Resolução UNIR nº 51 de 09/11/2001
Norma Federal - Publicado no DO em 27 ago 2002
Regulamenta os critérios e procedimentos para pagamento da Gratificação de Estímulo à Docência - GED na Universidade Federal de Rondônia.
O Presidente do Conselho Superior Acadêmico da Fundação Universidade Federal de Rondônia, no uso de suas atribuições legais, considerando:
Parecer 213 da Câmara de Graduação deliberado em sessão extraordinária da Câmara de Graduação em 31.10.2001. Resolve:
Art. 1º Dar nova redação à Resolução 035/CONSEA, que aprovou os critérios e procedimentos para pagamento da Gratificação de Estímulo à Docência, para o que segue em anexo.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.
ALBERTO FREDERICO LINS CALDAS FILHO
Vice-Presidente
ANEXOCritérios e procedimentos para pagamento da Gratificação de Estímulo à Docência
Art. 1º O presente instrumento estabelece e regulamenta os critérios para Avaliação de Desempenho Docente, valorizando as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e de Administração, e contabilizando-as para efeito da Gratificação de Estímulo à Docência - GED, instituída pela Lei nº 9.678/98 e Decreto nº 2.668/98, e nos termos desta resolução.
Parágrafo único. A gratificação de que trata este artigo é devida ao Docente do Magistério Superior, ocupante do cargo efetivo de Professor do 3º Grau lotado e em exercício nas instituições federais de ensino superior vinculadas ao Ministério da Educação e do Desporto - MEC.
Art. 2º De acordo com o disposto nas orientações gerais da Comissão Nacional da GED e para efeito de esclarecimento das atividades acadêmicas, são adotadas as seguintes definições:
I - Atividades de Ensino:
São as atividades de educação superior (cursos: seqüenciais de graduação, de pós-graduação e de extensão) conforme art. 44 da Lei nº 9.394 - LDB, aqui entendidas como aquelas formalmente incluídas nos planos de integralização curricular dos cursos da UNIR. Excetua-se deste disposto a participação em atividades pelas quais o docente receba remuneração adicional e específica. Contudo, as atividades decorrentes dos programas de pós-graduação stricto sensu interinstitucional, aprovados nos programas da CAPES e que exijam deslocamentos do docente da instituição-sede, serão consideradas como Atividades de Ensino.
II - Produção Intelectual
É toda produção científica, artística, técnica e cultural representada por meio de publicações indexadas e de outras formas de expressões usuais, pertinentes aos ambientes acadêmicos específicos, avaliados de acordo com o sistema CAPES e pelo CNPq para as diferentes áreas do conhecimento.
III - Atividades de Pesquisa e Extensão:
São os projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de extensão aprovados pelos colegiados competentes (Departamentos e CONSEA) no período de avaliação considerado. São também considerados como atividades de pesquisa e de extensão, os relatórios parciais de pesquisa em andamento, desde que a pesquisa não tenha gerado produtos incluídos no item Produção Intelectual e nem tenha a elaboração do projeto sido pontuada no mesmo exercício. Da mesma forma, as atividades artísticas, culturais e assistenciais, assim como a transferência de conhecimento científico, tecnológico e cultural e atividades de prestação de serviços, não contemplados nas atividades de Ensino e Produção Intelectual. As quais deverão estar devidamente aprovadas pelas instâncias competentes da UNIR. Não serão consideradas atividades de prestação de serviços pelos quais o docente receba remuneração específica.
IV - Atividades de Qualificação:
São as atividades desenvolvidas pelo docente como aluno de curso de pós-graduação stricto sensu , com dispensa total ou parcial de atividades de ensino, ou como participante de estágio de pós-doutoramento.
A consideração dessas atividades é necessariamente condicionada à aprovação dos respectivos relatórios, pelos orientadores e pelas instâncias competentes da UNIR, a partir dos procedimentos que forem adotados.
V - Atividades Administrativas e de Representação:
Constituem a representação acadêmica e/ou a participação em órgãos colegiados; atividade de Direção, Chefia ou Coordenação na UNIR, exceto as situações previstas no art. 4º, § 1º, da Lei nº 9.678/98 e no item nº 4.4 das normas estabelecidas no Relatório da Comissão Nacional; representação sindical docente; participação não remunerada em conselhos ou comissões de órgãos governamentais e de entidades científicas, culturais e profissionais; e outras atividades assemelhadas, não remuneradas.
VI - Avaliação Qualitativa das Atividades de Ensino
Avaliação da qualidade da atividade de ensino é aquela realizada pelos discentes, semestralmente, nos termos do art. 204, § 1º e 2º, do Regimento Geral da UNIR.
VII - Outras atividades
São as atividades de orientação e supervisão não incluídas nos planos de integralização curricular dos cursos da UNIR; participação em bancas examinadoras; cursos de qualificação não incluídos nas atividades de qualificação; e outras atividades assemelhadas, não remuneradas.
Art. 3º Serão considerados os seguintes níveis de pontuação:
a) Atividades de ensino: máximo de 120 pontos, dos quais até 40 pontos para atividades de orientação e supervisão;
b) Produção intelectual: máximo de 60 pontos;
c) Atividades de pesquisa e de extensão: máximo de 30 pontos;
d) Atividades de qualificação - 84 pontos assegurados pelo § 1º, do art. 4º, da Lei nº 9.678/98;
e) Atividades administrativas e de representação: máximo de 20 pontos, desde que não sejam remuneradas;
f) Avaliação qualitativa das atividades de ensino: máximo de 10 pontos; e
g) Outras atividades: máximo de 10 pontos.
Art. 4º Considerar atividade caracterizada como hora-aula:
I - Atividade clássica e formal de disciplinas regulares (curriculares) em sala de aula, na graduação ou pós-graduação quando o docente assumir turma integralmente e individualmente (10 pontos por hora-aula semanal) e assistenciais, assim como a disseminação e transferência de conhecimento científico, tecnológico e cultural e atividades de prestação de serviços, não contempladas nas atividades de Ensino e Produção Intelectual, as quais deverão estar devidamente aprovadas pelas instâncias competentes da UNIR. Não serão consideradas atividades de prestação de serviços pelas quais o docente receba remuneração específica.
II - Atividade clássica ou formal regular de disciplinas em sala de aula, na graduação ou pós-graduação quando o docente assume a turma em conjunto com outros docentes. Neste caso, será identificada a carga horária de trabalho que compete a cada docente, de acordo com os instrumentos internos pertinentes. Este quantitativo anual será dividido por 40 (número de semanas letivas), caracterizando-se sua carga horária média/semanal. Esta servirá como base de cálculo de hora-aula que lhe será atribuída naquela disciplina, em cada uma de suas turmas ofertadas no período letivo. Em caso de fração, aplicar-se-á o arredondamento para o inteiro imediatamente superior, proporcional a carga horária semanal de cada docente.
III - Orientação de Estágio Presencial (com presença do docente), conforme o Plano de Trabalho aprovado pelo Colegiado do Departamento (10 pontos por hora-aula semanal).
IV - Orientação direta de estágios não presencial (supervisionado, preceptorias etc), conforme o Plano de Trabalho aprovado pelo Colegiado do Departamento, onde será indicada a carga horária de trabalho do docente e dos discentes. Nesta situação, considera-se a seguinte proporção: ¼ da carga horária cumprida pelo aluno, como supervisão docente.
Art. 5º Considerar, ainda, como Atividade de Ensino, atribuindo-se, até o limite de 40 pontos:
I - Orientação direta de alunos de Graduação em Trabalho de Conclusão de Curso, monografias ou equivalentes, aprovados pelo Departamento (10 pontos por aluno).
II - Orientação direta de alunos de graduação em atividades, tais como, Programa de Iniciação Científica, Programa de Treinamento e Pesquisa institucionalizados, Monitorias, Programas específicos de Núcleos Temáticos e Laboratórios, desde que o aluno cumpra o Plano de Trabalho aprovado pelo Colegiado competente (10 pontos por aluno).
III - Orientação direta de alunos sob a forma de tutoria, em programas aprovados pelo Colegiado competente (2 pontos por aluno, no máximo 10 pontos).
IV - Orientação formal de aluno de Pós-Graduação:
a) Especialização: 10 pontos por aluno;
b) Mestrado: 20 pontos por aluno; e
c) Doutorado: 30 pontos por aluno.
Parágrafo único. Excetuando-se, para o disposto neste artigo, todas e quaisquer atividades pelas quais o docente receba remuneração condicional específica.
Art. 6º Considerar as Atividades de Pesquisa e de Extensão desde que aprovadas pelo Departamento e pelo CONSEA. (máximo de 30 pontos).
I - Execução de Projeto (envolvendo ou não o público externo à UNIR), mediante apresentação de relatório - parcial ou integral, homologado pelo respectivo Departamento (20 pontos);
Art. 7º Considerar como Produção Intelectual, a produção científica, artística, técnica e cultural, representada através de publicações ou de outras formas de expressão usuais e pertinentes aos ambientes acadêmicos específicos, atribuindo-se o máximo de 60 pontos.
I - Produção científica, técnica, cultural e artística, discriminados na tabela deste Regulamento, no item Produção Intelectual, Artística e Técnica.
Art. 8º Considerar como Atividades de Administração, atribuindo-se:
I - Função de reitor, vice-reitor e pró-reitor; diretor e vice-diretor de núcleo e outras funções CD exercidas por docentes. (84 pontos).
II - Função de Coordenador de Curso Pós-Graduação Stricto sensu e Lato Sensu institucional; Chefe de Departamento (84 pontos).
§ 1º Os docentes ocupantes de CD ou FG-1 terão direito a integralizar a GED com outras atividades realizadas entre as descritas nos Incisos constantes do art. 2º deste Regulamento.
§ 2º Excetuam-se, do disposto no caput deste artigo, as atividades administrativas remuneradas, desenvolvidas através dos cursos auto-sustentáveis.
§ 3º Para fazer jus à pontuação estabelecida no caput deste artigo, o docente deverá ter cumprido mais de seis meses do respectivo mandato.
Art. 9º Considerar, ainda como Atividade de Administração e de Representação, atribuindo-se o máximo de 20 pontos:
I - Representação junto aos Órgãos Colegiados Superiores, Colegiado de Curso, Comitês assessores, Conselho Editorial, Conselho de Órgãos Suplementares e representação da UNIR junto a órgãos colegiados externos, desde que comprovada freqüência superior a 75% (setenta e cinco por cento) e que a participação do docente não seja decorrência obrigatória do cargo que ocupa; (10 pontos)
II - Participações em Comissões, Comitês e Conselhos Técnicos, Científicos, Culturais e Profissionais, como membro efetivo, vinculado à sua área de atuação na docência. (2 pontos)
III - Comissões técnicas e/ou de assessoramento instituídas nos termos estatutários e regimentais, que demandem análise de processos, produção de projetos, relatórios, documentos ou eventos, não incluídos nas instâncias colegiadas citadas no item II deste artigo; (5 pontos)
Parágrafo único. As atividades previstas neste artigo só poderão ser contabilizadas de forma concomitante, quando não estiverem vinculadas às atribuições inerentes ao cargo de chefia administrativa que o docente ocupa.
Art. 10. Só poderão contar para efeito de pontuação nos itens especificados nesta Resolução, as atividades notadamente caracterizadas como de prestação não remuneradas de serviços.
Art. 11. O docente deverá atingir, no mínimo, 80 pontos nas Atividades de Ensino, para habilitar-se à Avaliação de Desempenho Qualitativa, exceto o ocupante das funções descritas nos itens I e II do art. 9º e os engajados em programas de qualificação stricto sensu.
§ 1º O docente deverá comprovar regência em turmas de graduação, para efeito de computação de pontos nas Atividades de Ensino.
§ 2º Ao docente engajado em programa de qualificação stricto sensu , será atribuído 140 (cento e quarenta) pontos, desde que seu programa atenda aos dispositivos regimentais da UNIR e às normas estabelecidas pela PROPEX/UNIR.
§ 3º Ao docente efetivo contratado antes da avaliação anual da GED, será atribuído 60% (sessenta por cento) do valor da qualificação referente à sua categoria e titulação até que se cumpra o interstício que permita sua avaliação, podendo atingir a GED plena, sendo avaliado em outras atividades acadêmicas, nos termos dos incisos I, II e III do art. 2º, deste Regulamento.
Art. 12. Quando a atividade de Pesquisa ou Extensão envolver a orientação discente, o docente não poderá contabilizar de forma concomitante a pontuação, devendo optar pela orientação ou por projeto.
Art. 13. Os docentes em regime de trabalho de 20 horas terão tratamento equivalente ao docente em tempo integral ou dedicação exclusiva, sendo aplicados os mesmos critérios que os demais.
Art. 14. A avaliação de desempenho será baseada nas informações do Relatório Anual de Atividades - Anexo II, documentalmente comprovado e devidamente preenchido pelo interessado, ou seu procurador legal, aprovado pelo Departamento ao qual o docente está vinculado e pela Comissão Institucional de Avaliação Docente - GED/CIAD/UNIR.
§ 1º A não apresentação do Relatório Anual de Atividades - Anexo II, pelo docente, no prazo estabelecido em Calendário da Comissão Nacional implicará na sua exclusão do processo de avaliação anual.
§ 2º Para efeito do disposto no § 1º do art. 4º da Lei nº 9.678/98, a chefia do departamento poderá dar andamento ao processo de solicitação para implementação da GED.
§ 3º Não será permitida a anexação de documentos fora do prazo estabelecido pela Comissão Institucional de Avaliação Docente - GED/CIAD-UNIR.
§ 4º Depois de esgotado o prazo estabelecido pela Comissão Institucional de Avaliação Docente - GED/CIAD-UNIR, para pedidos de revisão de pontuação, o docente deverá encaminhar o novo pedido de revisão, na forma de recurso, ao Conselho Superior Acadêmico - CONSEA.
Art. 15. Para efeito da avaliação do docente, serão considerados os seguintes períodos:
a) Atividades de aulas: período letivo;
b) Produção científica, artística, técnica e cultural: relativa ao ano de avaliação;
c) Demais atividades acadêmicas: últimos 12 meses
§ 1º Os documentos comprobatórios e necessários, no âmbito do disposto neste regulamento, deverão acompanhar os respectivos relatórios individuais de atividade, os quais serão devolvidos aos Departamentos após sofrer a análise pela CIAD/UNIR.
§ 2º O Chefe de Departamento responde solidariamente pela veracidade das informações apresentadas nos relatórios e nos respectivos documentos.
§ 3º Os professores que obtenham titulação e conseqüente alteração do cargo, durante o exercício em que vigora o pagamento da GED, deverão ser reposicionados com remuneração compatível com a nova titulação/cargo, obedecendo, porém, o mesmo percentual.
Art. 16. A mudança de Regime de Trabalho incidirá imediatamente na alteração do valor do pagamento da referida gratificação com base na avaliação processada.
Art. 17. A pontuação das atividades acadêmicas obedecerá ao Anexo I, desta Resolução (Tabela de Atividades Acadêmicas/Roteiro para pontuação).
Art. 18. Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Superior Acadêmico - CONSEA, da Fundação Universidade Federal de Rondônia.
ANEXO ITABELA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS - ROTEIRO PARA PONTUAÇÃO
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE | NÚMERO DE PONTOS |
Sala de aula
Docente com turma individual | 10 pontos p/hora semanal |
Docente com turma compartilhada | 10 pontos p/hora semanal |
Orientação de Alunos
Monitoria | 10 pontos/aluno |
Núcleo Temático | 10 pontos/aluno |
Iniciação Científica | 10 pontos/aluno |
Trabalho de Conclusão de curso ou equivalente | 10 ponto/aluno |
Projeto de Extensão | 10 pontos/aluno |
Projeto de Pesquisa | 10 pontos/aluno |
Direta em Estágio Supervisionado | 10 pontos/aluno |
Indireta em Estágios | 2 pontos/aluno |
Especialização | 10 pontos/aluno |
Mestrado | 20 pontos/aluno |
Doutorado | 30 pontos/aluno |
Orientação Direta sob a Forma de Tutoria | 2 pontos/aluno |
Atividade de Pesquisa e Extensão
Projeto de Pesquisa | 15 pontos |
Projeto de Ensino/Pesquisa | 15 pontos |
Projeto de Extensão | 15 pontos |
Proferir palestra, conferência, participação em mesa redonda - internacional | 15 pontos |
Proferir palestra, conferência, participação em mesa redonda - nacional | 10 pontos |
Proferir palestra, conferência, participação em mesa redonda - regional ou local | 5 pontos |
Coordenação/organização de ciclo de palestras ou de estudos e oficinas (individual) | 10 pontos |
Coordenação/organização de ciclo de palestras ou de estudos e oficinas (coletivo) | 5 pontos |
Cursos e treinamentos com duração mínima de 40 horas. | 10 pontos |
Cursos e treinamentos com duração mínima de 20 horas. | 5 pontos |
Cursos e treinamentos com duração menor que 20 horas. | 5 pontos |
Consultoria/Assessoria | 5 pontos |
Concertos, espetáculos teatrais, exposições de filmes e vídeos (produção e atuação) | 10 pontos |
Coordenação de conferência, congresso, encontro, convenção, fórum, jornada, mostra - internacional | 15 pontos |
Coordenação de conferência, congresso, encontro, convenção, fórum, jornada, mostra - nacional | 15 pontos |
Coordenação de conferência, congresso, encontro, convenção, fórum, jornada, mostra - regional/local | 10 pontos |
Organização de campeonato, concurso, festival, olimpíadas, jogos e outros eventos artísticos/culturais - internacional | 15 pontos |
Organização de campeonato, concurso, festival, olimpíadas, jogos e outros eventos artísticos/culturais - nacional | 15 pontos |
Organização de campeonato, concurso, festival, olimpíadas, jogos e outros eventos artísticos/culturais - regional/local | 10 pontos |
Prestação de serviços e assistência técnica de caráter permanente ou anual (por atividade) | 10 pontos |
Programa de rádio e televisão (dança, música, teatro e outros) | 15 pontos |
Produção Intelectual, Artística e Técnica
Artigo em periódico (trabalho completo) | 15 pontos |
Artigo em periódico (resumo) | 10 pontos |
Artigo em Jornal/Revista (comum/independente da quantidade) | 3 pontos |
Livro editado por editora com corpo editorial (capítulo) | 15 pontos |
Livro editado por editora com corpo editorial (coletânea) | 20 pontos |
Livro publicado por editora com corpo editorial (texto integral) | 30 pontos |
Livro publicado por editora com corpo editorial (outros) | 5 pontos |
Trabalho em Anais (trabalho completo) | 15 pontos |
Trabalho em Anais (resumo) | 10 pontos |
Tradução (artigo, outros) | 5 pontos |
Tradução de livro publicado por editora com corpo editorial | 20 pontos |
Apresentação de obra artística (coreográfica, literária, musical, teatral, etc.) | 15 pontos |
Obra de artes visuais (cinema, desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, pintura, vídeo, televisão e outros) | 15 pontos |
Apresentação de Trabalho (congresso, seminários, simpósios e outros) | 15 pontos |
Carta, Mapa ou similar | 15 pontos |
Desenvolvimento de aplicativo (computacional, multimídia) | 15 pontos |
Desenvolvimento de material didático e instrucional | 15 pontos |
Desenvolvimento de produto (aparelho, instrumento, equipamento, fármacos e similares) | 15 pontos |
Desenvolvimento de técnica (analítica, instrumental, pedagógica, processual, terapêutica) | 20 pontos |
Atividades de Administração (chefia)
Funções de reitor, vice-reitor e pró-reitor; diretor, vice-diretor, chefe de gabinete da reitoria e outras funções CD exercidas por docentes | 84 pontos |
Funções de coordenador de curso de graduação e pós-graduação, chefe de departamento | 84 pontos |
Coordenação de convênios e de grupos de pesquisa aprovados pelo CONSEPE | 10 pontos |
Representação junto aos órgãos Colegiados: CONSEA, CONSAD Colegiado de Curso, Comitês Assessores, Conselho Editorial, Conselho de Órgãos Suplementares e de representação da UNIR | 10 pontos |
Comissões técnicas e/ou assessoramento instituídas nos termos estatutários e regimentais, que demandem análise de processos, produção de projetos, relatórios, documentos ou eventos, não incluídas nas instâncias Colegiadas no item anterior | 10 pontos |
Vice-chefe de departamento e vice-coordenador de curso | 10 pontos |
Participação em Comissões, Comitês e Conselhos Técnicos, Científicos, Culturais e Profissionais, como membro efetivo, vinculados à sua área de atuação na docência | 10 pontos |
Outras Atividades
Participação em banca examinadora de concurso público para Professor ou Técnico | 5 pontos |
Participação em banca examinadora de pós-graduação | 5 pontos |
Participação em banca examinadora de monografia e TCC | 5 pontos |
Participação em banca examinadora de Seleção de monitoria. | 5 pontos |
Prêmios outorgados por instituição acreditada na área | 5 pontos |
Avaliação Qualitativa das Atividades de Ensino
Pontuação atribuída pelo Conselho de Departamento com base na Avaliação da Qualidade de Ensino, realizada nos termos do Plano de Atividades do Departamento, aprovado e acompanhado pelas instâncias competentes | Até 5 pontos |
Outros
Docente contratado no presente ano letivo | 84 pontos | Anexo nº |