Instrução Normativa MAPA nº 10 de 19/03/2010

Norma Federal - Publicado no DO em 22 mar 2010

Altera a Instrução Normativa MAPA nº 41 de 2009.

O Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, tendo em vista o disposto no Decreto nº 5.741, de 30 de março de 2006, no Decreto nº 24.548, de 3 de julho de 1934, na Portaria MAPA nº 516, de 09 de dezembro de 1997, na Instrução Normativa MAPA nº 8, de 25 de março de 2004, e o que consta do Processo nº 21000.010063/2008-18,

Resolve:

Art. 1º Alterar o caput do art. 2º e o inciso I do art. 5º, do Anexo II da Instrução Normativa MAPA nº 41, de 08 de outubro de 2009, que passam a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 2º Ao se realizar a colheita de alimentos destinados a ruminantes, para detecção de subprodutos de origem animal proibidos em sua alimentação, a autoridade de defesa sanitária animal da competente instância do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária deverá determinar a identificação individual dos ruminantes que tiveram acesso a alimento suspeito, relacionando-os em formulário específico, conforme o Anexo IV." (NR)

"Art. 5º .....

I - eliminação dos ruminantes identificados no relatório de que trata o Anexo IV, mediante o abate em estabelecimento inspecionado e devidamente registrado sob inspeção oficial, com aproveitamento de carcaça e remoção e destruição de material de risco para encefalopatia espongiforme bovina (EEB) conforme estabelecido pelo MAPA, ou destruição na propriedade sob acompanhamento da autoridade de defesa sanitária animal;" (NR)

Art. 2º Alterar os Anexos III e IV, da Instrução Normativa MAPA nº 41, de 8 de outubro de 2009, que passam a vigorar na forma dos Anexos à presente Instrução Normativa.

Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

REINHOLD STEPHANES

ANEXO I

"ANEXO III

TERMO DE FISCALIZAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE AMOSTRA (nº..../ano)

Ao(s)........ dia(s) do mês de............................. do ano de dois mil e................, eu..........................................., abaixo assinado, lotado no......................................................................, procedi à fiscalização na propriedade denominada de........................................................................., do Sr.(a)..........................................................................................................., CPF ou CPNJ......................., no Município/Unidade Federativa.................................................../.................

Houve a colheita de amostras de alimentos para ruminantes visando ao teste laboratorial de detecção de subproduto de origem animal.

A amostra de contraprova deverá ser armazenada conforme os seguintes cuidados:

- se contiver alimentos volumosos (com teor de fibra bruta superior a 18% na matéria seca, onde se incluem capins verdes, silagens, fenos, restos culturais, palhadas): submeter ao congelamento;

- se contiver exclusivamente alimentos concentrados, suplementos ou rações não volumosos: submeter à refrigeração (temperatura de 2 a 8ºC).

- a embalagem oficial da amostra de contraprova deverá ser envolta por um saco plástico de primeiro uso, a fim de se evitar eventual ruptura da embalagem oficial, por aderência à parede interna do refrigerador ou congelador e posterior extravasamento de seu conteúdo.

Identificação das amostras colhidas:

Nº da amostra Nº Lacre da Amostra de fiscalização Nº Lacre da Amostra de Contraprova *Conservação 
    
   

* indicar se congelamento ou refrigeração

Caso haja interesse em analisar a contraprova, será de responsabilidade do interessado o envio desta amostra, de maneira que a mesma chegue ao competente laboratório previamente à data marcada para a realização da análise, com a embalagem e o lacre inviolados e sob a condição de conservação indicada no quadro acima (congelada ou refrigerada).

Para todos os fins, a(s) amostra(s) colhida(s) e relatada(s) neste Termo é(são) proveniente(s) de alimento(s) fornecido(s) para ruminantes neste estabelecimento de criação.

_____________________________ ________________________________ 
Agente Oficial (assinatura e carimbo 
Responsável pela Propriedade (nome e assinatura) 

Testemunhas:

1. __________________________ CPF:______________________ 
2. __________________________ 
CPF: ______________________ 

....................................................,........ de................................de 20. .....

Local Data

1ª via - Arquivo do Órgão fiscalizador 2ª via - Processo Órgão fiscalizador 3ª via - Depositário" (NR)

ANEXO II

"ANEXO IV

RELATÓRIO DE IDENTIFICAÇÃO INDIVIDUAL DOS RUMINANTES QUE TIVERAM ACESSO A ALIMENTO SUSPEITO DE CONTER SUBPRODUTO DE ORIGEM ANIMAL PROIBIDO NA SUA ALIMENTAÇÃO (nº...../ano)

Proprietário: ______________________ CPF/CNPJ _________________

Propriedade:_________________________________________________

Município/Unidade Federativa: __________________________________

Nº de identificação individual1 Nº de identificação de manejo 2Espécie Raça Idade 3Pelagem Sexo 
             
             
           

¹ Identificação aplicada pelo órgão de defesa sanitária animal ou, no caso de animal registrado em associação de raça, a identificação permanente afixada no animal.

² Identificação usual na propriedade, se houver.

³ Idade comprovada por registro na associação de raça ou estimada pelo médico veterinário oficial.

Observações:

1. O órgão de defesa sanitária animal deverá ser comunicado imediatamente no caso de perda do elemento de identificação individual ou de doença ou de morte dos ruminantes acima listados.

2. Até que seja emitido o resultado da análise do alimento suspeito quanto à presença de subprodutos de origem animal, é vedada a movimentação dos ruminantes acima listados.

3. Em caso de roubo, furto ou fuga dos ruminantes acima listados, o fato deverá ser imediatamente noticiado à autoridade policial competente e uma cópia do boletim de ocorrência deverá ser encaminhada ao órgão de defesa sanitária animal.

_____________________________ ________________________________ 
Agente Oficial (assinatura e carimbo) 
Responsável pela Propriedade (nome e assinatura) 

........................................................,........ de................................de 20. .....

Local Data

1ª via - Arquivo do Órgão fiscalizador 2ª via - Processo Órgão fiscalizador 3ª via - Responsável pela Propriedade" (NR)