Resolução ANTT nº 2.130 de 03/07/2007

Norma Federal - Publicado no DO em 20 jul 2007

Aprova a metodologia de reajuste por fórmula paramétrica, define a periodicidade das revisões ordinárias das tarifas e atualização dos Coeficientes Básicos e dos Parâmetros Operacionais da Planilha Tarifária vigente do Serviço de Transporte Rodoviário Interestadual Semi-Urbano de Passageiros.

A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, no uso de suas atribuições, fundamentada nos termos do Relatório DNO - 141/2007, de 2 de julho 2007, e no que consta do Processo nº 50500.033489/2007-18, e

CONSIDERANDO o disposto nos arts. 20, inciso II, 22, inciso III, e 24, incisos II e VII, da Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001, resolve:

Art. 1º Aprovar a metodologia de reajuste tarifário por fórmula paramétrica e a atualização dos coeficientes básicos e dos parâmetros operacionais da planilha tarifária vigente do Serviço de Transporte Rodoviário Interestadual Semi-Urbano de Passageiros, conforme anexo a esta resolução.

Parágrafo único. No ano de 2008, será efetivada, em caráter extraordinário, uma revisão dos coeficientes básicos da planilha tarifária.

Art. 2º Aprovar a aplicação de revisões quadrienais da estrutura de custos que pondera a fórmula paramétrica, de que trata o artigo anterior, a partir de 2007.

§ 1º Caso ocorram fatos extraordinários que afetem o equilíbrio econômico financeiro das operadoras, os coeficientes poderão ser revistos antes do período pactuado.

§ 2º Na hipótese de suspensão do cálculo de qualquer um dos índices, será adotado, por um período máximo de 6 (seis) meses contados da data da suspensão, outro índice geral de preço a critério da ANTT.

§ 3º Ocorrendo descontinuidade definitiva do cálculo de algum dos índices utilizados, a ANTT definirá outros índices que retratem a variação dos preços dos principais componentes de custos considerados na formação do valor do Coeficiente Tarifário.

Art. 2ª-A. Os Contratos de Permissão que serão celebrados a partir das licitações para delegação dos serviços de transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros serão reajustados utilizando a fórmula constante no Anexo desta Resolução, sem prejuízo das demais disposições contratuais e editalícias. (Artigo acrescentado pela Resolução ANTT Nº 4678 DE 25/06/2015).

(Redação do artigo dada pela Resolução ANTT Nº 4678 DE 25/06/2015):

Art. 3º Os reajustes a serem realizados a partir de 2016 ocorrerão sempre na segunda quinzena
de fevereiro, com a adoção da fórmula paramétrica.

Parágrafo único. Os índices devem ser apurados computando-se os 12 (doze) meses anteriores,
de janeiro a dezembro.

Nota: Redação Anterior:
Art. 3º Os reajustes a partir de 2007, ocorrerão sempre na segunda quinzena de julho, com a adoção da fórmula paramétrica.

Art. 4º Esta Resolução entra em vigor a partir de zero hora do dia 22 de julho de 2007.

JOSÉ ALEXANDRE N. RESENDE

Diretor-Geral

(Redação do anexo dada pela Resolução ANTT Nº 4999 DE 13/01/2016):

ANEXO

Metodologia de reajuste por fórmula paramétrica

Atualização dos Coeficientes Básicos e Parâmetros Operacionais da Planilha Tarifária vigente.

Para a atualização dos Coeficientes Básicos de Consumo e dos Parâmetros Operacionais para o subsistema semiurbano foram utilizados dados de levantamentos referentes ao ano de 2005.

Os coeficientes básicos e os parâmetros operacionais obtidos para cada operadora foram consolidados mediante o cálculo da média aritmética ponderada pela frota operante de cada operadora, obtendo-se coeficientes e parâmetros para todo o sistema, conforme detalhado, a seguir:

Quadro 01 - Coeficientes Básicos de Consumo e Ponderações Revisados 2008

ITENS DE CUSTO UNIDADES COEFICIENTES PONDERAÇÃO
Combustíveis Litros/km 0,384765 0,3300
Lubrificantes Litros/km 0,003029 0,0072
Rodagem Pneus/km 0,000062 0,0409
Pessoal de Operação Homem/veículo/ano 48,708680 0,2892
Peças e Acessórios % veículo/veículo.ano 5,977912 0,0702
Pessoal de Manutenção Homem/veículo.ano 16,786552 0,0710
Depreciação de Veículos % veic. s/pneus/veic.ano 2,227219 0,0252
Depreciação Outros Ativos % veic. c/pneus/veic..ano 0,374600 0,0044
Pessoal de Administração/Vendas Homem/veiculo.ano 5,452044 0,0267
Despesas Gerais % veículo/veic.ano 4,466537 0,0525
Remuneração de Veículos % veic s/pneus/veic. Ano 3,460013 0,0392
Remuneração Outros Ativos % veic c/pneus/veic. Ano 3,691900 0,0434

Adoção da Fórmula Paramétrica aplicada ao cálculo do reajuste tarifário do Setor de Transporte Rodoviário Interestadual Semiurbano de Passageiros.

Quadro 02 - Coeficientes Básicos de Consumo e respectivos índices utilizados no cálculo do Reajuste Tarifário do Setor de Transporte Rodoviário Interestadual Semiurbano de Passageiros

SIGLAS COMPONENTES ÍNDICES
CBCC Combustíveis ANP - Brasil - Diesel
CBCOL Lubrificantes FGV - IPA - Óleos Lubrificantes
CBCR Rodagem FGV - IPA - Pneu
CBP Pessoal IBGE - INPC
CBCPA Peças e Acessórios FGV - IPA - Componentes para Veículos
CBV Veículos FGV - IPA - Ônibus
CBDGA Despesas Gerais IBGE - IPCA

Quadro 03 - Parâmetros Atualizados - 2008

SIGLAS COMPONENTES ÍNDICES PARÂMETROS
CBCC Combustíveis ANP - Brasil - Diesel P1 = 0,329990
CBCOL Lubrificantes FGV - IPA - Óleos Lubrificantes P2 = 0,007241
CBCR Rodagem FGV - IPA - Pneu P3 = 0,040918
CBP Pessoal IBGE - INPC P4 = 0,386975
CBCPA Peças e Acessórios FGV - IPA - Componentes para Veículos P5 = 0,070212
CBV Veículos FGV - IPA - Ônibus P6 = 0,112203
CBDGA Despesas Gerais IBGE - IPCA P7 = 0,052461
      1,000000

Observações:

As siglas utilizadas nos quadros anteriores estão descritas a seguir:

CBCC: Coeficiente Básico de Consumo de Combustíveis.

CBCOL: Coeficiente Básico de Consumo de Óleo e Lubrificantes.

CBCR: Coeficiente Básico de Consumo de Rodagem.

CBP: Coeficiente Básico de Pessoal, que inclui:

Pessoal de Operação CBPO.

Administração/Vendas CBPAV.

Manutenção - CBPM.

CBCPA: Coeficiente Básico de Consumo de Peças e Acessórios.

CBV: Coeficiente Básico de Veículos, que inclui:

Depreciação de Veículos e de Outros Ativos CBDV.

Remuneração de Veículos e de Outros Ativos CBRV.

CBDGA: Coeficiente Básico de Consumo de Despesas Gerais.

Desta forma, a fórmula paramétrica é a seguinte:

Onde:

CC = Coeficiente Calculado;

t = Data do reajuste;

t - 1 = Data do reajuste anterior ou data-base de referência.

CO i = Preço de Combustível, ANP/média Brasil - Óleo Diesel, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

CO o = Preço de Combustível, ANP/média Brasil - Óleo Diesel, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

LU i = Número Índice de Lubrificante, FGV/IPA - DI - Óleos Lubrificantes, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

LU o = Número Índice de Lubrificante, FGV/IPA - DI - Óleos Lubrificantes, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

RO i = Número Índice de Rodagem, FGV/IPA - DI - Componentes para veículos - subitem Pneu, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

RO o = Número Índice de Rodagem, FGV/IPA - DI - Componentes para veículos - Pneu, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

PE i = Número Índice do INPC, para Pessoal, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

PE o = Número Índice do INPC, para Pessoal, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

PA i = Número Índice de Peças e Acessórios, FGV/IPA - DI - Componentes Veículos, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

PA o = Número Índice de Peças e Acessórios, FGV/IPA - DI - Componentes Veículos, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

VE i = Número Índice de Veículos, FGV/IPA - DI - Veículos Pesados para Transporte - Subitem Ônibus, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

VE o = Número Índice de Veículos, FGV/IPA - DI - Veículos Pesados para Transporte - Subitem Ônibus, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

DG i = Número Índice do IPCA, para Despesas Gerais, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

DG o = Número Índice do IPCA, para Despesas Gerais, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência.

P1 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBCC = 0,329990.

P2 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBCOL = 0,007241.

P3 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBCR = 0,040918.

P4 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBP = 0,386975.

P5 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBCPA = 0,070212.

P6 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBV = 0,112203.

P7 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBDGA = 0,052461.

Metodologia para reajuste dos Contratos de Permissão

Equação para reajuste dos Contratos de Permissão que serão celebrados a partir das licitações para delegação dos serviços de transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros:

Onde,

CC= coeficiente tarifário calculado;

CC (t-1) = coeficiente tarifário do ano anterior;

OD i = preço de combustível, ANP/média Brasil - óleo diesel, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

OD 0 = preço de combustível, ANP/média Brasil - óleo diesel, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

OC i = número índice do IPCA, para outros custos, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

CO 0 = número índice do IPCA, para outros custos, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência.

Nota: Redação Anterior:

(Redação dada pela Resolução ANTT Nº 4678 DE 25/06/2015):

ITENS DE CUSTO

UNIDADES

COEFICIENTES

COEFICIENTES

 

VIGENTES

ATUALIZADOS

Combustíveis

Litros / km

0,345277

0,384765

Lubrificantes

Litros / km

0,003939

0,003029

Rodagem

Pneus / km

0,000066

0,000062

Pessoal de Operação

Homem / veículo / ano

48,135260

48,708680

Peças e Acessórios

% veículo / veículo.ano

8,442089

5,977912

Pessoal de Manutenção

Homem / veículo.ano

15,394413

16,786552

Depreciação de Veículos

% veic. s/pneus / veic.ano

4,159657

1,182385

Depreciação Outros Ativos

% veic. c/pneus/veic..ano

0,136982

0,374600

Pessoal de Administração/Vendas

Homem / veiculo.ano

6,066469

5,452044

Despesas Gerais

% veículo / veic .ano

2,849683

4,466537

Remuneração de Veículos

% veic s/pneus / veic. ano

3,764898

2,881365

Remuneração Outros Ativos

% veic c/pneus / veic. ano

0,920584

3,691900

     

PARÂMETROS

 

VIGENTES

ATUALIZADOS

PMA (Percurso Médio Anual do Veículo )

KM

89.233

95.519

LOT (Lotação do Veículo )

Lugares

49

49

IAP (Índice de Aproveitamento Padrão-%)

% da LOT

78,04

76,60

Adoção da Fórmula Paramétrica aplicada ao cálculo do reajuste tarifário do Setor de Transporte Rodoviário Interestadual Semi-Urbano de Passageiros.

Quadro 02 – Coeficientes Básicos de Consumo e respectivos índices utilizados no cálculo do Reajuste Tarifário do Setor de Transporte Rodoviário Interestadual Semi-Urbano de Passageiros

SIGLA

COMPONENTES

ÍNDICES

CBCC

Combustíveis

ANP – Brasil – Diesel

CBCOL

Lubrificantes

FGV – IPA – Óleos lubrificantes

CBCR

Rodagem

FGV – IPA – Pneu

CBP

Pessoal

IBGE – INPC

CBCPA

Peças e Acessórios

FGV – IPA – Componentes para veículos

CBV

Veículos

FGV – IPA – Ônibus

CBDGA

Despesas Gerais

IBGE – IPCA

Quadro 03 – Parâmetros de Ponderação dos índices utilizados no cálculo do Reajuste Tarifário do Setor de Transporte Rodoviário Interestadual Semi-Urbano de Passageiros

SIGLAS

COMPONENTES

ÍNDICES

PONDERAÇÃO

CBCC

Combustíveis

ANP - Brasil – Diesel

P1 = 0,3362

CBCOL

Lubrificantes

FGV – IPA - Óleos Lubrificantes

P2 = 0,0074

CBCR

Rodagem

FGV – IPA - Pneu

P3 = 0,0417

CBP

Pessoal

IBGE – INPC

P4 = 0,3942

CBCPA

Peças e Acessórios

FGV - IPA - Componentes para Veículos

P5 = 0,0715

CBV

Veículos

FGV - IPA – Ônibus

P6 = 0,0956

CBDGA

Despesas Gerais

IBGE – IPCA

P7 = 0,0534

     

1,0000

Observações:

As siglas utilizadas nos quadros anteriores estão descritas a seguir: CBCC: Coeficiente Básico de Consumo de Combustíveis.

CBCOL: Coeficiente Básico de Consumo de Óleo e Lubrificantes. CBCR: Coeficiente Básico de Consumo de Rodagem.

CBP: Coeficiente Básico de Pessoal, que inclui: Pessoal de Operação – CBPO. Administração/Vendas – CBPAV. Manutenção - CBPM.

CBCPA: Coeficiente Básico de Consumo de Peças e Acessórios. CBV: Coeficiente Básico de Veículos, que inclui:

Depreciação de Veículos e de Outros Ativos – CBDV. Remuneração de Veículos e de Outros Ativos – CBRV.

CBDGA: Coeficiente Básico de Consumo de Despesas Gerais.

Os Parâmetros Operacionais contemplados são:

PMA – Percurso Médio anual do Veículo = 95.519 km/veículos.ano. LOT – Lotação do Veículo = 49 lugares.

IAP – Índice de Aproveitamento Padrão = 76,60 % LOT. Os tributos incidentes sobre o faturamento são:

PIS – Programa de Integração Social = 0,65 % CT.

COFINS(Contribuição para Financiamento da Seguridade Social)= 3,00 %.

Desta forma, a fórmula paramétrica é a seguinte:

Onde:

CC = Coeficiente Calculado; t = Data do reajuste;

t - 1 = Data do reajuste anterior ou data-base de referência.

CO i = Preço de Combustível, ANP/média Brasil – Óleo Diesel, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

CO o = Preço de Combustível, ANP/média Brasil – Óleo Diesel, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

LU i = Número Índice de Lubrificante, FGV / IPA – DI – Óleos Lubrificantes, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

LU o = Número Índice de Lubrificante, FGV / IPA – DI – Óleos Lubrificantes, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

RO i = Número Índice de Rodagem, FGV / IPA – DI – Componentes para veículos - subitem Pneu, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

RO o = Número Índice de Rodagem, FGV / IPA – DI - Componentes para veículos - Pneu, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

PE i = Número Índice do INPC, para Pessoal, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

PE o = Número Índice do INPC, para Pessoal, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência; PA i = Número Índice de Peças e Acessórios, FGV / IPA – DI - Componentes Veículos, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

PA o = Número Índice de Peças e Acessórios, FGV / IPA – DI - Componentes Veículos, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

VE i = Número Índice de Veículos, FGV / IPA - DI – Veículos Pesados para Transporte - Subitem Ônibus, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

VE o = Número Índice de Veículos, FGV / IPA - DI – Veículos Pesados para Transporte - Subitem Ônibus, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

DG i = Número Índice do IPCA, para Despesas Gerais, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste; DG o = Número Índice do IPCA, para Despesas Gerais, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência.

P1 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBCC = 0,3362. P2 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBCOL = 0,0074. P3 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBCR = 0,0417. P4 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBP = 0,3942.

P5 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBCPA = 0,0715. P6 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBV = 0,0956.

P7 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBDGA = 0,0534.

Metodologia para reajuste dos Contratos de Permissão

Equação para reajuste dos Contratos de Permissão que serão celebrados a partir das licitações para delegação dos serviços de transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros:

Nota: Redação Anterior:

ANEXO

Atualização dos Coeficientes Básicos e Parâmetros Operacionais da Planilha Tarifária vigente

A atualização dos coeficientes básicos e parâmetros operacionais utilizados a partir de 2003, quando a ANTT separou o cálculo tarifário das linhas semi-urbanas das de longa distância, configura-se como necessária para que o coeficiente tarifário reflita a realidade atual dos serviços prestados.

Para a atualização dos Coeficientes Básicos de Consumo e dos Parâmetros Operacionais para o subsistema semi-urbano, que ora submetemos a Audiência Pública, foram utilizados dados de levantamentos referentes ao ano de 2005.

Os coeficientes básicos e os parâmetros operacionais obtidos para cada operadora foram consolidados mediante o cálculo da média aritmética ponderada pela frota operante de cada operadora, obtendo-se coeficientes e parâmetros para todo o sistema, conforme detalhado, a seguir:

Quadro 01

Coeficientes Básicos de Consumo e Ponderações Revisados - 2008

ITENS DE CUSTO  UNIDADES  COEFICIENTES  PONDERAÇÃO 
Combustíveis  Litros / km  0,384765  0,3300 
Lubrificantes  Litros / km  0,003029  0,0072 
Rodagem  Pneus / km  0,000062  0,0409 
Pessoal de Operação  Homem / veículo / ano  48,708680  0,2892 
Peças e Acessórios  % veículo / veículo.ano  5,977912  0,0702 
Pessoal de Manutenção  Homem / veículo.ano  16,786552  0,0710 
Depreciação de Veículos  % veic. s/pneus / veic.ano  2,227219  0,0252 
Depreciação Outros Ativos  % veic.c/pneus/veic..ano  0,374600  0,0044 
Pessoal de Administração/Vendas  Homem / veiculo.ano  5,452044  0,0267 
Despesas Gerais  % veículo / veic .ano  4,466537  0,0525 
Remuneração de Veículos  % veic s/pneus /veic. Ano  3,460013  0,0392 
Remuneração Outros Ativos  % veic c/pneus / veic. Ano  3,691900 
0,0434 

(Redação dada ao quadro pela Resolução ANTT nº 2.774, de 01.07.2008, DOU 04.07.2008)

Nota: Redação Anterior:

"Quadro 01 - Coeficientes Básicos de Consumo e Parâmetros Operacionais para o Setor de Transporte Rodoviário Interestadual Semi-Urbano de Passageiros - 2007

ITENS DE CUSTO   UNIDADES   COEFICIENTES   COEFICIENTES   
      VIGENTES   ATUALIZADOS   
Combustíveis   Litros / km   0,345277   0,384765   
Lubrificantes   Litros / km   0,003939   0,003029   
Rodagem   Pneus / km   0,000066   0,000062   
Pessoal de Operação   Homem / veículo / ano   48,135260   48,708680   
Peças e Acessórios   % veículo / veículo.ano   8,442089   5,977912   
Pessoal de Manutenção   Homem / veículo.ano   15,394413   16,786552   
Depreciação de Veículos   % veic. s/pneus / veic.ano   4,159657   1,182385   
Depreciação Outros Ativos   % veic. c/pneus/veic..ano   0,136982   0,374600   
Pessoal de Administração/Vendas   Homem / veiculo.ano   6,066469   5,452044   
Despesas Gerais   % veículo / veic.ano   2,849683   4,466537   
Remuneração de Veículos   % veic s/pneus / veic. Ano   3,764898   2,881365   
Remuneração Outros Ativos   % veic c/pneus / veic. Ano   0,920584   3,691900   

PARÂMETROS      VIGENTES   ATUALIZADOS   
PMA (Percurso Médio Anual do Veículo)   KM   89.233   95.519   
LOT (Lotação do Veículo)   Lugares   49   49   
IAP (Índice de Aproveitamento Padrão-%)   % da LOT   78,04   76,60   

Adoção da Fórmula Paramétrica aplicada ao cálculo do reajuste tarifário do Setor de Transporte Rodoviário Interestadual Semi-Urbano de Passageiros.

Considerando que o reajuste do setor é em julho, os índices devem ser apurados computando-se 12 meses, de maio a abril."

Quadro 02 - Coeficientes Básicos de Consumo e respectivos índices utilizados no cálculo do Reajuste Tarifário do Setor de Transporte Rodoviário Interestadual Semi-Urbano de Passageiros

SIGLA  COMPONENTES  ÍNDICES 
CBCC  Combustíveis  ANP - Brasil - Diesel 
CBCOL  Lubrificantes  FGV - IPA - Óleos lubrificantes 
CBCR  Rodagem  FGV - IPA - Pneu 
CBP  Pessoal  IBGE - INPC 
CBCPA  Peças e Acessórios  FGV - IPA - Componentes para veículos 
CBV  Veículos  FGV - IPA - Ônibus 
CBDGA  Despesas Gerais  IBGE - IPCA 

Quadro 03

Parâmetros Atualizados - 2008

SIGLAS  COMPONENTES  ÍNDICES  PARÂMETROS 
CBCC  Combustíveis  ANP - Brasil - Diesel  P1 = 0,329990 
CBCOL  Lubrificantes  FGV - IPA - Óleos Lubrificantes  P2 = 0,007241 
CBCR  Rodagem  FGV - IPA - Pneu  P3 = 0,040918 
CBP  Pessoal  IBGE - INPC  P4 = 0,386975 
CBCPA  Peças e Acessórios  FGV - IPA - Componentes para Veículos  P5 = 0,070212 
CBV  Veículos  FGV - IPA - Ônibus  P6 = 0,112203 
CBDGA  Despesas Gerais  IBGE - IPCA  P7 = 0,052461 
      1,000000 

As siglas utilizadas nos quadros anteriores estão descritas a seguir:

CBCC: Coeficiente Básico de Consumo de Combustíveis.

CBCOL: Coeficiente Básico de Consumo de Óleo e Lubrificantes.

CBCR: Coeficiente Básico de Consumo de Rodagem.

CBP: Coeficiente Básico de Pessoal, que inclui:

Pessoal de Operação - CBPO.

Administração/Vendas - CBPAV.

Manutenção - CBPM.

CBCPA: Coeficiente Básico de Consumo de Peças e Acessórios.

CBV: Coeficiente Básico de Veículos, que inclui:

Depreciação de Veículos e de Outros Ativos - CBDV.

Remuneração de Veículos e de Outros Ativos - CBRV.

CBDGA: Coeficiente Básico de Consumo de Despesas Gerais. (Redação dada pela Resolução ANTT nº 2.774, de 01.07.2008, DOU 04.07.2008)

Nota: Redação Anterior:

"Quadro 03 - Parâmetros de Ponderação dos índices utilizados no cálculo do Reajuste Tarifário do Setor de Transporte Rodoviário Interestadual Semi-Urbano de Passageiros

SIGLAS   COMPONENTES   ÍNDICES   PONDERAÇÃO   
CBCC   Combustíveis   ANP - Brasil - Diesel   P1 = 0,3362   
CBCOL   Lubrificantes   FGV - IPA - Óleos Lubrificantes   P2 = 0,0074   
CBCR   Rodagem   FGV - IPA - Pneu   P3 = 0,0417   
CBP   Pessoal   IBGE - INPC   P4 = 0,3942   
CBCPA   Peças e Acessórios   FGV - IPA - Componentes para Veículos   P5 = 0,0715   
CBV   Veículos   FGV - IPA - Ônibus   P6 = 0,0956   
CBDGA   Despesas Gerais   IBGE - IPCA   P7 = 0,0534   
         1,0000   "

Observações:

As siglas utilizadas nos quadros anteriores estão descritas a seguir:

CBCC: Coeficiente Básico de Consumo de Combustíveis.

CBCOL: Coeficiente Básico de Consumo de Óleo e Lubrificantes.

CBCR: Coeficiente Básico de Consumo de Rodagem.

CBP: Coeficiente Básico de Pessoal, que inclui:

Pessoal de Operação - CBPO.

Administração/Vendas - CBPAV.

Manutenção - CBPM.

CBCPA: Coeficiente Básico de Consumo de Peças e Acessórios.

CBV: Coeficiente Básico de Veículos, que inclui:

Depreciação de Veículos e de Outros Ativos - CBDV.

Remuneração de Veículos e de Outros Ativos - CBRV.

CBDGA: Coeficiente Básico de Consumo de Despesas Gerais.

Os Parâmetros Operacionais contemplados são:

PMA - Percurso Médio anual do Veículo = 95.519 km/veículos.ano.

LOT - Lotação do Veículo = 49 lugares.

IAP - Índice de Aproveitamento Padrão = 76,60 % LOT.

Os tributos incidentes sobre o faturamento são:

PIS - Programa de Integração Social = 0,65 % CT.

COFINS(Contribuição para Financiamento da Seguridade Social)= 3,00 %.

Desta forma, fórmula paramétrica é a seguinte:

Onde:

CC = Coeficiente Calculado;

t = Data do reajuste;

t - 1 = Data do reajuste anterior ou data-base de referência.

CO i = Preço de Combustível, ANP/média Brasil - Óleo Diesel, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

CO o = Preço de Combustível, ANP/média Brasil - Óleo Diesel, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

LU i = Número Índice de Lubrificante, FGV / IPA - DI - Óleos Lubrificantes, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

LU o = Número Índice de Lubrificante, FGV / IPA - DI - Óleos Lubrificantes, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

RO i = Número Índice de Rodagem, FGV / IPA - DI - Componentes para veículos - subitem Pneu, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

RO o = Número Índice de Rodagem, FGV / IPA - DI - Componentes para veículos - Pneu, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

PE i = Número Índice do INPC, para Pessoal, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

PE o = Número Índice do INPC, para Pessoal, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

PA i = Número Índice de Peças e Acessórios, FGV / IPA - DI - Componentes Veículos, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

PA o = Número Índice de Peças e Acessórios, FGV / IPA - DI - Componentes Veículos, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

VE i = Número Índice de Veículos, FGV / IPA - DI - Veículos Pesados para Transporte - Subitem Ônibus, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

VE o = Número Índice de Veículos, FGV / IPA - DI - Veículos Pesados para Transporte - Subitem Ônibus, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência;

DG i = Número Índice do IPCA, para Despesas Gerais, relativo ao segundo mês anterior ao da data de reajuste;

DG o = Número Índice do IPCA, para Despesas Gerais, relativo ao segundo mês anterior ao da data-base de referência.

P1 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBCC = 0,3362.

P2 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBCOL = 0,0074.

P3 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBCR = 0,0417.

P4 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBP = 0,3942.

P5 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBCPA = 0,0715.

P6 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBV = 0,0956.

P7 = Parâmetro de Ponderação da variação do Índice CBDGA = 0,0534.