Consulta SEFAZ nº 62 DE 18/02/1993
Norma Estadual - Mato Grosso - Publicado no DOE em 25 fev 1993
Bens de Uso e Consumo - Crédito Fiscal
Senhor Secretário:
A empresa acima indicada, através de seu estabelecimento inscrito no CCI sob o nº ... formula processo de consulta para expor e indagar o que se segue:
1) face ao principio da não - cumulatividade, pode a empresa se utilizar como crédito do ICMS relativo a aquisição de combustíveis, pneus, câmaras de ar e demais materiais necessários a manutenção de seus veículos, empregados no transporte das mercadorias por ela produzidas e comercializadas; e
2) em caso positivo, se a consulente poderá efetuar os lançamentos dos créditos não aproveitados desde a entrada em vigor do ICMS no Estado.
O transporte em veículo próprio não é alcançado pelo ICMS uma vez que não configura prestação de serviço.
De sorte que os insumos adquiridos para manutenção e/ou recuperação de veículo próprio empregado no transporte de seus produtos revelam-se como despesas da empresa, que, a exemplo das demais, têm seus valores embutidos no preço de venda.
Constituem, pois, tais insumos mercadorias destinadas ao uso e/ou consumo da empresa, estando vedado o crédito do imposto a ele relativo, consoante a letra do art. 67, inciso II, do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 1.944, de 06.10.89.
Diante do exposto, fica prejudicada a segunda indagação.
É a informação, S.M.J.
Cuiabá-MT, 18 de fevereiro de 1993.
YARA MARIA STEFANO SGRINHOLI
FTEDE ACORDO:JOÃO BENEDITO GONÇALVES NETO
ASSESSOR DE ASSUNTOS TRIBUTÁRIOS