Portaria SEB nº 1 de 09/01/2007

Norma Federal

Regulamenta as Disposições Gerais do Programa de Formação Continuada para Supervisores de Curso, Professores Formadores e Tutores do PROINFANTIL.

O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, no uso das suas atribuições e considerando a necessidade de estabelecer as Disposições Gerais do Programa de Formação Continuada para Supervisores de Curso, Professores Formadores e Tutores do Programa de Formação de Professores em Exercício - PROINFANTIL, resolve:

1. APRESENTAÇÃO

O Programa de Formação Continuada para Supervisores de Curso, Professores Formadores, e Tutores e Supervisores de Curso do PROINFANTIL, é um programa de formação continuada para os colaboradores que atuam no Serviço de Apoio à Aprendizagem do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil - PROINFANTIL.

O PROINFANTIL - é um curso, em nível médio, na modalidade Normal, que proporciona aos professores sem a habilitação mínima exigida pela legislação vigente e que atuam como docentes nas instituições de educação infantil, o domínio dos conteúdos do Ensino Médio e a formação pedagógica necessários para a melhoria da qualidade de sua prática profissional. Além de atividades individuais e atividades coletivas presenciais, o cursista do PROINFANTIL conta com um Serviço de Apoio à Aprendizagem composto pelas equipes das Agências Formadoras (Supervisores de Curso e Professores Formadores) e pelos tutores.

2. NATUREZA DO PROGRAMA

O Programa de Formação Continuada para Supervisores de Curso, Professores Formadores e Tutores do PROINFANTIL é composto de três tipos de cursos modulares específicos para cada uma das funções que compõem o Serviço de Apoio à Aprendizagem do PROINFANTIL.

O Programa conferirá certificado específico para Supervisor de Curso, Professor Formador e Tutor de cada módulo cursado.

3. PÚBLICO-ALVO

O Programa é destinado a professores das redes estaduais e municipais em exercício no PROINFANTIL que atuam no Serviço de Apoio à Aprendizagem do Programa, no exercício das seguintes funções:

Supervisores de Curso, Professores Formadores e Tutores.

Para ser matriculado e permanecer no curso o professor deverá, ainda:

Ter sido selecionado para atuar em uma das três funções do Serviço de Apoio à Aprendizagem do PROINFANTIL;

Estar disponibilizado para o Programa, cumprindo a carga horária mínima definida nas Diretrizes do PROINFANTIL;

Permanecer em exercício, em uma das três funções do Serviço de Apoio à Aprendizagem durante a realização do PROINFANTIL, mantendo o vínculo estabelecido com a rede de ensino estadual ou municipal.

4. BASE LEGAL

Constituição Federal de 1988 - art. 214 ;

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 ;

Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001 ;

Lei nº 11.178, de 20 e setembro de 2005 ;

Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006 .

Lei nº 11.306, de 16 de maio de 2006 .

Resolução nº 1/03 do CNE.

Decreto nº 5.622/05 .

5. OBJETIVOS GERAIS

São objetivos gerais do Programa:

promover uma formação continuada específica para os colaboradores que atuam no Serviço de Apoio à Aprendizagem do PROINFANTIL (Professores Formadores, Tutores e Supervisores de Curso);

fornecer subsídios teórico-metodológicos para a implementação do curso à distância PROINFANTIL;

elevar o nível de conhecimento e aprimorar a prática pedagógica dos docentes em exercício no PROINFANTIL;

fomentar a prática da pesquisa e da produção de material didático e pedagógico por parte dos professores matriculados no programa de formação continuada;

contribuir para a qualidade social da educação das crianças de 0 a 6 anos, nas instituições de educação Infantil.

6. METODOLOGIA

O Programa é constituído de três cursos específicos, de acordo com a função exercida no PROINFANTIL. Cada curso organiza-se de forma modular, na modalidade de educação à distância, e tem como possibilidade se constituir de um ou mais módulos. Cada módulo é composto de formação teórica presencial, estudos teóricos à distância, atividades práticas, utilização de materiais auto-instrucionais impressos e serviço de apoio ao participante do curso.

6.1 Curso de Formação Continuada para Supervisores de Curso do PROINFANTIL:

a) Formação Teórica Presencial:

Encontro de Supervisores de Curso: 8 horas de atividades presenciais, orientadas pela Equipe Estadual de Gerenciamento e, quando necessário, pela Coordenação Nacional do PROINFANTIL.

Formação da AGF: 24 horas (3 dias) de atividades presenciais, orientadas pela Coordenação Nacional do PROINFANTIL e, quando necessário, também por consultores contratados especificamente para essa Formação.

Duração prevista: 6 meses.

Estudo Teórico à distância:

Estudo individual: efetuado pelo Supervisor de Curso com base nos seguintes documentos:

Diretrizes Gerais do PROINFANTIL;

Guia Geral do PROINFANTIL;

Livro do Tutor do PROINFANTIL;

34 Livros de estudo das áreas temáticas do Ensino Médio;

32 Livros de estudo das áreas pedagógicas da Educação Infantil.

Duração prevista: 64 horas

c) Atividades Práticas: as Atividades Práticas visam possibilitar ao participante do curso colocar em prática os conteúdos propostos na formação teórica presencial e nos estudos teóricos à distância.

Fase Presencial: 76 horas de atividades práticas, no início do módulo, junto aos professores cursistas e tutores do PROINFANTIL;

Fase Presencial Intermediária: 20 horas de atividades práticas.

Às As 20 horas são distribuídas, no módulo, em dois encontros que antecedem as provas bimestrais dos professores cursistas do PROINFANTIL.

Jornadas Mensais: quatro encontros de 8 horas, junto aos tutores.

Relatórios Técnicos da AGF: um relatório técnico, referente ao módulo cursado, desenvolvido em grupo pela equipe da AGF, conforme documento em anexo.

Duração prevista: 6 meses.

d) Serviço de Apoio ao Participante:

Serviço de Apoio: acompanhamento sistemático das atividades dos Supervisores de Curso realizado pelo Assessor Técnico do PROINFANTIL (ATP) - quando disponível no estado, pela Equipe Estadual de Gerenciamento (EEG) e pela Coordenação Nacional do PROINFANTIL (CNP).

Serviço de Comunicação: elo de comunicação, incluindo o agendamento de encontros para atendimento realizado pelo ATP ou EEG e as chamadas telefônicas, permitindo o fluxo de informações e o esclarecimento de dúvidas junto a EEG e a CNP.

e) Duração e carga horária do curso O curso de Formação Continuada para Supervisores de Curso do PROINFANTIL será desenvolvido de forma modular. Cara módulo corresponde a 234 horas, assim distribuídas:

Carga horária da Formação Continuada para Supervisores de Curso do PROINFANTIL  
Nome da Atividade  Carga horária  Percentual mínimo de presença a ser cumprida  
Formação Teórica   Encontro de Supervisores de Curso  8h  100% 
Formação da AGF  24h  100% 
Estudos Teóricos à distância  64h  não se aplica 
Atividades Práticas   Fase Presencial  76 h  75% 
Fase Presencial Intermediária  20 h  75% 
Jornadas Mensais  32 h  75% 
Relatório Técnico da AGF  10 h  não se aplica 

f) avaliação A avaliação da Formação Continuada para Supervisores de Curso do PROINFANTIL será feita por meio dos critérios descritos no QUADRO GERAL DAS ATIVIDADES AVALIADAS. Para cada atividade avaliada será atribuída pontuação 1(um) se for cumprido o mínimo exigido e pontuação 0 (zero) se não for cumprido o mínimo exigido:

Quadro Geral das Atividades Avaliadas  
Formação Continuada para Supervisores de Curso  
Atividade Avaliada  Critério de Avaliação  Pontuação 
Encontro de Supervisores de Curso   Cumpriu 100% de freqüência. 
Não cumpriu 100% de freqüência 
Formação da AGF   Cumpriu 100% de freqüência. 
Não cumpriu 100% de freqüência 
Fase Presencial   Cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Não cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Fase Presencial Intermediária   Cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Não cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Jornadas Mensais   Cumpriu 75% de freqüência 
Não cumpriu 75% de freqüência 
Relatório Técnico  Entrega do Relatório Técnico completo  Obrigatório para aprovação 

Serão consideradas, para efeitos de avaliação, as atividades realizadas a partir da assinatura do Termo de Adesão do Bolsista. Caso tenham ocorrido atividades anteriormente, estas não serão pontuadas.

6.2 Curso de Formação Continuada para Professores Formadores do PROINFANTIL:

Formação Teórica Presencial:

Formação da AGF: atividades presenciais para o Professor Formador, orientadas pela Coordenação Nacional do PROINFANTIL e, quando necessário, também por consultores contratados especificamente para essa Capacitação.

Duração prevista: 24 horas Estudos Teóricos à distância:

Estudo individual: efetuado pelo Professor Formador com base nos materiais auto-instrucionais:

Diretrizes Gerais do PROINFANTIL;

Guia Geral do PROINFANTIL;

Livro do Tutor do PROINFANTIL;

34 Livros de estudo das áreas temáticas do Ensino Médio;

32 Livros de estudo das áreas pedagógicas da Educação Infantil.

Duração prevista: 64 horas

c) Atividades Práticas: as Atividades Práticas visam possibilitar ao participante do curso colocar em prática os conteúdos propostos na formação teórica presencial e nos estudos teóricos à distância.

Fase Presencial: 36 horas de atividades práticas, no início do módulo, junto aos professores cursistas e tutores do PROINFANTIL;

Fase Presencial Intermediária: 8 horas de atividades práticas. Às 8 horas que são distribuídas, no módulo, em dois encontros que antecedem as provas bimestrais dos professores cursistas do PROINFANTIL.

Jornadas Mensais: quatro encontros de 8 horas com os tutores, com a participação mínima de 4 horas pelo Professor Formador em cada encontro, junto aos tutores.

Relatórios Técnicos da AGF: um relatório técnico, referente ao módulo cursado, desenvolvido elaborado em grupo pela equipe da AGF, conforme documento em anexo.

Duração prevista: 6 meses

d) Serviço de Apoio ao Participante:

Serviço de Apoio: acompanhamento sistemático das atividades dos Professores Formadores realizado pelo Assessor Técnico do PROINFANTIL (ATP) - quando disponível no estado, pela Equipe Estadual de Gerenciamento (EEG) e pela Coordenação Nacional do PROINFANTIL (CNP).

Serviço de Comunicação: elo de comunicação, incluindo o agendamento de encontros para atendimento realizado pelo ATP ou EEG e as chamadas telefônicas, permitindo o fluxo de informações e o esclarecimento de dúvidas junto a EEG e a CNP.

e) Duração e carga horária

Cada módulo é composto de 158 horas, assim distribuídas:

Carga horária da Formação Continuada para Professores Formadores do PROINFANTIL  
Nome da Atividade  Carga horária  Percentual mínimo de presença a ser cumprida  
Formação Teórica   Formação da AGF  24h  100% 
Estudos Teóricos à distância  64h  não se aplica 
Atividades Práticas   Fase Presencial  36h  75% 
Fase Presencial Intermediária  8h  75% 
Jornadas Mensais  16h  75% 
Relatório Técnico da AGF  10h  não se aplica 

Avaliação

A avaliação da Formação Continuada para Professores Formadores do PROINFANTIL será feita por meio dos critérios descritos no QUADRO GERAL DAS ATIVIDADES AVALIADAS. Para cada atividade avaliada será atribuída pontuação 1 (um) se for cumprido o mínimo exigido e pontuação 0 (zero) se não for cumprido o mínimo exigido:

Quadro Geral de Atividades Avaliadas  
Formação Continuada de Professores Formadores do PROINFANTIL  
Atividade Avaliada  Critério de Avaliação  Pontuação 
Formação da AGF   Cumpriu 100% de freqüência. 
Não cumpriu 100% de freqüência 
Fase Presencial   Cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Não cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Fase Presencial Intermediária   Cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Não cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Jornadas Mensais   Cumpriu 100% de freqüência 
Não cumpriu 100% de freqüência 
Relatório Técnico  Entrega do Relatório Técnico completo  Obrigatório para aprovação 

Serão consideradas, para efeitos de avaliação, as atividades realizadas a partir da assinatura do Termo de Adesão do Bolsista.

Caso tenham ocorrido atividades anteriormente, estas não serão pontuadas.

6.3 Curso de Formação Continuada para Tutores do PROINFANTIL:

a) Formação Teórica Presencial:

Formação do Tutor: 32 horas (4 dias) de atividades presenciais para o Tutor, orientadas pela Coordenação Nacional do PROINFANTIL e, quando necessário, também por consultores contratados especificamente para essa Formação.

Fase Presencial: 76 horas de atividades práticas no início do módulo, sob a orientação da Agência Formadora;

Fase Presencial Intermediária: 20 horas de atividades práticas.

Às As 20 horas são distribuídas, no módulo, em dois encontros que antecedem as provas bimestrais dos professores cursistas do PROINFANTIL, sob a orientação da Agência Formadora.

Jornadas Mensais: quatro encontros de 8 horas, sob a orientação da equipe da Agência Formadora.

Duração prevista: 6 meses Estudos Teóricos à distância:

Estudo individual: efetuado pelo Tutor com base nos seguintes documentos:

Diretrizes Gerais do PROINFANTIL;

Guia Geral do PROINFANTIL;

Livro do Tutor do PROINFANTIL;

34 Livros de estudo das áreas temáticas do Ensino Médio;

32 Livros de estudo das áreas pedagógicas da Educação Infantil.

Duração prevista: 64 horas

c) Atividades Práticas: as Atividades Práticas visam possibilitar ao participante do curso colocar em prática os conteúdos propostos na formação teórica presencial e nos estudos teóricos à distância.

Encontros Quinzenais: 8 encontros de 8 horas, junto aos professores cursistas do PROINFANTIL.

Observação da prática pedagógica do professor cursista do PROINFANTIL: uma observação por mês da prática pedagógica de cada professor cursista que o tutor orienta. A observação da prática pedagógica constitui-se de 2 horas de observação propriamente dita e de 2 horas de discussão junto ao professor cursista.

Relatório Técnico do Tutor: um relatório técnico, referente ao módulo cursado, desenvolvido individualmente, conforme documento em anexo.

Duração prevista: 6 meses

d) Serviço de Apoio ao Participante:

Serviço de Apoio: acompanhamento sistemático das atividades dos Tutores realizado pela equipe da Agência Formadora, pelo Assessor Técnico do PROINFANTIL (ATP) - quando disponível no estado, pela Equipe Estadual de Gerenciamento (EEG) e pela Coordenação Nacional do PROINFANTIL (CNP).

Serviço de Comunicação: elo de comunicação, incluindo o agendamento de encontros para atendimento realizado pela equipe da Agência Formadora, permitindo o fluxo de informações e o esclarecimento de dúvidas.

e) Duração e carga horária do curso O primeiro módulo que o Tutor participa é composto de 330

horas, assim distribuídas:

Carga horária da Formação Continuada para Tutores do PROINFANTIL  
Nome da Atividade  Carga horária  Percentual mínimo de presença a ser cumprida  
Formação Teórica   Curso Básico de Formação de Tutor  32h  100% 
Formação de Tutor  32h  100% 
Fase Presencial  76h  75% 
Estudos Teóricos à distância  64h  não se aplica 
Atividades Práticas   Fase Presencial Intermediária  20h  75% 
Jornadas Mensais  32h  75% 
Encontros Quinzenais  64h  100% 
Relatório Técnico do Tutor  10h  não se aplica  

Os outros módulos são compostos de 298 horas, assim distribuídas:

Carga horária da Formação Continuada para Tutores do PROINFANTIL  
Nome da Atividade  Carga horária  Percentual mínimo de presença a ser cumprida  
Formação Teórica   Formação de Tutor  32h  100% 
Fase Presencial  76h  75% 
Estudos Teóricos à distância  64h  não se aplica 
Atividades Práticas   Fase Presencial Intermediária  20h  75% 
Jornadas Mensais  32h  75% 
Encontros Quinzenais  64h  100% 
Relatório Técnico do Tutor  10h  não se aplica 

Avaliação

A avaliação da Formação Continuada para Tutores do PROINFANTIL será feita por meio dos critérios descritos no QUADRO GERAL DAS ATIVIDADES AVALIADAS. Para cada atividade avaliada será atribuída pontuação 1(um) se for cumprido o mínimo exigido e pontuação 0 (zero) se não for cumprido o mínimo exigido:

Quadro Geral de atividades avaliadas - módulo I  
Formação Continuada de Tutores do PROINFANTIL  
Atividade Avaliada  Critério de Avaliação  Pontuação 
Curso Básico de Formação de Tutor   Cumpriu 100% de freqüência. 
Não cumpriu 100% de freqüência 
Formação do Tutor   Cumpriu 100% de freqüência. 
Não cumpriu 100% de freqüência 
Fase Presencial   Cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Não cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Fase Presencial Intermediária   Cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Não cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Jornadas Mensais   Cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Não cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Encontros Quinzenais   Cumpriu 100% de freqüência. 
Não cumpriu 100% de freqüência 
Relatório Técnico  Entrega do Relatório Técnico completo  Obrigatório para aprovação 

Quadro Geral de atividades avaliadas - módulo II, III e IV  
Formação Continuada de Tutores do PROINFANTIL  
Atividade Avaliada  Critério de Avaliação  Pontuação 
Formação do Tutor   Cumpriu 100% de freqüência. 
Não cumpriu 100% de freqüência 
Fase Presencial   Cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Não cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Fase Presencial Intermediária   Cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Não cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Jornadas Mensais   Cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Não cumpriu o mínimo de 75% de freqüência 
Encontros Quinzenais   Cumpriu 100% de freqüência. 
Não cumpriu 100% de freqüência 
Relatório Técnico  Entrega do Relatório Técnico completo  Obrigatório para aprovação 

Serão consideradas, para efeitos de avaliação, as atividades realizadas a partir da assinatura do Termo de Adesão do Bolsista. Caso tenham ocorrido atividades anteriormente, estas não serão pontuadas.

7. APROVAÇÃO NO MÓDULO

Em todos os cursos, para a aprovação no módulo, o participante deverá entregar o Relatório Técnico completo, conforme o documento em anexo, e não poderá obter pontuação ZERO em mais de uma atividade avaliada. Embora os módulos possam ser cursados independentemente da seqüência estipulada, a participação em novos módulos está condicionada a aprovação em módulos anteriormente cursados.

FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES