Portaria MS nº 1.865 de 11/10/2005

Norma Federal - Publicado no DO em 13 out 2005

Implementa a gestão do Plano Plurianual para o período 2004-2007, no âmbito do Ministério da Saúde, e dá outras providências.

Notas:

1) Revogada pela Portaria MS nº 812, de 23.04.2009, DOU 24.04.2009.

2) Ver Decreto nº 6.601, de 10.10.2008, DOU 13.10.2008, que dispõe sobre a gestão do Plano Plurianual 2008-2011, de seus programas e revoga o Decreto nº 5.233 de 2004.

3) Assim dispunha a Portaria revogada:

"O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições contidas no art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição Federal de 1988, bem como no art. 27, inciso XX, alínea c, da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, e

Considerando o disposto na Lei nº 10.933, de 11 de agosto de 2004, que trata do Plano Plurianual para o período 2004-2007, e no Decreto nº 5.233, de 6 de outubro de 2004, que estabelece normas para a gestão do Plano Plurianual para o período 2004-2007 e de seus programas; e

Considerando a necessidade de aperfeiçoamento do processo de planejamento no âmbito do Ministério da Saúde, mediante a implementação de sistemas de monitoramento e avaliação contínuos, orientados para a produção qualitativa de resultados, com foco na melhoria organizacional, em conformidade com a metodologia e as orientações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, resolve:

Art. 1º Implementar a gestão do Plano Plurianual para o período 2004-2007, no âmbito do Ministério da Saúde, nos termos estabelecidos nesta Portaria.

Parágrafo único. A gestão de que trata o caput deste artigo compreende o planejamento, a implementação, o monitoramento, a avaliação e a revisão dos programas.

Art. 2º Instituir o Comitê Executivo do Colegiado de Gestão do Ministério da Saúde, sob a coordenação do Secretário-Executivo, que exercerá a função do Comitê de Coordenação de Programas, para os fins estabelecidos no Decreto nº 5.233, de 6 de outubro de 2004.

§ 1º O comitê de que trata o caput deste artigo será composto pelo Secretário-Executivo do MS, como coordenador, pelo Subsecretário de Planejamento e Orçamento, pelo Coordenador-Geral de Planejamento e pelos gerentes dos programas.

§ 2º Cabe ao Comitê de Coordenação de Programas coordenar os processos de gestão para o alcance dos objetivos setoriais por meio da validação e da pactuação dos planos gerenciais de cada programa deste Ministério.

Art. 3º Ao Comitê de Coordenação de Programas compete também:

I - estabelecer as prioridades do Ministério da Saúde e as metas físicas das ações, adequando os recursos orçamentários e financeiros dos programas;

II - validar e pactuar os planos gerenciais dos programas de que trata o Decreto nº 5.233, de 2004;

III - monitorar a implementação dos programas e das respectivas ações, bem como avaliar os seus resultados; e

IV - atuar de forma efetiva na superação de eventuais dificuldades à implementação dos programas.

Art. 4º A Subsecretaria de Planejamento e Orçamento desempenhará a função de Unidade de Monitoramento e Avaliação, para os fins estabelecidos no Decreto nº 5.233, de 2004, cabendo-lhe apoiar a elaboração dos planos gerenciais, o monitoramento e a avaliação dos programas, bem como oferecer subsídios técnicos que auxiliem na definição de conceitos e procedimentos específicos.

§ 1º É facultado à Subsecretaria de Planejamento e Orçamento utilizar o Fórum de Planejamento, atualmente em funcionamento no âmbito deste Ministério, para a integração das unidades e das ações de planejamento deste órgão e de suas entidades vinculadas, como estratégia de gestão institucional de caráter consultivo no desempenho de suas atribuições como Unidade de Monitoramento e Avaliação.

§ 2º O Fórum de que trata o parágrafo anterior reunir-se-á regularmente sob a coordenação do Subsecretário de Planejamento e Orçamento deste Ministério e contará com a participação dos diversos atores envolvidos no processo de planejamento do Sistema Único de Saúde no âmbito da gestão federal.

Art. 5º Os programas e ações de saúde constantes do Plano Plurianual do período 2004-2007 serão agrupados sob a denominação de unissetoriais, intra-setoriais e multissetoriais, conforme o Anexo I desta Portaria.

Art. 6º Os programas sob responsabilidade deste Ministério e suas respectivas ações serão geridos pelos titulares das unidades administrativas correspondentes, conforme indicado no Anexo II desta Portaria.

Parágrafo único. Caberá aos titulares das unidades administrativas formalizar a indicação dos gerentes executivos dos programas sob sua responsabilidade junto à Subsecretaria de Planejamento e Orçamento deste Ministério, quando for o caso.

Art. 7º Os programas multissetoriais sob a responsabilidade de outros Ministérios, nos quais existam ações sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, serão geridos segundo o modelo de gestão proposto no Decreto nº 5.233, de 2004.

§ 1º Excepcionalmente, será indicado um gerente-executivoadjunto para os programas multissetoriais com ações de responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA e gerência exercida por outro órgão.

§ 2º Caberá ao titular da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA indicar o gerente-executivo-adjunto desses programas.

§ 3º A vinculação gerencial de que tratam os parágrafos anteriores não exime o coordenador de ação, integrante do respectivo programa multissetorial, da responsabilidade pela alimentação dos sistemas de informação internos do Ministério da Saúde.

Art. 8º Fica instituído o Comitê Gestor de Programa para cada programa multissetorial sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, com a finalidade de monitorar e avaliar o conjunto de suas respectivas ações por meio do plano gerencial do programa.

Art. 9º O Comitê Gestor de que trata o artigo anterior será composto por:

I - gerente do programa;

II - gerente-executivo do programa, se houver;

III - coordenadores de ação;

IV - responsável pelo planejamento setorial de cada órgão do Poder Executivo relacionado com o respectivo programa; e

V - representante da Unidade de Monitoramento e Avaliação deste Ministério.

Art. 10. Fica instituído, para fins de gestão de cada um dos programas intra-setoriais, listados no Anexo I desta Portaria, o Comitê Gestor de Programa, composto por:

I - gerente do programa;

II - gerente-executivo do programa, se houver;

III - coordenadores de ação do programa nas diversas unidades administrativas;

IV - coordenadores de planejamento das unidades administrativas deste Ministério que tenham ações integrantes do programa; e

V - representante da Unidade de Monitoramento e Avaliação deste Ministério.

Art. 11. São atribuições comuns aos gerentes de programa:

I - negociar e articular os recursos para o alcance dos objetivos do programa;

II - monitorar e avaliar a execução do conjunto das ações do programa;

III - indicar o gerente-executivo;

IV - identificar mecanismos inovadores para o financiamento e a gestão do programa;

V - promover a superação de eventuais obstáculos que possam dificultar o desempenho do programa;

VI - prover subsídios para a tomada de decisões por parte do comitê de coordenação dos programas do órgão ou entidade;

VII - elaborar o plano gerencial do programa, compatibilizado com o plano de monitoramento e avaliação; e

VIII - validar e manter atualizadas as informações relativas ao desempenho físico das ações, da gestão e de eventuais restrições, bem como os dados gerais do programa sob sua responsabilidade, mediante a alimentação dos sistemas de informações do governo federal.

§ 1º Os gerentes-executivos apoiarão os gerentes de programa no âmbito de suas atribuições.

§ 2º Compete aos gerentes de programa, no caso dos programas unissetoriais, e aos Comitês de Gestão dos Programas, no caso de programas intra-setoriais e multissetoriais:

I - monitorar e avaliar o conjunto das respectivas ações, bem como os indicadores dos programas;

II - buscar a efetividade na utilização dos recursos das ações do programa; e

III - atuar na gestão de restrições que possam influenciar o desempenho do programa.

Art. 12. São atribuições dos gerentes-executivos adjuntos de programa:

I - realizar a articulação entre os coordenadores da ação e o gerente-executivo do programa; e

II - consolidar e validar as informações referentes às ações sob responsabilidade do Ministério da Saúde.

Art. 13. São atribuições dos coordenadores de ação:

I - viabilizar a execução e o monitoramento de uma ou mais ações do programa;

II - responsabilizar-se pela obtenção do produto expresso na meta física da ação;

III - utilizar os recursos de forma eficiente, segundo normas e padrões mensuráveis;

IV - gerir as restrições que possam influenciar a execução da ação;

V - estimar e avaliar o custo da ação e os benefícios esperados;

VI - participar da elaboração dos planos gerenciais dos programas; e

VII - efetivar o registro do desempenho físico, da gestão de restrições e dos dados gerais das ações, sob sua responsabilidade, no Sistema de Planejamento, Monitoramento e Avaliação das Ações em Saúde (Sisplam/MS).

Art. 14. Fica autorizada a criação de sistema informatizado para auxiliar a captação de informações sobre o andamento dos programas e das ações sob a responsabilidade deste Ministério e subsidiar os gerentes no monitoramento e na tomada de decisões pertinentes, segundo as disposições contidas no Decreto nº 5.233, de 2004.

§ 1º O sistema informatizado de que trata este artigo, que conformará o Sistema de Planejamento, Monitoramento e Avaliação das Ações em Saúde - Sisplam/MS, será implementado de forma integrada com o SIGPlan/MP, de modo a permitir a importação e a exportação de uma base de dados para outra.

§ 2º O desenvolvimento, a implementação e o suporte técnico do referido sistema informatizado serão da responsabilidade de profissional da área de tecnologia da informação, sob a coordenação da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, que se responsabilizará por sua gestão operacional.

§ 3º O sistema informatizado deverá atender aos padrões de compatibilidade com os demais sistemas de informação do governo federal.

§ 4º A alimentação do referido sistema será obrigatória para todos os programas e ações do Plano Plurianual a partir do exercício de 2005.

Art. 15. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 16. Cessar os efeitos da Portaria nº 158, de 25 de janeiro de 2005, publicada no Diário Oficial da União nº 18, de 26 de janeiro de 2005, Seção 1, página 35.

SARAIVA FELIPE

ANEXO I

ANEXO I 
PROGRAMAS UNISSETORIAIS, INTRA-SETORIAIS, MULTISSETORIAIS SOB A RESPONSABILIDADE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E MULTISSETORIAIS SOB A RESPONSABILIDADE DE OUTROS MINISTÉRIOS DO PPA 2004-2007 
 
I - PROGRAMAS UNISSETORIAIS 
Cód. Prog. Nome do Programa 
1185 Assistência Suplementar à Saúde 
1186 Prevenção e Controle das Doenças Imunopreveníveis 
1214 Atenção Básica em Saúde  
1215 Alimentação Saudável 
1218 Doação, Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos 
1287 Saneamento Rural 
1300 Investimento para Humanização e Ampliação do Acesso à Atenção à Saúde 
1303 Atenção à Saúde da População em Situações de Urgências, Violências e outras Causas Externas 
1307 Controle da Tuberculose e Eliminação da Hanseníase 
1308 Vigilância, Prevenção e Controle da Malária e da Dengue 
1312 Atenção à Saúde de Populações Estratégicas e em Situações Especiais de Agravos 
1314 Participação Popular e Intersetorialidade na Reforma Sanitária e no Sistema Único de Saúde 
1318 Gestão do Trabalho no Sistema Único de Saúde 
1370 Vigilância e Prevenção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis 
1371 Vigilância Ambiental em Saúde 
II - PROGRAMAS INTRA-SETORIAIS 
Cód. Prog. Nome do Programa 
0016 Gestão da Política de Saúde 
1203 Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças Transmissíveis 
1216 Atenção Especializada em Saúde 
1220 Atenção Hospitalar e Ambulatorial no Sistema Único de Saúde 
1289 Vigilância Sanitária de Produtos, Serviços e Ambientes 
1291 Segurança Transfusional e Qualidade do Sangue 
1306 Vigilância, Prevenção e Atenção em HIV/AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis 
1311 Educação Permanente e Qualificação Profissional no Sistema Único de Saúde 
III - PROGRAMAS MULTISSETORIAIS DE RESPONSABILIDADE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE 
Cód. Prog. Nome do Programa 
1201 Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde 
1293 Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos 
IV - PROGRAMAS MULTISSETORIAIS DE RESPONSABILIDADE DE OUTROS MINISTÉRIOS 
Cód. Prog. Nome do Programa 
0122 Saneamento Ambiental Urbano (Ministério das Cidades) 
0150 Identidade Étnica e Patrimônio Cultural dos Povos Indígenas (Ministério da Justiça) 
0681 Gestão da Participação em Organismos Internacionais (Ministério das Relações Exteriores) 
1138 Drenagem Urbana Sustentável (Ministério da Integração Nacional) 
1335 Transferência de Renda com Condicionalidades - Bolsa Família (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) 
1336 Brasil Quilombola (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR) 
8007 Resíduos Sólidos Urbanos (Ministério do Meio Ambiente) 

ANEXO II
UNIDADES ADMINISTRATIVAS RESPONSÁVEIS PELA GERÊNCIA DOS PROGRAMAS E PELA COORDENAÇÃO DAS AÇÕES DO PPA 2004 - 2007

Programa Ação Descritor da Ação Unidade Resp. Coordenador da Ação 
0016 - GESTÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA EXECUTIVA - SE 
0016 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Apoio à Descentralização - DAD/SE 
0016 4380 Sistema Nacional de Informações em Saúde. Departamento de Informática do SUS - Datasus/SE 
0016 4388 Serviço de Processamento de Dados do Sistema Único de Saúde - Datasus. Departamento de Informática do SUS - Datasus/SE 
0016 4572 Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação. Gerência de Gestão de Recursos Humanos/Anvisa 
0016 4572b Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação. Departamento de Administração - DEADM/Funasa 
0016 4572c Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação. Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos - Coder/SAA /SE 
0016 6180 Consolidação da atuação Internacional do Ministério da Saúde. Presidência/Fiocruz 
0016 6183 Promoção de Conferências e Eventos na Área de Saúde para a Consolidação da Reforma Sanitária. Departamento de Articulação e Acompanhamento da Reforma Sanitária - DARES/SGP 
0016 6219 Banco de Preços e Economia em Saúde. Departamento de Economia da Saúde - Decs/SCTIE 
0016 6220 Monitoramento e Acompanhamento das Receitas e Gastos Públicos em Saúde nos Estados e Municípios. Departamento de Economia da Saúde - Decs/SCTIE 
0016 6472 Estruturação dos Centros de Economia da Saúde e Ciência e Tecnologia no SUS. Departamento de Economia da Saúde - Decs/SCTIE 
0016 6842 Fortalecimento da capacidade de análise de situação de saúde no SUS. Departamento de Análise de Situação de Saúde - Dasis/SVS 
0016 6881 Modernização e Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Funasa. Subsecretaria de Planejamento e Orçamento - SPO/SE 
0016 6999 Gestão dos acervos informacionais no SUS. Coordenação Geral de Documentação e Informação - CGDI/SAA/SE 
0016 8287 Apoio a Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios na Qualificação da Gestão Descentralizada do Sistema Único de Saúde. Departamento de Apoio à Descentralização - DAD/SE 
0016 8619 Aperfeiçoamento, Implementação e Acompanhamento dos Processos de Planejamento e de Avaliação do Ministério da Saúde. Subsecretaria de Planejamento e Orçamento - SPO/SE 
0122 - SANEAMENTO AMBIENTAL URBANO (MINISTÉRIO DAS CIDADES) 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: MINISTÉRIO DAS CIDADES 
0122 002K Apoio para o Desenvolvimento Institucional de Operadores Públicos de Saneamento Ambiental em Municípios com População Superior a 30.000 habitantes. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
0122 002L (Regionalizada) Apoio à Implantação, Ampliação ou Melhoria de Sistema Público de Esgotamento Sanitário em Municípios Integrantes de Regiões. Metropolitanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (Ride) para Prevenção e Controle de Doenças. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
0122 002M (Regionalizada) Apoio à Implantação, Ampliação ou Melhoria de Sistema Público de Abastecimento de Água em Municípios Integrantes de Regiões. Metropolitanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (Ride) para Prevenção e Controle de Doenças. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
0122 0798 Apoio ao Controle de Qualidade da Água para Consumo Humano. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
0122 0800 Apoio à Gestão dos Sistemas de Saneamento Básico em Municípios de até 30.000 Habitantes. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
0122 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
0122 3861 (Regionalizada) Implantação, Ampliação ou Melhoria de Sistema Público de Abastecimento de Água para a Prevenção e Controle de Agravos em Municípios de até 30.000 habitantes. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
0122 5528 (Emendas Nominativas) Saneamento Básico para Controle de Agravos. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
0122 6908 Apoio ao desenvolvimento de ações de comunicação e educação em saúde voltada para o saneamento ambiental. Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde - Ascom/Funasa 
0122 7652 (Regionalizada) Implantação de Melhorias Sanitárias Domiciliares para Prevenção e Controle de Agravos. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
0122 7654 (Regionalizada) Implantação, Ampliação ou Melhoria de Sistema Público de Esgotamento Sanitário para a Prevenção e Controle de Agravos em Municípios de até 30.000 habitantes. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
 
0150 - IDENTIDADE ÉTNICA E PATRIMÔNIO CULTURAL DOS POVOS INDÍGENAS (MINISTÉRIO DA JUSTIÇA) 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: MINISTÉRIO DA JUSTIÇA 
0150 0802 Apoio a Estudos e Pesquisas no âmbito das Populações Indígenas. Departamento de Saúde Indígena - Desai/Funasa 
0150 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Saúde Indígena - Desai/Funasa 
0150 3869 Estruturação de Unidades de Saúde para Atendimento à População Indígena. Departamento de Saúde Indígena - Desai/Funasa 
0150 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde - Ascom/Funasa 
0150 6140 Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Indígenas. Departamento de Saúde Indígena - Desai/Funasa 
0150 6143 Promoção da Educação em Saúde dos Povos Indígenas. Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde - Ascom/Funasa 
0150 6144 Capacitação de Profissionais para Atenção à Saúde da População Indígena. Departamento de Saúde Indígena - Desai/Funasa 
0150 6501 Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Departamento de Saúde Indígena - Desai/Funasa 
0681 - GESTÃO DA PARTICIPAÇÃO EM ORGANISMOS INTERNACIONAIS (MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES) 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES 
0681 0218 Contribuição à Organização Pan-Americana de Saúde - Opas. Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde - Aisa/GM 
0681 0219 Contribuição ao Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - Bireme. Coordenação Geral de Documentação e Informação - CGDI/SAA/SE 
0681 0220 Contribuição à União Internacional contra o Câncer - UICC. Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde - Aisa/GM 
0681 0221 Contribuição à Organização Mundial de Saúde - OMS. Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde - Aisa/GM 
1138 - DRENAGEM URBANA SUSTENTÁVEL (MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL) 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL 
1138 3883 Implantação e Melhoria de Serviços de Drenagem e Manejo Ambiental para Prevenção e Controle da Malária. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
1185 - ASSISTÊNCIA SUPLEMENTAR À SAÚDE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS 
1185 2272 Gestão e Administração do Programa. Gerência de Acompanhamento e Planejamento - Geplan/ANS 
1185 4339 Regulação, Fiscalização e Monitoramento de Operadoras de Planos e Seguros Privados de Assistência à Saúde. Gerência de Finanças - GFIN/ANS 
1185 4572 Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação. Gerência de Finanças - GFIN/ANS 
1185 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Gerência de Finanças - GFIN/ANS 
1186 - PREVENÇÃO E CONTROLE DAS DOENÇAS IMUNOPREVENÍVEIS 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SVS 
1186 0899 Apoio a Laboratórios Públicos de Produção de Imunobiológicos. Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações - CGPNI/SVS 
1186 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Vigilância Epidemiológica - Devep/SVS 
1186 4383 Vacinação da População. Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações - CGPNI/SVS 
1186 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Departamento de Vigilância Epidemiológica - Devep/SVS 
1186 6031 Imunobiológicos para Prevenção e Controle de Doenças. Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações - CGPNI/SVS 
1186 7484 Adequação da Rede de Frio de Imunobiológicos. Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações - CGPNI/SVS 
1201 - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE CIÊNCIA. TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS - SCTIE 
1201 0830 Apoio a Pesquisas na Área de Atenção Especializada. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1201 09EF Apoio à Pesquisa e inovações tecnológicas em doenças dos Trópicos. Departamento de Ciência e Tecnologia - Decit/SCTIE 
1201 11PJ Estruturação de laboratórios de pesquisas biomédicas. Vice-Presidencia de Desenvolvimento Institucional de Informação e Comunicação -VPDIIC/Fiocruz 
1201 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Ciência e Tecnologia - Decit/SCTIE 
1201 4360 Pesquisas Biomédicas no Centro Nacional de Primatas. Centro Nacional de Primatas - Cenp/SVS 
1201 4363 Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Tuberculose e outras Pneumopatias no Centro de Referência Hélio Fraga. Centro de Referência Professor Hélio Fraga/SVS 
1201 4386 Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Medicina Tropical e Meio Ambiente no Instituto Evandro Chagas. Instituto Evando Chagas/SVS 
1201 6146 Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento de Insumos Estratégicos no Complexo Produtivo da Saúde. Departamento de Ciência e Tecnologia - Decit/SCTIE 
1201 6165 Fomento à Pesquisa em Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças e Agravos à Saúde. Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços - CGDES/SVS 
1201 6179a (Emenda Parlamentar) Projeto Adolpho Lutz e a história da medicina tropical no Brasil - RJ-RJ. Vice-Presidencia de Ensino, Informação e Comunicação -VPEIC/Fiocruz 
1201 6189 Rede de Bibliotecas Virtuais em Saúde. Coordenação Geral de Documentação e Informação - CGDI/SAA/SE 
1201 6198 Apoio a Pesquisas no Campo da Educação e Desenvolvimento dos Profissionais de Saúde. Gabinete - GAB/Sgtes 
1201 6201 Funcionamento das Bibliotecas Técnico-científica e do Museu da Vida. Vice-Presidencia de Ensino, Informação e Comunicação -VPEIC/Fiocruz 
1201 7670 Implantação do Campus da Fundação Oswaldo Cruz em Jacarepaguá. Vice-Presidencia de Desenvolvimento Institucional de Informação e Comunicação -VPDIIC/Fiocruz 
1201 7674 Modernização de Unidades de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria de Planejamento Estratégico - Diplan/Fiocruz 
1201 7676 Construção do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. Diretoria de Administração do Campos - Dirac/Fiocruz 
1201 8315 Desenvolvimento Tecnológico e Inovações em Insumos Estratégicos para a Saúde. Vice-presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - VPPDT/ Fiocruz 
1201 8317 Pesquisas clínicas, epidemiológicas e em Ciências Biológicas, Humanas e Sociais aplicadas à Saúde na Fundação Oswaldo Cruz. Vice-presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - VPPDT/ Fiocruz 
1201 8319 Desenvolvimento Tecnológico e Inovações para Métodos e Processos em Saúde Pública. Vice-presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - VPPDT/ Fiocruz 
1201 8609 Implantação e Aperfeiçoamento da Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. Vice-presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - VPPDT/ Fiocruz 
1203 - VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SVS 
1203 0829 (Regionalizada) Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios Certificados para a Epidemiologia e Controle de Doenças. Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS 
1203 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Vigilância Epidemiológica - Devep/SVS 
1203 2689 Trabalho de Campo para Prevenção e Controle de Doenças. Departamento de Administração - DEADM/Funasa 
1203 3994 Modernização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde - Vigisus. Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS 
1203 3994a Modernização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde - Vigisus. Departamento de Saúde Indígena - Desai/Funasa 
1203 4382 Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis - CGDT/SVS 
1203 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Departamento de Vigilância Epidemiológica - Devep/SVS 
1203 6042 Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Transmitidas por Vetores e Zoonoses. Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis - CGDT/SVS 
1203 6160 Controle de Surtos, Epidemias, Calamidades Públicas e Emergências Epidemiológicas. Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis - CGDT/SVS 
1203 6161 Insumos Estratégicos para Prevenção e Controle de Doenças. Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS 
1203 8327 Serviços Laboratoriais de Referência Internacional, Nacional e Regional para Diagnóstico de Doenças Infecciosas. Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente - VPSRA/Fiocruz 
1203 8543 Vigilância, Prevenção e Controle das Hepatites Virais. Departamento de Vigilância Epidemiológica - Devep/SVS 
1203 8603 Apoio à Implantação, Modernização e Adequação de Unidades de Controle de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial. Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis - CGDT/SVS 
1203 8701 Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública - CGLAB/SVS 
1214 - ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS 
1214 0442 Incentivo Financeiro para a Expansão e a Consolidação da Estratégia de Saúde da Família nos Municípios com População Superior a 100 mil habitantes. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1214 0589 (Regionalizada) Incentivo Financeiro a Municípios Habilitados à Parte Variável do PAB para a Saúde da Família. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1214 0810 Apoio à Gestão Descentralizada da Atenção Básica nos Municípios. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1214 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1214 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1214 6150 Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1214 6838 Atenção à saúde bucal. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1214 8573 Expansão e Consolidação da Saúde da Família. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1214 8575 Prevenção e Detecção Precoce das Doenças Não Transmissíveis. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1214 8577 (Regionalizada) Atendimento Assistencial Básico nos Municípios Brasileiros. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1214 8581 Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1215 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS 
1215 0806 Apoio a Estudos e Pesquisas sobre Alimentação e Nutrição, com Enfoque na Recuperação Nutricional e Alimentação Saudável. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1215 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1215 4294 Prevenção e Controle das Carências Nutricionais por Micronutrientes. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1215 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1215 6449 Promoção de Hábitos de Vida e de Alimentação Saudáveis para a Prevenção das Obesidades e das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1215 8519 Monitoramento da Situação Nutricional da População Brasileira. Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1216 - ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM SAÚDE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS 
1216 11PG Reforma e ampliação do Instituto Fernandes Figueira. Diretoria de Administração do Campos - Dirac/Fiocruz 
1216 11PH Reforma e ampliação do Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas. Diretoria de Administração do Campos - Dirac/Fiocruz 
1216 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Atenção Especializada - DAE / SAS 
1216 4291 Certificação de Qualidade dos Estabelecimentos de Saúde da Rede Pública e Privada. Departamento de Atenção Especializada - DAE / SAS 
1216 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Departamento de Atenção Especializada - DAE / SAS 
1216 7833 Implantação de Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Departamento de Atenção Especializada - DAE / SAS 
1216 8265 Implementação da Atenção Domiciliar e de Outras Modalidades Alternativas à Internação Hospitalar. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1216 8305 Atenção de Referência à Gestante de Alto Risco, Crianças e Adolescentes com Patologias de Alta Complexidade e a Portadores de Doenças Infecciosas. Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente - VPSRA/Fiocruz 
1216 8535 (Regionalizada) Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1216 8583 Serviços de Referência em Saúde Integrados à Rede de Cooperação Técnica. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1218 - DOAÇÃO, CAPTAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS 
1218 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1218 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1218 6158 Operacionalização do Sistema Nacional de Transplantes. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1218 7668 Implantação de Rede de Informações em Transplantes. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1218 8595 Fomento a Estudos e Pesquisas na Área de Transplantes. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1220 - ATENÇÃO HOSPITALAR E AMBULATORIAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS 
1220 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas - Drac/SAS 
1220 4324 Atenção à Saúde das Populações Ribeirinhas da Região Amazônica mediante Cooperação com a Marinha do Brasil. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas - Drac/SAS 
1220 6148 Assistência Médica Qualificada e Gratuita a Todos os Níveis da População e Desenvolvimento de Atividades Educacionais e de Pesquisa no Campo da Saúde - Serviço Social Autônomo Associação das Pioneiras Sociais. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1220 6154 Auditoria de Serviços Cadastrados no Sistema Único de Saúde. Departamento Nacional de Auditoria do SUS - Denasus 
1220 6155 Auditoria de Gestão no Sistema Único de Saúde. Departamento Nacional de Auditoria do SUS - Denasus 
1220 6217 Atenção à Saúde nos Hospitais da Rede Pública Federal. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1220 6217-0111 Atenção à Saúde nos Hospitais da Rede Pública Federal - Cristo Redentor. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1220 6217- 0113 Atenção à Saúde nos Hospitais da Rede Pública Federal - Fêmina. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1220 6217-0115 Atenção a Saúde nos Hospitais da Rede Pública Federal - Hospital Nossa Senhora da Conceição. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1220 6217-0121 Atenção à Saúde nos Hospitais da Rede Pública Federal - Instituto de Cardiologia Laranjeiras - RJ. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1220 6217-0123 Atenção à Saúde nos Hospitais da Rede Pública Federal no Hospital Geral dos Servidores RJ. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1220 6217-0127 Atenção à Saúde nos Hospitais da Rede Pública Federal no Hospital Geral de Bonsucesso RJ. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1220 6217-0129 Atenção à Saúde nos Hospitais da Rede Pública Federal - Instituto Nacional do Câncer - RJ. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1220 6217-0199 Atenção à Saúde nos Hospitais da Rede Pública Federal - Instituto Nacional de Traumato Ortopedia - Into / RJ. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1220 6839 Regulação, Controle e Avaliação de Procedimentos assistenciais no SUS. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas - DRAC/SAS 
1220 8537 Sistemas Estaduais e Municipais de Auditoria. Departamento Nacional de Auditoria do SUS - Denasus 
1220 8585 Atenção à Saúde da População nos Municípios Habilitados em Gestão Plena do Sistema e nos Estados Habilitados em Gestão Plena/Avançada. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas - Drac/SAS 
1220 8587 Atenção à Saúde da População nos Municípios não habilitados em Gestão Plena do Sistema e nos Estados não habilitados em Gestão Plena/Avançada. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas - Drac/SAS 
1287 - SANEAMENTO RURAL 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE - FUNASA 
1287 12GI Abastecimento de Água e instalações hidrosanitárias em Escolas Públicas Rurais - Água na escola. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
1287 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
1287 3921 Implantação de Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
1287 3996 Implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário. Secretaria Executiva - SE 
1287 3997 Implantação de Serviços de Abastecimento de Água. Secretaria Executiva - SE 
1287 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde - Ascom/Funasa 
1287 7656 Implantação, Ampliação ou Melhoria do Serviço de Saneamento em Áreas Rurais, em Áreas Especiais (Quilombos, Assentamentos e Reservas Extrativistas) e em Localidades com População Inferior a 2.500 Habitantes para Preservação e Controle de Agravos. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
1287 7684 Saneamento Básico em Aldeias Indígenas para Prevenção e Controle de Agravos. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
1289 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE PRODUTOS, SERVIÇOS E AMBIENTES 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA 
1289 0852 (Regionalizada) Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios para Execução de Ações de Médio e Alto Risco Sanitário Inseridos na Programação Pactuada de Vigilância Sanitária. Assessoria de Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária - ADav/Anvisa 
1289 0990 (Regionalizada) Incentivo Financeiro aos Municípios e ao Distrito Federal Habilitados à Parte Variável do Piso de Atenção Básica para Ações de Vigilância Sanitária. Assessoria de Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária - Adav/Anvisa 
1289 12BH Construção do Laboratório Oficial para Análises e Pesquisas de Produtos Derivados do Tabaco. Nucleo se Assessoramento em Comunicação Social e Institucional/Anvisa 
1289 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Gerência Geral de Gestão Administrativa Financeira - GGGAF/Anvisa 
1289 6133 Vigilância Sanitária de Produtos. Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde - GGTPS/Anvisa 
1289 6134 Vigilância Sanitária em Serviços de Saúde. Gerência Geral de Tecnologia de Serviços em Saúde - GGTES/Anvisa 
1289 6138 Vigilância Sanitária em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados. Gerência Geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras - GGPAF/Anvisa 
1289 6174 Análise Técnico-Laboratorial da Qualidade dos Produtos ofertados à População. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS/Fiocruz 
1289 6206 Pesquisas em Vigilância Sanitária. Nucleo se Assessoramento a Gestão Estratégica/Anvisa 
1289 7694 Construção do Edifício-Sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gerência Geral de Gestão Administrativa Financeira - GGGAF/Anvisa 
1289 8335 Qualificação Técnica dos Laboratórios de Referência Estadual e Municipal para Análise de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS/Fiocruz 
1291 - SEGURANÇA TRANSFUSIONAL E QUALIDADE DO SANGUE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS 
1291 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1291 4295 Atenção aos Pacientes Portadores de Hemoglobinopatias. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1291 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1291 6142 Atenção aos Pacientes Portadores de Coagulopatias. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1291 6205 Rede Nacional de Informações em Sangue e Hemoderivados. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1291 6205a Rede Nacional de Informações em Sangue e Hemoderivados. Gerência Geral de Sangue e outros tecidos, células e órgãos/Anvisa 
1291 6216 Capacitação de Profissionais em Serviços de Hemoterapia. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1291 6516 Qualificação e Avaliação dos Serviços de Hemoterapia e Hematologia. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1291 6516a Qualificação e Avaliação dos Serviços de Hemoterapia e Hematologia. Gerência Geral de Sangue e outros tecidos, células e órgãos/Anvisa 
1291 7690 (Regionalizada) Estruturação dos Serviços de Hematologia e Hemoterapia. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1291 7692 Implantação da Unidade de Fracionamento do Plasma. Departamento de Atenção Especializada - DAE/SAS 
1293 - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS ESTRATÉGICOS 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE CIÊNCIA. TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS - SCTIE 
1293 0593 (Regionalizada) Incentivo Financeiro a Municípios Habilitados à Parte Variável do Piso de Atenção Básica - PAB para Assistência Farmacêutica Básica. Departamento de Assistência Farmacêutica - DAF/SCTIE 
1293 0804 Apoio à Estruturação dos Serviços de Assistência Farmacêutica na Rede Pública. Departamento de Assistência Farmacêutica - DAF/SCTIE 
1293 11PE Adequação da planta industrial de Fármacos em Jacarepaguá. Vice-Presidencia de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho -VPDIGT/Fiocruz 
1293 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Assistência Farmacêutica - DAF/SCTIE 
1293 2522 Produção de Fármacos, Medicamentos e Fitoterápicos. Diretoria Farmanguinhos/Fiocruz 
1293 4365 Produção de Vacinas, Reagentes para Diagnóstico e Biofármacos. Diretoria Biomanguinhos/Fiocruz 
1293 4368 Promoção da Oferta e da Cobertura dos Serviços de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos no Sistema Único de Saúde. Departamento de Assistência Farmacêutica - DAF/SCTIE 
1293 4705 (Regionalizada) Assistência Financeira para Aquisição e Distribuição de Medicamentos Excepcionais. Departamento de Assistência Farmacêutica - DAF/SCTIE 
1293 6145 Fomento à Produção Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica - DAF/SCTIE 
1293 7660 Implantação de Farmácias Populares. Diretoria do Programa Farmácia Popular do Brasil - CGPAGP/SCTIE 
1293 7660a Implantação de Farmácias Populares. Vice-Presidencia de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho -VPDIGT/Fiocruz 
1293 7672 Adequação da Planta Industrial de Imunobiológicos. Vice-Presidencia de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho -VPDIGT/Fiocruz 
1293 7680 Construção de Planta-Piloto de Imunobiológicos. Diretoria Biomanguinhos/Fiocruz 
1293 8415a Manutenção e Funcionamento das Farmácias Populares. Vice-Presidencia de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho -VPDIGT/Fiocruz 
1300 - INVESTIMENTO PARA HUMANIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO ACESSO À ATENÇÃO À SAÚDE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA EXECUTIVA - SE 
1300 6152 Cartão Nacional de Saúde. Departamento de Informática do SUS - Datasus/SE 
1300 6153 Cadastro Nacional de Profissionais e Estabelecimentos Assistenciais de Saúde. Departamento de Informática do SUS - Datasus/SE 
1300 7666 Investimento no Desenvolvimento do Complexo Produtivo da Saúde (QUALISUS). Secretaria Executiva - SE 
1300 8627 Fomento a Projetos de Melhoria da Gestão e Humanização dos Serviços de Saúde. Secretaria Executiva - SE 
1303 - ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIAS, VIOLÊNCIAS E OUTRAS CAUSAS EXTERNAS 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS 
1303 0816 Apoio a Centros Colaboradores para a Atenção à Saúde das Pessoas em Situações de Violências e outras Causas Externas. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1303 0818 (Regionalizada) Apoio à Estruturação de Serviços de Atenção às Urgências e Emergências por Violências e Causas Externas. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1303 0820 Apoio a Estudos e Pesquisas sobre Acidentes e Violências. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1303 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1303 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1306 - VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E ATENÇÃO EM HIV/AIDS E OUTRAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SVS 
1306 0214 (Regionalizada) Incentivo Financeiro a Estados e Municípios para Ações de Prevenção e Qualificação da Atenção em HIV/AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS 
1306 2272 Gestão e Administração do Programa. Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS 
1306 2721 Promoção à Saúde e às Práticas Seguras de Prevenção e Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas vivendo com HIV/AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS 
1306 4327 Atenção à Saúde das Pessoas com HIV/AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS 
1306 4370 Atendimento à População com Medicamentos para Tratamento dos Portadores de HIV/AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS 
1306 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS 
1307 - CONTROLE DA TUBERCULOSE E ELIMINAÇÃO DA HANSENÍASE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SVS 
1307 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Vigilância Epidemiológica - Devep/SVS 
1307 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Departamento de Vigilância Epidemiológica - Devep/SVS 
1307 6184 Vigilância, Prevenção e Controle da Tuberculose e outras Pneumopatias de Interesse em Saúde Pública. Coordenação Geral de Doenças Endêmicas - CGDEN/SVS 
1307 6185 Vigilância, Prevenção e Controle da Hanseníase e outras Dermatoses Relevantes. Departamento de Vigilância Epidemiológica - Devep/SVS 
1307 8539 Rede de Atendimento Ambulatorial e Laboratorial para o Controle de Tuberculose e de outras Pneumopatias de Interesse da Saúde Pública. Coordenação Geral de Doenças Endêmicas - CGDEN/SVS 
1308 - VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E CONTROLE DA MALÁRIA E DA DENGUE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SVS 
1308 2272 Gestão e Administração do Programa. Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS 
1308 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS 
1308 6186 Vigilância, Prevenção e Controle da Malária. Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Malária - CGPNCM/SVS 
1308 6235 Vigilância, Prevenção e Controle da Dengue. Coordenação Geral de Programa Nacional de Controle da Dengue - CGPNCD/SVS 
1311 - EDUCAÇÃO PERMANENTE E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - SGTES 
1311 0847 Apoio à Capacitação de Formuladores de Políticas em Áreas Técnicas Específicas dos Estados e Municípios. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 0848 Apoio à Constituição de Pólos de Educação Permanente em Saúde. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 0849 Apoio à Mudança na Graduação e Pós-Graduação na Área da Saúde. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 0850 Formação de recursos humanos em educação profissional e de pos-graduação stricto e lato sensu - Fiocruz Gabinete - GAB/Sgtes  
1311 0850 Formação de recursos humanos em educação profissional e de pos-graduação stricto e lato sensu Gabinete - GAB/Sgtes  
1311 0851 Apoio à Formação Permanente de Agentes para o Controle Social. Secretaria de Gestão Participativa - SGP 
1311 6226 Estágio aos Estudantes das Áreas de Saúde na Rede do Sistema Único de Saúde - VERSUS. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 2272 Gestão e Administração do Programa. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 6149 Residência de Profissionais de Saúde - SUS. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 6149-0043a Residência de Profissionais de Saúde - Hospital Cristo Redentor. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 6149-0043b Residência de Profissionais de Saúde - HNS Conceição. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 6149-0043c Residência de Profissionais de Saúde - Fêmina. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 6195 Capacitação de Profissionais de Saúde e Agentes Sociais a Distância. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 6196 Serviço Civil Profissional em Saúde. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 6199 Formação de Profissionais Técnicos de Saúde. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 6200 Promoção dos Princípios da Educação Popular em Saúde. Secretaria de Gestão Participativa - SGP 
1311 6488 Apoio às Escolas Técnicas de Saúde, Escolas de Saúde Pública, Centros Formadores e Centros Colaboradores. Gabinete - GAB/Sgtes 
1311 8541 Formação de RH em educação profissional e pós-graduação strictu e latu sensu em saúde. Vice-Presidencia de Ensino, Informação e Comunicação -VPEIC/Fiocruz 
1311 8541a Formação de RH em educação profissional e pós-graduação strictu e latu sensu em saúde. Vice-Presidencia de Ensino, Informação e Comunicação -VPEIC/Fiocruz 
1312 - ATENÇÃO À SAÚDE DE POPULAÇÕES ESTRATÉGICAS E EM SITUAÇÕES ESPECIAIS DE AGRAVOS 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS 
1312 0842 Apoio à Implantação da Rede de Centros Colaboradores para Atenção à Saúde de Populações Estratégicas e em Situações Especiais de Agravos. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 0843 Auxílio-Reabilitação Psicossocial aos Egressos de Longas Internações Psiquiátricas no Sistema Único de Saúde (De Volta Pra Casa). Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 6176 Atenção à Saúde da Criança. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 6177 Atenção à Saúde do Adolescente e Jovem. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 6178 Atenção à Saúde do Idoso. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 6181 Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 6188 Atenção à Saúde do Trabalhador. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 6233 Atenção à Saúde Mental. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 8523 Fomento à Constituição de Equipes para a Melhoria do Ambiente e Redução de Riscos no Trabalho. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 8525 Fomento a Estudos e Pesquisas sobre a Saúde de Grupos Populacionais Estratégicos e em Situações Especiais de Agravo. Departamento de Ações e Programas Estratégicos - Dape 
1312 8527 Serviços de Atenção à Saúde da População do Sistema Penitenciário Nacional. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 8529 Serviços Extra-hospitalares de Atenção aos portadores de Transtornos Mentais e de transtornos Decorrentes do Uso de Álcool e Outras Drogas. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1312 8531 Unidades e Serviços de Reabilitação no SUS. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Dape/SAS 
1314 - PARTICIPAÇÃO POPULAR E INTERSETORIALIDADE NA REFORMA SANITÁRIA E NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE GESTÃO PARTICIPATIVA - SGP 
1314 2016 Funcionamento do Conselho Nacional de Saúde. Conselho Nacional de Saúde - CNS 
1314 2272 Gestão e Administração do Programa. Gabinete - GAB/SGP 
1314 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Gabinete - GAB/SGP 
1314 6182 Ouvidoria Nacional de Saúde. Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS - Doges/SGP 
1314 6804 Mobilização da sociedade para a Gestão Participativa no SUS. Secretaria de Gestão Participativa - SGP 
1314 6806 Controle Social no Sistema Único de Saúde. Secretaria de Gestão Participativa - SGP 
1318 - GESTÃO DO TRABALHO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - SGTES 
1318 003H Harmonização das Carreiras do Sistema Único de Saúde no âmbito dos Entes Federativos. Gabinete - GAB/Sgtes 
1318 0846 Apoio aos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde. Gabinete - GAB/Sgtes 
1318 6518 Funcionamento da Mesa Nacional de Negociação do Sistema Único de Saúde. Gabinete - GAB/Sgtes 
1335 - TRANSFERÊNCIA DE RENDA COM CONDICIONALIDADES - BOLSA FAMÍLIA (MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME) 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME 
1335 099A Auxílio à Família na Condição de Pobreza Extrema, com Crianças de Idade entre 0 e 6 anos, para Melhoria das Condições de Saúde e Combate às Carências Nutricionais (Lei nº 10.836, de 2004). Departamento de Atenção Básica - DAB/SAS 
1336 - BRASIL QUILOMBOLA (SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL - SEPPIR) 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: (SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL - SEPPIR) 
1336 8215 Atenção à saúde das populações quilombolas. Secretaria de Gestão Participativa - SGP 
1370 - VIGILÂNCIA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSÍVEIS 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SVS 
1370 2272 Gestão e Administração do Programa. Departamento de Análise de Situação de Saúde - Dasis/SVS 
1370 4641 Publicidade de Utilidade Pública. Departamento de Análise de Situação de Saúde - Dasis/SVS 
1370 6170 Sistema Nacional de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis. Coordenação Geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis - CGDANT/SVS 
1371 - VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - SVS 
1371 2272 Gestão e Administração do Programa. Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde - CGVAM/SVS 
1371 6192 Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde. Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde - CGVAM/SVS 
1371 6847 Vigilância ambiental em saúde relacionada à qualidade da água para consumo humano. Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde - CGVAM/SVS 
8007 - RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE) 
UNIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DO PROGRAMA: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE 
8007 002N (Regionalizada) Apoio à Implantação, Ampliação, Melhoria do Sistema Público de Coleta, Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos para Prevenção e Controle de Agravos em Municípios com População acima de 250.000 Habitantes ou Integrantes de Regiões. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 
8007 11KO (Regionalizada) Implantação, Ampliação ou Melhoria do Sistema de Coleta, Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos para a Prevenção e Controle de Agravos em Municípios de até 30.000 habitantes ou com Risco de Transmissão de Dengue. Departamento de Engenharia e Saúde Pública - Densp/Funasa 

(*) Republicada por ter saído, no DOU nº 197, de 13.10.2005, Seção 1, pág. 43, com incorreção no original."