Portaria SPOA/SE/MF nº 911 de 30/12/2008

Norma Federal - Publicado no DO em 31 dez 2008

Aprova o conjunto de objetivos estratégicos, fatores críticos de sucesso, e indicadores de desempenho definidos para o Planejamento Estratégico da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), triênio 2009 a 2011 após os trabalhos de Revisão e Desdobramento efetuados de agosto a dezembro de 2008.

Notas:

1) Revogada pela Portaria SPOA/SE/MF nº 333, de 09.04.2009, DOU 17.04.2009.

2) Ver Portaria SPOA/SE/MF nº 244, de 02.02.2009, DOU 25.02.2009, que altera o cronograma de publicação das metas do Planejamento Estratégico da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), TRIÊNIO 2009 A 2011, assim como a nomenclatura de alguns dos indicadores de desempenho publicados nesta Portaria.

3) Assim dispunha a Portaria revogada:

"O SUBSECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO MINISTÉRIO DA FAZENDA, no uso das atribuições que lhe foram delegadas pelo art. 19 da Portaria GMF nº 290, de 30.09.2004, e pelo Decreto nº 6.102, de 30 de abril de 2007, publicado no Diário Oficial da União de 2 de maio de 2007,

Resolve:

Art. 1º Aprovar o conjunto de objetivos estratégicos, fatores críticos de sucesso, e indicadores de desempenho definidos para o Planejamento Estratégico da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), triênio 2009 a 2011 após os trabalhos de Revisão e Desdobramento efetuados de agosto a dezembro de 2008.

Dos termos utilizados

- FATOR CRÍTICO DE SUCESSO - Características, condições, ou variáveis que, quando adequadamente sustentadas, mantidas ou gerenciadas, podem ter impacto significativo sobre o sucesso da posição de competitividade de uma organização dentro de um segmento específico.

- INDICADOR DIRECIONADOR - Mede as ações que impulsionam ou levam aos resultados medidos pelos indicadores resultantes. Ligado aos Fatores Críticos de Sucesso, demonstra tendências e causas presumidas do efeito, permitindo ações proativas. Subsidia os Indicadores Resultantes.

- INDICADOR RESULTANTE - É um padrão, uma ferramenta utilizada para determinar se está sendo alcançado o objetivo estratégico e se está se avançando rumo à plena implantação da estratégia.

- OBJETIVO ESTRATÉGICO -- Conjunto correlacionado de prioridades que esclarecem o que a estratégica deve alcançar (objetivos das perspectivas de resultado) e o que é crítico para o sucesso (objetivos das perspectivas de meios). Ele é construído assim: verbo + substantivo + adjetivo.

- PAINEL ESTRATÉGICO GLOBAL - É aquele que traduz os objetivos estratégicos; os fatores críticos e os indicadores comuns à Organização.

- PAINEL ESTRATÉGICO SETORIAL - É aquele que traz a anotação dos indicadores específicos da unidade.

Da Missão, Visão e Valores

Art. 2º São propósitos organizacionais da SPOA:

I - MISSÃO: Prover soluções administrativas aos órgãos do Ministério da Fazenda e demais usuários, contribuindo para a melhoria contínua do serviço público;

II - VISÃO: Ser referencial como unidade de excelência em gestão no âmbito da Administração Pública Federal até 2011.

III - VALORES: Legalidade, impessoalidade, ética, transparência, eficiência, eficácia, economicidade, espírito de equipe, empreendedorismo, superação de desafios e valorização dos servidores.

IV - ÁREAS DE ATUAÇÃO: Planejamento, orçamento e finanças, contabilidade, logística, gestão de pessoas e tecnologia da informação.

Dos Painéis Estratégicos e Indicadores de Desempenho:

Art. 3º A SPOA define o escopo de suas operações em termos de serviços, público-alvo e condições essenciais de desempenho, na forma descrita em seus Painéis Estratégicos, com os indicadores de desempenho e respectivas unidades administrativas a que afetos, conforme Anexo I.

Das Metas e Responsabilidades:

Art. 4º O conjunto de metas globais e setoriais e a matriz de responsabilidades serão publicados até o dia 16 de fevereiro de 2009.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

LAERTE DORNELES MELIGA

ANEXO I

Painel Estratégico Global

Perspectiva Sigla do Indicador Indicador Unidade Administrativa 
UU01R Percentual de Satisfação de Unidades Usuárias COGPL 
 UU02D Avaliação pós serviço prestado de Logística 
 UU03D Avaliação pós serviço prestado de RH COGRH 
 UU04D Avaliação pós serviço prestado de TI COGTI 
 UU05D Quantidade de serviços resgatados/Total de serviços a resgatar em Logística COGRL 
 UU06D Quantidade de serviços resgatados/Total de serviços a resgatar em RH COGRH 
 UU07D Quantidade de serviços resgatados/Total de serviços a resgatar em TI COGTI 
Aquisições AQ01R Tempo Médio das Aquisições COGRL 
 AQ02D % de materiais críticos padronizados e implantados COGRL 
 AQ03D % de serviços críticos padronizados COGRL 
 AQ04D Nº de melhores práticas de aquisição implantadas COGRL 
Processos PR01R Tempo Médio de Atendimento de Logística COGRL 
 PR02R Nº de inconsistências por matrícula SIAPE COGRH 
 PR03R % de impedimentos judiciais à reposição ao erário na folha de pagamento COGRH 
 PR04D Nº de atividades críticas de logística padronizadas COGRL 
 PR05D Nº de atividades críticas de RH padronizadas COGRH 
 PR06D Nº de atividades críticas de logística automatizadas COGRL 
 PR07D Nº de atividades críticas de RH automatizadas COGRH 
 PR08D % de cumprimento do plano de gestão da informação COGRH 
 PR09D Nº de melhores práticas de logística implantadas COGRL 
 PR10D Nº de melhores práticas de RH implantadas COGRH 
Pessoas PE01R Adequação das competências dos servidores COGRH 
 PE02R Cumprimento de Metas Organizacionais COGPL 
 PE03R % de Satisfação do Servidor COGRH 
 PE04D % de Cumprimento do Plano de Desenvolvimento de Competências COGRH 
 PE05D Nº de ações de disseminação dos conhecimentos adquiridos em ações de capacitação COGRH 
Finanças FI01R Crédito autorizado X programado COGEF 
 FI02R % de Integração dos Orçamentos COGEF 
 FI03D Serviços contratados/Crédito autorizado COGEF 
 FI04D Valor absoluto das inconsistências corrigidas na folha de pagamento COGTI 
 FI05D Eficiência na gestão das despesas COGRH 

Painel Estratégico Setorial

Perspectiva Sigla do Indicador Indicador Unidade Administrativa 
Unidades Usuárias UU01R - UF Percentual de Satisfação de Unidades Usuárias COGPL 
 UU02D - UF Avaliação pós serviço prestado de Logística COGRL 
 UU03D - UF Avaliação pós serviço prestado de RH COGRH 
 UU04D - UF Avaliação pós serviço prestado de TI COGTI 
 UU05D - UF Quantidade de serviços resgatados/Total de serviços a resgatar em Logística COGRL 
 UU06D - UF Quantidade de serviços resgatados/Total de serviços a resgatar em RH COGRH 
 UU07D - UF Quantidade de serviços resgatados/Total de serviços a resgatar em TI COGTI 
Aquisições AQ01R - UF Tempo Médio das Aquisições COGRL 
 AQ04D - UF Nº de melhores práticas de aquisição implantadas COGRL 
 AQ05D - UF % de serviços críticos implantados COGRL 
Processos PR01R - UF Tempo Médio de Atendimento de Logística COGRL 
 PR02R - UF Nº de inconsistências por matrícula SIAPE COGRH 
 PR03R - UF % de impedimentos judiciais à reposição ao erário na folha de pagamento COGRH 
 PR09D - UF Nº de melhores práticas de logística implantadas COGRL 
 PR10D - UF Nº de melhores práticas de RH implantadas COGRH 
 PR11D - UF Implantação das atividades críticas de logística padronizadas COGRL 
 PR12D - UF Implantação das atividades críticas de RH padronizadas COGRH 
 PR13D - UF Nº de inconsistências nas pensões por matrícula SIAPE de pensionistas COGRH 
 PR14D - UF Nº de inconsistências em ativos por matrícula SIAPE; COGRH 
 PR15D - UF Nº de inconsistências em aposentadorias por matrícula SIAPE de aposentados COGRH 
 PR16D - UF Consumo de energia COGRL 
 PR17D - UF Consumo de água COGRL 
 PR18D - UF Consumo de papel COGRL 
Pessoas PE01R - UF Adequação das competências dos servidores COGRH 
 PE02R - UF Cumprimento de Metas Organizacionais COGPL 
 PE03R - UF % de Satisfação do Servidor; COGRH 
 PE04D - UF % de Cumprimento do Plano de Desenvolvimento de Competências; COGRH 
 PE05D - UF Nº de ações de disseminação dos conhecimentos adquiridos em ações de capacitação COGRH 
Finanças  FI03R - UF Serviços contratados/Crédito autorizado; COGEF 
 FI04D - UF Valor absoluto das inconsistências corrigidas na folha de pagamento COGRH 
 FI06D - UF Despesa com energia elétrica COGEF 
 FI07D - UF Despesa com serviços de vigilância e segurança COGEF 
 FI08D - UF Despesa com serviços de limpeza e higienização COGEF 
 FI09D - UF Despesa com serviços de telefonia COGEF 
 FI10D - UF Despesas com pessoal terceirizado COGEF 
 FI11D - UF Despesas com manutenção predial COGEF 

Legenda

Na sigla do Indicador:

UU - Unidades usuárias AQ - Aquisições PR - Processos PE - Pessoas FI - Finanças

R - Resultante (ligado diretamente ao Objetivo Estratégico e cujo desempenho permite verificar a implementação da estratégia)

D - Direcionador (ligados aos Fatores Críticos de Sucesso - demonstram tendências e permitem a adoção de ações proativas. Subsidiam os indicadores Resultantes.

F - acrescentado à sigla quando o Indicador se refere às Gerências Regionais.

Unidades administrativas

COGPL - Coordenação-Geral de Planejamento e Projetos Organizacionais

COGRL - Coordenação-Geral de Recursos Logísticos

COGRH - Coordenação-Geral de Recursos Humanos

COGTI - Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação

COGEF - Coordenação-Geral de Planejamento, Orçamento e Análise Contábil"