Solução de Consulta SF/DEJUG nº 23 DE 21/09/2017

Norma Municipal - São Paulo - SP - Publicado no DOM em 21 set 2017

ISS . Honorários de sucumbência. Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS - e.

O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE TRIBUTAÇÃO E JULGAMENTO, no uso de suas atribuições legais, em especial à vista dos arts.73 a 78 da Lei nº14.107,de 12 de dezembro de 2005, e em conformidade com o que consta nos autos do processo administrativo;

ESCLARECE:

1. A consulente, regularmente inscrita no Cadastro d e Contribuintes Mobiliários – CCM, tem por objeto social disciplinar a colaboração recíproca no trabalho profissional, bem como o expediente e resultados patrimoniais auferidos na prestação de serviços de advocacia em geral .

2. A consulente alega que tem r elação contratual com pessoas físicas e jurídicas caracterizadas como clientes, recebendo deles honorários que são normalmente tributado s , e emitindo as respectivas Notas Fiscais de Serviço Eletrônica s – NFS - e .

3. Por outro lado, a consulente informa que existe a hipótese de recebimento de valores referentes a honorários de sucumbência , que , em seu entendimento, não seriam decorrentes diretamente da relação contratual com seus clientes.

4. A consulente argumenta que os honorários de sucumbência são pagos p ela parte vencida ao advogado da parte vencedora em processo judicial , e são previstos no art. 22 da Lei Federal nº 8.906, de 4 de julho de 1994, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB ) .

5. Diante do exposto, indaga a consulente :

5.1. Se ela deve emitir NFS - e quando do recebimento de honorários de sucumbência; e,

5.2. S endo necessária a emissão da NFS - e, como ela deve proceder no tocante à qualificação do tomador do serviço quando da emissão d a NFS - e .

6. Verifica - se que a consulente é optante do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições – Simples Nacional .

7. De acordo com o § 12 do art. 25 - A da Resolução nº 94 do Comitê Gestor do Simples Nacional, de 29 de novembro de 2011, a base de cálcu lo para determinação do valor devido mensalmente pela microempresa ou empresa de pequeno porte a título de ISS, na condição de optante pelo Simples Nacional, é a receita bruta total mensal, nela incluídos, portanto, os valores recebidos a título de honorár ios de sucumbência. 2 / 2

8. Apesar de a consulente argumentar que os honorários de sucumbência não seriam decorrência direta da relação contratual entre ela e seus clientes, certamente a consulente não teria direito ao recebimento desses honorários caso não houvesse sido a referida relação contratual estabelecida. Em outras palavras, os honorários de sucumbência são decorrentes da prestação do serviço para o qual a consulente foi contratada.

9. Dispõe o a rt. 1º da Lei nº 14.097, de 8 de dezembro de 2005 , que a N FS - e deverá ser emitida por ocasião da prestação d o serviço . No entanto, considerando que o valor dos honorários de sucumbência é determinado posteriormente ao momento da prestação do serviço, há uma impossibilidade técnica de, no momento da presta ção do serviço, o valor relativo aos honorários de sucumbência ser discriminado na NFS - e .

10 . Assim , a consulente deverá emitir a NFS - e , de acordo com as disposições do Decreto nº 53.151, de 17 de maio de 2012 , tão logo o valor do s honorário s de sucumbênci a seja definido, ou seja, quando do trânsito em julgado da ação, e a decisão tornar líquido o valor a ser recebido.

11 . Ademais, em decorrência do item 8 desta Solução de Consulta, a NFS - e deverá ser emitida em favor do cliente com a qual a consulente tem relação contratual, ainda que dele não tenha recebido o valor referente aos honorários de sucumbência.

12 . Comunique - se o teor desta solução de consulta à consulente e, após as providência s de praxe, arquive - se.

Adolfo Cascudo Rodrigues

Diretor do Departamento de Tributação e Julgamento