Portaria CGZA nº 182 de 16/12/2005
Norma Federal - Publicado no DO em 21 dez 2005
Aprova o Zoneamento Agrícola para a cultura do feijão (Phaseolus vulgaris L.) 2ª safra para o Estado do Mato Grosso, ano safra 2005/2006.
O COORDENADOR-GERAL DE ZONEAMENTO AGROPECUÁRIO, no uso de sua competência e das atribuições estabelecidas pela Portaria nº 440, de 24 de outubro de 2005, publicada no Diário Oficial da União de 25 de outubro de 2005, e observado, no que couber, o contido na Instrução Normativa nº 02, de 22 de dezembro de 2000, da Secretaria da Comissão Especial de Recursos, publicada no Diário Oficial da União de 29 de dezembro de 2000, resolve:
Art. 1º Aprovar o Zoneamento Agrícola para a cultura do feijão (Phaseolus vulgaris L.) 2ª safra para o Estado do Mato Grosso, ano safra 2005/2006, conforme anexo.
Art. 2º Esta Portaria tem vigência específica para o ano safra definido no art. 1º e entra em vigor na data de sua publicação.
FRANCISCO JOSÉ MITIDIERI
ANEXO1. NOTA TÉCNICA
Nos últimos doze anos o Estado de Mato Grosso apresentou uma produção média de feijão de sequeiro (2ª Safra) em torno de 15.927 toneladas, contribuindo com 1,4% da produção total do Brasil. Este sistema de cultivo é pouco explorado em Mato Grosso devido à ocorrência de pragas e doenças em função das condições climáticas reinantes no período de janeiro a março.
Para categorizar as localidades com relação ao risco climático que a cultura está exposta, realizou-se um estudo de balanço hídrico utilizando-se um modelo agroclimático que permitiu uma visão da influência da época de plantio através da relação ETr/ETm (evapotranspiração real e evapotranspiração máxima, que expressa a quantidade de água que a planta consumiria e a que seria necessária para garantir a sua máxima produtividade. Para tanto, foram consideradas as seguintes variáveis:
Precipitação pluvial diária - foram utilizadas as séries de dados diários de chuva, registrados em 46 estações durante 15 anos. Evapotranspiração potencial -;Coeficiente de cultura - foram utilizados os dados de coeficiente de cultura Capacidade de armazenamento de água no solo - solos tipo 1,2 e 3. Ciclo e fases fenológicas da cultura - Foram utilizadas cultivares de ciclo curto (75 dias) e médio (90 dias).Considerou-se um período crítico (floração/enchimento de grãos) de 30 dias, para cultivares de ciclo curto (entre o 25º e o 55º dia), e de 45 dias para cultivares de ciclo médio (entre o 30º e o 75º dia).
Um dos produtos mais importante do modelo é a relação ETr/ETm (evapotranspiração real/evapotranspiração máxima), tomada como parâmetro básico de definição neste trabalho. Diante disto, estabeleceu-se três classes: baixo risco (ETr/ETm=0,60); médio risco (ETr/ETm =0,50 e