Resolução CNJ nº 99 de 24/11/2009
Norma Federal - Publicado no DO em 03 dez 2009
Institui o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário.
O Presidente do Conselho Nacional de Justiça, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o decidido no Processo nº 200910000066902, na 95ª Sessão Ordinária, realizada no dia 24 de novembro de 2009, e
Considerando competir ao Conselho Nacional de Justiça, como órgão de controle da atuação administrativa e financeira dos tribunais, a atribuição de coordenar o planejamento e a gestão estratégica do Poder Judiciário;
Considerando a unicidade do Poder Judiciário, a exigir a implementação de diretrizes nacionais para nortear a atuação institucional de todos os seus órgãos;
Considerando a necessidade de se assegurar uma convergência dos recursos humanos, administrativos e financeiros empregados pelos segmentos do Poder Judiciário no que concerte à Tecnologia da Informação e Comunicação;
Considerando o trabalho realizado no âmbito do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário, que conta com representantes de todos os segmentos do Judiciário Brasileiro;
Considerando o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário estabelecido na Resolução CNJ Nº 70, de 18 de março de 2009,
Resolve:
Art. 1º Fica instituído o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação no âmbito do Poder Judiciário, com suas metas e indicadores, constante do Anexo I desta Resolução, sintetizado nos seguintes componentes:
I - Missão: Prover soluções tecnológicas efetivas para que o Judiciário cumpra sua função institucional.
II - Visão: Ser reconhecido pela qualidade de seus serviços e soluções de TIC.
III - Atributos de Valor para a Sociedade:
a) celeridade;
b) modernidade;
c) acessibilidade;
d) transparência;
e) responsabilidade social e ambiental;
f) imparcialidade;
g) ética;
h) probidade.
IV - 13 (treze) objetivos estratégicos, distribuídos em 8 (oito) temas:
a) Eficiência Operacional:
Objetivo 1. Primar pela satisfação do cliente de TIC;
b) Acesso ao Sistema de Justiça:
Objetivo 2. Facilitar o acesso à Justiça, promovendo a capilaridade dos sistemas e serviços;
c) Responsabilidade Social:
Objetivo 3. Promover a cidadania, permitindo que os sistemas e serviços estejam disponíveis a todos os cidadãos;
d) Alinhamento e Integração:
Objetivo 4. Promover a interação e a troca de experiências de TIC entre tribunais (nacional e internacional);
e) Atuação Institucional:
Objetivo 5. Aprimorar a comunicação com públicos externos e internos;
Objetivo 6. Melhorar a imagem de TIC do Judiciário;
f) Gestão de Pessoas:
Objetivo 7. Desenvolver competências gerenciais;
g) Infraestrutura e Tecnologia:
Objetivo 8. Garantir a infraestrutura de TIC apropriada às atividades judiciais e administrativas;
Objetivo 9. Promover a segurança da informação;
Objetivo 10. Garantir a disponibilidade de sistemas de TIC essenciais ao judiciário;
Objetivo 11. Desenvolver sistemas de TIC interoperáveis e portáveis;
Objetivo 12. Prover documentação de sistemas;
h) Orçamento:
Objetivo 13. Garantir a gestão e execução dos recursos orçamentários de TIC.
Art. 2º O Conselho Nacional de Justiça e os tribunais indicados nos incisos II a VII do art. 92 da Constituição Federal elaborarão os seus respectivos planejamentos estratégicos de tecnologia da informação e comunicação, alinhados ao Plano Estratégico Nacional de TIC, com abrangência mínima de 5 (cinco) anos, bem como os aprovarão nos seus órgãos plenários ou especiais até 31 de março de 2010.
§ 1º Os planejamentos estratégicos de que trata o caput conterão:
I - pelo menos um indicador de resultado para cada objetivo estratégico;
II - metas de curto, médio e longo prazos, associadas aos indicadores de resultado;
III - projetos e ações julgados suficientes e necessários para o atingimento das metas fixadas.
§ 2º Os tribunais que já disponham de planejamentos estratégicos de TIC deverão adequá-los ao Plano Estratégico Nacional de TIC, observadas as disposições e requisitos do caput do § 1º deste artigo.
§ 3º As propostas orçamentárias dos tribunais devem ser alinhadas aos seus respectivos planejamentos estratégicos, de forma a garantir os recursos necessários à sua execução.
Art. 3º Para a concretização do previsto nesta Resolução, dever-se-á adotar a estrutura e as prescrições da Resolução nº 70/2009.
Art. 4º O Conselho Nacional de Justiça acompanhará o cumprimento do planejamento estratégico nacional de TIC por meio da coleta periódica de informações oriundas dos tribunais, oportunidade em que poderá promover ajustes e outras medidas necessárias à melhoria do desempenho.
Parágrafo único. Sem prejuízo da atuação de que trata o caput deste artigo, os tribunais promoverão Reuniões de Análise da Estratégia - RAE trimestrais para acompanhamento dos resultados das metas fixadas.
Art. 5º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Min. GILMAR MENDES
ANEXO IA Estratégia de TIC do Poder Judiciário
Planejamento Estratégico de TIC do Poder Judiciário
Missão: Prover soluções tecnológicas efetivas para que o Judiciário cumpra sua função institucional
Descrição da Missão: Prover soluções tecnológicas de alta qualidade, interoperáveis, portáveis e de fácil uso para o público, tanto interno quanto externo, do Judiciário.
Visão: Ser reconhecido pela qualidade de seus serviços e soluções de TIC.
Atributos de Valor para a Sociedade: Credibilidade
Celeridade
Modernidade
Acessibilidade
Transparência
Responsabilidade Social e Ambiental
Imparcialidade
Ética
Probidade
Tema: Eficiência Operacional.
Objetivo Estratégico: Primar pela satisfação do cliente TIC.
Descrição do Objetivo: Disponibilizar infraestrutura e serviços de TIC com qualidade e presteza para Garantir a satisfação do cliente e agilidade na tramitação dos processos judiciais e administrativos.
Indicador e Meta:
INDICADOR 1: Tempo de atendimento às solicitações dos usuários
META: 70% dos incidentes, atendidos em até 10 minutos.
INDICADOR 2: Tempo gasto na solução das demandas dos usuários
META: 70% dos incidentes solucionados conforme NASs (SLAs) estabelecidos
INDICADOR 3: Índice de satisfação de Magistrados e servidores com os equipamentos
META: 80% de satisfação dos usuários - medidos pela Central de Serviços (Service Desk)
INDICADOR 4: Índice de satisfação de Magistrados e servidores com os sistemas
META: 80% de satisfação dos usuários - medidos pela Central de Serviços (Service Desk)
INDICADOR 5: Índice de satisfação de Magistrados e servidores com a documentação dos sistemas
META: 80% de satisfação dos usuários - medidos pela Central de Serviços (Service Desk)
Linhas de Atuação:
Taxa de disponibilidade;
Tecnologia - infraestrutura e serviços (modernização);
Atendimento - Alocação e realocação de pessoas;
Otimização e simplificação de processos.
Ações Sugeridas:
Realizar a gestão por competência, promovendo a capacitação de pessoal
Implantar os processos de suporte a serviço preconizados no ITIL;
Estabelecer sistema automatizado dos processos do ITIL;
Tema: Acesso ao Sistema de Justiça.
Objetivo Estratégico: Facilitar o acesso à Justiça, promovendo a capilaridade dos sistemas e serviços
Descrição do Objetivo: Promover o acesso ao Poder Judiciário, com o objetivo de democratizar a relação da população com os órgãos judiciais e garantir equidade no atendimento à sociedade.
Nota - esse objetivo será atendido de forma indireta. Isto é, o objetivo será atendido a partir da disponibilização de infraestrutra e serviços de TIC em todas as unidades do Judiciário.
Linhas de Atuação:
Promover a capilaridade dos sistemas e serviços postos à disposição do público;
garantir acessibilidade real (democratização do acesso).
Ações Sugeridas:
Incentivar a descentralização dos serviços judiciais, inclusive por meio de postos avançados de atendimento eletrônico;
Incrementar a disponibilização de assuntos judiciais e administrativos nos Portais do Judiciário.
Tema: Responsabilidade Social.
Objetivo Estratégico: Promover a cidadania, permitindo que os sistemas e serviços estejam disponíveis a todos os cidadãos
Descrição do Objetivo: Promover o desenvolvimento e a inclusão social, por meio de ações que contribuam para facilitar o acesso do cidadão ao Judiciário.
Nota - esse objetivo será atendido de forma indireta. Isto é, o objetivo será atendido a partir da disponibilização de infraestrutra e serviços de TIC em todas as unidades do Judiciário.
Linhas de Atuação:
Disponibilizar sistemas e serviços que ajudem o cidadão a desenvolver a consciência de seus direitos, deveres e valores;
Criar e disponibilizar sistemas que possibilitem o maior controle e divulgação dos direitos e deveres na área da Infância e Juventude;
Criar e disponibilizar sistemas que possibilitem o controle e o acompanhamento da Reinserção social de egressos.
Ações Sugeridas:
Tornar disponíveis sistemas que possam suportar uma política de segurança pública com cidadania;
Firmar parcerias com entidades públicas e privadas para educação e inserção social de menores infratores, menores carentes e vítimas da prostituição infantil;
Utilizar o Cadastro Nacional de Adoção;
Tema: Alinhamento e Integração.
Objetivo Estratégico: Promover a interação e a troca de experiências de TIC entre tribunais (nacional e internacional)
Descrição do Objetivo: Garantir que as unidades do Judiciário troquem experiências e expertises no segmento de TIC.
Que possam desenvolver projetos de forma cooperativa, poupando tempo e recursos.
Indicador e Meta:
INDICADOR 6: Quantidade de sistemas desenvolvidos em parceria, pelos Tribunais
META: no mínimo 05 projetos desenvolvidos em parceria até dez/2010
INDICADOR 7: Índice de atendimento aos padrões nacionais recomendados pelo CNJ
META: 70% dos padrões estabelecidos, implantados até dez/2010 para uso pelo Judiciário
INDICADOR 8: Índice de implantação de sistemas nacionais, pelos Tribunais.
META: 70% dos Tribunais aderirem aos Sistemas Nacionais propostos pelo CNJ (implantarem), anualmente
Linhas de Atuação:
Difusão de conhecimentos e expertises;
Continuidade dos processos administrativos;
Gestão democrática e participativa;
Criar parcerias para desenvolvimento e utilização de sistemas de TIC.
Ações Sugeridas:
Desenvolver planejamento estratégico de TIC plurianual alinhado à estratégia do Poder Judiciário;
Aprovar o planejamento de TIC de cada Tribunal no Tribunal Pleno ou Órgão Especial;
Estabelecer indicadores desafiadores de curto, médio e longo prazos e respectivas metas para mensuração do seu alcance;
Assegurar a participação dos magistrados e servidores na concepção e execução do planejamento;
Estruturar a unidade administrativa responsável pela gestão estratégica (Resolução nº 49/CNJ);
Implantar escritório e metodologia de gerenciamento de projetos.
Tema: Atuação Institucional.
Objetivo Estratégico: Aprimorar a comunicação com públicos externos e internos
Descrição do Objetivo: Disponibilizar as informações processuais e administrativas de forma clara e objetiva facilitando o acesso e o entendimento das mensagens
Indicador e Meta:
INDICADOR 9: Índice de disponibilidade das informações pelo portal
META: Assegurar que 90% de todas as informações possíveis estejam disponíveis no Portal garantindo estabilidade, desempenho, usabilidade e acessibilidade.
INDICADOR 10: Índice de automação das informações processuais e administrativas do Tribunal
META: 70% de automação das informações processuais e administrativas disponibilizadas
Linhas de Atuação:
Parcerias/Convênios para ampliar os canais de comunicações;
Solução coletiva de demandas como forma de atingir o maior público possível;
Estabelecer e disponibilizar sistemas e serviços para efetivar a Comunicação eletrônica (art. 7º da Lei nº 11.419/2006).
Ações Sugeridas:
Celebrar parcerias e convênios com entidades públicas e privadas para viabilizar projetos de TIC que beneficiem os públicos interno e externo;
Firmar parcerias e convênios para implementar projetos de interesse comum, inclusive mecanismos que viabilizem a comunicação eletrônica entre o Poder Judiciário e os outros Poderes, setores e instituições.
Tema: Gestão de Pessoas.
Objetivo Estratégico: Melhorar a imagem de TIC do Judiciário.
Descrição do Objetivo: Garantir que os diversos usuários de TIC do Judiciário tenham suas necessidades atendidas e assim possam reconhecer a qualidade dos serviços prestados.
Indicador e Meta:
INDICADOR 11: índice de satisfação dos usuários internos com os serviços de TIC
META: 80% de satisfação dos usuários - medidos pela Central de Serviços (Service Desk)
INDICADOR 12: índice de qualidade dos serviços prestados pela TIC
META: 70% dos serviços prestados dentro do NAS - Nível de Acordo de Serviço, especificado para cada serviço
INDICADOR 13: índice de satisfação dos usuários externos com os serviços de TIC prestados pelo Judiciário
META: 80% de satisfação dos usuários - medidos pela Central de Serviços (Service Desk)
Linhas de Atuação:
Gestão e execução da estratégia;
Gestão administrativa;
Gestão de projetos;
Sistemas de TIC;
Estatística.
Ações Sugeridas:
Aperfeiçoar e capacitar continuamente os servidores de TIC em conhecimentos específicos;
Capacitar magistrados e servidores na utilização do processo eletrônico e demais sistemas de TIC;
Capacitar magistrados e servidores em gestão e execução da estratégia, gestão administrativa, de pessoas e de projetos;
Promover cursos de capacitação em atendimento ao público;
Acompanhar e avaliar a eficácia de treinamentos por intermédio de pesquisas e índice de alcance dos objetivos estratégicos;
Capacitar em gestão por competências, de modo a incentivar o melhor aproveitamento das habilidades;
Disponibilizar sistemas e serviços para fomentar o uso dos instrumentos de educação à distância, viabilizando a capacitação de um número maior de servidores.
Tema: Gestão de Pessoas.
Objetivo Estratégico:Desenvolver competências gerenciais.
Descrição do Objetivo: Disponibilizar treinamentos para os gestores, como forma de elevar o nível de qualidade do gerenciamento dos serviços e infraestrutura de TIC.
Indicador e Meta:
INDICADOR 15: nível de capacitação gerencial
META: 80% dos gestores de TIC treinados em governança de TIC (BSC, ITIL, Cobit) até dez/2010
INDICADOR 16: Índice de competência na gestão de serviços e infraestrutura de TIC
META: 70% de Implantação da Central de Serviços (service Desk) com automação dos processos de incidentes, problemas, mudanças, liberações e configurações até dez/2010
INDICADOR 17: índice de mapeamento dos produtos e serviços fornecidos pela TIC
META: 80% dos produtos e serviços de TI mapeados até dez/2010 e 90% até 2011
INDICADOR 18: Implantação de Escritório e Metodologia de gerenciamento de projetos
META: 70% do Judiciário com Escritório de Projetos e metodologia Implantados até dez/2010
INDICADOR 19: índice de sucesso na execução de projetos estratégicos
META: 70% dos projetos executados dentro do escopo, tempo e custos definidos, até 2011
Linhas de Atuação:
Gestão e execução da estratégia de TIC;
Gestão de processos de infraestrutura e serviços de TI;
Gestão de projetos;
Metodologias de desenvolvimento de Sistemas de TI;
Ações Sugeridas:
Capacitar magistrados e servidores em gestão e execução da estratégia, gestão de processos de infraestrutura e serviços de TI;
Capacitar servidores na alimentação dos sistemas processuais, para que reflitam com exatidão o andamento do processo;
Promover cursos de capacitação em atendimento ao público;
Capacitar em gestão por competências, de modo a incentivar o melhor aproveitamento das habilidades;
Fomentar o uso dos instrumentos de educação à distância para formação de gestores de TIC;
Tema: Infraestrutura e Tecnologia
Objetivo Estratégico: Garantir a infraestrutura de TIC apropriada às atividades judiciais e administrativas
Descrição do Objetivo: Atender às metas e padrões estabelecidos pelo CNJ, propiciando os recursos tecnológicos necessários ao bom desempenho das unidades judiciais
Indicador e Meta:
INDICADOR 24: Tempo de atualização das configurações dos ativos de TIC
META: 90% dos itens de configurações estejam atualizados - mensalmente [com base no inventário], em dez/2010, 92% em dez/2011, 94% em dez/2012 até 98% em dez/2014
INDICADOR 25: Percentual de cumprimento dos requisitos de infraestrutura definidos na Resolução de Nivelamento de TI do CNJ
META: 70% dos Tribunais, obedecendo aos níveis da resolução
Linhas de Atuação:
Implantar e garantir a operacionalização de Infraestrutura de TIC;
Implantar e garantir a Segurança da informação;
Implantar e garantir a operacionalização dos serviços de TIC.
Ações Sugeridas:
Dotar as unidades judiciárias de infraestrutura e serviços de TIC adequados e proporcionais à demanda;
Capacitar servidores nas tecnologias adotadas de modo a garantir a manutenção adequada.
Tema: Infraestrutura e Tecnologia
Objetivo Estratégico: Promover a segurança da informação
Descrição do Objetivo: Prover os recursos materiais e tecnológicos (instalações, mobiliários, equipamentos e sistemas de informática) que permitam o bom desempenho das unidades do Judiciário.
Indicador e Meta:
INDICADOR 22: Implantação de Comitê e Política de segurança
META: 80% dos Tribunais com comitê e política de segurança implantados até dez/2010
INDICADOR 23: Índice de ataques externos e internos, impedidos
META: 90% dos ataques resolvidos automaticamente pela infraestrutura
Linhas de Atuação:
Suporte à Estratégia;
Segurança da Informação.
Ações Sugeridas:
Investir na estruturação das áreas de segurança de TIC;
Priorizar sistemas de TIC diretamente relacionados aos projetos estratégicos;
Desenvolver políticas de segurança da informação;
Habilitar os magistrados e servidores na utilização da certificação digital;
Implantar o Comitê de Segurança da informação.
Tema: Infraestrutura e Tecnologia
Objetivo Estratégico: Garantir a disponibilidade de sistemas de TIC essenciais ao judiciário
Descrição do Objetivo: Estruturar a tecnologia da informação e o seu gerenciamento de forma a garantir o desenvolvimento, aperfeiçoamento e a disponibilidade dos sistemas essenciais à execução da estratégia.
Indicador e Meta:
INDICADOR 20: índice de disponibilidade de serviços
META: 90% de disponibilidade dos serviços de TIC - TMER: Tempo médio entre Reparos
INDICADOR 21: índice de gerenciamento de serviços de Terceiros (Gerenciamento de Contratos)
META: 90% de aderência aos NAS - Níveis de Acordo de Serviços (de cada serviço)
Linhas de Atuação:
Infraestrutura;
Armazenamento e integridade da informação
Ações Sugeridas:
Dotar as unidades judiciárias de estrutura física e tecnológica adequada e proporcional à demanda;
Capacitar servidores nas áreas de segurança de TIC;
Padronizar o desenvolvimento e a manutenção de sistemas visando minimizar os incidentes e tornar mais ágil e mais fácil a recuperação dos que ocorrerem.
Tema: Infraestrutura e Tecnologia
Objetivo Estratégico: Desenvolver sistemas de TIC interoperáveis e portáveis.
Descrição do Objetivo: Os sistemas desenvolvidos tanto em cooperação quanto individualmente pelos Tribunais devem atender aos padrões estabelecidos de interoperabilidade e portabilidade, de forma a permitir que possam ser distribuídos e compartilhados por todo o Judiciário.
Indicador e Meta:
INDICADOR 26: Metodologia de desenvolvimento de Software
META: 70% dos processos padronizados sendo atendidos e executados pelos Tribunais até dez/2010
INDICADOR 27: Sistemas de TIC aderentes aos padrões de interoperabilidade definidos pelo CNJ
META: 90% dos Sistemas Nacionais aderentes
INDICADOR 28: Percentual de soluções portáveis aderentes a padrões de arquitetura recomendados
META: 70% dos Sistemas Nacionais Portáveis até dez/2014
Linhas de Atuação:
Aderir e implantar os padrões de desenvolvimento, interoperabilidade e portabilidade;
Cultura orientada a padrões livres.
Ações Sugeridas:
Aprimorar e padronizar os serviços prestados nos portais da Internet;
Desenvolver e implantar sistemas e serviços que permitam o acesso virtual aos processos judiciais na íntegra;
Firmar parcerias e convênios para implementar projetos de interesse comum, inclusive mecanismos que viabilizem a comunicação eletrônica entre o Poder Judiciário e os outros Poderes, setores e instituições.
Tema: Infraestrutura e Tecnologia
Objetivo Estratégico: Prover documentação de sistemas
Descrição do Objetivo: Efetuar e manter atualizada a documentação técnica de cada sistema e disponibilizar manuais e orientações claras e objetivas para os usuários.
Indicador e Meta:
INDICADOR 14: Percentual de Sistemas novos, documentados
META: 90% dos Sistemas Nacionais Documentados até 2014
Linhas de Atuação:
Comunicação interna;
Cultura orientada a resultados;
Melhorar a manutenção e o aperfeiçoamento dos sistemas e serviços;
Facilitar e melhorar a utilização dos sistemas e serviços de TIC.
Ações Sugeridas:
Atender ao padrão de documentação de sistemas e serviços preconizados pelo CNJ;
Fomentar, difundir e valorizar práticas inovadoras e criativas para a documentação.
Tema: Orçamento.
Objetivo Estratégico: Garantir a gestão e execução dos recursos orçamentários de TIC
Descrição do Objetivo: Promover ações orçamentárias visando assegurar a disponibilização dos recursos orçamentários necessários para a execução dos projetos estratégicos, de acordo com os cronogramas estabelecidos para cada iniciativa.
Indicador e Meta:
INDICADOR 29: índice de planejamento dos recursos orçamentários
META: 80% de acerto no planejamento do orçamento de TIC, anual
INDICADOR 30: Eficiência da Execução financeira de TIC
META: 80% de acerto na execução do orçamento - Mensal
INDICADOR 31: Percentual de projetos que atingiram suas metas financeiras conforme planejado
META: 80% de acerto na execução financeira dos projetos - Semestral
INDICADOR 32: Procedimentos de aquisições padronizados e em conformidade com melhores práticas do mercado
META: 70% dos procedimentos conforme recomendações e melhores práticas do mercado atendido até dez/2010
Linhas de Atuação: Orçamento para a Execução da Estratégia de TIC.
Ações Sugeridas:
Alinhar o planejamento orçamentário de TIC aos objetivos estratégicos;
Otimizar a execução orçamentária de TIC;
Sistematizar o acompanhamento da execução orçamentária de TIC.