Portaria TJDFT nº 86 de 29/01/2008

Norma Federal - Publicado no DO em 30 jan 2008

Aprova o Relatório de Gestão Fiscal relativo ao 3º quadrimestre do exercício financeiro de 2007 e dá outras providências.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS, no uso de sua competência legal e regimental, e tendo em vista o disposto no inciso III do art. 54 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, bem como o que consta do Processo Administrativo nº 887/2003, resolve:

Art. 1º Aprovar o Relatório de Gestão Fiscal, relativo ao 3º quadrimestre do exercício financeiro de 2007, na forma dos demonstrativos anexos, bem como autorizar sua publicação e disponibilização por meio da internet, consoante previsto no § 2º do art. 55, da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Des. LÉCIO RESENDE DA SILVA

Presidente do Tribunal

GUILHERME PAVIE RIBEIRO

Secretário-Geral

CID MOREIRA

Secretário de Recursos Orçamentários e Financeiros

MÔNICA AKEMI GONÇALVES NAKAZATO

Secretária de Controle Interno

ANEXO

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS

RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL

DEMONSTRATIVO DA DESPESA COM PESSOAL

ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL

JANEIRO A DEZEMBRO/2007

RGF - ANEXO I (LRF, art. 55, inciso I, alínea a) R$ Milhares 
DESPESA COM PESSOAL Despesas Executadas (Últimos 12 meses) 
  Liquidadas Inscritas em Restos a Pagar não Processados Total 
DESPESA BRUTA COM PESSOAL (I) 931.205 30.360 961.565 
Pessoal Ativo 720.917 25.572 746.489 
Sentenças Judiciais Sem Precatório (do Próprio Órgão) 26.470    26.470 
Sentenças Judiciais com Precatório (do Próprio Órgão e de Outros da Administração Direta) 81    81 
Demais Despesas com Pessoal Ativo 694.366 25.572 719.938 
Pessoal Inativo e Pensionistas 210.288 4.788 215.076 
Outras despesas de pessoal decorrentes de contratos de terceirização ( art. 18, § 1º da LRF)      
(-) DESPESAS NÃO COMPUTADAS ( art. 19, § 1º da LRF) (II)325.733    325.733 
Indenizações por Demissão e Incentivos à Demissão Voluntária Decorrentes de Decisão Judicial 26.551    26.551 
Despesas de Exercícios Anteriores 84.337    84.337 
Inativos e Pensionistas com Recursos Vinculados 214.845    214.845 
TOTAL DA DESPESA COM PESSOAL PARA FINS DE APURAÇÃO DO LIMITE-TDP (III) = (I - II) 605.472 30.360 635.832 
RECEITA CORRENTE LÍQUIDA - RCL (IV) 386.681.857 386.681.857 386.681.857 
% do TOTAL DA DESPESA COM PESSOAL PARA FINS DE APURAÇÃODO LIMITE - TDP sobre a RCL (V) = (III / IV) x 100 0,156581% 0,007851% 0,164433% 
LIMITE MÁXIMO (incisos I, II e III, art. 20 da LRF) 0,275000%      1.063.375 
LIMITE PRUDENCIAL (§ único, art. 22 da LRF) 0,261250%      1.010.206 

DEMONSTRATIVO DA DISPONIBILIDADE DE CAIXA

ORÇAMENTOS FISCAL E DE SEGURIDADE SOCIAL

JANEIRO A DEZEMBRO/2007

LRF, art. 55, Inciso III, alínea a - Anexo V R$ Milhares

ATIVO VALOR PASSIVO VALOR 
ATIVO DISPONÍVEL 90.163 OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS 10.378 
Disponibilidade Financeira 90.163 Depósitos 2.908 
Caixa     Restos a Pagar Processados 7.442 
Bancos 1.016 Do Exercício 7.189 
Conta Movimento 1.016 De Exercícios Anteriores 253 
Contas Vinculadas    Outras Obrigações Financeiras 28 
Aplicações Financeiras    Débitos Diversos a Pagar 28 
Outras Disponibilidades Financeiras 89.147     
Limite de Saque com Vinculação de Pagamento 89.053     
Recursos a Receber P/Pagamento de Restos a Pagar 94     
SUBTOTAL 90.163 SUBTOTAL 10.378 
INSUFICIÊNCIA ANTES DA INSCRIÇÃO EM RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS (I)    SUFICIÊNCIA ANTES DA INSCRIÇÃO EM RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS (II) 79.785 
TOTAL 90.163 TOTAL 90.163 
INSCRIÇÃO EM RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS (III) 78.936 
SUFICIÊNCIA APÓS A INSCRIÇÃO EM RESTOS A PAGAR NÃO PROCESSADOS (IV) = (II - III) 849 
DEFICIT    SUPERAVIT 849 

DEMONSTRATIVO DOS RESTOS A PAGAR

ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL

JANEIRO A DEZEMBRO/2007

LRF, art. 55, inciso III, alínea b - Anexo VI R$ Milhares

ÓRGÃO RESTOS A PAGAR 
  Processados Suficiência/ Insuficiência antes da Inscrição em Restos a Pagar Não Processados Não Processados 
  Inscritos    Inscritos Não Inscritos por Insuficiência Financeira 
  Exercícios Anteriores Do Exercício    Do Exercício   
ADMINISTRAÇÃO DIRETA Justiça do DF e dos Territórios25 7.189 79.785 78.936   
TOTAL 252 7.189 79.785 78.936   
DESTINAÇÃO DE RECURSOS RESTOS A PAGAR 
  Processados Suficiência/ Insuficiência antes da Inscrição em Restos a Pagar Não Processados Não Processados 
  Inscritos    Inscritos Não Inscritos por Insuficiência Financeira 
  Exercícios Anteriores Do Exercício    Do Exercício   
Custeio e Investimentos 252 7.189 49.425 48.576   
Pessoal e Encargos Sociais      30.360 30.360   
TOTAL 252 7.189 79.785 78.936   

FONTE: SIAFI e Manual de Elaboração do Relatório de Gestão Fiscal (6ª edição), aprovado pela Portaria STN nº 632, de 30.08.2006 e 29, de 18.01.2008, que divulgou a RCL.

1. Durante o exercício, somente as despesas liquidadas são consideradas executadas. No encerramento do exercício, as despesas não liquidadas inscritas em restos a pagar não processados são também consideradas. Dessa forma, para maior transparência, as despesas executadas estão segregadas em:

a) Despesas liquidadas, consideradas aquela em que houve a entrega do material ou serviço, nos termos do art. 63 da Lei nº 4.320/64;

b) Despesas empenhadas mas não liquidadas, inscritas em Restos a Pagar não processados,consideradas liquidadas no encerramento do exercício, por força do inciso II do art. 35 da Lei nº 4.320/64.

2. O valor inscrito em Restos a Pagar não processados refere-se apenas às inscrições do exercício.

3. Foi excluída dos valores executados com recursos vinculados a importância de R$ 150.000,00, referente à despesa com auxílio funeral e natalidade de inativos, realizada na fonte 156.

4. O valor incluído na linha de Sentenças Judiciais com Precatório refere-se a recurso recebido por descentralização do TRF 1ª Região.

Des. LÉCIO RESENDE DA SILVA

Presidente do Tribunal

GUILHERME PAVIE RIBEIRO

Secretário-Geral CID MOREIRA

Secretário de Recursos Orçamentários e Financeiros

MÔNICA AKEMI GONÇALVES NAKAZATO

Secretária de Controle Interno