Resolução Unesp nº 50 de 13/07/2009

Norma Estadual - São Paulo - Publicado no DOE em 14 jul 2009

Estabelece normas para o Concurso Vestibular Unesp de 2010 e dá outras providências.

O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, à vista do deliberado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, nos termos do Despacho 223/09-CEPE/SG, com fundamento no art. 24, inciso VIII, do Estatuto, expede a seguinte Resolução:

Objetivos e Características

Art. 1º O Concurso Vestibular consiste na seleção e classificação de candidatos à matrícula inicial nos Cursos de Graduação da Universidade e tem por objetivos:

I - selecionar candidatos capazes de:

a) articular idéias de modo coerente;

b) compreender idéias, relacionando-as;

c) expressar-se com clareza;

d) conhecer o conteúdo do currículo da Educação Básica do Estado de São Paulo.

II - integrar os objetivos da Universidade àqueles desenvolvidos pelo sistema de Ensino Fundamental e Médio;

III - dar condições para o desenvolvimento de potencialidades e aptidões do aluno nas áreas específicas da Universidade.

Art. 2º O Concurso Vestibular Unesp está aberto a candidato:

I - portador de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;

II - que estiver cursando o Ensino Médio ou equivalente;

III - portador de diploma de Curso Superior.

Art. 3º A realização do Concurso Vestibular Unesp estará a cargo e sob a responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Unesp - Vunesp.

§ 1º À Vunesp caberá divulgar, com a necessária antecedência, datas e locais de inscrição e realização das provas, bem como todas as informações relacionadas com o Concurso Vestibular Unesp.

§ 2º O Manual do Candidato estará disponível pela internet, nas páginas da Unesp e da Vunesp.

Art. 4º A taxa de inscrição será fixada pela Vunesp, ouvida a Reitoria.

Parágrafo único. O candidato que se enquadrar nos dispositivos da Lei Estadual nº 12.782, de 20.12.2007, terá redução de 50% no valor da taxa de inscrição.

Art. 5º O ingresso nos Cursos de Graduação por meio do Concurso Vestibular Unesp será feito mediante processo classificatório, com o aproveitamento dos candidatos até o limite das vagas fixadas para cada curso, obedecidas as normas da presente Resolução.

Inscrição

Art. 6º As inscrições para o Concurso Vestibular Unesp de 2010 serão realizadas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa por meio de qualquer agência bancária.

§ 1º Para os candidatos que não têm acesso particular à internet, a Vunesp informará endereços de serviços públicos dessa natureza, na Capital e no Interior, tais como o Programa Acessa São Paulo, e os das Unidades da Unesp.

§ 2º As inscrições serão feitas através do site www.vunesp.com.br.

§ 3º O candidato é inteiramente responsável pelos dados que fornecer na inscrição.

§ 4º Em nenhuma hipótese será devolvida a taxa de inscrição.

§ 5º A efetivação da inscrição ocorrerá após a confirmação pelo banco do pagamento referente à taxa.

Art. 7º Na ficha de inscrição, o candidato indicará:

I - o curso pretendido;

II - a cidade onde pretende realizar as provas.

Parágrafo único. É expressamente vedado ao candidato efetuar mais de uma inscrição no Concurso Vestibular Unesp 2010, sob pena de se anularem todas que fizer.

Art. 8º No ato da inscrição o candidato indicará se realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2009, fornecendo o número de inscrição para fins de apuração de classificação, conforme art. 10, § 5º, desta Resolução.

Art. 9º Para efeito do Concurso Vestibular, as 6.394 (seis mil trezentos e noventa e quatro) vagas oferecidas nos Cursos de Graduação da Unesp estão distribuídas segundo a área de conhecimento, conforme Anexo I - Distribuição das Vagas.

Provas

Art. 10. Atendido o disposto no art. 12, o Concurso Vestibular será realizado em duas fases, sendo a primeira constituída de uma prova de Conhecimentos Gerais e a segunda de uma prova de Conhecimentos Específicos e Redação.

§ 1º A Prova de Conhecimentos Gerais será composta de 90 questões objetivas, sendo 30 de cada uma das seguintes áreas especificadas nos PCNs do ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); Ciências Humanas e suas Tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia) e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática).

§ 2º A Prova de Conhecimentos Específicos e Redação será composta de uma redação e de 36 questões discursivas, sendo 12 de cada uma das seguintes áreas especificadas nos PCNs do ensino médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); Ciências Humanas e suas Tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática).

§ 3º A redação em língua portuguesa, de gênero dissertativo, avaliará as propriedades de coesão, coerência e progressão temática, privilegiando-se a norma padrão da língua.

§ 4º A prova da segunda fase, mencionada no § 2º, será realizada em dois dias, sendo o primeiro destinado a questões relativas às áreas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e Matemática e o segundo à área de Linguagens e Códigos e à Redação.

§ 5º O candidato que tiver realizado a prova do ENEM em 2009 terá a sua nota da Prova de Conhecimentos Gerais da Unesp apurada, para fins de contabilização na nota final do vestibular, a partir da aplicação da seguinte fórmula:

(4 x CG + 1 x ENEM) / 5, se ENEM> CG, onde CG é a nota obtida na Prova de Conhecimentos Gerais da Unesp e ENEM é a nota obtida na parte objetiva da prova do ENEM. Nos casos em que o candidato não tenha realizado o ENEM ou em que ENEM = CG, será considerada apenas a nota da Prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular da Unesp.

Art. 11. As provas serão elaboradas conforme as Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Propostas Curriculares da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e especificados no anexo II.

Art. 12. Além das duas fases mencionadas no art. 10, os cursos de Arte - Teatro, de Artes Visuais, de Educação Musical e de Música (Bacharelado) do Instituto de Artes de São Paulo e os cursos de Educação Artística, de Design e de Arquitetura e Urbanismo da FAAC de Bauru terão uma prova de Habilidades destinada à avaliação exploratória do potencial do candidato e de sua aptidão para o curso escolhido, de conformidade com os programas definidos no Anexo III.

§ 1º No caso dos cursos mencionados no caput do artigo, todos os candidatos convocados para a 2ª fase serão submetidos à prova de Habilidades.

§ 2º A nota na prova de Habilidades será conferida na escala de 0 a 100, sendo classificados os candidatos com nota superior a zero.

Art. 13. Para os cursos de Educação Física, os ingressantes serão submetidos a exame médico após a efetivação da matrícula.

Parágrafo único. O exame médico para os cursos de Educação Física, que contará com o auxílio da Unidade de Atendimento Médico, Odontológico e Social da Universidade (Unamos), tem como finalidade detectar as possibilidades físicas do aluno, alertá-lo para eventuais limitações e indicar as adaptações físicas e curriculares na Instituição, caso necessárias.

Art. 14. O candidato deverá entregar, obrigatoriamente, no momento de realização da prova de Conhecimentos Gerais, uma foto 3x4, recente, e exibir em todas as provas a Cédula de Identidade original, em boas condições de visibilidade, de modo a possibilitar a conferência da foto, da assinatura e dos demais dados.

Classificação e Pesos das Provas

Art. 15. Em cada curso serão selecionados para a segunda fase os candidatos mais bem classificados, com base na nota da 1ª. fase sem considerar o aproveitamento obtido pelo candidato na prova objetiva do ENEM, em número igual a até 6 vezes o número de vagas de cada curso, dependendo do número de candidatos em cada caso.

§ 1º Todas as questões da Prova de Conhecimentos Gerais terão o mesmo valor e a nota da primeira fase será atribuída na escala de 0 a 100.

§ 2º Ocorrendo empate na última classificação da primeira fase correspondente a cada curso, serão admitidos para a 2ª fase todos os candidatos nessa condição.

§ 3º Na prova da segunda fase serão atribuídos no máximo 28 pontos à Redação, na escala de 0 a 28, e de 0 a 72 pontos às questões, devendo todas ter o mesmo valor.

§ 4º A nota da 2ª fase, na escala de 0 a 100, será constituída pela soma das pontuações obtidas nas questões de Conhecimentos Específicos e na Redação.

§ 5º Será desclassificado o candidato que não comparecer a uma das provas ou que obtiver nota zero seja na primeira prova, seja na avaliação de qualquer dos três componentes da segunda fase e da Redação.

§ 6º A nota final do vestibular, exceção feita para os cursos que exigem Prova de Habilidades, será obtida pela média aritmética simples das notas da 1ª e da 2ª fase, feito o aproveitamento do ENEM, quando for o caso, na nota de Conhecimentos Gerais da Unesp, segundo o disposto no art. 10, § 5º.

§ 7º Em caso de empate na nota final, os critérios para desempate serão, pela ordem: maior nota na Prova de Conhecimentos Específicos (incluindo a Redação), maior nota na Prova de Conhecimentos Gerais, maior nota na Redação.

Art. 16. No caso dos cursos mencionados no art. 12, que exigem Prova de Habilidades, a nota dessa prova será atribuída numa escala de 0 a 100 e a nota final do vestibular será igual à média aritmética simples das três notas: a da 1ª. fase, a da 2ª fase e a da Prova de Habilidades.

Matrícula

Art. 17. Os candidatos classificados segundo o disposto nos arts. 15 e 16 serão convocados para matrícula obedecendo-se à ordem decrescente da nota final, por meio de uma chamada, de acordo com o calendário estabelecido pela Vunesp.

§ 1º A chamada constará de convocação para matrícula e respectiva lista de espera.

§ 2º Os candidatos constantes da lista de espera deverão confirmar seu interesse por vaga na data, horário e forma estabelecidos pela Vunesp, bem como comparecer na data e horário determinados para matrícula. Caso exista vaga, esta será preenchida de acordo com a ordem de classificação dos candidatos que confirmaram interesse.

§ 3º Para os cursos que apresentarem vagas remanescentes após a convocação e respectiva lista de espera, será elaborada relação adicional em ordem de classificação dos candidatos.

§ 4º Esgotada toda a lista de candidatos classificados, as vagas não preenchidas serão divulgadas pela Vunesp e abertas à declaração de interesse de candidatos que obtiveram classificação em qualquer outro curso, mas não foram convocados para matrícula, de tal modo que:

I - aqueles que houverem declarado seu interesse por essas vagas sejam convocados para matrícula na ordem decrescente da nota final;

II - os cursos que exigem Prova de Habilidades só poderão acolher candidatos que tenham realizado a respectiva prova.

Art. 18. Para o curso de Bacharelado em Música e de Licenciatura em Educação Musical do Instituto de Artes do Campus de São Paulo, as vagas remanescentes após a chamada em cursos/habilitações nas quais se tenham esgotado as respectivas relações adicionais serão transferidas para os cursos/habilitações que ainda dispuserem de candidatos na relação adicional, utilizando-se o seguinte critério:

I - uma vaga por curso/habilitação será destinada ao candidato que obtiver maior nota final em cada relação adicional, em ordem decrescente de notas; e assim sucessivamente até o preenchimento de todas as vagas.

Art. 19. Os resultados do Concurso Vestibular são válidos apenas para o primeiro semestre do ano letivo de 2010, não sendo necessária a guarda da documentação dos candidatos por prazo superior ao término do respectivo período letivo.

Art. 20. A matrícula dos candidatos convocados para os Cursos de Graduação dependerá da apresentação de duas fotos 3x4, recentes, e de duas cópias autenticadas em cartório ou duas cópias acompanhadas dos originais, de cada um dos seguintes documentos:

I - Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;

II - Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente;

III - Certidão de Nascimento ou Casamento;

IV - Cédula de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro - RNE (que comprove sua condição temporária ou permanente no país) ou protocolo atualizado do RNE;

V - Título de Eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos;

VI - Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou protocolo de solicitação;

VII - Certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

§ 1º O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar parecer de equivalência de estudos da Secretaria de Educação.

§ 2º Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial, exceto para as línguas inglesa, francesa, espanhola e italiana.

§ 3º O menor de 18 anos deverá apresentar os documentos mencionados nos incisos V e VII deste artigo tão logo esteja de posse dos mesmos.

§ 4º A matrícula poderá ser feita por procuração, com firma reconhecida em cartório, na seguinte conformidade:

I - por instrumento particular, se o outorgante for maior de 18 anos;

II - por instrumento público e com assistência de um dos genitores ou do responsável legal, se o outorgante for menor de 18 anos.

§ 5º A confirmação da matrícula será obrigatória para todos os candidatos matriculados em decorrência da chamada e da relação adicional, em data a ser estipulada pela Vunesp, podendo ser feita por procuração.

§ 6º O não comparecimento nas datas e horários fixados para matrícula e para confirmação de matrícula, assim como a não confirmação de interesse por vaga pelos nomes constantes da lista de espera, redundarão na perda da vaga, ficando o candidato excluído de qualquer convocação posterior.

Art. 21. O candidato que, dentro do prazo destinado à matrícula, não apresentar as fotos e os documentos referidos no art. 20, não poderá ser matriculado na Unesp, e as notas ou a classificação que lhe houverem sido atribuídas nas provas do Concurso Vestibular não terão valor.

Parágrafo único. Não se admitirá matrícula condicional.

Art. 22. É expressamente vedada a permuta de vagas entre candidatos classificados no Concurso Vestibular.

Disposições Finais

Art. 23. Integram esta Resolução todas as instruções constantes no Manual do Candidato e na ficha de inscrição, bem como os Anexos I, II e III, que tratam, respectivamente, da Distribuição das Vagas e dos Programas para as Provas.

Parágrafo único. É de exclusiva responsabilidade do candidato tomar conhecimento do teor de todas as informações constantes nos documentos mencionados no caput deste artigo.

Art. 24. Os casos omissos nesta Resolução serão decididos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.

Art. 25. Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. (Proc. nº 189.50.01/2009).

ANEXO I

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

I - ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Agronomia - integral - FCA/Botucatu - 80 vagas

Agronomia - integral - FE/Ilha Solteira - 40 vagas

Agronomia - integral - FCAV/Jaboticabal - 100 vagas

Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura - integral - FCL/Assis - 40 vagas

Ciências Biológicas - Licenciatura - integral - FC/Bauru - 30 vagas

Ciências Biológicas - Licenciatura - noturno - FC/Bauru - 30 vagas

Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura - integral - IB/Botucatu - 40 vagas

Ciências Biológicas - Licenciatura - noturno - IB/Botucatu - 40 vagas

Ciências Biológicas - Licenciatura - noturno - FE/Ilha Solteira - 30 vagas Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura - noturno - FCAV/Jaboticabal - 40 vagas

Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura - integral - IB/Rio Claro - 40 vagas

Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura - noturno - IB/Rio Claro - 25 vagas

Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura - integral - IBLCE/São José do Rio Preto - 50 vagas

Ciências Biológicas - Bacharelado: Gerenciamento Costeiro ou Biologia Marinha - integral - CE/Litoral Paulista - 40 vagas

Ciências Biomédicas - integral - IB/Botucatu - 40 vagas

Ecologia - integral - IB/Rio Claro - 30 vagas

Educação Física - Licenciatura - integral - FC/Bauru - 30 vagas

Educação Física - Licenciatura - noturno - FC/Bauru - 30 vagas

Educação Física - Licenciatura - matutino - FCT/Presidente Prudente - 45 vagas

Educação Física - Licenciatura - noturno - FCT/Presidente Prudente - 45 vagas Educação Física - Bacharelado e Licenciatura - integral - IB/Rio Claro - 60 vagas

Enfermagem - integral - FM/Botucatu - 30 vagas Engenharia Florestal - integral - FCA/Botucatu - 40 vagas

Farmácia-Bioquímica - integral - FCF/Araraquara - 70 vagas

Farmácia-Bioquímica - noturno - FCF/Araraquara - 30 vagas

Fisioterapia - integral - FFC/Marília - 40 vagas

Fisioterapia - integral - FCT/Presidente Prudente - 45 vagas

Fonoaudiologia - integral - FFC/Marília - 35 vagas

Medicina - integral - FM/Botucatu - 90 vagas

Medicina Veterinária - integral - FO/Araçatuba - 45 vagas

Medicina Veterinária - integral - FMVZ/Botucatu - 60 vagas

Medicina Veterinária - integral - FCAV/Jaboticabal - 50 vagas

Nutrição - noturno - IB/Botucatu - 30 vagas

Odontologia - integral - FO/Araçatuba - 80 vagas

Odontologia - noturno - FO/Araçatuba - 30 vagas

Odontologia - integral - FO/Araraquara - 75 vagas

Odontologia - integral - FO/São José dos Campos - 50 vagas

Odontologia - noturno - FO/São José dos Campos - 30 vagas

Terapia Ocupacional - integral - FFC/Marília - 40 vagas

Zootecnia - integral - FMVZ/Botucatu - 60 vagas

Zootecnia - integral - FCAV/Jaboticabal - 50 vagas

II - ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS

Ciência da Computação - Bacharelado - integral - FC/Bauru - 30 vagas

Ciência da Computação - Bacharelado - vespertino/noturno - FCT/Presidente Prudente - 35 vagas

Ciência da Computação - Bacharelado - integral - IBLCE/São José do Rio Preto - 35 vagas

Ciências da Computação - Bacharelado - integral - IGCE/Rio Claro - 30 vagas

Ciências da Computação - Bacharelado - noturno - IGCE/Rio Claro - 30 vagas

Engenharia Ambiental - integral - FCT/Presidente Prudente - 35 vagas

Engenharia Ambiental - integral - IGCE/Rio Claro - 30 vagas

Engenharia Biotecnológica - integral - FCL/Assis - 45 vagas

Engenharia Cartográfica - integral - FCT/Presidente Prudente - 40 vagas

Engenharia Civil - integral - FE/Bauru - 60 vagas Engenharia Civil - integral - FE/Guaratinguetá - 40 vagas

Engenharia Civil - integral - FE/Ilha Solteira - 40 vagas

Engenharia de Alimentos - integral - IBLCE/São José do Rio Preto - 30 vagas

Engenharia de Materiais - integral - FE/Guaratinguetá - 40 vagas

Engenharia de Produção Mecânica - integral - FE/Guaratinguetá - 30 vagas

Engenharia Elétrica - integral - FE/Bauru - 60 vagas

Engenharia Elétrica - integral - FE/Guaratinguetá - 40 vagas

Engenharia Elétrica - integral - FE/Ilha Solteira - 40 vagas

Engenharia Industrial Madeireira - integral - CE/Itapeva - 40 vagas

Engenharia Mecânica - integral - FE/Bauru - 60 vagas

Engenharia Mecânica - integral - FE/Guaratinguetá - 60 vagas

Engenharia Mecânica - noturno - FE/Guaratinguetá - 30 vagas

Engenharia Mecânica - integral - FE/Ilha Solteira - 40 vagas

Estatística - diurno - FCT/Presidente Prudente - 30 vagas

Física - Licenciatura - noturno - FC/Bauru - 40 vagas

Física - Bacharelado e Licenciatura - noturno - FE/Guaratinguetá - 40 vagas

Física - Licenciatura - noturno - FE/Ilha Solteira - 30 vagas

Física - Licenciatura - noturno - FCT/Presidente Prudente - 30 vagas

Física - Bacharelado e Licenciatura - integral - IGCE/Rio Claro - 40 vagas

Física Biológica - integral - IBLCE/São José do Rio Preto - 40 vagas

Física Médica - integral - IB/Botucatu - 40 vagas Geologia - integral - IGCE/Rio Claro - 35 vagas

Matemática - Licenciatura - noturno - FC/Bauru - 40 vagas

Matemática - Licenciatura - noturno - FE/Guaratinguetá - 30 vagas

Matemática - Licenciatura - noturno - FE/Ilha Solteira - 30 vagas

Matemática - Licenciatura - matutino - FCT/Presidente Prudente - 40 vagas

Matemática - Licenciatura - noturno - FCT/Presidente Prudente - 50 vagas

Matemática - Bacharelado e Licenciatura - integral - IGCE/Rio Claro - 40 vagas

Matemática - Bacharelado e Licenciatura - diurno - IBLCE/São José do Rio Preto - 55 vagas

Matemática - Licenciatura - noturno - IBLCE/São José do Rio Preto - 45 vagas

Química - Bacharelado em Química e em Química Tecnológica - integral - IQ/Araraquara - 50 vagas

Química - Licenciatura - noturno - IQ/Araraquara - 30 vagas

Química - Licenciatura - noturno - FC/Bauru - 30 vagas

Química - Licenciatura - noturno - FCT/Presidente Prudente - 40 vagas

Química Ambiental - integral - IBLCE/São José do Rio Preto - 40 vagas

Sistemas de Informação - Bacharelado - noturno - FC/Bauru - 40 vagasIII - ÁREA DE HUMANIDADES

Administração Pública - Bacharelado - diurno - FCL/Araraquara - 50 vagas

Administração Pública - Bacharelado - noturno - FCL/Araraquara - 50 vagas Arquitetura e Urbanismo - integral - FAAC/Bauru - 45 vagas

Arquitetura e Urbanismo - integral - FCT/Presidente Prudente - 40 vagas Arquivologia - diurno - FFC/Marília - 30 vagas Arte-Teatro - Licenciatura - matutino - IA/São Paulo - 20 vagas

Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura - diurno - IA/São Paulo - 40 vagas

Biblioteconomia - diurno - FFC/Marília - 35 vagas

Ciências Econômicas - Bacharelado - diurno - FCL/Araraquara - 50 vagas

Ciências Econômicas - Bacharelado - noturno - FCL/Araraquara - 50 vagas

Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura - diurno - FCL/Araraquara - 50 vagas

Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura - noturno - FCL/Araraquara - 50 vagas

Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura - matutino -FFC/Marília - 50 vagas

Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura - noturno - FFC/Marília - 50 vagas

Comunicação Social - Jornalismo - diurno - FAAC/Bauru - 40 vagas

Comunicação Social - Jornalismo - noturno - FAAC/Bauru - 50 vagas

Comunicação Social - Radialismo - diurno - FAAC/Bauru - 30 vagas

Comunicação Social - Relações Públicas - noturno - FAAC/Bauru - 50 vagas

Design - diurno - FAAC/Bauru - 30 vagas

Design - noturno - FAAC/Bauru - 60 vagas

Direito - diurno - FHDSS/Franca - 50 vagas

Direito - noturno - FHDSS/Franca - 60 vagas

Educação Artística - Licenciatura - Habilitação em Artes Plásticas - noturno - FAAC/Bauru - 30 vagas

Educação Musical - Licenciatura - diurno - IA/São Paulo - 20 vagas

Filosofia - Bacharelado e Licenciatura - noturno - FFC/Marília - 35 vagas

Geografia - Bacharelado e Licenciatura - matutino - FCT/Presidente Prudente - 40 vagas

Geografia - Bacharelado e Licenciatura - noturno - FCT/Presidente Prudente - 45 vagas

Geografia - Bacharelado e Licenciatura - integral - IGCE/Rio Claro - 40 vagas

Geografia - Licenciatura - noturno - IGCE/Rio Claro - 40 vagas

História - Licenciatura - matutino - FCL/Assis - 45 vagas História - Licenciatura - noturno - FCL/Assis - 45 vagas

História - Bacharelado e Licenciatura - diurno - FHDSS/Franca - 50 vagas

História - Bacharelado e Licenciatura - noturno - FHDSS/Franca - 50 vagas

Letras - Bacharelado e Licenciatura - diurno - FCL/Araraquara - 60 vagas

Letras - Bacharelado e Licenciatura - noturno - FCL/Araraquara - 60 vagas

Letras - Licenciatura - matutino - FCL/Assis - 70 vagas

Letras - Licenciatura - noturno - FCL/Assis - 70 vagas

Letras - Licenciatura - diurno - IBLCE/São José do Rio Preto - 34 vagas

Letras - Licenciatura - noturno - IBLCE/São José do Rio Preto - 39 vagas

Letras - Tradutor - Bacharelado - integral - IBLCE/São José do Rio Preto - 32 vagas

Música - Bacharelado - Habilitação em Canto - diurno - IA/São Paulo - 5 vagas

Música - Bacharelado - Habilitações em Composição ou Regência - diurno - IA/São Paulo - 20 vagas

Música - Bacharelado - Habilitação em Instrumento: Cordas (Contrabaixo Acústico, Viola, Violino, Violoncelo) - diurno - IA/São Paulo - 10 vagas

Música - Bacharelado - Habilitação em Instrumento: Percussão - diurno - IA/São Paulo - 5 vagas

Música - Bacharelado - Habilitação em Instrumento: Sopros (Clarineta, Flauta, Instrumento Antigo e Oboé) - diurno - IA/São Paulo - 11 vagas

Música - Bacharelado - Habilitação em Instrumento: Teclados (Órgão Tubular e Piano) - diurno - IA/São Paulo - 9 vagas

Música - Bacharelado - Habilitação em Instrumento: Violão - diurno - IA/São Paulo - 4 vagas

Pedagogia - Licenciatura - diurno - FCL/Araraquara - 50 vagas

Pedagogia - Licenciatura - noturno - FCL/Araraquara - 50 vagas

Pedagogia - Licenciatura - noturno - FC/Bauru - 40 vagas

Pedagogia - Licenciatura - matutino - FFC/Marília - 40 vagas

Pedagogia - Licenciatura - noturno - FFC/Marília - 80 vagas

Pedagogia - Licenciatura - vespertino - FCT/Presidente Prudente - 35 vagas

Pedagogia - Licenciatura - noturno - FCT/Presidente Prudente - 45 vagas

Pedagogia - Licenciatura - noturno - IB/Rio Claro - 45 vagas

Pedagogia - Licenciatura - noturno - IBLCE/São José do Rio Preto - 40 vagas Psicologia - Formação de Psicólogo - matutino/vespertino - FCL/Assis - 45 vagas

Psicologia - Formação de Psicólogo - vespertino/noturno - FCL/Assis - 45 vagas

Psicologia - Formação de Psicólogo - integral - FC/Bauru - 35 vagas

Psicologia - Formação de Psicólogo - noturno - FC/Bauru - 35 vagas

Relações Internacionais - vespertino - FHDSS/Franca - 50 vagas

Relações Internacionais - noturno - FHDSS/Franca - 50 vagas

Relações Internacionais - noturno - FFC/Marília - 40 vagas

Serviço Social - diurno - FHDSS/Franca - 40 vagas

Serviço Social - noturno - FHDSS/Franca - 50 vagas

Turismo - diurno - CE/Rosana - 40 vagas

ANEXO II

Programas

As provas serão elaboradas de conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as Propostas Curriculares da Secretaria da Educação do Estado de S. Paulo.

Link de acesso aos documentos mencionados:

http://www.crmariocovas.sp.gov.br Caixa

"Propostas Curriculares do Estado de São Paulo", sob o título "Temas Pedagógicos".

ANEXO III

A - PROVA DE HABILIDADES DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTE - TEATRO

A Prova será composta de questões dissertativas e/ou múltipla escolha, com duração máxima de três horas. As questões serão formuladas a partir da análise dos seguintes textos:

I - Teatro universal e brasileiro (leitura obrigatória)

Medéia - Eurípedes.

Lisistrata - Aristófanes.

Anfitrião - Plauto.

Hamlet - Shakespeare.

Casa de bonecas - Ibsen.

A vida de Galileu Galilei - Brecht.

O arquiteto e o imperador da Assíria - Fernando Arrabal.

As desgraças de uma criança - Martins Pena.

Vestido de noiva - Nelson Rodrigues.

Vereda da Salvação - Jorge Andrade.

II - Teatro e educação (leitura obrigatória)

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro - provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Bibliografia de apoio:

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. São Paulo: Unesp,1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 1996.

______. História concisa do teatro brasileiro: 1570-1908. São Paulo: Edusp, 1999.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2000.

ROUBINE, Jean-Jaques. A linguagem da encenação teatral: 1880-1980. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

_________. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

LOPES, Joana. Pega teatro. Campinas: Papirus, 1989.

RYNGAERT, Jean Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1982.

A bibliografia encontra-se na biblioteca do Instituto de Artes.

B - PROVA DE HABILIDADES DO CURSO DE ARTES VISUAIS (BACHARELADO/LICENCIATURA)

A Prova, com a duração de 4 horas, terá as seguintes características:

1. QUESTÕES TEÓRICAS

Constarão de perguntas sobre: 1) Teoria da Linguagem Visual e 2) História da Arte, com ênfase na arte nos séculos XX e XXI.

2. QUESTÕES PRÁTICAS

Constarão de propostas para desenvolvimento de expressão visual nas quais serão avaliados os seguintes aspectos:

DESENHO DE OBSERVAÇÃO.

Observação e registro gráfico de algo presente no ambiente, soluções de enquadramento, uso da valorização da linha, das superfícies e dos volumes, da proporção e da perspectiva intuitiva.

PLÁSTICA.

Utilização dos fundamentos básicos da Linguagem Visual, tais como: composição, ritmo, equilíbrio, movimento, centro de atenção, figura-fundo e teoria da cor.

INTERPRETAÇÃO E CRIAÇÃO.

Interpretação e solução plástica com determinado material solicitado para uma proposta visual, verbal ou sonora.

Bibliografia:

AMARAL, Aracy. Artes Plásticas na Semana de 22. 5ª edição. São Paulo: Ed. 34, 1998.

ARGAN, G. C. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

AUMONT, Jacques. A imagem. 6ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1993.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997.

CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 1999.

DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.DONDIS, Donis. A sintaxe da linguagem visual. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ENCICLOPÉDIA. Artes Visuais. www.itaucultural.org.br GOMBRICH, Ernest Hans. A história da arte. 16ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.

JANSON, Horst Woldemar; JANSON, Anthony F. Iniciação à história da arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MASSIRONI, Manfredo. Ver pelo desenho: aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70, 1996.

PEDAGOGIA CIDADÃ. Cadernos de formação: Artes. São Paulo: Unesp, Pró-reitoria de Graduação, 2004.

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 8ª ed. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial Ltda, 2002.

WONG, Wucius. Princípios da forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Material.

O candidato deverá comparecer à prova munido de lápis 6B, 3B e HB, canetas esferográficas (3 cores + preta), lápis de cor (as 3 cores primárias), pastel oleoso (12 cores), material para pintura (guache, aquarela ou acrílica), régua (30 cm), borracha, tesoura, estilete e cola.

A Vunesp fornecerá papel Canson A-3.

Em cada proposta poderá ser solicitada a utilização de um determinado tipo de material para avaliação de seu uso.

Encontram-se no site do Instituto de Artes (www.ia.UNESP.br) a prova de habilidades do curso de Artes Visuais do Vestibular anterior, bem como informações adicionais para orientação de estudos aos candidatos.

C - PROVA DE HABILIDADES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL

A nota final da prova será o resultado da média aritmética das notas de duas avaliações: de Teoria e Percepção Musical e de Habilidade Técnico-Interpretativa-Musicalidade.

A prova será realizada em dois dias.

O candidato deverá comparecer munido de caneta, lápis e borracha para as duas avaliações.

Para a avaliação Prático-Interpretativa, o candidato deverá trazer uma cópia de cada partitura para a banca.

I - AVALIAÇÃO DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

Duração da Avaliação: 2 horas

Programa

1. Parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade.

2. Intervalos.

3. Escalas e tonalidades maiores e menores.

4. Acordes e inversões.

5. Compasso.

6. Gênero e estilos musicais.

7. Classificação da voz humana.

8. Formas musicais básicas.

9. Timbres e naipes instrumentais.

10 Períodos e estilos da história da música ocidental.

11. Ditados rítmicos, melódicos e harmônicos.

12. Conhecimento de clave antiga.

13. Transposição.

14. Modos.

15. Análise harmônica.

Bibliografia

HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. São Paulo: Ricordi, 1988.

KIEFER, Bruno. História da música brasileira. Porto Alegre: Movimento, 1982.

______________. História e significado das formas musicais. Porto Alegre: Movimento, 1981.

MED, Bohumil. Teoria da música. 4a ed. Brasília: Musimed, 1996.

GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva,

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

Os livros encontram-se disponíveis na biblioteca do Instituto de Artes.

II - AVALIAÇÃO DE HABILIDADE TÉCNICO-INTERPRETATIVA- MUSICALIDADE

Duração da avaliação: 15 minutos por candidato

O candidato deverá executar uma peça musical de livre escolha (erudita ou popular).

Um piano e uma bateria estarão à disposição do candidato. Se o candidato optar por outro instrumento, deverá trazê-lo, inclusive os amplificadores, se necessário.

O candidato deverá providenciar um acompanhador, se julgar necessário.

Encontram-se no site do Instituto de Artes (www.ia.UNESP.br) informações adicionais para orientação de estudos aos candidatos.

D - PROVA DE HABILIDADES DO CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA - HABILITAÇÃO EM COMPOSIÇÃO OU REGÊNCIA

A prova de habilidades consistirá de duas avaliações: de Teoria e Percepção Musical e de Habilidades. Os candidatos que optarem pela Habilitação Composição deverão realizar a prova de Habilidades em Composição.

queles que optarem pela Habilitação Regência, deverão realizar a prova de Habilidades em Regência.

A nota final da Prova de Habilidades para os candidatos que optarem pela realização das duas provas (Composição e Regência) será a média aritmética das duas notas.

A nota final da prova será ponderada, com peso 1 para a avaliação de Teoria e Percepção Musical e peso 2 para a avaliação em Composição ou Regência.

O candidato deverá comparecer munido de caneta, lápis e borracha para as duas avaliações.

Para a avaliação Prático-Interpretativa, o candidato deverá trazer apenas a sua cópia das partituras.

Encontram-se no site do Instituto de Artes (www.ia.UNESP.br) informações adicionais para orientação de estudos aos candidatos.

I - AVALIAÇÃO DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

Duração da avaliação: 2 horas

Programa:

1. Parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade.

2. Intervalos.

3. Escalas e tonalidades maiores e menores.

4. Acordes e inversões.

5. Compasso.

6. Gênero e estilos musicais.

7. Classificação da voz humana.

8. Formas musicais básicas.

9. Timbres e naipes instrumentais.

10. Períodos e estilos da história da música ocidental.

11. Ditados rítmicos, melódicos e harmônicos.

12. Conhecimento de clave antiga.

13. Transposição.

14. Modos.

15. Análise harmônica.

Bibliografia:

HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. São Paulo: Ricordi, 1988.

KIEFER, Bruno. História e significado das formas musicais. Porto Alegre: Movimento, 1981.

_____________. História da música brasileira. Porto Alegre: Movimento, 1982.

MED, Bohumil. Teoria da música. 4a ed. Brasília: Musimed, 1996.

GROUT, Donad Jay; PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, c1988.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Cia. das Letras 1999.

Os livros encontram-se disponíveis na biblioteca do Instituto de Artes.

II - COMPOSIÇÃO MUSICAL

Duração da avaliação: 2 horas

O objetivo é avaliar os conhecimentos gerais do candidato em composição mediante prova e proposta de atividades a serem fornecidas no momento da avaliação.

Serão considerados:

1. Potencial criativo.

2. Conhecimentos básicos de formas e estruturas musicais.

3. Conhecimento básico de repertório.

4. Conhecimento básico de conceitos ligados à história da composição musical.

Bibliografia:

ADORNO, Theodor. Wiesengrund: filosofia da nova música. São Paulo: Perspectiva, 1974. (Coleção Estudos).

BARRAUD, Henri. Para compreender as músicas de hoje. São Paulo: Perspectiva, 1968.

BERIO, Luciano. Entrevista sobre a música contemporânea (realizada por Rossana Dalmonte). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988. (Coleção Ensaios - Debates - Entrevistas v 5).

BOULEZ, Pierre. A música hoje. São Paulo: Perspectiva, 1972.

__________. Apontamentos de aprendiz. São Paulo: Perspectiva, 1995.

LEIBOWITZ, René. Schoenberg. São Paulo: Perspectiva, 1981.

MENEZES, Flo. Música eletroacústica: história e estéticas. São Paulo: Edusp, 1996. (Acompanha CD).

__________. Atualidade estética da música eletroacústica. São Paulo: Unesp, 1999.

__________. Apoteose de Schoenberg: tratados sobre as entidades harmônicas. 2ª ed. (revisada e ampliada). São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

__________. A acústica musical em palavras e sons. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

__________. Fundamentos da composição musical. São Paulo: Edusp, 1991.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. São Paulo: Edusp, 1991.

_________. Harmonia. São Paulo: Unesp, 2001.

STRAVINSKI, Igor. Poética musical em seis lições. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

WEBERN, Anton. O caminho para a música nova. São Paulo: Novas Metas, 1984.

Os livros encontram-se disponíveis na biblioteca do Instituto de Artes.

III - REGÊNCIA

Duração da avaliação: 15 minutos por candidato.

A avaliação será individual. Cada candidato terá um pianista acompanhador à sua disposição.

O objetivo é avaliar o candidato no ato da regência:

1. Técnica de gestos.

2. Conhecimento de repertório.

3. Leitura e redução de obras polifônicas em instrumentos harmônicos (piano, violão, órgão, teclado, acordeon...).

4. Potencial criativo.

O candidato deverá preparar antecipadamente as quatro obras corais listadas.

Duas delas serão escolhidas pelo avaliador: uma para leitura e/ou redução no instrumento, outra para regência.

Lista de obras:

1. Josquin des Près. Agnus Dei II da Missa de Beata Virgine. New York: Edwim Kalmus Publisher of Music.

2. Johann Sebastian Bach. Heut'schleußt er wieder auf die Tür, Coro Final da Cantata Nº 151 [Süßer Trost, mein Jesus Kömmt].

Edition Breitkopf Nr.6262. Wisbaden: sem data.

3. Joseph Haydn. Der Menschenfreund (Cânone a 4 vozes).

Mainz: Das Kanon Buch. 400 Kanons aus 8 Jahrhunderten Schott Musik International, 1999.

4. Heitor Villa-Lobos. O cor Jesu. Música Sacra 1º Volume, São Paulo: Irmãos Vitale Editores.

E - PROVA DE HABILIDADES DO CURSO DE BACHARELADO EM MÚSICA - Habilitação em CANTO e em INSTRUMENTO:

Cordas (Contrabaixo Acústico, Viola, Violino e Violoncelo), Percussão, Sopros (Clarineta, Flauta, Instrumento Antigo e Oboé), Teclados (Órgão Tubular e Piano) e Violão.

A nota final da prova será ponderada, com peso 1 para a avaliação de Teoria e Percepção Musical e peso 2 para a avaliação de Habilidade Técnico-Interpretativa-Musicalidade para os candidatos à habilitação em Instrumento e de Avaliação Vocal e Musicalidade para os candidatos à habilitação em Canto.

O candidato deverá comparecer munido de caneta, lápis e borracha.

No segundo dia, somente o candidato de Cordas, Sopros ou Violão deverá trazer o respectivo instrumento musical.

Encontram-se no site do Instituto de Artes (www.ia.UNESP.br) informações adicionais para orientação de estudos aos candidatos.

I - AVALIAÇÃO DE TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

Duração da avaliação: 2 horas

Programa:

1. Parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade.

2. Intervalos.

3. Escalas e tonalidades maiores e menores.

4. Acordes e inversões.

5. Compasso.

6. Gênero e estilos musicais.

7. Classificação da voz humana.

8. Formas musicais básicas.

9. Timbres e naipes instrumentais.

10. Períodos e estilos da história da música ocidental.

11. Ditados rítmicos, melódicos e harmônicos.

12. Conhecimento de clave antiga.

13. Transposição.

14. Modos.

15. Análise harmônica.

Bibliografia:

HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. São Paulo: Ricordi, 1988.

KIEFER, Bruno. História da música brasileira. Porto Alegre: Movimento, 1982.

______________. História e significado das formas musicais. Porto Alegre: Movimento, 1981.

MED, Bohumil. Teoria da música. 4a ed. Brasília: Musimed, 1996.

GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, c1988.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

Os livros encontram-se disponíveis na biblioteca do Instituto de Artes.

II - AVALIAÇÃO VOCAL E DE MUSICALIDADE (CANTO) E AVALIAÇÃO DE HABILIDADE TÉCNICO-INTERPRETATIVA-MUSICALIDADE (INSTRUMENTO)

Duração da prova: 15 minutos por candidato

CANTO

AVALIAÇÃO VOCAL E DE MUSICALIDADE

1. O candidato deverá preparar cinco peças, sendo que a banca examinadora escolherá entre as seguintes músicas:

a) Uma ária antiga.

b) Uma canção em francês ou alemão.

c) Uma canção brasileira.

d) Uma ária de ópera.

e) Uma música moderna.

2. Leitura à primeira vista.

O candidato deverá providenciar seu próprio pianista acompanhador e entregar três cópias das músicas para a banca examinadora.

A banca examinadora poderá selecionar somente trechos do repertório apresentado pelo candidato.

A banca examinadora levará em consideração o grau de dificuldade do repertório escolhido pelo candidato e o nível de execução.

INSTRUMENTO CORDAS (Contrabaixo Acústico, Viola, Violino e Violoncelo)

AVALIAÇÃO DE HABILIDADE TÉCNICO-INTERPRETATIVAMUSICALIDADE.

O candidato deverá executar:

1. Escalas e arpejos maiores e menores:

Violino, viola e violoncelo - em 3 oitavas

Contrabaixo acústico - em 2 oitavas

A banca examinadora escolherá a tonalidade e solicitará arcadas e ritmos diversos paraserem aplicadas às escalas no momento da prova.

2. Um estudo:

Violino e Viola - Kreutzer, a escolher entre os números 8, 12, 23, 28, 29, 33 ou 39.

Violoncelo - qualquer estudo do método de Dotzauer vol. III ou Duport.

Contrabaixo acústico - Simandl 30 Estudos, a escolher entre os números 10, 15 ou 17.

3. Uma peça:

Violino - dois movimentos contrastantes de um concerto a escolher entre Mozart 5 em lá maior, Mendelssohn ou Max Bruch.

Viola - dois movimentos contrastantes de um concerto.

Violoncelo - dois movimentos contrastantes de um concerto.

Contrabaixo acústico - dois movimentos contrastantes de um concerto ou dois movimentos contrastantes da Sonata em sol menor de Henry Eccles.

4. Leitura à primeira vista.

A banca examinadora poderá selecionar somente trechos do repertório apresentado pelo candidato.

A banca examinadora levará em consideração o grau de dificuldade do repertório escolhido pelo candidato e o nível de execução.

O candidato deverá trazer o respectivo instrumento (o contrabaixo acústico, a viola, o violino ou o violoncelo). No caso do contrabaixo acústico, se isso não for possível, trazer, pelo menos, o arco do instrumento.

Não há necessidade de pianista acompanhador.

PERCUSSÃO

AVALIAÇÃO DE HABILIDADE TÉCNICO-INTERPRETATIVA-MUSICALIDADE.

O candidato deverá executar:

1. Caixa, como: rulos e um solo de livre escolha.

2. Teclado, como: escalas e um solo de livre escolha.

3. Tímpanos, como: afinação e rulos.

4. Outros instrumentos de percussão, como: prato a dois e bombo.

5. Leitura à primeira vista.

A banca examinadora poderá selecionar somente trechos do repertório apresentado pelo candidato.

A banca examinadora levará em consideração o grau de dificuldade do repertório escolhido pelo candidato e o nível de execução.

O candidato deverá trazer as baquetas dos respectivos instrumentos e cópia das partituras escolhidas para a banca.

SOPROS (Clarineta, Flauta, Instrumento Antigo [flauta barroca ou flauta transversal] e Oboé)

AVALIAÇÃO DE HABILIDADE TÉCNICO-INTERPRETATIVA-MUSICALIDADE.

O candidato deverá executar:

1. Escalas maiores e menores na extensão do instrumento.

2. Um estudo técnico.

3. Uma peça do seguinte repertório:

Instrumento antigo - um concerto ou uma sonata da era Barroca;

Clarineta - a) Concerto de W. A. Mozart em Lá K622, 1º movimento (não sendo necessário o uso da clarineta em Lá); b) a escolher entre a cadência do Concerto para Clarineta e Cordas de Aaron Copland, compasso 115 até 120 ou o primeiro movimento do Concerto para clarineta e Orquestra 1 em Dó menor, op. 26 de Louis Spohr.

Flauta - Concerto em Sol Maior de Joaquim Quantz, (preferivelmente a edição Breitkopt);

Oboé - Concerto em Dó Maior de W. A. Mozart ou Concerto em Dó Maior de F.J. Haydn.

4. Leitura à primeira vista.

A banca examinadora poderá selecionar somente trechos do repertório apresentado pelo candidato.

A banca examinadora levará em consideração o grau de dificuldade do repertório escolhido pelo candidato e o nível de execução.

O candidato deverá trazer o seu próprio instrumento.

O candidato poderá providenciar o acompanhador, se julgar necessário.

TECLADOS (Órgão Tubular e Piano)

AVALIAÇÃO DE HABILIDADE TÉCNICO-INTERPRETATIVAMUSICALIDADE.

Órgão Tubular

O candidato deverá executar:

1. J.S. Bach: Um Prelúdio e Fuga; um Prelúdio Coral.

2. Uma peça de livre escolha.

3. Leitura à primeira vista.

Piano

O candidato deverá executar:

1. J. S. Bach - Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado.

2. O primeiro movimento de uma Sonata a escolher entre Haydn, Mozart (exceto KV 189g e KV 545) e Beethoven (exceto op. 13, op 27 nº 2, op. 49 nºs 1 e 2 e op.79).

3. Técnica Pura - será solicitada em uma tonalidade escolhida pela banca:

a) Escalas diatônicas maiores e menores em 3 oitavas:

- Movimento direto com distância de oitava, terça e sexta entre as mãos (conforme exercício nº 39 de Hanon publicada pela Ricordi Brasileira).

- Movimento contrário com distância de oitava, terça e sexta ao iniciar a escala (conforme exercício nº 40 de Hanon publicada pela Ricordi Brasileira).

b) Escala cromática (conforme exercício nº 40 de Hanon).

c) Arpejos em todas as tonalidades (maiores e menores em 3 oitavas):

- sobre uma tônica e suas inversões, a saber: fundamental no baixo, terça no baixo ou quinta no baixo (conforme exercício nº 41 de Hanon).

- sobre o acorde de sétima de dominante e suas três versões a saber: fundamental no baixo, terça no baixo, quinta no baixo ou sétima no baixo (conforme exercício nº 42 de Hanon).

4. Leitura à primeira vista de um trecho solicitado pela banca examinadora.

Não serão aceitas transcrições facilitadas de nenhuma obra do repertório solicitado.

A banca examinadora poderá selecionar somente trechos do repertório apresentado pelo candidato.

A banca examinadora levará em consideração o grau de dificuldade do repertório escolhido pelo candidato e o nível de execução.

VIOLÃO

AVALIAÇÃO DE HABILIDADE TÉCNICO-INTERPRETATIVA-MUSICALIDADE.

O candidato deverá executar 2 obras conforme lista abaixo:

- Estudo 3 - Villa Lobos (ed. Max Eschig).

- 01 (um) movimento de Sonata original para violão.

A banca examinadora poderá selecionar somente trechos do repertório apresentado pelo candidato.

A banca examinadora levará em consideração o grau de dificuldade do repertório escolhido pelo candidato e o nível de execução.

F - PROVA DE HABILIDADES DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO (FAAC/Bauru)

A prova terá duas partes: Desenho de Observação e Desenho de Criação. As partes terão duração de duas horas cada, e serão realizadas no período vespertino.

1. Desenho de Observação.

Constará da reprodução real do(s) objeto(s). Serão levados em consideração a composição, enquadramento no campo, textura, luz/sombra, perspectiva e proporção.

O material a ser utilizado deverá ser exclusivamente lápis preto e/ou grafite integral, a ser trazido pelo candidato.

2. Desenho de Criação.

Constará da criação de um desenho a partir do(s) objeto(s) distribuído(s) na primeira parte da prova (desenho de observação). Serão levados em consideração os aspectos de criação, a coerência com o tema proposto, assim como a técnica no manuseio do material. O uso da cor será obrigatório nesta parte da prova. O material (lápis de cores diversas) deverá ser trazido pelo candidato.

A Vunesp fornecerá papéis específicos para a realização da prova.

G - PROVA DE HABILIDADES DO CURSO DE DESIGN - Habilitação em Design Gráfico e Design do Produto (FAAC - Bauru)

A prova terá duas partes: Desenho de Observação e Desenho de Criação.

As partes terão duração de duas horas cada uma:

13h00 às 15h00 - 1ª parte - Desenho de Observação

15h00 às 16h00 - intervalo

16h00 às 18h00 - 2ª parte - Desenho de Criação

A primeira parte constará de reprodução real do(s) objeto(s). Serão levados em consideração: composição, enquadramento do campo, textura, luz e sombra, perspectiva e proporção. Na segunda parte, além dos aspectos considerados na primeira, serão avaliados os aspectos criação e coerência com o tema proposto.

O candidato deverá comparecer munido dos seguintes materiais: lápis HB, 2B, 6B; lápis de cores diversas e borracha.

Não será permitido o uso de materiais diferentes dos solicitados.

A Vunesp fornecerá papéis específicos para desenho.

H - PROVA DE HABILIDADES DO CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - Habilitação em Artes Plásticas (FAAC - Bauru)

A prova terá duas partes (uma predominantemente descritiva e outra predominantemente criativa), com duração máxima de duas horas cada uma.

O candidato deverá realizar, nessas provas, composições em preto e branco e em cores sobre suporte papel.

Essas provas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

* Observação atenta à referência solicitada;

* Exploração de associações inusitadas ou não óbvias;

* Domínio dos elementos compositivos da imagem, em suas inter-relações:

a) Expressão bidimensional e/ou ilusão tridimensional;

b) Relações proporcionais das formas;

c) Volume e superfície (luz e sombra);

d) Criatividade cromática;

e) Jogos expressivos linear e de texturas.

O candidato deverá comparecer à prova munido de lápis HB, 2B, 6B, lápis de cores

diversas e borracha.

A Vunesp oferecerá papel Canson e sulfite formato A-3.

(Publicado novamente por ter saído com incorreções)