Portaria CCPR nº 16 de 04/07/2001
Norma Federal - Publicado no DO em 05 jul 2001
Dispõe sobre o Regimento Interno do Arquivo Nacional da Casa Civil da Presidência da República.
Notas:
1) Revogada pela Portaria CCPR nº 42, de 08.11.2002, DOU 11.11.2002.
2) Assim dispunha a Portaria revogada:
"O Chefe da Casa Civil da Presidência da República, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto no art. 5º do Decreto nº 3.843, de 13 de junho de 2001,
Resolve:
Art. 1º O Regimento Interno do Arquivo Nacional da Casa Civil da Presidência da República passa a reger-se pelas disposições desta Portaria.
CAPÍTULO I
DA NATUREZA E FINALIDADE E DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Art. 2º O Arquivo Nacional, órgão central do Sistema Nacional de Arquivos, integrante da estrutura básica da Casa Civil da Presidência da República, subordinado à Secretaria-Executiva, tem como finalidade a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos, na forma do disposto no art. 2º do Decreto nº 3.843, de 13 de junho de 2001.
Art. 3º O Arquivo Nacional tem a seguinte estrutura organizacional:
I - órgãos de assistência direta e imediata ao Diretor-Geral:
a) Gabinete da Diretoria-Geral (GABIN);
b) Coordenação de Gestão de Documentos (COGED);
II - órgãos específicos e singulares:
a) Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo (COPRA):
1. Coordenação de Documentos Escritos (CODES);
2. Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos (CODAC);
3. Coordenação de Preservação do Acervo (COPAC);
b) Coordenação-Geral de Divulgação e Acesso à Informação Documental (CODAI):
1. Coordenação de Pesquisa e Difusão Cultural (COPED);
2. Coordenação de Atendimento ao Usuário (COATE);
c) Coordenação de Administração-Geral (COAD):
1. Divisão de Recursos Humanos (DIRHU);
2. Divisão de Recursos Orçamentários e Financeiros (DIROF);
3. Divisão de Recursos Logísticos (DILOG);
4. Divisão de Tecnologia da Informação (DITIN);
d) Coordenação Regional no Distrito Federal (COREG).
Art. 4º O Arquivo Nacional será dirigido por Diretor-Geral, as Coordenações-Gerais por Coordenadores-Gerais, as Coordenações por Coordenadores e as Divisões por Chefes, cujos cargos serão providos na forma da legislação pertinente.
Art. 5º Os ocupantes dos cargos previstos no art. 4º serão substituídos, em seus impedimentos legais ou regulamentares, e na vacância do cargo, por servidores previamente designados pelo Diretor-Geral.
CAPÍTULO II
DAS ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS DE ASSISTÊNCIA DIRETA E IMEDIATA AO DIRETOR-GERAL E DOS TITULARES DE CARGOS E FUNÇÕES
Seção I
Do Diretor-Geral
Art. 6º Ao Diretor-Geral do Arquivo Nacional incumbe:
I - auxiliar o Secretário-Executivo da Casa Civil na formulação de políticas e diretrizes de gestão relativas ao Arquivo Nacional;
II - planejar, dirigir, orientar, supervisionar, avaliar e controlar a execução dos projetos e atividades do Arquivo Nacional;
III - submeter ao Secretário-Executivo da Casa Civil proposta do orçamento anual, da programação financeira e do Plano Plurianual, bem como planos, programas e relatórios elaborados;
IV - supervisionar e coordenar a integração e articulação das unidades do Arquivo Nacional;
V - atuar como ordenador de despesas;
VI - praticar atos de reconhecimento de dívidas de exercícios anteriores;
VII - autorizar a realização de licitações para compra de material e a contratação de obras e serviços, bem como dispensar licitações e reconhecer as situações de inexigibilidade;
VIII - adjudicar, homologar, revogar e anular processos licitatórios, decidir sobre recursos administrativos e aplicar penalidades;
IX - ratificar os atos de dispensa e de reconhecimento de situações de inexigibilidade de licitação, praticados por servidor detentor da delegação de que trata o parágrafo único deste artigo;
X - firmar contratos e celebrar convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres, bem como seus termos aditivos;
XI - autorizar a baixa, transferência, cessão e alienação de materiais e bens patrimoniais;
XII - conceder suprimento de fundos, controlar sua aplicação e aprovar as prestações de contas correspondentes;
XIII - dar posse aos titulares de cargos efetivos e em comissão;
XIV - conceder aposentadorias e pensões e decidir sobre sua revisão;
XV - decidir sobre pedidos de reversão ao serviço público;
XVI - promover enquadramento e reposicionamento de servidores;
XVII - conceder vantagens, licenças e demais benefícios e determinar suas alterações e cancelamentos;
XVIII - autorizar viagens a serviço, bem como participação de servidor em conferências, congressos e outros eventos similares no País, podendo conceder-lhes diárias e passagens;
XIX - instaurar sindicância e processo administrativo disciplinar, para apuração de responsabilidades por ato irregular praticado por servidores no desempenho de suas funções, bem como aplicar as sanções disciplinares de advertência e suspensão de até trinta dias;
XX - dispensar e abonar o ponto de servidores, em virtude de comparecimento a congressos, conferências ou reuniões realizadas no País, e daqueles que exerçam mandato eletivo em confederação ou federação de servidores públicos ou associações de classe, de âmbito nacional;
XXI - propor ao Secretário-Executivo da Casa Civil, por intermédio do Secretário de Administração, a fixação da lotação de pessoal;
XXII - baixar atos pertinentes à interrupção de férias de servidor;
XXIII - estabelecer o âmbito de atuação da Coordenação Regional no Distrito Federal;
XXIV - manter intercâmbio técnico e cultural com entidades nacionais, estrangeiras e internacionais;
XXV - aprovar códigos de classificação e tabelas de temporalidade e destinação de documentos, bem como autorizar a eliminação de documentos de arquivo dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal;
XXVI - avocar, a qualquer tempo e a seu critério, a decisão de assunto no âmbito do Arquivo Nacional;
XXVII - aprovar manual de normas, procedimentos e rotinas; e
XXVIII - exercer outras atribuições que lhe forem cometidas pelo Secretário-Executivo da Casa Civil.
Parágrafo único. As competências previstas nos incisos V, VI, VII, VIII, X, XI, XII, XVII, XVIII, XX e XXII deste artigo poderão ser delegadas, total ou parcialmente, ao Diretor-Geral Adjunto e a titulares de Coordenações-Gerais e da Coordenação de Administração-Geral do Arquivo Nacional, vedada a subdelegação.
Seção II
Do Diretor-Geral Adjunto
Art. 7º Ao Diretor-Geral Adjunto incumbe:
I - auxiliar o Diretor-Geral no planejamento, na coordenação, na supervisão, no acompanhamento e na avaliação das atividades do Arquivo Nacional, substituindo-o em seus impedimentos legais ou regulamentares;
II - coordenar, sob a orientação e supervisão da Secretaria de Administração da Casa Civil da Presidência da República, a execução dos projetos de modernização da estrutura dos Programas de Qualidade e Produtividade e de Desburocratização;
III - coordenar a elaboração da proposta orçamentária, segundo as diretrizes emanadas dos órgãos centrais e do órgão setorial dos sistemas federais de planejamento e orçamento, bem como dos planos de ação do Arquivo Nacional; e
IV - exercer outras atribuições que lhe forem cometidas pelo Diretor-Geral.
Seção III
Do Gabinete
Art. 8º Ao Gabinete compete:
I - assistir diretamente ao Diretor-Geral no planejamento, na coordenação, na supervisão, no acompanhamento e na avaliação das atividades do Arquivo Nacional;
II - assessorar o Diretor-Geral no desenvolvimento de suas atividades no Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ;
III - planejar, elaborar e organizar a agenda de trabalho do Diretor-Geral, auxiliando-o no preparo dos documentos a serem levados a despacho de autoridades superiores;
IV - receber, organizar e dar andamento às correspondências e aos documentos encaminhados ao Diretor-Geral; e
V - desenvolver atividades de relações públicas.
Seção IV
Da Coordenação de Gestão de Documentos
Art. 9º À Coordenação de Gestão de Documentos compete:
I - auxiliar o Diretor-Geral no âmbito de sua atuação;
II - coletar e processar informações sobre acervos arquivísticos dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, atualizando o Cadastro Nacional de Arquivos Federais, com vistas à supervisão de programas de gestão de documentos;
III - prestar orientação técnica a órgãos e entidades da Administração Pública Federal quanto à implantação de programas de gestão de documentos, à elaboração e aplicação de códigos e planos de classificação, bem como de tabelas de temporalidade e destinação de documentos;
IV - promover adequações ao Código de Classificação de Documentos de Arquivo e à Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos, relativos à atividade meio da Administração Pública Federal;
V - analisar códigos de classificação e tabelas de temporalidade e destinação de documentos de arquivo dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, encaminhados à aprovação do Diretor-Geral do Arquivo Nacional;
VI - prestar orientação técnica a órgãos e entidades da Administração Pública Federal em processo de extinção, liquidação, municipalização e desestatização, com vistas ao tratamento e à destinação dos acervos; e
VII - acompanhar a transferência e o recolhimento de documentos ao Arquivo Nacional, procedendo ao registro de sua entrada e o encaminhamento às unidades competentes.
Seção V
Dos Coordenadores-Gerais, Coordenadores e Chefes de Divisão
Art. 10. Aos Coordenadores-Gerais, Coordenadores e Chefes de Divisão incumbe planejar, dirigir, coordenar, acompanhar, avaliar e controlar a execução das atividades das respectivas unidades, e exercer outras atribuições que lhes forem cometidas pelo Diretor-Geral, em suas respectivas áreas de competência.
Seção VI
Dos Demais Titulares de Cargos e Funções
Art. 11. Aos demais titulares de cargos e funções incumbe assistir e auxiliar os chefes imediatos na gestão das respectivas unidades, e exercer outras atribuições que lhes forem cometidas, em suas respectivas áreas de competência.
Parágrafo único. Ao Chefe de Divisão de Recursos Orçamentários e Financeiros compete assinar, em conjunto com o Ordenador de Despesas, documentos de execução orçamentária e financeira.
CAPÍTULO III
DAS COMPETÊNCIAS DOS ÓRGÃOS ESPECÍFICOS E SINGULARES
Seção I
Das Coordenações-Gerais, Coordenações e Divisões
Art. 12. À Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo compete auxiliar o Diretor-Geral no âmbito de sua atuação, bem como planejar, supervisionar e realizar, por meio de suas unidades, as atividades de tratamento técnico e preservação dos documentos sob sua guarda.
Art. 13. À Coordenação de Documentos Escritos compete:
I - auxiliar o Coordenador-Geral de Processamento e Preservação do Acervo, no âmbito de sua atuação;
II - arranjar e descrever os documentos textuais de valor permanente sob sua guarda;
III - elaborar instrumentos de pesquisa a serem utilizados pela Coordenação de Atendimento a Usuários;
IV - apoiar as atividades de consulta e de divulgação, viabilizando o acesso aos documentos sob sua guarda;
V - gerenciar os depósitos de documentos e promover a preservação do acervo sob sua guarda;
VI - executar atividades relativas à emissão de certidões e transcrições de documentos sob sua guarda;
VII - promover avaliação de documentos e a eliminação daqueles destituídos de valor permanente; e
VIII - subsidiar a Coordenação de Gestão de Documentos com informações quanto ao desmembramento de fundos arquivísticos e transferência interna de acervo.
Art. 14. À Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos compete:
I - auxiliar o Coordenador-Geral de Processamento e Preservação do Acervo, no âmbito de sua atuação;
II - arranjar e descrever os documentos cartográficos, iconográficos, sonoros e de imagens em movimento, sob sua guarda;
III - elaborar instrumentos de pesquisas a serem utilizados pela Coordenação de Atendimento a Usuários;
IV - apoiar as atividades de consulta e de divulgação, viabilizando o acesso aos documentos sob sua guarda;
V - apoiar as atividades de avaliação de documentos;
VI - gerenciar os depósitos de documentos e promover a preservação do acervo sob sua guarda;
VII - executar atividades relativas à emissão de certidões de documentos sob sua guarda;
VIII - executar a reprodução de documentos sonoros e de imagens em movimento, com vistas ao atendimento ao usuário; e
IX - subsidiar a Coordenação de Gestão de Documentos com informações quanto ao desmembramento de fundos arquivísticos e transferência interna de acervo.
Art. 15. À Coordenação de Preservação do Acervo compete:
I - auxiliar o Coordenador-Geral de Processamento e Preservação do Acervo, no âmbito de sua atuação;
II - orientar as unidades quanto aos procedimentos de guarda e de preservação do acervo;
III - realizar o monitoramento ambiental nos depósitos de acervo;
IV - identificar o estado de conservação dos documentos, com vistas ao estabelecimento de rotinas e métodos de trabalho;
V - executar e promover a higienização e a conservação preventiva do acervo;
VI - executar a restauração e a encadernação de documentos;
VII - promover e executar a reprodução digital, fotográfica e micrográfica de documentos, visando à preservação e divulgação do acervo e ao atendimento a usuários;
VIII - guardar e preservar matrizes e microfilmes de segurança;
IX - desenvolver pesquisas nas áreas de entomologia, microbiologia e química, aplicadas à conservação; e
X - desenvolver estudos para a produção de papéis especiais, com qualidade arquivística, aplicáveis à conservação.
Art. 16. À Coordenação-Geral de Divulgação e Acesso à Informação Documental compete auxiliar o Diretor-Geral no âmbito de sua atuação, bem como planejar, supervisionar e realizar, por meio de suas unidades, as atividades de divulgação do Arquivo Nacional e do seu acervo, de consulta e prestação de informações a usuário.
Art. 17. À Coordenação de Pesquisa e Difusão Cultural compete:
I - auxiliar o Coordenador-Geral de Divulgação e Acesso à Informação Documental, no âmbito de sua atuação;
II - realizar pesquisas histórico-culturais visando à produção do conhecimento, o apoio às atividades técnicas do Órgão e à divulgação do acervo;
III - executar a programação editorial, com preparação de originais e projetos gráficos das publicações e sua distribuição;
IV - organizar exposições e outros eventos para a divulgação do acervo e das atividades do Arquivo Nacional; e
V - desenvolver projetos de programação visual.
Art. 18. À Coordenação de Atendimento ao Usuário compete:
I - auxiliar o Coordenador-Geral de Divulgação e Acesso à Informação Documental, no âmbito de sua atuação;
II - prestar informações e administrar o cadastro dos usuários;
III - orientar os usuários quanto à realização de consultas e pesquisas do acervo do Arquivo Nacional;
IV - gerenciar a coleção de obras de referência bibliográfica e as cópias de consulta de documentos audiovisuais e textuais, sob sua guarda;
V - controlar e zelar pela preservação dos documentos durante as consultas;
VI - executar atividades relativas à certificação, autenticação e à reprodução de documentos;
VII - administrar o acervo bibliográfico e hemerográfico especializado, a coleção das publicações do Arquivo Nacional e a de obras raras sob sua guarda;
VIII - identificar necessidades para fins de aquisição de livros e periódicos e promover o intercâmbio de publicações;
IX - elaborar instrumentos destinados à disseminação de informações sobre o acervo bibliográfico e hemerográfico; e
X - zelar pela preservação do acervo sob sua guarda.
Art. 19. À Coordenação de Administração-Geral compete:
I - auxiliar o Diretor-Geral no âmbito de sua atuação;
II - observadas as orientações dos órgãos setoriais correspondentes, planejar, supervisionar, avaliar e controlar as atividades relacionadas com:
a) administração de recursos humanos, orçamento e finanças, procedimentos licitatórios destinados à aquisição de bens patrimoniais permanentes e de consumo e à contratação de obras e serviços;
b) administração do suprimento e do patrimônio, do arquivo de processos e expedientes administrativos do órgão, dos serviços de segurança das instalações e de recepção;
c) manutenção predial e dos serviços de informática.
Art. 20. À Divisão de Recursos Humanos compete:
I - auxiliar o Coordenador de Administração-Geral no âmbito de sua atuação;
II - planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas com:
a) administração de pessoal, especialmente no que se refere a recrutamento, seleção, requisição, cessão, admissão, nomeação, designação, posse, freqüência, vantagens, benefícios e desligamento de servidores;
b) integração, capacitação, aperfeiçoamento e valorização dos servidores;
c) recrutamento de instrutores, consultores e orientadores para a realização de eventos de desenvolvimento e aprimoramento funcional;
d) o processo de gerenciamento de desempenho do servidor; e
e) os programas de saúde do servidor, de prevenção de acidentes em serviço, do controle médico das condições ambientais de trabalho, da saúde ocupacional e das normas internas de segurança, higiene e medicina do trabalho;
III - coordenar e executar as atividades inerentes aos cadastros de cargos e funções e de registros pessoais e funcionais de servidores;
IV - elaborar folhas de pagamento, participar da elaboração dos demonstrativos dos dispêndios globais de despesas com pessoal, inclusive dos limites de pessoal, compreendendo também os terceirizados, e gerenciar os respectivos sistemas informatizados;
V - gerenciar o acesso e a utilização do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE, mantendo arquivada a documentação comprobatória dos registros realizados;
VI - realizar o acompanhamento sistemático da legislação e dos atos normativos referentes à área de pessoal, orientando as demais unidades do Arquivo Nacional quanto ao seu cumprimento;
VII - proceder à análise de assuntos relativos à área de pessoal, observar, prestar informações e opinar sobre a adequada aplicação da legislação em vigor, em consonância com a orientação da Diretoria de Recursos Humanos, Orçamento e Finanças da Secretaria de Administração da Casa Civil e com as decisões emanadas da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão;
VIII - emitir declarações funcionais e certidões de tempo de serviço;
IX - examinar, formalizar e instruir processos de aposentadorias e pensões;
X - responder a consultas sobre deveres, direitos, responsabilidades e concessão de vantagens e benefícios a servidores;
XI - elaborar, editar e divulgar o Boletim Interno do Arquivo Nacional, após aprovado pelo Coordenador de Administração-Geral;
XII - administrar a execução das atividades relacionadas com o estágio de estudantes, observadas as normas legais em vigor;
XIII - opinar, previamente, sobre a participação de servidor em cursos, simpósios, seminários, congressos ou outras atividades de treinamento;
XIV - estabelecer e manter intercâmbio de informações com instituições de ensino e entidades especializadas em treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, visando obter parcerias para a implementação de ações e programas de capacitação dos servidores;
XV - coordenar e executar as ações voltadas para a educação básica do servidor, de conformidade com os convênios ou outros instrumentos congêneres firmados pelo Arquivo Nacional;
XVI - prestar assistência à saúde do servidor e de seus dependentes, diretamente ou mediante convênio, contrato, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, na forma da legislação;
XVII - emitir atestado de capacidade física e mental exigido para fins de provimento em cargo público;
XVIII - manter junta médica, diretamente ou mediante convênio com outro órgão da Administração Pública Federal, direta, autárquica ou fundacional, com a incumbência de realizar inspeções e perícias médicas, decidir os casos de licença ao servidor para tratamento de saúde, readaptação, aposentadoria por invalidez e reversão; e
XIX - controlar e manter a guarda dos prontuários médicos e dos documentos afins.
Art. 21. À Divisão de Recursos Orçamentários e Financeiros compete:
I - auxiliar o Coordenador de Administração-Geral no âmbito de sua atuação;
II - analisar e opinar sobre a abertura de créditos adicionais;
III - acompanhar a execução da lei orçamentária, dos créditos adicionais e das atividades relacionadas com o Plano Plurianual;
IV - realizar o acompanhamento sistemático da legislação e das normas que regulam o planejamento e a execução orçamentária e financeira, zelando pelo seu cumprimento;
V - adotar metodologias que facilitem a integração entre o Arquivo Nacional e a Diretoria de Recursos Humanos, Orçamento e Finanças da Secretaria de Administração da Casa Civil, nos assuntos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária e financeira;
VI - elaborar relatórios e demonstrativos que compõem a tomada de contas anual do Arquivo Nacional;
VII - elaborar a programação relativa à aplicação dos recursos orçamentários, controlar a sua aplicação por fonte e categoria de gasto e realizar os registros que evidenciem a situação das dotações;
VIII - proceder à classificação orçamentária das despesas, para fins de emissão de empenhos;
IX - proceder à indicação de recursos orçamentários e a situação da dotação, com vistas às compras, obras, serviços e convênios;
X - elaborar pré-empenhos, notas de empenhos e de lançamento e ordens bancárias;
XI - verificar a correta liquidação das despesas;
XII - elaborar e encaminhar ao Diretor-Geral Adjunto as propostas de programação orçamentária e financeira;
XIII - receber documentos comprobatórios relativos a taxas, cauções e outros depósitos, procedendo aos respectivos registros contábeis;
XIV - realizar pagamentos decorrentes de contratos, convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres, de responsabilidade do Arquivo Nacional, controlando as respectivas prestações de contas e o respectivo cadastro;
XV - controlar a concessão e a prestação de contas de suprimentos de fundos;
XVI - manter atualizado o rol de responsáveis por atos de gestão da Unidade Gestora do Arquivo Nacional;
XVII - efetuar o registro e manter atualizados os lançamentos contábeis e dar conformidade documental e de registros no Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI;
XVIII - apropriar e efetuar os depósitos decorrentes da folha de pagamento dos servidores, registrando os lançamentos no SIAFI e no Sistema Integrado de Dados Orçamentários - SIDOR;
XIX - coordenar, supervisionar, executar e controlar as atividades de concessão de diárias e requisições de passagens aéreas; e
XX - promover o controle da receita proveniente de doação, da venda de publicação e de serviços.
Art. 22. À Divisão de Recursos Logísticos compete:
I - auxiliar o Coordenador de Administração-Geral no âmbito de sua atuação;
II - planejar, coordenar e executar:
a) procedimentos licitatórios para a aquisição de material, contratação de serviços e realização de obras;
b) preparação de contratos, convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres a serem firmados, providenciando sua publicação;
c) registros de cadastramento de fornecedores no Sistema Integrado de Administração Financeira - SICAF, mantendo arquivada a documentação comprobatória;
d) as atividades de recebimento, conferência, registro, tombamento, organização, guarda e distribuição do material de consumo e dos bens permanentes do Arquivo Nacional; e
e) as atividades de recepção, conferência, classificação, registro, autuação, destinação e arquivamento de processos e demais expedientes de natureza administrativa, acompanhando a sua movimentação interna e externa e gerindo o sistema centralizado de protocolo;
III - elaborar minutas de contratos e de editais de licitação, bem como emitir pareceres técnicos em processos relativos a compras com dispensa ou inexigibilidade de licitação;
IV - prestar apoio técnico-administrativo às comissões de licitação;
V - coordenar e controlar o cumprimento de obrigações contratuais assumidas pelos fornecedores, zelando pela observância de prazos e garantias;
VI - opinar sobre solicitação de prorrogação de prazos de entrega, de retificação e anulação de notas de empenho e pré-empenho;
VII - propor aplicação de penalidades a fornecedores;
VIII - realizar o acompanhamento sistemático da legislação e das normas que regulam o processo licitatório, zelando pelo seu cumprimento;
IX - realizar os registros contábeis e de controle físico das aquisições de materiais de consumo no SIAFI, nas condições estabelecidas nos contratos e nas notas de empenho;
X - exercer o controle de qualidade sobre os bens a serem estocados, manter atualizada a escrituração das entradas e saídas, atender requisições dentro dos limites de fornecimento estabelecidos nos respectivos contratos e elaborar dados estatísticos de consumo de material;
XI - planejar a aquisição de materiais, de forma a otimizar oportunidades e manter os níveis adequados em estoque;
XII - propor medidas para corrigir deficiências nas condições de estocagem, recuperar os materiais passíveis de reutilização e evitar desperdícios ou uso inadequado de materiais;
XIII - identificar, classificar, codificar, catalogar e especificar, de acordo com as normas vigentes, os materiais de consumo e permanentes;
XIV - lançar no SIAFI a movimentação do material de consumo, permanente e de bens intangíveis;
XV - executar, anualmente, e sempre que houver mudança do agente responsável, inventário físico e financeiro dos bens patrimoniais;
XVI - manter controle dos bens considerados inservíveis, passíveis de alienação, e de recuperação economicamente inviável, propondo a sua destinação mais adequada;
XVII - manter o registro e o controle dos termos firmados pelos responsáveis pela guarda de bens patrimoniais;
XVIII - planejar, coordenar e controlar a execução, realizada diretamente ou por meio de terceiros:
a) dos serviços de reprografia;
b) das atividades relacionadas com a instalação, programação, manutenção e operação do sistema de telefonia e da central de atendimento e informação;
c) das atividades relacionadas com a elaboração de projetos básicos e especificações técnicas de engenharia, arquitetura, urbanismo, paisagismo, de mobiliário e de ocupação do espaço físico nas edificações do Arquivo Nacional, bem como planilha de custo orçamentário e cronograma; e
d) de obras de engenharia, serviços de reparo, modificação e manutenção preventiva e corretiva de instalações sanitárias, hidráulicas, elétricas, vias de escoamento de águas pluviais, quadros elétricos, grupos geradores, centrais e equipamentos de ar condicionado, motores dos grupos geradores, elevadores, equipamentos de mecanografia e outros relacionados com obras, serviços de engenharia e manutenção, reparos e adaptações de bens;
XIX - elaborar e emitir pareceres técnicos para aquisição de materiais e equipamentos e para contratação de obras e serviços de engenharia, arquitetura, urbanismo e paisagismo;
XX - elaborar projetos básicos, especificações técnicas, planilhas de custo orçamentário e cronograma, para fins de licitação, relativas à contratação e execução de obras e serviços;
XXI - vistoriar, diretamente ou por meio de terceiros, as condições de estabilidade das estruturas e de uso das instalações prediais;
XXII - avaliar bens para fins de desfazimento;
XXIII - manter arquivo da documentação técnica, dos desenhos e dos projetos de arquitetura, estrutura e instalações das edificações do Arquivo Nacional;
XXIV - planejar, coordenar e controlar a execução, realizada diretamente ou por meio de terceiros, das atividades relacionadas com:
a) guarda, vigilância e proteção permanente dos edifícios, dependências físicas, instalações e equipamentos;
b) administração e fiscalização do ingresso e circulação de pessoas, bem como a entrada e saída de materiais, equipamentos e quaisquer outros objetos nos edifícios, estacionamentos e demais dependências físicas do Arquivo Nacional; e
c) transporte terrestre de servidores e materiais.
Art. 23. À Divisão de Tecnologia da Informação compete:
I - auxiliar o Coordenador de Administração-Geral no âmbito de sua atuação;
II - planejar, coordenar, supervisionar, executar e avaliar as atividades relacionadas com:
a) política na área de tecnologia da informação, incluindo a segurança das informações eletrônicas;
b) desenvolvimento, contratação e manutenção de soluções de tecnologia e sistemas de informação, com base em ações de racionalização e desburocratização;
c) articulação com órgãos do Poder Executivo Federal e dos demais Poderes nos assuntos afetos ao uso da tecnologia da informação;
d) especificação de recursos, implementação, disseminação e incentivo ao uso de soluções de tecnologia da informação; e
e) orientação e suporte aos usuários na instalação, configuração e uso de equipamentos, utilização de sistemas, aplicativos e demais serviços na área de tecnologia da informação;
III - planejar, coordenar, supervisionar e avaliar a execução, realizada diretamente ou por meio de terceiros, das atividades relacionadas com:
a) distribuição de recursos tecnológicos aos usuários; e
b) projetos, gerenciamento e manutenção das redes de comunicação de dados, bem como suas conexões com o ambiente externo;
IV - identificar necessidades de equipamentos e programas na área de tecnologia da informação, executar e manter os domínios da Web e da Intranet do Arquivo Nacional;
V - avaliar produtos e serviços relativos a sistemas informatizados;
VI - operar, manter e prestar suporte à instalação da Rede Local e do Sistema Central de Computação, diretamente ou por meio de terceiros;
VII - gerenciar, controlar e manter o acervo de software e o banco de dados;
VIII - definir e implementar padrões e critérios de segurança de acesso, guarda, recuperação e comunicação de dados;
IX - gerenciar o acesso de usuários internos e externos aos sistemas, aplicativos e demais serviços relacionados à tecnologia da informação; e
X - planejar e avaliar a capacidade e o desempenho da rede de comunicação de dados.
Art. 24. À Coordenação Regional no Distrito Federal compete:
I - auxiliar o Diretor-Geral, no âmbito de sua atuação;
II - arranjar e descrever os documentos sob sua guarda;
III - elaborar instrumentos de pesquisa;
IV - prestar informações e atender às consultas aos acervos intermediário e permanente;
V - analisar códigos de classificação e tabelas de temporalidade e destinação de documentos de arquivo dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, encaminhados à aprovação do Diretor-Geral;
VI - prestar orientação técnica, com vistas ao tratamento e a destinação dos acervos a órgãos e entidades da Administração Pública Federal em processo de extinção, liquidação, municipalização e desestatização e às empresas desestatizadas;
VII - executar atividades de protocolo, classificação, avaliação e arquivamento dos documentos produzidos e recebidos, no desempenho de suas funções;
VIII - acompanhar a transferência e o recolhimento de documentos oriundos de órgãos e entidades da Administração Pública Federal para o Arquivo Nacional;
IX - processar tecnicamente e avaliar os documentos de valor intermediário sob sua guarda;
X - gerenciar os depósitos de documentos e promover a preservação do acervo sob sua guarda; e
XI - executar atividades relativas à emissão de certidões de documentos sob sua guarda.
CAPÍTULO IV
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 25. Compete, ainda, às unidades do Arquivo Nacional:
I - fiscalizar a execução dos contratos de prestação de serviços da sua área de competência;
II - elaborar e implantar manuais de normas, procedimentos e rotinas, referentes à sua área de competência, estabelecendo suas atribuições e atividades, observadas as disposições regulamentares vigentes;
III - elaborar os seus planos específicos, estabelecendo metas em consonância com o planejamento e as diretrizes dos Programas de Qualidade e Produtividade e de Desburocratização da Presidência da República, apresentando relatórios periódicos das suas atividades;
IV - manter sistemáticas de coleta e armazenamento de dados gerenciais, fornecendo, sempre que solicitado pelo Diretor-Geral, informações sobre atividades desenvolvidas ou relativas à sua área de competência;
V - gerenciar sistemas de informação e página da Intranet, conforme disposições regulamentares específicas; e
VI - exercer outras atribuições afins que lhe forem cometidas pela respectiva chefia imediata.
Art. 26. As unidades do Arquivo Nacional deverão desenvolver seus projetos e atividades de forma articulada e integrada entre si e com a Secretaria de Administração da Casa Civil, cabendo ao Diretor-Geral definir prioridades, mecanismos e instrumentos para a sua eficaz consecução.
Art. 27. As atividades jurídicas do Arquivo Nacional serão realizadas sob a orientação e supervisão da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil.
Art. 28. O Diretor-Geral baixará os atos necessários ao cumprimento do disposto nesta Portaria, disciplinando o funcionamento das unidades do Arquivo Nacional.
Art. 29. Os casos omissos serão resolvidos pelo Secretário-Executivo da Casa Civil.
Art. 30. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 31. Revoga-se a Portaria nº 444, de 14 de agosto de 2000, do Secretário de Administração da Casa Civil da Presidência da República.
PEDRO PARENTE"