Resposta à Consulta nº 19186 DE 01/04/2019
Norma Estadual - São Paulo - Publicado no DOE em 14 nov 2019
ICMS – Operações interestaduais com maçãs e peras – Isenção. I - As operações internas e interestaduais com maçãs e peras são isentas quando se tratar de frutas frescas nacionais ou provenientes da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC).
Ementa
ICMS – Operações interestaduais com maçãs e peras – Isenção.
I - As operações internas e interestaduais com maçãs e peras são isentas quando se tratar de frutas frescas nacionais ou provenientes da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC).
Relato
1. A Consulente, que exerce a atividade principal de “comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos” (CNAE 46.33-8/01), informa realizar operações interestaduais de vendas de maçãs e peras. Cita o inciso V do artigo1º da Lei nº 16.887/2018 e questiona se “a venda interestadual de maçã e pera é isenta de ICMS”.
Interpretação
2. Assim dispõe o artigo 1º, da Lei nº 16.887/2018, em seu inciso V:
“Artigo 1º - Ficam isentas do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) as saídas internas e interestaduais dos seguintes produtos, ainda que ralados, exceto coco seco, cortados, picados, fatiados, torneados, descascados, desfolhados, lavados, higienizados, embalados ou resfriados, desde que não cozidos e não tenham adição de quaisquer outros produtos que não os relacionados, mesmo que simplesmente para conservação:
(...)
V - flores, frutas frescas nacionais ou provenientes dos países membros da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), funcho;”
3. Conforme dispositivo acima, as operações internas e interestaduais com frutas são isentas quando se tratar de frutas frescas nacionais ou provenientes da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC).
4. Assim, a Consulente poderá aplicar a isenção prevista no artigo 1º, da Lei nº 16.887/2018, quando realizar operações interestaduais com maçãs e peras frescas nacionais ou provenientes da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), conforme expresso no inciso V do mesmo dispositivo.
A Resposta à Consulta Tributária aproveita ao consulente nos termos da legislação vigente. Deve-se atentar para eventuais alterações da legislação tributária.