DA CADEIA  R$ 52.365.802,96  R$ 49.747.512,81  R$ 2.618.290,15 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  Florianópolis  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO SAA FLORIANÓPOLIS - ADUTORA DN 1.200  R$ 6.550.209,99  R$ 5.567.678,49  R$ 982.531,50 
SC  Companhia Águas de Joinville  Joinville  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SAA, MEDIANTE: SUBSTITUIÇÃO DE 14,7 KM DA ADUTORA DE ÁGUAS DO RIO PIRAÍ, CONSTRUÇÃO E INTERLIGAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS R8 (8 MIL M3) NO BAIRRO BOM RETIRO E R10 (6.000 M3) NO BAIRRO SÃO MARCOS.  R$ 27.000.000,00  R$ 22.950.000,00  R$ 4.050.000,00 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  São José  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA  R$ 1.500.000,00  R$ 1.275.000,00  R$ 225.000,00 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  Florianópolis  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO SES FLORIANÓPOLIS, CANAVIEIRAS, CACHOEIRAS.  R$ 23.059.786,32  R$ 19.600.818,37  R$ 3.458.967,95 
SC  Companhia Águas de Joinville  Joinville  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SES MEDIANTE AMPLIAÇÃO DE REDE COLETORA (138 KM) E LIGAÇÕES PREDIAIS (17 MIL)  R$ 39.000.000,00  R$ 35.100.000,00  R$ 3.900.000,00 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  São José  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE SAA BAIRRO DE COLONIA, SANTANA E FORQUILHA.  R$ 4.500.000,00  R$ 3.825.000,00  R$ 675.000,00 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  Florianópolis  Esgotamento Sanitário  COMPLEMENTAÇÃO SES JURERÉ, DANIELA.  R$ 11.133.035,36  R$ 10.019.731,82  R$ 1.113.303,54 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  São José  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO E MELHORIA DO BAIRRO DE POTECAS, MEDIANTE CONSTRUÇÃO DE LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO E REDE COLETORA NOS BOSQUES DAS MANSÕES, ROSSADO, SÃO LUIZ, FORQUILHAS, FLOR DE NÁPOLIS, PICADAS DO SUL.  R$ 16.700.000,00  R$ 15.030.000,00  R$ 1.670.000,00 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  Florianópolis  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES FLORIANÓPOLIS - RIBEIRÃO DA ILHA  R$ 11.480.157,35  R$ 10.332.141,62  R$ 1.148.015,74 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  Florianópolis  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES FLORIANÓPOLIS - SANTO ANTÔNIO DE LISBOA  R$ 11.299.328,81  R$ 10.169.395,93  R$ 1.129.932,88 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  Florianópolis  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES FLORIANÓPOLIS - CANTO DO LAMIM  R$ 776.279,27  R$ 698.651,34  R$ 77.627,93 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  Florianópolis  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES FLORIANÓPOLIS - TAPERA  R$ 2.530.929,08  R$ 2.277.836,17  R$ 253.092,91 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  Florianópolis  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES PANTANO DO SUL  R$ 16.702.483,83  R$ 15.032.235,45  R$ 1.670.248,38 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  São José  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO SES SÃO JOSÉ  R$ 1.845.915,33  R$ 1.661.323,80  R$ 184.591,53 
SC  Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN  Criciúma  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 56.095.549,08  R$ 50.485.994,17  R$ 5.609.554,91 
SE  Estado de Sergipe  Aracaju  Abastecimento de Água  CONTRUÇÃO DA BARRAGEM E DA ETA DO RIO POXIM  R$ 115.000.000,00  R$ 100.000.000,00  R$ 15.000.000,00 
SP  Município de Artur Nogueira  Artur Nogueira  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 2.700.000,00  R$ 2.295.000,00  R$ 405.000,00 
SP  Município de Artur Nogueira  Artur Nogueira  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  R$ 1.400.000,00  R$ 1.190.000,00  R$ 210.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Arujá  Abastecimento de Água  OBRAS DE IMPLANTAÇÃO DE REDES PRIMÁRIAS DE DISTRIBUIÇÃO E EEA.  R$ 2.741.000,00  R$ 2.466.900,00  R$ 274.100,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Barueri  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DO NOVO BOOSTER PARQUE IMPERIAL E EXECUÇÃO DE REDES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS (1 KM DE REDE SECUNDÁRIA / 2,8 KM DE REDE PRIMÁRIA/ ESTAÇÃO ELEVATÓRIA ÁGUA TRATADA - 800 CV )  R$ 4.700.000,00  R$ 4.230.000,00  R$ 470.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Bertioga  Esgotamento Sanitário  OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTOS SANITÁ- RIOS.  R$ 11.542.106,00  R$ 6.290.000,00  R$ 5.252.106,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Caieiras  Esgotamento Sanitário  SISTEMA ISOLADO DE ESGOTO DO EXTREMO NORTE  R$ 30.000.000,00  R$ 27.000.000,00  R$ 3.000.000,00 
SP  SANASA-CAMPINAS  Campinas  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO CAPIVARI II  R$ 68.871.895,00  R$ 60.413.755,25  R$ 8.458.139,75 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Carapicuíba  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO E DE LIGAÇÕES DE ÁGUA EM NÚCLEOS DE BAIXA RENDA  R$ 1.002.000,00  R$ 901.800,00  R$ 100.200,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Cotia  Esgotamento Sanitário  SISTEMA ISOLADO JARDIM DAS OLIVEIRAS (ETE E EEE FINAL)  R$ 1.700.000,00  R$ 1.530.000,00  R$ 170.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Cubatão  Esgotamento Sanitário  OBRAS DE SISTEMA DE ESGOTOS SANITÁRIOS DE VILA NOVA  R$ 8.030.253,00  R$ 5.440.000,00  R$ 2.590.253,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Cubatão  Esgotamento Sanitário  CONTRATAÇÃO DE OBRAS DE SISTEMA DE ESGOTOS SANITÁRIOS VILA SÃO JOSÉ E VILA ELIZABETH.  R$ 3.657.243,00  R$ 2.380.000,00  R$ 1.277.243,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Cubatão  Saneamento Integrado  IMPLANTAÇÃO DO SES E SAA - VILA DOS PESCADORES  R$ 4.150.624,00  R$ 2.780.918,00  R$ 1.369.706,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Cubatão  Saneamento Integrado  IMPLANTAÇÃO DO SES E SAA - VILA ESPERANÇA  R$ 5.000.000,00  R$ 4.500.000,00  R$ 500.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Cubatão  Saneamento Integrado  IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BAIRROS COTAS  R$ 21.783.786,00  R$ 14.526.000,00  R$ 7.257.786,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Embu  Esgotamento Sanitário  COLETOR-TRONCO PIRAJUSSARA (PI-03) (9,5 KM COLETORTRONCO)  R$ 9.700.000,00  R$ 8.245.000,00  R$ 1.455.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Ferraz de Vasconcelos  Esgotamento Sanitário  PACOTE TÉCNICO DAS OBRAS DE IMPLANTAÇÃO DE REDE COLETORA DE ESGOTO.  R$ 1.471.609,00  R$ 1.121.052,00  R$ 350.557,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Francisco Morato  Abastecimento de Água  ADEQUAÇÃO DA SETORIZAÇÃO DO MUNICÍPIO  R$ 6.200.000,00  R$ 5.580.000,00  R$ 620.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Francisco Morato  Esgotamento Sanitário  SISTEMA ISOLADO EXTREMO NORTE.  R$ 30.000.000,00  R$ 27.000.000,00  R$ 3.000.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Franco da Rocha  Esgotamento Sanitário  SISTEMA ISOLADO EXTREMO NORTE  R$ 30.000.000,00  R$ 27.000.000,00  R$ 3.000.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Guarujá  Esgotamento Sanitário  EXECUÇÃO DAS OBRAS DE AFASTAMENTO DOS ESGOTOS (1, 8 KM 01 EEE) GERADOS NO BAIRRO MORRINHOS E LOTEAMENTOS JARDIM BRASIL I E II, JARDIM BELA VIDA I E II, VITÓRIA PARK E PARQUE DA MONTANHA  R$ 4.077.988,00  R$ 3.400.000,00  R$ 677.988,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Guarujá  Esgotamento Sanitário  EXECUÇÃO DE OBRAS PARA COMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTOS COMPREENDENDO 10.681 M DE REDES, 230 M COLETOR TRONCO (DIAM. 350MM), TRAVESSIA CANAL E ESTAÇÕES EE.1 E EE.5  R$ 8.148.186,00  R$ 4.760.000,00  R$ 3.388.186,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Guarujá  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES - MORRINHOS  R$ 6.787.258,00  R$ 1.649.000,00  R$ 5.138.258,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Guarujá  Esgotamento Sanitário  EXECUÇÃO DE OBRAS DO SES - VILA EDNA E VILA ZILDA.  R$ 5.636.084,00  R$ 2.507.500,00  R$ 3.128.584,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Guarujá  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COLETA E AFASTAMENTO DE ESGOTOS NA SUB-BACIA 1- BAIRROS PEREQUÊ (LE S= 1457 UN*) E JARDIM ALBAMAR (384 UN*) - 7 KM DE REDES, 1 KM CT E 1 KM LR (* ANO 2012)  R$ 5.471.777,00  R$ 4.651.011,00  R$ 820.767,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Guarujá  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO SES - SANTA CRUZ DOS NAVEGANTES.  R$ 4.155.617,00  R$ 3.532.274,00  R$ 623.343,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Guarujá  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES - VILA ZILDA  R$ 1.161.588,00  R$ 892.500,00  R$ 269.088,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Guarujá  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES - CONJUNTO HABITACIONAL JARDIM PRIMAVERA E MANGUE SECO.  R$ 2.595.248,00  R$ 1.360.000,00  R$ 1.235.248,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Guarujá  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES - CONJUNTO HABITACIONAL PORTO CIDADE - VICENTE DE CARVALHO.  R$ 784.672,00  R$ 399.500,00  R$ 385.172,00 
SP  Município de Guarulhos  Guarulhos  Esgotamento Sanitário  ESGOTAMENTO SANITÁRIO ONEROSO  R$ 124.000.000,00  R$ 111.600.000,00  R$ 12.400.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Hortolândia  Esgotamento Sanitário  EXECUÇÃO DE TRAVESSIAS DOS COLETORES TRONCO, COLETORES TRONCO RAMAIS M, ROSOLEN E REMANEJAMENTO DE REDE E EXECUÇÃO DE LIGAÇÃO EM REDE EXISTENTE.  R$ 19.700.000,00  R$ 16.745.000,00  R$ 2.955.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Hortolândia  Abastecimento de Água  EXECUÇÃO DE RESERVATÓRIO E EEAT - SANTA ISABEL, AMPLIAÇÃO DE ETA - CONTRUÇÃO DE MÓDULO, TRATAMENTO DE LODO E RESERVAÇÃO.  R$ 6.000.000,00  R$ 4.800.000,00  R$ 1.200.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Itanhaém  Saneamento Integrado  IMPLANTAÇÃO DE SAA E DE SES PARA CONJUNTO HABITACIONAL TANISE  R$ 1.050.000,00  R$ 945.000,00  R$ 105.000,00 
SP  Município de Itapevi Itapevi  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA COLETOR TRONCO SECUNDÁ- RIO PARA CONECTAR TODA A REDE DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE ITAPEVI À ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOSTOS DA  SABESP EM BARUERI.  R$ 3.600.000,00  R$ 2.880.000,00  R$ 720.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Itapevi  Abastecimento de Água  AMPLIAÇÃO DO SAA  R$ 5.600.000,00  R$ 5.040.000,00  R$ 560.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Itapevi  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E BOOSTER PARA ABASTECIMENTO DO BAIRRO VILA IRACEMA. IMPLANTAÇÃO DE REDES DE ÁGUA E BOOSTER AMADOR BUENO. IMPLANTAÇÃO DO BOOSTER SÃO FRANCISCO E REDES DE DISTRIBUIÇÃO.  R$ 5.600.000,00  R$ 5.040.000,00  R$ 140.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Itaquaquecetuba  Esgotamento Sanitário  ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE ITAQUAQUECETUBA.  R$ 27.132.000,00  R$ 24.418.800,00  R$ 2.713.200,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Itatiba  Esgotamento Sanitário  COLETOR TRONCO  R$ 3.000.000,00  R$ 2.550.000,00  R$ 450.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Itatiba  Esgotamento Sanitário  COLETOR TRONCO FILOMENA E JUREMA  R$ 800.000,00  R$ 680.000,00  R$ 120.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Itatiba  Abastecimento de Água  REFORÇO DE REDE - 2500 M DE 250/300MM; AAT ETA - SAUDADE - 820 DE 400 MM; AAT ETA - ENGENHO; EXECUÇÃO DE RESERVATÓRIO DE 200 M SANTA CRUZ.  R$ 2.700.891,00  R$ 1.840.000,00  R$ 860.891,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Itatiba  Abastecimento de Água  NOVO SISTEMA PRODUTOR DE ÁGUA  R$ 21.698.000,00  R$ 17.358.400,00  R$ 4.339.600,00 
SP  Prefeitura Municipal de Jacareí  Jacareí  Saneamento Integrado  PROGRAMA DE INTERVENÇÃO AMBIENTAL E URBANA NO VALE DO CÓRREGO DO TURI - BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL. AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁ- RIO E MELHORIAS NO SISTEMA DE MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS.  R$ 85.250.939,33  R$ 60.000.000,00  R$ 25.250.939,33 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Mairiporã  Abastecimento de Água  OBRA DE IMPLANTAÇÃO DE NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA, ADUTORAS DE ÁGUA BRUTA E TRATADA, ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE AGUA TRATADA EM MAIRIPORÃ.  R$ 10.000.000,00  R$ 9.000.000,00  R$ 1.000.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Monte Mor  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE AFASTAMENTO E TRATAMENTO  R$ 24.300.000,00  R$ 20.655.000,00  R$ 3.645.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Monte Mor  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE REDE COLETORA DE ESGOTOS, REDE COLETORA (INTERLIGAÇÃO NECESSÁRIA PARA OPERAÇÃO DAS REDES SECAS), EXECUÇÃO DAS OBRAS DO SES.  R$ 1.600.000,00  R$ 1.360.000,00  R$ 240.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Monte Mor  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE LODO DA ETA, CONTRATAÇÃO E EXECUÇÃO DO SISTEMA CAPIVARI MIRIM.  R$ 3.200.000,00  R$ 2.560.000,00  R$ 640.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Osasco  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO COLETOR TRONCO DA BACIA DO TO - 19, CONDUZINDO OS ESGOTOS PARA A ETE BARUERI.  R$ 984.000,00  R$ 885.600,00  R$ 98.400,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Osasco  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DE REDES E COLETOR TRONCO NA BACIA TO - 21, CONDUZINDO OS ESGOTOS PARA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DE BARUERI.  R$ 2.964.000,00  R$ 2.667.600,00  R$ 296.400,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Osasco  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE OSASCO.  R$ 2.900.000,00  R$ 2.610.000,00  R$ 290.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Peruíbe  Saneamento Integrado  IMPLANTAÇÃO DE SAA E DO SES PARA CONJUNTO HABITACIONAL SANTA ISABEL.  R$ 1.923.148,00  R$ 1.730.833,00  R$ 192.315,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Praia Grande  Esgotamento Sanitário  CONTRATAÇÃO DE OBRAS DO SES NÚCLEO CAIEIRAS (12 KM REDES / 1.600 LIGAÇÕES -1.667 ECONOMIAS), 2 EEE  R$ 8.301.425,00  R$ 6.128.500,00  R$ 2.172.925,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Praia Grande  Esgotamento Sanitário  CONTRATAÇÃO DA OBRAS PARA SISTEMA DE ESGOTOS SANITÁRIOS JARDIM DO TREVO (156 KM DE REDE COLETORA, 18870 UN DO LES, 8 EEES E 5,4 KM EMISSÁRIOS)  R$ 38.700.000,00  R$ 32.895.000,00  R$ 5.805.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Praia Grande  Esgotamento Sanitário  EXECUÇÃO DAS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO SES - SITIO DO CAMPO E ANTÁRTICA  R$ 14.716.600,00  R$ 12.509.110,00  R$ 2.207.490,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Praia Grande  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SES - BAIRROS OCIAN, TUPY, AVIAÇÃO E QUIETUDE.  R$ 21.890.064,00  R$ 15.300.000,00  R$ 6.590.064,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Praia Grande  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES - VILA MIRIM III  R$ 4.351.960,00  R$ 3.699.166,00  R$ 652.794,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Praia Grande  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTOS SANITÁRIOS VILA SONIA, JARDIM APRAZÍVEL EJARDIM AEROCLUBE.  R$ 27.766.866,00  R$ 23.601.836,00  R$ 4.165.030,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Praia Grande  Esgotamento Sanitário  COMPLEMENTAÇÃO DAS OBRAS DE REMANEJAMENTO DE REDES COLETORAS, DIVERSOS BAIRROS.  R$ 28.612.155,00  R$ 23.750.304,00  R$ 4.861.851,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Santana de Parnaíba  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE SANTANA DE PARNAÍBA.  R$ 300.000,00  R$ 270.000,00  R$ 30.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Santo André  Esgotamento Sanitário  COLETORES TRONCO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ.  R$ 10.000.000,00  R$ 9.000.000,00  R$ 1.000.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Santos  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE COLETA E AFASTAMENTO CHICO DE PAULA, ALEMOA E MORROS.  R$ 8.628.419,00  R$ 5.950.000,00  R$ 2.678.419,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Santos  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES - CONJUNTO HABITACIONAL SÃO MANOEL I.  R$ 1.021.826,00  R$ 867.000,00  R$ 154.826,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Santos  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES - CONJUNTO HABITACIONAL SÃO MANOEL II.  R$ 686.011,00  R$ 322.425,00  R$ 363.586,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Santos  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES - CONJUNTO HABITACIONAL VILA ALEMOA.  R$ 1.353.997,00  R$ 654.500,00  R$ 699.497,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Santos  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES CONJUNTO HABITACIONAL DIQUE VILA GILDA.  R$ 1.300.626,00  R$ 1.105.000,00  R$ 195.626,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Santos  Esgotamento Sanitário  PROGRAMA DE RESTAURAÇÃO DAS ELEVATÓRIAS DE ESGOTOS DA BAIXADA SANTISTA - AQUISIÇÃO DE 49 CONJUNTOS MOTO-BOMBAS ELÉTRICOS.  R$ 1.572.100,00  R$ 1.190.000,00  R$ 382.100,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Bernardo do Campo  Esgotamento Sanitário  COLETOR-TRONCO COUROS - 1º TRECHO A JUSANTE. (2,2 KM DE COLETOR-TRONCO) FAVELA NAVAL  R$ 8.000.000,00  R$ 7.200.000,00  R$ 800.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Bernardo do Campo  Saneamento Integrado  IMPLANTAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E DE COLETAS DE ESGOTOS NO CONJUNTO VILA FERREIRA  R$ 1.400.000,00  R$ 1.260.000,00  R$ 140.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE REDES DE ÁGUA NA FAVELA PARAISÓ- POLIS  R$ 20.000.000,00  R$ 18.000.000,00  R$ 2.000.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Esgotamento Sanitário  COLETORES E REDES DE ESGOTOS NA FAVELA PARAISÓPOLIS CONDUZINDO OS ESGOTOS PARA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE BARUERI (48,1 KM DE REDE E COLETORES TRONCO)  R$ 14.600.000,00  R$ 13.140.000,00  R$ 1.460.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Saneamento Integrado  IMPLANTAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E DE COLETAS DE ESGOTOS EM ÁREAS IRREGULARES EM VÁ- RIOS BAIRROS DE SÃO PAULO  R$ 80.000.000,00  R$ 72.000.000,00  R$ 8.000.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Abastecimento de Água  DUPLICAÇÃO DA ADUTORA JARAGUÁ - PERUS - CAIEIRAS, ADUTORA GUARAÚ - LAPA/RES. PERDIZES, BOOSTER SUMARÉ E ADUTORA PERDIZES/SUMARÉ.  R$ 43.734.452,00  R$ 28.038.948,00  R$ 15.695.505,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Abastecimento de Água  ADEQUAÇÕES E OBRAS COMPLEMENTARES PARA CAPACIDADE DE 16 M3/S DA ETA ABV E O SISTEMA PARA ENCAMINHAMENTO DO LODO DA ETA ABV À ETE BARUERI  R$ 27.800.000,00  R$ 25.020.000,00  R$ 2.780.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Abastecimento de Água  IMPLANTAÇÃO DE REDES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS NA PQ. TAIPAS E ADJACÊNCIAS  R$ 3.500.000,00  R$ 3.150.000,00  R$ 350.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Bernardo  Abastecimento de Água  SISTEMA ADULTOR VILA - MARCHI - ALVARENGA  R$ 13.379.136,00  R$ 10.800.000,00  R$ 2.579.136,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Abastecimento de Água  SETORIZAÇÃO DE AMERICANÓPOLIS  R$ 25.000.000,00  R$ 22.500.000,00  R$ 2.500.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Esgotamento Sanitário  COLETORES E TRONCO E SECUNDÁRIOS DA BACIA TA - 15 IPIRANGA.  R$ 48.000.000,00  R$ 43.200.000,00  R$ 4.800.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Esgotamento Sanitário  COLETORES TRONCO DA BACIA PI 18 - UBERABA  R$ 28.000.000,00  R$ 25.200.000,00  R$ 2.800.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Esgotamento Sanitário  INTERCEPTOR ITI - 02, COLETORES SANTA EULÁLIA E CRUZEIRO DO SUL E INTERLIGAÇÕES.  R$ 14.157.000,00  R$ 12.741.300,00  R$ 1.415.700,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Esgotamento Sanitário  COLETORES TRONCO ARICANDUVA  R$ 17.349.000,00  R$ 15.614.100,00  R$ 1.734.900,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Esgotamento Sanitário  COLETOR TRONCO CENTER NORTE - TENENTE ROCHA  R$ 1.912.000,00  R$ 1.720.800,00  R$ 191.200,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Paulo  Esgotamento Sanitário  INTECEPTOR ITI - 12  R$ 23.086.000,00  R$ 20.777.400,00  R$ 2.308.600,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Vicente  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES CONJUNTO HABITACIONAL CANAL DO MEIO.  R$ 206.970,00  R$ 175.924,00  R$ 31.045,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Vicente  Esgotamento Sanitário  IMPLANTAÇÃO DO SES CONJUNTO HABITACIONAL SAQUARÉ  R$ 503.623,00  R$ 428.079,00  R$ 75.543,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Vicente  Esgotamento Sanitário  COMPLEMENTAÇÃO DAS OBRAS NOS BAIRROS VILA MARGARIDA, MATEO BEL, ESPLANADA DOS BARREIROS (SUBBACIA 17M) REDE COLETORA (4KM), COLETOR TRONCO (715 M), LIGAÇÕES (200 UN E 3700 UN CONEXÕES POSTERIORES)  R$ 5.872.176,00  R$ 4.991.350,00  R$ 880.826,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  São Vicente  Esgotamento Sanitário  AMPLIAÇÃO DAS OBRAS DO SISTEMA DE ESGOTOS SANITÁRIOS NOS BAIRROS CIDADE NÁUTICA, VILA JOQUEI V. N. SENHORA DE FATIMA, PARQUE SÃO VICENTE, CENTRO E CATIAPOÃ (SUB-BACIAS 26, 27, 29 E 30) : REDES COLETORAS (27.429 M), COLETOR TRONCO (1.791 M), EMISSÁRIOS (1.664 KM), EEE (2UN) E LIGAÇÕES (4.285UN)  R$ 27.702.603,00  R$ 23.547.213,00  R$ 4.155.390,00 
SP  Município de Suzano  Suzano  Esgotamento Sanitário  EXECUÇÃO DE 22 KM DE REDE COLETORA DOMICILIAR E DUAS ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ESGOTO (EEE), 1268 METROS DE LINHA DE RECALQUE, AS QUAIS INTEGRARÃO O ATUAL SISTEMA DAS BACIAS TL29 E TL31, COM ENCAMINHAMENTO PARA A ETE DE SUZANO.  R$ 6.000.000,00  R$ 4.800.000,00  R$ 1.200.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Taboão da Serra  Esgotamento Sanitário  ESGOTAMENTO DA BACIA PI-03 PIRAJUSSARA  R$ 16.000.000,00  R$ 13.600.000,00  R$ 2.400.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Vargem Grande Paulista  Esgotamento Sanitário  SISTEMA ISOLADO SEDE DE VARGEM GRANDE PAULISTA: ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS, COLETORES, ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS DE ESGOTOS, LINHA DE RECALQUE REDES COLETORAS  R$ 12.068.000,00  R$ 10.257.800,00  R$ 1.810.200,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Cubatão  Saneamento Integrado  IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO - BOLSÃO 9  R$ 919.526,00  R$ 827.573,00  R$ 91.953,00 
SP  Município de São Bernardo do Campo  São Bernardo do Campo  Saneamento Integrado  IMPLANTAÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIIÇÃO DE ÁGUA E DE COLETAS DE ESGOTOS NO CONJUNTO HABITACIONAL VILA FERREIRA.  R$ 1.400.000,00  R$ 1.260.000,00  R$ 140.000,00 
SP  Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP  Bertioga Esgotamento SanItário OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTOS SANITÁ- RIOS SISTEMA A (SUB-BACIAS K1, K2, Q1, Q2, R)      R$ 11.525.601,00  R$ 8.303.590,00  R$ 3.222.011,00 
TOTAL   R$ 6.523.718.026,89  R$ 5.842.867.919,95 
R$ 680.850.106,94 

(Redação dada pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 )

ANEXO
PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO - PAC

APÊNDICE II

CRONOGRAMA PARA HOMOLOGAÇÃO DE PROPOSTAS FIRMADAS NO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO FEDERATIVA (PCF) PARA CONTRATAÇÃO EM 2008 - TOMADORES PÚBLICOS

PROCEDIMENTO   PRAZOS  
INÍCIO  TÉRMINO 
Cadastro da Proposta pela SNSA/MCIDADES das operações de crédito relativas aos empreendimentos constantes dos Protocolos de Cooperação Federativa  03.09.2007  06.09.2007 
Complementação e Verificação das informações constantes na Proposta pelo Proponente Mutuário  10.09.2007  21.09.2007 
Entrega da documentação e projetos básicos ou executivos ao Agente Financeiro  10.09.2007  14.01.2008 
Validação da Proposta pelo Agente Financeiro  10.09.2007  31.01.2008 
Divulgação da homologação das Propostas pela SNSA/MCIDADES e notificação aos Proponentes Mutuários das Propostas com parecer desfavorável.  15.10.2007  08.02.2008 
Divulgação da Habilitação das Cartas Propostas e emissão do Termo de Habilitação pela SNSA/MCIDADES.  15.10.2007  18.05.2009 
Data limite para abertura do processo na STN/MF  29.05.2009  
Data limite para entrega de documentos complementares na STN/MF  19.06.2009  
Data limite para emissão da autorização pela STN/MF 
10.07.2009  

(Redação dada à tabela pela Instrução Normativa MCid nº 21, de 08.05.2009, DOU 11.05.2009 )

Nota:Redação Anterior:
"PROCEDIMENTO   PRAZOS   
   INÍCIO   TÉRMINO   
Cadastro da Proposta pela SNSA/MCIDADES das operações de crédito relativas aos empreendimentos constantes dos Protocolos de Cooperação Federativa   03.09.2007   06.09.2007   
Complementação e Verificação das informações constantes na Proposta pelo Proponente Mutuário   10.09.2007   21.09.2007   
Entrega da documentação e projetos básicos ou executivos ao Agente Financeiro   10.09.2007   14.01.2008   
Validação pelo Agente Financeiro da Proposta   10.09.2007   31.01.2008   
Divulgação da homologação das Propostas pela SNSA/MCIDADES e notificação aos Proponentes Mutuários das Propostas com parecer desfavorável.   15.10.2007   08.02.2008   
Divulgação da Habilitação das Cartas Propostas e emissão do Termo de Habilitação pela SNSA/MCIDADES.   15.10.2007   15.02.2008   
Data limite para abertura do processo na STN   28.02.2008      
Data limite para entrega de documentos complementares na STN   15.05.2008      
Data limite para emissão da autorização pela STN   02.06.2008      
(Redação dada pela Instrução Normativa MCid nº 18, de 14.04.2008, DOU 15.04.2008 )"


PROCEDIMENTO   PRAZOS   
INÍCIO   TÉRMINO   
Cadastro da Proposta pela SNSA/MCIDADES das operações de crédito relativas aos empreendimentos constantes dos Protocolos de Cooperação Federativa   03.09.2007   06.09.2007   
Complementação e Verificação das informações constantes na Proposta pelo Proponente Mutuário   10.09.2007   21.09.2007   
Entrega da documentação e projetos básicos ou executivos ao Agente Financeiro   10.09.2007   14.01.2008   
Validação pelo Agente Financeiro da Proposta   10.09.2007   31.01.2008   
Divulgação da homologação das Propostas pela SNSA/MCIDADES e notificação aos Proponentes Mutuários das Propostas com parecer desfavorável.   15.10.2007   08.02.2008   
Divulgação da Habilitação das Cartas Propostas e emissão do Termo de Habilitação pela SNSA/MCIDADES.   15.10.2007   15.02.2008   
Data limite para abertura do processo na STN   28.02.2008   
Data limite para entrega de documentos complementares na STN   31.03.2008   
Data limite para emissão da autorização pela STN   15.04.2008

(1) Esta modalidade corresponde ao conceito de Drenagem Urbana contido no inciso V do § 1º do art. 9ºB da Resolução CMN nº 2.827, de 30 de março de 2001 e suas alterações;

(2) Para informação adicional, consultar: Programa de Modernização do Setor Saneamento. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento: diagnóstico dos serviços de água e esgotos - 2005. Brasília: MCIDADES. SNSA, 2006 ou edição mais recente.

(3) Acompanhado dos respectivos memoriais descritivos e orçamento.

(4) As operações apresentadas no âmbito do Programa SANEAMENTO PARA TODOS/Fonte de recursos FGTS observarão os requisitos estabelecidos para o programa conforme Instrução Normativa específica. As operações apresentadas no âmbito das demais fontes de recurso observarão além de suas próprias exigências, o disposto neste regulamento e o disposto na Lei 11.445/2007 .

(5) Para as operações vinculadas ao Programa SANEAMENTO PARA TODOS/Fonte de recursos FGTS, o Agente Financeiro deve providenciar a contratação da operação junto ao Agente Operador do FGTS. Mais informações devem ser obtidas junto à Vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias (VIFUG) da Caixa Econômica Federal (sufug@caixa.gov.br)