Portaria COMAER nº 441 de 19/05/2009
Norma Federal - Publicado no DO em 20 mai 2009
Reformula o Sistema de Cerimonial do Comando da Aeronáutica.
Notas:
1) Revogada pela Portaria COMAER nº 119/GC3, de 26.02.2010, DOU 01.03.2010.
2) Assim dispunha a Portaria revogada:
"O COMANDANTE DA AERONÁUTICA, de conformidade com o previsto no inciso XIV do art. 23 da Estrutura Regimental do Comando da Aeronáutica, aprovada pelo Decreto nº 6.834, de 30 de abril de 2009, tendo em vista o disposto no item 2.4.7 da ICA 700-1 "Implantação e Gerenciamento de Sistemas no Comando da Aeronáutica", aprovada pela Portaria nº 839/GC3, de 29 de agosto de 2006, e considerando o que consta do Processo nº 67401.000008/2009-71,
Resolve:
Art. 1º Reformular o Sistema de Cerimonial do Comando da Aeronáutica (SISCE), instituído pela Portaria nº 1.509/GM3, de 5 de dezembro de 1979, com a finalidade de superintender, coordenar e controlar as atividades de Cerimonial, no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER).
Parágrafo único. Para os fins desta Portaria, as atividades inerentes ao SISCE são as relacionadas com a organização, normatização, publicação e divulgação das formalidades e procedimentos, individuais e coletivos, relativos à etiqueta militar, adotados pela tropa e pelo pessoal do Comando da Aeronáutica, tanto nos atos de rotina, como nas solenidades militares, cívicas, sociais e religiosas.
Art. 2º O Órgão Central do SISCE é o Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC), órgão da estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica, que tem sua constituição e suas atribuições definidas em Regulamento e Regimento Interno próprios.
Art. 3º Ao Órgão Central do Sistema compete:
I - planejar, orientar, coordenar, controlar e supervisionar tecnicamente as atividades do sistema;
II - disciplinar a atividade-meio por intermédio de Normas de Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA);
III - fiscalizar a aplicação das NSCA pertinentes;
IV - planejar e elaborar as propostas visando à inclusão no orçamento do Comando da Aeronáutica dos recursos necessários ao desempenho das atividades do Sistema;
V - suprir e manter os elos, no que se refere às necessidades para o funcionamento do Sistema; e
VI - interagir com as organizações congêneres das demais Forças Armadas e entidades similares, estranhas ao Comando da Aeronáutica, a fim de promover o acompanhamento da evolução e a atualização da matéria relativa às atividades do Sistema.
Art. 4º Os elos do SISCE estão localizados na estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica, de acordo com a realização da atividade-meio correspondente, e têm suas constituições e competências definidas em Regulamentos e Regimentos Internos próprios ou das organizações a que pertencem.
Art. 5º Aos elos do SISCE compete:
I - executar as atividades de Cerimonial, segundo as normas vigentes, elaboradas pelo Órgão Central do Sistema;
II - submeter, à apreciação do Órgão Central, sugestões que visem ao aperfeiçoamento do Sistema;
III - fornecer ao Órgão Central do Sistema os elementos informativos necessários ao planejamento e à elaboração das propostas orçamentárias, no que concerne às atividades de Cerimonial; e
IV - manter atualizada a coletânea das normas elaboradas pelo Órgão Central, bem como dos diversos textos legais pertinentes às atividades de Cerimonial.
Art. 6º Os elos do Sistema ficam sujeitos à orientação normativa, à coordenação, ao controle, à supervisão técnica e à fiscalização das atividades pelo Órgão Central do Sistema, respeitada a subordinação hierárquica às organizações em cuja estrutura organizacional estejam integrados.
Art. 7º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 8º Revoga-se a Portaria nº 1.509/GM3, de 5 de dezembro de 1979, publicada no Diário Oficial da União de 6 de dezembro de 1979.
Ten Brig Ar JUNITI SAITO"