Resolução CONTRAN nº 120 de 14/02/2001

Norma Federal - Publicado no DO em 18 abr 2001

Dispõe sobre o Projeto Educação e Segurança no Trânsito - escolas de ensino médio - que trata da inclusão de conteúdos específicos sobre Trânsito no Ensino Médio, em consonância com o disposto na Resolução 050/98 - CONTRAN e define procedimentos para implantação nas escolas interessadas.

Notas:

1) Revogada pela Resolução CONTRAN nº 265, de 14.12.2007, DOU 14.02.2008.

2) Assim dispunha a Resolução revogada:

"O Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme Decreto nº 2.327, de 23 de setembro de 1997, que dispõe sobre a Coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, e

Considerando a necessidade de medidas complementares para o cumprimento no disposto no Código de Trânsito Brasileiro, Capítulo VI - arts. 74 e 76 incisos I, II;

Considerando a necessidade do desenvolvimento de uma Política Nacional de Educação e Segurança no Trânsito voltada, sobretudo, para o grupo considerado de risco, constituído pela população adolescente que se insere nas escolas de ensino médio em todo território nacional;

Considerando a importância de desenvolver valores, integrando o jovem no sistema trânsito nos seus diferentes papéis;

Considerando ainda a necessidade premente da melhoria do processo de formação de condutores e o fato de ser a unidade escolar de ensino médio célula composta por docentes devidamente qualificados, resolve:

Art. 1º Instituir o Projeto de Educação e Segurança no Trânsito - Escolas de Ensino Médio, com conteúdos específicos voltados para a formação e desenvolvimento de comportamentos seguros no trânsito, de conformidade com o disposto na matriz conceitual do Anexo desta Resolução.

Art. 2º O Projeto, uma vez desenvolvido de conformidade com todos os requisitos constantes desta Resolução e seus Anexos, será reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, como a formação teórico-técnica necessária para que o aluno integrante deste Projeto, possa submeter-se ao exame teórico a que se refere o art. 3º e seu parágrafo único da Resolução 050/98 do CONTRAN.

Art. 3º As escolas interessadas no desenvolvimento do Projeto em tela deverão ser credenciadas pelo DENATRAN, devendo, para isto, cumprir os seguintes procedimentos utilizando os instrumentais específicos:

a) solicitar inscrição no Projeto citado;

b) apresentar o Coordenador responsável pelo desenvolvimento do referido Projeto na respectiva unidade escolar, bem como a Equipe Docente;

c) apresentar Planejamento do desenvolvimento dos conteúdos.

Art. 4º O credenciamento será homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, após o cumprimento do disposto no art. 3º desta Resolução.

Art. 5º Uma vez cumprido o desenvolvimento do Projeto, a escola remeterá ao DENATRAN, a relação nominal dos alunos aprovados.

Art. 6º Aos alunos cuja avaliação for considerada satisfatória pela Equipe Docente, será expedido pela Escola um certificado de participação no Projeto.

Art. 7º De posse do Certificado referido no artigo anterior, o aluno interessado na Permissão para Dirigir desde que preencha os requisitos exigidos no art. 140 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, deverá encaminhar-se ao DETRAN, onde dar-se-á o início do processo de habilitação.

Art. 8º Cabe ao DENATRAN regulamentar esta Resolução, definindo critérios, instrumentais específicos e etapas de implantação do projeto.

Art. 9º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ GREGORI

Ministro da Justiça

LUCIANO OLIVA PATRÍCIO

Suplente do Ministério da Educação

CARLOS AMÉRICO PACHECO

Suplente do Ministério da Ciência e Tecnologia

PAULO MARCOS CASTRO R. DE OLIVEIRA

Representante do Ministério da Saúde

JOSÉ CARLOS CARVALHO

Suplente do Ministério do Meio Ambiente

ALEX CASTALDI ROMERA

Representante do Ministério da Defesa

ALDERICO JEFFERSON DA SILVA LIMA

Representante do Ministério dos Transportes

ANEXO
Projeto EDUCAÇÃO/SEGURANÇA NO TRÂNSITO - ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO

MATRIZ CONCEITUAL

Item Comportamento Esperado Competência Visada Itens Disciplinas envolvidas OperadoresCarga Horária 
Situar-se adequadamente no seu espaço vivencial. Compreensão do processo de desenvolvimento regional/local. Desenvolvimento Urbano e Sistema de Trânsito HISTÓRIA Evolução urbana, desde os primórdios das fundações e conseqüentes formações das cidades, até as grandes metrópoles que existem hoje, bem como da evolução da sua própria cidade.
Apropriar-se e respeitar o direito de ir e vir. Domínio de localização de seu espaço vivencial e do uso deste espaço como necessidade de deslocamento. Desenvolvimento Urbano - Formação das cidades- Necessidade de deslocamento- Necessidade de organização- Evolução dos meios de transporte- Impacto Ambiental- A interferência pessoal/familiar X automóvel Necessidade de organização com o apoio da legislação como conseqüência dos acordos sociais.  
Adotar um comportamento adequado de respeito mútuo. Apropriação e respeito do direito de ir e vir. Sistema Trânsito > Elementos envolvidos:vias/veículo/pessoas> conflitos de circulação- acordos sociais> Prioridades- Pedestre- Transporte de emergência- Transporte coletivo> Papéis no Trânsito- Condutor- Pedestre- Passageiro- Morador- Profissional de trânsito- Expectativas e necessidades> Responsabilidades do cidadão e do poder público> Relações interpessoais> Análise de alternativas de trajetos e de meios de transporte para seus deslocamentos  
Respeitar as prioridades de circulação e de acesso. Visualização espacial da sua realidade junto a identificação do meio ambiente. Conhecimento da cidade - localização- mapas e guias- características das vias- sinalizaçãoGEOGRAFIA Localização de sua cidade e suas características.
Adotar postura de co-responsabilidade no desempenho do Sistema Trânsito. Identificação das responsabilidades dos múltiplos papéis desempenhados no trânsito. Qualidade de Vida - contribuição social resultante dos comportamentos das pessoas, das condições dos veículos e da operação dos mesmos.  
Saber ler guias e mapas. Entendimento da utilização do espaço pelos diferentes usuários e diferentes meios de transportes: pedestres, ciclistas, passageiros em geral, carro, ônibus, caminhões, motos, etc.  FÍSICA Princípios fundamentais da cinemática, como deslocamento, variação de espaço e a distância percorrida.
Contribuir para uma melhor qualidade de vida sua e da comunidade. Reconhecimento da importância das relações dos componentes da comunidade.  Conceito de ponto de referência e Estudo das "Leis de Newton" e Inércia, nas relações entre condutor, passageiro e veículo.  
Valorizar a legislação enquanto acordo social. Reconhecimento da necessidade de organização e da legislação como acordo social.  PORTUGUÊS/ INGLÊSAnálise de textos sobre relações humanas.
 Sinalização como acordo universal  EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Elaboração de representação da cidade ou área.
   BIOLOGIA Estudo sobre impacto ambiental.
   PORTUGUÊS E INGLÊS Análise de textos referentes aos diferentes papéis: condutor, pedestre, passageiro, morador e profissionais de trânsito.
   Análise de textos sobre prioridades de circulação.  
   EDUCAÇÃO FÍSICA Ritmo individual de cada aluno; diferentes ritmos em relação aos usuários do trânsito em geral.
   Estudo da ocupação de espaço  
Entender a importância da participação do cidadão na organização do sistema trânsito. Conhecimento da Legislação de Trânsito. Legislação - acordo social Legislação de TrânsitoHISTÓRIA Estudo da legislação de trânsito: leis, decretos, resoluções, portarias.
Reconhecer a importância da legislação para o convício no trânsito. Conhecimento das disposições do Código de Trânsito Brasileiro. O Código de Trânsito Brasileiro > filosofia e inovações- habilitação- direitos e deveres de pedestres e ciclistas- responsabilidade do proprietário, do fabricante de veículos e do poder público- municipalização- educação para o trânsito- engenharia de tráfego e novas tecnologiasEstudo do Código de Transito Brasileiro - conceito, importância- utilização 
Respeitar as disposições da legislação. Conhecimento da estrutura do Sistema Nacional de Trânsito e respectivas competências e responsabilidades. Organização do Sistema Trânsito > Estrutura do Sistema Nacional de Trânsito- Atribuições/responsabilidades- Inter-relações entre os órgão componentes- O processo de municipalização> Planejamento/operação/fiscalização/educaçãoEstudos dos órgão responsáveis pelo sistema de trânsito e do processo de municipalização.  
 Entendimento das normas de circulação e conduta e das penalidades aplicáveis em caso de não-cumprimento. Infrações, Penalidades, Medidas administrativas e Crimes de trânsito   
  Legislação inserida nos conteúdos das outras unidades.   
Reconhecer a importância da regularidade da documentação do veículo. Conhecimento da estrutura e funcionamento de veículos. Veículo Tipos de veículosQUÍMICA Estudo sobre poluentes produzidos pelos veículos e sobre qual seria a condição adequada do veículo para circular.
Manter o veículo em condição adequada de circulação. Compreensão da importância da manutenção veicular como forma de garantir a segurança e a melhoria da qualidade do ar nas cidades. Documentação - identificação- licenciamentoEstudo sobre catalisador.  
Assumir a responsabilidade dos custos relativos ao veículo. Avaliação dos custos reais de um veículo. Estrutura e funcionamento - principais sistemasFÍSICA Estudo dos sistemas do veículo.
 Conhecimento das características do veículo através do Manual do Proprietário e das recomendações do fabricante. Equipamentos obrigatórios Estudo do sistema elétrico do veículo.  
  Mecânica Básica Estudo dos diversos tipos de freios: ABS, a disco e a tambor, considerando a "velocidade Segura".  
  Manutenção Estudo sobre acústica  
  Manutenção preventiva MATEMÁTICA Elaboração de gráficos e tabelas comparativas de desempenho entre veículos que estejam adequadamente mantidos e os demais.
  Veículo como agente poluidor - regulamentação do CONAMA- emissão de gases- emissão de partículas- emissão sonoraHISTÓRIA Tipos de veículos, identificação e licenciamento.
  Identificação de custos: taxas, manutenção e combustível Equipamentos Obrigatórios.  
  Desempenho do veículo: km/l   
Legislação Legislação Operação Legislação  
Respeitar as disposições do Código de Trânsito Brasileiro/a sinalização/as autoridades de trânsito. Reconhecimento da importância da formação para o exercício da condução veicular. Habilitação EDUCAÇÃO FÍSICA Estudo sobre "sinalização" a ser trabalhado em diversas dinâmicas.
Respeitar a atribuição concedida na respectiva categoria de habilitação. Entendimento da sinalização como forma de comunicação: interpretação das mensagens da sinalização. Sinalização - vertical- horizontal- dispositivos de sinalização auxiliar- luminosa- sonora- gestos do agente e do condutorHISTÓRIA Processo de formação do condutor.11 
Portar os documentos pessoais e do veículo. Entendimento das normas de circulação e conduta e das penalidades aplicáveis em caso de não-cumprimento. Normas gerais de circulação e conduta Sinalização  
Respeitar a sinalização como forma de segurança individual e coletiva. Identificação das responsabilidades no trânsito Infrações e Penalidades Conceitos de Normas Gerais de Circulação e Conduta e de infrações, penalidades e crimes de trânsito.  
  Crimes de Trânsito   
Condição Pessoal Condição Pessoal Condição pessoal do condutor - física e emocional, medicamentos e drogas.- em circulação: ângulos de visão, ofuscamento, tempo de reação- postura na via- efeitos dos poluentes no comportamento psicológico e fisiológico do condutorCondição Pessoal BIOLOGIAO organismo humano - estado "adequado" para conduzir um veículo.
Avaliar suas condições físicas e emocionais para conduzir o veículo. Compreensão da influência das condições pessoais na direção de veículos.  O "olho humano" e suas reações.  
Respeitar as diferenças individuais. Identificação do condutor como responsável pelo cumprimento das posturas e regras no veículo.  O ouvido humano e suas reações  
 Compreensão da importância do escalonamento adequado das marchas do veículo para a economia de combustível e emissão de poluentes.  Ação de drogas no organismo.  
   PORTUGUÊS E INGLÊS Análise e interpretação de textos sobre drogas em geral.
   EDUCAÇÃO FÍSICA Estudo sobre preparo físico dos alunos.
Modo de dirigir Modo de dirigir Entrando em circulação - Documentos de porte obrigatório- Pré-vistoria do veículo- Programação de trajetos- Embarque e desembarque- Acomodação de bagagens- Acomodação do condutor e passageiros: cinto de segurançaModo de Dirigir PORTUGUÊS E INGLÊSDramatização da situação de "rotina" do condutor, valorizando cada etapa que o mesmo deverá cumprir para realizar a condução de um veículo.
Assegurar-se de que o veículo se encontra em condições para circular. Entendimento da importância do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo.    
Utilizar o cinto de segurança e fazer com que os demais ocupantes do veículo também o façam. Compreensão da responsabilidade do condutor na segurança dos ocupantes do veículo.    
Acomodar adequadamente a bagagem. Compreensão da importância das condições gerais do veículo e da correta maneira da condução para a qualidade de vida.    
Adequar-se fisicamente para a condução do veículo (acertar espelhos, branco, direção, etc.)     
Cuidar para que o embarque/ desembarque ocorram de forma adequada.    
Circulação Circulação Gerenciamento de Risco - Comportamento seguro- via/veículo/pessoasCirculação FÍSICAVelocidade média de veículo.
Perceber os riscos em diferentes situações de trânsito. Compreensão da metodologia de gerenciamento de risco. Posicionamento na via Velocidades máximas estabelecidas pelo Código e no seu município.  
Adotar postura de gerenciamento de riscos. Diferenciação de locais de circulação para atuar adequadamente em cada um deles. Prioridades Aceleração média de um veículo.  
Utilizar velocidade segura. Avaliação, em cada situação, em função dos fatores envolvidos, de qual a velocidade adequada. Ver e ser visto Atrito na pista, segurança nas curvas e respeito à segurança quando da construção de vias públicas.  
Ver e ser visto. Entendimento dos procedimentos necessários para colocar o veículo em circulação. Velocidade - tempo de reação/frenagem/ parada- velocidade seguraCondições adequadas para ultrapassagem de veículos.  
Posicionamento adequado na via. Entendimento da importância do uso do cinto de segurança. Ultrapassagem Determinação de distância focal e luz de ofuscamento.  
Saber ler mapas e guias e planejar trajetos.  Manobras BIOLOGIA Análise dos impactos sobre o corpo humano no que diz respeito à sua Segurança.
  Estacionamento e Parada Necessidade de respeito ao meio ambiente.  
  Situações ambientais GEOMETRIA Estudo de ângulos.
   EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Percepção de cores.
   GEOGRAFIA Clima
Saber identificar a situação emergencial. Conhecimento dos procedimentos básicos para sinalizar, solicitar socorro, avaliar a gravidade e atender a vítima até a chegada do socorro. - Identificação de situações de urgência e emergência - Identificação do papel do socorrista- Avaliação da situação da situação e das condições gerais da vítima- Conhecimento dos procedimentos básicos para atendimento da vítima até a chegada de socorro especializado- identificação dos recursos da comunidade para atendimento a situações emergênciasAtendimento a Situações Emergenciais e Primeiros Socorros PORTUGUÊS E INGLÊS Interpretação e análise de textos que tratem de causas de acidentes.
Tomar as providências para evitar o agravamento da situação.  Situações emergenciais: - alagamento,- atolamento,- pane e avariasMATEMÁTICA Estudos de gráficos e tabelas que mostrem incidências de acidentes, tipos que mais ocorrem, fatores de risco, faixas etárias envolvidas, classes sociais, etc.
Acionar recursos de atendimento.  Atendimento a Situações Emergenciais - análise do local- identificação da gravidade da situação- sinalização- acionamento de recursos- procedimentos até a chegada do socorroBIOLOGIA Indicação de procedimento básicos de primeiros socorros considerando anatomia e fisiologia.
No caso de existência de vítimas, atender as mesmas até a chegada do socorro.  Primeiros Socorros - Conceito- análise da situação- Papel do socorrista- Limites individuais e circunstanciais- Procedimentos básicos específicos- Fratura- Hemorragia- Queimadura- Parada respiratória- Parada cardíaca- Estado de choqueAtendimento a situações emergenciais: Identificação, sinalização e acionamento de socorro. 
Preservar sua segurança pessoal e das demais pessoas.     
Prestação de primeiros socorros somente nos casos de necessidade.     
   "