Provimento CGJT nº 4 de 02/10/2003

Norma Federal - Publicado no DO em 07 out 2003

Estabelece os procedimentos a serem adotados pelos Tribunais Regionais do Trabalho para prestação de informações relativas às atividades judiciais dos órgãos de primeiro grau de jurisdição da Justiça do Trabalho, atualizando os dados junto à Subsecretaria de Estatística do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Notas:

1) Revogado pelo Provimento CGJT s/nº, de 06.04.2006, DJU 12.04.2006.

2) Assim dispunha o Provimento revogado:

"O Ministro RONALDO LEAL, Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Considerando:

1. a competência legal e regimental da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para estabelecer os modelos de quadros que compõem o Boletim Estatístico das Varas do Trabalho e os procedimentos para seu preenchimento e remessa ao Tribunal Superior do Trabalho;

2. a necessidade de registrar, em boletim próprio, os emolumentos arrecadados pelas Centrais de Distribuição dos Feitos dos Foros Trabalhistas existentes em municípios com mais de uma Vara do Trabalho;

3. a necessidade de tornar mais eficiente o sistema de remessa dos boletins estatísticos, substituindo o envio em papel por envio eletrônico;

4. as sugestões apresentadas pelos Tribunais Regionais do Trabalho destinadas ao aperfeiçoamento dos referidos quadros;

5. a necessidade de garantir que as orientações divulgadas pela Subsecretaria de Estatística do TST sejam, continuamente, de conhecimento das unidades administrativas responsáveis pela elaboração dos boletins estatísticos das Varas do Trabalho;

6. a necessidade de a Corregedoria-Geral efetuar uma avaliação semestral dos problemas identificados pela Subsecretaria de Estatística do TST, referentes ao preenchimento e à remessa dos boletins estatísticos das Varas do Trabalho;

7. a centralização das informações provenientes das Varas do Trabalho na Subsecretaria de Estatística do Tribunal Superior do Trabalho, resolve:

1. aprovar os modelos de quadros padronizados, anexos, para o registro dos dados estatísticos a serem fornecidos à Subsecretaria de Estatística do Tribunal Superior do Trabalho pelas Varas do Trabalho e pelos Foros Trabalhistas;

2. determinar que os modelos referidos no item anterior passem a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2004;

3. determinar aos Exmos. Srs. Juízes Titulares de Varas do Trabalho, aos Exmos. Srs. Juízes Diretores de Foros Trabalhistas e aos Exmos. Srs. Juízes Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho que observem os procedimentos relativos a registro, controle e tramitação de dados estatísticos, de acordo com os modelos aprovados pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e com as orientações para seu preenchimento, fornecidas pela Subsecretaria de Estatística do TST;

4. determinar que os dados estatísticos sejam coletados mensalmente e enviados à Subsecretaria de Estatística do TST até o décimo quinto dia útil do mês subseqüente;

5. determinar à Subsecretaria de Estatística do TST que elabore e encaminhe a todos os Tribunais Regionais do Trabalho manual de instrução para preenchimento dos quadros em questão, até 30 de outubro de 2003;

6. determinar à Secretaria de Processamento de Dados e à Subsecretaria de Estatística do TST que divulguem, aos Tribunais Regionais do Trabalho, até 1º de dezembro de 2003, as orientações necessárias à transmissão eletrônica dos dados estatísticos;

7. determinar que a remessa eletrônica dos dados tenha início em agosto de 2004, com o envio dos dados estatísticos do mês de julho, para as Varas do Trabalho jurisdicionadas pelos Tribunais Regionais do Trabalho da 1ª à 8ª Região; em setembro de 2004, com o envio dos dados estatísticos do mês de agosto, para as Varas do Trabalho da 9ª à 16ª Região; e em outubro de 2004, com o envio dos dados estatísticos referentes ao mês de setembro, para as Varas do Trabalho jurisdicionadas pelos Tribunais Regionais do Trabalho da 17ª à 24ª Região;

8. determinar aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho que observem os procedimentos necessários para que os boletins estatísticos de suas Varas sejam reunidos no Tribunal Regional e transmitidos, eletronicamente, à Subsecretaria de Estatística do TST, conforme as orientações e os prazos de que tratam os itens 6 e 7;

9. determinar aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho que informem à Subsecretaria de Estatística do TST, até 30 de outubro de 2003, nome, cargo e lotação de dois servidores responsáveis por receber do TST e divulgar para as Varas do Trabalho e para o Tribunal Regional as orientações para preenchimento e remessa dos boletins estatísticos e atualizem os dados no caso de substituição dos servidores;

10. determinar aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho que observem os procedimentos necessários para garantir que as orientações fornecidas pela Subsecretaria de Estatística do TST tenham seu conhecimento continuado quando da substituição dos servidores referidos no item 9;

11. determinar aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho que providenciem o encaminhamento à Subsecretaria de Estatística do TST, até 30.03.2004, de relatório circunstanciado do desenvolvimento das medidas que adotaram para garantir o início da transmissão eletrônica dos boletins estatísticos de suas Varas nas datas estabelecidas no item 7;

12. determinar à Subsecretaria de Estatística do TST que encaminhe à Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, nos meses de fevereiro e agosto de cada ano, relatório circunstanciado e individualizado, por Vara do Trabalho, dos problemas referentes ao preenchimento e à remessa dos boletins estatísticos que não foram resolvidos nos seis meses anteriores.

Este provimento entra em vigor na data da sua publicação, revogando, a partir de 1º de janeiro de 2004, os Provimentos nºs 1/1998, 3/1999, 3/2000 e 9/2002.

Publique-se.

Cumpra-se.

Brasília/DF, 2 de outubro de 2003.

RONALDO LEAL

CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO

JUSTIÇA DO TRABALHO
BOLETIM ESTATÍSTICO
VARAS DO TRABALHO

TRT: xx UF: xx MUNICÍPIO: xx - xxxxxxxxxxx VT: xxx MÊS/ANO: xx/xxxx

ENDEREÇO:

CEP: xxxxx - xxx

DDD: xxx FONE: xxx-xxxx ou xxx-xxxx FAX: xxx-xxxx e-mail: xxxxxxx

JUIZ(A) TITULAR: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

DIRETOR(A) DA SECRETARIA: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

QUADRO I
RESUMO DA SITUAÇÃO PROCESSUAL

Nota: O Provimento CGJT nº 4, de 03.05.2005, DJU 13.05.2005, revogado pelo Provimento CGJT s/nº, de 06.04.2006, DJU 12.04.2006, alterava este Quadro.

AÇÕES RECEBIDAS, RESOLVIDAS E PENDENTES Quantidade 
01 Processos remanescentes de meses anteriores  
02 Processos recebidos  
03 Processos recebidos com sentença anulada  
04 Total de processos a julgar  
05 Audiências realizadas no mês  Inaugural  
Instrução  
Julgamento  
Una (rito sumaríssimo)  
Una (procedimento comum)  
Outras  
Total  
06 Processos resolvidos Com exame do mérito  
Sem exame do mérito  
Total  
07 Processos pendentes de julgamento Processos com o Juiz para prolação de sentença No prazo  
Prazo vencido  
Processos adiados Com data designada  
 
Outros  
Total  
08 Processos aguardando cumprimento de acordo na fase de conhecimento  
LIQÜIDAÇÃO DE SENTENÇA  
09 Processos em liqüidação remanescentes de meses anteriores  
10 Processos com liqüidação iniciada no mês  
11 Total de processos em liqüidação  
12 Liqüidações encerradas no mês  
13 Processos pendentes de liqüidação  
EXECUÇÕES  
14 Processos de execução remanescentes de meses anteriores  
15 Processos com execução iniciada no mês  
16 Processos desarquivados para continuação da execução  
17 Processos recebidos de outros órgãos para execução  
18 Títulos executivos extrajudiciais com execução iniciada no mês  
19 Processos remetidos a outras Varas para execução  
20 Total de processos em execução  
21 Execuções encerradas  
22 Processos remetidos para o arquivo provisório  
23 Processos pendentes de execução  
24 Saldo de processos no arquivo provisório  
25 Saldo de processos aguardando pagamento de precatório de atualização monetária  
ARQUIVAMENTOS  
26 Processos arquivados definitivamente  

___________________
DIRETOR(A) DA SECRETARIA

JUSTIÇA DO TRABALHO
BOLETIM ESTATÍSTICO
VARAS DO TRABALHO

TRT: xx UF: xx MUNICÍPIO: xxxxxxx - xxxx VT: xxx MÊS/ANO: xx/xxxx

QUADRO II-A
SITUAÇÃO PROCESSUAL SEGUNDO A NATUREZA DAS AÇÕES

Nota: O Provimento CGJT nº 4, de 03.05.2005, DJU 13.05.2005, revogado pelo Provimento CGJT s/nº, de 06.04.2006, DJU 12.04.2006, alterava este Quadro.

Classe Remanescentes de meses anteriores Recebidas Resolvidas Liqüidadas Quitadas Pendentes 
De liqüidação De Execução Por acordo cumprido Por execução encerrada De julgamento De liqüidação De execução 
Na Fase de Conhecimento Na Fase de Execução 
01 Reclamação trabalhista do procedimento comum             
02 Reclamação trabalhista do rito sumaríssimo             
03 Ação de consignação em pagamento             
04 Ação de cumprimento             
05 Ação cautelar             
06 Inquérito judicial             
91 Outras ações             
SUBTOTAL             
07 Embargos de terceiros             
TOTAL             

__________________
DIRETOR(A) DA SECRETARIA

JUSTIÇA DO TRABALHO
BOLETIM ESTATÍSTICO
VARAS DO TRABALHO

TRT: xx UF: xx MUNICÍPIO: xxxxxxx - xxxxxxx VT: xxx MÊS/ANO: xx/xxxx

QUADRO II-B
NATUREZA DOS INCIDENTES PROCESSUAIS RECEBIDOS E JULGADOS

Classe Remanescentes de meses anteriores Recebidos Julgados Pendentes de julgamento para o mês seguinte 
01 Pedido de antecipação de tutela    
02 Exceção de incompetência (pessoa/matéria/lugar)     
03 Embargos declaratórios     
04 Impugnação à sentença de liqüidação     
05 Embargos no processo de execução (à execução, à arrematação, à adjudicação)     
06 Exceção de pré-executividade     
93 Outros     
TOTAL     

___________________
DIRETOR(A) DA SECRETARIA

JUSTIÇA DO TRABALHO
BOLETIM ESTATÍSTICO
VARAS DO TRABALHO

TRT: xx UF: xx MUNICÍPIO: xxxxxxx - xxx VT: xxx MÊS/ANO: xx/xxxx

QUADRO III
ACORDOS HOMOLOGADOS E DECISÕES PROFERIDAS

Decisões Em processos do rito sumaríssimo Em processos do procedimento comum 
Quantidade Valor Quantidade Valor 
01 Conciliações     
02 Procedentes     
03 Procedentes em parte     
04 Improcedentes     
05 Arquivados     
06 Homologações de desistência     
07 Extintos sem julgamento do mérito     
08 Extintos com julgamento do mérito     
13 Remetidos a outro órgão     
95 Outros     
TOTAL     

__________________
DIRETOR(A) DA SECRETARIA

JUSTIÇA DO TRABALHO
BOLETIM ESTATÍSTICO
VARAS DO TRABALHO

TRT: xx UF: xx MUNICÍPIO: xxxxxxx - xxxx VT: xxx MÊS/ANO: xx/xxxx

QUADRO IV
PRAZOS MÉDIOS

 Rito sumaríssimo Procedimento comum 
01 Prazo médio para realização da 1ª audiência (em dias)   
  
02 Prazo médio para realização da audiência de prosseguimento (em dias)   
03 Prazo médio para prolação de sentença (em dias)   
04 Prazo médio para realização da liqüidação de sentença (em dias)   
05 Prazo médio para realização da execução (em dias) Empresas privadas   
Entes públicos   

QUADRO V
CARTAS PRECATÓRIAS E CARTAS DE ORDEM RECEBIDAS

 Cartas precatórias Cartas de ordem 
Executórias Outras 
01 Remanescentes de meses anteriores    
02 Recebidas no mês    
03 Cumpridas no mês    
04 Pendentes de cumprimento    

QUADRO VI
CARTAS PRECATÓRIAS EXPEDIDAS

 Cartas precatórias 
Executórias Outras 
01 Encaminhadas em meses anteriores e não devolvidas pela Vara deprecada   
02 Encaminhadas no mês   
03 Devolvidas no mês   
04 Saldo pendente de devolução pelas Varas deprecadas   

___________________
DIRETOR(A) DA SECRETARIA

JUSTIÇA DO TRABALHO
BOLETIM ESTATÍSTICO
VARAS DO TRABALHO

TRT: xx UF: xx MUNICÍPIO: xxxxxxx - xxxxxx VT: xxx MÊS/ANO: xx/xxxx

QUADRO VII
RECURSOS DE COMPETÊNCIA HIERARQUICAMENTE SUPERIOR

RECURSOS Interpostos no mês Despachados Pendentes de despacho para o mês seguinte  
Admitidos Denegados 
01 Recurso ordinário       
02 Recurso ordinário do rito sumaríssimo       
03 Agravo de instrumento       
04 Agravo de petição       
05 Recurso adesivo       
TOTAL       
06 Remessa de ofício ao TRT  
Saldo de processos em grau de recurso 
07 Processos que se encontram no TRT/TST/STF, em grau de recurso  

QUADRO VIII
ARRECADAÇÃO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS

 Custas processuais Emolumentos 
Arrecadadas Dispensadas Arrecadados Dispensados 
Processo de conhecimento Processo de execução Processo de conhecimento Processo de execução 
01 Empregado       
02 Empregador       
03 Terceiros       
TOTAL       

QUADRO IX
VALORES PAGOS AOS RECLAMANTES

01 Valor total decorrente de execução  
02 Valor total decorrente de acordo  
TOTAL  

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DIRETOR(A) DA SECRETARIA

JUSTIÇA DO TRABALHO
BOLETIM ESTATÍSTICO
VARAS DO TRABALHO

TRT: xx UF: xx MUNICÍPIO: xxxxxxx - xxxxxx VT: xxx MÊS/ANO: xx/xxxx

QUADRO X
ORIGEM DAS AÇÕES POR ATIVIDADE PROFISSIONAL

Categoria econômica Atividade profissional Processos 
INDÚSTRIA Metalúrgica, mecânica e de material elétrico  
Alimentação, bebidas e fumo  
Construção civil e mobiliária  
Fiação, tecelagem e vestuário  
Couro, plástico e borracha  
 
Papel, cortiça, gráfica e editoração  
Extrativa mineral  
Vidros, cristais, cerâmicas e lapidação  
Outras  
SUBTOTAL  
COMÉRCIO Varejista  
Atacadista e armazenador  
Agentes autônomos do comércio  
SUBTOTAL  
TRANSPORTE Rodoviário  
Ferroviário e metroviário  
Marítimo e fluvial  
Aéreo  
Estivadores e portuários  
SUBTOTAL  
COMUNICAÇÃO Correios e telégrafos  
Telecomunicações  
Jornalismo, radiodifusão e publicidade  
SUBTOTAL  
AGROPECUÁRIA, EXTRAÇÃO VEGETAL E PESCA Agropecuária  
Extração vegetal e pesca  
SUBTOTAL  
EDUCAÇÃO, CULTURA E LAZER Educação  
Atividades artísticas e culturais  
Esporte e lazer  
SUBTOTAL  
SEGURIDADE SOCIAL Saúde  
Previdência Social  
Assistência Social  
SUBTOTAL  
SERVIÇOS URBANOS Energia elétrica  
Água e esgoto  
Gás  
Limpeza urbana  
SUBTOTAL  
TURISMO, HOSPITALIDADE E ALIMENTAÇÃO Restaurantes, bares e similares  
Empresas de turismo  
Hotéis e similares  
SUBTOTAL  
SERVIÇOS DIVERSOS Reparação, manutenção e instalação  
Limpeza, segurança e vigilância  
Serviços pessoais e técnicos  
Agências imobiliárias e condomínios  
Outros serviços  
SUBTOTAL  
SISTEMA FINANCEIRO Estabelecimentos bancários  
Empresas de seguros e capitalização  
Bolsas mercantis e de valores  
SUBTOTAL  
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Municipal  
Estadual  
Federal  
SUBTOTAL  
SERVIÇOS DOMÉSTICOS Serviços domésticos  
EMPRESAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS Empresas de processamento de dados  
OUTROS Outros  
TOTAL   

___________________
DIRETOR(A) DA SECRETARIA

JUSTIÇA DO TRABALHO
BOLETIM ESTATÍSTICO
VARAS DO TRABALHO

TRT: xx UF: xx MUNICÍPIO: xxxxxxx -xxxxx VT: xxx MÊS/ANO: xx/xxxx

QUADRO XI
ORIGEM DAS AÇÕES POR MUNICÍPIO

Município Processos 
Quantidade Reclamantes 
TOTAL   

___________________
DIRETOR(A) DA SECRETARIA

JUSTIÇA DO TRABALHO
BOLETIM ESTATÍSTICO
VARAS DO TRABALHO

TRT: xx UF: xx MUNICÍPIO: xxxxxxx - xxxxxxxxx VT: xxx MÊS/ANO: xx/xxxx

QUADRO XII
EXECUÇÃO DA ARRECADAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

01 Processos de execução remanescentes de meses anteriores  
02 Processos com execução iniciada no mês  
03 Total de processos em execução  
04 Execuções encerradas  
05 Processos de execução pendentes para o mês seguinte  

QUADRO XIII
VALORES ARRECADADOS DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA E IMPOSTO DE RENDA

Nota: O Provimento CGJT nº 4, de 03.05.2005, DJU 13.05.2005, revogado pelo Provimento CGJT s/nº, de 06.04.2006, DJU 12.04.2006, alterava este Quadro.

01 Valores arrecadados de contribuição previdenciária  
02 Valores arrecadados de imposto de renda  
TOTAL  

QUADRO XIV
OBSERVAÇÕES DA VARA

___________________
DIRETOR(A) DA SECRETARIA

JUSTIÇA DO TRABALHO
BOLETIM ESTATÍSTICO
FORO TRABALHISTA

TRT:xx UF:xx MUNICÍPIO:xxxxxxx - xxxxxxxxxxxx MÊS/ANO:xx/xxxx

ENDEREÇO:

CEP: xxxxx - xxx

DDD: xxx FONE: xxx-xxxx FAX: xxx-xxxx e-mail: xxxxxxxxxxxxxxxx

JUIZ(A) DIRETOR(A) DO FORO: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

QUADRO I
ARRECADAÇÃO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS

 Emolumentos 
Arrecadadas Dispensadas Arrecadados Dispensados 
Processo de conhecimento Processo de execução Processo de conhecimento Processo de execução 
01 Empregado       
02 Empregador       
03 Terceiros       
TOTAL       

QUADRO II
OBSERVAÇÕES

_____________________________________
JUIZ(A) DIRETOR(A) DO FORO

(*) Republicada em razão de erro material."