Resposta à Consulta nº 24722 DE 04/02/2022
Norma Estadual - São Paulo - Publicado no DOE em 05 fev 2022
ICMS – Alíquota Interestadual de 4% – Resolução do Senado Federal 13/2012 – Operações interestaduais com insumos agropecuários que gozam de redução da base de cálculo do imposto, com destino a contribuintes de outros Estados. I. A alíquota interestadual de 4% é aplicável, desde 1º de Janeiro de 2013, para as operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior (que não tenham sido submetidos a processo de industrialização), ou industrializados no Brasil com conteúdo de importação superior a 40%, nos termos do artigo 1º da Resolução do Senado Federal 13/2012 e do artigo 2º da Portaria CAT 64/2013, não sendo aplicável a redução de base de cálculo prevista nos artigos 9º e 10, do Anexo II, do RICMS/2000, por força do que prevê o Convênio ICMS 123/2012. II. O Convênio ICMS 123/2012 determina que, em regra, nenhum benefício fiscal poderá ser aplicado à operação interestadual sujeita à alíquota do ICMS de 4%, excetuando a hipótese de a mercadoria possuir benefício fiscal vigente em 31/12/2012, cuja aplicação resultasse em carga tributária interestadual inferior a 4%. Dessa forma, até essa data aplicava-se o benefício previsto no artigo 9º do Anexo II do RICMS/2000 às operações em tela. III. A partir de 01/01/2021, com a produção de efeitos do Decreto 65.254/2020, deve ser aplicada a alíquota de 4% a tais operações sem a aplicação do benefício estabelecido pelo artigo 9º do Anexo II do RICMS/2000, independentemente do Estado de destino das mercadorias, por força do que prevê o inciso I da cláusula primeira do Convênio ICMS 123/2012. IV. Para os insumos agropecuários relacionados no artigo 77, do Anexo II, do RICMS/2000, deve ser calculada a redução da base de cálculo do ICMS de forma a obter a carga tributária prevista no artigo de acordo com a situação discriminada, conforme autorizado pelo Convênio ICMS 26/2021.
ICMS – Alíquota Interestadual de 4% – Resolução do Senado Federal 13/2012 – Operações interestaduais com insumos agropecuários que gozam de redução da base de cálculo do imposto, com destino a contribuintes de outros Estados.
I. A alíquota interestadual de 4% é aplicável, desde 1º de Janeiro de 2013, para as operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior (que não tenham sido submetidos a processo de industrialização), ou industrializados no Brasil com conteúdo de importação superior a 40%, nos termos do artigo 1º da Resolução do Senado Federal 13/2012 e do artigo 2º da Portaria CAT 64/2013, não sendo aplicável a redução de base de cálculo prevista nos artigos 9º e 10, do Anexo II, do RICMS/2000, por força do que prevê o Convênio ICMS 123/2012.
II. O Convênio ICMS 123/2012 determina que, em regra, nenhum benefício fiscal poderá ser aplicado à operação interestadual sujeita à alíquota do ICMS de 4%, excetuando a hipótese de a mercadoria possuir benefício fiscal vigente em 31/12/2012, cuja aplicação resultasse em carga tributária interestadual inferior a 4%. Dessa forma, até essa data aplicava-se o benefício previsto no artigo 9º do Anexo II do RICMS/2000 às operações em tela.
III. A partir de 01/01/2021, com a produção de efeitos do Decreto 65.254/2020, deve ser aplicada a alíquota de 4% a tais operações sem a aplicação do benefício estabelecido pelo artigo 9º do Anexo II do RICMS/2000, independentemente do Estado de destino das mercadorias, por força do que prevê o inciso I da cláusula primeira do Convênio ICMS 123/2012.
IV. Para os insumos agropecuários relacionados no artigo 77, do Anexo II, do RICMS/2000, deve ser calculada a redução da base de cálculo do ICMS de forma a obter a carga tributária prevista no artigo de acordo com a situação discriminada, conforme autorizado pelo Convênio ICMS 26/2021.
Relato
1. A Consulente, que têm atividade de “comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos de solo” (código 4683-4/00 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE), dentre outras, apresenta questionamento acerca de aplicação de redução de base de cálculo prevista nos artigos 9º, 10 e 77 do Anexo II do RICMS/2000, com redação dada pelos Decretos 65.254/2021 e 66.054/2021, no caso das mercadorias de que trata a Resolução do Senado Federal nº 13/2012, ante a previsão do Convênio ICMS 123/2012.
2. Entende que, no caso dos insumos agropecuários de que trata o artigo 9º, do Anexo II, do RICMS/2000, que em 31/12/2012 estavam sujeitos à alíquota de 7%, e que posteriormente passaram a ser sujeitos à alíquota de 4% -por força da Resolução do Senado Federal 13/2012-, em face das alterações promovidas pelo Decreto 65.254/2021, passariam a gozar de redução base de cálculo de 47,2%, resultando em uma carga tributária equivalente a 3,7%, por força de previsão de norma contida no Convênio ICMS 123/2012. Assevera que anteriormente à tal alteração legislativa, a carga tributária resultante seria de 2,8%.
3. Acrescenta ao seu entendimento que, no caso dos insumos agropecuários de que trata o artigo 10, do Anexo II, do RICMS/2000, a alíquota de 4% prevista na Resolução do Senado Federal 13/2012, quando aplicável, prevalece em detrimento da redução de base prevista no citado artigo 10.
4. Ainda, afirma o entendimento de que, a partir de 2022, a despeito das alterações trazidas pelo Decreto 66.054/2021, não houve alterações na carga tributária dos produtos adubos/fertilizantes em caso de operações interestaduais.
5. Diante do exposto, indaga o que segue.
5.1. Se com a alteração promovida na norma do artigo 9º, do Anexo II, do RICMS/2000, para as mercadorias que antes da Resolução do Senado Federal 13/2012 estavam submetidas à alíquota de 7%, e que atendem aos requisitos da citada resolução, deve-se aplicar redução de base de cálculo nas operações interestaduais de forma que a carga tributária seja 2,8%, 3,7% ou 2,11% (aplicação de redução de 47,2% sobre alíquota de 4%);
5.2. Se com a alteração promovida na norma do artigo 10, do Anexo II, do RICMS/2000, para as mercadorias que atendam as condições para a aplicação da Resolução do Senado Federal 13/2012, deve-se aplicar a redução de base de cálculo de 23,8%, resultando em carga tributária equivalente à 3,05% ou se deve utilizar alíquota de 4% sem redução de base de cálculo.
Interpretação
6. Preliminarmente, adotaremos nesta resposta as premissas a seguir.
6.1. A Consulente observa todos os requisitos previstos no §2º do artigo 52 do RICMS/2000, bem como na Portaria CAT 64/2013, de modo a fazer jus à alíquota de 4% nas operações interestaduais.
6.2. A Consulente não explicita quais produtos são objeto dos questionamentos, motivo pelo qual pressupõe-se que eles atendem às condições estabelecidas, conforme o caso, no artigo 9º, no artigo 10, ou no artigo 77, todos do Anexo II do RICMS/2000, de forma a fazerem jus à redução de base de cálculo prevista nesses artigos, sendo de responsabilidade da Consulente a verificação do atendimento dos requisitos e do enquadramento em um ou noutro artigo.
7. Por oportuno, diante de recentes alterações legislativas, transcrevemos excertos dos artigos 9º,10 e 77, do Anexo II, do RICMS/2000.
“Artigo 9º -(INSUMOS AGROPECUÁRIOS) - Fica reduzida em 47,2% (quarenta e sete inteiros e dois décimos por cento) a base de cálculo do imposto incidente nas saídas interestaduais com insumos agropecuários adiante indicados (Convênio ICMS 100/97): (Redação dada ao "caput" do artigo, mantido seus incisos, pelo Decreto 65.254, de 15-10-2020, DOE 16-10-2020; em vigor em 1º de janeiro de 2021)
(...)”
“Artigo 10 (INSUMOS AGROPECUÁRIOS - RAÇÕES) - Fica reduzida em 23,8% (vinte e três inteiros e oito décimos por cento) a base de cálculo do imposto incidente nas saídas interestaduais dos seguintes insumos agropecuários (Convênio ICMS 100/97): (Redação dada ao "caput" do artigo, mantido os seus incisos, pelo Decreto 66.054, de 29-09-2021, DOE 30-09-2021; em vigor em 1º de janeiro de 2022)
(...)”
“Artigo 77 (INSUMOS AGROPECUÁRIOS - ADUBOS) - Fica reduzida a base de cálculo do imposto nas importações e nas saídas internas e interestaduais dos seguintes produtos, de forma que a carga tributária seja equivalente à aplicação dos percentuais indicados no § 1º sobre o valor da operação (Convênio ICMS 100/97): (Artigo acrescentado pelo Decreto 66.054, de 29-09-2021, DOE 30-09-2021; Em vigor em 1º de janeiro de 2022)
I - ácido nítrico e ácido sulfúrico, ácido fosfórico, fosfato natural bruto e enxofre, nas saídas dos estabelecimentos extratores, fabricantes ou importadores com destino a:
a) estabelecimento onde sejam industrializados adubos simples ou compostos, fertilizantes e fosfato bi-cálcio destinados à alimentação animal;
b) estabelecimento produtor agropecuário;
c) quaisquer estabelecimentos com fins exclusivos de armazenagem;
d) outro estabelecimento da mesma empresa daquela onde se tiver processado a industrialização;
II - amônia, ureia, sulfato de amônio, nitrato de amônio, nitrocálcio, MAP (mono-amônio fosfato), DAP (di-amônio fosfato), cloreto de potássio, adubos simples e compostos, fertilizantes e DL Metionina e seus análogos, produzidos para uso na agricultura e na pecuária, vedada a aplicação do benefício previsto neste artigo quando dada ao produto destinação diversa.
§ 1º - Os percentuais a que se refere o "caput" são os seguintes:
1. nas importações e nas saídas internas dos produtos relacionados nos incisos I e II, 1% (um por cento);
2. nas saídas interestaduais dos produtos relacionados no inciso I:
a) quando aplicável a alíquota de 4% (quatro por cento), 2,20% (dois inteiros e vinte centésimos por cento);
b) quando aplicável a alíquota de 7% (sete por cento), 3,10% (três inteiros e dez centésimos por cento); (Redação dada à alínea pelo Decreto 66.394, de 28-12-2021, DOE 29-12-2021; Em vigor em 1º de janeiro de 2022)
c) quando aplicável a alíquota de 12% (doze por cento), 4,60% (quatro inteiros e sessenta centésimos por cento);(Redação dada à alínea pelo Decreto66.394, de 28-12-2021, DOE 29-12-2021; Em vigor em 1º de janeiro de 2022)
3. nas saídas interestaduais dos produtos relacionados no inciso II:
a) quando aplicável a alíquota de 4% (quatro por cento), 3,10% (três inteiros e dez centésimos por cento);
b) quando aplicável a alíquota de 7% (sete por cento), 4,68% (quatro inteiros e sessenta e oito centésimos por cento); (Redação dada à alínea pelo Decreto 66.394, de 28-12-2021, DOE 29-12-2021; Em vigor em 1º de janeiro de 2022)
c) quando aplicável a alíquota de 12% (doze por cento), 7,30% (sete inteiros e trinta centésimos por cento). (Redação dada à alínea pelo Decreto 66.394, de 28-12-2021, DOE 29-12-2021; Em vigor em 1º de janeiro de 2022)
§ 2º - O benefício previsto neste artigo:
1. relativamente aos produtos relacionados no inciso I, estende-se:
a) às saídas promovidas, entre si, pelos estabelecimentos referidos nas alíneas do inciso I;
b) às saídas, a título de retorno, real ou simbólico, da mercadoria remetida para fins de armazenagem;
2. fica condicionado à não aplicação às operações de importação de quaisquer formas de tributação que resultem em postergação de pagamento do imposto ou em cargas tributárias inferiores às previstas neste artigo.
§ 3º - Este benefício vigorará até 31 de dezembro de 2022.”
8. Registre-se que os incisos II e III do artigo 9º, foram revogados pelos Decretos 66.054/2021 e 66.395/2021, respectivamente. Da mesma forma, o inciso III do artigo 10 foi revogado pelo Decreto 66.054/2021. Os produtos dos quais tratavam os dispositivos revogados passaram a compor lista do novo artigo 77 do Anexo II, do RICMS/2000.
9. Diante disso, os produtos ácido nítrico, ácido sulfúrico, ácido fosfórico, fosfato natural bruto, enxofre, amônia, uréia, sulfato de amônio, nitrato de amônio, nitrocálcio, MAP (mono-amônio fosfato), DAP (diamônio fosfato), cloreto de potássio, adubos simples ou composto, fertilizantes, DL Metionina e seus análogos, os quais, atendidas determinadas condições, gozavam de redução de base de cálculo por previsão nos dispositivos revogados, passaram a ter o benefício fiscal de redução de base de cálculo concedido pelo citado artigo 77.
10. O artigo 77, do Anexo II, do RICMS/2000, por sua vez, com fundamento no Convênio ICMS 26/2021, já prevê qual deve ser a carga tributária equivalente nos diversos casos possíveis, inclusive nos casos em que à mercadoria é aplicável a alíquota de 4%. Desta forma a Consulente deve calcular a redução da base de cálculo do ICMS de forma a obter a carga tributária prevista no artigo, não restando margem a interpretações diversas.
11. No caso dos produtos remanescente nas listas dos artigos 9º e 10, do Anexo II, do RICMS/2000, é preciso ter em mente que os convênios que tratam da concessão de benefícios fiscais são autorizativos, conforme já assentado pelo próprio Supremo Tribunal Federal (RE nº 630.705/MT).
12. Nesse sentido, o Decreto 65.254/2020, com fundamento na autorização prevista no Convênio ICMS 100/97, deu nova redação aos artigos 9º e 10 do Anexo II do RICMS/2000 revogando o benefício anterior que reduzia em 60% e 30%, respectivamente, a base de cálculo do imposto incidente nas saídas interestaduais com os produtos neles relacionados e concedendo um benefício novo que reduz em 47,2% e 23,8%, respectivamente, a base de cálculo. Posteriormente, o Decreto 66.054/2021 deu nova redação ao caput do artigo 10, mantendo a redução da base de cálculo em 23,8%.
13. Observamos que o Convênio ICMS 123/2012 dispõe que na operação interestadual com bem ou mercadoria importados do exterior, ou com conteúdo de importação, sujeitos à alíquota do ICMS de 4% prevista na Resolução do Senado Federal nº 13, de 25 de abril de 2012, em regra, não se aplica o benefício fiscal anteriormente concedido, exceto se de sua aplicação em 31 de dezembro de 2012 resultar carga tributária menor que 4% ou se tratar-se de isenção.
14. No caso, trata-se de benefícios concedidos pelos Decretos 65.254/2020 e 66.054/2021, vigentes a partir de 1º de janeiro de 2021 e 1º de janeiro de 2022, respectivamente, e não anteriores a 1º de janeiro de 2013, data em que o Convênio ICMS 123/2012 começou a produzir efeitos.
15. Portanto, é entendimento deste órgão consultivo (vide Respostas às Consultas de nº 23113/2021 e 23687/2021, disponíveis em https://portal.fazenda.sp.gov.br/Paginas/default.aspx, através dos links "Consultoria Tributária"/ "Respostas de Consultas Publicadas") que, a partir de 01/01/2021, com a produção de efeitos do Decreto 65.254/2020, deve ser aplicada a alíquota de 4% a tais operações sem a aplicação dos benefícios estabelecidos pelos artigos 9º e 10, do Anexo II, do RICMS/2000, independentemente do Estado de destino das mercadorias, por força do que prevê o inciso I da cláusula primeira do Convênio ICMS 123/2012.
16. Com esses esclarecimentos, consideramos dirimida a dúvida da Consulente.
A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.