Portaria Interministerial MP/MD nº 121 de 27/05/2009

Norma Federal - Publicado no DO em 28 mai 2009

Estabelece as atribuições específicas e o desdobramento em áreas de especialização previsto nos §§ 1º e 2º do art. 71 da Lei nº 11.784, de 2008, para os cargos de Especialista em Atividades Hospitalares e de Técnico em Atividades Médico-Hospitalares, nos termos dos Anexos I e II desta Portaria.

OS MINISTROS DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO E DA DEFESA, Interino, no uso de suas atribuições e em conformidade com o disposto nos §§ 1º e 2º do art. 71 da Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008,

Resolvem:

Art. 1º Estabelecer as atribuições específicas e o desdobramento em áreas de especialização previsto nos §§ 1º e 2º do art. 71 da Lei nº 11.784, de 2008, para os cargos de Especialista em Atividades Hospitalares e de Técnico em Atividades Médico-Hospitalares, nos termos dos Anexos I e II desta Portaria.

Art. 2º Ficam convalidados o Edital nº 1/2008, de 8 de dezembro de 2008, do Diretor do Hospital das Forças Armadas - HFA, publicado em 9 de dezembro de 2008, e os atos dele decorrentes.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

PAULO BERNARDO SILVA

Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão

General-de-Exército ENZO MARTINS PERI

Ministro de Estado da Defesa

ANEXO I
ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO DO CARGO DE ESPECIALISTA EM ATIVIDADES HOSPITALARES

ÁREA  ESPECIALIDADE  ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS  
SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIALExercer atividades de supervisão, coordenação e orientação de trabalhos relacionados com o desenvolvimento, diagnóstico e tratamento da comunidade, em seus aspectos sociais; identificar e analisar problemas e necessidades materiais, psíquicas e de outra ordem e aplicar os processos básicos do serviço social e demais atividades inerentes à especialidade; contribuir para o tratamento e prevenção de problemas de origem psicossocial e econômica que interferem no tratamento médico; utilizar meios e técnicas de orientação, motivação e apoio; facilitar a recuperação do paciente e sua reintegração na sociedade; assistir o trabalhador em problemas referentes à readaptação profissional por diminuição da capacidade de trabalho proveniente de moléstia ou acidente, à concessão de licenças; orientar em suas relações empregatícias, para possibilitar a solução adequada ao caso; acompanhar a evolução psicofísica de indivíduos em convalescença, proporcionando-lhes os recursos assistenciais necessários, para ajudar na integração ou reintegração no meio social; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; exercer funções de coordenação, encarregado e chefia quando designado; desenvolver as suas funções de acordo com a conveniência do serviço; executar outras atividades inerentes à especialidade.  
ENFERMAGEM AUDITORIA DE CONTAS HOSPITALARES CONTROLE DEINFECÇÃOHOSPITALAR ENFERMAGEMDO TRABALHOEPIDEMIOLOGIANEFROLOGIA/HEMODIÁLISEGERAL Exercer atividades de chefia, supervisão, coordenação e execução, em grau de maior complexidade, relativas à observação, ao cuidado, à educação sanitária dos doentes, gestantes e acidentados, à administração de medicamentos e tratamento prescritos, bem como à aplicação de medidas destinadas à prevenção de doenças, atuando nas Unidades Assistenciais de Enfermagem, Auditoria de Enfermagem, Controle de Infecção Hospitalar, Epidemiologia e Trabalho, Centro Cirúrgico, Hemodinâmica, Hemodiálise, UTI, Emergência, Maternidade, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ambulatório, Unidades de Internação e demais setores do Hospital. Realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática. Desenvolver as suas funções de acordo com a conveniência do serviço; executar outras atividades inerentes à especialidade.  

FARMÁCIA  ANÁLISES CLÍNICAS FARMÁCIA HOSPITALARRADIOFARMÁCIA HOSPITALAR/MEDICINA NUCLEAR Atividades de chefia, supervisão, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos e estudos relativos a métodos e técnicas de produção, controle, e análise clínica e toxicológica de medicamentos, atuando em todas as áreas de Laboratório Clínico, Banco de Sangue e Farmácia Hospitalar. Contribuir com conhecimentos científicos sobre medicamentos, interação medicamentosa, dispensação e controle de estoque de Farmácia Hospitalar, de Farmácia Clínica; controle de antibióticoterapia; preparo de nutrição parenteral; farmacovigilância; quimioterapia; radiofarmácia, farmacotécnica, bioquímica e realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à especialidade.  
FISICA NUCLEAR  MEDICINA NUCLEAR  Atividades de chefia, supervisão, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, atuando no controle permanente da qualidade dos contadores de radiação e aparelhos que geram imagens de Medicina Nuclear; responsabilizar-se pela supervisão de radioproteção das instalações, dos aparelhos e de todo o pessoal ocupacionalmente expostos a radiações ionizantes; controlar a dosimetria de todos os servidores ocupacionalmente exposto a radiações ionizantes; acompanhar e treinar todos os servidores ocupacionalmente expostos às radiações ionizantes, e como se proteger das radiações. Registrar diariamente, mensalmente e semestralmente as doses ministradas aos pacientes; registrar as calibrações dos equipamentos diariamente, mensalmente e semanalmente, realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; desenvolver as suas funções de acordo com a conveniência do serviço; executar outras atividades inerentes à especialidade.  
FISIOTERAPIA  FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA REABILITAÇÃO CARDIOVASCULARUTI/ADULTOUTI/NEONATALFISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPEDIA. Exercer atividades de chefia, supervisão, coordenação e execução especializada, em grau de maior complexidade, referente a trabalhos relativos à utilização de métodos e técnicas fisioterápicos, terapêuticos e recreacionais, para a reabilitação física e mental, visando à recuperação física do paciente, atuando em todas as Unidades de tratamento, incluindo a Unidade de Tratamento Intensivo e Cardiovascular. Realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à especialidade.  

FONOAUDIOLOGIA  FONOAUDIOLOGIA  Exercer atividades de chefia, supervisão, coordenação e execução especializada, em grau de maior complexidade, referente à reabilitação das alterações de comunicação verbal e gráfica, tais como: distúrbio de voz, da fala, troca de letras, distorções, disfluência, déficit e/ou atraso de linguagem, alterações da musculatura oral e da deglutição, distúrbios de leitura e escrita; realização de exames audiométricos; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; e executar outras atividades inerentes à especialidade. 
NUTRIÇÃO  CLÍNICA PRODUÇÃO Atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, referentes a trabalhos relativos à educação e segurança alimentar, nutrição e dietética, atuando no atendimento a pacientes internados (DIETOTERAPIA) e em ambulatórios; supervisionando a produção de alimentos, tanto para população sadia, quanto para indivíduos enfermos; e demais atividades inerentes à especialidade; Realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à especialidade. 
ODONTOLOGIA ODONTOLOGIA Atividades de chefia, supervisão, coordenação e execução especializada, em grau de maior complexidade, relacionadas com a assistência buço-dentário, envolvendo, inclusive, cirurgia especializada, perícia odonto-administrativa e odonto-legal, prestar assistência odontológica, inclusive cirúrgica, implante, ortodôntica e protética; atuar nos procedimentos cirúrgicos em nível ambulatorial e eletivo, de pequenos e médios portes, devendo acompanhar todo o quadro pré e pós-operatório dos pacientes, e revisões ambulatoriais subseqüentes; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática e executar outras atividades inerentes à especialidade.  

PSICOLOGIA  CLÍNICA INFÂNCIA/ ADOLESCÊNCIA Atividades de chefia, supervisão, coordenação, relativas ao estudo do comportamento humano e da dinâmica da personalidade, com vistas à orientação psicopedagógica e ao ajustamento individual, atuar no atendimento ambulatorial (psicoterapia individual e de grupo); aplicação, correção e interpretação de testes psicométricos; elaboração de pareceres internos e externos; elaboração de psicodiagnósticos; aplicar, corrigir e analisar testes psicométricos; análise e desenvolvimento organizacional, diagnóstico da relação humana na organização e no desenvolvimento de equipes, acompanhamento e desenvolvimento de pessoal; estudo e planejamento de condições de trabalho; participar de programas e/ou atividades na área da saúde e segurança do trabalho; atuar como consultor interno/externo, para facilitar processos de grupo e de intervenção psicossocial; participar do processo de desligamento, demissões e preparação para aposentadorias de servidores do HFA; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à especialidade.  
QUÍMICA  QUÍMICA  Atividades de Chefia, supervisão, pesquisa, coordenação e elaboração de projetos relativos à proteção e ao aperfeiçoamento da técnica e da físico-química, bem como da química geral, analítica ou especializada; proceder às dosagens químicas, preparando as respectivas soluções; coordenar e orientar: análises químicas; estudos preliminares de tratamento e utilização econômica das substâncias; pesquisas analíticas; dosagens químicas; fornecer instruções técnicas, teóricas e práticas, para a realização de pesquisas, ensaios, interpretação de análises e preparação de laudos e boletins de exame; aperfeiçoar ou padronizar métodos de análises a serem utilizados nos trabalhos de rotina; prestar orientação técnica a estudantes estagiários; emitir laudos e pareceres em assuntos de sua especialidade; fornecer dados estatísticos de suas atividades; estabelecer normas, específicas e métodos de ensaios e análises; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à especialidade.  

ANEXO II
ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO DO CARGO DE TÉCNICO EM ATIVIDADES MÉDICO-HOSPITALARES

ÁREA  ESPECIALIDADE  ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS  
CITOTÉCNICA CITOTÉCNICA Realizar a leitura de todas as preparações citopatológicas e encaminhar os casos positivos - displasia (NIC), carcinoma in situ e carcinoma invasivo - ao citopatologista, com os campos devidamente assinalados; solicitar, sempre que se fizer necessária, a orientação do citopatologista; participar ativamente da rotina do laboratório nos setores de recepção, processamento técnico, arquivo e documentação; estar capacitado para a leitura de, no mínimo, cinqüenta preparações citológicas na jornada de trabalho; exercer as atividades da área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; cumprir as rotinas administrativas estabelecidas pela Direção, Chefia do Departamento e Chefia imediata; executar outras atividades inerentes à área.  
PRÓTESE  PRÓTESE  Confeccionar prótese odontológica nas diversas modalidades; prever a aquisição de materiais de consumo para uso laboratorial; confeccionar estatísticas de serviços protéticos realizados; realizar a manutenção preventiva dos equipamentos do laboratório de prótese; exercer as atividades da área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; cumprir as rotinas administrativas estabelecidas pela Direção, Chefia do Departamento e Chefia imediata; executar outras atividades inerentes à área.  
CITO E HISTOLOGIA CITO E HISTOLOGIA Aplicação das técnicas de: inclusão e cortes em parafina, inclusão e cortes de biópsia de congelação, colorações especiais e rotina, arquivo de blocos e lâminas de exames, preparação de corantes, montagem de lâminas; processamento de materiais para citologia e histologia; centrifugar líquidos; realizar esfregaços de materiais de exames de citologia; executar manutenção e limpeza de equipamentos, vidrarias e utensílios de laboratório; guarda e gerenciamento de materiais de consumo; operar equipamentos, como processadores automáticos de tecidos, centrífugas, micrótomos, criostatos, afiadores de navalha, balanças analíticas, estufas e inclusores de parafina; coloração de lâminas; participar de escalas de sobreaviso e plantões do Serviço de Anatomia Patológica; quando necessário, exercer todas as atividades inerentes ao cargo que ocupa; exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; cumprir as rotinas administrativas estabelecidas pela Direção, Chefia do Departamento e Chefia imediata; executar outras atividades inerentes à área. 
ELETRO- CARDIOGRAFIA  ELETRO- CARDIOGRAFIA  Atender pacientes portadores de requisição ou prescrição médica de exame eletrocardiográfico e de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial - MAPA e outros; preparar os pacientes de acordo com as normas técnico-auxiliares usuais e regulamentares para o exame requisitado ou prescrito; preparar a aparelhagem e controlar seu funcionamento durante todo exame; submeter à revisão do médico responsável o demonstrativo gráfico do exame efetuado e colaborar na sua interpretação, de acordo com os conhecimentos profissionais que lhe são exigidos; registrar em formulários próprios os trabalhos executados; exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; cumprir as rotinas administrativas estabelecidas pela Direção, Chefia do Departamento e Chefia imediata; executar outras atividades inerentes à área.  
ELETRO- ENCEFALOGRAFIA ELETRO- ENCEFALOGRAFIA Atender pacientes portadores de requisição ou prescrição médica de exame eletroencefalográfico; preparar os pacientes de acordo com as normas técnico-auxiliares usuais e regulamentares para o exame requisitado ou prescrito; preparar a aparelhagem e controlar seu funcionamento durante todo exame; submeter à revisão do médico responsável o demonstrativo gráfico do exame efetuado e colaborar na sua interpretação, de acordo com os conhecimentos profissionais que lhe são exigidos; registrar em formulários próprios os trabalhos executados; exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; cumprir as rotinas administrativas estabelecidas pela Direção, Chefia do Departamento e Chefia imediata; executar outras atividades inerentes à área.  
ENFERMAGEM  GERAL ENFERMAGEM DO TRABALHO Atividades de nível médio, envolvendo orientação e fiscalização do trabalho de enfermagem em grau técnico e auxiliar, participação no planejamento da assistência a ser prestada a cada paciente pela equipe de enfermagem; assistência aos enfermos, bem como atividades operacionais de apoio ao tratamento médico, cirúrgico e odontológico; atuar como auxiliar nas intervenções cirúrgica, instrumentação, auxiliar na área de enfermagem do trabalho; exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à área.  

FARMÁCIA  FARMÁCIA  Atividades de nível médio, envolvendo as atividades em farmácia de manipulação, dispensação na farmácia hospitalar e satélites, produção e logística de produtos farmacêuticos e cosméticos; armazenamento e distribuição de medicamentos,  soluções de grande volume e material de saúde, insumos e correlatos; participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos farmacêuticos; realizar operações farmacotécnicas; conferir fórmulas; efetuar manutenção de rotina em equipamentos, utensílios de laboratório e rótulos das matérias-primas, medicamentos manipulados e fracionados; controlar estoques, fazer testes de qualidade das matérias-primas, equipamentos e ambiente; produção de produtos terapêuticos e correlatos; documentar atividades e procedimentos da farmácia hospitalar; desenvolver atividades de acordo com as boas práticas, sob a supervisão e orientação do farmacêutico; desenvolver as funções de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à área.
FUNÇÃO PULMONAR  FUNÇÃO PULMONAR  Atividades de nível médio, envolvendo as atividades de calibração dos equipamentos de função pulmonar; realização de provas de função pulmonar (espirometria, volume residual, difusão pulmonar, gasometria arterial, testes de distribuição da ventilação, testes de exercício); exames de oximetria diurna e noturna e polissonografia; exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à área.  
GESSO  GESSO  Atividades de nível médio, envolvendo as atividades engessamento em membros superiores, inferiores, tronco e região cervical; aplicação de técnicas de tração esquelética e cutâneas; organizar a sala de gesso; cuidar dos equipamentos necessários ao funcionamento da sala de gesso; remover pacientes engessados; confeccionar cunha e janela no gesso; exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à área.  
HEMOTERAPIA  HEMOTERAPIA  Atividades de nível médio, envolvendo as atividades atinentes as cirurgias eletivas: controlar os pedidos de reserva de sangue, verificar os grupos sangüíneos, observar estoques e, se necessário, solicitar ao Hemocentro; nas transfusões: receber as solicitações, coletar amostra do paciente, realizar as provas de compatibilidade com o soro, realizar transfusões nos andares, na Emergência, no Centro Cirúrgico e na UTI; participar do recebimento da amostra; exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à área.  
HIGIENE DENTAL  HIGIENE DENTAL  Atividades de nível médio, envolvendo as atividades de preparo ao paciente para o atendimento; auxiliar no atendimento ao paciente; instrumentar o cirurgião-dentista junto à cadeira operatória; promover isolamento do campo operatório; manipular materiais de uso odontológico; selecionar moldeiras; confeccionar modelos em gesso; proceder à conservação e à manutenção do equipamento odontológico; participar do treinamento de atendentes de consultórios dentários; colaborar nos programas educativos de saúde bucal; colaborar nos levantamentos e estudos epidemiológicos como coordenador, monitor e anotador; educar e orientar os pacientes ou grupos de pacientes sobre prevenção e tratamento das doenças bucais; fazer a demonstração de técnicas de escovação; responder pela administração de clínica; supervisionar, sob delegação, o trabalho dos atendentes de consultório dentário; fazer a tomada, revelar e montar radiografias intra-orais; realizar teste de vitalidade pulpar; realizar a remoção de indutos, placas e cálculos supragengivais; executar a aplicação de substâncias para a prevenção da cárie dental; inserir e condensar substâncias restauradoras; polir restaurações, vedando-se a escultura; proceder à limpeza e à anti-sepsia do campo operatório, antes e após os atos cirúrgicos; remover suturas; confeccionar modelos; preparar moldeiras; executar adicionalmente tarefas administrativas de acordo com as necessidades da clínica; executar o processamento, limpeza e manutenção de todo o material e equipamento de uso odontológico; marcar consultas; preencher e anotar fichas clínicas; manter em ordem arquivo e fichário; exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática e executar outras atividades inerentes à área.  
LABORATÓRIO LABORATÓRIO Atividade de nível médio, envolvendo as atividades de orientação, supervisão e execução qualificada de trabalhos de laboratório relativos à coleta, transporte de materiais biológicos, de terminações, dosagens e análises microbiológicas, bacterioscópicas, físicas e químicas em geral para fins de diagnóstico complementar; outras atividades relacionadas com o cargo no Laboratório de Análises Clínicas, Hematologia e Hemoterapia, LAC-UTI, Anatomia Patológica, LAC-EMERGÊNCIA e demais setores do Hospital; exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à área.  

MEDICINA NUCLEAR  MEDICINA NUCLEAR  Atividades de nível médio, envolvendo as atividades de manipulação de radioisótopos, radiofármacos, doses utilizadas em cada modalidade de exame. Realizar exames em Medicina Nuclear (cintilografias); manipular radioisótopos e radiofármacos e preparar doses específicas para cada exame; encaminhar os exames realizados para o médico a fim de emitir o laudo; controlar filmes, eventuais perdas e registrar o movimento de exames diários para fins estatísticos e de controle; executar tarefas semelhantes; aplicação do conhecimento dos protocolos de realização de cada exame, controle de qualidade da Gamacâmara e do curiômetro, entendimento sumário da aplicação dos mesmos e contribuir com procedimentos de enfermagem (punção venosa, imobilização de paciente); exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à área.  
NECROPSIA  NECROPSIA  Atividades de nível médio, envolvendo as atividades de recepção e liberação de corpos; aplicação das técnicas de formolização, embalsamento e necropsia; preparar a sala de necropsia, bem como colocar e retirar corpos da mesa de necropsia; auxiliar o patologista anotando as descrições macroscópicas evidenciadas durante a clivagem das biópsias e peças operatórias e necropsias; organização e limpeza da sala de clivagem e necropsia; organizar os materiais de exames obedecendo aos critérios pré definidos; verificar se todo o material biológico está acondicionado em formol e em recipientes adequados; separar, preparar e encaminhar materiais biológicos destinados à incineração; executar manutenção e limpeza de equipamentos, vidrarias e utensílios das salas de clivagem e necropsia; guarda e gerenciamento de materiais de consumo; operar equipamentos, como serra para crânio, câmaras frigoríficas, instrumental cirúrgico, mesa de necropsia, descalcificador ósseo e equipamentos de proteção individual; exercer todas as atividades inerentes ao cargo que ocupa, exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à área.  

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA  NUTRIÇÃO E DIETÉTICA  Exercer atividades de nível médio, envolvendo as atividades de alimentação e assistência à saúde de pacientes portadores de patologias; coletar dados estatísticos dos pacientes ou informações por meio da aplicação de entrevistas, questionários e preenchimento de formulários, conforme protocolo definido pelo nutricionista responsável técnico; realizar nos pacientes a pesagem e aplicar outras técnicas de mensuração de dados corporais definidas pela concretização da avaliação nutricional; supervisionar as atividades de higienização de alimentos no ambiente hospitalar, equipamentos e utensílios visando à segurança alimentar e difundindo as técnicas sanitárias vigentes; participar de programas de educação alimentar para a clientela atendida, conforme planejamento estabelecido pela organização hospitalar; colaborar com as autoridades de fiscalização profissional e/ou sanitária; participar de pesquisas e estudos relacionados à sua área de atuação; acompanhar e auxiliar as atividades do Serviço de Nutrição e Dietética, de acordo com as suas atribuições; auxiliar o nutricionista no controle periódico dos trabalhos executados pelo Serviço de Nutrição e Dietética; observar, aplicar e orientar os métodos de esterilização e desinfecção de alimentos; utensílios, ambientes e equipamentos, previamente estabelecidos pelo nutricionista; relacionar os vários tipos de dietas de rotina, com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista; observar as características organolépticas dos alimentos preparados, bem como as transformações sofridas nos processos de cocção e de conservação, identificando e corrigindo; acompanhar a distribuição dos diversos tipos de dietas as pacientes internados; responsabilizar-se por projeto de sua especialidade, desde que compatível com sua formação profissional; exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; e executar outras atividades inerentes à área.  

PERFUSÃO  PERFUSÃO  Exercer atividades de nível médio, envolvendo as atividades de substituição das funções cardiocirculatórias e respiratórias, bem como a preservação das funções metabólicas e orgânicas dos pacientes submetidos à cirurgia do coração e grandes vasos; monitorizar os parâmetros fisiológicos vitais e sua adequação; preparar a administração (infusão) de soluções cardioplégicas e rinoplégicas; realizar, interpretar e corrigir os parâmetros laboratoriais durante a circulação extracorpórea; realizar, interpretar e controlar o tempo de coagulação ativada em pacientes heparinizados; prever, requisitar e controlar os materiais e equipamentos utilizados nos procedimentos de circulação extracorpórea; examinar e testar os componentes da máquina coração-pulmão, realizando o controle de sua manutenção preventiva e corretiva, conservando-a permanentemente em condições de uso; administrar os medicamentos necessários ao paciente; exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; e executar outras atividades inerentes à área.  
RADIOLOGIA  RADIOLOGIA  Atividades de nível médio, envolvendo as atividades de conduzir, posicionar e aplicar os fatores radiográficos para a realização de exames radiológicos simples e contrastados; realizar exames de tomografia computadorizada; operar a câmara escura para revelação de filmes, carregamento de chassis e reposição de material para as atividades diárias; realizar trabalhos em câmara clara, classificando películas radiográficas quanto à identificação e qualidade de imagem, controlando filmes gastos e eventuais perdas, e registrando o movimento de exames para fins estatísticos e de controle; encaminhar os exames realizados ao médico radiologista para fins de laudo; coordenar, quando em função de supervisor, o serviço e distribuição de exames pelos demais técnicos; participar de plantões diurnos e noturnos e atividades diárias; realizar exames na clínica radiológica para pacientes ambulatoriais e da Emergência; realizar exames em aparelhos móveis nos pacientes internados nas diversas clínicas e UTI; exercer as atividades de sua área de acordo com a conveniência do serviço; realizar atividades que exijam conhecimentos básicos de informática; executar outras atividades inerentes à área.