Portaria MEC nº 505 de 03/06/2009

Norma Federal

Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos de Medicina do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

Notas:

1) Revogada pela Portaria MEC nº 1.741, de 12.12.2011, DOU 13.12.2011 .

2) Assim dispunha a Portaria revogada:

"O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , o Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001 , a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 , e o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006 .

Art. 1º Aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento dos Cursos de Medicina, anexo a esta Portaria.

Art. 2º O Instrumento a que se refere o art. 1º será utilizado na avaliação dos cursos de Cursos de Medicina do Sistema Federal da Educação Superior, e será disponibilizado na íntegra, na página eletrônica do MEC, em www.inep.gov.br/superior/condicoesdeensino/manuais.htm

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FERNANDO HADDAD

ANEXO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP

Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Curso de Medicina - EXTRATO

TABELA DE PESOS - RECONHECIMENTO MEDICINA 

QUADRO DAS DIMENSÕES

DIMENSÃO   QUANTIDADE DE INDICADORES   PESOS  
1. ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA   13   30%  
2. CORPO DOCENTE   12   30%  
3. INSTALAÇÕES FÍSICAS   12   40%  

Nº  Dimensão/Indicador 
Dimensão 1: Organização Didático-pedagógica 
1.1  Projeto Pedagógico do curso: aspectos relacionados aos serviços de saúde 
1.1.1  Relação entre Número de Vagas e formação nos serviços de saúde 
1.1.2  Integração com o sistema local e regional de Saúde e SUS 
1.1.3  Ensino na área de saúde 
1.1.4  Impacto social na demanda de profissionais da área da saúde 
1.2  Projeto Pedagógico do curso: formação 
1.2.1  Matriz curricular 
1.2.2  Conteúdos curriculares 
1.2.3  Metodologia 
1.2.4  Estágio supervisionado 
1.2.5  Atividades práticas de ensino 
1.2.6  Processo de avaliação do aluno 
1.3  Projeto Pedagógico do Curso: sistema de avaliação do curso 
1.3.1  Processo de avaliação do curso 
1.4  Projeto Pedagógico do Curso: aspectos gerais 
1.4.1  Perfil do egresso 
1.4.2  Objetivos do curso 
Nº  Dimensão/Indicador 
Dimensão 2: Corpo Docente 
2.1  Administração acadêmica 
2.1.1  Composição do NDE 
2.1.2  Titulação do NDE 
2.1.3  Formação acadêmica do NDE 
2.1.4  Titulação, formação acadêmica e experiência do coordenador do curso 
2.2  Perfil docente 
2.2.1  Titulação 
2.2.2  Regime de trabalho 
2.2.3  Tempo de experiência de magistério superior 
2.2.4  Tempo de experiência no exercício de atividades relacionadas à promoção ou ao atendimento da saúde 
2.2.5  Responsabilidade docente pela supervisão da assistência médica 
2.3  Condições de trabalho 
2.3.1  Número de alunos de graduação por docente equivalente a tempo integral no curso 
2.3.2  Pesquisa e produção científica 
2.3.3  Núcleo de Apoio Pedagógico e de Capacitação Docente 
Nº  Dimensão/Indicador 
Dimensão 3: Instalações Físicas 
3.1  Instalações Gerais 
3.1.1  Instalações para docentes: salas de professores, de reuniões e gabinetes de trabalho 
3.1.2  Salas de aula 
3.1.3  Acesso dos alunos a equipamentos de informática 
3.2  Biblioteca 
3.2.1  Livros 
3.2.2  Periódicos e bases de dados especializados 
3.3  Instalações e Laboratórios Específicos 
3.3.1  Unidades hospitalares de ensino e complexo assistencial 
3.3.2  Sistema de referência e contra-referência 
3.3.3  Biotérios 
3.3.4  Laboratórios de ensino 
3.3.5  Laboratório de habilidades 
3.3.6  Protocolo de experimentos 
3.3.7  Comitê de ética em pesquisa 
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