Resposta à Consulta nº 5676 DE 18/08/2015
Norma Estadual - São Paulo - Publicado no DOE em 04 abr 2018
ICMS – Forma de aplicação de redução de base de cálculo por optante pelo Simples Nacional. I. Questão prejudicada em razão da previsão de não-aplicação das reduções de base de cálculo do Anexo II do RICMS/2000 às operações próprias de contribuintes sujeitos às normas do Simples Nacional.
Ementa
ICMS – Forma de aplicação de redução de base de cálculo por optante pelo Simples Nacional.
I. Questão prejudicada em razão da previsão de não-aplicação das reduções de base de cálculo do Anexo II do RICMS/2000 às operações próprias de contribuintes sujeitos às normas do Simples Nacional.
Relato
1. A Consulente, optante pelo Simples Nacional na condição de Microempreendedor Individual - MEI, tendo por atividade principal o “comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos” (informações obtidas de seu Cadastro de Contribuintes do ICMS – Cadesp), pergunta: quanto às “operações de venda dos produtos da cesta básica, onde a tributação efetiva resulte na carga de 7%”, se deve aplicar a redução de 61,11% e posteriormente a alíquota de 18% ou se deve aplicar o percentual de 7% diretamente no valor do produto.
Interpretação
2. Ressaltamos, inicialmente, que a Consulente não informa quais são as mercadorias, objeto de seu comércio, sobre as quais recai sua dúvida, depreendendo-se, no entanto, que a dúvida diz respeito a redução de base de cálculo do artigo 3º do Anexo II do RICMS/2000.
3. Isso não obstante, a questão proposta encontra-se prejudicada, em razão do disposto no artigo 51 do RICMS/2000, que prevê a não-aplicação das reduções de base de cálculo arroladas no Anexo II do RICMS/2000 às operações próprias praticadas por contribuintes sujeitos às normas do Simples Nacional, caso da Consulente.
A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.