Instrução Normativa RFB nº 1.005 de 08/02/2010

Norma Federal - Publicado no DO em 09 fev 2010

Dispõe sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Notas:

1) Revogada Instrução Normativa RFB nº 1.183, de 19.08.2011, DOU 22.08.2011.

2) Ver Instrução Normativa RFB nº 1.087, de 29.11.2010, DOU 30.11.2010, com efeitos a partir de 01.12.2010, que aprova o Programa Gerador de Documentos do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, versão 3.1 (PGD CNPJ/Cadastro Sincronizado 3.1), o Programa Gerador de Documentos do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (PGD CNPJ versão web), o Aplicativo Classificador do Objeto Social (versão web), o Aplicativo Visualizador de Atos Cadastrais do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (versão web), o Aplicativo Visualizador/Deferidor pelas Juntas Comerciais (versão web), o Aplicativo Visualizador/Deferidor pelos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Jurídicas (versão web), o Aplicativo Consulta de Remessa (versão web) e o Aplicativo Deferidor de Convenentes (versão web).

3) Ver Instrução Normativa RFB nº 1.035, de 28.05.2010, DOU 31.05.2010, que dispõe sobre a baixa especial da inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de pessoas jurídicas, nos termos dos arts. 54 e 55 da Lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009.

4) Ver Instrução Normativa Conjunta RFB/TSE nº 1.019, de 10.03.2010, DJU 15.03.2010, DJe TSE 15.03.2010 e DOU 24.03.2010, que dispõe sobre atos, perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), dos comitês financeiros de partidos políticos e de candidatos a cargos eletivos, inclusive vices e suplentes.

5) Assim dispunha a Instrução Normativa revogada:

"O Secretário da Receita FEDERAL DO BRASIL, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III do art. 261 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF nº 125, de 4 de março de 2009, e tendo em vista o disposto no inciso XXII do art. 37 da Constituição Federal, no art. 199 da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966 - Código Tributário Nacional (CTN), nos arts. 2º a 5º, 8º a 11 e 18-A da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, no inciso II do art. 37 da Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, nos arts. 80 a 82 da Lei nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996, no art. 2º da Lei nº 10.522, de 19 de julho de 2002, no art. 33 da Lei nº 11.488, de 15 de junho de 2007, e nos arts. 1º a 5º, 7º a 11, 14 e 16 da Lei nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007,

Resolve:

Art. 1º Os procedimentos relativos ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) observarão o disposto nesta Instrução Normativa (IN).

CAPÍTULO I
DAS INFORMAÇÕES DO CNPJ

Art. 2º O CNPJ compreende as informações cadastrais das entidades de interesse das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Parágrafo único. Excepcionalmente, outras entidades poderão ser inscritas no CNPJ para tornar possível o cumprimento de legislação que não tenha natureza tributária.

CAPÍTULO II
DOS DOCUMENTOS DO CNPJ

Art. 3º São documentos do CNPJ:

I - Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCPJ);

II - Quadro de Sócios e Administradores (QSA);

III - Ficha Específica, de interesse do órgão convenente; e

IV - Documento Básico de Entrada (DBE) ou Protocolo de Transmissão, conforme modelos constantes dos Anexos I e II.

CAPÍTULO III
DA ADMINISTRAÇÃO DO CNPJ

Art. 4º Compete à Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) a administração do CNPJ.

CAPÍTULO IV
DOS CONVÊNIOS

Art. 5º No âmbito do CNPJ, a RFB poderá celebrar convênios com:

I - administrações tributárias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, inclusive suas autarquias, órgãos e entidades da administração pública federal e órgãos de registro de entidades, objetivando:

a) o intercâmbio de informações cadastrais;

b) a integração dos respectivos cadastros; e

c) a prática de atos cadastrais perante o CNPJ;

II - o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), objetivando cooperação técnica ou transferência, em meio eletrônico, de informações de interesse do CNPJ.

§ 1º Os convênios observarão modelo aprovado pela RFB.

§ 2º Na hipótese de convênio celebrado com órgãos de registro, de que trata o inciso I do caput, a entidade poderá ser dispensada da apresentação dos documentos arquivados nos referidos órgãos.

Art. 6º Para efeito de implantação do convênio de que trata o inciso I do caput do art. 5º, o órgão convenente deverá, previamente:

I - proceder à adequação da legislação relativa ao seu cadastro de entidades às normas do CNPJ;

II - implantar estrutura de comunicação de dados que permita conexão com o sistema eletrônico do CNPJ, observados os padrões estabelecidos pela RFB;

III - prover local e pessoal para atendimento ao público; e

IV - compatibilizar seus cadastros com o CNPJ.

§ 1º O cumprimento das exigências a que se refere este artigo será verificado previamente à celebração de convênios entre a RFB e:

I - as administrações tributárias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, inclusive suas autarquias, e órgãos e entidades da Administração Pública Federal, pela:

a) Coordenação-Geral de Gestão de Cadastros (Cocad) da RFB, quanto aos incisos I, III e IV do caput; e

b) Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (Cotec) da RFB, quanto ao inciso II do caput;

II - os órgãos de registro de entidades, pela:

a) Equipe de Cadastro (ECD) da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil (SRRF) da respectiva jurisdição, quanto ao inciso III do caput; e

b) Divisão de Tecnologia da Informação (Ditec) da SRRF da respectiva jurisdição, quanto ao inciso II do caput.

§ 2º Considerar-se-á atendida a condição de que trata o inciso I do caput pela prévia edição, no âmbito do Estado, do Distrito Federal ou do Município, de ato legal ou normativo que recepcione as normas do CNPJ, a partir da vigência do convênio.

§ 3º Previamente ao início da vigência do convênio, a RFB promoverá treinamento básico quanto aos procedimentos e à utilização dos aplicativos referentes ao CNPJ para os funcionários do órgão convenente.

§ 4º O disposto nos incisos I e IV do caput não se aplica aos órgãos de registro.

CAPÍTULO V
DAS UNIDADES CADASTRADORAS

Art. 7º Unidades cadastradoras perante o CNPJ são aquelas competentes para analisar as informações contidas na documentação apresentada pela entidade.

Parágrafo único. São unidades cadastradoras:

I - no âmbito da RFB:

a) Delegacias da Receita Federal do Brasil (DRF);

b) Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária (Derat);

c) Delegacia Especial de Instituições Financeiras (Deinf);

d) Delegacia Especial de Maiores Contribuintes (Demac) Rio de Janeiro;

e) Inspetorias da Receita Federal do Brasil (IRF);

f) Alfândegas da Receita Federal do Brasil (ALF);

g) Agências da Receita Federal do Brasil (ARF); e

h) Centros de Atendimento ao Contribuinte (CAC); (Redação dada ao artigo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"I - no âmbito da RFB:
a) Delegacias da Receita Federal do Brasil (DRF);
b) Delegacias da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária (Derat);
c) Delegacias Especiais de Instituições Financeiras (Deinf);
d) Inspetorias da Receita Federal do Brasil Classe Especial (IRF - Classe Especial);
e) Alfândegas da Receita Federal do Brasil (ALF);
f) Agências da Receita Federal do Brasil (ARF); e
g) Centros de Atendimento ao Contribuinte (CAC);"

II - no âmbito dos órgãos convenentes, as unidades designadas no convênio firmado com a RFB.

CAPÍTULO VI
DOS ATOS PRATICADOS PERANTE O CNPJ

Art. 8º Constituem atos a serem praticados perante o CNPJ:

I - inscrição;

II - alteração de dados cadastrais;

III - alteração de situação cadastral;

IV - baixa de inscrição;

V - restabelecimento de inscrição; e

VI - invalidação de atos perante o CNPJ.

§ 1º Os atos perante o CNPJ serão solicitados por intermédio do sítio da RFB na Internet, no endereço eletrônico , observado o seguinte:

I - as solicitações dos atos dar-se-ão por meio de FCPJ, de QSA preenchido com a qualificação constante do Anexo III, no caso de estabelecimento matriz de entidade, e de Ficha Específica, quando a requerente estiver localizada em unidade federada ou município conveniado, gerados pelo Programa CNPJ, ou por meio de outro aplicativo aprovado pela RFB;

II - a solicitação será formalizada:

a) pela remessa, por via postal, pela entrega direta ou por outro meio aprovado pela RFB, à unidade cadastradora de jurisdição do estabelecimento, do DBE ou do Protocolo de Transmissão e de cópia autenticada do ato constitutivo, alterador ou extintivo da entidade, devidamente registrado no órgão competente, observada a tabela de documentos constante do Anexo IV; ou

b) pela entrega direta da documentação solicitada para a prática do ato no órgão de registro que celebrou convênio com a RFB, acompanhada do DBE ou do Protocolo de Transmissão;

III - a solicitação será cancelada automaticamente no caso de descumprimento do prazo estabelecido no inciso I do § 2º;

IV - na solicitação de inscrição do Microempreendedor Individual (MEI), definido pelo § 1º do art. 18-A da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, será dispensada a apresentação do DBE e do Protocolo de Transmissão.

§ 2º O DBE:

I - ficará disponível, no sítio da RFB na Internet, no endereço eletrônico referido no § 1º, na opção "Consulta da Situação do Pedido Referente ao CNPJ", pelo prazo de 90 (noventa) dias, para impressão e respectivo envio ou entrega previsto no inciso II do § 1º;

II - deverá ser assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ, por seu preposto ou mandatário, com reconhecimento da firma do signatário, observado o disposto no art. 9º do Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009; e

III - será substituído pelo Protocolo de Transmissão quando a entidade for identificada pela atribuição de:

a) certificação digital;

b) senhas eletrônicas; ou

c) outras formas de identificação atribuídas pelas administrações tributárias, conforme previsto em convênio.

§ 3º O reconhecimento de firma exigido nos termos do inciso II do § 2º será dispensado quando a solicitação for realizada:

I - por órgão público, autarquia ou fundação pública; ou

II - em órgão de registro de que trata o inciso I do art. 5º, a critério deste.

§ 4º O disposto no inciso I do § 2º aplica-se ao Protocolo de Transmissão;

§ 5º O QSA não será apresentado pelas entidades constantes do Anexo VI

Seção I
Da Competência das Unidades Cadastradoras perante o CNPJ

Art. 9º A competência para deferir atos cadastrais no CNPJ é do titular de unidade cadastradora com jurisdição sobre o domicílio tributário do estabelecimento a que se referir o pedido, ou da pessoa por ele designada.

§ 1º A competência de que trata o caput é:

I - do titular da unidade da RFB com jurisdição sobre o domicílio tributário da pessoa física responsável perante o CNPJ, relativamente à pessoa jurídica domiciliada no exterior;

II - do titular da unidade da RFB jurisdicionante de destino, no caso de alteração do endereço que implique modificação da jurisdição fiscal;

III - do titular da unidade da RFB com jurisdição sobre o domicílio tributário da matriz, relativamente à filial situada no exterior, de pessoa jurídica domiciliada no Brasil;

IV - do titular da unidade da RFB com jurisdição sobre o domicílio tributário do administrador, no caso de fundos e clubes de investimento constituídos no País; e

V - do titular da DRF em Brasília, no caso de embaixadas, missões, delegações permanentes, consulados-gerais, consulados, vice-consulados, consulados honorários e das unidades específicas do governo brasileiro no exterior;

VI - do titular, no âmbito dos órgãos convenentes, das unidades designadas no convênio firmado com a RFB.

§ 2º Os titulares das IRF e das ALF terão competência restrita aos procedimentos relacionados com os processos de baixa, na hipótese do inciso II do art. 28, e de declaração de inaptidão, na hipótese do inciso III do art. 39. (NR) (Redação dada ao parágrafo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o parágrafo alterado:
"§ 2º Os titulares das IRF - Classe Especial e das ALF terão competência restrita aos procedimentos relacionados com os processos de baixa, na hipótese do inciso II do art. 28, e de declaração de inaptidão, na hipótese do inciso III do art. 39."

Seção II
Da Inscrição no CNPJ

Subseção I
Da Obrigatoriedade de Inscrição no CNPJ

Art. 10. As entidades domiciliadas no Brasil, inclusive as pessoas jurídicas por equiparação, estão obrigadas a inscrever no CNPJ todos os seus estabelecimentos localizados no Brasil ou no exterior, antes do início de suas atividades.

§ 1º No âmbito do CNPJ, estabelecimento é o local, privado ou público, edificado ou não, móvel ou imóvel, próprio ou de terceiro, onde a entidade exerce, em caráter temporário ou permanente, suas atividades, inclusive as unidades auxiliares constantes do Anexo V, bem como o local onde se encontram armazenadas mercadorias.

§ 2º Consideram-se estabelecimentos, para fins do disposto neste artigo, as plataformas de produção e armazenamento de petróleo e gás natural, ainda que estejam em construção.

§ 3º No caso das plataformas de produção e armazenamento de petróleo e gás natural de que trata o § 2º, o endereço a ser informado no CNPJ será o do estabelecimento da pessoa jurídica proprietária ou arrendatária da plataforma, em terra firme, cuja localização seja a mais próxima.

Art. 11. São também obrigados a se inscrever no CNPJ:

I - órgãos públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios, desde que se constituam em unidades gestoras de orçamento;

II - condomínios edilícios sujeitos à incidência, à apuração ou ao recolhimento de tributos federais administrados pela RFB;

III - grupos e consórcios de sociedades, constituídos na forma dos arts. 265 e 278 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976;

IV - consórcios de empregadores;

V - clubes de investimento registrados em bolsa de valores, segundo as normas fixadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou pelo Banco Central do Brasil (Bacen);

VI - fundos de investimento imobiliário;

VII - fundos mútuos de investimento mobiliário, sujeitos às normas do Bacen ou da CVM;

VIII - embaixadas, missões, delegações permanentes, consulados gerais, consulados, vice-consulados, consulados honorários no Brasil e as unidades específicas do governo brasileiro no exterior;

IX - representações permanentes de organizações internacionais;

X - serviços notariais e registrais (cartórios), de que trata a Lei nº 8.935, de 18 de novembro de 1994;

XI - fundos públicos e privados de natureza meramente contábil;

XII - candidatos a cargos políticos eletivos, nos termos de legislação específica;

XIII - incorporação imobiliária objeto de opção pelo Regime Especial de Tributação (RET) de que trata a Lei nº 10.931, de 2 de agosto de 2004; e

XIV - pessoas jurídicas domiciliadas no exterior que, no País:

a) possuam:

1. imóveis;

2. veículos;

3. embarcações;

4. aeronaves;

5. participações societárias;

6. contas-correntes bancárias;

7. aplicações no mercado financeiro;

8. aplicações no mercado de capitais;

9. bens intangíveis com prazo de pagamento superior a 360 (trezentos e sessenta) dias; e

10. financiamentos;

b) pratiquem:

1. importação financiada;

2. arrendamento mercantil externo (leasing);

3. arrendamento simples, aluguel de equipamentos e afretamento de embarcações;

4. importação de bens sem cobertura cambial, destinados à integralização de capital de empresas brasileiras;

5. empréstimos em moeda concedidos a residentes no País;

6. investimentos;

7. outras operações estabelecidas pela Cocad;

XV - instituições bancárias do exterior, que realizem operações de compra e venda de moeda estrangeira com bancos no País, recebendo e entregando reais em espécie na liquidação de operações cambiais;

XVI - comissões polinacionais;

XVII - outras entidades econômicas, no interesse dos órgãos convenentes.

§ 1º Para fins do disposto no inciso I, considera-se unidade gestora de orçamento aquela autorizada a executar parcela do orçamento da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.

§ 2º O disposto no inciso XIV não se aplica:

I - aos direitos relativos à propriedade industrial (marcas e patentes); e

II - aos investimentos estrangeiros mediante mecanismo de certificados representativos de ações ou outros valores mobiliários (Depositary Receipts) emitidos no exterior, com lastro em valores mobiliários depositados em custódia específica no Brasil.

§ 3º Os estabelecimentos regionais e locais dos serviços sociais autônomos poderão:

I - na hipótese de órgão regional, ser inscritos na condição de matriz, por solicitação do respectivo órgão nacional; e

II - no caso de órgão local, requerer sua vinculação como filial do órgão regional.

§ 4º Serão inscritos na condição de estabelecimento matriz:

I - a direção nacional, as comissões provisórias, os diretórios regionais, municipais e zonais e demais órgãos de direção dos partidos políticos; e

Nota: Ver Instrução Normativa Conjunta RFB/TSE nº 1.019, de 10.03.2010, DJU 15.03.2010, DJe TSE 15.03.2010 e DOU 24.03.2010, que dispõe sobre atos, perante o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), dos comitês financeiros de partidos políticos e de candidatos a cargos eletivos, inclusive vices e suplentes.

II - as entidades de âmbito federal, regional e local regulamentadoras de exercício profissional.

§ 5º Não será fornecida inscrição a coligações de partidos políticos.

Art. 12. Quanto às entidades de que trata o art. 11, observar-se-á, ainda:

I - os fundos de investimento constituídos no exterior e as pessoas jurídicas domiciliadas no exterior que se inscreverem no CNPJ exclusivamente para realizar as aplicações mencionadas nos itens 7 e 8 da alínea "a" do inciso XIV do art. 11, observadas as normas do Conselho Monetário Nacional (CMN), deverão obter uma inscrição para cada instituição financeira representante responsável pelo cumprimento das obrigações tributárias do investidor no País;

II - a denominação utilizada como nome empresarial a ser indicada para inscrição no CNPJ para fins do disposto no inciso I deverá conter, obrigatoriamente, o nome do fundo de investimento ou da pessoa jurídica, seguido do nome da instituição financeira representante, separado por hífen;

III - a incorporadora optante pelo RET de que trata a Lei nº 10.931, de 2004, deverá inscrever no CNPJ, na condição de filial, cada uma das incorporações objeto de opção por esse regime.

§ 1º Para fins do disposto nos incisos I e II do caput, a expressão "instituição financeira" compreende todas as instituições autorizadas a funcionar pelo Bacen.

§ 2º De conformidade com normas específicas aplicáveis a cada pleito eleitoral, é facultada a inscrição temporária no CNPJ de comitês financeiros de:

I - partidos políticos; e

II - candidatos a cargos eletivos.

Art. 13. É facultado à entidade requerer a unificação de inscrição de suas unidades no CNPJ, desde que localizadas no mesmo município, para:

I - a agência bancária e seus postos ou subagências; e (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"I - o estabelecimento e suas dependências externas de natureza meramente administrativa;"

II - o estabelecimento de concessionária ou permissionária de serviço público e seus postos de serviços. (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"II - a agência bancária e seus postos ou subagências; e"

III - o estabelecimento de concessionária ou permissionária de serviço público e seus postos de serviços.

Parágrafo único. No caso de unificação, os estabelecimentos, exceto o unificador, deverão solicitar a baixa de sua inscrição no CNPJ.

Subseção II
Da Inscrição no CNPJ de Entidade Domiciliada no Brasil

Art. 14. O pedido de inscrição no CNPJ de entidade domiciliada no Brasil deverá observar o disposto no art. 8º, inclusive para o caso de estabelecimento no Brasil de pessoa jurídica estrangeira.

Subseção III
Da Inscrição no CNPJ de Pessoa Jurídica Domiciliada no Exterior

Art. 15. Ressalvadas as hipóteses dos arts. 16 e 17, o pedido de inscrição no CNPJ de pessoa jurídica domiciliada no exterior deverá observar o disposto nos §§ 1º ao 5º do art. 8º.

Parágrafo único. O endereço da pessoa jurídica domiciliada no exterior deverá ser informado no CNPJ e, quando for o caso, transliterado.

Art. 16. No caso de fundos de investimento constituídos no exterior e de pessoas jurídicas domiciliadas no exterior que possuam no Brasil, exclusivamente, aplicações mencionadas nos itens 7 e 8 da alínea "a" do inciso XIV do art. 11, a inscrição no CNPJ será efetuada na ocasião em que for deferido o Registro de Investidor Estrangeiro solicitado à CVM, na forma da Resolução CMN nº 2.689, de 26 de janeiro de 2000, e da Instrução CVM nº 325, de 27 de janeiro de 2000, e alterações posteriores, vedada a apresentação de pedido de inscrição em unidade cadastradora da RFB.

§ 1º As instituições financeiras representantes ficam obrigadas a manter a guarda dos documentos constantes do Anexo IV.

§ 2º A inscrição no CNPJ realizada na forma determinada neste artigo será destinada, exclusivamente, à realização das aplicações mencionadas no caput.

Art. 17. A pessoa jurídica domiciliada no exterior que realizar ou contratar no Brasil as operações referidas nos itens 5, 9 e 10 da alínea "a", nos itens 1 a 7 da alínea "b" do inciso XIV e no inciso XV do art. 11 terá a inscrição no CNPJ formalizada mediante deferimento da inscrição no Cadastro de Empresas (Cademp), solicitada exclusiva e diretamente ao Bacen, vedada a apresentação de pedido de inscrição em unidade cadastradora da RFB.

Parágrafo único. A inscrição no CNPJ obtida na forma deste artigo poderá ser utilizada para todas as finalidades, exceto para aquelas descritas no caput do art. 16.

Subseção IV
Do Indeferimento do Pedido de Inscrição no CNPJ

Art. 18. Será indeferido o pedido de inscrição quando constarem as seguintes pendências:

I - em relação à pessoa física responsável perante o CNPJ, ou ao preposto indicado, inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) inexistente ou com situação cadastral cancelada ou nula;

II - em relação ao estabelecimento matriz de entidade, sócios ou administradores:

a) com inscrição no CNPJ inexistente ou com situação cadastral baixada ou nula;

b) com inscrição no CPF inexistente ou com situação cadastral cancelada ou nula;

III - em relação aos clubes ou fundos de investimento constituídos no país, administradora com inscrição no CNPJ inexistente ou na situação cadastral baixada ou nula, ou pessoa física responsável pela administradora com inscrição no CPF inexistente ou na situação cadastral cancelada ou nula;

IV - em relação ao estabelecimento filial de entidade, inscrição da matriz no CNPJ inexistente ou com situação cadastral baixada ou nula; e

V - não atendimentos das demais condições restritivas estabelecidas em convênio.

Parágrafo único. Constatada a inexistência de pendência, disponibilizar-se-á para a entidade, pela Internet, no endereço eletrônico referido no § 1º do art. 8º, no serviço "Consulta da Situação do Pedido Referente ao CNPJ", o comprovante de inscrição, conforme modelo constante do Anexo VII.

Subseção V
Da Inscrição de Ofício no CNPJ

Art. 19. A inscrição no CNPJ será realizada de ofício pelo titular da unidade cadastradora da RFB:

I - quando o Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), no exercício de suas funções, constatar a existência de entidade não inscrita no CNPJ e não for atendida a intimação do titular, sócio ou responsável pela entidade para providenciar sua inscrição no prazo de 10 (dez) dias; ou

II - no interesse da administração tributária, à vista de documentos comprobatórios.

Parágrafo único. A inscrição de ofício poderá ser realizada pelos órgãos convenentes, conforme disposto em convênio.

Subseção VI
Da Pessoa Física Responsável perante o CNPJ

Art. 20. A pessoa física responsável perante o CNPJ deverá ter inscrição no CPF, salvo nos casos de interesse da Administração Tributária, e ter qualificação em conformidade com o Anexo VIII.

§ 1º Para fins de prática dos atos perante o CNPJ, a pessoa física a que se refere o caput poderá indicar um preposto, exceto para os atos de inscrição de matriz e indicação, substituição ou exclusão de preposto.

§ 2º A indicação de que trata o § 1º não elide a competência originária da pessoa física responsável perante o CNPJ.

§ 3º A alteração do preposto será efetuada por intermédio da FCPJ por:

I - exclusão ou substituição, de iniciativa da pessoa física responsável perante o CNPJ; ou

II - renúncia do preposto.

Subseção VII
Da Comprovação da Condição de Inscrito no CNPJ

Art. 21. A comprovação da condição de inscrito no CNPJ e da situação cadastral será feita mediante a emissão de "Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral", conforme modelo constante do Anexo VII, por meio do sítio da RFB na Internet, no endereço eletrônico referido no § 1º do art. 8º.

§ 1º Do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral constarão as seguintes informações:

I - número de inscrição no CNPJ, com a indicação de estabelecimento Matriz ou Filial;

II - data de abertura;

III - nome empresarial;

IV - natureza jurídica;

V - atividades econômicas principal e secundárias;

VI - endereço;

VII - situação cadastral (ativa, suspensa, inapta, baixada ou nula);

VIII - motivo da situação cadastral, se inapta, suspensa, baixada ou nula;

IX - data da situação cadastral;

X - situação especial, se for o caso, conforme tabela constante no Anexo IV e inciso II do § 2º;

XI - data da situação especial;

XII - data e hora de emissão do comprovante; e

XIII - outras informações de interesse de órgãos e entidades convenentes.

§ 2º Na emissão do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral:

I - para as entidades em situação cadastral suspensa, inapta, baixada ou nula, na forma dos arts. 38, 39, 48 e 49, respectivamente, não serão informados os dados constantes dos incisos V, VI, X, e XI do § 1º;

II - para os fundos de investimento constituídos no exterior e para as pessoas jurídicas domiciliadas no exterior inscritas no CNPJ exclusivamente para aplicações mencionadas nos itens 7 e 8 da alínea "a" do inciso XIV do art. 11, a situação especial de que trata o inciso X do § 1º deverá trazer a expressão: "CNPJ exclusivo para operação nos mercados financeiro e de capitais".

Seção III
Da Alteração de Dados Cadastrais

Art. 22. É obrigatória a comunicação pela entidade de toda alteração referente aos seus dados cadastrais.

§ 1º No caso de alteração sujeita a registro, a comunicação de que trata o caput deverá ocorrer até o último dia útil do mês subsequente ao da data do registro da alteração.

§ 2º Cabe ao representante legal comunicar eventos relativos à liquidação judicial ou extrajudicial, à decretação ou à reabilitação da falência, ao deferimento ou ao encerramento da recuperação judicial, ao início ou ao encerramento da intervenção ou à abertura do inventário do empresário (individual) ou do titular da empresa individual imobiliária. (NR) (Redação dada ao parágrafo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o parágrafo alterado:
"§ 2º Cabe ao representante legal comunicar eventos relativos à liquidação judicial ou extrajudicial, à decretação ou à reabilitação da falência, ao início ou ao encerramento da intervenção ou à abertura do inventário do empresário (individual) ou do titular da empresa individual imobiliária."

Subseção I
Da Formalização da Alteração

Art. 23. A alteração de dados cadastrais da entidade deverá observar o disposto no art. 8º.

Parágrafo único. Na hipótese em que a solicitação se refira à alteração sujeita a registro, deverá ser juntada ao DBE cópia autenticada do ato comprobatório dessa alteração, devidamente registrado.

Art. 24. A alteração de dados cadastrais das pessoas jurídicas domiciliadas no exterior inscritas no CNPJ na forma do art. 17 será precedida de indicação da pessoa física responsável perante o CNPJ, nos termos do art. 20, mediante a apresentação da procuração de que trata o Anexo IV.

Art. 25. Será indeferido o pedido de alteração dos dados cadastrais quando constarem as seguintes pendências:

I - em relação à pessoa física responsável perante o CNPJ, ou ao preposto indicado, inscrição no CPF inexistente ou com situação cadastral cancelada ou nula;

II - em relação ao QSA, a entrada ou alteração de sócios ou administradores:

a) com inscrição no CNPJ inexistente ou com situação cadastral baixada ou nula;

b) com inscrição no CPF inexistente ou com situação cadastral cancelada ou nula;

III - não atendimento das demais condições restritivas estabelecidas em convênio.

Parágrafo único. No caso de alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ, a verificação de que trata o inciso I alcançará apenas o novo responsável.

Subseção II
Da Alteração de Ofício

Art. 26. A alteração de dados cadastrais poderá ser realizada de ofício pelo titular da unidade cadastradora da RFB, inclusive em relação à opção ou exclusão retroativas do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte (Simples) de que trata a Lei nº 9.317, de 5 de dezembro de 1996, à vista de documentos comprobatórios ou mediante comunicação efetuada por órgão convenente, independentemente de formalidade no respectivo órgão de registro.

§ 1º A autoridade do órgão convenente poderá promover de ofício, na forma da legislação que lhe seja aplicável, as alterações de dados específicos de interesse desse órgão.

§ 2º A entidade terá conhecimento das alterações realizadas na forma deste artigo mediante emissão do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de que trata o art. 21, podendo, a qualquer momento, solicitar a revogação do ato de modificação mediante processo administrativo.

§ 3º A alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ será comunicada à entidade.

I - com débito tributário em aberto, parcelado ou com exigibilidade suspensa;

§ 4º O titular da unidade cadastradora da RFB poderá, antes de promover a alteração de ofício, intimar a entidade para que atualize seus dados cadastrais no prazo de 10 (dez) dias contados do recebimento da intimação.

Seção IV
Da Baixa de Inscrição no CNPJ

Art. 27. A baixa de inscrição no CNPJ, de matriz ou de filial, deverá ser solicitada até o 5º (quinto) dia útil do segundo mês subsequente ao da ocorrência dos seguintes eventos de extinção:

I - encerramento da liquidação voluntária, judicial ou extrajudicial, ou conclusão do processo de falência;

II - incorporação;

III - fusão;

IV - cisão total;

V - elevação de filial à condição de matriz, inclusive:

a) transformação em matriz de órgãos regionais de Serviço Social Autônomo; e

b) transformação em matriz de unidades regionais ou locais de órgãos públicos;

VI - transformação de órgãos locais de Serviço Social Autônomo em filial de órgão regional; e

VII - transformação de filial de um órgão em filial de outro órgão.

§ 1º O pedido de baixa de entidade deverá observar o disposto no art. 8º.

§ 2º Para efeito de baixa de inscrição no CNPJ de filial, a verificação restringir-se-á à análise formal do ato registrado e as pendências fiscais serão exigidas do respectivo estabelecimento matriz.

§ 3º Será indeferido o pedido de baixa de inscrição no CNPJ de entidade:

I - com débito tributário, inclusive contribuição previdenciária, em aberto, parcelado ou com exigibilidade suspensa; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"I - com débito tributário em aberto, parcelado ou com exigibilidade suspensa;"

II - omissa quanto à entrega, em caso de obrigatoriedade, da:

a) Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ);

b) Declaração Anual do Simples Nacional (DASN);

c) Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica - Simples (DSPJ - Simples);

d) Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica - Inativa (DSPJ - Inativa);

e) Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);

f) Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf); (Redação dada à alínea pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha a alínea alterada:
"f) Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf); e"

g) Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR); e (Redação dada à alínea pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha a alínea alterada:
"g) Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR);"

h) Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP); (Alínea acrescentada pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

III - na situação cadastral suspensa, nas hipóteses dos incisos IV e V do art. 38, ou inapta, na hipótese do inciso III do art. 39;

IV - sob procedimento fiscal, com processo administrativo que implique apuração de crédito tributário ou sob procedimento administrativo de exclusão do Simples, regime tributário de que trata a Lei nº 9.317, de 1996, ou do Simples Nacional em andamento na RFB ou em qualquer dos órgãos convenentes; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"IV - sob procedimento fiscal, com processo administrativo que implique apuração de crédito tributário ou sob procedimento administrativo de exclusão do Simples, regime tributário de que trata a Lei nº 9.317, de 1996, ou do Simples Nacional em andamento na RFB ou em qualquer dos órgãos convenentes; e"

V - que tiver obra de construção civil não regularizada perante a RFB; e (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"V - que não atenda às demais condições restritivas estabelecidas em convênio."

VI - que não atenda às demais condições restritivas estabelecidas em convênio. (Inciso acrescentado pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

§ 4º Na hipótese de baixa decorrente de fusão, incorporação e cisão total da entidade, não haverá verificação de pendências.

§ 5º O pedido de baixa de inscrição no CNPJ por extinção da pessoa jurídica domiciliada no exterior, de que tratam os arts. 15 a 17, deverá observar o disposto no art. 8º, sendo que na hipótese do art. 17, será precedido de indicação da pessoa física responsável perante o CNPJ, na forma do art. 20, mediante a apresentação da procuração de que trata o Anexo IV.

§ 6º Concedida a baixa da inscrição, a RFB disponibilizará em seu sítio na Internet, no endereço eletrônico referido no § 1º do art. 8º, a Certidão de Baixa de Inscrição no CNPJ, conforme modelo constante do Anexo IX.

§ 7º A baixa da inscrição no CNPJ produzirá efeitos a partir da data da extinção da entidade no órgão de registro.

§ 8º Não serão exigidas declarações relativas a período posterior à data de extinção da entidade.

§ 9º Consideram-se datas de extinção aquelas referidas no Anexo IV.

§ 10. Caso o evento de extinção venha a ocorrer em mês no qual não esteja disponibilizado o programa para entrega da DIPJ, DASN, DSPJ-Inativa ou DSPJ-Simples do respectivo ano calendário, conforme o regime de tributação adotado, a baixa de inscrição de matriz no CNPJ deverá ser solicitada até o 5º (quinto) dia útil do 2º (segundo) mês subsequente ao da disponibilização do referido programa.

§ 11. No caso de extinção por incorporação, a incorporada será jurisdicionada pela unidade da RFB que jurisdicionar a incorporadora.

§ 12. Para as microempresas e empresas de pequeno porte, definidas pelo art. 3º da Lei Complementar nº 123, de 2006, optantes ou não pelo Simples Nacional, sem movimento há mais de 3 (três) anos, não se aplica o disposto nos incisos I, II, IV e V do § 3º.

§ 13. As microempresas e as empresas de pequeno porte, referidas no § 12, terão suas solicitações de baixa analisadas no prazo de 60 (sessenta) dias, a partir do recebimento dos documentos pela RFB.

§ 14. Ultrapassado o prazo previsto no § 13 sem manifestação da RFB, efetivar-se-á a baixa das inscrições das microempresas e das empresas de pequeno porte.

§ 15. A baixa, na hipótese prevista no § 12, não impede que, posteriormente, sejam lançados ou cobrados impostos, contribuições e respectivas penalidades, decorrentes da simples falta de recolhimento ou da prática, comprovada e apurada em processo administrativo ou judicial, de outras irregularidades praticadas pelos empresários, pelas microempresas, pelas empresas de pequeno porte ou por seus sócios ou administradores, reputando-se como solidariamente responsáveis os titulares, os sócios e os administradores do período de ocorrência dos respectivos fatos geradores.

§ 16. A baixa do estabelecimento matriz implica a baixa de todos estabelecimentos filiais.

Subseção I
Da Baixa de Ofício

Art. 28. Poderá ser baixada de oficio a inscrição no CNPJ da entidade:

I - omissa contumaz: a que, estando obrigada, deixar de apresentar declarações e demonstrativos por 5 (cinco) ou mais exercícios, se, intimada por edital, não regularizar sua situação no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data da publicação da intimação;

II - inexistente de fato, assim entendida aquela que:

a) não disponha de patrimônio e capacidade operacional necessários à realização de seu objeto, inclusive a que não comprovar o capital social integralizado;

b) não for localizada no endereço informado à RFB, bem como não forem localizados os integrantes de seu QSA, o responsável perante o CNPJ e seu preposto; ou

c) se encontre com as atividades paralisadas, salvo se enquadrada nas hipóteses dos incisos I, II e VI do caput do art. 38;

III - inapta: a que tendo sido declarada inapta não tenha regularizado sua situação nºs 5 (cinco) exercícios subsequentes, exceto na hipótese prevista no inciso III do art. 39;

IV - com registro cancelado: a que esteja extinta, cancelada ou baixada no respectivo órgão de registro.

Subseção II
Da Pessoa Jurídica Omissa Contumaz

Art. 29. Na hipótese de pessoa jurídica omissa contumaz, de que trata o inciso I do art. 28, a Cocad providenciará sua intimação por edital, publicado no Diário Oficial da União (DOU), no qual será identificada apenas pelo número de inscrição no CNPJ.

§ 1º A regularização da situação da pessoa jurídica intimada dar-se-á mediante apresentação das declarações e demonstrativos exigidos, por meio da Internet, ou comprovação de sua anterior apresentação, na unidade da RFB com jurisdição sobre seu domicílio tributário.

§ 2º Decorridos 90 (noventa) dias da publicação do edital de intimação, a Cocad publicará Ato Declaratório Executivo (ADE) no DOU com a relação das pessoas jurídicas que houverem regularizado sua situação, tornando automaticamente baixadas as inscrições das demais pessoas jurídicas relacionadas no edital de intimação.

§ 3º O disposto neste artigo não elide a competência do Delegado da DRF, da Derat, da Deinf ou da Demac Rio de Janeiro, com jurisdição sobre o domicílio tributário da pessoa jurídica, para adotar as medidas previstas no caput e no § 2º. (NR) (Redação dada ao parágrafo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o parágrafo alterado:
"§ 3º O disposto neste artigo não elide a competência do Delegado da DRF, da Derat ou da Deinf, com jurisdição sobre o domicílio tributário da pessoa jurídica, para adotar as medidas previstas no caput e no § 2º."

Subseção III
Da Pessoa Jurídica Inexistente de Fato

Art. 30. Na hipótese de pessoa jurídica inexistente de fato, de que trata o inciso II do art. 28, o procedimento administrativo de baixa será iniciado por representação, consubstanciada com elementos que evidenciem qualquer das pendências ou situações mencionadas no referido inciso.

§ 1º O titular da unidade da RFB com jurisdição para fiscalização de tributos internos ou sobre comércio exterior, acatando a representação referida no caput, suspenderá a inscrição da pessoa jurídica no CNPJ, intimando-a, por meio de edital publicado no DOU, a regularizar, no prazo de 30 (trinta) dias, sua situação ou contrapor as razões da representação, observado o disposto no art. 9º.

§ 2º Na falta de atendimento à intimação referida no § 1º, ou quando não acatadas as contraposições apresentadas, a inscrição no CNPJ será baixada por meio de ADE do Delegado da DRF, da Derat, da Deinf, da Demac Rio de Janeiro ou do titular da ALF ou IRF, publicado no DOU, no qual serão indicados o nome empresarial e o número de inscrição da pessoa jurídica no CNPJ. (Redação dada ao parágrafo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o parágrafo alterado:
"§ 2º Na falta de atendimento à intimação referida no § 1º, ou quando não acatadas as contraposições apresentadas, a inscrição no CNPJ será baixada por meio de ADE do Delegado da DRF, da Derat, da Deinf ou do titular da ALF ou IRF - Classe Especial, publicado no DOU, no qual serão indicados o nome empresarial e o número de inscrição da pessoa jurídica no CNPJ."

§ 3º A pessoa jurídica que teve sua inscrição baixada conforme o § 2º poderá restabelecê-la mediante prova em processo administrativo:

I - de que dispõe de patrimônio e capacidade operacional necessários à realização de seu objeto, no caso da alínea "a" do inciso II do art. 28;

II - de sua localização ou da localização dos integrantes de seu QSA, do responsável perante o CNPJ ou do seu preposto, no caso da alínea "b" do inciso II do art. 28; e

III - do reinício de suas atividades, no caso da alínea "c" do inciso II do art. 28.

§ 4º O restabelecimento da inscrição da pessoa jurídica baixada, na forma do § 2º, será realizado mediante publicação de ADE no DOU, pelo respectivo Delegado da DRF, da Derat, da Deinf, da Demac Rio de Janeiro ou pelo titular da ALF ou IRF, no qual serão indicados o nome empresarial e o número de inscrição no CNPJ. (NR) (Redação dada ao parágrafo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o parágrafo alterado:
"§ 4º O restabelecimento da inscrição da pessoa jurídica baixada, na forma do § 2º, será realizado mediante publicação de ADE no DOU, pelo respectivo Delegado da DRF, da Derat, da Deinf ou pelo titular da ALF ou IRF - Classe Especial, no qual serão indicados o nome empresarial e o número de inscrição no CNPJ."

Subseção IV
Da Pessoa Jurídica Inapta

Art. 31. Na hipótese de pessoa jurídica inapta, de que trata o inciso III do art. 28, a Cocad emitirá ADE, publicado por meio do sítio da RFB na Internet, no endereço eletrônico referido no § 1º do art. 8º, com a relação das pessoas jurídicas baixadas no CNPJ.

Parágrafo único. O disposto neste artigo não elide a competência do Delegado da DRF, da Derat, da Deinf ou da Demac Rio de Janeiro, com jurisdição sobre o domicílio tributário da pessoa jurídica, para adotar as medidas previstas no caput, publicando o ADE no DOU. (NR) (Redação dada ao parágrafo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o parágrafo alterado:
"Parágrafo único. O disposto neste artigo não elide a competência do Delegado da DRF, da Derat ou da Deinf, com jurisdição sobre o domicílio tributário da pessoa jurídica, para adotar as medidas previstas no caput, publicando o ADE no DOU."

Subseção V
Do Registro Cancelado

Art. 32. Constatada a hipótese prevista no inciso IV do art. 28, a Cocad emitirá ADE, publicado por meio do sítio da RFB na Internet, no endereço eletrônico referido no § 1º do art. 8º, com a relação das pessoas jurídicas baixadas no CNPJ.

Parágrafo único. O disposto neste artigo não elide a competência do Delegado da DRF, da Derat, da Deinf ou da Demac Rio de Janeiro, com jurisdição sobre o domicílio tributário da pessoa jurídica, para adotar as medidas previstas no caput, publicando o ADE no DOU. (NR) (Redação dada ao parágrafo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o parágrafo alterado:
"Parágrafo único. O disposto neste artigo não elide a competência do Delegado da DRF, da Derat ou da Deinf, com jurisdição sobre o domicílio tributário da pessoa jurídica, para adotar as medidas previstas no caput, publicando o ADE no DOU."

Seção V
Do Restabelecimento de Inscrição

Art. 33. A entidade ou estabelecimento cuja inscrição no CNPJ estiver na situação cadastral baixada poderá ter sua inscrição restabelecida:

I - a pedido, desde que comprove estar com seu registro ativo no órgão competente; ou

II - de ofício, quando constatado o seu funcionamento.

§ 1º O restabelecimento previsto neste artigo também se aplica às entidades que estejam na situação cadastral inapta, na hipótese do inciso II do art. 39, caso confirmem que o endereço constante no CNPJ está atualizado.

§ 2º O pedido de que trata o inciso I do caput:

I - deverá observar o disposto no art. 8º; e

II - não se aplica às entidades que estejam na situação cadastral baixada, na hipótese do inciso II do art. 28.

CAPÍTULO VII
DOS ATOS PRIVATIVOS DA MATRIZ

Art. 34. São privativos do estabelecimento matriz os atos cadastrais relativos a:

I - nome empresarial;

II - natureza jurídica;

III - porte da empresa;

IV - pessoa física responsável perante o CNPJ;

V - informações do QSA;

VI - liquidação judicial;

VII - liquidação extrajudicial;

VIII - decretação de falência;

IX - reabilitação de falência;

X - intervenção; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"X - condição de instituição financeira sob intervenção do Bacen;"

XI - recuperação judicial; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"XI - abertura de inventário de empresário (individual) ou de titular de empresa individual imobiliária;"

XII - abertura de inventário de empresário (individual) ou de titular de empresa individual imobiliária; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"XII - incorporação;"

XIII - incorporação; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"XIII - fusão;"

XIV - fusão; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"XIV - cisão total;"

XV - cisão total; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"XV - cisão parcial;"

XVI - cisão parcial; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"XVI - indicação, substituição e exclusão de preposto;"

XVII - indicação, substituição, exclusão e renúncia de preposto; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"XVII - inscrição de filiais;"

XVIII - inscrição de filiais; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"XVIII - inclusão e alteração de capital social; e"

XIX - inclusão e alteração de capital social; e (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"XIX - indicação de matriz."

XX - indicação de matriz. (NR) (Inciso acrescentado pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

CAPÍTULO VIII
DA DECLARAÇÃO DE NULIDADE DE ATO PERANTE O CNPJ

Art. 35. Será declarada a nulidade de ato praticado perante o CNPJ se:

I - houver sido atribuído mais de um número de inscrição para o mesmo estabelecimento;

II - for constatado vício no ato praticado perante o CNPJ; ou

III - for constatado ato de inscrição no CNPJ relativo à entidade não enquadrada nas disposições contidas nos arts. 10 e 11;

§ 1º O procedimento a que se refere este artigo será de responsabilidade do titular da unidade da RFB com jurisdição sobre o domicílio tributário do estabelecimento, que dará publicidade da nulidade mediante ADE publicado no DOU.

§ 2º Para os fins deste artigo, o ADE de que trata o § 1º produzirá efeitos a partir do termo inicial de vigência do ato declarado nulo.

CAPÍTULO IX
DA SITUAÇÃO CADASTRAL NO CNPJ

Art. 36. A inscrição no CNPJ será enquadrada, quanto à situação cadastral, em:

I - ativa;

II - suspensa;

III - inapta;

IV - baixada; ou

V - nula.

Art. 37. As condições para o enquadramento da inscrição das entidades nas situações cadastrais referidas no art. 36, relativamente:

I - à RFB, são aquelas definidas nos arts. 38, 39, 48 a 50; e

II - aos órgãos convenentes, serão as estabelecidas em convênio.

Seção I
Da Situação Cadastral Suspensa

Art. 38. A inscrição será enquadrada na situação suspensa quando a entidade ou o estabelecimento:

I - domiciliado no exterior, encontrando-se na situação ativa, deixar de ser alcançado, temporariamente, pela exigência de que trata o inciso XIV do art. 11, mediante solicitação;

II - solicitar baixa de inscrição, estando a solicitação em análise ou tendo sido indeferida;

III - estiver em processo de baixa, na hipótese do inciso II do art. 28;

IV - estiver em processo de declaração de inaptidão, na hipótese do inciso III do art. 39;

V - apresentar indício de interposição fraudulenta de sócio ou titular, conforme definido no § 2º do art. 3º do Decreto nº 3.724, de 10 de janeiro de 2001, enquanto o processo respectivo estiver em análise; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"V - apresentar indício de interposição fraudulenta de sócio ou titular, inclusive na hipótese definida no § 2º do art. 3º do Decreto nº 3.724, de 10 de janeiro de 2001, enquanto o processo respectivo estiver em análise;"

VI - interromper temporariamente suas atividades, mediante solicitação; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"VI - interromper temporariamente suas atividades, mediante solicitação; ou"

VII - não reconstituir, no prazo de 210 (duzentos e dez) dias, a pluralidade do QSA; ou (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"VII - não reconstituir, no prazo de 210 (duzentos e dez) dias, a pluralidade do QSA."

VIII - tiver sua suspensão determinada por ordem judicial. (Inciso acrescentado pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

§ 1º A solicitação referida nos incisos I e VI será feita mediante comunicação da interrupção temporária de atividade, na forma do art. 8º.

§ 2º A inscrição suspensa poderá ser alterada para:

I - ativa, observado o disposto no art. 50;

II - inapta, observado o disposto no art. 39;

III - baixada, observado o disposto no art. 48;

IV - nula, observado o disposto no art. 49.

Seção II
Da Situação Cadastral Inapta

Art. 39. Será declarada inapta a inscrição no CNPJ de entidade:

I - omissa de declarações e demonstrativos: a que, estando obrigada, deixar de apresentar declarações e demonstrativos em 2 (dois) exercícios consecutivos;

II - não localizada: a que não tenha sido localizada no endereço informado no CNPJ; ou

III - que não efetue a comprovação da origem, da disponibilidade e da efetiva transferência, se for o caso, dos recursos empregados em operações de comércio exterior, na forma prevista em lei.

Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica à pessoa jurídica domiciliada no exterior.

Subseção I
Da Pessoa Jurídica Omissa de Declarações e Demonstrativos

Art. 40. Na hipótese de pessoa jurídica omissa de declarações e demonstrativos de que trata o inciso I do art. 39, a Cocad emitirá ADE, publicado por meio do sítio da RFB na Internet, no endereço eletrônico referido no § 1º do art. 8º, com a relação das pessoas jurídicas declaradas inaptas.

§ 1º A regularização da situação da pessoa jurídica declarada inapta na forma do caput dar-se-á mediante apresentação das declarações e demonstrativos exigidos, por meio da Internet, ou comprovação de sua anterior apresentação, na unidade da RFB com jurisdição sobre seu domicílio tributário.

§ 2º O disposto neste artigo não elide a competência do Delegado da DRF, da Derat, da Deinf ou da Demac Rio de Janeiro, com jurisdição sobre o domicílio tributário da pessoa jurídica, para adotar as medidas previstas no caput, publicando o ADE no DOU. (NR) (Redação dada ao parágrafo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o parágrafo alterado:
"§ 2º O disposto neste artigo não elide a competência do Delegado da DRF, da Derat ou da Deinf, com jurisdição sobre o domicílio tributário da pessoa jurídica, para adotar as medidas previstas no caput, publicando o ADE no DOU."

Subseção II
Da Pessoa Jurídica Não Localizada

Art. 41. A pessoa jurídica não localizada de que trata o inciso II do art. 39 será assim considerada quando:

I - não tenha confirmado o recebimento de 2 (duas) ou mais correspondências enviadas pela RFB, comprovado pela devolução do Aviso de Recebimento (AR) dos Correios; ou

II - não tenha sido localizada no endereço informado no CNPJ.

§ 1º Na hipótese do inciso I, a Cocad emitirá ADE, publicado por meio do sítio da RFB na Internet, no endereço eletrônico referido no § 1º do art. 8º, com a relação das pessoas jurídicas declaradas inaptas.

§ 2º O disposto neste artigo não elide a competência do Delegado da DRF, da Derat, da Deinf ou da Demac Rio de Janeiro, com jurisdição sobre o domicílio tributário da pessoa jurídica, para adotar as medidas previstas no caput, publicando o ADE no DOU. (Redação dada ao parágrafo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o parágrafo alterado:
"§ 2º O disposto neste artigo não elide a competência do Delegado da DRF, da Derat ou da Deinf, com jurisdição sobre o domicílio tributário da pessoa jurídica, para adotar as medidas previstas no caput, publicando o ADE no DOU."

§ 3º A regularização da situação da pessoa jurídica declarada inapta conforme o caput dar-se-á mediante alteração do endereço no CNPJ, observado o disposto no art. 8º, ou restabelecimento da inscrição, nos termos do § 1º do art. 33, caso o endereço não tenha sido alterado.

Subseção III
Da Pessoa Jurídica com Irregularidade em Operações de Comércio Exterior

Art. 42. Na hipótese de a pessoa jurídica se enquadrar na situação prevista no inciso III do art. 39, o procedimento administrativo de declaração de inaptidão será iniciado por representação consubstanciada com elementos que evidenciem o fato.

§ 1º O titular da unidade da RFB com jurisdição para fiscalização dos tributos sobre comércio exterior que constatar o fato, acatando a representação referida no caput, suspenderá a inscrição da pessoa jurídica no CNPJ, intimando-a, por meio de edital publicado no DOU, a regularizar, no prazo de 30 (trinta) dias, sua situação ou contrapor as razões da representação, observado o disposto no art. 9º.

§ 2º Na falta de atendimento à intimação referida no § 1º, ou quando não acatadas as contraposições apresentadas, a inscrição no CNPJ será declarada inapta por meio de ADE do titular da unidade da RFB referida no § 1º, publicado no DOU, no qual serão indicados o nome empresarial e o número de inscrição da pessoa jurídica no CNPJ.

§ 3º A inscrição da pessoa jurídica declarada inapta conforme o § 2º será regularizada mediante comprovação, em processo administrativo, da origem, da disponibilidade e da efetiva transferência, se for o caso, dos recursos empregados em operações de comércio exterior, na forma prevista em lei.

§ 4º A regularização da situação cadastral da pessoa jurídica declarada inapta, na forma do § 2º, será realizada mediante publicação de ADE no DOU, pelo titular da unidade da RFB referida no § 1º, no qual serão indicados o nome empresarial e o número de inscrição no CNPJ.

Art. 43. Para fins do disposto no inciso III do art. 39 e do § 3º do art. 42, a comprovação da origem de recursos provenientes do exterior dar-se-á mediante, cumulativamente:

I - prova do regular fechamento da operação de câmbio, inclusive com a identificação da instituição financeira no exterior encarregada da remessa dos recursos para o País; e

II - identificação do remetente dos recursos, assim entendido como a pessoa física ou jurídica titular dos recursos remetidos.

§ 1º No caso do remetente referido no inciso II do caput ser pessoa jurídica, deverão ser também identificados os integrantes de seu QSA.

§ 2º O disposto neste artigo aplica-se também na hipótese de que trata o § 2º do art. 23 do Decreto-Lei nº 1.455, de 7 de abril de 1976.

Subseção IV
Dos Efeitos da Inscrição Inapta

Art. 44. Sem prejuízo das sanções previstas na legislação, a pessoa jurídica cuja inscrição no CNPJ haja sido declarada inapta ficará sujeita:

I - à inclusão no Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Federais (Cadin);

II - à vedação de obtenção de incentivos fiscais e financeiros; e

III - ao impedimento de:

a) participar de concorrência pública, bem como celebrar convênios, acordos, ajustes ou contratos que envolvam desembolso, a qualquer título, de recursos públicos, e respectivos aditamentos;

b) transacionar com estabelecimentos bancários, inclusive quanto à movimentação de contas-correntes, à realização de aplicações financeiras e à obtenção de empréstimos, bem como realizar operações de crédito que envolvam utilização de recursos públicos; ec) transmitir a propriedade de bens imóveis.

Parágrafo único. O impedimento de transacionar com estabelecimentos bancários a que se refere a alínea "b" do inciso III não se aplica a saques de importâncias anteriormente depositadas ou aplicadas.

Art. 45. Será considerado inidôneo, não produzindo efeitos tributários em favor de terceiro interessado, o documento emitido por pessoa jurídica cuja inscrição no CNPJ haja sido declarada inapta.

§ 1º Os valores constantes do documento de que trata o caput não poderão ser:

I - deduzidos como custo ou despesa, na determinação da base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);

II - deduzidos na determinação da base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF);

III - utilizados como crédito do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e das Contribuições para o PIS/Pasep e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) não-cumulativos; e

IV - utilizados para justificar qualquer outra dedução, abatimento, redução, compensação ou exclusão relativa aos tributos administrados pela RFB.

§ 2º Considera-se terceiro interessado, para os fins deste artigo, a pessoa física ou entidade beneficiária do documento.

§ 3º O disposto neste artigo aplicar-se-á em relação aos documentos emitidos:

I - a partir da data da publicação do ADE a que se refere:

a) o art. 40, no caso de pessoa jurídica omissa de declarações e demonstrativos; e

b) o art. 41, no caso de pessoa jurídica não localizada;

II - na hipótese de pessoa jurídica com irregularidade em operações de comércio exterior, desde a data de ocorrência do fato.

§ 4º A inidoneidade de documentos em virtude de inscrição declarada inapta não exclui as demais formas de inidoneidade de documentos previstas na legislação, nem legitima os emitidos anteriormente às datas referidas no § 3º.

§ 5º O disposto no § 1º não se aplica aos casos em que o terceiro interessado, adquirente de bens, direitos e mercadorias, ou o tomador de serviços, comprovar o pagamento do preço respectivo e o recebimento dos bens, direitos ou mercadorias ou a utilização dos serviços.

§ 6º A entidade que não efetuar a comprovação de que trata o § 5º sujeitar-se-á ao pagamento do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) na forma do art. 61 da Lei nº 8.981, de 20 de janeiro de 1995, calculado sobre o valor pago constante dos documentos.

Art. 46. A pessoa jurídica com inscrição declarada inapta terá sua inscrição enquadrada na condição de ativa, após regularizar todas as situações que motivaram a inaptidão.

Subseção V
Dos Créditos Tributários da Pessoa Jurídica Inapta

Art. 47. O encaminhamento, para fins de inscrição e execução, de créditos tributários relativos à pessoa jurídica cuja inscrição no CNPJ tenha sido declarada inapta, nas hipóteses dos incisos I, II e III do art. 39, será efetuado com a indicação dessa circunstância e da identificação dos responsáveis tributários correspondentes.

Seção III
Da Situação Cadastral Baixada

Art. 48. A inscrição no CNPJ será enquadrada na situação baixada quando houver sido deferida sua solicitação de baixa ou na hipótese de baixa de ofício.

Seção IV
Da Situação Cadastral Nula

Art. 49. A inscrição no CNPJ será enquadrada na situação nula quando for declarada a nulidade do ato de inscrição, na forma do art. 35.

Seção V
Da Situação Cadastral Ativa

Art. 50. A inscrição será enquadrada na situação ativa quando o estabelecimento não se enquadrar em nenhuma das hipóteses de que tratam os arts. 38, 39, 48 e 49.

CAPÍTULO X
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 51. A Cocad poderá editar atos complementares a esta Instrução Normativa, inclusive para:

I - alterar seus Anexos;

II - estabelecer outras possibilidades de inscrição de ofício; (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"II - estabelecer outras possibilidades de inscrição de ofício; e"

III - disciplinar a baixa de ofício; e (Redação dada ao inciso pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o inciso alterado:
"III - disciplinar a baixa de ofício."

IV - declarar a nulidade de ato praticado perante o CNPJ, nos moldes do art. 35. (NR) (Inciso acrescentado pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Art. 52. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 8 de fevereiro de 2010.

Art. 53. Fica revogada a Instrução Normativa RFB nº 748, de 28 de junho de 2007.

OTACÍLIO DANTAS CARTAXO

ANEXO I

Nota: Ver document.write(''); document.write('Anexo I'); document.write(''); .

ANEXO II

Nota: Ver document.write(''); document.write('Anexo II'); document.write(''); .

ANEXO III
TABELA DE NATUREZA JURÍDICA E QUALIFICAÇÃO DO QUADRO DE SÓCIOS E ADMINISTRADORES

Código  Descrição  Quadro de Sócios e Administradores  Código da Qualificação  
201-1  Empresa Pública  Administrador/Diretor/Presidente  05, 10 ou 16  
203-8  Sociedade de Economia Mista  Conselheiro de Administração/Diretor/Presidente  08, 10 ou 16  
204-6  Sociedade Anônima Aberta  Administrador/Conselheiro de Administração/Diretor/Presidente  05, 08, 10 ou 16  
205-4  Sociedade Anônima Fechada  Administrador/Conselheiro de Administração/Diretor/Presidente  05, 08, 10 ou 16  
206-2  Sociedade Empresária Limitada  Administrador/Sócio/Sócio ou Acionista Incapaz ou Relativamente Incapaz (exceto menor)/Sócio ou Acionista Menor (assistido/representado)/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior/Sócio Pessoa Física Residente ou Domiciliado no Exterior/Sócio-Administrador/Cotas em Tesouraria 05, 22, 29, 30, 37, 38, 49 ou 63  
207- 0  Sociedade Empresária em Nome Coletivo  Sócio/Sócio ou Acionista Incapaz ou Relativamente Incapaz (exceto menor)/Sócio ou Acionista Menor (assistido/representado)/Sócio Pessoa Física Residente ou Domiciliado no Exterior/Sócio-Administrador/Cotas em Tesouraria  22, 29, 30, 38, 49 ou 63  
208-9  Sociedade Empresária em Comandita Simples  Administrador/Sócio Comanditado/Sócio Comanditário/Sócio Comanditado Residente no Exterior/Sócio Comanditário Pessoa Física Residente no Exterior/Sócio Comanditário Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior/Sócio Comanditário Incapaz/Cotas em Tesouraria 05, 24, 25, 55, 56, 57, 58 ou 63  
209-7  Sociedade Empresária em Comandita por Ações  Administrador/Diretor/Presidente  05, 10 ou 16  
212-7  Sociedade em Conta de Participação  Sócio Ostensivo/Cotas em Tesouraria  31 ou 63  
214-3  Cooperativa  Diretor/Presidente  10 ou 16  
215-1  Consórcio de Sociedades  Administrador/Sociedade Consorciada/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior  05, 20 ou 37  
216-0  Grupo de Sociedades  Administrador/Sociedade Filiada/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior  05, 21 ou 37  
223-2  Sociedade Simples Pura  Administrador/Sócio ou Acionista Incapaz ou Relativamente Incapaz (exceto menor)/Sócio ou Acionista Menor (assistido/representado)/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior/Sócio Pessoa Física Residente ou Domiciliado no Exterior/Sócio-Administrador/Sócio com Capital/Sócio sem Capital/Cotas em Tesouraria 05, 29, 30, 37, 38, 49, 52, 53 ou 63  
224-0  Sociedade Simples Limitada  Administrador/Sócio/Sócio ou Acionista Incapaz ou Relativamente Incapaz (exceto menor)/Sócio ou Acionista Menor (assistido/representado)/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior/Sócio Pessoa Física Residente ou Domiciliado no Exterior/Sócio-Administrador/Cotas em Tesouraria 05, 22, 29, 30, 37, 38, 49 ou 63  
225-9  Sociedade Simples em Nome Coletivo  Sócio/Sócio ou Acionista Incapaz ou Relativamente Incapaz (exceto menor)/Sócio ou Acionista Menor (assistido/representado)/Sócio Pessoa Física Residente ou Domiciliado no Exterior/Sócio-Administrador/Cotas em Tesouraria  22, 29, 30, 38, 49 ou 63  
226-7  Sociedade Simples em Comandita Simples  Administrador/Sócio Comanditado/Sócio Comanditário/Sócio Comanditado Residente no Exterior/Sócio Comanditário Pessoa Física Residente no Exterior/Sócio Comanditário Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior/Sócio Comanditário Incapaz/Cotas em Tesouraria 05, 24, 25, 55, 56, 57, 58 ou 63  
229-1  Consórcio Simples  Administrador/Sociedade Consorciada/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior  05, 20, 37  
306-9  Fundação Privada  Administrador/Diretor/Presidente/Fundador 05, 10, 16 ou 54  
322-0  Organização Religiosa  Administrador/Diretor/Presidente  05, 10 ou 16  
399-9  Associação Privada  Administrador/Diretor/Presidente  05, 10 ou 16  
408-1  Contribuinte Individual  Produtor Rural  59  

(Redação dada ao Anexo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o Anexo alterado:
"ANEXO III
TABELA DE NATUREZA JURÍDICA E QUALIFICAÇÃO DO QUADRO DE SÓCIOS E ADMINISTRADORES
Código    Descrição    Quadro de Sócios e Administradores    Código da Qualificação
201-1    Empresa Pública    Administrador/Diretor/Presidente    05, 10 ou 16
203-8    Sociedade de Economia Mista    Conselheiro de Administração/Diretor/Presidente    08, 10 ou 16
204-6    Sociedade Anônima Aberta    Administrador/Conselheiro de Administração/Diretor/Presidente    05, 08, 10 ou 16
205-4    Sociedade Anônima Fechada    Administrador/Conselheiro de Administração/Diretor/Presidente    05, 08, 10 ou 16
206-2    Sociedade Empresária Limitada    Administrador/Sócio/Sócio ou Acionista Incapaz ou Relativamente Incapaz (exceto menor)/Sócio ou Acionista Menor (assistido/representado)/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior/Sócio Pessoa Física Residente ou Domiciliado no Exterior/Sócio-Administrador/Cotas em Tesouraria   05, 22, 29, 30, 37, 38, 49 ou 63
207- 0    Sociedade Empresária em Nome Coletivo    Sócio/Sócio ou Acionista Incapaz ou Relativamente Incapaz (exceto menor)/Sócio ou Acionista Menor (assistido/representado)/Sócio Pessoa Física Residente ou Domiciliado no Exterior/Sócio-Administrador/Cotas em Tesouraria    22, 29, 30, 38, 49 ou 63
208-9    Sociedade Empresária em Comandita Simples    Administrador/Sócio Comanditado/Sócio Comanditário/Sócio Comanditado Residente no Exterior/Sócio Comanditário Pessoa Física Residente no Exterior/Sócio Comanditário Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior/Sócio Comanditário Incapaz/Cotas em Tesouraria    05, 24, 25, 55, 56, 57, 58 ou 63
209-7    Sociedade Empresária em Comandita por Ações   Administrador/Diretor/Presidente    05, 10 ou 16
212-7    Sociedade em Conta de Participação Sócio Ostensivo/Cotas em Tesouraria    31 ou 63
214-3    Cooperativa Diretor/Presidente    10 ou 16
215-1    Consórcio de Sociedades Administrador/Sociedade Consorciada/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior    05, 20 ou 37
216-0    Grupo de Sociedades Administrador/Sociedade Filiada/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior    05, 21 ou 37
217-8    Estabelecimento, no Brasil, de Sociedade Estrangeira Administrador/Diretor/Presidente/Sócio Pessoa Física residente no Brasil/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Brasil    05, 10, 16, 47 ou 48
223-2    Sociedade Simples Pura Administrador/Sócio ou Acionista Incapaz ou Relativamente Incapaz (exceto menor)/Sócio ou Acionista Menor (assistido/representado)/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior/Sócio Pessoa Física Residente ou Domiciliado no Exterior/Sócio-Administrador/Sócio com Capital/Sócio sem Capital/Cotas em Tesouraria    05, 29, 30, 37, 38, 49, 52, 53 ou 63
224-0    Sociedade Simples Limitada Administrador/Sócio/Sócio ou Acionista Incapaz ou Relativamente Incapaz (exceto menor)/Sócio ou Acionista Menor (assistido/representado)/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior/Sócio Pessoa Física Residente ou Domiciliado no Exterior/Sócio-Administrador/Cotas em Tesouraria    05, 22, 29, 30, 37, 38, 49 ou 63
225-9    Sociedade Simples em Nome Coletivo Sócio/Sócio ou Acionista Incapaz ou Relativamente Incapaz (exceto menor)/Sócio ou Acionista Menor (assistido/representado)/Sócio Pessoa Física Residente ou Domiciliado no Exterior/Sócio-Administrador/Cotas em Tesouraria    22, 29, 30, 38, 49 ou 63
226-7    Sociedade Simples em Comandita Simples Administrador/Sócio Comanditado/Sócio Comanditário/Sócio Comanditado Residente no Exterior/Sócio Comanditário Pessoa Física Residente no Exterior/Sócio Comanditário Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior/Sócio Comanditário Incapaz/Cotas em Tesouraria    05, 24, 25, 55, 56, 57, 58 ou 63
229-1    Consórcio Simples Administrador/Sociedade Consorciada/Sócio Pessoa Jurídica Domiciliado no Exterior    05, 20, 37
306-9    Fundação Privada Administrador/Diretor/Presidente/Fundador    05, 10, 16 ou 54
322-0    Organização Religiosa Administrador/Diretor/Presidente    05, 10 ou 16
399-9    Associação Privada Administrador/Diretor/Presidente    05, 10 ou 16
408-1    Contribuinte Individual Produtor Rural    59

ANEXO IV
TABELA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

EVENTOS DE INSCRIÇÃO

Documentação Necessária:

1. Inscrição de Matriz

1.1 - Documentos que devem ser preenchidos e apresentados na unidade cadastradora, para todos os eventos, exceto para inscrição de pessoa jurídica domiciliada no exterior - exclusiva para realização de aplicações nos mercados financeiros e de capitais:

a) FCPJ (que poderá ser preenchida via PGD - download e transmitida exclusivamente pela Internet por meio do programa ReceitaNet), ou preenchida diretamente no sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) , por meio do Aplicativo de Coleta Web. A FCPJ deverá ser acompanhada do QSA (no caso de sociedades);

b) Os documentos, abaixo relacionados, deverão ser encaminhados pelo contribuinte via postal ou apresentados diretamente na unidade cadastradora de jurisdição:

b.1) Protocolo de transmissão ou original do DBE, assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ ou procurador, com firma reconhecida em cartório. O mandato (procuração) poderá ser outorgado pela pessoa física responsável perante o CNPJ ou por sócio administrador/diretor, com poderes de administração conferidos no ato constitutivo;

b.2) No caso de DBE assinado por procurador, cópia autenticada da procuração pública (registrada em cartório) ou particular com firma reconhecida do outorgante;

OBSERVAÇÃO: Para os contribuintes que utilizarem certificação digital (própria ou por procuração eletrônica/RFB) ou senha fornecida pelos Órgãos conveniados, será gerado um Protocolo de Transmissão. O DBE ou o Protocolo ficará disponível para impressão no sítio da RFB, na opção "Consulta Situação do Pedido". Verificar as orientações ao contribuinte impressas no recibo de transmissão.

b.3) Quando se tratar de sócio pessoa física ou jurídica domiciliado no exterior, cópia autenticada da procuração nomeando representante legal, observado que, quando outorgado no exterior, deverá conter visto do consulado brasileiro do domicílio civil do outorgante e ser acompanhada de tradução feita por tradutor público. Se a procuração consta do ato constitutivo, a apresentação do mesmo supre a exigência desse documento;

b.4) No caso de administrador não sócio, cópia autenticada do ato que confere poderes de administração registrado no órgão competente. Na hipótese de delegação constante do ato constitutivo, a apresentação deste supre a exigência desse documento;

b.5) Cópia autenticada do ato constitutivo registrado no órgão competente ou cópia autenticada de documentação comprobatória, conforme tabela abaixo.

Tabela de atos constitutivos de entidades e datas de evento aplicáveis aos eventos: 101 (Inscrição de primeiro estabelecimento), 105 (Inscrição de embaixada/consulado/representações do governo no exterior), 106 (Inscrição de missões diplomáticas/repartições consulares/representações de órgãos internacionais), 107 (Inscrição de Pessoa Jurídica domiciliada no exterior) e 110 (inscrição de produtor rural - primeiro estabelecimento).

Natureza Jurídica   Data do evento Ato de criação/constitutivo/deliberativo 
1.1.1  Órgão público dos Três Poderes, Autarquia e Fundação pública: NJ 101-5 a 118-0 Obs: Conselhos de Fiscalização de profissões regulamentadas são considerados autarquias. Data inicial de vigência do ato de criação.  Ato legal de constituição e ato de nomeação, publicados oficialmente, ou ato administrativo, ou solicitação de órgão hierarquicamente superior (ofício, resolução, despacho etc.) contendo dados necessários à inscrição, inclusive identificação do administrador. 
1.1.2  Embaixada, Missão, Delegação Permanente, Consulado e unidade específica do Governo Brasileiro no exterior: NJ 101-5 Data da criação constante da declaração do MRE.  Declaração do MRE, contendo o nome do titular (diplomata, cônsul etc.) e, se conhecida, a data de criação.  
1.1.3  Comissão Polinacional: NJ 119-8  Data inicial de vigência do ato de criação.  Ato internacional celebrado pela República Federativa do Brasil e um ou mais países, para fins diversos, sem necessidade de registro. Ato que comprove quem é pessoa física responsável pela Comissão.  
1.1.4  Fundo Público - previstos nos arts. 71 a 74 da Lei nº 4.320, de 17/03/1964: NJ 120-1 Data inicial de vigência do ato.  Ato legal de constituição do Fundo, publicado em Diário Oficial da União, Estado/DF ou Município, conforme o caso. Ato que comprove quem é pessoa física responsável pelo Fundo. 
1.1.5  Associação Pública (consórcio público) - Lei nº 11.107/2005: NJ 121-0 Data inicial de vigência do ato legal de criação.  Ato legal de ratificação do protocolo de intenções firmado pelos entes públicos, publicada no Diário Oficial da União, Estado/DF ou Município, conforme o caso. Ato que comprove quem é pessoa física responsável pela Associação.  
1.1.6  Sociedade Anônima (S/A): NJ 203-8, 204-6 e 205-4; e NJ 201-1 (se Empresa Pública constituída na forma de S/A)Data do registro da Ata de Assembléia de Constituição. Ata da Assembléia Geral de Constituição e Estatuto registrados na JC.  
1.1.7  Sociedade Empresária Limitada: NJ 206-2 Sociedade Empresária em Nome Coletivo: NJ 207-0 Sociedade Empresária em Comandita Simples: NJ 208-9 Data do registro do contrato social.  Contrato social registrado na JC.  
1.1.8  Microempreendedor Individual - MEI: NJ 213-5  Data da inscrição no CNPJ  Formulário "Requerimento de Empresário - MEI" gerado por aplicativo próprio.  
1.1.9  Empresário (Individual): NJ 213-5  Data do registro do requerimento de empresário.  Formulário "Requerimento de Empresário" registrado na JC.  
1.1.10  Sociedade Cooperativa: NJ 214-3  Data do registro da Ata de Assembléia Geral dos fundadores.  Ata da Assembléia Geral dos fundadores ou Escritura Pública e Estatuto, exceto se transcrito na Ata ou Escritura Pública. Obs: Todos os documentos registrados na JC. 
1.1.11  Consórcio de sociedades -arts. 278 e 279 da Lei nº 6.404/1976: NJ 215-1  Data do registro do contrato.  Contrato de consórcio registrado na JC.  
1.1.12  Grupo de Sociedades: NJ 216-0  Data de registro da Convenção.  Convenção de Grupo registrado na JC.  
1.1.13  Estabelecimento, no Brasil, de entidade estrangeira: NJ 217-8, 219-4 e 320-4 Obs: a primeira filial, no Brasil, de entidade estrangeira é inscrita como matriz, e as demais, se existirem, como filiais. Data do registro do contrato ou estatuto.  Ato de deliberação sobre a instalação da filial no Brasil; Inteiro teor do contrato ou do estatuto e Ato de deliberação sobre a nomeação do representante, no Brasil, da entidade. Obs. Todos os documentos registrados no órgão competente (JC ou CRCPJ) e, se for o caso, traduzidos por tradutor público juramentado. 
1.1.14  Entidade Domiciliada no exterior: NJ 221-6 e 321-2 Obs: Se houver registro no Banco Central, a inscrição é automática, não havendo necessidade de envio de documentação para a Receita Federal. Data de transmissão da FCPJ.  Ato de constituição ou instrumento equivalente, traduzido/transliterado por tradutor público e Procuração com plenos poderes perante a Receita Federal para administrar bens da entidade no Brasil. Obs: na tradução tem que constar que o documento original contém o visto consular. 
1.1.15  Clube de investimento: NJ 222-4  Data do registro no CTD.  Estatuto registrado na Bolsa de Valores e no CTD.  
1.1.16  Fundo de investimento: NJ 222-4  Data do registro do documento deliberativo.  Documento deliberando sobre a constituição do fundo e, se for o caso, regulamento, registrados em CTD.  
1.1.17  Sociedade Simples Pura: NJ 223-2, exceto de advogados; Sociedade Simples LT-DA: NJ 224-0 Sociedade Simples em Nome Coletivo: NJ 225-9 Sociedade Simples em Comandita Simples:NJ 226-7 Data do registro do contrato social.  Contrato social registrado no CRCPJ.  
1.1.18  Sociedade Simples Pura - advogados: NJ 223-2  Data do registro na OAB.  Contrato social registrado na OAB.  
1.1.19  Empresa Binacional: NJ 227-5 Obs.Esta Natureza Jurídica compreende: - Binacional Itaipu; - Alcântara Cyclone Space. Data inicial de vigência do ato de criação.  Ato Internacional celebrado pela República Federativa do Brasil e outro país, para fins diversos, sem necessidade de registro. 
1.1.20  Consórcio de empregadores (rural) art. 25-A, Lei nº 8.212/91: NJ 228-3  Data do registro do contrato.  Contrato realizado entre os empregadores registrado no CTD. Documento que comprove quem é pessoa física responsável pelo Consórcio, registrado no CTD.  
1.1.21  Consórcio Simples - art. 56, LC 123/2006: NJ 229-1  Data do registro do contrato.  Ato registrado na JC.  
1.1.22  Serviço Notarial e Registral (Cartório): NJ 303-4  Data inicial de vigência do ato de criação.  Ato legal de constituição e ato de nomeação do titular, ou Certidão ou qualquer outro documento expedido pelo órgão judicial competente para fiscalizar a atividade notarial, contendo as informações necessárias à inscrição.  
1.1.23  Fundação Privada: NJ 306-9 Esta Natureza Jurídica compreende também: ONG, OS e Oscip (quando assumirem a natureza jurídica de fundação de direito privado) Data de registro do estatuto no CRCPJ.  Estatuto registrado no CRCPJ e ato de designação do presidente registrado no CTD, ou Certidão emitida pelo CRCPJ que contenha todos os elementos necessários para inscrição. 
1.1.24  Serviço Social Autônomo: NJ 307-7  Data do registro do estatuto no CRCPJ.  Estatuto registrado no CRCPJ e ato de designação do presidente registrado no CTD, ou Certidão emitida pelo CRCPJ que contenha todos os elementos necessários para inscrição.  
1.1.25  Condomínio Edilício: NJ 308-5 Data do registro da convenção ou data do registro da Assembléia Geral que deliberou sobre o CNPJ. Convenção condominial registrada no CRI e Ata da Assembléia de eleição do síndico, registrada no CTD, ou Certidão emitida pelo CRI que confirme o registro do Memorial de Incorporação do condomínio, Ata da Assembléia que deliberou sobre a inscrição no CNPJ e Ata da Assembléia que deliberou sobre a eleição do síndico, registradas no CTD, ou Certidão do CRI contendo as informações necessárias à inscrição, e Ata da Assembléia de eleição do síndico, registrada no CTD. Quando se tratar de condomínio relativo ao Programa de Arrendamento Residencial - PAR, da Caixa Econômica Federal -CEF, convenção condominial e ato de designação do síndico registrado em CTD. 
1.1.26  Comissão de Conciliação Prévia - CCP intersindical: NJ 310-7  Data do registro da convenção.  Convenção coletiva de trabalho registrada na SRT do MTE (âmbito nacional ou interestadual) ou na Delegacia Regional do Trabalho - DRT.  
1.1.27  Comissão de Conciliação Prévia - CCP Sindicato e empresa: NJ 310-7  Data do registro do acordo.  Acordo Coletivo de Trabalho registrado na SRT do MTE (âmbito nacional e interestadual) ou na DRT.  
1.1.28  Comissão de Conciliação Prévia - CCP Empresa: NJ 310-7  Data do registro no CTD.  Ato (não importa o nome) de administração da empresa (ou ato conjunto das empresas envolvidas) que comprove a criação da Comissão de Conciliação Prévia - CCP, registrado no CTD.  
1.1.29  Entidade de Mediação e Arbitragem (se constituída como Associação - sem fins lucrativos): NJ 311-5  Data do registro da ata de assembléia de constituição.  Estatuto registrado no CRCPJ e Ata da Assembléia Geral de constituição registrada no CTD.  
1.1.30  Partido Político - Comissão Provisória ou Diretório Nacional: NJ 312-3  Comissão Provisória - data de registro do estatuto; Diretório - data do registro da ata de reunião do diretório. Comissão provisória: estatuto registrado no CRCPJ de Brasília ou documento que indique o nome do presidente e o endereço da sede do partido registrado no CRCPJ. Diretório nacional: ata da reunião do órgão interno do partido que elegeu os membros do diretório registrada no CTD. 
1.1.31  Partido Político - Comissão Provisória ou Regionais, Zonais ou Municipais: NJ 312-3 Diretórios  Data da resolução do órgão interno que deliberou sobre a eleição dos membros do partido.  Resolução do órgão interno do partido que elegeu os membros do diretório registrado no CTD, ou Documento (despacho da Secretaria Judiciária, certidão etc) emitido pelo TRE ou Cartório do Juízo Eleitoral comprovando o registro do diretório ou comissão, contendo as informações necessárias à inscrição. 
1.1.32  Entidade Sindical - Patronal ou de Trabalhadores: NJ 313-1  Data do registro do estatuto.  Estatuto registrado no MTE ou no CRCPJ ou, ainda, certidão emitida pela SRT, publicada no DOU; e Ata da Assembléia que designou o presidente, registrada no CTD.
1.1.33  Organização Religiosa: NJ 322-0  Data do registro do Estatuto.  Estatuto registrado no CRCPJ e ata de assembléia que designou os dirigentes (Administrador/Diretor/Presidente), registrada no CTD, ou Certidão emitida pelo CRCPJ que contenha todos os elementos necessários para inscrição.  
1.1.34  Organização Religiosa (Paróquias, Dioceses e Arquidioceses da Igreja Católica Apostólica Romana): NJ 322-0 Obs: a paróquia poderá solicitar inscrição na condição de matriz ou de filial. Data do registro do decreto ou provisão ou data da chancela da bula papal.  Paróquias - decreto ou declaração do bispo diocesano ou da cúria, registrado no CRCPJ ou CTD e ato de designação do pároco registrado no CTD. Dioceses - Bula Papal em latim ou decreto do bispo registrado no CRCPJ ou CTD, contendo as informações necessárias à inscrição. 
1.1.35  Comunidade Indígena: NJ 323-9  Data do pedido.  Certidão fornecida pela Funai, contendo o nome da comunidade, endereço e a pessoa física responsável.  
1.1.36  Fundo Privado: NJ 324-7  Data inicial de vigência do ato de criação.  Ato legal de constituição do Fundo, publicado em Diário Oficial da União, Estado/DF ou Município, conforme o caso. Ato que comprove quem é pessoa física responsável pelo Fundo.  
1.1.37  Associação Privada: NJ 399-9 (inclusive Organizações Indígenas quando se revestirem da natureza jurídica de associação de direito privado). Data do registro da ata de assembléia de constituição.  Estatuto registrado no CRCPJ e Ata da Assembléia Geral de Constituição registrada no CRCPJ ou CTD, ou Certidão emitida pelo CRCPJ que contenha todos os elementos necessários para inscrição.  
1.1.38  Empresa Individual Imobiliária - Incorporação imobiliária ou loteamento ou outorga de mandato a construtor ou corretor (RIR/99, art. 151): NJ 401-4 Data do arquivamento da documentação do empreendimento.  Certidão emitida pelo CRI, comprovando o registro do empreendimento.  
1.1.39  Empresa Individual Imobiliária -Incorporação ou loteamento sem registro (RIR/99, art. 152): NJ 401-4  Data da primeira alienação das unidades imobiliárias ou dos lotes de terreno.  Escritura ou outro documento que comprove a existência de qualquer ajuste preliminar, ainda que de simples recebimento de importância a título de reserva.  
1.1.40  Empresa Individual Imobiliária - Desmembramento de imóvel rural em mais de 10 lotes ou alienação de mais de 10 quinhões ou frações ideais (RIR/99, art. 153): NJ 401-4 Data em que ocorrer a subdivisão ou o desmembramento.  Documento que comprove a subdivisão ou desmembramento em mais de 10 lotes ou alienação de mais de 10 frações ideais de imóvel rural.  
1.1.41  Produtor rural - Pessoa Física sem registro - Evento 110 - primeiro estabelecimento: NJ 408-0  Data informada na FCPJ.  Não há.  
1.1.42  Organização Internacional: NJ 501-0 (ONU, FMI); Representação Diplomática Estrangeira: NJ 502-9 (Embaixadas, Consulados); e outras Instituições Extraterritoriais: NJ 503-7 Data da criação constante MRE. da declaração do MRE. Declaração do MRE, contendo o nome do titular da representação (Diplomata, Cônsul ou Representante) e, se conhecida, a data de criação da representação.  

1.2 - O Evento de Inscrição de Pessoa Jurídica domiciliada no exterior (exclusivo para realização de aplicações nos mercados financeiros e de capitais), será praticado pela CVM para fundo de investimento constituído no exterior e pessoa jurídica domiciliada no exterior que possuam no Brasil aplicação no mercado financeiro e/ou mercado de capitais.

Documentos que a instituição financeira representante manterá sob guarda:

a) contrato de representação de investidor no Brasil;

b) ofício ou extrato de confirmação do registro, emitido pela CVM, da conta coletiva da qual a entidade domiciliada participa para fins de investimento no Brasil;

c) ofício da CVM contendo número de registro da entidade.

OBSERVAÇÃO: Data de evento = data da solicitação do pedido de inscrição.

2. Inscrição de Filial Documentação necessária:

2.1 - Para os eventos 102 (Inscrição dos demais estabelecimentos) e 103 (Inscrição de estabelecimento filial de empresa brasileira no exterior):

a) FCPJ (que poderá ser preenchida via PGD - download e transmitida exclusivamente pela Internet por meio do programa ReceitaNet), ou preenchida diretamente no sítio da RFB , por meio do Aplicativo de Coleta Web.

b) Os documentos, abaixo relacionados, encaminhados pelo contribuinte via postal ou apresentados diretamente na unidade cadastradora de jurisdição:

b.1) protocolo de transmissão ou original do DBE, assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ, preposto, anteriormente indicado, ou procurador, com firma reconhecida em cartório. O mandato (procuração) poderá ser outorgado pela pessoa física responsável perante o CNPJ ou por sócio administrador/diretor, com poderes de administração conferidos no ato constitutivo;

b.2) no caso de DBE assinado por procurador, cópia autenticada da procuração pública (registrada em cartório) ou particular com firma reconhecida do outorgante;

b.3) cópia autenticada do ato constitutivo/alterador no qual conste a abertura da filial, registrado no órgão competente.

OBSERVAÇÕES:

1) Na hipótese de inscrição de estabelecimento filial de Sociedade Simples (Pura ou Limitada, exceto Sociedade de Advogados), além do registro no CRCPJ da circunscrição da própria filial, será exigida averbação no Registro Civil da respectiva matriz, em conformidade com o art. 1.000 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil.

2) Quando se tratar de inscrição de filial em virtude de transformação do órgão local de serviço social autônomo para a condição de filial do órgão regional, deverá ser apresentado original do ofício ou cópia autenticada da ordem de serviço ou deliberação do órgão nacional onde conste o pedido de inscrição;

3) Para os contribuintes que utilizarem certificação digital (própria ou por procuração eletrônica/RFB) ou senha fornecida pelos Órgãos conveniados, será gerado um Protocolo de Transmissão. O DBE ou o Protocolo ficará disponível para impressão no sítio da RFB, na opção "Consulta Situação do Pedido". Verificar as orientações ao contribuinte impressas no recibo de transmissão.

2.2 - Para o evento 109 (Inscrição de Incorporação Imobiliária - Patrimônio de Afetação)

DBE, FCPJ e cópia autenticada do Termo de Constituição de Patrimônio de Afetação registrado no Cartório de Registro de Imóveis.

2.3 - Para o evento 111 (Inscrição de Produtor Rural - demais estabelecimentos).

Apenas FCPJ.

2.4 - No caso de inscrição por motivos de incorporação, fusão e cisão, a data do evento na FCPJ será a da deliberação da incorporadora, das sociedades fusionadas ou da cindida sobre a operação, respectivamente.

EVENTOS DE ALTERAÇÃO

Documentação Necessária:

a) FCPJ (que poderá ser preenchida via PGD - download e transmitida exclusivamente pela Internet por meio do programa ReceitaNet), ou preenchida diretamente no sítio da RFB , por meio do Aplicativo de Coleta Web;

b) Os documentos, abaixo relacionados, apresentados diretamente à unidade cadastradora de jurisdição do estabelecimento ou encaminhados pelo contribuinte via postal:

b.1) Protocolo de transmissão ou original do DBE, assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ, preposto, anteriormente indicado, ou procurador, com firma reconhecida em cartório. O mandato (procuração) poderá ser outorgado pela pessoa física responsável perante o CNPJ ou por sócio administrador/diretor, com poderes de administração conferidos no ato constitutivo;

b.2) No caso de DBE assinado por procurador, cópia autenticada da procuração pública (registrada em cartório) ou particular com firma reconhecida do outorgante;

b.3) cópia autenticada do ato alterador registrado no órgão competente, no qual conste a alteração pretendida.

OBSERVAÇÃO: No caso de alteração por motivo de cisão, a data do evento na FCPJ será a da deliberação da cindida sobre a operação.

Tabela Exemplificativa de Atos de Alteração de Dados Cadastrais

As alterações cadastrais pertinentes a nome empresarial, natureza jurídica, código de atividades econômicas (CNAE), endereço, CPF do responsável, quadro de sócios e administradores e capital social exigem apresentação de documentação comprobatória registrada no órgão competente.

A documentação hábil para comprovação da alteração pretendida pelo contribuinte tem a mesma natureza do documento exigido para o ato constitutivo.

 Natureza Jurídica  Data do Evento  Ato Constitutivo/Alterador  
3.1  Órgão Público dos Três Poderes, Autarquia e Fundação Pública: NJ 101-5 a 118-0  Data inicial de vigência do ato de alteração ou data constante da solicitação.  Regra Geral: ato legal de alteração ou solicitação do órgão (ofício, resolução, despacho etc.), contendo as informações sobre a alteração dos dados cadastrais. Regras específicas:1- alteração de NJ - ato legal publicado em Diário Oficial (DO);2- alteração de administrador - ato de nomeação ou de posse publicado no DO ou, em se tratando do âmbito municipal, Ofício/Decreto da autoridade competente informando a mudança do responsável;3- alteração de endereço - ato administrativo publicado em DO ou ofício/decreto da autoridade competente contendo o novo endereço.
3.2  Embaixada, missão, delegação permanente, Consulado, etc, do Governo Brasileiro no exterior: NJ 101-5  Data de alteração constante da declaração ou, na sua falta, data de assinatura da mesma.  Declaração do MRE, contendo as informações necessárias para a alteração pretendida.  
3.3  Sociedade Anônima (S/A): NJ 203-8, 204-6 e 205-4  Data do registro da ata de assembléia ou do estatuto.  Ata da Assembléia e/ou alteração estatutária registrada na JC.  
3.4  Sociedade Empresária Limitada: NJ 206-2  Data do registro da alteração contratual  Alteração contratual registrada na JC.  
3.5  Pessoa Jurídica domiciliada no exterior: NJ 221-6 e 321-2 Data de transmissão da FCPJ  Regra geral: ato de alteração ou instrumento equivalente, traduzido/transliterado por tradutor público e procuração com plenos poderes perante a Receita Federal para administrar bens da entidade no Brasil. Obs: na tradução tem que constar que o documento original contém o visto consular. Exceção: no caso de alteração de pessoa física responsável, deverá ser apresentada apenas a procuração acima citada. 
3.6  Empresário (individual): NJ 213-5  Data do registro do requerimento de alteração.  Requerimento de Empresário com ato de alteração de dados registrado na JC.  
3.7  Sociedade Cooperativa: NJ 214-3  Data do registro da alteração.  Ato alterador registrado na JC.  
3.8  Sociedade Simples Pura, exceto advogados: NJ 223-2  Data do registro da alteração.  Alteração contratual registrada no CRCPJ.  
3.9  Sociedade Simples Pura - advogados: NJ 223-2  Data do registro da alteração.  Alteração contratual registrada na OAB.  
3.10  Serviço Notarial e Registral: NJ 303-4  Data inicial de vigência do ato de alteração ou data informada em certidão.  Ato legal que contém a alteração, ou certidão, ou qualquer outro documento emitido pelo órgão judicial competente para fiscalizar a atividade notarial, contendo as informações necessárias à alteração.  
3.11  Fundação privada: NJ 306-9  Data do registro da alteração.  Alteração estatutária registrada no CRCPJ e, no caso de alteração de responsável, ato de designação registrado no CRCPJ ou no CTD.  
3.12  Condomínio Edilício: NJ 308-5  Data do registro da alteração da convenção ou data do registro da Ata da Assembléia.  Alteração da convenção condominial registrada no CRI, ou certidão desta entidade comprovando a alteração, ou ata de assembléia registrada no CTD.  
3.13  Partido Político - Comissão Provisória ou Diretório Nacional: NJ 312-3 Comissão Provisória - data do registro da alteração estatutária; Diretório -data do registro da ata de reunião do diretório. Comissão Provisória - alteração estatutária registrada no CRCPJ de Brasília; Diretório - ata de reunião do órgão interno do partido registrada no CTD ou certidão emitida pelo TSE contendo a alteração pretendida. 
3.14  Partido Político - Comissão Provisória ou Diretórios Regionais, Zonais ou Municipais: NJ 312-3 Data do registro da resolução ou ato do órgão interno do partido, ou a data contida na certidão. Resolução do órgão interno do partido registrada no CTD, ou certidão emitida pelo TRE ou Juízo Eleitoral contendo a alteração pretendida. No caso de alteração do responsável, ato que designou o novo presidente registrada no CTD, ou certidão do TRE ou Juízo Eleitoral. 
3.15  Entidade Sindical: NJ 313-1 Data do registro da alteração estatutária, ou da publicação da certidão no DOU, ou do registro da Ata da Assembléia, conforme o caso. Alteração estatutária registrada no MTE ou no CRCPJ ou certidão (despacho) emitida pela SRT publicada no DOU. No caso de alteração do responsável poderá ser aceita Ata da Assembléia que designou o presidente registrada no CTD. 
3.16  Associação Privada: NJ 399-9  Data do registro da alteração estatutária ou da Ata da Assembléia  Alteração estatutária ou Ata da Assembléia registrada no CRCPJ.  
3.17  Organização Internacional: NJ 501-0 (ONU, FMI); Representação Diplomática Estrangeira: NJ 502-9 (Embaixadas, Consulados); e outras Instituições Extraterritoriais: NJ 503-7 Data da alteração constante da declaração  Declaração do MRE contendo a alteração pretendida.  

OBSERVAÇÕES:

1) Alteração de NJ (Evento 225) com mudança de órgão de registro: a sociedade poderá transformar-se em outro tipo jurídico, com mudança do órgão de registro (Ex: de sociedade simples para empresária ou vice-versa). Para comprovar o evento, o contribuinte deverá apresentar os seguintes documentos:

a) do órgão de origem: ato de cancelamento, averbação ou alteração ou, ainda, certidão que comprove a transferência da inscrição para outro órgão de registro;

b) do órgão de destino: ato de constituição, consolidação ou inscrição ou, ainda, certidão que comprove a transferência para o novo órgão de registro.

A data de evento será a data de registro do ato no novo órgão. Portanto, a data de abertura da sociedade no CNPJ não deverá ser alterada.

2) No caso do evento 202 (alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ) para sociedade empresária LTDA ou simples, o ato a ser apresentado poderá ser o constitutivo, se desse constar o atual responsável na condição de sócio administrador.

Eventos de Baixa

Documentação Necessária

a) A FCPJ deve ser transmitida exclusivamente pela Internet por meio do programa ReceitaNet;

b) Os documentos, abaixo relacionados, apresentados diretamente à unidade cadastradora de jurisdição do estabelecimento ou encaminhados pelo contribuinte via postal:

b.1) original do DBE, assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ, preposto anteriormente indicado ou procurador, com firma reconhecida em cartório. O mandato (procuração) poderá ser outorgado pela pessoa física responsável perante o CNPJ ou por sócio administrador/diretor com poderes de administração;

b.2) no caso de DBE assinado por procurador, cópia autenticada da procuração pública (registrada em cartório) ou particular (firma reconhecida do outorgante);

b.3) cópia do recibo de entrega da declaração de encerramento, se for o caso;

b.4) cópia autenticada do ato de extinção registrado no órgão competente ou cópia autenticada de documentação comprobatória, conforme tabela abaixo.

Tabela Exemplificativa de Atos de Extinção Conforme a Natureza Jurídica

 Natureza Jurídica/Situação  Data de Evento  Ato de Extinção  
4.1  Empresário  Data do registro do requerimento.  Requerimento de Empresário registrado na JC, com ato de extinção declarado.  
4.2  Sociedade Empresária Limitada  Data do registro do distrato.  Distrato social registrado na JC.  
4.3  Sociedade Anônima (S/A)  Data do registro do ato de extinção.  Ata da Assembléia Geral que decidiu pelo encerramento da liquidação registrada na JC.  
4.4  Associações em geral  Data do registro do ato de extinção  Ata da Assembléia de encerramento de atividades registrada no CRCPJ  
4.5  Empresário e Sociedades Empresárias com registro cancelado por inatividade pelo órgão de registro (art. 60 da Lei nº 8.934/1994Data do cancelamento do registro ou da inatividade considerada pela JC (último arquivamento mais dez anos). Certidão emitida pela JC contendo a informação sobre o cancelamento do registro por inatividade.  
4.6  Sociedades empresárias nos casos de incorporação, fusão e cisão total Data da deliberação entre seus membros.  Ata da Assembléia Geral da incorporadora aprovando os atos da incorporação; Ata da Assembléia Geral das sociedades fusionadas decidindo sobre a constituição definitiva da nova sociedade; ou Ata da Assembléia Geral da sucessora que absorveu a porção remanescente do patrimônio da sociedade cindida. 
4.7  Órgão Público, Autarquia e Fundação Pública  Data de vigência do ato ou, na sua falta, data de publicação oficial ou data informada na solicitação. Ato legal de extinção ou ato administrativo oficialmente publicado ou solicitação do órgão vinculado.  
4.8  Diretório ou Comissão Nacional de Partido Político  Data informada na certidão.  Certidão emitida pelo TSE comprovando a extinção do partido.  
4.9  Diretório ou Comissão Regional, Municipal ou Zonal de Partido Político  Data informada na certidão.  Certidão emitida pelo TRE ou cartório da zona eleitoral, comprovando a extinção do partido.  
4.10  Pessoa Jurídica encerrada por falência  Data do trânsito em julgado da decisão falimentar.  Sentença ou certidão judicial declarando o encerramento do processo de falência.  
4.11  Instituição financeira liquidada extrajudicialmente  Data da publicação no DOU.  Ato do Bacen determinando o encerramento da liquidação publicado no DOU.  
4.12  Entidade Domiciliada no exterior: NJ 221-6 e 321-2  Data de transmissão da FCPJ.  Ato de extinção ou instrumento equivalente, traduzido/transliterado por tradutor público e Procuração com plenos poderes perante a Receita Federal para administrar bens da entidade no Brasil. Obs: na tradução tem que constar que o documento original contém o visto consular. 
4.13  Empresa Individual Imobiliária: NJ 401-4 Data de transmissão da FCPJ.  Declaração de encerramento de atividades.  

Documentação para os Eventos de Situação Especial

405  Decretação de falência  Cópia autenticada da declaração judicial decretando o início do processo falimentar. 
406  Reabilitação de falência  Cópia autenticada da declaração judicial decretando a reabilitação do falido.  
407  Espólio de empresa individual  Cópia autenticada do termo de compromisso do inventariante.  
408  Término da liquidação  Cópia autenticada da decisão judicial, ou do ato de encerramento da liquidação extrajudicial publicado no DOU ou registrado em órgão competente, conforme o caso. 
410  Início de intervenção  Cópia autenticada do ato de intervenção publicado no DOU.  
411  Término de intervenção  Cópia autenticada do ato de encerramento da intervenção publicado no DOU.  
414  Restabelecimento de matriz Cópia autenticada do ato constitutivo e certidão emitida pelo órgão de registro, dentro do prazo de sessenta dias, comprovando que a situação do estabelecimento no órgão competente é diferente de cancelada, inativa ou extinta. 
415  Restabelecimento de filial Cópia autenticada do ato alterador e certidão emitida pelo órgão de registro, dentro do prazo de sessenta dias, comprovando que a situação do estabelecimento no órgão competente é diferente de cancelada, inativa ou extinta. 
416  Início de Liquidação Judicial Cópia autenticada da decisão judicial que decretou o início da liquidação, acompanhada do ato de designação do liquidante, caso essa informação não conste na decisão. 
417  Início de Liquidação Extrajudicial  Cópia autenticada do ato de liquidação extrajudicial publicado no DOU ou registrado em órgão competente, conforme o caso, acompanhada do ato de designação do liquidante, caso essa informação não conste no ato de liquidação.  
418  Início de Recuperação Judicial Cópia autenticada da decisão judicial que deferiu a recuperação judicial, acompanhada do ato de nomeação do administrador judicial, caso essa informação não conste na decisão. 
419  Encerramento de Recuperação Judicial  Cópia autenticada da decisão judicial que decretar o encerramento da recuperação judicial.  

Legenda:

CRCPJ - Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas;

CRI - Cartório de Registro de Imóveis;

CTD - Cartório de Títulos e Documentos;

JC - Junta Comercial;

MRE - Ministério das Relações Exteriores;

MTE - Ministério do Trabalho e Emprego;

OAB - Ordem dos Advogados do Brasil;

SRT - Secretaria de Relações do Trabalho.

(Redação dada ao Anexo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o Anexo alterado:
"ANEXO IV
TABELA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
EVENTOS DE INSCRIÇÃO
Documentação Necessária:
1. Inscrição de Matriz
1.1 - Documentos que devem ser preenchidos e apresentados na unidade cadastradora, para todos os eventos, exceto para inscrição de pessoa jurídica domiciliada no exterior - exclusiva para realização de aplicações nos mercados financeiros e de capitais:
a) FCPJ (que poderá ser preenchida via PGD - download e transmitida exclusivamente pela Internet por meio do programa ReceitaNet), ou preenchida diretamente no sítio da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) , por meio do Aplicativo de Coleta Web. A FCPJ deverá ser acompanhada do QSA (no caso de sociedades);
b) Os documentos, abaixo relacionados, deverão ser encaminhados pelo contribuinte via postal ou apresentados diretamente na unidade cadastradora de jurisdição:
b.1) Protocolo de transmissão ou original do DBE, assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ ou procurador, com firma reconhecida em cartório. O mandato (procuração) poderá ser outorgado pela pessoa física responsável perante o CNPJ ou por sócio administrador/diretor, com poderes de administração conferidos no ato constitutivo;
b.2) No caso de DBE assinado por procurador, cópia autenticada da procuração pública (registrada em cartório) ou particular com firma reconhecida do outorgante;
OBSERVAÇÃO: Para os contribuintes que utilizarem certificação digital (própria ou por procuração eletrônica) ou senha fornecida pelos Órgãos conveniados, será gerado um Protocolo de Transmissão. O DBE ou o Protocolo ficará disponível para impressão no sítio da RFB, na opção "Consulta Situação do Pedido". Verificar as orientações ao contribuinte impressas no recibo de transmissão.
b.3) Quando se tratar de sócio pessoa física ou jurídica domiciliado no exterior, cópia autenticada da procuração nomeando representante legal, observado que, quando outorgado no exterior, deverá conter visto do consulado brasileiro do domicílio civil do outorgante e ser acompanhada de tradução feita por tradutor público. Se a procuração consta do ato constitutivo, a apresentação do mesmo supre a exigência desse documento;
b.4) No caso de administrador não sócio, cópia autenticada do ato que confere poderes de administração registrado no órgão competente. Na hipótese de delegação constante do ato constitutivo, a apresentação deste supre a exigência desse documento;
b.5) Cópia autenticada do ato constitutivo registrado no órgão competente ou cópia autenticada de documentação comprobatória, conforme tabela abaixo.
Tabela de atos constitutivos de entidades e datas de evento aplicáveis aos eventos: 101 (Inscrição de primeiro estabelecimento), 105 (Inscrição de embaixada/consulado/representações do governo no exterior), 106 (Inscrição de missões diplomáticas/repartições consulares/representações de órgãos internacionais), 107 (Inscrição de Pessoa Jurídica domiciliada no exterior) e 110 (inscrição de produtor rural - primeiro estabelecimento).

Natureza Jurídica
Data do evento
Ato de criação/constitutivo/deliberativo
1.1.1
Órgão público dos Três Poderes, Autarquia e Fundação pública: NJ 101-5 a 118-0
Obs: Conselhos de Fiscalização de profissões regulamentadas são considerados autarquias.
Data inicial de vigência do ato de criação.
Ato legal de constituição e ato de nomeação, publicados oficialmente, ou ato administrativo, ou solicitação de órgão hierarquicamente superior (ofício, resolução, despacho etc.) contendo dados necessários à inscrição, inclusive identificação do administrador.
1.1.2
Embaixada, Missão, Delegação Permanente, Consulado unidade específica e do Governo Brasileiro no exterior: NJ 101-5
Data da criação constante da declaração do MRE.
Declaração do MRE, contendo o nome do titular (diplomata, cônsul etc.) e, se conhecida, a data de criação.
1.1.3
Comissão Polinacional: NJ 119-8
Data inicial de vigência do ato de criação.
Ato internacional celebrado pela República Federativa do Brasil e um ou mais países, para fins diversos, sem necessidade de registro.
Ato que comprove quem é pessoa física responsável pela Comissão.
1.1.4
Fundo Público - previstos nos arts. 71 a 74 da Lei nº 4.320, de 17.03.1964: NJ 120-1
Data inicial de vigência do ato.
Ato legal de constituição do Fundo, publicado em Diário Oficial da União, Estado/DF ou Município, conforme o caso.
Ato que comprove quem é pessoa física responsável pelo Fundo.
1.1.5
Associação Pública (consórcio público) - Lei nº 11.107/2005: NJ 121-0
Data inicial de vigência do ato legal de criação.
Ato legal de ratificação do protocolo de intenções firmado pelos entes públicos, publicada no Diário Oficial da União, Estado/DF ou Município, conforme o caso.
Ato que comprove quem é pessoa física responsável pela Associação.
1.1.6
Sociedade Anônima (S/A):
NJ 203-8, 204-6 e 205-4; e NJ 201-1 (se Empresa Pública constituída na forma de S/A)
Data do registro da Ata de Assembléia de Constituição.
Ata da Assembléia Geral de Constituição e Estatuto registrados na JC.
1.1.7
Sociedade Empresária Limitada: NJ 206-2
Sociedade Empresária em Nome Coletivo: NJ 207-0
Sociedade Empresária em Comandita Simples: NJ 208-9
Data do registro do contrato social.
Contrato social registrado na JC.
1.1.8
Microempreendedor Individual - MEI: NJ 213-5
Data da inscrição no CNPJ
Formulário "Requerimento de Empresário - MEI" gerado por aplicativo próprio.
1.1.9
Empresário (Individual): NJ 213-5
Data do registro do requerimento de empresário.
Formulário "Requerimento de Empresário" registrado na JC.
1.1.10
Sociedade Cooperativa: NJ 214-3
Data do registro da Ata de Assembléia Geral dos fundadores.
Ata da Assembléia Geral dos fundadores ou Escritura Pública e Estatuto, exceto se transcrito na Ata ou Escritura Pública.
Obs: Todos os documentos registrados na JC
1.1.11
Consórcio de sociedades - arts. 278 e 279 da Lei nº 6.404/1976: NJ 215-1
Data do registro do contrato.
Contrato de consórcio registrado na JC.
1.1.12
Grupo de Sociedades:
NJ 216-0
Data de registro da Convenção.
Convenção de Grupo registrado na JC.
1.1.13
Estabelecimento, no Brasil, de entidade estrangeira:
NJ 217-8, 219-4 e 320-4
Obs: a primeira filial, no Brasil, de entidade estrangeira é inscrita como matriz, e as demais, se existirem, como filiais.
Data do registro do contrato ou estatuto.
Ato de deliberação sobre a instalação da filial no Brasil; Inteiro teor do contrato ou do estatuto e Ato de deliberação sobre a nomeação do representante, no Brasil, da entidade.
Obs. Todos os documentos registrados no órgão competente (JC ou CRCPJ) e, se for o caso, traduzidos por tradutor público juramentado.
1.1.14
Entidade Domiciliada no exterior: NJ 221-6 e 321-2
Obs: Se houver registro no Banco Central, a inscrição é automática, não havendo necessidade de envio de documentação para a Receita Federal.
Data de transmissão da FCPJ.
Ato de constituição ou instrumento equivalente, traduzido/transliterado por tradutor público e Procuração com plenos poderes perante a Receita Federal para administrar bens da entidade no Brasil.
Obs: na tradução tem que constar que o documento original contém o visto consular.
1.1.15
Clube de investimento: NJ 222-4
Data do registro do estatuto.
Estatuto registrado na Bolsa de Valores.
1.1.16
Fundo de investimento: NJ 222-4
Data do registro do documento deliberativo.
Documento deliberando sobre a constituição do fundo e, se for o caso, regulamento, registrados em CTD.
1.1.17
Sociedade Simples Pura:
NJ 223-2, exceto de advogados; Sociedade Simples LTDA: NJ 224-0
Sociedade Simples em Nome Coletivo: NJ 225-9
Sociedade Simples em Comandita Simples: NJ 226-7
Data do registro do contrato social.
Contrato social registrado no CRCPJ.

1.1.18
Sociedade Simples Pura - advogados: NJ 223-2
Data do registro na OAB.
Contrato social registrado na OAB.
1.1.19
Empresa Binacional:
NJ 227-5
Obs.Esta Natureza Jurídica compreende:
- Binacional Itaipu;
- Alcântara Cyclone Space.
Data inicial de vigência do ato de criação.
Ato Internacional celebrado pela República Federativa do Brasil e outro país, para fins diversos, sem necessidade de registro.
1.1.20
Consórcio de empregadores (rural) art. 25-A, Lei nº 8.212/91: NJ 228-3
Data do registro do contrato.
Contrato realizado entre os empregadores registrado no CTD.
Documento que comprove quem é pessoa física responsável pelo Consórcio, registrado no CTD.
1.1.21
Consórcio Simples - art. 56, LC 123/2006: NJ 229-1
Data do registro do contrato.
Ato registrado na JC.
1.1.22
Serviço Notarial e Registral (Cartório): NJ 303-4
Data inicial de vigência do ato de criação.
Ato legal de constituição e ato de nomeação do titular, ou
Certidão ou qualquer outro documento expedido pelo órgão judicial competente para fiscalizar a atividade notarial, contendo as informações necessárias à inscrição.
1.1.23
Fundação Privada: NJ 306-9
Esta Natureza Jurídica compreende também:
ONG, OS e Oscip (quando assumirem a natureza jurídica de fundação de direito privado)
Data de registro do estatuto no CRCPJ.
Estatuto registrado no CRCPJ e ato de designação do presidente registrado no CTD, ou Certidão emitida pelo CRCPJ que contenha todos os elementos necessários para inscrição.
1.1.24
Serviço Social Autônomo:
NJ 307-7
Data do registro do estatuto no CRCPJ.
Estatuto registrado no CRCPJ e ato de designação do presidente registrado no CTD, ou Certidão emitida pelo CRCPJ que contenha todos os elementos necessários para inscrição.
1.1.25
Condomínio Edilício:
NJ 308-5
Data do registro da convenção ou data do registro da Assembléia Geral que deliberou sobre o CNPJ.
Convenção condominial registrada no CRI e Ata da Assembléia de eleição do síndico, registrada no CTD, ou Certidão emitida pelo CRI que confirme o registro do Memorial de Incorporação do condomínio, Ata da Assembléia que deliberou sobre a inscrição no CNPJ e Ata da Assembléia que deliberou sobre a eleição do síndico, registradas no CTD, ou
Certidão do CRI contendo as informações necessárias à inscrição, e Ata da Assembléia de eleição do síndico, registrada no CTD.
Quando se tratar de condomínio relativo ao Programa de Arrendamento Residencial -PAR, da Caixa Econômica Federal -CEF, convenção condominial e ato de designação do síndico registrado em CTD.
1.1.26
Comissão de Conciliação Prévia - CCP intersindical:
NJ 310-7
Data do registro da convenção.
Convenção coletiva de trabalho registrada na SRT do MTE (âmbito nacional ou na interestadual) ou Delegacia Regional do Trabalho - DRT.
1.1.27
Comissão de Conciliação Prévia - CCP Sindicato e empresa:
NJ 310-7
Data do registro do acordo.
Acordo Coletivo de Trabalho registrado na SRT do MTE (âmbito nacional e interestadual) ou na DRT.
1.1.28
Comissão de Conciliação Prévia - CCP Empresa:
NJ 310-7
Data do registro no CTD.
Ato (não importa o nome) de administração da empresa (ou ato conjunto das empresas envolvidas) que comprove a criação da Comissão de Conciliação Prévia - CCP, registrado no CTD.
1.1.29
Entidade de Mediação e Arbitragem (se constituída como Associação - sem fins lucrativos): NJ 311-5
Data do registro da ata de assembléia de constituição.
Estatuto registrado no CRCPJ e Ata da Assembléia Geral de constituição registrada no CTD.
1.1.30
Partido Político - Comissão Provisória ou Diretório Nacional: NJ 312-3
Comissão Provisória - data de registro do estatuto;
Diretório - data do registro da ata de reunião do diretório.
Comissão provisória: estatuto registrado no CRCPJ de Brasília ou documento que indique o nome do presidente e o endereço da sede do partido registrado no CRCPJ.
Diretório nacional: ata da reunião do órgão interno do partido que elegeu os membros do diretório registrada no CTD.
1.1.31
Partido Político - Comissão Provisória ou Diretórios Regionais, Zonais ou Municipais: NJ 312-3
Data da resolução do órgão interno que deliberou sobre a eleição dos membros do partido.
Resolução do órgão interno do partido que elegeu os membros do diretório registrado no CTD, ou Documento (despacho da Secretaria Judiciária, certidão etc) emitido pelo TRE ou Cartório do Juízo Eleitoral comprovando o registro do diretório ou comissão, contendo as informações necessárias à inscrição.
1.1.32
Entidade Sindical - Patronal ou de Trabalhadores: NJ 313-1
Data do registro do estatuto.
Estatuto registrado no MTE ou no CRCPJ ou, ainda, certidão emitida pela SRT, publicada no DOU; e Ata da Assembléia que designou o presidente, registrada no CTD.
1.1.33
Organização Religiosa:
NJ 322-0
Data do registro do Estatuto.
Estatuto registrado no CRCPJ e ata de assembléia que designou os dirigentes (Administrador/Diretor/Presidente), registrada no CTD, ou Certidão emitida pelo CRCPJ que contenha todos os elementos necessários para inscrição.
1.1.34
Organização Religiosa (Paróquias, Dioceses e Arquidioceses da Igreja Católica Apostólica Romana): NJ 322-0
Obs: a paróquia poderá solicitar inscrição na condição de matriz ou de filial.
Data do registro do decreto ou provisão ou data da chancela da bula papal.
Paróquias - decreto ou declaração do bispo diocesano ou da cúria, registrado no CRCPJ ou CTD e ato de designação do pároco registrado no CTD.
Dioceses - Bula Papal em latim ou decreto do bispo registrado no CRCPJ ou CTD, contendo as informações necessárias à inscrição.
1.1.35
Comunidade Indígena:
NJ 323-9
Data do pedido.
Certidão fornecida pela Funai, contendo o nome da comunidade, endereço e a pessoa física responsável.
1.1.36
Fundo Privado: NJ 324-7
Data inicial de vigência do ato de criação.
Ato legal de constituição do Fundo, publicado em Diário Oficial da União, Estado/DF ou Município, conforme o caso.
Ato que comprove quem é pessoa física responsável pelo Fundo.
1.1.37
Associação Privada:
NJ 399-9
(inclusive Organizações Indígenas quando se revestirem da natureza jurídica de associação de direito privado).
Data do registro da ata de assembléia de constituição.
Estatuto registrado no CRCPJ e Ata da Assembléia Geral de Constituição registrada no CRCPJ ou CTD, ou Certidão emitida pelo CRCPJ que contenha todos os elementos necessários para inscrição.
1.1.38
Empresa Individual Imobiliária - Incorporação imobiliária ou loteamento ou outorga de mandato a construtor ou corretor (RIR/99, art. 151):NJ 401-4
Data do arquivamento da documentação do empreendimento.
Certidão emitida pelo CRI, comprovando o registro do empreendimento.
1.1.39
Empresa Individual Imobiliária - Incorporação ou loteamento sem registro (RIR/99, art. 152):
NJ 401-4
Data da primeira alienação das unidades imobiliárias ou dos lotes de terreno.
Escritura ou outro documento que comprove a existência de qualquer ajuste preliminar, ainda que de simples recebimento de importância a título de reserva.
1.1.40
Empresa Individual Imobiliária - Desmembramento de imóvel rural em mais de 10 lotes ou alienação de mais de 10 quinhões ou frações ideais (RIR/99, art. 153): NJ 401-4
Data em que ocorrer a subdivisão ou o desmembramento.
Documento que comprove a subdivisão ou desmembramento em mais de 10 lotes ou alienação de mais de10 frações ideais de imóvel rural.
1.1.41
Produtor rural - Pessoa Física sem registro - Evento 110 - primeiro estabelecimento:
NJ 408-0
Data informada na FCPJ.
Não há.
1.1.42
Organização Internacional: NJ 501-0 (ONU, FMI); Representação Diplomática Estrangeira: NJ 502-9 (Embaixadas, Consulados); e outras Instituições Extraterritoriais: NJ 503-7
Data da criação constante da declaração do MRE.
Declaração do MRE, contendo o nome do titular da representação (Diplomata, Cônsul ou Representante) e, se conhecida, a data de criação da representação.

1.2 - O Evento de Inscrição de Pessoa Jurídica domiciliada no exterior (exclusivo para realização de aplicações nos mercados financeiros e de capitais), será praticado pela CVM para fundo de investimento constituído no exterior e pessoa jurídica domiciliada no exterior que possuam no Brasil aplicação no mercado financeiro e/ou mercado de capitais.
Documentos que a instituição financeira representante manterá sob guarda:
a) contrato de representação de investidor no Brasil;
b) ofício ou extrato de confirmação do registro, emitido pela CVM, da conta coletiva da qual a entidade domiciliada participa para fins de investimento no Brasil;
c) ofício da CVM contendo número de registro da entidade.
OBSERVAÇÃO: Data de evento = data da solicitação do pedido de inscrição.
2. Inscrição de Filial
Documentação necessária:
2.1 - Para os eventos 102 (Inscrição dos demais estabelecimentos) e 103 (Inscrição de estabelecimento filial de empresa brasileira no exterior):
a) FCPJ (que poderá ser preenchida via PGD - download e transmitida exclusivamente pela Internet por meio do programa ReceitaNet), ou preenchida diretamente no sítio da RFB , por meio do Aplicativo de Coleta Web.
b) Os documentos, abaixo relacionados, encaminhados pelo contribuinte via postal ou apresentados diretamente na unidade cadastradora de jurisdição:
b.1) protocolo de transmissão ou original do DBE, assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ, preposto, anteriormente indicado, ou procurador, com firma reconhecida em cartório. O mandato (procuração) poderá ser outorgado pela pessoa física responsável perante o CNPJ ou por sócio administrador/diretor, com poderes de administração conferidos no ato constitutivo;
b.2) no caso de DBE assinado por procurador, cópia autenticada da procuração pública (registrada em cartório) ou particular com firma reconhecida do outorgante;
b.3) cópia autenticada do ato constitutivo/alterador no qual conste a abertura da filial, registrado no órgão competente.
OBSERVAÇÕES:
1) Na hipótese de inscrição de estabelecimento filial de Sociedade Simples (Pura ou Limitada, exceto Sociedade de Advogados), além do registro no CRCPJ da circunscrição da própria filial, será exigida averbação no Registro Civil da respectiva matriz, em conformidade com o art. 1.000 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil.
2) Quando se tratar de inscrição de filial em virtude de transformação do órgão local de serviço social autônomo para a condição de filial do órgão regional, deverá ser apresentado original do ofício ou cópia autenticada da ordem de serviço ou deliberação do órgão nacional onde conste o pedido de inscrição;
3) Para os contribuintes que utilizarem certificação digital (própria ou por procuração eletrônica) ou senha fornecida pelos Órgãos conveniados, será gerado um Protocolo de Transmissão. O DBE ou o Protocolo ficará disponível para impressão no sítio da RFB, na opção "Consulta Situação do Pedido". Verificar as orientações ao contribuinte impressas no recibo de transmissão.
2.2 - Para o evento 109 (Inscrição de Incorporação Imobiliária - Patrimônio de Afetação)
DBE, FCPJ e cópia autenticada do Termo de Constituição de Patrimônio de Afetação registrado no Cartório de Registro de Imóveis.
2.3 - Para o evento 111 (Inscrição de Produtor Rural - demais estabelecimentos).
Apenas FCPJ.
2.4 - No caso de inscrição por motivos de incorporação, fusão e cisão, a data do evento na FCPJ será a da deliberação da incorporadora, das sociedades fusionadas ou da cindida sobre a operação, respectivamente.
EVENTOS DE ALTERAÇÃO
Documentação Necessária:
a) FCPJ (que poderá ser preenchida via PGD - download e transmitida exclusivamente pela Internet por meio do programa ReceitaNet), ou preenchida diretamente no sítio da RFB , por meio do Aplicativo de Coleta Web;
b) Os documentos, abaixo relacionados, apresentados diretamente à unidade cadastradora de jurisdição do estabelecimento ou encaminhados pelo contribuinte via postal:
b.1) Protocolo de transmissão ou original do DBE, assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ, preposto, anteriormente indicado, ou procurador, com firma reconhecida em cartório. O mandato (procuração) poderá ser outorgado pela pessoa física responsável perante o CNPJ ou por sócio administrador/diretor, com poderes de administração conferidos no ato constitutivo;
b.2) No caso de DBE assinado por procurador, cópia autenticada da procuração pública (registrada em cartório) ou particular com firma reconhecida do outorgante;
b.3) cópia autenticada do ato alterador registrado no órgão competente, no qual conste a alteração pretendida.
OBSERVAÇÃO: No caso de alteração por motivo de cisão, a data do evento na FCPJ será a da deliberação da cindida sobre a operação.
Tabela Exemplificativa de Atos de Alteração de Dados Cadastrais
As alterações cadastrais pertinentes a nome empresarial, natureza jurídica, código de atividades econômicas (CNAE), endereço, CPF do responsável, quadro de sócios e administradores e capital social exigem apresentação de documentação comprobatória registrada no órgão competente.
A documentação hábil para comprovação da alteração pretendida pelo contribuinte tem a mesma natureza do documento exigido para o ato constitutivo.

Natureza Jurídica
Data do Evento
Ato Constitutivo/Alterador
3.1
Órgão Público dos Três Poderes, Autarquia e Fundação Pública:
NJ 101-5 a 118-0
Data inicial de vigência do ato de alteração ou data constante da solicitação.
Regra Geral: ato legal de alteração ou solicitação do órgão (ofício, resolução, despacho etc.), contendo as informações sobre a alteração dos dados cadastrais.
Regras específicas:
1- alteração de NJ - ato legal publicado em Diário Oficial (DO);
2- alteração de administrador - ato de nomeação ou de posse publicado no DO ou, em se tratando do âmbito municipal, Ofício/Decreto da autoridade competente informando a mudança do responsável;
3- alteração de endereço - ato administrativo publicado em DO ou ofício/decreto da autoridade competente contendo o novo endereço.
3.2
Embaixada, missão, delegação permanente, Consulado, etc, do Governo Brasileiro no exterior: NJ 101-5
Data de alteração constante da declaração ou, na sua falta, data de assinatura da mesma.
Declaração do MRE, contendo as informações necessárias para a alteração pretendida.
3.3
Sociedade Anônima (S/A): NJ 203-8, 204-6e 205-4
Data do registro da ata de assembléia ou do estatuto.
Ata da Assembléia e/ou alteração estatutária registrada na JC.
3.4
Sociedade Empresária Limitada: NJ 206-2
Data do registro da alteração contratual
Alteração contratual registrada na JC.
3.5
Pessoa Jurídica domiciliada no exterior: NJ 221-6 e 321-2
Data de transmissão da FCPJ
Regra geral: ato de alteração ou instrumento equivalente, traduzido/transliterado por tradutor público e procuração com plenos poderes perante a Receita Federal para administrar bens da entidade no Brasil. Obs: na tradução tem que constar que o documento original contém o visto consular.
Exceção: no caso de alteração de pessoa física responsável, deverá ser apresentada apenas a procuração acima citada.
3.6
Empresário (individual):
NJ 213-5
Data do registro do requerimento de alteração.
Requerimento de Empresário com ato de alteração de dados registrado na JC.
3.7
Sociedade Cooperativa:
NJ 214-3
Data do registro da alteração.
Ato alterador registrado na JC.
3.8
Sociedade Simples Pura, exceto advogados:
NJ 223-2
Data do registro da alteração.
Alteração contratual registrada no CRCPJ.
3.9
Sociedade Simples Pura - advogados: NJ 223-2
Data do registro da alteração.
Alteração contratual registrada na OAB.
3.10
Serviço Notarial e Registral: NJ 303-4
Data inicial de vigência do ato de alteração ou data informada em certidão.
Ato legal que contém a alteração, ou certidão, ou qualquer outro documento emitido pelo órgão judicial competente para fiscalizar a atividade notarial, contendo as informações necessárias à alteração.
3.11
Fundação privada: NJ 306-9
Data do registro da alteração.
Alteração estatutária registrada no CRCPJ e, no caso de alteração de responsável, ato de designação registrado no CRCPJ ou no CTD.
3.12
Condomínio Edilício: NJ 308-5
Data do registro da alteração da convenção ou data do registro da Ata da Assembléia.
Alteração da convenção condominial registrada no CRI, ou certidão desta entidade comprovando a alteração, ou ata de assembléia registrada no CTD.
3.13
Partido Político - Comissão Provisória ou Diretório Nacional:
NJ 312-3
Comissão Provisória - data do registro da alteração estatutária;
Diretório - data do registro da ata de reunião do diretório.
Comissão Provisória - alteração estatutária registrada no CRCPJ de Brasília;
Diretório - ata de reunião do órgão interno do partido registrada no CTD ou certidão emitida pelo TSE contendo a alteração pretendida.
3.14
Partido Político -Comissão Provisória ou Diretórios Regionais, Zonais ou Municipais:
NJ 312-3
Data do registro da resolução ou ato do órgão interno do partido, ou a data contida na certidão.
Resolução do órgão interno do partido registrada no CTD, ou certidão emitida pelo TRE ou Juízo Eleitoral contendo a alteração pretendida.
No caso de alteração do responsável, ato que designou o novo presidente registrada no CTD, ou certidão do TRE ou Juízo Eleitoral.
3.15
Entidade Sindical:
NJ 313-1
Data do registro da alteração estatutária, ou da publicação da certidão no DOU, ou do registro da Ata da Assembléia, conforme o caso.
Alteração estatutária registrada no MTE ou no CRCPJ ou certidão (despacho) emitida pela SRT publicada no DOU.
No caso de alteração do responsável poderá ser aceita Ata da Assembléia que designou o presidente registrada no CTD.
3.16
Associação Privada: NJ 399-9
Data do registro da alteração estatutária ou da Ata da Assembléia
Alteração estatutária ou Ata da Assembléia registrada no CRCPJ.
3.17
Organização Internacional: NJ 501-0 (ONU, FMI); Representação Diplomática
Estrangeira: NJ 502-9 (Embaixadas, Consulados); e outras Instituições Extraterritoriais: NJ 503-7
Data da alteração constante da declaração
Declaração do MRE contendo a alteração pretendida.

OBSERVAÇÕES:
1) Alteração de NJ (Evento 225) com mudança de órgão de registro: a sociedade poderá transformar-se em outro tipo jurídico, com mudança do órgão de registro (Ex: de sociedade simples para empresária ou vice-versa). Para comprovar o evento, o contribuinte deverá apresentar os seguintes documentos:
a) do órgão de origem: ato de cancelamento, averbação ou alteração ou, ainda, certidão que comprove a transferência da inscrição para outro órgão de registro;
b) do órgão de destino: ato de constituição, consolidação ou inscrição ou, ainda, certidão que comprove a transferência para o novo órgão de registro.
A data de evento será a data de registro do ato no novo órgão. Portanto, a data de abertura da sociedade no CNPJ não deverá ser alterada.
2) No caso do evento 202 (alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ) para sociedade empresária LTDA ou simples, o ato a ser apresentado poderá ser o constitutivo, se desse constar o atual responsável na condição de sócio administrador.
Eventos de Baixa
Documentação Necessária
a) A FCPJ deve ser transmitida exclusivamente pela Internet por meio do programa ReceitaNet;
b) Os documentos, abaixo relacionados, apresentados diretamente à unidade cadastradora de jurisdição do estabelecimento ou encaminhados pelo contribuinte via postal:
b.1) original do DBE, assinado pela pessoa física responsável perante o CNPJ, preposto anteriormente indicado ou procurador, com firma reconhecida em cartório. O mandato (procuração) poderá ser outorgado pela pessoa física responsável perante o CNPJ ou por sócio administrador/diretor com poderes de administração;
b.2) no caso de DBE assinado por procurador, cópia autenticada da procuração pública (registrada em cartório) ou particular (firma reconhecida do outorgante);
b.3) cópia do recibo de entrega da declaração de encerramento, se for o caso;
b.4) cópia autenticada do ato de extinção registrado no órgão competente ou cópia autenticada de documentação comprobatória, conforme tabela abaixo.
Tabela Exemplificativa de Atos de Extinção Conforme a Natureza Jurídica

Natureza Jurídica/Situação
Data de Evento
Ato de Extinção
4.1
Empresário
Data do registro do requerimento.
Requerimento de Empresário registrado na JC, com ato de extinção declarado.
4.2
Sociedade Empresária Limitada
Data do registro do distrato.
Distrato social registrado na JC.
4.3
Sociedade Anônima (S/A)
Data do registro do ato de extinção.
Ata da Assembléia Geral que decidiu pelo encerramento da liquidação registrada na JC.
4.4
Associações em geral
Data do registro do ato de extinção
Ata da Assembléia de encerramento de atividades registrada no CRCPJ
4.5
Empresário e Sociedades Empresárias com registro cancelado por inatividade pelo órgão de registro (art. 60 da Lei nº 8.934/1994)
Data do cancelamento do registro ou da inatividade considerada pela JC (último arquivamento mais dez anos).
Certidão emitida pela JC contendo a informação sobre o cancelamento do registro por inatividade.
4.6
Sociedades empresárias nos casos de incorporação, fusão e cisão total
Data da deliberação entre seus membros.
Ata da Assembléia Geral da incorporadora aprovando os atos da incorporação;
Ata da Assembléia Geral das sociedades fusionadas decidindo sobre a constituição definitiva da nova sociedade; ou
Ata da Assembléia Geral da sucessora que absorveu a porção remanescente do patrimônio da sociedade cindida.
4.7
Órgão Público, Autarquia e Fundação Pública
Data de vigência do ato ou, na sua falta, data de publicação oficial ou data informada na solicitação.
Ato legal de extinção ou ato administrativo oficialmente publicado ou solicitação do órgão vinculado.
4.8
Diretório ou Comissão Nacional de Partido Político
Data informada na certidão.
Certidão emitida pelo TSE comprovando a extinção do partido.
4.9
Diretório ou Comissão Regional, Municipal ou Zonal de Partido Político
Data informada na certidão.
Certidão emitida pelo TRE ou cartório da zona eleitoral, comprovando a extinção do partido.
4.10
Pessoa Jurídica encerrada por falência
Data do trânsito em julgado da decisão falimentar.
Sentença ou certidão judicial declarando o encerramento do processo de falência.
4.11
Instituição financeira liquidada extrajudicialmente
Data da publicação no DOU.
Ato do Bacen determinando o encerramento da liquidação publicado no DOU.
4.12
Entidade Domiciliada no exterior: NJ 221-6 e 321-2
Data de transmissão da FCPJ.
Ato de extinção ou instrumento equivalente, traduzido/transliterado por tradutor público e Procuração com plenos poderes perante a Receita Federal para administrar bens da entidade no Brasil.
Obs: na tradução tem que constar que o documento original contém o visto consular.
4.13
Empresa Individual Imobiliária: NJ 401-4
Data de transmissão da FCPJ.
Declaração de encerramento de atividades.

Documentação para os Eventos de Situação Especial

403
Início de liquidação
Cópia autenticada do ato de liquidação publicado no DOU ou registrado em órgão competente, conforme o caso, ou sentença judicial; e
Cópia autenticada do ato de designação do liquidante caso não conste a informação no ato de liquidação.
405
Decretação de falência
Cópia autenticada da declaração judicial decretando o início do processo falimentar.
406
Reabilitação de falência
Cópia autenticada da declaração judicial decretando a reabilitação do falido.
407
Espólio de empresa individual
Cópia autenticada do termo de compromisso do inventariante.
408
Término da liquidação
Cópia autenticada do ato de liquidação publicado no DOU ou registrado em órgão competente, conforme o caso, ou sentença judicial; e
Cópia autenticada do ato de designação do liquidante caso não conste a informação no ato de liquidação.
410
Início de intervenção em instituição financeira
Cópia autenticada do ato de intervenção decretado pelo Bacen, publicado no DOU.
411
Término de intervenção em instituição financeira
Cópia autenticada do ato de término da intervenção decretada pelo Bacen publicado no DOU.
414
Restabelecimento de matriz
Cópia autenticada do ato constitutivo e certidão emitida pelo órgão de registro, dentro do prazo de sessenta dias, comprovando que a situação do estabelecimento no órgão competente é diferente de cancelada, inativa ou extinta.
415
Restabelecimento de filial
Cópia autenticada do ato alterador e certidão emitida pelo órgão de registro, dentro do prazo de sessenta dias, comprovando que a situação do estabelecimento no órgão competente é diferente de cancelada, inativa ou extinta.

Legenda:
CRCPJ - Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas;
CRI - Cartório de Registro de Imóveis;
CTD - Cartório de Títulos e Documentos;
JC - Junta Comercial;
MRE - Ministério das Relações Exteriores;
MTE - Ministério do Trabalho e Emprego;
OAB - Ordem dos Advogados do Brasil;
SRT - Secretaria de Relações do Trabalho."

ANEXO V
UNIDADES AUXILIARES

Sede  
Escritório Administrativo  
Depósito fechado  
Almoxarifado  
Oficina de reparação  
Garagem  
Unidade de abastecimento de combustíveis  
Ponto de exposição  
Centro de treinamento  
Centro de processamento de dados 

ANEXO VI
TABELA DE NATUREZAS JURÍDICAS DAS ENTIDADES DISPENSADAS DE APRESENTAÇÃO DO QSA

Código  Natureza Jurídica  
101-5  Órgão Público do Poder Executivo Federal  
102-3  Órgão Público do Poder Executivo Estadual ou do Distrito Federal  
103-1  Órgão Público do Poder Executivo Municipal  
104-0  Órgão Público do Poder Legislativo Federal  
105-8  Órgão Público do Poder Legislativo Estadual ou do Distrito Federal  
106-6  Órgão Público do Poder Legislativo Municipal  
107-4  Órgão Público do Poder Judiciário Federal  
108-2  Órgão Público do Poder Judiciário Estadual  
110-4  Autarquia Federal  
111-2  Autarquia Estadual ou do Distrito Federal  
112-0  Autarquia Municipal  
113-9  Fundação Federal  
114-7  Fundação Estadual ou do Distrito Federal  
115-5  Fundação Municipal  
116-3  Órgão Público Autônomo Federal  
117-1  Órgão Público Autônomo Estadual ou do DF  
118-0  Órgão Público Autônomo Municipal  
119-8  Comissão Polinacional  
120-1  Fundo Público  
121-0  Associação Pública  
213-5  Empresário (Individual)  
217-8  Estabelecimento, no Brasil, de Sociedade Estrangeira  
219-4  Estabelecimento, no Brasil, de Empresa Binacional Argentino-Brasileira  
221-6  Empresa Domiciliada no Exterior  
222-4  Clube/Fundo de Investimento  
227-5  Empresa Binacional  
228-3  Consórcio de Empregadores  
303-4  Serviço Notarial e Registral (Cartório)  
307-7  Serviço Social Autônomo  
308-5  Condomínio Edilício  
310-7  Comissão de Conciliação Prévia  
311-5  Entidade de Mediação e Arbitragem  
312-3  Partido Político  
313-1  Entidade Sindical  
320-4  Estabelecimento, no Brasil, de Fundação ou Associação Estrangeiras  
321-2  Fundação ou Associação Domiciliada no Exterior  
323-9  Comunidade Indígena  
324-7  Fundo Privado  
401-4  Empresa Individual Imobiliária  
408-1  Contribuinte Individual*  
409-0  Candidato a Cargo Político Eletivo  
501-0  Organização Internacional  
502-9  Representação Diplomática Estrangeira  
503-7  Outras Instituições Extraterritoriais  

* OBS.: No caso do Contribuinte Individual ser sociedade em comum de produtor rural, esta Natureza Jurídica não fica dispensada da apresentação do QSA.

(Redação dada ao Anexo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o Anexo alterado:
"ANEXO VI
TABELA DE NATUREZAS JURÍDICAS DAS ENTIDADES DISPENSADAS DE APRESENTAÇÃO DO QSA

Código    Natureza Jurídica
101-5    Órgão Público do Poder Executivo Federal
102-3    Órgão Público do Poder Executivo Estadual ou do Distrito Federal
103-1    Órgão Público do Poder Executivo Municipal
104-0    Órgão Público do Poder Legislativo Federal
105-8    Órgão Público do Poder Legislativo Estadual ou do Distrito Federal
106-6    Órgão Público do Poder Legislativo Municipal
107-4    Órgão Público do Poder Judiciário Federal
108-2    Órgão Público do Poder Judiciário Estadual
110-4    Autarquia Federal
111-2    Autarquia Estadual ou do Distrito Federal
112-0    Autarquia Municipal
113-9   Fundação Federal
114-7   Fundação Estadual ou do Distrito Federal
115-5    Fundação Municipal
116-3    Órgão Público Autônomo Federal
117-1    Órgão Público Autônomo Estadual ou do DF
118-0    Órgão Público Autônomo Municipal
119-8    Comissão Polinacional
120-1    Fundo Público
121-0    Associação Pública
213-5    Empresário (Individual)
219-4    Estabelecimento, no Brasil, de Empresa Binacional Argentino-Brasileira
221-6    Empresa Domiciliada no Exterior
222-4    Clube/Fundo de Investimento
227-5    Empresa Binacional
228-3    Consórcio de Empregadores
303-4    Serviço Notarial e Registral (Cartório)
307-7    Serviço Social Autônomo
308-5    Condomínio Edilício
310-7    Comissão de Conciliação Prévia
311-5    Entidade de Mediação e Arbitragem
312-3    Partido Político
313-1    Entidade Sindical
320-4    Estabelecimento, no Brasil, de Fundação ou Associação Estrangeiras
321-2    Fundação ou Associação Domiciliada no Exterior
323-9    Comunidade Indígena
324-7    Fundo Privado
401-4    Empresa Individual Imobiliária
408-1    Contribuinte Individual*
409-0    Candidato a Cargo Político Eletivo
501-0    Organização Internacional
502-9    Representação Diplomática Estrangeira
503-7    Outras Instituições Extraterritoriais

* OBS.: no caso do Contribuinte Individual ser sociedade em comum de produtor rural, esta Natureza Jurídica não fica dispensada da apresentação do QSA."

ANEXO VII

Nota: Ver document.write(''); document.write('Anexo VII'); document.write(''); .

ANEXO VIII
TABELA DE NATUREZA JURÍDICA E QUALIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL

NATUREZA JURÍDICA QUALIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL  
CÓDIGO  
DESCRIÇÃO  
PESSOA FÍSICA  
CÓDIGO  
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  
101-5  
Órgão Público do Poder Executivo Federal  
Administrador  
05  
102-3  
Órgão Público do Poder Executivo Estadual ou do Distrito Federal  
Administrador  
05  
103-1  
Órgão Público do Poder Executivo Municipal  
Administrador  
05  
104-0  
Órgão Público do Poder Legislativo Federal  
Administrador  
05  
105-8  
Órgão Público do Poder Legislativo Estadual ou do Distrito Federal  
Administrador  
05  
106-6  
Órgão Público do Poder Legislativo Municipal  
Administrador  
05  
107-4  
Órgão Público do Poder Judiciário Federal  
Administrador  
05  
108-2  
Órgão Público do Poder Judiciário Estadual  
Administrador  
05  
110-4  
Autarquia Federal  
Administrador/Presidente  
05 ou 16  
111-2  
Autarquia Estadual ou do Distrito Federal  
Administrador/Presidente  
05 ou 16  
112-0  
Autarquia Municipal  
Administrador/Presidente  
05 ou 16  
113-9  
Fundação Federal  
Presidente  
16  
114-7  
Fundação Estadual ou do Distrito Federal  
Presidente  
16  
115-5  
Fundação Municipal  
Presidente  
16  
116-3  
Órgão Público Autônomo Federal  
Administrador  
05  
117-1  
Órgão Público Autônomo Estadual ou do Distrito Federal  
Administrador  
05  
118-0  
Órgão Público Autônomo Municipal  
Administrador  
05  
119-8  
Comissão Polinacional  
Administrador  
05  
120-1  
Fundo Público  
Administrador  
05  
121-0  
Associação Pública  
Presidente  
16  

ENTIDADES EMPRESARIAIS

 
201-1  
Empresa Pública  
Administrador/Diretor/Presidente  
05, 10 ou 16  
203-8  
Sociedade de Economia Mista  
Diretor/Presidente  
10 ou 16  
204-6  
Sociedade Anônima Aberta  
Administrador/Diretor/Presidente  
05, 10 ou 16  
205-4  
Sociedade Anônima Fechada  
Administrador/Diretor/Presidente  
05, 10 ou 16  
206-2  
Sociedade Empresária Limitada  
Administrador/Sócio-Administrador  
05 ou 49  
207-0  
Sociedade Empresária em Nome Coletivo  
Sócio-Administrador  
49  
208-9  
Sociedade Empresária em Comandita Simples  
Sócio Comanditado  
24  
209-7  
Sociedade Empresária em Comandita por Ações  
Diretor/Presidente  
10 ou 16  
212-7  
Sociedade em Conta de Participação  
Procurador/Sócio ostensivo  
17 ou 31  
213-5  
Empresário (Individual)  
Empresário  
50  
214-3  
Cooperativa  
Diretor/Presidente  
10 ou 16  
215-1  
Consórcio de Sociedades  
Administrador  
05  
216-0  
Grupo de Sociedades  
Administrador  
05  
217-8  
Estabelecimento, no Brasil, de Sociedade Estrangeira  
Procurador  
17  
219-4  
Estabelecimento, no Brasil, de Empresa Binacional Argentino-Brasileira  
Procurador  
17  
221-6  
Empresa Domiciliada no Exterior  
Procurador  
17  
222-4  
Clube/Fundo de Investimento  
Responsável  
43  
223-2  
Sociedade Simples Pura  
Administrador/Sócio-Administrador  
05 ou 49  
224-0  
Sociedade Simples Limitada  
Administrador/Sócio-Administrador  
05 ou 49  
225-9  
Sociedade Simples em Nome Coletivo  
Sócio-Administrador  
49  
226-7  
Sociedade Simples em Comandita Simples  
Sócio Comanditado  
24  
227-5  
Empresa Binacional  
Diretor  
10  
228-3  
Consórcio de Empregadores  
Administrador  
05  
229-1  
Consórcio Simples  
Administrador  
05  

ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

303-4  
Serviço Notarial e Registral (Cartório)  
Tabelião/Oficial de Registro  
32 ou 42  
306-9  
Fundação Privada  
Administrador/Diretor/Presidente/Fundador  
05, 10, 16 ou 54  
307-7  
Serviço Social Autônomo  
Administrador  
05  
308-5  
Condomínio Edilício  
Administrador/Síndico (Condomínio)  
05 ou 19  
310-7  
Comissão de Conciliação Prévia  
Administrador  
05  
311-5  
Entidade de Mediação e Arbitragem  
Administrador  
05  
312-3  
Partido Político  
Administrador/Presidente  
05 ou 16  
313-1  
Entidade Sindical  
Administrador/Presidente  
05 ou 16  
320-4  
Estabelecimento, no Brasil, de Fundação ou Associação Estrangeiras 
Procurador  
17  
321-2  
Fundação ou Associação domiciliada no exterior  
Procurador  
17  
322-0  
Organização Religiosa  
Administrador/Diretor/Presidente  
05, 10 ou 16  
323-9  
Comunidade Indígena  
Responsável Indígena  
61  
324-7  
Fundo Privado  
Administrador  
05  
399-9  
Associação Privada  
Administrador/Diretor/Presidente  
05, 10 ou 16  

PESSOAS FÍSICAS

401-4  
Empresa Individual Imobiliária  
Titular de Empresa Individual Imobiliária  
34  
408-1  
Contribuinte Individual  
Produtor Rural  
59  
409-0  
Candidato a Cargo Político Eletivo  
Candidato a Cargo Político Eletivo  
51  

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS E OUTRAS INSTITUIÇÕES EXTRATERRITORIAIS

501-0  
Organização Internacional  
Representante de Organização Internacional  
41  
502-9  
Representação Diplomática Estrangeira  
Diplomata/Cônsul/Ministro de Estado das Relações Exteriores/Cônsul Honorário  
39, 40, 46 ou 60  
503-7  
Outras Instituições Extraterritoriais  
Representante da Instituição Extraterritorial  
62  

Obs: No caso de pessoas jurídicas domiciliadas no exterior registradas na CVM, a pessoa física responsável perante o CNPJ é a mesma da administradora do fundo de investimento e é atribuída automaticamente na inscrição.

(Redação dada ao Anexo pela Instrução Normativa RFB nº 1.097, de 13.12.2010, DOU 15.12.2010)

Nota: Assim dispunha o Anexo alterado:
"ANEXO VIII
TABELA DE NATUREZA JURÍDICA E QUALIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL

NATUREZA JURÍDICA QUALIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL    
CÓDIGO    DESCRIÇÃO    PESSOA FÍSICA    CÓDIGO    
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA    
101-5   Órgão Público do Poder Executivo Federal    Administrador    05    
102-3   Órgão Público do Poder Executivo Estadual ou do Distrito Federal   Administrador    05    
103-1   Órgão Público do Poder Executivo Municipal    Administrador    05    
104-0   Órgão Público do Poder Legislativo Federal    Administrador    05    
105-8   Órgão Público do Poder Legislativo Estadual ou do Distrito Federal    Administrador    05    
106-6   Órgão Público do Poder Legislativo Municipal    Administrador    05    
107-4   Órgão Público do Poder Judiciário Federal    Administrador    05    
108-2   Órgão Público do Poder Judiciário Estadual    Administrador    05    
110-4   Autarquia Federal    Administrador/ Presidente    05 ou 16   
111-2   Autarquia Estadual ou do Distrito Federal    Administrador/ Presidente    05 ou 16   
112-0   Autarquia Municipal    Administrador/ Presidente    05 ou 16   
113-9   Fundação Federal    Presidente    16    
114-7   Fundação Estadual ou do Distrito Federal    Presidente    16    
115-5   Fundação Municipal    Presidente    16    
116-3   Órgão Público Autônomo Federal    Administrador    05    
117-1   Órgão Público Autônomo ou do Estadual Distrito Federal   Administrador    05    
118-0   Órgão Público Autônomo Municipal    Administrador    05    
119-8   Comissão Polinacional    Administrador    05    
120-1   Fundo Público    Administrador    05    
121-0   Associação Pública    Presidente    16    

ENTIDADES EMPRESARIAIS


201-1    Empresa Pública    Administrador/Diretor/Presidente    05, 10 ou 16   
203-8    Sociedade de Economia Mista    Diretor/Presidente    10 ou 16   
204-6    Sociedade Anônima Aberta    Administrador/Diretor/Presidente    05, 10 ou 16   
205-4    Sociedade Anônima Fechada    Administrador/Diretor/Presidente    05, 10 ou 16   
206-2    Sociedade Empresária Limitada    Administrador/ Sócio-Administrador    05 ou 49   
207-0    Sociedade Empresária em Nome Coletivo    Sócio-Administrador    49    
208-9    Sociedade Empresária em Comandita Simples    Sócio Comanditado    24    
209-7    Sociedade Empresária em Comandita por Ações   Diretor/Presidente    10 ou 16   
212-7    Sociedade em Conta de Participação    Procurador/Sócio ostensivo    17 ou 31   
213-5    Empresário (Individual)    Empresário    50    
214-3    Cooperativa    Diretor/Presidente    10 ou 16   
215-1    Consórcio de Sociedades    Administrador    05    
216-0    Grupo de Sociedades    Administrador    05    
217-8    Estabelecimento, no Brasil, de Sociedade Estrangeira   Procurador    17    
219-4    Estabelecimento, no Brasil, de Empresa Bi-nacional Argentino-Brasileira    Procurador    17    
221-6    Empresa Domiciliada no Exterior    Procurador    17    
222-4    Clube/Fundo de Investimento    Responsável    43    
223-2    Sociedade Simples Pura    Administrador/ Sócio-Administrador    05 ou 49    
224-0    Sociedade Simples Limitada    Administrador/ Sócio-Administrador    05 ou 49   
225-9    Sociedade Simples em Nome Coletivo    Sócio-Administrador    49    
226-7    Sociedade Simples em Comandita Simples    Sócio Comanditado    24    
227-5    Empresa Binacional    Diretor    10    
228-3    Consórcio de Empregadores    Administrador    05    
229-1    Consórcio Simples    Administrador    05    

ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

303-4    Serviço Notarial e Registral (Cartório)    Tabelião/Oficial de Registro    32 ou 42   
306-9    Fundação Privada    Administrador/Diretor/Presidente/ Fundador   05,16 10, ou 54   
307-7    Serviço Social Autônomo    Administrador    05    
308-5    Condomínio Edilício    Administrador/ Síndico    05 ou 19   
310-7    Comissão de Conciliação Prévia    Administrador    05    
311-5    Entidade de Mediação e Arbitragem    Administrador    05    
312-3    Partido Político    Administrador/ Presidente    05 ou 16   
313-1    Entidade Sindical    Administrador/ Presidente    05 ou 16   
320-4    Estabelecimento, no Brasil, de Fundação ou Associação Estrangeiras    Procurador    17    
321-2    Fundação ou Associação domiciliada no exterior    Procurador    17    
322-0    Organização Religiosa    Administrador/Diretor/Presidente    05, ou 10 16   
323-9    Comunidade Indígena    Responsável Indígena    61    
324-7    Fundo Privado    Administrador    05    
399-9    Associação Privada    Administrador/Diretor/Presidente    05, 10 ou 16    

PESSOAS FÍSICAS

401-4    Empresa Individual Imobiliária    Titular de Empresa Individual Imobiliária    34    
408-1    Contribuinte Individual    Produtor Rural    59    
409-0    Candidato a Cargo Político Eletivo   Candidato a Cargo Político Eletivo   51    

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS E OUTRAS INSTITUIÇÕES EXTRATERRITORIAIS

501-0    Organização Internacional    Representante de Organização Internacional    41    
502-9    Representação Diplomática Estrangeira    Diplomata/Cônsul/Ministro de Estado das Relações Exteriores/Cônsul Honorário    39, 40,46 ou 60   
503-7    Outras Instituições Extraterritoriais    Representante da Instituição Extraterritorial    62    

Obs: No caso de pessoas jurídicas domiciliadas no exterior registradas na CVM, a pessoa física responsável perante o CNPJ é a mesma da administradora do fundo de investimento e é atribuída automaticamente na inscrição."

ANEXO IX

Nota: Ver document.write(''); document.write('Anexo IX'); document.write(''); ."