Lei nº 2566 DE 26/12/2019

Norma Municipal - Manaus - AM - Publicado no DOM em 26 dez 2019

Concede benefício fiscal do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento sem fins lucrativos, estabelecidos neste Município, que atuam com startups vinculadas a programa de incentivos disposto em lei municipal específica e dá outras providências.

O Prefeito de Manaus, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 80, inc. IV, da Lei Orgânica do Município de Manaus,

Faço saber que o Poder Legislativo decretou e eu sanciono a seguinte

Lei:

Art. 1º Esta Lei concede benefício fiscal do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento sem fins lucrativos, estabelecidos em Manaus, que atuem com startups vinculadas a programa de incentivos disposto em lei municipal.

Parágrafo único. O disposto neste artigo aplica-se também a Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior que atuem com pesquisa e desenvolvimento.

Art. 2º O benefício fiscal concedido por esta Lei observará os seguintes critérios:

I - será aplicado somente a Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento sem fins lucrativos e a Instituições Públicas e Privadas de Ensino Superior estabelecidos em Manaus;

II - terá como termo inicial a data do deferimento do pedido interposto no órgão fazendário municipal competente;

III - terá sua concessão graduada por decurso de gozo, de forma escalonada, na forma prevista no art. 3º desta Lei; e

IV - terá seu gozo condicionado ao cumprimento das obrigações tributárias acessórias e das formalidades estabelecidas em regulamento.

Art. 3º O benefício fiscal do ISSQN será concedido mediante a redução do valor desse tributo:

I - em vinte por cento, do primeiro ao décimo segundo mês, contado do mês seguinte ao de sua concessão;

II - em quarenta por cento, do décimo terceiro ao vigésimo quarto mês, contado do mês seguinte ao de sua concessão;

III - em sessenta por cento, a partir do vigésimo quinto mês, contado do mês seguinte ao de sua concessão.

§ 1º O beneficiário deverá aplicar, no mínimo, o montante de imposto reduzido na contratação de startups de que trata o art. 1º desta Lei, observados os critérios regulamentares.

§ 2º A redução do imposto a que se refere este artigo deverá ser operacionalizada mediante redução da base de cálculo na Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).

Art. 4º Suspender-se-á o benefício fiscal de que trata esta Lei no período em que o beneficiário estiver descumprindo parcial ou integralmente as condições ou requisitos legais e regulamentares, observadas as formalidades estabelecidas na Lei nº 1.182, de 13 de dezembro de 2007, e alterações posteriores, devendo a autoridade fiscal glosar o benefício no período correspondente ao descumprimento, mediante o lançamento, em auto de infração, do ISSQN, com aplicação das penalidades cabíveis.

Art. 5º A pessoa jurídica que gozar do benefício fiscal disposto nesta Lei fica obrigada a apresentar Declaração Mensal das Startups Contratadas (DMSC) até o dia 20 do mês seguinte à apuração mensal do ISSQN devido.

§ 1º A DMSC conterá informações estabelecidas em Regulamento.

§ 2º A Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) poderá desenvolver versão eletrônica da DMSC.

§ 3º O descumprimento da obrigação estabelecida neste artigo ensejará a aplicação de ofício da multa de cinquenta Unidades Fiscais do Município (UFMs) por declaração, lavrada por meio de notificação de lançamento ou auto de infração.

§ 4º A entrega ou envio de DMSC contendo omissões ou inexatidões ensejará a aplicação da penalidade disposta no § 3º deste artigo.

Art. 6º Esta Lei será regulamentada após a sua publicação.

Art. 7º Esta Lei observará a Lei Orçamentária Anual.

Art. 8º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos a partir de 1º de fevereiro de 2020.

Manaus, 26 de dezembro de 2019.

ARTHUR VIRGÍLIO DO CARMO RIBEIRO NETO

Prefeito de Manaus