Decreto nº 81317 DE 19/11/2014

Norma Municipal - Belém - PA - Publicado no DOM em 25 nov 2014

Dispõe sobre as ações de patrocínio no âmbito da Administração Direta e Indireta, e dá outras providências.

O Prefeito Municipal de Belém, no uso de suas atribuições legais,Considerando as competências conferidas ao Chefe do Poder Executivo pelo art. 94, inciso VII e inc. XX da LOMB;

Considerando a necessidade de otimizar as ações da Administração Municipal;

Considerando a necessidade de resguardar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade previstos no art. 14 da LOMB e demais princípios constitucionais administrativos;

Considerando, por fim, a necessidade de divulgar a atuação administrativa do Município de Belém, através de seus símbolos, por meio da iniciativa patrocinada, ampliando o relacionamento com públicos de interesse, para divulgar marcas, produtos, serviços, posicionamentos, programas e políticas de atuação,

Decreta:

Seção I - Das disposições gerais

Art. 1º As ações de patrocínio dos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Municipal são reguladas pelas disposições deste Decreto.

Art. 2º Para efeito deste Decreto, consideram-se:

I - patrocínio: apoio financeiro concedido a projetos de iniciativa de terceiros, com o objetivo de divulgar atuação, fortalecer conceito, agregar valor à marca, incrementar vendas, gerar reconhecimento ou ampliar relacionamento do patrocinador com seus públicos de interesse;

II - patrocinador: órgão ou entidade integrante do Poder Executivo Municipal;

III - patrocinado: pessoa física ou jurídica beneficiária direta do patrocínio e signatária dos contratos celebrados com o patrocinador.

Art. 3º Não são considerados patrocínio para os fins deste Decreto:

I - doações: cessão gratuita de recursos humanos, materiais, bens, produtos e serviços que não seja divulgada e mantenha o doador no anonimato;

II - permutas ou apoios: troca de materiais, produtos ou serviços por divulgação de conceito e/ou exposição de marca;

III - projetos de veiculação em mídia ou em instalações que funcionem como veículo de comunicação, com entrega em espaços publicitários;

IV - projetos de transmissão de eventos esportivos, culturais, informativos ou de entretenimento comercializados por veículos de comunicação;

V - ações compensatórias: apoio a projetos cuja execução seja compulsória e prevista em lei;

VI - locação de espaço e/ou montagem de estandes em eventos sem nenhuma contrapartida de comunicação;

VII - ações realizadas pelo próprio órgão ou entidade.

Parágrafo único. Os casos não previstos serão analisados e decididos pelo Gabinete do Prefeito.

Art. 4º Os patrocinadores deverão orientar suas ações de patrocínio com fundamento nas seguintes diretrizes, de acordo com as características de cada ação:

I - afirmação dos valores e princípios da Lei Orgânica do Município-LOMB;

II - atenção ao caráter educativo, informativo e de orientação social;

III - preservação da identidade;

IV - valorização da diversidade étnica e cultural e respeito à igualdade e às questões raciais, geracionais, de gênero e de orientação sexual;

V - reforço das atitudes que promovam o desenvolvimento humano e o respeito ao meio ambiente;

VI - valorização dos elementos simbólicos da cultura nacional e regional;

VII - vedação do uso de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos;

VIII - adequação das mensagens, linguagens e canais aos diferentes segmentos de público;

IX - uniformização do uso de marcas, conceitos e identidade visual utilizados na comunicação de governo;

X - valorização de estratégias de comunicação regionalizada;

XI - observância da eficiência e racionalidade na aplicação dos recursos públicos; e

XII - difusão de boas práticas na área de comunicação.

Art. 5º Os patrocinadores deverão orientar suas ações de patrocínio os objetivos a seguir, de acordo com as características de cada projeto:

I - democratização, igualdade de oportunidade e acesso ao público de bens, produtos e serviços resultantes da implementação dos projetos patrocinados;

II - aplicação dos recursos de forma regionalizada, especialmente dos projetos que contem com benefício fiscal;

III - transparência na adoção de critérios e métodos de seleção pública para escolha de projetos;

IV - articulação com órgãos do Poder Executivo Municipal para a troca de experiências, melhores práticas e alinhamento às políticas públicas gerais e setoriais.

Art. 6º Os patrocinadores deverão pautar sua atuação com base nas seguintes premissas:

I - isonomia e coerência na gestão dos patrocínios;

II - divulgação sistemática de políticas e diretrizes;

III - promoção da cidadania e do desenvolvimento humano;

IV - respeito à diversidade étnica e cultural;

V - sustentabilidade e responsabilidade social;

VI - desdobramento educacional;

VII - promoção do Brasil no exterior.

§ 1º Para os casos de patrocínios que contem com incentivos fiscais deve ser observado o disposto na legislação pertinente a cada área.

§ 2º Os patrocínios podem não estar ligados ao ramo de atividade, área de atuação ou missão institucional do patrocinador.

§ 3º Os patrocinadores deverão adotar, preferencialmente, processos de seleção pública de projetos.

§ 4º Independentemente do processo de seleção adotado, a análise prévia das propostas de patrocínio deverá ser feita com base em critérios objetivos, ainda que por métodos estimativos, consideradas contrapartidas institucionais ou mercadológicas.

Art. 6º Deverão ser valorizados e estimulados os patrocínios que:

I - promovam a acessibilidade de idosos e de pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência física, sensorial ou cognitiva, de forma segura e autônoma, aos espaços onde se realizam eventos ou aos produtos oriundos dos patrocínios realizados;

II - apresentem preocupação com a preservação do meio ambiente, mediante emprego de materiais reciclados, recicláveis, ecoeficientes e biodegradáveis, baixa utilização de recursos naturais e reduzida emissão de gases poluentes;

III - promovam a inovação, o desenvolvimento regional sustentável e a geração de emprego e renda para a população local.

Seção II - Gestão dos Patrocínios

Art. 7º Compete à Coordenadoria Municipal de Comunicação Social-COMUS auxiliar o Gabinete do Prefeito:

I - na coordenação do desenvolvimento e da execução dos projetos de patrocínio que, de acordo com o Gabinete do Prefeito, exijam esforço integrado de comunicação;

II - na supervisão do conteúdo de comunicação dos patrocínios desenvolvidos em consonância com as políticas, diretrizes e orientações específicas do Gabinete do Prefeito;

III - no controle da observância dos objetivos e diretrizes previstos nos arts. 4º e 5º deste Decreto, e das políticas e diretrizes editadas pelo Gabinete do Prefeito, no tocante ao conteúdo de comunicação das propostas submetidas à sua aprovação.

Art. 8º À-COMUS compete, ainda:

I - manifestar-se previamente sobre as propostas de patrocínio, a serem realizados da Administração Municipal;

II - estruturar e coordenar o funcionamento do Comitê de Patrocínios;

III - auxiliar os patrocinadores na elaboração de planos anuais de patrocínio;

IV - auxiliar os patrocinadores na elaboração de políticas e diretrizes de patrocínio;

V - propor parâmetros de exame e métodos de seleção pública de projetos;

VI - propor adequações e melhorias nos processos de gestão;

VII - estimular o intercâmbio de informações e a difusão de boas práticas;

VIII - promover a articulação entre os órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Federal;

IX - orientar o uso de marcas e assinaturas publicitárias do Governo Municipal;

X - acompanhar e avaliar, quando julgar oportuno, os resultados globais dos patrocínios.

Art. 9º Devem ser submetidas previamente à COMUS as propostas de patrocínio de valor superior a R$ 10.000,00 (dez mil reais), independentemente da denominação do instrumento jurídico utilizado para a sua formulação, seja ele contrato, convênio ou outro termo, observado o disposto neste Decreto.

§ 1º A deliberação da COMUS sobre as propostas de valor superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais) dependerá da prévia manifestação do Comitê de Patrocínios.

§ 2º Excepcionalmente e mediante justificativas e razões apresentadas formalmente pelo patrocinador, o Gabinete do Prefeito poderá aprovar proposta sem a manifestação do Comitê de Patrocínios.

§ 3º As propostas submetidas à COMUS dependem da prévia aprovação das autoridades competentes dos respectivos patrocinadores, as quais respondem pela exatidão das informações encaminhadas e obediência às normas legais regulamentares aplicáveis.

Art. 10. O procedimento de avaliação e deliberação sobre as propostas de patrocínio encaminhadas à COMUS deverá ocorrer em até 5 (cinco) dias úteis da data de seu recebimento, compreendidas as seguintes etapas:

I - registro da proposta encaminhada pelo patrocinador, em data anterior à sua contratação;

II - análise técnica do conteúdo de comunicação da proposta;

III - aprovação ou rejeição da proposta;

IV - comunicação ao patrocinador da deliberação da COMUS.

Parágrafo único. O gabinete do Prefeito poderá solicitar informações ou esclarecimentos complementares para a instrução de sua análise técnica.

Art. 11. A COMUS não se manifestará sobre propostas de patrocínio encaminhadas posteriormente à data de sua contratação ou fora do prazo de análise.

Art. 12. Toda alteração feita na proposta de patrocínio após sua aprovação deve ser comunicada formalmente à COMUS, a qual poderá acarretar a necessidade de substituição ou cancelamento da proposta original.

Art. 13. Quando a deliberação sobre a proposta depender de manifestação do Comitê de Patrocínios, o patrocinador deverá observar a data das reuniões do colegiado previstas no calendário oficial divulgado anualmente pela COMUS.

Art. 14. A análise técnica do conteúdo de comunicação das propostas de patrocínio submetidas à COMUS observará os seguintes critérios:

I - planejamento de comunicação;

II - objetivos institucionais e mercadológicos dos patrocinadores;

III - enquadramento no conceito de patrocínio; Ano LVI - Nº 12.699

IV - justificativas apresentadas para o patrocínio ao projeto;

V - pertinência e equilíbrio de contrapartidas;

VI - período de execução e aspectos técnicos de comunicação;

VII - correto preenchimento dos modelos e sistemas disponibilizados;

VIII - uniformidade de análise em relação a propostas similares;

IX - pareceres anteriores emitidos no âmbito da SECOM;

X - inserção da marca do Governo Municipal, quando for o caso, e de selos alusivos ao incentivo fiscal cuja obrigatoriedade esteja prevista em lei.

Art. 15. Os patrocinadores encaminharão à COMUS planejamento anual de patrocínio com respectivas políticas, diretrizes e principais ações a serem deflagradas no exercício, segmentadas por área.

Parágrafo único. A COMUS, com o auxílio do Comitê de Patrocínios, estabelecerá o formato e a data do envio das informações previstas no caput deste artigo.

Seção III - Do Comitê de Patrocínios

Art. 16. Fica instituído o Comitê de Patrocínios, de caráter consultivo, com o objetivo de assessorar a COMUS na definição de parâmetros e procedimentos relacionados com as ações na área de patrocínios, cabendo-lhe:

I - manifestar-se sobre as ações de patrocínios, observados os parâmetros e procedimentos definidos pela COMUS;

II - identificar e difundir as boas práticas para o aprimoramento de processos e mecanismos a serem adotados no exame, seleção e avaliação das ações na área de patrocínios;

III - apoiar o desenvolvimento de ações de comunicação integradas a políticas públicas;

III - identificar e propor a difusão de boas práticas na área de patrocínios;

IV - contribuir para o aprimoramento de processos e métodos de exame e seleção de projetos e de avaliação de patrocínios;

V - desenvolver com os patrocinadores ações conjuntas que propiciem maior transparência e democratização no acesso aos recursos de patrocínio;

VI - articular-se com integrantes da administração direta e indireta para divulgação dos patrocínios de maior destaque no âmbito do Município de Belém.

§ 1º O Comitê de Patrocínios auxiliará a COMUS na identificação e divulgação de ferramentas de gestão e no monitoramento dos resultados dos patrocínios.

§ 2º A COMUS poderá adotar rotina específica para manifestação do Comitê sobre as propostas de patrocínio de projetos selecionados por meio de edital público.

§ 3º A COMUS prestará o apoio necessário aos trabalhos do Comitê de Patrocínios.

Art. 17. As reuniões do Comitê de Patrocínios realizar-se-ão:

I - a cada quinze dias ou quando necessário para exame e discussão das propostas de patrocínio;

II - por iniciativa da COMUS nos demais casos.

Art. 18. O Comitê de Patrocínios será coordenado pelo titular da COMUS ou, na sua ausência ou impedimento, por seu substituto eventual.

Art. 19. A COMUS editará Regimento Interno do Comitê de Patrocínios.

Parágrafo único. A COMUS poderá instituir, no âmbito do Comitê, comissões temáticas com a finalidade de estudar e propor o aprimoramento dos processos de patrocínio.

Art. 20. No exame e discussão das propostas de patrocínio, o Comitê pautará sua atuação em conformidade com:

I - as diretrizes de patrocínio relacionadas neste Decreto;

II - as políticas de patrocínio dos respectivos patrocinadores;

III - as políticas públicas do Poder Executivo Municipal;

IV - a coerência e uniformidade de critérios no patrocínio a projetos de natureza, características e finalidades similares;

V - os pareceres anteriores já emitidos no âmbito do Comitê;

VI - o Regimento Interno do Comitê;

VII - a legislação pertinente aplicável à matéria.

Art. 21. As propostas a serem examinadas pelo Comitê de Patrocínios deverão ser recebidas na COMUS até 5 (cinco) dias úteis antes das reuniões programadas.

Parágrafo único. A COMUS, em caráter excepcional, poderá encaminhar ao Comitê de Patrocínios propostas recebidas fora do prazo definido no caput deste artigo, desde que acompanhadas das respectivas justificativas do atraso, para serem examinadas como extrapauta.

Art. 23. Para composição do Comitê de Patrocínios, os titulares dos órgãos e entidades patrocinadoras indicarão 02 (dois) representantes, titular e suplente, que atuem na área de patrocínio ou correlata.

§ 1º A COMUS poderá convidar a participarem de reuniões do Comitê:

a) representantes de outros órgãos ou entidades integrantes Administração Municipal, os quais serão de livre designação dos titulares dos respectivos entes;

b) servidores da COMUS e de outros órgãos e/ou entidades, além de profissionais do mercado.

§ 2º Os patrocinadores poderão utilizar técnicos para subsidiar a defesa, perante o Comitê, de proposta de patrocínio a projetos mais complexos, mediante prévia comunicação à COMUS.

§ 3º Poderá ser retirada de pauta proposta de patrocinador cujo representante não compareça à reunião do Comitê.

§ 4º A participação no Comitê de Patrocínios não ensejará remuneração e será considerada serviço público relevante.

§ 5º A COMUS prestará o apoio necessário aos trabalhos do Comitê de Patrocínios.

§ 6º Através de ato do coordenador da COMUS estabelecerá a forma de funcionamento do Comitê de Patrocínios e especificará suas atribuições.

§ 7º O Comitê de Patrocínios auxiliará a COMUS na identificação e divulgação de ferramentas de gestão e no monitoramento dos resultados dos patrocínios.

§ 8º A COMUS poderá adotar rotina específica para manifestação do Comitê sobre as propostas de patrocínio de projetos selecionados por meio de edital público.

Seção IV - Dos processos de seleção pública

Art. 24. Os processos de seleção realizados por edital deverão ser publicados no sítio do Município de Belém e no Diário Oficial do Município ou em outros meios que assegurem sua divulgação.

Art. 25. Na seleção de projetos, os patrocinadores deverão observar os princípios da economicidade e da razoabilidade e assegurar:

I - ampla divulgação de todas as etapas do processo, com uso de novas mídias e novas tecnologias de comunicação;

II - clareza e objetividade dos regulamentos à disposição do público interessado;

III - definição dos prazos de inscrição, montante de recursos, segmentos e faixas de distribuição, quando for o caso.

Parágrafo único. As informações sobre os projetos não selecionados por limitação orçamentária poderão ser disponibilizadas a outros patrocinadores públicos ou privados.

Art. 26. A publicação de editais e a constituição de comissões de seleção por parte dos órgãos e entidades deverão ser comunicadas previamente à COMUS, que decidirá se indicará representantes para integrá-las.

Art. 27. É recomendável que o patrocinador realize oficinas de capacitação destinadas a facilitar o processo de inscrição dos interessados.

Seção V - Dos Contratos de Patrocínio

Art. 28. O contrato, conforme definido no parágrafo único do art. 2º da Lei nº 8.666/1993 , por sua natureza jurídica, constitui-se no instrumento hábil para abrigar o patrocínio.

§ 1º Para a contratação, os patrocinadores devem exigir do patrocinado a apresentação dos documentos de habilitação jurídica e de regularidade fiscal.

§ 2º É vedada a contratação de patrocínios por intermédio de agências de propaganda.

Art. 29. O contrato deverá estipular a obrigatoriedade do uso do símbolo do Município de Belém, entre as contrapartidas.

§ 1º Os símbolos do Município de Belém deverão ser aplicados nas ações de comunicação dos projetos patrocinados, competindo à COMUS examinar a conveniência e a oportunidade em que poderá ser liberada a exigência, por sua iniciativa ou mediante prévia solicitação e justificativa do patrocinador.

§ 2º Os contratos deverão prever as sanções a serem aplicadas nos casos de inexecução total ou parcial do seu objeto.

Art. 30. Cabe ao patrocinador verificar o cumprimento do objeto, a comprovação das respectivas contrapartidas, a eventual cessão de direitos patrimoniais e demais disposições contratuais.

Art. 31. O patrocinador deverá exigir do patrocinado, antes da assinatura do contrato, declaração formal de que cumpriu os procedimentos exigidos na prestação de contas de patrocínios anteriores.

Art. 32. Sempre que possível e sem nenhum ônus adicional, os patrocinadores deverão estabelecer contrapartidas contratuais que assegurem maior acesso do público aos produtos patrocinados, a serem disponibilizados às redes públicas de ensino e de televisão e a outras redes não comerciais.

Seção VI - Da avaliação de resultados dos patrocínios

Art. 33. Os patrocinadores deverão adotar critérios para avaliação dos resultados alcançados com os patrocínios.

§ 1º A avaliação de resultados poderá ser realizada por meio de pesquisas, relatórios gerenciais e controles sistêmicos, entre outras formas de aferição, e ter abrangência global, de acordo com a natureza e a diversidade das ações dos projetos patrocinados, com os grupos de beneficiários, os públicos-alvo, os segmentos negociais, as diretrizes e estratégias do patrocinador e o volume de recursos despendidos.

§ 2º Os procedimentos para avaliação de resultados devem ser consentâneos com as características dos patrocínios e o montante de recursos aplicados, observados os princípios da economicidade e da razoabilidade.

Art. 34. Os patrocinadores deverão exigir relatório final que comprove a realização do projeto patrocinado, o cumprimento das contrapartidas, o uso das marcas do patrocinador e dos símbolos do Município de Belém e demais obrigações contratuais.

Parágrafo único. A prestação de contas de patrocínios que contam com incentivos fiscais obedecerá à legislação específica e aos procedimentos dispostos pelas secretarias pertinentes.

Seção VII - Das disposições finais

Art. 35. A COMUS editará manual destinado a orientar a aplicação da marca e símbolos do Município de Belém em ações de patrocínio.

Art. 36. O disposto neste Decreto não dispensa a obediência e observância da legislação aplicável às ações e atos aqui previstos e às normas legais e regulamentares editadas pelos órgãos de controle interno e externo.

Art. 37. A COMUS editará orientações complementares com vistas ao cumprimento deste Decreto.

Art. 38. Este decreto em vigor na data de sua publicação.

Palácio Antonio Lemos, 19 de novembro de 2014.

ZENALDO RODRIGUES COUTINHO JUNIOR

Prefeito Municipal de Belém