Resolução DC/ADA nº 9 de 08/12/2004

Norma Federal - Publicado no DO em 24 fev 2005

Aprova Roteiro de que trata o art. 4º da Resolução nº 07, de 25.05.2004

Notas:

1) Revogada pela Resolução DC/ADA nº 11, de 14.06.2005, DOU 20.06.2005.

2) Assim dispunha a Resolução revogada:

"A Diretoria Colegiada da Agência de Desenvolvimento da Amazônia ADA, no uso de suas atribuições, resolve:

Art. 1º Aprovar o Roteiro, em anexo, de que trata o art. 4º do Regulamento dos Incentivos Fiscais Administrados pela ADA, instituído pela Resolução nº 07, de 25 de maio de 2003, da Diretoria Colegiada desta Agência.

Nota: Redação conforme publicação oficial.

Parágrafo único. As exigências contidas no Roteiro de que trata o caput deste artigo serão aplicadas aos pleitos e projetos referentes aos benefícios fiscais protocolados após 1º de abril de 2005.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

DJALMA BEZERRA MELLO

Diretor-Geral

GEORGETT MOTTA CAVALCANTE

Diretora

PEDRO CALMON P. GARCIA VIEIRA SANTANA

Diretor

ANEXO

MODELO DE REQUERIMENTO PARA REDUÇÃO. (TAXA DE 75 %)

Ilmo. Sr. Diretor Geral da Agência de Desenvolvimento da Amazônia ADA.

A empresa ________________________________________, pessoa jurídica (firma individual) com sede na cidade de __________________________________, Estado do ____________, à Av./Rua ___________________________________________, e unidade produtiva localizada à _______________________________, município de ____________, Estado do _______________________, por meio de seu representante legal que ao fim assina, vem diante dessa Agência de Desenvolvimento, respeitosamente, amparada no § 1º do art. 1º da Medida Provisória nº 2.199-14, de 24.08.2001, c/c as disposições da Resolução ADA nº 07, de 25.05.2004, e no inciso I, do art. 3º do Decreto-MI nº 4.984, de 12.02.2004, requerer aprovação do projeto de seu empreendimento referente _________________________________(*), bem como a expedição de "LAUDO CONSTITUTIVO", atestando a entrada em operação, constatando que a produção ultrapassou o índice de 20% da capacidade real instalada prevista.

Para fins de instrução deste pedido, anexa documentos e informações constantes do Roteiro aprovado pela ADA, de que trata o art. 4º da Resolução ADA nº 07, de 25.05.2004.

Nestes termos,

Pede deferimento.

_______________, ______ de ______________ de 200_.

_______________________________________________

Assinatura e carimbo do representante da empresa.

1 - IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

RAZÃO SOCIAL: ________________________ FORMA JURÍDICA

____________________________

DATA DA FUNDAÇÃO: _____/____/___

CNPJ UNID. PROD.: ______________________________

REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL DOS ATOS CONSTITUTIVOS: Nº ____________ EM ____/____/_____

SEDE: __________________________________________

(AV./RUA. BAIRRO, ESTADO CEP:)

FONE: __________ FAX: __________ e-mail: __________

UNIDADE PRODUTORA: __________________________

(AV./RUA. BAIRRO, ESTADO CEP:)

FONE: __________ FAX: __________ e-mail: __________

ESCRITÓRIO COMERCIAL: ________________________

(AV./RUA. BAIRRO, ESTADO CEP:)

FONE: __________ FAX: __________ e-mail: __________

OBJETIVO SOCIAL DA UNIDADE OBJETO DO INCENTIVO: __________________________________________________

1.2 - INCENTIVOS CONCEDIDOS ANTERIORMENTE PELA SUDAM/ADA:

TIPO DE PLEITO Nº DO ATO DECLARATÓRIO/LAUDO CONSTITUTIVO PERÍODO DO BENEFÍCIO 
     
     
     

1.3 - INFORMAR AS ALTERAÇÕES CONTRATUAIS ONDE CONSTEM: MUDANÇA DE RAZÃO SOCIAL, ENDEREÇO ATUAL, CRIAÇÃO DE FILIAIS, TRANSFERÊNCIAS, TRANSFORMAÇÃO DO TIPO DA SOCIEDADE ETC.

2 - ATUAL: DIRETORIA/GERÊNCIA/ADMINISTRAÇÃO

CARGOS NOMES CPF 
   
   
   

Anexar Atos Correspondentes registrados na Junta Comercial

DATA DA ELEIÇÃO: _____/_____/____

DURAÇÃO DO MANDATO: _______ANOS

2.1 -CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (SE HOUVER)

CARGOS NOMES CPF 
   
   
   

Anexar Atos Correspondestes registrados na Junta Comercial

DATA DA ELEIÇÃO: _____/_____/____

DURAÇÃO DO MANDATO: _______ANOS

CONSELHO FISCAL (SE HOUVER)

CARGOS NOMES CPF 
   
   
   

Anexar Atos Correspondestes registrados na Junta Comercial

3 - ESTRUTURA DO CAPITAL SOCIAL (COMPATÍVEL COM O BALANÇO/BALANCETE QUE FUNDAMENTAR AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS)

PRINCIPAIS ACIONISTAS/COTISTAS (PESSOA FISICA OU JURIDICA) Domicílio Fiscal CPF/CNPJ PARTICIPAÇÃO NO CAPITAL 
Nº AÇÕES/QUOTAS (A) % SOBRE TOTAL (B) 
     
     

Informações complementares:

(A)Citar o número de quotas/ações

(B)No caso de S/A, preencher apenas os dados relativos às ações que compõem o capital votante.

(C)Domicílios dos Acionistas/Cotista.

- IDENTIFICAÇÃO DO PLEITO PROPOSTO E DA ATIVIDADE

- IMPLANTAÇÃO, AMPLIAÇÃO, DIVERSIFICAÇÃO, MODERNIZAÇÃO PARCIAL, MODERNIZAÇÃO TOTAL

Obs.: apresentar um projeto específico para cada pleito

- ENQUADRAMENTO EM SETORES CONSIDERADOS PRIORITÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL - DECRETO Nº 4.212 - (mencionar inciso e alínea; ex: 2º, III, b)

- NO CASO DA INDÚSTRIA, ENQUADRAMENTO DOS PRODUTOS NA "CLASSIFICAÇÃO DE INDÚSTRIAS". ADOTADOS PELO I.B.G.E.

5 - DADOS TÉCNICOS, ECONÔMICOS E FINANCEIROS

5.1 - DEMONSTRAÇÃO DA CAPACIDADE REAL (ANUAL) INSTALADA E PRODUÇÕES EFETIVAS, CONFORME A SOLICITAÇÃO DO PLEITO.

QUADRO I 
DEMONSTRATIVO DA CAPACIDADE REAL (ANUAL) INSTALADA 
DESCRIÇÃO DO(S) PRODUTO(S) (OBJETO DO BENEFÍCIO) Unidade de Medida (A) CAPACIDADE REAL INSTALADA Quantidade da Estabilização do Projeto 
   
   

JORNADA DE TRABALHO.

Regime de Trabalho: Horas/dia

Dias/ano

Turnos de Trabalho:

QUADRO II 
DEMONSTRATIVO DA CAPACIDADE UTILIZADA - acima de 20% da Capacidade Real Instalada(*) 
DESCRIÇÃO DO(S) PRODUTO(S) (OBJETO DO BENEFÍCIO) Unidade de Medida (A) CAPACIDADE REAL INSTALADA Quantidade após o início da produção 
   
   

(*) A capacidade utilizada, será motivo de constatação in loco, a ser vistoriada pela equipe técnica da ADA

QUADRO III 
DEMONSTRATIVO DA RECEITA TOTAL DO PROJETO 
PRODUTOS Unidade de Medida (A) Preço Unitário Quantidade Valor Total 
     
     

5.2 - DESCRIÇÃO DA MODERNIZAÇÃO TOTAL.

Em atendimento às alíneas e e e.1 do art. 5º da Resolução ADA nº 007 de 25.05.2004).

Indicar a data do início (mês e ano) do processo de modernização

QUADRO I 
NOME DO PRODUTO: 
DESCRIÇÃO DA ETAPA DO PROCESSO ANTES DA MODERNIZAÇÃO TOTAL DESCRIÇÃO DA ETAPA DO PROCESSO APÓS A MODERNIZAÇÃO TOTAL 
  

DEMONSTRAR COM FOTOS TODAS AS LINHAS DE PRODUÇÃO QUE SOFRERAM MODERNIZAÇÕES ABORDANDO A SITUAÇÃO

DE CADA FASE DE PRODUÇÃO DEPOIS DA MODERNIZAÇÃO.

NO CASO DE HAVER COMPROVAÇÃO FOTOGRÁFICA ANTES DA MODERNIZAÇÃO, EFETUAR A COMPARAÇÃO.

QUADRO I I 
NOME DO PRODUTO: 
ETAPAS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO 
 SITUAÇÃO ANTES DA MODERNIZAÇÃO TOTAL 
 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS MÃO-DE-OBRA UTILIZADA MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS MÃO-DE-OBRA UTILIZADA 
ETAPA 1     
ETAPA 2     

5.3 - DEMONSTRATIVO DA CAPACIDADE REAL (ANUAL) INSTALADA E PRODUÇÕES EFETIVAS.

AMPLIAÇÃO: MODERNIZAÇÃO PARCIAL:

QUADRO I 
DEMONSTRATIVO DA CAPACIDADE REAL (ANUAL) INSTALADA 
DESCRIÇÃO DO(S) PRODUTO(S) (OBJETO DA REDUÇÃO) UNIDADE DE MEDIDA (A) QUANTIDADES 
  CAPACIDADE INSTALADA 
  ANTES DA AMPLIAÇÃO/MODERNIZAÇÃO PARCIAL
(1) 
DEPOIS DA AMPLIAÇÃO/MODERNIZAÇÃO PARCIAL
(2) 
QUANTIDADE TOTAL 
(1+2)
     

DEMONSTRAR COM FOTOS TODAS AS LINHAS DE PRODUÇÃO QUE SOFRERAM MODERNIZAÇÕES ABORDANDO A SITUAÇÃO

DE CADA FASE DE PRODUÇÃO DEPOIS DA MODERNIZAÇÃO.

NO CASO DE HAVER COMPROVAÇÃO FOTOGRÁFICA ANTES DA MODERNIZAÇÃO, EFETUAR A COMPARAÇÃO.

QUADRO I I 
NOME DO PRODUTO: 
ETAPAS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DISCRIMINAÇÃO DAS SITUAÇÕES 
 SITUAÇÃO ANTES DA MODERNIZAÇÃO PARCIAL/AMPLIAÇÃO SITUAÇÃO DEPOIS DA MODERNIZAÇÃO PARCIAL/AMPLIAÇÃO 
 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS MÃO-DE-OBRA UTILIZADA MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS MÃO-DEOBRA UTILIZADA 
ETAPA 1, ETC.     

5.4 - COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS TOTAIS

5.4.1 - CUSTOS FIXOS TOTAIS

Mão-de-Obra das Atividades Meio -(Fixa) 
 1.1. Salários 
 1.2. Encargos sociais obrigatórios 
Benefício sociais 
 2.1. Alimentação 
 2.2. Transporte 
 2.3. Saúde 
 2.4. Creche 
 2.5. Outros 
Despesas Administrativas 
 3.1. Material de Expediente e Consumo 
 3.2. Honorários Profissionais 
 3.3. Despesas Jurídicas e Cartoriais 
 34. Despesas Bancárias 
 3.5. Serviços de Limpeza, Conservação e Segurança 
 3.6. Honorários da Diretoria + Pró-Labore 
 3.7. Aluguel 
 3.8. Outros 
Propaganda, Publicidade e Marketing 
Remuneração Mínima do Capital Próprio 
Depreciação 
Seguro 
Comunicação 
Outros Tributos 
10 Custos Financeiros 
11 Eventuais 
 TOTAL 

Obs.: demonstrar os cálculos efetuados

5.4.2 - CUSTOS VARIÁVEIS TOTAIS

1  Salário da Mão-de-Obra direta de produção e Indireta de produção 
Encargos sociais obrigatórios 
Benefício sociais (mão-de-obra direta de produção 
 3.1. Alimentação 
 3.2. Transporte 
 3.3. Saúde 
 3.4. Creche 
 3.5. Outros 
Matéria-Prima 
 4.1. Local 
 4.2. Estadual exceto local 
 4.3. Regional exceto estadual 
 4.4. Nacional exceto regional 
 4.5. Importado 
Material Secundário 
 5.1. Local 
 5.2. Estadual exceto local 
 5.3. Regional exceto estadual 
 5.4. Nacional exceto regional 
 5.5. Importado 
Material de Embalagem 
 6.1. Local 
 6.2. Estadual exceto local 
 6.3. Regional exceto estadual 
 6.4. Nacional exceto regional 
 6.5. Importado 
Outros Insumos 
Fretes e Seguros 
 8.1. Referente a insumos locais 
 8.2. Referente a insumos estaduais 
 8.3. Referente a insumos regionais 
 8.4. Referente a insumos nacionais 
 8.5. Referente a insumos importados 
 8.6. Referente a bens finais 
Comissão sobre vendas 
10 Armazenagem de Insumos 
11 Armazenagem de Bens Finais 
12 Tributos Federais 
 12.1. Imposto de Importação 
 12.2. COFINS 
 12.3. PIS 
 12.4. Preços Públicos 
 12.5. Taxas paga à Órgãos Federais 
13 Tributos Estaduais 
 13.1. ICMS Efetivamente Pago 
14 Outros Gastos Gerais de Fabricação 
15 Despesas Aduaneiras 
16 Enérgia Elétrica 
17 Custos Financeiros 
18 Juros Bancários 
19 Manutenção do Ativo Fixo 
20 Eventuais 
 TOTAL 

Obs.: demonstrar os cálculos efetuados

5.4.3 - TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS E FORNECEDORES REGIONAIS

- Simples informações para constar dos indicadores de avaliação do projeto

NOME FORNECEDOR DE SERVIÇOS TIPO DE SERVIÇO VALOR ANUAL 
   
   

Obs.: informar somente valor dos contratos e despesas comprováveis

NOME FORNECEDOR DE Matérias Primas, Mat. Secund., Mat. Embalagem TIPO DE INSUMO VALOR ANUAL 
   
   

Obs.: informar somente valor dos contratos e despesas comprováveis

5.5 - ESTUDO DE MERCADO (com ênfase para o destino da produção).

5.6 - DEMONSTRATIVO DO RÉDITO FINANCEIRO

QUADRO VI 
DISCRIMINAÇÃO VALORES - R$ 1,00 
01 - RECEITA TOTAL  
  
02 - CUSTOS TOTAIS  
Fixos  
  
Variáveis  
  
03 - RÉDITO FINANCEIRO (01 - 02)  

5.7 - FONTES E USOS (EXISTENTE E PROJETADO)

5.8 - INSUMOS (apresentar conforme quadros demonstrativos para o Custo Variável)

DISCRIMINAÇÃO PROCEDÊNCIA UNIDADE QUANTIDADE VALOR TOTAL 
     
     
TOTAL     

6 - INCORPORAÇÃO DOS RECURSOS DO INCENTIVO FISCAL.

VALOR DO BENEFÍCIO INCORPORADO REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL 
  DATA Número do Registro 
   
   

Obs.: referente aos últimos cinco anos

7 - RESULTADO FINAL.

RECEITA TOTAL

( - )CUSTOS TOTAIS

( = )RÉDITO FINANCEIRO

( - )FUNDO PARA AUMENTO DE CAPITAL

( - )CONTRIBUIÇÃO SOCIAL

( = )LUCRO LÍQUIDO

( - )FUNDO DE RESERVA LEGAL

( = )LUCRO A DISTRIBUIR

8 - INFORMAÇÕES ADICIONAIS DO PERFIL DO EMPREENDIMENTO.

8.1 - PONTO DE NIVELAMENTO

8.2 - BALANÇO SOCIAL (quando for o caso)

8.3 - CERTIFICAÇÃO ISO 9000(quando for o caso)

9 - Documentos necessários para a instrução do processo 
Cópia autenticada da Ata/contrato de constituição/registro individual, conforme o caso, contendo o número e data legível do registro na Junta Comercial. 
Cópia(s) autenticada(s) da(s) ata(s)/alteração(ões)/aditivo(s) onde conste(m) mudança(s) da razão social, de endereço(s) da sede/unidade produtiva e dos objetivos da empresa; criação e fechamento de filial(is); transferência(s); transformações do tipo de sociedade; aumento de capital; incorporação; fusão; cisão; consolidação estatutária etc. 
Cópia autenticada do cartão de inscrição no CNPJ da unidade produtiva objeto do incentivo. 
Procuração atualizada com firma reconhecida (quando a empresa tiver intermediário junto à ADA); 
Certidão de Quitação de Tributos federais, atualizada, referente à unidade produtiva interessada no incentivo; 
Certidão Negativa de Débito (CND) fornecida pelo INSS, relativa à unidade produtiva interessada no incentivo; 
Certidão de Regularidade do FGTS da unidade produtiva; 
Certidão quanto a Divida Ativa da União 
Licença de Operação, emitida pelo Órgão Ambiental competente. 
Declaração assinada por dirigente da empresa, responsabilizando-se pela idoneidade e legitimidade das informações e documentos constantes do projeto apresentado à ADA. 
Correspondência encaminhando o projeto e caracterizando o pleito, firmado por dirigente da empresa ou procurador com poderes específicos, contendo indicação da pessoa que acompanhará o processo. 
   "