Portaria MEC nº 1 de 05/01/2009
Norma Federal
Aprova, em extrato, o instrumento de avaliação para reconhecimento de cursos superiores de Tecnologia do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES.
Notas:
1) Revogada pela Portaria MEC nº 1.741, de 12.12.2011, DOU 13.12.2011 .
2) Ver Portaria MEC nº 311, de 01.04.2009, DOU 02.04.2009 , que retifica esta norma.
3) Assim dispunha a Portaria revogada:
"O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , o Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001 , a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 , o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006 , conforme consta do Processo nº 23036.004139/2008-86,
Resolve:
Art. 1º Aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos Superiores de Tecnologia, anexo a esta Portaria.
Art. 2º O Instrumento a que se refere o art. 1º será utilizado na avaliação de todas as propostas de reconhecimento de cursos superiores de Tecnologia do Sistema Federal da Educação Superior, será disponibilizado na íntegra, na página eletrônica do MEC, em www.inep.gov.br/superior/condicoesdeensino/manuais.htm
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
FERNANDO HADDAD
ANEXO
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP
Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos Superiores de Tecnologia - EXTRATO
QUADRO DOS PESOS DAS DIMENSÕES
Dimensão | Quantidade de Indicadores | Pesos |
Dimensão 1: Organização Didático-pedagógica | 8 | 40 |
Dimensão 2: Corpo docente | 13 | 35 |
Dimensão 3: Instalações físicas | 9 | 25 |
Nº | Dimensão / Indicador |
1 | Dimensão 1: Organização Didático-pedagógica |
1.1 | Projeto dos cursos: aspectos gerais |
1.1.1 | Contexto educacional |
1.1.2 | Objetivos do curso |
1.1.3 | Perfil profissional do egresso |
1.1.4 | Número de vagas |
1.2 | Projeto do curso: formação |
1.2.1 | Estrutura Curricular |
1.2.2 | Conteúdos curriculares |
1.2.3 | Metodologia |
1.2.4 | Atendimento ao discente |
Nº | Dimensão / Indicador |
2 | Dimensão 2: Corpo Docente |
2.1 | Administração acadêmica |
2.1.1 | Composição do NDE |
2.1.2 | Titulação do NDE |
2.1.3 | Experiência Profissional do NDE |
2.1.4 | Regime de trabalho do NDE |
2.1.5 | Titulação, formação acadêmica e experiência do coordenador do curso |
2.1.6 | Regime de trabalho do coordenador do curso |
2.2 | Perfil docente |
2.2.1 | Titulação do corpo docente |
2.2.2 | Regime de trabalho do corpo docente |
2.2.3 | Tempo de experiência de magistério superior ou experiência na educação profissional |
2.2.4 | Tempo de experiência profissional do corpo docente (fora do magistério) |
2.3 | Condições de trabalho |
2.3.1 | Número de alunos por docente equivalente em tempo integral |
2.3.2 | Número de alunos por turma em disciplinas teóricas |
2.3.3 | Pesquisa e produção científica |
Nº | Dimensão / Indicador |
3 | Dimensão 3: Instalações físicas |
3.1 | Instalações gerais |
3.1.1. | Sala de professores e sala de reuniões |
3.1.2 | Gabinete de trabalho para professores |
3.1.3 | Salas de aula |
3.1.4 | Acesso dos alunos a equipamentos de informática |
3.2 | Biblioteca |
3.2.1 | Livros da bibliografia básica |
3.2.2 | Livros da bibliografia complementar |
3.2.3 | Periódicos especializados, indexados e correntes |
3.3 | Instalações e laboratórios específicos |
3.3.1 | Laboratórios especializados |
3.3.2 | Infra-estrutura e serviços dos laboratórios especializados |