Ato Declaratório Executivo COFIS nº 49 de 15/10/2009

Norma Federal

Dispõe sobre o leiaute, as regras de validação e as tabelas de códigos aplicáveis ao Programa Validador e Assinador da Entrada de Dados para o Controle Fiscal Contábil de Transição (PVA-Fcont).

Notas:

1) Revogado pelo Ato Declaratório Executivo COFIS nº 31, de 02.09.2011, DOU 08.09.2011 .

2) Ver Ato Declaratório Executivo COFIS nº 9, de 06.04.2010, DOU 08.04.2010 , que dispõe sobre normas operacionais para entrega dos dados através do Programa Validador e Assinador da Entrada de Dados para o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCont), para o ano-calendário de 2009.

3) Ver Ato Declaratório Executivo Codac nº 18, de 31.03.2010, DOU 01.04.2010 , que dispõe sobre a instituição de código de receita para o caso que especifica.

4) Assim dispunha o Ato Declaratório Executivo revogado:

"O Coordenador-Geral de Fiscalização, no uso da atribuição que lhe confere o art. 3º da Instrução Normativa RFB nº 967, de 15 de outubro de 2009 ,

Declara:

Art. 1º Ficam aprovados o leiaute e as regras de validação aplicáveis aos campos e registros utilizados no PVA-Fcont, nos termos do Anexo Único.

Art. 2º O PVA-Fcont utilizará as tabelas de código definidas nos Atos Declaratórios Executivos Cofis nº 36, de 18 de dezembro de 2007 , e nº 20, de 28 de maio de 2009 .

Art. 3º Este ato entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

ANTONIO ZOMER

ANEXO ÚNICO

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 GERAÇÃO

O arquivo gerador do Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT) deve conter registros relativos ao mesmo período abrangido pela Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).

Nos casos de abertura, extinção, cisão, fusão e incorporação, as sociedades compreendidas nesses processos deverão apresentar arquivos, como segue:

- sociedades novas: arquivos que contemplem as operações a partir da data de ocorrência do evento;

- sociedades que se extinguirem: arquivos que contemplem as operações até a data da ocorrência do evento;

- sociedades que continuarem a existir: arquivos que contemplem as operações até a data de ocorrência do evento e outro para o período posterior.

2. REFERÊNCIAS PARA O PREENCHIMENTO DO ARQUIVO

2.1 DADOS TÉCNICOS DE GERAÇÃO DO ARQUIVO

2.1.1 Características do arquivo digital:

Arquivo no formato texto, codificado em ASCII - ISO 8859-1 (Latin-1), não sendo aceitos campos compactados (packed decimal), zonados, binários, ponto flutuante (float point), etc., ou quaisquer outras codificações de texto, tais como EBCDIC;

Arquivo com organização hierárquica, assim definida pela citação do nível hierárquico ao qual pertence cada registro;

Os registros são sempre iniciados na primeira coluna (posição 1) e têm tamanho variável;

A linha do arquivo digital deve conter os campos na exata ordem em que estão listados nos respectivos registros;

Ao início do registro e ao final de cada campo deve ser inserido o caractere delimitador "|" (Pipe ou Barra Vertical: caractere 124 da Tabela ASCII); O caractere delimitador "|" (Pipe) não deve ser incluído como parte integrante do conteúdo de quaisquer campos numéricos ou alfanuméricos;

Todos os registros devem conter no final de cada linha do arquivo digital, após o caractere delimitador Pipe acima mencionado, os caracteres "CR" (Carriage Return) e "LF" (Line Feed) correspondentes a "retorno do carro" e "salto de linha" (CR e LF: caracteres 13 e 10, respectivamente, da Tabela ASCII).

Exemplo (campos do registro):

1   2   3   4º  
REG;   NOME;   CNPJ;   IE  
|1550|José Silva & Irmãos Ltda|60001556000257|01238578455|CRLF  
|1550|Maurício Portugal S.A||2121450|CRLF  
|1550|Armando Silva ME|99222333000150||CRLF  

Na ausência de informação, o campo vazio (campo sem conteúdo; nulo; null) deverá ser imediatamente encerrado com o caractere "|" delimitador de campo.

Exemplos (conteúdo do campo)

Campo alfanumérico: José da Silva & Irmãos Ltda -> |José da Silva & Irmãos Ltda|

Campo numérico: 1234,56 -> |1234,56|

Campo numérico ou alfanumérico vazio -> ||

Exemplo (campo vazio no meio da linha)

|123,00||123654788000354|

Exemplo (campo vazio em fim de linha)

||CRLF

2.2 REGRAS GERAIS DE PREENCHIMENTO

Esta seção apresenta as regras que devem ser respeitadas em todos os registros gerados, quando não excepcionadas por regra específica referente a um dado registro.

2.2.1 Formato dos campos

ALFANUMÉRICO: representados por "C" - todos os caracteres das posições da Tabela ASCII, excetuados os caracteres "|" (Pipe ou Barra Vertical: caractere 124 da Tabela ASCII) e os não-imprimíveis (caracteres 00 a 31 da Tabela ASCII);

NUMÉRICO: representados por "N" - algarismos das posições de 48 a 57 da Tabela ASCII e o caractere"," (vírgula: caractere 44 da tabela ASCII).

2.2.2 Regras de preenchimento dos campos com conteúdo alfanumérico (C)

Todos os campos alfanuméricos terão tamanho máximo de 255 caracteres, exceto se houver indicação distinta.

Exemplo:

COD_INF   C  
TXT   C   65536  

2.2.3 Regras de preenchimento dos campos com conteúdo numérico nos quais há indicação de casas decimais

Deverão ser preenchidos sem os separadores de milhar, sinais ou quaisquer outros caracteres (tais como: "." "-" "%"), devendo a vírgula ser utilizada como separador decimal (Vírgula: caractere 44 da Tabela ASCII);

Observar a quantidade máxima de casas decimais que constar no respectivo campo;

Preencher os valores percentuais desprezando-se o símbolo (%), sem nenhuma convenção matemática.

Exemplos (valores monetários, quantidades, percentuais, etc):

R$ 1.129.998,99 é |1129989,99|

1.255,42 é |1255,42|

234,567 é |234,567|

10.000 é |10000|

10.000,00 é |10000| ou |10000,00|

17,00 % é |17,00| ou |17|

18,50 % é |18,5| ou |18,50|

30 é |30|

1.123,456 Kg é |1123,456|

0,010 litros é |0,010|

0,00 é |0| ou |0,00|

0 é |0|

campo vazio é ||

2.2.4 Regras de preenchimento de campos numéricos (N) cujo conteúdo representa data

Devem ser informados conforme o padrão "diamêsano" (ddmmaaaa), excluindo-se quaisquer caracteres de separação (tais como: ".", "/", "-", etc);

Exemplos (data):

01 de Janeiro de 2005 é |01012005|

11.11.1911 é |11111911|

21-03-1999 é |21031999|

09/08/04 é |09082004|

campo vazio é ||

2.2.5 Regras de preenchimento de campos numéricos (N) cujo conteúdo representa período:

Devem ser informados conforme o padrão "mêsano" (mmaaaa), excluindo-se quaisquer caracteres de separação (tais como: ".", "/", "-", etc);

Exemplos (período):

Janeiro de 2005 é |012005|

11.1911 é |111911|

03-1999 é |031999|

08/04 é |082004|

campo vazio é ||

2.3 NÚMEROS, CARACTERES OU CÓDIGOS DE IDENTIFICAÇÃO.

2.3.1 Os campos com conteúdo numérico nos quais se faz necessário registrar números ou códigos de identificação (CNPJ, CPF, CEP, dentre outros).

Deverão seguir a regra de formação definida pelo respectivo órgão regulador. Estes campos deverão ser informados com todos os dígitos, inclusive os zeros (0) à esquerda. As máscaras (caracteres especiais de formatação, tais como: ".", "/", "-", etc) não devem ser informadas.

Os campos numéricos cujo tamanho é expresso na coluna própria deverão conter exatamente a quantidade de caracteres indicada.

Exemplo (campos numéricos com indicação de tamanho):

CNPJ   N   014  
CPF   N   011  
NIRE   N   011  
COD_MUN   N   007  
CEP   N   008  

Exemplos (campos numéricos com indicação de tamanho):

CNPJ: 23.456.789/0001-10 é |23456789000110|

CNPJ: 00.456.789/0001-10 é |00456789000110|

CPF: 882.440.449-40 é |88244044940|

CPF: 002.333.449-40 é |00233344940|

campo vazio é ||

2.3.2 Os campos com conteúdo alfanumérico nos quais se faz necessário registrar números ou códigos de identificação (IE, IM, dentre outros).

Deverão seguir a regra de formação definida pelo respectivo órgão regulador. Estes campos deverão ser informados com todos os dígitos, incluindo os zeros (0) à esquerda, quando exigido pelo órgão. As máscaras (caracteres especiais de formatação, tais como: ".", "/", "-", etc) não devem ser informadas.

Os campos que contiverem informações sobre números ou códigos de identificação com conteúdo alfanumérico devem obedecer à quantidade de caracteres estabelecida pelo respectivo órgão regulador.

Exemplos (números ou códigos de identificação com conteúdo alfanumérico):

IE   C  
IM   C  

Exemplos (números ou códigos de identificação com conteúdo alfanumérico):

IE: 129.876.543.215-77 é |12987654321577|

IE: 04.123.123-7 é |041231237|

IM: 876.543.219-21 é |00087654321921|

campo vazio é ||

2.3.3 Os campos nos quais se faz necessário registrar algarismos ou caracteres que identifiquem ou façam parte da identificação de objeto documento (NUM_DA, NUM_PROC, etc).

Deverão seguir a regra de formação definida pelo respectivo órgão regulador, se houver. Estes campos deverão ser informados com todos os dígitos válidos, aí incluídos os caracteres especiais de formatação (tais como: ".", "/", "-", etc).

Os campos que contiverem informações com algarismos ou caracteres que identifiquem um documento devem ter a exata quantidade de caracteres indicada no objeto original.

Exemplo (algarismos ou caracteres de identificação):

NUM_DA   C  
NUM_PROC   C  

Exemplos (algarismos ou caracteres de identificação):

Documento de arrecadação: 98.765-43 é |98.765-43|

Documento de arrecadação: A1B2C-34 é |A1B2C-34|

Autenticação do documento de arrecadação -> 001-1234/02120512345 é |001-234/02120512345|

Número do processo: 2002/123456-78 é |2002/123456-78|

campo vazio é ||

2.4 TABELAS DE CÓDIGO

2.4.1 Tabelas externas

São tabelas oficiais criadas e mantidas por outros atos normativos e cujos códigos sejam necessários à elaboração do arquivo digital e deverão seguir a codificação definida pelo respectivo órgão regulador.

Exemplo (tabelas externas):

Tabela de Municípios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

2.4.2 As tabelas internas

Necessárias à elaboração do arquivo estão relacionadas em ato publicado pelo Sped.

Exemplo (tabelas internas):

IND_SIT_ESP   Indicador de situação especial:  
0   abertura;  
1   cisão;  
2   fusão;  
3   incorporação;  
4   extinção.  

2.4.3 As tabelas intrínsecas ao campo

Constam no leiaute e são o seu domínio (conteúdos válidos para o campo).

As referências a estas tabelas seguirão a codificação definida no respectivo campo.

Exemplo:

IND_MOV   Indicador de movimento:  
  0- Bloco com dados informados;  
  1- Bloco sem dados informados  

2.4.4 Tabelas elaboradas pelo contribuinte

O código a ser utilizado é de livre atribuição pelo contribuinte e tem validade apenas para o arquivo informado. Não pode ser duplicado, atribuído a descrições diferentes, obedecida a chave indicada no leiaute de cada registro.

É facultativa a inclusão da máscara no próprio código, exceto quando necessária à sua perfeita identificação (exemplo: para discernir entre 1.01 e 10.1). Neste caso, a inclusão é obrigatória.

Para cada código utilizado em um dos registros do arquivo deve existir um correspondente na tabela elaborada pelo informante.

2.5 BLOCOS DO ARQUIVO

Entre o registro inicial e o registro final, o arquivo digital é constituído de blocos, referindo-se cada um deles a um agrupamento de informações.

2.5.1 Relação de Blocos:

Bloco   Descrição  
0   Abertura, Identificação e Referências (apenas o registro 0000)  
I   Lançamentos Contábeis (lançamentos societários a serem expurgados e lançamentos fiscais a serem Incluídos)  
J   Demonstrações Contábeis (identificação dos signatários da escrituração)  
M   Informações Fiscais (em forma contábil, a serem incluídos)  
9   Controle e Encerramento do Arquivo Digital  

Observações:

O arquivo digital é composto por blocos de informação, cada qual com um registro de abertura, com registros de dados e com um registro de encerramento;

Após o Bloco 0, inicial, a ordem de apresentação dos demais blocos é a seqüência constante na Tabela Blocos acima;

Salvo quando houver especificação em contrário, todos os blocos são obrigatórios (exceto o bloco 0) e o respectivo registro de abertura indicará a presença ou a ausência de dados informados.

2.5.2 Blocos para importação

Os seguintes blocos poderão ser selecionados para a importação:

Bloco 0

Bloco I

Bloco J

Bloco M

O bloco 9 e os registros de encerramento dos demais blocos J990 são sempre gerados pelo Programa Gerador de Escrituração (PGE).

Se o banco de dados já contiver registros do bloco selecionado para importação, eles serão sobrepostos.

Quando a escrituração não existir na base de dados, os dados do bloco 0 sempre serão incluídos.

Atenção: embora vários dos registros tenham o mesmo leiaute da Escrituração Contábil Digital - ECD, existem diferenças que devem ser consideradas, tais como:

Os registros I050 (Plano de Contas do contribuinte) são exatamente iguais aos da ECD, mas a chave do registro I051 (Plano de Contas Referencial) foi alterada para permitir a exata vinculação entre os dois registros (pai e filho), mantendo-se o relacionamento 1:N. A nova chave no registro I051 é:

Código da Entidade Responsável pelo Plano de Contas Referencial + Centro de Custo.

Assim, caso a empresa tenha, em seu plano de contas, alguma conta que se relacione a mais de uma conta do plano referencial, deverá: i) explodir essa conta, criando mais um nível, de forma a segregar as informações conforme a sua relação com o plano referencial, ou ii) incluir no registro I051 centros de custos, ainda que não utilizados na escrituração comercial, para conseguir uma relação unívoca.

Para as contas na situação anterior, os registros de lançamento (I250) e saldo (I150) também deverão sofrer a mesma adaptação. Por ex.: uma conta contábil que se relacione a duas contas referenciais, deverá, nos saldos, ser objeto de dois registros (um para cada conta referencial).

O conteúdo dos registros pode não ser, portanto, idêntico aos da ECD. Erros de indicação de conta referencial, na ECD, poderão ser corrigidos neste momento.

Deve-se analisar com prudência a importação direta dos livros contábeis digitais para o FCONT.

O mais provável é que se façam extratos de registros da ECD, contendo apenas os registros de interesse. Pode-se, por exemplo, importar os registros I050 e I051 da ECD e digitar os demais.

Saliente-se, ainda, que o sistema, ao importar os registros de um bloco, sobrescreve todos os já existentes do mesmo bloco. Ou seja, se já existirem registros I050, I051, I200 e I250 e, no novo arquivo a ser importado, existirem apenas os I050 e I051, os I200 e I250 serão eliminados.

2.6 BLOCOS E REGISTROS DO ARQUIVO DIGITAL

O arquivo digital FCONT deverá ser composto dos seguintes blocos e registros por bloco:

Bloco   Descrição   Registro   Nível   Ocorrência   Obrigatoriedade  
0   Abertura do Arquivo Digital - Identificação da Pessoa Jurídica   0000   0   1   O  
I   Abertura do Bloco I   I001   1   1   O  
I   Plano de Contas Contábil   I050   2   V   O  
I   Plano de Contas Referencial   I051   3   1:N   F (1)  
I   Tabela de Histórico Padronizado   I075   2   V   F  
I   Centro de Custos   I100   2   V   F  
I   Saldos Contábeis - Identificação do Período   I150   2   V (Até 4)   O  
I   Detalhes dos Saldos Periódicos   I155   3   1:N   O  
I   Lançamento   I200   2   V   F  
I   Partidas do Lançamento   I250   3   1:N   F(2)  
I   Encerramento do Bloco I   I990   1   1   O  
J   Abertura do Bloco J   J001   1   1   O  
J   Identificação dos Signatários da Escrituração   J930   2   2   O  
J   Encerramento do Bloco J   J990   1   1   O  
M   Abertura do Bloco M   M001   1   1   O  
M   Qualificação da Pessoa Jurídica   M020   2   1   O  
M   Identificação do Período de Apuração   M030   2   V (Até 4)   O  
M   Encerramento do Bloco M   M990   1   1   O  
9   Abertura do Bloco 9   9001   1   1   O (3)  
9   Registros do Arquivo   9900   2   V   O (3)  
9   Encerramento do Bloco 9   9990   1   1   O (3)  
9   Encerramento do Arquivo Digital   9999   0   1   O (3)  

Observações:

(1) - Registro obrigatório, exceto para as pessoas jurídicas que utilizam o plano de contas regulamentado pela SUSEP (campo 02 - QUALI_PJ - do registro M020 = "00"), que não deverão apresentar esse registro.

(2) - Registro obrigatório se existe o I200;

(3) - Este registro será gerado automaticamente pelo Programa Gerador de Escrituração (PGE) do FCONT.

COLUNA REGISTROS:

- A ordem de apresentação dos registros é seqüencial e ascendente, conforme registros aqui apresentado Nessa coluna.

COLUNA NÍVEL:

- Indica a hierarquia do registro no arquivo.

COLUNA OCORRÊNCIA (Indica a quantidade de vezes que o registro pode aparecer no arquivo)

- Ocorrência - um (por arquivo) - significa que o registro deve figurar uma única vez no arquivo.

- Ocorrência - vários (por arquivo) - significa que o registro pode ocorrer várias vezes.

- Ocorrência - 1:1 - significa que somente deverá haver um único registro Filho para o respectivo registro Pai;

- Ocorrência - 1:N - significa que poderá haver vários registros Filhos para o respectivo registro Pai.

- Ocorrência - Vários - significa que poderá haver vários registros por arquivo.

- A geração do arquivo requer a existência de pelo menos um "Registro Pai" quando houver um "Registro Filho".

COLUNA OBRIGATORIEDADE - Indica a obrigatoriedade do registro em relação ao Programa Gerador de Escrituração (PGE).

O = Registro Obrigatório (REGRA_REGISTRO_OBRIGATORIO);

F = Registro Facultativo.

N = Não se Aplica à Escrituração - (REGRA_REGISTRO_NAO_SE_APLICA).

Nesta versão, a importação poderá ser feita por blocos, a critério do contribuinte. Em versões futuras, deverá ser aberta a possibilidade de importação seletiva inclusive por registros.

São obrigatórios os registros de abertura e de encerramento do arquivo e os registros de abertura e encerramento de cada um dos blocos que compuser o arquivo digital relacionado. Não devem ser informados registros de abertura e encerramento do bloco 0.

2.7 LEIAUTE DOS REGISTROS E REGRAS DE VALIDAÇÃO

Os campos que formam cada registro do Arquivo da Escrituração FCONT estão descritos nesta seção.

Descrição das colunas das tabelas apresentadas  
Item   Descrição  
Nº   Número do campo em um dado registro.  
Campo   mnemônico do campo.  
Rótulo   Nome do campo.  
Descrição   descrição sucinta da informação requerida no campo.  
Tipo   Tipo de caractere com que o campo será preenchido, de acordo com as regras gerais já descritas.  N - Numérico; C - Alfanumérico.
Tamanho   Quantidade de caracteres com que cada campo deve ser preenchido.   Estas instruções devem ser seguidas rigorosamente. · A indicação de um algarismo após um campo representa o seu tamanho exato; · A indicação "-" após um campo (N) significa que não há um número máximo de caracteres; · A indicação "-" após um campo (C) representa que seu tamanho máximo é 255 caracteres, no caso geral; · A indicação "65536" após um campo (C) representa que seu tamanho máximo é 65.536 caracteres, excepcionalmente. REGRA_TAMANHO_CAMPO_INVALIDO
Decimal   Quantidade de caracteres que devem constar como casas decimais, quando necessárias.   · A indicação de um algarismo representa a quantidade exata de decimais do campo (N); · A indicação "-" revela que um campo tipo (N) deve ser preenchido com um número inteiro.
Valores válidos   Indica com quais valores o campo deverá ser preenchido.   RNG - REGRA_VALORES_VALIDOS_INVALIDO
Obrigatório   Obrigatoriedade de preenchimento do campo.   Para os campos com este item preenchido com "Sim" é executada a regra de validação: RNG - REGRA_CAMPO_OBRIGATORIO
Regras de validação   Regras de validação que serão executadas durante a validação do campo.  

Observação:

- Para todos os campos é executada a regra de validação RNG - REGRA_CAMPO_INVALIDO, que verifica se o campo foi preenchido com valores válidos e se o campo está de acordo com as regras gerais de preenchimento, conferindo também o seu tipo e tamanho.

2.7.1 Bloco 0: ABERTURA, IDENTIFICAÇÃO E REFERÊNCIAS

2.7.1.1 REGISTRO 0000 - Abertura do Arquivo Digital e Identificação da Pessoa Jurídica

Registro de abertura do arquivo digital, identificação da pessoa jurídica e do período total a que se refere o arquivo.

REGISTRO 0000: Abertura do Arquivo Digital e Identificação ou da PESSOA JURÍDICA  
Regras de validação do registro  
REGRA_PERIODO_MINIMO_ESCRITURACAO, REGRA_ PERIODO_MAXIMO_ESCRITURACAO, REGRA_OCORRENCIA_UNITARIA_ARQ]  
Nível Hierárquico - 0 Ocorrência - um (por arquivo)  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "0000".   C   004   "0000"   Sim  
02   ID_ARQ   Identificação do Arquivo   Texto fixo contendo "LALU"   C   004   ["LALU"]   Sim  
03   DT_INI   Data inicial   Data inicial das informações contidas no arquivo.   N   008   Sim   [REGRA_DATA_MINIMA] 
04   DT_FIN   Data final   Data final das informações contidas no arquivo.   N   008   Sim   [REGRA_DATA_INI_MAIOR] [REGRA_ANO_DIFERENTE] 
05   NOME   Nome empresarial   Nome empresarial   C   Sim  
06   CNPJ   CNPJ   Número de inscrição no CNPJ.   N   014   Sim   REGRA_VALIDA_CNPJ 
07   UF   UF   Sigla da unidade da federação da pessoa   C   002   Não   REGRA_TABELA_UF 
08   IE   Inscrição Estadual   Inscrição Estadual da pessoa.   C   Não  
09   COD_MUN   Código do município   Código do município do domicílio fiscal da pessoa, conforme tabela do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.   N   007   Não    
10   IM   Inscrição Municipal   Inscrição Municipal da pessoa.   C   Não  
11   IND_SIT_ESP   Situação Especial   Indicador de situação especial (conforme tabela publicada pelo Sped):   N   1   Não   REGRA_TABELA_SITUACAO 

Observações:

- Campos DT_INI e DT_FIN devem corresponder ao período a que se refere a DIPJ

2.7.2 Bloco I: LANÇAMENTOS

2.7.2.1 REGISTRO I001 - ABERTURA DO BLOCO I

Registro de abertura do bloco I. Indicador da existência de dados no bloco.

REGISTRO I001: ABERTURA DO BLOCO I  
Regras de validação do registro  
[REGRA_OCORRENCIA_UNITARIA_ARQ] 
Nível Hierárquico - 1 Ocorrência - um (por arquivo)  
Campo(s) chave: [REG]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho   Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "I001".   C   004   "I001"   Sim  
02   IND_DAD   Indicador de Movimento   Indicador de movimento: 0- Bloco com dados informados; 1- Bloco sem dados informados.   N   001   [0, 1]   Sim  

2.7.2.2 REGISTRO I050 - PLANO DE CONTAS CONTÁBIL

Registro onde deve ser informado o plano de contas da Pessoa Jurídica.

REGISTRO I050: PLANO DE CONTAS CONTÁBIL  
Regras de validação do registro: [REGRA_REGISTRO_OBRIGATORIO_I051]  
Nível Hierárquico - 2 Ocorrência - vários (por arquivo)  
Campo(s) chave: [DT_ALT]+[ COD_CTA]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "I050".   C   004   "I050"   Sim  
02   D T _ A LT   Data de atualização   Data da atualização (inclusão/alteração).   N   008   Sim   [REGRA_DT_ALT_DATA_MAIOR] 
03   COD_NAT   Código Natureza   Código da natureza da conta/grupo de contas, conf. tabela publicada pelo Sped.   C   002     Sim   [REGRA_TABELA_NATUREZA] 
04   IND_CTA   Tipo de Conta   Indicador do tipo de conta: S - Sintética (grupo de contas); A - Analítica (conta).   C   001   ["S","A"]   Sim  
05   NÍVEL   Nível da Conta   Nível da conta analítica/grupo de contas.   N   Sim   [REGRA_MAIOR_QUE_UM] 
06   COD_CTA  Código Conta   Código da conta analítica/grupo de contas.   C   Sim   [REGRA_COD_CTA_DT_ALT_DUPLICADO]  [REGRA_CONTA_SUSEP]
07   COD_CTA_SUP  Código conta superior   Código da conta sintética/grupo de contas de nível imediatamente superior.   C   Não   [REGRA_COD_CTA_SUP_OBRIGATORIO], [REGRA_CTA_DE_NIVEL_SUPERIOR_INVALIDA] [REGRA_CONTA_SUPERIOR_NAO_SE_APLICA] 
08   CTA   Nome da conta analítica   Nome da conta analítica/grupo de contas.   C   Sim  

Observações:

Campo 05 - NÍVEL: Número crescente a partir da conta/grupo de menor detalhamento (Ativo, Passivo, etc.). Deve ser acrescido de 1 a cada mudança de nível. Exemplo:

Nível   Grupo/Conta:  
1   Ativo  
2   Ativo Circulante  
3   Disponível  
4   Caixa  

2.7.2.3 REGISTRO I051 - PLANO DE CONTAS REFERENCIAL

Registro destinado a informar o plano de contas referencial da instituição gestora deste, referenciando com as respectivas contas do plano de contas da pessoa jurídica.

REGISTRO I051: PLANO DE CONTAS REFERENCIAL  
Regras de validação do registro [REGRA_REGISTRO_PARA_CONTA_ANALÍTICA], [REGRA_COD_CCUS_COD_CTA_REF_DUPLICIDADE],  
Nível Hierárquico - 3 Ocorrência: Vários(por plano de contas)  
Campo(s) chave: [COD_ENT_REF]+[COD_CCUS]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "I051".   C   004   "I051"   Sim  
02   COD_ENT_REF   Código da Entidade   Código da instituição responsável pela manutenção do plano de contas referencial.   C   2   Sim   [REGRA_TABELA_ENTIDADES]  [REGRA_ERRO_ENTIDADE]
03   COD_CCUS   Código do Centro de Custo   Código do centro de custo.   C   Não   [REGRA_CCUS_NO_CENTRO_CUSTOS_N3]  [REGRA_CCUS_UNICO]
04   COD_CTA_REF   Código da Conta Referencial   Código da conta de acordo com o plano de contas referencial, conforme tabela publicada pelos órgãos indicados no campo 02- COD_ENT_REF.   C   Sim   [REGRA_VALIDADE_COD_CTA_REF]  [REGRA_NAO_EXISTE_COD_CTA_REF]

Observações:

1) Somente devem ser referenciadas (registros I051) contas analíticas com natureza de conta (campo COD_NAT do registro I050) igual a: 01 (contas de ativo); 02 (contas de passivo); 03 (patrimônio líquido) e 04 (contas de resultado); portanto, não devem ser referenciadas (registro I051) as contas de compensação (COD_NAT = 05) e contas transitórias, que devem ser classificadas como de natureza 09.

2) O Campo 03 - COD_CCUS tem seu preenchimento obrigatório somente quando interferir na identificação do código do plano de contas referencial; ou seja, caso a vinculação com o plano de contas referencial independa de centro de custos, este somente deve ser informado no registro I100.

2.7.2.4 REGISTRO I075 - TABELA DE HISTÓRICO PADRONIZADO

Registro destinado a informar os códigos e históricos padronizados.

REGISTRO I075: TABELA DE HISTÓRICO PADRONIZADO  
Regras de validação do registro  
Nível Hierárquico - 2 Ocorrência - vários(por tipo de escrituração)  
Campo(s) chave: [COD_HIST]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "I075".   C   004   "I075"   Sim  
02   COD_HIST   Código do Histórico   Código do histórico padronizado.   C   Sim   [REGRA_REGISTRO_DUPLICADO]  
03   DESCR_HIST   Descrição do Histórico   Descrição do histórico padronizado.   C   Sim  

Observações:

Campo 02- O Código de histórico padronizado deve ser único para o período a que se refere à escrituração.

2.7.2.5 REGISTRO I100 - CENTRO DE CUSTOS

Registro destinado à informação dos Centros de Custos utilizados pela pessoa jurídica.

REGISTRO I100: CENTRO DE CUSTOS  
Regras de validação do registro  
Nível Hierárquico - 2 Ocorrência - vários (por tipo de escrituração)  
Campo(s) chave: [DT_ALT]+[COD_CCUS]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho   Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "I100".   C   004   "I100"   Sim  
02   DT_ALT  Data Alteração   Data da inclusão/alteração.   N   008   Sim   [REGRA_DT_ALT_DATA_MAIOR] 
03   COD_CCUS   Código do Centro de Custos   Código do centro de custos.   C   Sim   [REGRA_COD_CCUS_DT_ALT_DUPLICADO] 
04   CCUS   Nome do Centro de Custos   Nome do centro de custos.   C   Sim  

Observações:

Registro obrigatório para todos os que utilizem, em sua escrituração, centros de custo, mesmo que não necessários nos registros I051. Obrigatório, também, quando utilizados centros de custos para aperfeiçoar o relacionamento das contas contábeis com as contas do plano referencial, ainda que não utilizados na escrituração contábil.

2.7.2.6 REGISTRO I150 - SALDOS PERIÓDICOS - IDENTIFICAÇÃO DO PERÍODO

Registro destinado à informar os períodos dos saldos das contas analíticas no arquivo digital.

REGISTRO I150: SALDOS PERIÓDICOS - IDENTIFICAÇÃO DO PERÍODO  
Regras de validação do registro: [REGRA_PERIODO_COMPATIVEL_M030]; [REGRA_PERIODO_COMUM];  
Nível Hierárquico - 2 Ocorrência - 1:4 (um até quatro por arquivo)  
Campo(s) chave: [DT_INI]+[DT_FIN]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "I150".   C   004   "I150"   Sim  
02   DT_INI   Data Saldo Inicial   Data de início do período.   N   008   Sim   [REGRA_DATA_INTERVALO_DO_ARQUIVO]; 
03   DT_FIN   Data Saldo Final   Data de fim do período.   N   008   Sim   [REGRA_DATA_INI_MAIOR]  [REGRA_DATA_FORA_PERIODO_APURACAO]

Observações:

- As datas de saldo inicial e final deverão corresponder exatamente ao período de apuração informado em cada registro M030.

- Excepcionalmente, no primeiro FCONT relativo ao ano-calendário de 2008, a data do saldo inicial poderá não corresponder à data de início do período de apuração, mas deve estar contida no período dos quais foram retirados os totais de débito e totais de crédito do registro I155. Por exemplo:

1) para o período de apuração anual, poderão ser adotadas as informações de: data saldo inicial = 01.12.2008 e data saldo final = 31.12.2008;

2) alternativamente, para o período de apuração anual, poderão ser informadas: data saldo inicial = data saldo final = 31.12.2008 (nesse caso, nos registros I155: saldos iniciais = saldos finais e total de créditos = total de débitos = "zero");

3) em uma cisão parcial ocorrida em 15.08.2008, para o período de apuração anual, a data saldo inicial poderá ser = 01.08.2008 (ou 15.08.2008) e a data saldo final = 15.08.2008. Nesse caso, para o segundo FCONT a ser apresentado, as datas dos saldos deverão ser, obrigatoriamente, 16.08.2008 e 31.12.2008.

2.7.2.7 REGISTRO I155 - DETALHE DOS SALDOS PERIÓDICOS

Registro onde devem ser informados os saldos iniciais e finais de todas as contas da escrituração societária da pessoa jurídica, nos respectivos períodos de apuração contidos no arquivo digital.

REGISTRO I155: DETALHE DOS SALDOS PERIÓDICOS  
Regras de validação do registro  
[REGRA_VALIDACAO_SOMA_SALDO_INICIAL], [REGRA_VALIDACAO_SOMA_SALDO_FINAL], [REGRA_VALIDACAO_DEB_DIF_CRED], [REGRA_VALIDACAO_SALDO_FINAL], [REGRA_DUPLICIDADE_CONTA_SALDO_PERIODICO],  
Nível Hierárquico - 3 Ocorrência - vários (por tipo de escrituração)  
Campo(s) chave: [COD_CTA]+[COD_CCUS]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "I155".   C   004   "I155"   Sim  
02   COD_CTA  Código da Conta   Código da conta analítica.   C   Sim   [REGRA_CONTA_PARA_LANCAMENTO] 
03   COD_CCUS   Código Centro Custos   Código do centro de custos.   C   Não   [REGRA _CCUS_NO_CENTRO_CUSTOS] [REGRA_CCUS_NAO_ENCONTRADO]  
04   VL_SLD_INI   Valor Saldo Inicial   Valor do saldo inicial do período.   N   019   02   Sim  
05   IND_DC_INI   Situação Saldo Inicial   Indicador da situação do saldo inicial:  D - Devedor; C - Credor. C   001   ["D","C"]   Não   [REGRA_IND_DC_INI _OBRIGATORIO]  
06   VL_DEB   Valor Total Débitos   Valor total dos débitos no período.   N   019   02   Sim  
07   VL_CRED   Valor Total Créditos   Valor total dos créditos no período.   N   019   02   Sim  
08   VL_SLD_FIN   Valor Saldo Final   Valor do saldo final do período.   N   019   02   Sim  
09   IND_DC_FIN   Situação Saldo Final   Indicador da situação do saldo final:  D - Devedor; C - Credor. C   001   ["D","C"]   Não   [REGRA_ IND_DC_FIN _OBRIGATORIO]  

Observações:

1) Apresentar registros para todas as contas analíticas e que tenham tido saldo ou movimento no período;

2) Campos 05 (IND_DC_IN) e 09 (IND_CD_FIN), quando saldos = zero, preencher com D ou C;

3) Campos de 04 (VL_SLD_INI), 06 (VL_DEB), 07 (VL_CRED) ou 08 (VL_SLD_FIN), na inexistência de saldo inicial, final ou de movimentação, preencher com zero, respeitada a primeira observação.

4) Os valores deverão ser adaptados para permitir sua correta identificação com base no plano de contas referencial informado nos registros I051.

5) No campo COD_CTA, informe a código constante do registro I050 conta contábil.

6) Havendo encerramentos contábeis intermediários, o saldo final informado deverá refletir todo o período de apuração (ano ou trimestre, conforme o caso).

7) No caso de apuração trimestral, mas com escrituração contábil anual, os saldos das contas de resultado devem ser ajustados para que representem cada trimestre.

Atenção: os valores devem ser apurados e informados antes dos lançamentos de encerramento.

2.7.2.8 REGISTRO I200 LANÇAMENTOS

Registro destinado a informar os lançamentos expurgados da escrituração societária para fins da escrituração FCONT e os lançamentos incluídos na escrituração FCONT.

REGISTRO I200: LANÇAMENTOS  
Regras de validação do registro: [REGRA_VALIDACAO_VL_LCTO_DEB], [REGRA_VALIDACAO_VL_LCTO_CRED] 
Nível Hierárquico - 2 Ocorrência - vários (por tipo de escrituração)  
Campo(s) chave:  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "I200".   C   004   "I200"   Sim  
02   NUM_LCTO  Código de Identificação   Número ou Código de identificação "única" do lançamento contábil.   C   Sim  
03   DT_LCTO  Data do Lançamento   Data do lançamento.   N   008   Sim   [REGRA_DATA_INTERVALO_DO_ARQUIVO]  [REGRA_DATA_LCTO_FORA_PERIODO_APURACAO]
04   VL_LCTO  Valor Lançamento   Valor do lançamento.   N   019   02   Sim   [REGRA_VALOR_MAIOR_ZERO] 
05   IND_LCTO  Tipo lançamento   Indicador do tipo de lançamento: N - Lançamento normal F - lançamento fiscal;   C   001   [N, F]   Sim  

Observações:

- Campo 02 - NUM_LCTO: não é chave no FCONT.

- Campo 04 - VL_LCTO: soma das partidas do lançamento que tenham o mesmo indicador ("D" ou "C").

- Campo 05 - IND_LCTO:

N - Informar todos os lançamentos da escrituração comercial que devem ser desconsiderados para apuração do resultado em conformidade com a Lei nº 6.404/1976 , vigente em 31.12.2007. Os lançamentos devem conter as mesmas informações da escrituração contábil, ou seja, inclusive o indicador de débito e crédito do registro I250. O FCONT se encarregará de fazer o expurgo.

F - Informar todos os lançamentos contábeis não efetuados na escrituração comercial que devem ser considerados para apuração do resultado em conformidade com a Lei nº 6.404/1976 vigente em 31.12.2007.

Nos Lançamentos relativos a correção de erros ou a eventos de períodos anteriores, devem ser observadas as normas e princípios contábeis.

2.7.2.9 REGISTRO I250 - PARTIDAS DO LANÇAMENTO

Registro onde devem ser detalhadas as partidas dos lançamentos

REGISTRO I250: PARTIDAS DO LANÇAMENTO  
Regras de validação do registro  
[REGRA_HISTORICO_OBRIGATORIO] 
Nível Hierárquico - 3 Ocorrência - vários (por tipo de escrituração)  
Campo(s) chave:  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "I250".   C   004   "I250"   Sim  
02   COD_CTA  Código Conta Analítica   Código da conta analítica debitada/creditada.   C   Sim   [REGRA_CONTA_PARA_LANCAMENTO] 
03   COD_CCUS   Código Centro Custos   Código do centro de custos.   C   Não   [REGRA_CCUS_NO_CENTRO_CUSTOS]  REGRA_CCUS_NAO_ENCONTRADO
04   VL_DC   Valor da Partida   Valor da partida.   N   019   02   Sim  
05   IND_DC   Natureza Partida   Indicador da natureza da partida: D - Débito; C - Crédito.   C   001   ["D","C"]   Sim  
06   NUM_ARQ   Localização Documentos Arquivados   Número, Código ou caminho de localização dos documentos arquivados.   C   Não  
07   COD_HIST_PAD  Código Histórico   Código do histórico padrão, conforme tabela I075.   C   Não   [REGRA_COD_HIS_PAD_NO_HISTORICO_PADRAO] 
08   HIST   Histórico Complementar   Histórico completo da partida ou histórico complementar.  C   65535   Não  
09   COD_PART   Código Participante   Código de identificação do participante na partida conforme tabela 0150 (preencher somente quando identificado o tipo de participação no registro 0180 da ECD).   C   Não    

Observações:

1 - No caso de lançamento com um débito e um crédito, utiliza-se um registro que represente o débito e um registro que represente o crédito;

2 - No caso de lançamento com um débito e diversos créditos, utiliza-se um registro que represente o débito e tantos registros quantos sejam necessários para representar os créditos;

3 - No caso de lançamento com um crédito e diversos débitos, utiliza-se um registro que represente o crédito e tantos registros quantos sejam necessários para representar os débitos;

4 - No caso de lançamento com diversos débitos e diversos créditos, utilizam-se tantos registros quantos sejam necessários para representar os créditos e tantos registros quantos sejam necessários para representar os débitos;

Campo 05 - IND_DC: informar com o mesmo indicador de débito ou crédito constante da contabilidade comercial, no caso de lançamentos a serem expurgados (Campo 05 - IND_LCTO do Registro I200 = N). O sistema fará o cálculo invertendo o indicador;

Campo 07 - COD_HIST_PAD: quando utilizada tabela de padronização de histórico, observar os registros I075;

Campo 08 - HIST: quando utilizado como histórico complementar ao histórico padrão (Campo 07), deverá contemplar apenas as informações que ficariam no final do histórico, isto é, sua visualização deve ser possível com a utilização da fórmula: [DESCR_HIST] do Registro I075 + " " + [HIST] do registro I250;

Atenção: quando apenas parte das partidas devam ser desconsideradas, utilizar um dos seguintes critérios:

Informar o lançamento completo a ser desconsiderado (todas as partidas e valores dos lançamentos tipo "N", no registro I200) e efetuar os lançamentos com todas as partidas aplicáveis para fins fiscais (lançamentos tipo "F" no registro I200); ou,

informar apenas as partidas a serem desconsideradas, ajustando o valor da contrapartida e o valor do lançamento informado no registro I200.

Exemplo:

VALOR DO LANÇAMENTO..................2.000,00

Depreciação Acumulada do Bem A.........700,00 (C)

Depreciação Acumulada do Bem B.........300,00 (C)

Depreciação Acumulada do Bem C.......1.000,00 (C)

Despesa de depreciação................2.000,00 (D)

Supondo que somente a partida relativa à depreciação do bem B deva ser expurgada, informar o lançamento tipo N:

VALOR DO LANÇAMENTO....................300,00

Depreciação Acumulada do Bem B.........300,00 (C)

Despesa de depreciação..................300,00 (D)

Se apenas parte da depreciação do bem B deva ser expurgada, informar o lançamento tipo N conforme uma das opções acima, fazendo lançamento do tipo F com o valor a ser apropriado para fins fiscais.

2.7.2.10 REGISTRO I990 - ENCERRAMENTO DO BLOCO I

Registro de encerramento do bloco I.

REGISTRO I990: ENCERRAMENTO DO BLOCO I  
Regras de validação do registro  
[REGRA_OCORRENCIA_UNITARIA_ARQ] 
Nível Hierárquico - 1 Ocorrência - um (por arquivo)  
Campo(s) chave: [REG]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "I990".   C   004   "I990"   Sim  
02   QTD_LIN_I   Quantidade Linhas   Quantidade total de linhas do Bloco I.   N   Sim   [REGRA_QTD_LIN_BLOCOI]  

2.7.3 BLOCO J: IDENTIFICAÇÃO DOS SIGNATÁRIOS

2.7.3.1 J001 ABERTURA DO BLOCO J

Registro de abertura do bloco J

REGISTRO J001: ABERTURA DO BLOCO J  
Regras de validação do registro  
[REGRA_OCORRENCIA_UNITARIA_ARQ] 
Nível Hierárquico - 1 Ocorrência - um (por arquivo)  
Campo(s) chave: [REG]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "J001".   C   004   "J001"   Sim  
02   IND_DAD   Indicador Movimento   Indicador de movimento:  0- Bloco com dados informados; 1- Bloco sem dados informados. N   001   [0, 1]   Sim  

2.7.3.2 REGISTRO J930 - IDENTIFICAÇÃO DOS SIGNATÁRIOS DA ESCRITURAÇÃO

Registro para informar os signatários da escrituração.

REGISTRO J930: IDENTIFICAÇÃO DOS signatários da escrituração  
Regras de validação do registro  
[REGRA_OBRIGATORIO_ASSIN_CONTADOR, REGRA_IDENT_CPF_COD_ASSIN_DUPLICIDADE]  
Nível Hierárquico - 2 Ocorrência - 2  
Campo(s) chave: [IDENT_CPF]+[COD_ASSIN]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "J930".   C   004   ["J930"]   Sim    
02   IDENT_NOM   Nome Signatário   Nome do signatário.   C   Sim    
03   IDENT_CPF_CNPJ   CPF/CNPJ   Número de Identificação do Signatário: O tamanho do campo deve ser exatamente: CPF (11); CNPJ (14);   N   Sim   [REGRA_VALIDA_CPF_CNPJ] 
04   IDENT_QUALIF   Qualificação Assinante   Qualificação do assinante, conforme tabela do Departamento Nacional de Registro do Comércio - DNRC.   C   Sim   [REGRA_TABELA_ASSINANTE_DESC] 
05   COD_ASSIN   Código Assinante   Código de qualificação do assinante, conforme tabela do Departamento Nacional de Registro do Comércio -DNRC.   C   003   Sim   [REGRA_TABELA_ASSINANTE]  [REGRA_CONTADOR_CPF]
06   IND_CRC   Inscrição Contabilista   Número de inscrição do contabilista no Conselho Regional de Contabilidade.   C   Não   [REGRA_OBRIGATORIO_CONTADOR] 

Observações:

- São obrigatórias duas assinaturas: uma do contabilista e uma pela pessoa jurídica.

- Para a assinatura do contabilista só podem ser utilizados certificados digitais de pessoa física (e-PF ou e-CPF).

- Pela pessoa jurídica titular da escrituração, podem ser utilizados certificados: da própria pessoa jurídica, do representante legal perante a RFB ou de seu procurador (procuração eletrônica da RFB).

- Somente serão aceitos certificados digitais padrão ICP-Brasil.

Campo 03 - IDENT_CPF_CNPJ:Quando for utilizado certificado de pessoa jurídica, informar o CNPJ os dados da pessoa jurídica vinculada ao certificado.

Podem ser utilizados certificados digitais com segurança A1 ou A3. Informar o código completo (CPF com 11 caracteres ou CNPJ com 14 caracteres.)

Campos 04 - IDENT_QUALIF e 05 - COD_ASSIN:

São obrigatórios, mesmo quando o livro for assinado pela própria pessoa jurídica (e-CNPJ ou e-PJ).

2.7.3.3 REGISTRO J990 - ENCERRAMENTO DO BLOCO J

Registro de encerramento do bloco J.

REGISTRO J990: ENCERRAMENTO DO BLOCO J  
Regras de validação do registro  
[REGRA_OCORRENCIA_UNITARIA_ARQ] 
Nível Hierárquico - 1 Ocorrência - um (por arquivo)  
Campo(s) chave: [REG]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo Registro   Texto fixo contendo "J990".   C   004   "J990"   Sim  
02   QTD_LIN_J   Quantidade Linhas   Quantidade total de linhas do Bloco J.   N   Sim   [REGRA_QTD_LIN_BLOCOJ]  

2.7.4 BLOCO M: Registros Fiscais

2.7.4.1 REGISTRO M001: Abertura do Bloco M

Registro de abertura do Bloco M.

REGISTRO M001: ABERTURA DO BLOCO M  
Regras de validação do registro  
[REGRA_OCORRENCIA_UNITARIA_ARQ] 
Nível Hierárquico - 1 Ocorrência - um (por arquivo)  
Campo(s) chave: [REG]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "M001".   C   004   "M001"   Sim  
02   IND_DAD   Indicador de Movimento   Indicador de movimento: 0- Bloco com dados informados; 1- Bloco sem dados informados.   N   001   [0, 1]   Sim  

2.7.4.2 REGISTRO M020: Qualificação da PESSOA JURÍDICA

Registro destinado à qualificação da Pessoa Jurídica, visando identificar o órgão que gerencia o seu plano de contas referencial (a ser utilizado no registro I051) e informações sobre retificação.

REGISTRO M020: QUALIFICAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA  
Regras de validação do registro  
Nível Hierárquico - 2 Ocorrência - 1:4.  
Campo(s) chave: [IND_PER]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "M020".   C   004   "M020"   Sim  
02   Quali_PJ   Qualificação de PJ   Qualificação da Pessoa Jurídica:   C   002     "00", "10",   Sim    
      00 - Sociedade Seguradora, de Capitalização ou Entidade aberta de previdência complementar - (SUSEP);  10. PJ em geral - (RFB) e       "20"      
      Corretora Autônoma de Seguros - (RFB);  20. PJ Componente do Sistema Financeiro - (COSIF).            
03   TIPO_ESCRIT   Tipo de Escrituração   Tipo de Escrituração:   N   001     [0,1]   Sim    
      0 -Original 1 -Retificadora              
04   Nro_Rec_Anterior   Número do Recibo Anterior   Número do recibo da escrituração anterior a ser retificada. Utilizado quando o TIPO_ESCRIT for igual a   N   012       Não    
      1              

2.7.4.3 REGISTRO M030: Identificação do Período de Apuração

Registro destinado à identificação dos períodos de apuração contidos no FCONT.

REGISTRO M030: IDENTIFICAÇÃO DO PERÍODO DE APURAÇÃO  
Regras de validação do registro:; REGRA_PERIODO_COMPATÍVEL_I150  
Nível Hierárquico - 2 Ocorrência - 1:4.  
Campo(s) chave: [IND_PER]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "M030".   C   004   "M030"   Sim  
02   IND_PER   Período Apuração   Tabela de períodos:   C   003     Sim   [REGRA_OCORRENCIA_ANUAL]  
      A00- Anual; T01- Primeiro trimestre;             [REGRA_TRIMESTRE_FORA_PERIODO]  
      T02- Segundo trimestre; T03- Terceiro trimestre;              
      T04- Quarto trimestre;              
03   IND_CALC_ESTIM     Não preencher   C   001       Não    
04   FORM_TRIB_TRI     Não preencher   C   001       Não    
05   VL_LUC_LIQ   Resultado do Período   Valor do lucro líquido (ou do prejuízo) contábil do período  N   019   02     Sim    
06   IND_LUC_LIQ   Situação do Resultado do   Indicador do resultado do período:   C   001     Sim    
    Período   D - Prejuízo  C - Lucro            

Observações:

- Para apuração anual, informar apenas um registro;

- Na apuração trimestral, informar um registro por trimestre.

2.7.4.4 REGISTRO M990: ENCERRAMENTO DO BLOCO M

Registro de encerramento do bloco M.

REGISTRO M990: ENCERRAMENTO DO BLOCO M  
Regras de validação do registro  
[REGRA_OCORRENCIA_UNITARIA_ARQ] 
Nível Hierárquico - 1 Ocorrência - um (por arquivo)  
Campo(s) chave: [REG]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "M990".   C   004   "M990"   Sim  
02   QTD_LIN_M   Quantidade Linhas   Quantidade total de linhas do Bloco M.   N   Sim   [REGRA_QTD_LIN_BLOCOM]  

Bloco 9: CONTROLE E ENCERRAMENTO DO ARQUIVO DIGITAL

2.7.5.1 REGISTRO 9001 - ABERTURA DO BLOCO 9

Registro de abertura do bloco 9.

REGISTRO 9001: ABERTURA DO BLOCO 9  
Regras de validação do registro  
[REGRA_OCORRENCIA_UNITARIA_ARQ] 
Nível Hierárquico - 1 Ocorrência - um (por arquivo)  
Campo(s) chave:  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "9001".   C   4   "9001"   Sim  
02   IND_DAD   Indicador de Movimento   Indicador de movimento: 0- Bloco com dados informados; 1- Bloco sem dados informados.   N   1   [0, 1]   Sim  

2.7.5.2 REGISTRO 9900 - REGISTROS DO ARQUIVO

Registro onde deve ser informada a quantidade de registros existente no arquivo digital, para cada tipo

REGISTRO 9900: REGISTROS DO ARQUIVO  
Regras de validação do registro  
[REGRA_QTD_REG_BLC_OBRIGATORIO], [REGRA_REG_BLC_DUPLICIDADE]  
Nível Hierárquico - 2 Ocorrência - vários (por arquivo)  
Campo(s) chave: [REG_BLC]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "9900".   C   4   "9900"   Sim  
02   REG_BLC     Registro que será totalizado no próximo campo.   C   4   Somente tipos de registro previstos para a escrituração.   Sim  
03   QTD_REG_BLC     Total de registros do tipo informado no campo anterior.   N   Sim   [REGRA_QTD_REG_BLC]  

2.7.5.3 REGISTRO 9990 - ENCERRAMENTO DO BLOCO 9

Registro de encerramento do bloco 9.

REGISTRO 9990: ENCERRAMENTO DO BLOCO 9  
Regras de validação do registro  
[REGRA_OCORRENCIA_UNITARIA_ARQ] 
Nível Hierárquico - 1 Ocorrência - um (por arquivo)  
Campo(s) chave: [REG]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho  Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "9990".   C   004   "9990"   Sim  
02   QTD_LIN_9   Quantidade total de linhas do Bloco 9   Quantidade total de linhas do Bloco 9.   N   Sim   [REGRA_QTD_LIN_BLOCO9]  

2.7.5.4 REGISTRO 9999 - ENCERRAMENTO DO ARQUIVO DIGITAL

Registro de encerramento do arquivo digital.

REGISTRO 9999: ENCERRAMENTO DO ARQUIVO DIGITAL  
Regras de validação  
[REGRA_OCORRENCIA_UNITARIA_ARQ] 
Nível Hierárquico - 0 Ocorrência - um (por arquivo)  
Campo(s) chave: [REG]  

Nº   Campo   Rótulo   Descrição   Tipo   Tamanho   Decimal   Valores Válidos   Obrigatório   Regras de Validação do Campo  
01   REG   Tipo de Registro   Texto fixo contendo "9999".   C   004   "9999"   Sim  
02   QTD_LIN   Quantidade total de linhas do arquivo digital  Quantidade total de linhas do arquivo digital  N   Sim   [REGRA_QTD_LIN_ARQUIVO]  

2.8 TABELA DE REGRAS DE VALIDAÇÃO

As inconsistências encontradas nos arquivos foram classificadas em dois tipos:

· "Erro" permite que apenas a funcionalidade de "Importação/Validação" seja executada.

· "Advertência" não impede a execução das demais funcionalidades.

As rotinas de validação são executadas em 3 níveis, de forma que, uma vez encontrados erros em um nível, o nível seguinte não é executado.

2.8.1 Regras de Validação nível 1

Arquivos provenientes de ECD não receberão tratamento específico para importação. Desta forma, se contiverem erros de estrutura de acordo com o leiaute do FCONT não serão importados.

2.8.1.1 Regras de Validação de Estrutura 1 (Nível 1)

Regras que interrompem a análise da linha onde ocorreram erros, prosseguindo com a validação da próxima linha.

Nº   Código da regra de validação   Descrição   Tipo  
01   REGRA_HIERARQUIA_ARQUIVO   Verifica se o arquivo está com organização hierárquica, assim definida pela citação do nível hierárquico ao qual pertence cada registro.   Erro  
02   REGRA_ESTRUTURA_INVALIDA  Os registros são sempre iniciados na primeira coluna (posição 1) e têm tamanho variável. Todos os registros devem conter no final de cada linha do arquivo digital, após o caractere delimitador   Pipe acima mencionado, os caracteres "CR" (Carriage Return) e "LF" (Line Feed) correspondentes a "retorno do carro" e "salto de linha" (CR e LF: caracteres 13 e 10, respectivamente, da Tabela ASCII). Ao início e ao final de cada campo (incluídos o primeiro e o último de cada registro) deve ser inserido o caractere delimitador "|" (Pipe ou Barra Vertical: caractere 124 da Tabela ASCII); O caractere delimitador "|" (Pipe) não deve ser incluído como parte integrante do conteúdo de quaisquer campos numéricos ou alfanuméricos; Na ausência de informação, o campo vazio (campo sem conteúdo; nulo; null) deverá ser iniciado com caractere "|" e imediatamente encerrado com o mesmo caractere "|" delimitador de campo. Erro  
03   REGRA_REGISTRO_OBRIGATORIO  Verifica se o tipo de registro é obrigatório conforme RNG - Definições de obrigatoriedade dos registros.   Erro  
04   REGRA_REGISTRO_NAO_SE_APLICA   Se o arquivo for uma escrituração FCONT já assinada a [REGRA_REGISTRO_NÃO_SE_APLICA_ASSINADO] deve ser acionada.   Se não: Verifica se o tipo de registro se aplica à escrituração conforme RNG - Definições de obrigatoriedade dos registros. Esta advertência é acumulativa, sendo expressa apenas uma vez no relatório. Advertência  
05   REGRA_OCORRENCIA_UNITARIA_ARQ  Verifica se registro ocorreu apenas uma vez por arquivo, considerando a chave REG.   Erro  
06   REGRA_LIMITE_OCORRENCIAS   Verifica se registro ocorreu até o limite de ocorrências permitidas.   Erro  
07   REGRA_REGISTRO_NÃO_SE_APLICA_ASSINADO   Na importação de arquivo assinado, verifica se o tipo de registro se aplica à escrituração.   Erro  

2.8.1.2 Regras de Validação de Estrutura 2 (Nível 1)

Regras que não interrompem a análise da linha durante a validação das mesmas pelo sistema.

Nº   Código da regra de validação   Descrição   Tipo  
Nº   Código da regra de validação   Descrição   Tipo  
01   REGRA_CAMPO_INVALIDO  Verifica se o campo foi preenchido com valores válidos e se o campo está de acordo com as RNG - regras gerais de preenchimento, conferindo também o tipo e tamanho.   Erro  
02   REGRA_TAMANHO_CAMPO_INVALIDO  Verifica se a quantidade de caracteres com que o campo foi preenchido está de acordo com o especificado no item tamanho da RNG - Descrição das colunas das tabelas apresentadas e com o informado na coluna tamanho do campo.   Erro  
03   REGRA_VALORES_VALIDOS_INVALIDO  Verifica se o valor com que o campo foi preenchido está de acordo com o especificado no item valores válidos da RNG - Descrição das colunas das tabelas apresentadas e com o informado na coluna valores válidos do campo.   Erro  

2.8.2 Regras de Validação Nível 2

Nº   Código da regra de validação   Descrição   Tipo  
01   REGRA_REGISTRO_DUPLICADO   Verifica se o registro não é duplicado, considerando o campo chave especificado para o registro.   Erro  
02   REGRA_COD_CCUS_DT_ALT_DUPLICADO  Verifica se o registro não é duplicado, considerando a chave COD_CCUS+DT_ALT.   Erro  
03   REGRA_COD_CTA_DT_ALT_DUPLICADO  Verifica se o registro não é duplicado, considerando a chave COD_CTA+DT_ALT.   Erro  
04   REGRA_CODIGO_CONTA_NIVEL_SUPERIOR_INVALIDO  Verifica se COD_CTA_SUP existe no plano de contas (Registro I050).   Erro  
05   REGRA_CONTA_NO_PLANO_CONTAS  Verifica se conta COD_CTA existe no plano de contas (Registro I050).   Erro  
06   REGRA_COD_HIS_PAD_NO_HISTORICO_PADRAO  Verifica se Código do histórico padrão COD_HIS_PAD existe no Tabela de Histórico Padronizado (registro I075).   Erro  
07   REGRA_CCUS_NO_CENTRO_CUSTOS  Verifica se Código do centro de custos COD_CCUS existe no registro I100 Centro de Custos.   Erro  
08   REGRA_OCORRENCIA_UNITARIA_ARQ  Verifica se registro ocorreu apenas uma vez por arquivo, considerando a chave REG.   Erro  
09   REGRA_VALIDA_CNPJ  Verifica se a regra de formação do Código é válida.   Erro  
10   REGRA_VALIDA_CPF  Verifica se a regra de formação do Código é válida.   Erro  
11   REGRA_COD_CCUS_COD_CTA_REF_DUPLICIDADE  Verifica se o registro não é duplicado, considerando a chave COD_ENT+COD_CCUS.   Erro  
12   REGRA_IDENT_CPF_COD_ASSIN_DUPLICIDADE  Verifica se o registro não é duplicado considerando a chave IDENT_CPF + COD_ASSIN.   Erro  
13   REGRA_REG_BLC_DUPLICIDADE  Verifica se o registro não é duplicado, considerando a chave REG_BLC.   Erro  
14   REGRA_QTD_LIN_BLOCO0  Verifica se numero de linhas do bloco 0 é igual ao valor informado no campo QTD_LIN (Registro 0990).   Erro  
15   REGRA_QTD_LIN_BLOCOI  Verifica se número de linhas do bloco I é igual ao valor informado no campo QTD_LIN (Registro I990).   Erro  
16   REGRA_QTD_LIN_BLOCOJ  Verifica se número de linhas do bloco J é igual ao valor informado no campo QTD_LIN (Registro J990).   Erro  
17   REGRA_QTD_LIN_BLOCOM  Verifica se número de linhas do bloco M é igual ao valor informado no campo QTD_LIN (Registro M990).   Erro  
18   REGRA_QTD_LIN_ARQUIVO  Verifica se número de linhas do arquivo é igual ao valor informado no campo QTD_LIN (Registro 9999).   Erro  
19   REGRA_CAMPO_OBRIGATORIO  Verifica se o campo foi preenchido com algum valor diferente de vazio e do caractere "espaço".   Erro  
20   REGRA_COD_CTA_SUP_OBRIGATORIO  Verifica se NIVEL>1, se afirmativo executa REGRA_CAMPO_OBRIGATÓRIO.   Erro  
21   REGRA_HISTORICO_OBRIGATORIO  Verifica se campo HIST ou campo COD_HIST_PAD estão preenchidos (um dos dois campos deve estar preenchido).   Erro  
22   REGRA_REGISTRO_PARA_CONTA_ANALÍTICA  O registro somente poderá existir quando o valor do campo IND_CTA do Registro I050 = "A"   Erro  
23   REGRA_OBRIGATORIO_CONTADOR  Campo obrigatório quando COD_ASSIN for igual a 900 (Contador)   Erro  
24   REGRA_NAO_EXISTE_COD_CTA_REF  Verifica se a conta informada existe no plano de contas referencial   Erro  
25   REGRA_TABELA_NATUREZA  Verifica se o Código informado no Campo COD_NAT do Registro I050 existe na Tabela de Naturezas das Contas/Grupo de Contas, conforme tabelas divulgadas pelo Sped.  Erro  
26   REGRA_TABELA_ENTIDADES  Verifica se o Código informado no Campo COD_ENT_REF do Registro I051 existe na Tabela de Entidades Responsáveis pela Manutenção do Plano de Contas Referencial, conforme tabelas divulgadas pelo Sped.  Erro  
27   REGRA_TABELA_SITUACAO  Verifica se o Código informado no Campo IND_SIT_ESP do Registro 0000 existe na Tabela de Indicador de situação especial, conforme tabelas divulgadas pelo Sped.  Erro  
28   REGRA_TABELA_ASSINANTE  Verifica o Código valor informado no Campo COD_ASSIN existe na Tabela de Qualificação do Assinante, conforme tabelas divulgadas pelo Sped.   Erro  
29   REGRA_TABELA_ASSINANTE_DESC  Se COD_ASSIN=900 verifica se a descrição informada no Campo IDENT_QUALIF existe na Tabela de Qualificação do Assinante, conforme tabelas divulgadas pelo Sped e corresponde ao campo COD_ASSIN informado.  Erro  
30   REGRA_TABELA_UF   Verifica se Código informado no Campo UF existe na Tabela de Unidades da Federação, conforme tabelas divulgadas pelo Sped.   Erro  
31   REGRA_REGISTRO_OBRIGATORIO_I051  Se a conta contábil possui IND_CTA igual a "A" (analítica), a Natureza da conta igual a 1, 2, 3 ou 4, e no registro M020 o campo Quali_PJ for diferente de "00- SUSEP" o sistema verifica se existe ao menos um registro I051 cadastrado para esta conta.   Erro  
32   REGRA _ DATA _ MINIMA   Se no registro 0000 o campo DT_INI for menor que 01/01/2008.   Erro  
33   REGRA_CCUS_NAO_ENCONTRADO   Verifica se o conteúdo do campo centro de custo é compatível com o relacionamento dos registros I050 e I051.   Erro  
34   REGRA_CCUS_UNICO   Centro de custo vazio deve ser único para a Conta referencial.   Erro  

2.8.3 Regras de Validação Nível 3

Nº   Código da regra de validação   Descrição   Tipo  
1   REGRA_DATA_INI_MAIOR  Verifica se o campo DT-FIN foi preenchido com a data menor que a data do campo DT_INI.   Erro  
2   REGRA_DATA_LCTO_FORA_PERIODO_APURACAO  Verifica se campo (Data) pertence ao período de apuração.    
3   REGRA_ERRO_ENTIDADE  Verifica se o código da Entidade é igual á Qualificação da pessoa Jurídica do registro M020.   Erro  
4   REGRA_DATA_INTERVALO_DO_ARQUIVO  Verifica se campo (Data) pertence ao intervalo do arquivo: campo (DT_INI) do registro 0000 1, se afirmativo localizar qualquer registro em que o campo (COD_CTA) tenha o mesmo valor do campo (COD_CTA_SUP).   Neste registro, o campo (IND_CTA) deve ser igual a "S". Erro  
8   REGRA_NIVEL_DE_CONTA_NIVEL_SUPERIOR_INVALIDO  Verifica se NÍVEL> 1, se afirmativo localizar qualquer registro em que o campo (COD_CTA) tenha o mesmo valor do campo (COD_CTA_SUP).   Neste registro, o campo NIVEL deve ser menor que o NIVEL ATUAL Erro  
9   REGRA_CONTA_ANALITICA  Localiza COD_CTA no plano de contas (Registro I050) e verifica se IND_CTA=["A" ou "a"]   Erro  
10   REGRA_VALIDADE_COD_CTA_REF  Verifica se o período de validade da conta no plano de contas referencial está dentro do período da escrituração (ou do arquivo - Campos DT_INI e DT_FIN do registro 0000).   Erro  
11   REGRA_PERIODO_MINIMO_ESCRITURACAO  Verifica se campo IND_SIT_ESP do Registro 0000 é não foi informado e campos DT_INI e DT_FIN do registro 0000 abrangem, no mínimo, um mês. Devem ser informados meses completos, ou seja, a DT_INI é o primeiro dia do mês e a DT_FIN é o último dia do mês.   Erro  
12   REGRA_PERIODO_MAXIMO_ESCRITURACAO  Verifica se Campos DT_INI e DT_FIN do registro 0000 estão contidos no mesmo ano.   Erro  
13   REGRA_MAIOR_QUE_UM  Verifica se o valor informado para o campo é maior ou igual a 1.   Erro  
14   REGRA_CONTA_SUPERIOR_NAO_SE_APLICA  Verifica se, para contas cujo nível é igual a 1 não foi ser informada a conta de nível superior (COD_CTA_SUP).   Erro  
15   REGRA_NATUREZA_CONTA  Verifica se a conta de nível superior tem a mesma natureza (campo COD_NAT) da subconta.   Advertência  
16   REGRA_QTD_REG_BLC_OBRIGATORIO  Verifica se todos os tipos de registros existentes no arquivo foram totalizados no registro 9900.   Erro  
17   REGRA_OBRIGATORIO_ASSIN_CONTADOR  É obrigatória a existência de no mínimo um registro J930 cujo COD_ASSIN seja igual a 900 (contador) e no mínimo um registro J930 cujo COD_ASSIN seja diferente de 900.   Erro  
18   REGRA_QTD_LIN_BLOCO9  Verifica se número de linhas do bloco 9 é igual ao valor informado no campo QTD_LIN_9 (Registro 9990).   Erro  
19   REGRA_QTD_REG_BLC  Verifica se o número de linhas do tipo informado no campo REG_BLC (Registro 9900) é igual ao valor informado no campo QTD_REG_BLC   (Registro 9900) Registro 9900. Erro  
20   REGRA_CCUS_NO_CENTRO_CUSTOS_N3  Igual à RNG - REGRA_CCUS_NO_CENTRO_CUSTOS porém aplicada no nível 3 para os registros I051   Erro  
21   REGRA_MAIOR_QUE_ZERO  Verifica se o campo é maior que zero   Erro  
22   REGRA_VALIDACAO_SOMA_SALDO_INICIAL  Verifica se a soma de VL_SLD_INI (Registro I155) igual a zero para cada período informado no registro de período do saldo periódico (Registro I150) (considerados os indicadores de Débito e Crédito)   Erro  
23   REGRA_VALIDACAO_SOMA_PARTIDAS_LANCAMENTOS  Para cada lançamento, verificar se a soma das partidas devedoras é igual a soma das partidas credoras   Erro  
24   REGRA_VALIDACAO_SOMA_SALDO_FINAL  Verifica se a soma de VL_SLD_FIN (Registro I155) é igual a zero para cada período informado no registro de período do saldo periódico (Registro I150), considerados os indicadores de Débito e Crédito.   Erro  
25   REGRA_VALIDACAO_DEB_DIF_CRED  Verifica se a soma de VL_DEB (Registro I155) é igual à soma de VL_CRED (Registro I155) para cada período informado no registro de período do saldo periódico (Registro I150).   Erro  
26   REGRA_VALIDACAO_SALDO_FINAL  Verifica se o valor do campo VL_SLD_FIN é igual a: valor do campo VL_SLD_INI mais o valor do campo VL_DEB mais o valor do campo   VL_CRED, considerando os indicadores de débito e crédito (DC) do saldo inicial e do saldo final (IND_DC_INI, IND_DC_FIN). Erro  
27   REGRA_DUPLICIDADE_CONTA_SALDO_PERIODICO  Verificar se o registro não é duplicado, considerando a chave a chave CÓD_CTA + COD_CCUS.   Erro  
28   REGRA_CONTA_PARA_LANCAMENTO  Verifica se [REGRA_CONTA_ANALITICA] e   [REGRA_CONTA_NO_PLANO_CONTAS] foram atendidas. Erro  
29   REGRA_IND_DC_INI_OBRIGATORIO  Verifica se o campo VL_SLD_INI do registro saldos periódicos (Registro I155) foi informado ou é diferente de 0 (zero), nesse caso o campo se torna obrigatório.   Erro  
30   REGRA_VALIDA_CPF_CNPJ  Se tamanho do campo igual a 14 aplica-se a [REGRA_VALIDA_CPF];   Se tamanho do campo igual a 11aplica-se [REGRA_VALIDA_CNPJ]; Se outro tamanho retorna erro de Tamanho; Erro  
31   REGRA_CONTADOR_CPF  Verifica se COD_ASSIN é igual a 900 - ("Contador") e IDENT_CPF_CNPJ tem tamanho igual a 11.    
32   REGRA_IND_DC_FIN_OBRIGATORIO  Verifica se o campo VL_SLD_FIN do registro saldos periódicos (Registro I155) foi informado ou é diferente de 0 (zero), nesse caso o campo se torna obrigatório.   Erro  
33   REGRA_CONTA_SUSEP  Se no registro M020- o campo Quali_PJ for igual a "00 - SUSEP" e IND_CTA for igual "A" (analítica) serão executadas as seguintes regras e se :  [REGRA_VALIDADE_COD_CTA_REF] [REGRA_NAO_EXISTE_COD_CTA_REF] [REGRA_CONTA_REF_ANALITICA] Erro  
34   REGRA_OCORRENCIA_ANUAL  Verificar a ocorrência de apenas um registro quando o campo IND_PER for igual a A00- Anual.   Erro  
35   REGRA_TRIMESTRE_FORA_PERIODO  Se O IND_PER for trimestral, verificar se o trimestre está contido no DT_INI e DT_FIN do registro 0000.   Erro  
36   REGRA_ANO_DIFERENTE  Verificar se o ano é igual na data inicial e final da escrituração   Erro  
37   REGRA_PERIODO_COMPATIVEL_M030  Verifica se para todo registro I150 existe um registro M030 com período correspondente.   Erro  
38   REGRA_PERIODO_COMPATÍVEL_I150  Verifica se para todo M030 existe um registro I150 com período compatível.   Erro  
39   REGRA_PERIODO_COMUM  Verifica se o registro possui datas comuns com outros períodos já cadastrados;   Erro  
40   REGRA_DATA_FORA_PERIODO_APURACAO  Se apuração anual verifica se data é igual a (DT_FIM) do registro 0000; Se apuração trimestral, verifica se data é: -> Trimestre - Data final:   1T - 31/03 2T - 30/06 3T - 30/09 4T - 31/12 Em caso de situação especial considerar a data final do último trimestre válido de acordo com o preenchido no Registro 0000, Erro  
41   REGRA_VALIDACAO_VL_LCTO_DEB  Verifica se a soma dos débitos do Registro I250 (Partidas do Lançamento) é igual ao VL_LCTO.   Erro  
42   REGRA_VALIDACAO_VL_LCTO_CRED  Verifica se a soma dos créditos do Registro I250 (Partidas do Lançamento) é igual ao VL_LCTO.   Erro  
43   REGRA_VALOR_MAIORZERO  Verifica se campo tem valor maior que zero.   Erro  
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