Portaria MEC nº 505 de 03/06/2009
Norma Federal
Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos de Medicina do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.
Notas:
1) Revogada pela Portaria MEC nº 1.741, de 12.12.2011, DOU 13.12.2011 .
2) Assim dispunha a Portaria revogada:
"O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , o Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001 , a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 , e o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006 .
Art. 1º Aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento dos Cursos de Medicina, anexo a esta Portaria.
Art. 2º O Instrumento a que se refere o art. 1º será utilizado na avaliação dos cursos de Cursos de Medicina do Sistema Federal da Educação Superior, e será disponibilizado na íntegra, na página eletrônica do MEC, em www.inep.gov.br/superior/condicoesdeensino/manuais.htm
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
FERNANDO HADDAD
ANEXO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP
Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Curso de Medicina - EXTRATO
TABELA DE PESOS - RECONHECIMENTO MEDICINA |
QUADRO DAS DIMENSÕES
DIMENSÃO | QUANTIDADE DE INDICADORES | PESOS |
1. ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA | 13 | 30% |
2. CORPO DOCENTE | 12 | 30% |
3. INSTALAÇÕES FÍSICAS | 12 | 40% |
Nº | Dimensão/Indicador |
1 | Dimensão 1: Organização Didático-pedagógica |
1.1 | Projeto Pedagógico do curso: aspectos relacionados aos serviços de saúde |
1.1.1 | Relação entre Número de Vagas e formação nos serviços de saúde |
1.1.2 | Integração com o sistema local e regional de Saúde e SUS |
1.1.3 | Ensino na área de saúde |
1.1.4 | Impacto social na demanda de profissionais da área da saúde |
1.2 | Projeto Pedagógico do curso: formação |
1.2.1 | Matriz curricular |
1.2.2 | Conteúdos curriculares |
1.2.3 | Metodologia |
1.2.4 | Estágio supervisionado |
1.2.5 | Atividades práticas de ensino |
1.2.6 | Processo de avaliação do aluno |
1.3 | Projeto Pedagógico do Curso: sistema de avaliação do curso |
1.3.1 | Processo de avaliação do curso |
1.4 | Projeto Pedagógico do Curso: aspectos gerais |
1.4.1 | Perfil do egresso |
1.4.2 | Objetivos do curso |
Nº | Dimensão/Indicador |
2 | Dimensão 2: Corpo Docente |
2.1 | Administração acadêmica |
2.1.1 | Composição do NDE |
2.1.2 | Titulação do NDE |
2.1.3 | Formação acadêmica do NDE |
2.1.4 | Titulação, formação acadêmica e experiência do coordenador do curso |
2.2 | Perfil docente |
2.2.1 | Titulação |
2.2.2 | Regime de trabalho |
2.2.3 | Tempo de experiência de magistério superior |
2.2.4 | Tempo de experiência no exercício de atividades relacionadas à promoção ou ao atendimento da saúde |
2.2.5 | Responsabilidade docente pela supervisão da assistência médica |
2.3 | Condições de trabalho |
2.3.1 | Número de alunos de graduação por docente equivalente a tempo integral no curso |
2.3.2 | Pesquisa e produção científica |
2.3.3 | Núcleo de Apoio Pedagógico e de Capacitação Docente |
Nº | Dimensão/Indicador |
3 | Dimensão 3: Instalações Físicas |
3.1 | Instalações Gerais |
3.1.1 | Instalações para docentes: salas de professores, de reuniões e gabinetes de trabalho |
3.1.2 | Salas de aula |
3.1.3 | Acesso dos alunos a equipamentos de informática |
3.2 | Biblioteca |
3.2.1 | Livros |
3.2.2 | Periódicos e bases de dados especializados |
3.3 | Instalações e Laboratórios Específicos |
3.3.1 | Unidades hospitalares de ensino e complexo assistencial |
3.3.2 | Sistema de referência e contra-referência |
3.3.3 | Biotérios |
3.3.4 | Laboratórios de ensino |
3.3.5 | Laboratório de habilidades |
3.3.6 | Protocolo de experimentos |
3.3.7 | Comitê de ética em pesquisa |