Portaria Conjunta MP/MCid nº 318 de 25/07/2005

Norma Federal - Publicado no DO em 03 ago 2005

Aprova a descentralização de dotações orçamentárias e recursos financeiros do Ministério das Cidades para a TRENSURB - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A., objetivando a contratação de Consultoria Técnica para Revitalização de áreas lindeiras à Estação Esteio.

O SUBSECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES, no uso de suas atribuições e por delegação de competência através da Portaria nº 274, de 22 de agosto de 2003, publicada no DOU nº 163, de 25 de agosto de 2003, e o DIRETOR-PRESIDENTE DA TRENSURB, com base nas condições estabelecidas pelo Decreto nº 825, de 28.05.1993, com as alterações subseqüentes; observadas as disposições do Decreto-Lei nº 200, de 25.02.1967; Lei nº 8666, de 21.06.1993; na Lei nº 10.707, de 30.07.2003; na Lei nº 10.837, de 16.01.2004; na Lei Complementar nº 101, de 04.05.2000; no Decreto nº 93.872, de 23.12.1986; e na Instrução Normativa nº 01/97, de 15.01.1997 da Secretaria do Tesouro Nacional, no que couber, resolvem:

Art. 1º Aprovar a descentralização de dotação orçamentária e de recursos financeiros do orçamento do MINISTÉRIO DAS CIDADES, em favor da TRENSURB, Unidade Gestora 275.060, no valor R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), com a finalidade de aplicação na contratação de Consultoria Técnica para revitalização de áreas lindeiras à Estação Esteio, a ser realizada conforme plano de trabalho anexo, parte integrante desta Portaria, consoante o previsto na Ação "Apoio a Projetos de Urbanização de Áreas Lindeiras de Corredores Ferroviários" (Programa de Trabalho: 56101.15.846.9989.0594.0001), do Plano Plurianual do Governo Federal.

Art. 2º O período de execução do objeto previsto nesta Portaria expirará em 31 de dezembro de 2005.

Art. 3º As dotações orçamentárias serão descentralizadas para a TRENSURB, até o dia 31 de julho de 2005.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

LAERTE DORNELES MELIGA

Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério das Cidades

MARCO ARILDO PRATES DA CUNHA

Diretor-Presidente da TRENSURB

ANEXO

TRENSURB
PLANO DE TRABALHO 1/3
1. DADOS CADASTRAIS

* Conta Corrente - A TRENSURB não tem conta corrente normal em Banco, opera através de conta única do Tesouro Nacional - 112160400 - Limite de saque vinculado pois é integrante total no SIAFI.

2. OUTROS PARTÍCIPES

NOME  CNPJ/MF   E.A  
ENDEREÇO   CEP  

3. DESCRIÇÃO DO PROJETO

TÍTULO DO PROJETO  
IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE REVITALIZAÇÃO DE ÁREA LINDEIRA À ESTAÇÃO ESTEIO/TRENSURB.   PERÍODO DE EXECUÇÃO  
INÍCIO  TÉRMINO  
01.07.2005  30.11.2005  
IDENTIFICAÇÃO DO OBJETO  
CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO DO ACESSO LESTE À ESTAÇÃO ESTEIO, INCLUINDO:  
- Reformulação e ampliação do terminal de integração modal (metrô x ônibus);  
- Inserção do projeto-piloto de bicicletário e respectiva adequação das vias de acesso à estação;  
- Inserção de áreas comerciais e equipamentos urbanos de utilidade pública;  
- Inserção de áreas para estacionamento;  
- Reformulação geral do sistema viário, com vistas ao ordenamento e atendimento das demandas existentes.  
JUSTIFICATIVA DA PROPOSIÇÃO  
A contratação proposta objetiva estabelecer, através de consultoria externa, o ordenamento e adequado equacionamento das várias demandas conflitantes que incidem sobre o entorno da Estação Esteio do metrô, e que estão retratadas no campo "Identificação do.  Objeto". Essa estação, localizada no centro da cidade de Esteio e desde a sua implantação, há 20 anos atrás, não foi objeto de significativas intervenções no que tange às suas condições de acessibilidade 
Entretanto, o grande incremento de demanda que vem sendo registrado nesses últimos 2 anos, fruto inclusive do crescente aumento no número de linhas urbanas e metropolitanas integradas ao metrô, tem evidenciado a total inadequação do atual terminal, quer pela.  insuficiência dos espaços físicos, quer pela insegurança e riscos de colisões e atropelamentos, face à intensidade e conflitos observados na circulação viária 
Face ao exposto, justificamos a necessidade de um estudo amplo e completo, de modo que todos os aspectos intervenientes sejam devidamente avaliados e contemplados num projeto integrado e que realmente contribua para uma efetiva re-urbanização do entorno da estação.  

PLANO DE TRABALHO 2/3
4. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (META, ETAPA OU FASE)

META  ETAPA FASE   ESPECIFICAÇÃO   INDICADOR FÍSICO   DURAÇÃO  
UNIDADE   QUANTIDADE   INÍCIO   TÉRMINO  
  Etapa 1  Cadastro Planialtimétrico da Área..   mês   1   01.07.2005  31.07.2005  
  Etapa 2  Plano Funcional da Solução Proposta.   Mês   1   01.08.2005  31.08.2005  
  Etapa 3  Aprovação do Plano Funcional pela PM Esteio e TRENSURB.   Mês   0,5   01.09.2005  15.09.2005  
  Etapa 4  Detalhamento Arquitetônico e Urbanístico   mês   2,5   16.09.2005  30.11.2005  

5. PLANO DE APLICAÇÃO (R$ 1.000,00)

NATUREZA DA DESPESA  TOTAL   CONCEDENTE   PROPONENTE  
CÓDIGO  ESPECIFICAÇÃO   50,00   
33.90.35 Serviços de Consultoria 
TOTAL GERAL  50,00  

PLANO DE TRABALHO 3/3
6. CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO (R$ 1.000,00)
CONCEDENTE

META  JUL   AGO   SET   OUT   NOV   DEZ/04  
 4,0 6,0 5,0 15,0 20,0  

PROPONENTE (CONTRAPARTIDA)

META  JAN  FEV  MAR  ABR  MAI  JUN  
 

META  JUL  AGO  SET  OUT  NOV  DEZ  
 

7. DECLARAÇÃO

LEI, QUE INEXISTE QUALQUER DÉBITO EM MORA OU SITUAÇÃO DE INADIMPLÊNCIA COM O TESOURO NACIONAL OU QUALQUER ÓRGÃO OU ENTIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL, QUE IMPEÇA A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS ORIUNDOS DE DOTAÇÕES CONSIGNADAS NOS ORÇAMENTOS DA UNIÃO, NA FORMA DESTE PLANO DE TRABALHO. 
NA QUALIDADE DE REPRESENTANTE LEGAL DO PROPONENTE, DECLARO, PARA FINS DE PROVA JUNTO AO MINISTÉRIO DAS CIDADES, PARA OS EFEITOS E SOB AS PENAS DA 
PEDE DEFERIMENTO, 
Porto Alegre, 28 de abril de 2005 
___________________________ MARCO ARILDO PRATES DA CUNHA ____________________________PROPONENTE

8. APROVAÇÃO PELO CONCEDENTE

APROVADO 
Brasília 25 de julho de 2005 ___________________________________LOCAL E DATA CONCEDENTELAERTE DORNELES MELIGA _____________________________________