Portaria SPOA/SE/MF nº 911 de 30/12/2008
Norma Federal - Publicado no DO em 31 dez 2008
Aprova o conjunto de objetivos estratégicos, fatores críticos de sucesso, e indicadores de desempenho definidos para o Planejamento Estratégico da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), triênio 2009 a 2011 após os trabalhos de Revisão e Desdobramento efetuados de agosto a dezembro de 2008.
Notas:
1) Revogada pela Portaria SPOA/SE/MF nº 333, de 09.04.2009, DOU 17.04.2009.
2) Ver Portaria SPOA/SE/MF nº 244, de 02.02.2009, DOU 25.02.2009, que altera o cronograma de publicação das metas do Planejamento Estratégico da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), TRIÊNIO 2009 A 2011, assim como a nomenclatura de alguns dos indicadores de desempenho publicados nesta Portaria.
3) Assim dispunha a Portaria revogada:
"O SUBSECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO MINISTÉRIO DA FAZENDA, no uso das atribuições que lhe foram delegadas pelo art. 19 da Portaria GMF nº 290, de 30.09.2004, e pelo Decreto nº 6.102, de 30 de abril de 2007, publicado no Diário Oficial da União de 2 de maio de 2007,
Resolve:
Art. 1º Aprovar o conjunto de objetivos estratégicos, fatores críticos de sucesso, e indicadores de desempenho definidos para o Planejamento Estratégico da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), triênio 2009 a 2011 após os trabalhos de Revisão e Desdobramento efetuados de agosto a dezembro de 2008.
Dos termos utilizados
- FATOR CRÍTICO DE SUCESSO - Características, condições, ou variáveis que, quando adequadamente sustentadas, mantidas ou gerenciadas, podem ter impacto significativo sobre o sucesso da posição de competitividade de uma organização dentro de um segmento específico.
- INDICADOR DIRECIONADOR - Mede as ações que impulsionam ou levam aos resultados medidos pelos indicadores resultantes. Ligado aos Fatores Críticos de Sucesso, demonstra tendências e causas presumidas do efeito, permitindo ações proativas. Subsidia os Indicadores Resultantes.
- INDICADOR RESULTANTE - É um padrão, uma ferramenta utilizada para determinar se está sendo alcançado o objetivo estratégico e se está se avançando rumo à plena implantação da estratégia.
- OBJETIVO ESTRATÉGICO -- Conjunto correlacionado de prioridades que esclarecem o que a estratégica deve alcançar (objetivos das perspectivas de resultado) e o que é crítico para o sucesso (objetivos das perspectivas de meios). Ele é construído assim: verbo + substantivo + adjetivo.
- PAINEL ESTRATÉGICO GLOBAL - É aquele que traduz os objetivos estratégicos; os fatores críticos e os indicadores comuns à Organização.
- PAINEL ESTRATÉGICO SETORIAL - É aquele que traz a anotação dos indicadores específicos da unidade.
Da Missão, Visão e Valores
Art. 2º São propósitos organizacionais da SPOA:
I - MISSÃO: Prover soluções administrativas aos órgãos do Ministério da Fazenda e demais usuários, contribuindo para a melhoria contínua do serviço público;
II - VISÃO: Ser referencial como unidade de excelência em gestão no âmbito da Administração Pública Federal até 2011.
III - VALORES: Legalidade, impessoalidade, ética, transparência, eficiência, eficácia, economicidade, espírito de equipe, empreendedorismo, superação de desafios e valorização dos servidores.
IV - ÁREAS DE ATUAÇÃO: Planejamento, orçamento e finanças, contabilidade, logística, gestão de pessoas e tecnologia da informação.
Dos Painéis Estratégicos e Indicadores de Desempenho:
Art. 3º A SPOA define o escopo de suas operações em termos de serviços, público-alvo e condições essenciais de desempenho, na forma descrita em seus Painéis Estratégicos, com os indicadores de desempenho e respectivas unidades administrativas a que afetos, conforme Anexo I.
Das Metas e Responsabilidades:
Art. 4º O conjunto de metas globais e setoriais e a matriz de responsabilidades serão publicados até o dia 16 de fevereiro de 2009.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
LAERTE DORNELES MELIGA
ANEXO I
Painel Estratégico Global
Perspectiva | Sigla do Indicador | Indicador | Unidade Administrativa |
UU01R | Percentual de Satisfação de Unidades Usuárias | COGPL | |
UU02D | Avaliação pós serviço prestado de Logística | ||
UU03D | Avaliação pós serviço prestado de RH | COGRH | |
UU04D | Avaliação pós serviço prestado de TI | COGTI | |
UU05D | Quantidade de serviços resgatados/Total de serviços a resgatar em Logística | COGRL | |
UU06D | Quantidade de serviços resgatados/Total de serviços a resgatar em RH | COGRH | |
UU07D | Quantidade de serviços resgatados/Total de serviços a resgatar em TI | COGTI | |
Aquisições | AQ01R | Tempo Médio das Aquisições | COGRL |
AQ02D | % de materiais críticos padronizados e implantados | COGRL | |
AQ03D | % de serviços críticos padronizados | COGRL | |
AQ04D | Nº de melhores práticas de aquisição implantadas | COGRL | |
Processos | PR01R | Tempo Médio de Atendimento de Logística | COGRL |
PR02R | Nº de inconsistências por matrícula SIAPE | COGRH | |
PR03R | % de impedimentos judiciais à reposição ao erário na folha de pagamento | COGRH | |
PR04D | Nº de atividades críticas de logística padronizadas | COGRL | |
PR05D | Nº de atividades críticas de RH padronizadas | COGRH | |
PR06D | Nº de atividades críticas de logística automatizadas | COGRL | |
PR07D | Nº de atividades críticas de RH automatizadas | COGRH | |
PR08D | % de cumprimento do plano de gestão da informação | COGRH | |
PR09D | Nº de melhores práticas de logística implantadas | COGRL | |
PR10D | Nº de melhores práticas de RH implantadas | COGRH | |
Pessoas | PE01R | Adequação das competências dos servidores | COGRH |
PE02R | Cumprimento de Metas Organizacionais | COGPL | |
PE03R | % de Satisfação do Servidor | COGRH | |
PE04D | % de Cumprimento do Plano de Desenvolvimento de Competências | COGRH | |
PE05D | Nº de ações de disseminação dos conhecimentos adquiridos em ações de capacitação | COGRH | |
Finanças | FI01R | Crédito autorizado X programado | COGEF |
FI02R | % de Integração dos Orçamentos | COGEF | |
FI03D | Serviços contratados/Crédito autorizado | COGEF | |
FI04D | Valor absoluto das inconsistências corrigidas na folha de pagamento | COGTI | |
FI05D | Eficiência na gestão das despesas | COGRH |
Painel Estratégico Setorial
Perspectiva | Sigla do Indicador | Indicador | Unidade Administrativa |
Unidades Usuárias | UU01R - UF | Percentual de Satisfação de Unidades Usuárias | COGPL |
UU02D - UF | Avaliação pós serviço prestado de Logística | COGRL | |
UU03D - UF | Avaliação pós serviço prestado de RH | COGRH | |
UU04D - UF | Avaliação pós serviço prestado de TI | COGTI | |
UU05D - UF | Quantidade de serviços resgatados/Total de serviços a resgatar em Logística | COGRL | |
UU06D - UF | Quantidade de serviços resgatados/Total de serviços a resgatar em RH | COGRH | |
UU07D - UF | Quantidade de serviços resgatados/Total de serviços a resgatar em TI | COGTI | |
Aquisições | AQ01R - UF | Tempo Médio das Aquisições | COGRL |
AQ04D - UF | Nº de melhores práticas de aquisição implantadas | COGRL | |
AQ05D - UF | % de serviços críticos implantados | COGRL | |
Processos | PR01R - UF | Tempo Médio de Atendimento de Logística | COGRL |
PR02R - UF | Nº de inconsistências por matrícula SIAPE | COGRH | |
PR03R - UF | % de impedimentos judiciais à reposição ao erário na folha de pagamento | COGRH | |
PR09D - UF | Nº de melhores práticas de logística implantadas | COGRL | |
PR10D - UF | Nº de melhores práticas de RH implantadas | COGRH | |
PR11D - UF | Implantação das atividades críticas de logística padronizadas | COGRL | |
PR12D - UF | Implantação das atividades críticas de RH padronizadas | COGRH | |
PR13D - UF | Nº de inconsistências nas pensões por matrícula SIAPE de pensionistas | COGRH | |
PR14D - UF | Nº de inconsistências em ativos por matrícula SIAPE; | COGRH | |
PR15D - UF | Nº de inconsistências em aposentadorias por matrícula SIAPE de aposentados | COGRH | |
PR16D - UF | Consumo de energia | COGRL | |
PR17D - UF | Consumo de água | COGRL | |
PR18D - UF | Consumo de papel | COGRL | |
Pessoas | PE01R - UF | Adequação das competências dos servidores | COGRH |
PE02R - UF | Cumprimento de Metas Organizacionais | COGPL | |
PE03R - UF | % de Satisfação do Servidor; | COGRH | |
PE04D - UF | % de Cumprimento do Plano de Desenvolvimento de Competências; | COGRH | |
PE05D - UF | Nº de ações de disseminação dos conhecimentos adquiridos em ações de capacitação | COGRH | |
Finanças | FI03R - UF | Serviços contratados/Crédito autorizado; | COGEF |
FI04D - UF | Valor absoluto das inconsistências corrigidas na folha de pagamento | COGRH | |
FI06D - UF | Despesa com energia elétrica | COGEF | |
FI07D - UF | Despesa com serviços de vigilância e segurança | COGEF | |
FI08D - UF | Despesa com serviços de limpeza e higienização | COGEF | |
FI09D - UF | Despesa com serviços de telefonia | COGEF | |
FI10D - UF | Despesas com pessoal terceirizado | COGEF | |
FI11D - UF | Despesas com manutenção predial | COGEF |
Legenda
Na sigla do Indicador:
UU - Unidades usuárias AQ - Aquisições PR - Processos PE - Pessoas FI - Finanças
R - Resultante (ligado diretamente ao Objetivo Estratégico e cujo desempenho permite verificar a implementação da estratégia)
D - Direcionador (ligados aos Fatores Críticos de Sucesso - demonstram tendências e permitem a adoção de ações proativas. Subsidiam os indicadores Resultantes.
F - acrescentado à sigla quando o Indicador se refere às Gerências Regionais.
Unidades administrativas
COGPL - Coordenação-Geral de Planejamento e Projetos Organizacionais
COGRL - Coordenação-Geral de Recursos Logísticos
COGRH - Coordenação-Geral de Recursos Humanos
COGTI - Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação
COGEF - Coordenação-Geral de Planejamento, Orçamento e Análise Contábil"