Consulta nº 8 DE 22/02/2021
Norma Estadual - Tocantins - Publicado no DOE em 22 fev 2021
Pode-se aplicar a redução de base de cálculo relativo ao Convênio 52/91 prevista no artigo 8º, Capítulo IV, Único do RICMS-TO, Decreto nº 2.912/2006, na base de cálculo da substituição tributária, dos produtos mencionados, para revenda interna destinada ao uso e consumo e ao comércio atacadista para revenda? No caso de posicionamento positivo o cálculo apresentado está correto?
Substituição tributária para o comércio atacadista de auto peças frente a Lei nº 1.201/00.
EXPOSIÇÃO DOS FATOS:
A Pessoa Jurídica ODAPEL - DISTRIBUIDORA DE AUTO PEÇAS LTDA., vem junto à Secretaria da Fazenda expor e consultar o seguinte:
é inscrita no CCI/TO sob o nº 29.493.731-5 e no CNPJ/MF sob o n° 61.123.543/0011-62;
está estabelecida na Avenida Bernardo Sayão nº 1805, Quadra 04, Lote 05G, Loteamento Manoel Gomes da Cunha, Araguaína - TO;
exerce atividade principal de comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores, com classificação no CNAE nº 45.307-01;
possui Termo de Acordo de Regime Especial - TARE nº 3.198/2019, previsto na Lei nº 1.201/00;
declara não estar sob inspeção fiscal por parte da Fazenda Pública Estadual;
declara também que não foi notificado acerca do início de qualquer fiscalização destinada a apurar evento ou fato relacionado com a matéria da consulta;
comercializa, entre outros produtos, “compressor” com classificação no código 8414.80.19 da NCM e “filtro” com classificação no código 8421.39.90 da NCM;
as aquisições são interestaduais, com produtos importados e nacionais;
a comercialização é destinada ao comércio atacadista para revenda a outros destinatários para uso e consumo;
os produtos mencionados estão submetidos ao regime de substituição tributária nas saídas internas conforme Anexo XXI, do Regulamento do ICMS (§ 1º, artigo 61 do RICMS);
o Convênio ICMS 52/91 concede redução da base de cálculo nas operações com equipamentos industriais previstos no artigo 8º, Capítulo IV, Anexo Único do RICMS-TO, Decreto nº 2.912/2006 para os produtos “Aparelhos para filtrar ou depurar gases” com classificação no código 8421.39.90 da NCM e “Outros compressores inclusive de anel líquido” com classificação no código 8414.80.19 da NCM;
Em relação ao ICMS operação própria, a redução de base de cálculo está conforme dispositivos citados, mas a dúvida reside na aplicação da mesma redução na base de cálculo do ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA, visto que não é mencionada na definição da base de cálculo prevista no § 8º, artigo 64.
Verifica-se também que, a consulente obedeceu todos os ditames previstos nos artigos 18, 19 e 20 do Decreto n° 3.088 de 17 de julho de 2007.
CONSULTA:
Pode-se aplicar a redução de base de cálculo relativo ao Convênio 52/91 prevista no artigo 8º, Capítulo IV, Único do RICMS-TO, Decreto nº 2.912/2006, na base de cálculo da substituição tributária, dos produtos mencionados, para revenda interna destinada ao uso e consumo e ao comércio atacadista para revenda?
No caso de posicionamento positivo o cálculo apresentado está correto?
RESPOSTA:
Pode-se aplicar a redução de base de cálculo relativo ao Convênio 52/91 prevista no artigo 8º, Capítulo IV, Único do RICMS-TO, Decreto nº 2.912/2006, na base de cálculo da substituição tributária, dos produtos mencionados, para revenda interna destinada ao uso e consumo e ao comércio atacadista para revenda?
Conforme a consulente informa nos autos, ela exerce atividade principal de comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores, além de ser detentora do TARE nº 3.198/2019, que concede os benefícios fiscais previstos na Lei nº 1.201/00, portanto seu incentivo fiscal é o que está previsto no inciso III, do artigo 1º da Lei nº 1.201/00, como pode ser observado a seguir:
Art. 1º É facultado ao contribuinte com atividade econômica no comércio atacadista:
....................................................................................
III - apropriar-se do crédito fiscal presumido de 75% sobre o valor apurado do ICMS, na operação própria com autopeças, pneumáticos, câmaras de ar, protetores de borracha, relacionados no Anexo XXI do Regulamento do ICMS.
Da mesma forma, o §2º, do artigo 2º deste mesmo Diploma Legal nos ensina que ao optar pelos incentivos previstos nesta Lei, a consulente não poderá receber outros incentivos fiscais previstos na legislação tributária estadual, conforme pode ser observado a seguir:
Art. 2º. O benefício fiscal previsto nesta Lei:
...................................................................................
§2º O beneficiário desta Lei não recebe outros incentivos fiscais previstos na legislação estadual que reduzam carga tributária, exceto o disposto no inciso V do §1º do art. 1o da Lei 1.303, de 20 de março de 2002.
Portanto, fica patente que a consulente não pode utilizar a redução de base de cálculo relativa ao Convênio 52/91 prevista no artigo 8º, Capítulo IV, Único do RICMS-TO, Decreto nº 2.912/2006, nas operações próprias, muito menos na base de cálculo da substituição tributária, uma vez que, o incentivo previsto na Lei nº 1.201/00, conforme já exposto, só se aplica nas operações próprias.
No caso de posicionamente positivo o cálculo apresentado está correto?
Não, o cálculo apresentado na inicial está incorreto, visto que, apresenta redução de base de cálculo na operação própria, enquanto que a Lei nº 1.201/00 fala em apropriação do crédito presumido de 75% do valor de ICMS apurado.
O cálculo apresentado também apresenta redução de base de cálculo de substituição tributária, enquanto que esta lei fala que o benefício fiscal é concedido somente para as operações próprias.
Dessa forma, o calculo correto para o exemplo feito pela consulente é o demonstrado a seguir:
VL MERCADORIA |
100,00 |
FRETE |
0,00 |
OUTRAS DESPESAS |
0,00 |
IPI |
0,00 |
DESCONTOS INCONDICIONAIS |
0,00 |
TOTAL |
100,00 |
BASE DE CÁLCULO DE ICMS |
100,00 |
ALÍQUOTA |
18 % |
ICMS OPERAÇÃO PRÓPRIA |
18,00 |
ICMS CRÉDITO PELAS ENTRADAS (HIPOTÉTICA) |
5,60 |
ICMS DEVIDO |
12,40 |
CREDITO PRESUMIDO Lei nº 1.201/00 (75%) |
9,30 |
ICMS A RECOLHER - OPERAÇÃO PRÓPRIA |
3,10 |
SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - OPERAÇÃO PRÓPRIA |
100,00 |
% MVA |
36,56% |
MVA |
36,56 |
BASE DE CÁLCULO DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA |
136,56 |
ALÍQUOTA |
18% |
ICMS ST CALCULADO |
24,58 |
ICMS OPERAÇÃO PRÓPRIA (CRÉDITO) |
18,00 |
ICMS ST DEVIDO NA OPERAÇÃO |
6,58 |
À Consideração superior.
DTRI/GAPRO - Palmas/TO, 22 de Fevereiro de 2021.
WAGNER BORGES
AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL
MAT. 193.852-5
De acordo.
JOSÉ WAGNER PIO DE SANTANA
DIRETOR DE TRIBUTAÇÃO