Portaria MEC nº 1.051 de 07/11/2007

Norma Federal

Aprova, em extrato, o instrumento de avaliação do INEP para autorização de curso superior na modalidade de educação a distância.

Notas:

1) Revogada pela Portaria MEC nº 1.741, de 12.12.2011, DOU 13.12.2011 .

2) Assim dispunha a Portaria revogada:

"O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , o Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001 , a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e os Decretos nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005 , nº 5.773, de 9 de maio de 2006 , resolve

Art. 1º Aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliação do INEP para autorização de curso superior na modalidade de educação a distância, anexo a esta Portaria.

Art. 2º O instrumento a que se refere o art. 1º será utilizado na avaliação de projetos de cursos superiores para oferta na modalidade de educação a distância, e será disponibilizado na íntegra, na página eletrônica do MEC, em www.mec.gov.br, opção educação a distância.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FERNANDO HADDAD

ANEXO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS
ANÍSIO TEIXEIRA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA AUTORIZAÇÃO DE CURSO SUPERIOR NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EXTRATO

Categorias de Avaliação  Pesos 
1. Organização Didático-Pedagógica (23 indicadores)  40 
2. Corpo Social (Docentes* e Tutores) (16 indicadores)  45 
3. Instalações físicas (09 indicadores)  15 
Total  100 

OBS: 1/3 do valor deste quesito corresponde ao indicador item 2.2.1

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica  
Contexto Educacional 
Objetivos do Curso 
Perfil do Egresso 
Número de Vagas 
Conteúdos Curriculares 
Metodologia 
Compatibilização entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e o Curso Proposto 
Formação Inicial em EAD 
Atualização e Adequação das Ementas e Bibliografia dos Conteúdos Propostos para o Curso Proposto 
10  Material Didático Impresso 
11  Material Didático Audiovisual para rádio, TV, computador, DVD rom, VHS, etc. 
12  Material para Internet (WEB) 
13  Articulação e Complementariedade dos materiais impressos, materiais audiovisuais ou materiais para a Internet 
14  Materiais Educacionais propiciam a abordagem interdisciplinar e contextualizada dos conteúdos 
15  Guia Geral para o Estudante 
16  Guia de Conteúdos 
17  Mecanismos para auto-avaliação dos estudantes nos materiais educacionais 
18  Sistema de Avaliação prévia de materiais educacionais 
19  Mecanismos Gerais de Interação 
20  Processo Continuado de Avaliação de Aprendizagem, inclusive recuperação 
21  Sigilo e Segurança nas Avaliações 
22  Avaliação do Material Educacional 
23  Avaliação da Infra-estrutura de Tecnologia 
Dimensão 2 - Corpo Social (Docentes e Tutores)  
Titulação e Formação do Coordenador do Curso 
Regime de Trabalho do Coordenador do Curso 
Composição e funcionamento do Colegiado de Curso ou equivalente 
Tempo de Experiência Profissional do Coordenador de curso 
Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico aos Docentes 
Titulação Acadêmica dos Docentes 
Experiência Acadêmica na Educação superior e experiência profissional 
Qualificação/Experiência em EAD 
Regime de Trabalho (docentes) 
10  Produção Intelectual 
11  Titulação dos Tutores 
12  Qualificação dos Tutores em EAD 
13  Regime de trabalho (tutores) 
14  Equipe Docente/Tutores para atendimento dos estudantes nas atividades didáticas 
15  Relação Tutores/Estudantes para atendimento em atividades a distância 
16  Relação Tutores/Estudantes para atendimento em atividades presenciais (inclusive as obrigatórias) 
Dimensão 3 - Instalações Físicas  
Sala de Professores, sala de tutores e sala de reuniões 
Gabinete de trabalho para professores 
Instalações para equipe de tutores 
Recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (audiovisuiais e multimídia) 
Laboratórios especializados no pólo para realização de atividades presenciais (inclusive as obrigatórias) 
Livros da Bibliografia básica e complementar 
Periódicos especializados 
Livros da bibliografia básica no pólo 
Livros da bibliografia complementar no pólo de apoio presencial 
Requisitos legais  
  Coerência dos conteúdos curriculares com as DCN 
  Estágio supervisionado 
  Trabalho de Curso 
  Carga horária mínima e tempo mínimo de integralização 
  Disciplina optativa de Libras 
  Condições de acesso para portadores de necessidades especiais 
  Condições que garantam a realização de atividades presenciais obrigatórias nos pólos de apoio presencial para os primeiros 50% do tempo de duração do curso 
   "