Portaria MD nº 1.118 de 19/08/2009

Norma Federal - Publicado no DO em 20 ago 2009

Aprova a Diretriz para o Planejamento e a Execução das Atividades de Estudos da Escola Superior de Guerra (ESG), no ano de 2010.

O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso IV da Constituição Federal e tendo em vista o disposto no art. 46, da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, e de acordo com o disposto no art. 23 do Regulamento da Escola Superior de Guerra, aprovado pelo Decreto nº 5.874, de 15 de agosto de 2006,

Resolve:

Art. 1º Aprovar a Diretriz para o Planejamento e a Execução das Atividades de Estudos da Escola Superior de Guerra (ESG), no ano de 2010, na forma do anexo a esta Portaria.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

NELSON A. JOBIM

ANEXO
DIRETRIZ PARA O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DE ESTUDOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA NO ANO DE 2010

1. FINALIDADE

A presente Diretriz tem por finalidade estabelecer os elementos básicos necessários ao planejamento e à execução das Atividades de Estudos da Escola Superior de Guerra (ESG), para o ano letivo de 2010.

2. REFERÊNCIAS

2.1 - Lei nº 785, de 20 de agosto de 1949, cria a Escola Superior de Guerra e dá outras providências.

2.2 - Decreto nº 5.874, de 15 de agosto de 2006 - Aprova o Regulamento da Escola Superior de Guerra.

2.3 - Decreto nº 6.223, de 4 de outubro de 2007 - Aprova a Estrutura Regimental do Ministério da Defesa e dá outras providências.

2.4 - Portaria nº 206/MD, de 11 de fevereiro de 2008 - Delega Competência ao Comandante da Escola Superior de Guerra para dispor sobre o Regimento Interno da Escola.

2.5 - Portaria nº 4/ESG, de 29 de fevereiro de 2008 - Aprova o Regimento Interno da Escola Superior de Guerra.

3. ATIVIDADES DE ENSINO

3.1 - Cursos

3.1.1 - Ministrar, no ano de 2010, os seguintes cursos:

- Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE);

- Curso de Estado-Maior Combinado (CEMC);

- Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE);

- Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN); e

- Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD).

3.1.2 - Conduzir ou realizar a gestão dos cursos de interesse da Carreira de Defesa Nacional, em suas próprias instalações ou em locais a serem definidos.

3.1.3 - Ministrar cursos especiais de curta duração para atender interesses específicos, em suas próprias instalações ou em locais a serem definidos.

3.2 - Duração dos Cursos e Efetivos

3.2.1 - Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)

O CAEPE destina-se a preparar civis e militares, do Brasil e de Nações Amigas, para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial nas áreas da segurança e da defesa nacional, desenvolvendo planejamentos estratégicos nas expressões do Poder Nacional.

Terá a duração de 40 (quarenta) semanas, iniciando em 01 de março e terminando em 03 de dezembro, com efetivo planejado de até 115 (cento e quinze) estagiários, sendo 5 (cinco) de Nações Amigas (ENA). (Redação dada ao item pela Portaria MD nº 1.376, de 20.10.2009, DOU 21.10.2009)

Nota:Redação Anterior:
"3.2.1 - Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)
O CAEPE destina-se a preparar civis e militares, do Brasil e de Nações Amigas, para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial nas áreas da segurança e da defesa nacional, desenvolvendo planejamentos estratégicos nas expressões do Poder Nacional.
Terá a duração de 40 (quarenta) semanas, iniciando em 1º de março e terminando em 3 de dezembro, com efetivo planejado de 80 (oitenta) estagiários, sendo 5 (cinco) de Nações Amigas (ENA)."

3.2.2 - Curso de Estado-Maior Combinado (CEMC)

O CEMC destina-se a preparar Oficiais Superiores das Forças Armadas para o exercício de funções nos Estados-Maiores Combinados e o desempenho de atividades que envolvam o planejamento e o emprego estratégico-operacional de forças militares em operações combinadas/conjuntas ou executadas sob orientação e supervisão do Ministério da Defesa.

Terá a duração de 13 (treze) semanas, iniciando em 15 de março e terminando em 10 de junho, com efetivo planejado de 24 (vinte e quatro) estagiários.

3.2.3 - Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE)

O CSIE destina-se a preparar civis e Oficiais Superiores das Forças Armadas e das Forças Auxiliares para o exercício de funções de inteligência estratégica na administração pública e, em especial, nos órgãos ligados ao SISBIN.

Terá a duração de 21 (vinte e uma) semanas, iniciando em 15 de março e terminando em 6 de agosto, com efetivo planejado de 30 (trinta) estagiários.

3.2.4 - Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN)

O CLMN destina-se a preparar civis e Oficiais Superiores das Forças Armadas e das Forças Auxiliares para atuar nos níveis gerenciais executivos da Logística e Mobilização Nacionais e de assessoramento aos órgãos responsáveis pelo Sistema Nacional de Mobilização - SINAMOB.

Terá a duração de 13 (treze) semanas, iniciando em 16 de agosto e terminando em 11 de novembro, com efetivo planejado de 35 (trinta e cinco) estagiários.

3.2.5 - Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD)

O CGERD destina-se a proporcionar conhecimento a civis e Oficiais Superiores das Forças Armadas e das Forças Auxiliares dos conceitos de defesa no Estado moderno e dos processos de gestão de recursos de defesa, no âmbito da administração pública e privada.

Terá a duração de 09 (nove) semanas, sendo realizado em duas edições, em locais a serem determinados, iniciando em 10 de maio e 30 de agosto e terminando, respectivamente, em 7 de julho e 29 de outubro, com efetivo planejado de 50 (cinqüenta) estagiários.

3.3 - Titulação

A ESG deverá buscar a titulação de pós-graduação para o CAEPE, o CSIE e o CLMN.

3.4 - Tema de Estudo

Os trabalhos da ESG deverão ser desenvolvidos visando ao domínio do conhecimento do Planejamento Estratégico e sua Gestão, orientados para os temas de interesse da Segurança e do Desenvolvimento, em especial os relacionados com a Defesa.

3.5 - Viagens de Estudos

Deverão ser planejadas viagens a regiões do território nacional e ao estrangeiro, com a duração média de 10 (dez) dias, para os diferentes cursos, conforme abaixo:

a) CAEPE: 2 (duas) viagens de estudos em território nacional e 1 (uma) viagem em território estrangeiro;

b) CSIE: 1 (uma) viagem de estudos em território nacional;

c) CEMC: 1 (uma) viagem de estudos em território nacional ;

d) CLMN: 1 (uma) viagem de estudos em território nacional; e

e) CGERD: 1 (uma) viagem de estudos em território nacional (por curso).

3.6 - Capacitação de Membros do Corpo Permanente (CP)

A ESG deverá intensificar a participação de membros do CP em Viagens e Visitas de Estudo, Seminários, Ciclos, Simpósios, Conclaves e em exercícios de Operações Combinadas/Conjuntas.

4. PRESCRIÇÕES GERAIS

4.1 - A ESG deverá encaminhar ao Ministério da Defesa (MD) os documentos de interesse do desenvolvimento das atividades de estudos, nos prazos especificados abaixo:

DOCUMENTOS PRAZOS 
CALENDÁRIOS E CURRÍCULOS DOS CURSOS/2010 07.12.2009 
PEDIDOS DE COOPERAÇÃO DE ENSINO/2010 07.12.2009 
CÓPIAS DAS MONOGRAFIAS/2009 26.03.2010 
PROPOSTAS DE DIRETRIZES PARA 2011 31.05.2010 

4.2 - A ESG deverá observar a antecedência mínima de (60) sessenta dias para encaminhamento dos documentos que se refiram ao envio de solicitações a outros órgãos e instituições do nível ministerial.

4.3 - À Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM) compete:

a) coordenar e acompanhar, no âmbito da Administração Central do MD, a execução da presente diretriz;

b) encaminhar, à consideração dos setores do MD, cópias dos documentos que lhe são pertinentes, recebidos daquela escola; e

c) divulgar, para os demais órgãos da Administração Central do MD, as principais atividades de estudos da ESG, em particular as viagens de estudos dos diversos cursos, seminários e ciclos de extensão, informando data e locais de suas realizações.

4.4 - Ao Estado-Maior de Defesa e às Secretarias do MD compete:

a) propor temas de monografias para o ano de 2010, por intermédio da SELOM, até 30 de outubro de 2009; e

b) encaminhar à consideração da ESG, por intermédio da SELOM, sugestões relativas ao desenvolvimento dos cursos regulares a serem desenvolvidos em 2011, até 31 de maio de 2010.

4.5 - Os diversos setores do MD poderão solicitar à ESG estudos específicos sobre assuntos do seu interesse.

4.6 - Para a realização dos cursos, a ESG manterá ligação com a SELOM e com os órgãos do MD, conforme segue:

CURSO ÓRGÃOS 
CAEPE - Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia SELOM e SPEAI 
CSIE - Curso Superior de Inteligência Estratégica SELOM, SPEAI e EMD 
CEMC - Curso de Estado-Maior Combinado SELOM e EMD 
CLMN - Curso de Logística e Mobilização Nacional SELOM 
CGERD - Curso de Gestão de Recursos de Defesa  SELOM e SEORI 
Cursos de interesse da Carreira de Defesa SELOM 

5. DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos não previstos nesta Diretriz serão solucionados pelo Comandante da ESG.

NELSON A. JOBIM