Portaria SPOA/SE/MF nº 333 de 09/04/2009

Norma Federal

Aprova o conjunto de indicadores definidos para o Planejamento Estratégico da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), triênio 2009 a 2011.

Notas:

1) Revogada pela Portaria SPOA/SE/MF nº 859, de 12.09.2011, DOU 14.09.2011 .

2) Ver Portaria SPOA/SE/MF nº 1.123, de 18.12.2009, DOU 22.12.2009 , revogada pela Portaria SPOA/SE/MF nº 859, de 12.09.2011, DOU 14.09.2011 , que aprova o conjunto de Metas Globais definidas para a Gestão Estratégica da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração - SPOA, para o exercício de 2010.

3) Assim dispunha a Portaria revogada:

"O SUBSECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO MINISTÉRIO DA FAZENDA, no uso das atribuições que lhe foram delegadas pelo art. 19 do Anexo à Portaria GMF nº 290, de 30 de setembro de 2004 , do Ministro de Estado da Fazenda, Interino,

Resolve:

Art. 1º Aprovar o conjunto de indicadores definidos para o Planejamento Estratégico da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), triênio 2009 a 2011, na forma dos anexos a esta Portaria: Anexo I - Painéis Estratégicos (Global e Setorial); Anexo II - Indicadores Globais e Setoriais; e Anexo III - Metas Globais. As metas setoriais serão oportunamente publicadas no Boletim de Serviço da SPOA/MF por meio de Ordem de Serviço.

Art. 2º O conjunto de pressupostos básicos definidos para o Planejamento Estratégico da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA), triênio 2009 a 2011, será encaminhado às Gerências Regionais na forma de Comunicado

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º Fica revogada a Portaria SPOA MF nº 911, de 30 de dezembro de 2008 .

LAERTE DORNELES MELIGA

ANEXO I
PAINÉIS ESTRATÉGICOS

Painel Estratégico Global  
Perspectivas   Unidades Usuárias   Processos   Aquisições   Pessoas   Finanças  
Objetivos Estratégicos   Aumentar a satisfação das unidades usuárias   Melhorar o desempenho dos processos de trabalho   Melhorar o desempenho das aquisições   Desenvolver a força de trabalho   Melhorar a gestão dos recursos do Ministério da Fazenda  
Indicadores Resultantes   % de satisfação de unidades usuárias   Tempo médio de atendimento de logística   Tempo médio das aquisições   Adequação das competências dos servidores   Crédito autorizado/Programado  
Nº de inconsistências por matrícula SIAPE     Cumprimento de metas organizacionais  
% de impedimentos Judiciais à reposição ao erário na Folha de Pagamento     % de satisfação do servidor  
Nº de ações de responsabilidade sócio ambiental      
Fatores Críticos de Sucesso   (a) Marketing de relacionamento  (b) Avaliação dos serviços prestados (a) Padronização  (b) Racionalização Padronização de materiais e serviços   Desenvolvimento de competências   (a) Cumprimento da programação orçamentária  (b) Eficiência de gastos
Indicadores Direcionadores   (a) e (b) Avaliação pós-serviço prestado de logística   (a) e (b) Avaliação pós-serviço prestado de RH (a) e (b) Avaliação pós-serviço prestado de TI (a) Nº de atividades críticas de logística padronizadas   (a) Nº de atividades críticas de RH padronizadas (b) Consumo de energia elétrica (b) Consumo de água (b) Consumo de papel % de materiais críticos padronizado se implantados   % de serviços críticos padronizados % de cumprimento do plano de desenvolvimento de competências   (a) Serviços contratados/Crédito autorizado   (b) Eficiência na gestão das despesas

Painel Estratégico Setorial  
Perspectivas   Unidades Usuárias   Processos   Aquisições   Pessoas   Finanças  
Indicadores Resultantes   % de satisfação de unidades usuárias   Tempo médio de atendimento de logística   Tempo médio das aquisições   Cumprimento de metas organizacionais   Serviços contratados/ Crédito autorizado  
Nº de inconsistências por matrícula SIAPE     % de satisfação do servidor  
% de impedimentos judiciais à re-posição ao erário na folha de pagamento      
Nº de ações de responsabilidade sócio ambiental      
Indicadores Direcionadores   Avaliação pós- serviço prestado de logística   Implantação das atividades críticas de logísticas padronizadas   % de serviços críticos implantados   % de cumprimento do plano de desenvolvimento de competências   Despesas com água  Despesas com Energia elétrica
Avaliação pós- serviço prestado de RH   Implantação das atividades críticas de RH padronizadas       Despesas com serviços de vigilância e segurança  
Avaliação pós- serviço prestado de TI   Nº de inconsistências nas pensões/Matrícula SIAPE de pensionistas  
Nº de inconsistências em ativos/Matrícula SIAPE de ativos       Despesas com serviços de limpeza e higienização Despesas com serviços de telefonia  
Nº de inconsistências em aposentadorias/ Matrícula SIAPE de aposentados       Despesas com pessoal terceirizado  
Consumo de energia elétrica   Consumo de água Consumo de papel     Despesas com manutenção predial  

ANEXO II
INDICADORES GLOBAIS E SETORIAIS

INDICADORES GLOBAIS  
UU01R   % de satisfação de unidades usuárias  
UU02D   Avaliação pós-serviço prestado de logística  
UU03D   Avaliação pós-serviço prestado de RH  
UU04D   Avaliação pós-serviço prestado de TI  
AQ01R   Tempo médio das aquisições  
AQ02D   % de materiais críticos padronizados e implantados  
AQ03D   % de serviços críticos padronizados  
PR01R   Tempo médio de atendimento de logística  
PR02R   Nº de inconsistências por matrícula SIAPE  
PR03R   % de impedimentos judiciais à reposição ao erário na folha de pagamento  
PR04R   Nº de ações de responsabilidade socioambiental  
PR05D   Nº de atividades críticas de Logística padronizadas  
PR06D   Nº de atividades críticas de RH padronizadas  
PR12D   Consumo de energia elétrica  
PR13D   Consumo de água  
PR14D   Consumo de papel  
PE01R   Adequação das competências dos servidores  
PE02R   Cumprimento de metas organizacionais  
PE03R   % de satisfação do servidor  
PE04D   % de cumprimento de plano de desenvolvimento de competências  
FI01R   Crédito autorizado/Programado  
FI03D   Serviços contratados/Crédito autorizado  
FI04D   Eficiência na gestão das despesas 

Legenda: Na sigla do Indicador: UU - Unidades Usuárias /

AQ - Aquisições / PR - Processos / PE - Pessoas / FI - Finanças R - Resultante (ligado diretamente ao Objetivo Estratégico e cujo desempenho permite verificar a implementação da estratégia)

D - Direcionador (ligados aos Fatores Críticos de Sucesso - demonstram tendências e permitem a adoção de ações proativas. Subsidiam os indicadores Resultantes.

INDICADORES SETORIAIS  
Sigla   Nome  
UU01R   % de satisfação de unidades usuárias  
UU02D   Avaliação pós-serviço prestado de logística  
UU03D   Avaliação pós-serviço prestado de RH  
UU04D   Avaliação pós-serviço prestado de TI  
AQ01R   Tempo médio das aquisições  
AQ04D   % de serviços críticos implantados  
PR01R   Tempo médio de atendimento de logística  
PR02R   Nº de inconsistências por matrícula SIAPE  
PR03R   % de impedimentos judiciais à reposição ao erário na folha de pagamento  
PR04R   Nº de ações de responsabilidade socioambiental  
PR07D   Implantação das atividades críticas de logística padronizadas  
PR08D   Implantação das atividades críticas de RH padronizados  
PR09D   Nº de inconsistências nas pensões/Matrícula SIAPE de pensionistas  
PR10D   Nº de inconsistências em ativos/Matrícula SIAPE de ativos  
PR11D   Nº de inconsistências em aposentadorias SIAPE de aposentados/Matrícula  
PR12D   Consumo de energia elétrica  
PR13D   Consumo de água  
PR14D   Consumo de papel  
PE02R   Cumprimento de metas organizacionais  
PE03R   % de satisfação do Servidor  
PE04D   % de cumprimento do plano de desenvolvimento de competências  
FI02R   Serviços contratados/Crédito autorizado  
FI05D   Despesas com água  
FI06D   Despesas com energia elétrica  
FI07D   Despesas com serviços de vigilância e segurança  
FI08D   Despesas com serviços de limpeza e higienização  
FI09D   Despesas com serviços de telefonia  
FI10D   Despesas com pessoal terceirizado  
FI11D   Despesas com manutenção predial  

Legenda: Na sigla do Indicador: UU - Unidades usuárias / AQ - Aquisições/PR - Processos / PE - Pessoas / FI - Finanças R - Resultante (ligado diretamente ao Objetivo Estratégico e cujo desempenho permite verificar a implementação da estratégia)

D-Direcionador (ligados aos Fatores Críticos de Sucesso - demonstram tendências e permitem a adoção de ações proativas. Subsidiam os indicadores Resultantes.

ANEXO III
METAS GLOBAIS

INDICADORES      METAS  
Nº  Sigla  Nome  Polaridade  2009 
01  UU01R  % de satisfação de unidades usuárias  (+)  70% 
02  UU02D  Avaliação pós-serviço prestado de logística  (+)  60% 
03  UU03D  Avaliação pós-serviço prestado de RH  (+)  40% 
04  UU04D  Avaliação pós-serviço prestado de TI  (+)  51% 
05  AQ01R  Tempo médio das aquisições  (+)  60% 
06  AQ02D  % de materiais críticos padronizados e implantados  (+)  50% 
07  AQ03D  % de serviços críticos padronizados  (+)  25% 
08  PR01R  Tempo médio de atendimento de logística  (+)  60% 
09  PR02R  Nº de inconsistências por matrícula SIAPE  (+)  20% 
10  PR03R  % de impedimentos judiciais à reposição ao erário na folha de pagamento  (-) 
11  PR04R  Nº de ações de responsabilidade socioambiental  (+) 
12  PR05D  Nº de atividades críticas de logística padronizadas  (+)  15 
13  PR06D  Nº de atividades críticas de RH padronizadas  (+)  13 
14  PR12D  Consumo de energia elétrica  (-)  6,0117 kWh/m² 
15  PR13D  Consumo de água  (-)  1,7200 m³/pessoa 
16  PR14D  Consumo de papel  (-)  10% 
17  PE01R  Adequação das competências dos servidores  (-)  Posição no 35º percentil* 
18  PE02R  Cumprimento de metas organizacionais  (+)  85% 
19  PE03R  % de satisfação do servidor  (+)  80% 
20  PE04D  % de cumprimento do plano de desenvolvimento de competências  (+)  60% 
21  FI01R  Crédito autorizado/Programado  (+)  70% 
22  FI03D  Serviços contratados/Crédito autorizado  (+)  80% 
23  FI04D  Eficiência na gestão das despesas  (+) 

* Igual a 70%

Observações:

1 - PR03R - há meta prevista somente para 2011 porque, em 2009 e 2010, serão efetuados contatos com áreas externas, para um trabalho de informação e conscientização dos envolvidos;

2 - PR04R e FI04D - as metas destes indicadores serão definidas oportunamente;

3 - As metas são definidas para cada exercício, ou seja, não são cumulativas no triênio."