Solução de Consulta COSIT nº 50 DE 01/03/2023

Norma Federal - Publicado no DO em 15 mar 2023

Assunto: Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF - OPERAÇÕES DE CRÉDITO. ALÍQUOTA ZERO.

Assunto: Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF

OPERAÇÕES DE CRÉDITO. ALÍQUOTA ZERO.

Para fins de incidência do IOF, a expressão "operações de crédito contratadas" contida nos §§ 20 e 20-A do art. 7º do Decreto nº 6.306, de 2007 , refere-se à data de contratação da operação de financiamento com valor de principal definido.

Sujeitam-se à incidência do IOF à alíquota zero as operações de crédito contratadas entre 3 de abril de 2020 e 26 de novembro de 2020 e entre 15 de dezembro e 31 de dezembro de 2020, ainda que os seus recursos sejam disponibilizados após o término desses períodos.

Dispositivos Legais: Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007 , art. 7º, inciso I, alínea b, e §§ 20 e 20-A.

RODRIGO AUGUSTO VERLY DE OLIVEIRA

Coordenador-Geral