Resolução CONFEF nº 49 de 10/12/2002
Norma Federal - Publicado no DO em 27 dez 2002
Aprova o símbolo, a cor e o anel de grau da Profissão de Educação Física.
O Presidente do Conselho Federal de Educação Física, no uso de suas atribuições estatutárias, conforme dispõe o inciso VII, do art. 40, e:
Considerando, a necessidade de regulamentar e uniformizar o símbolo, a cor e o anel de grau da Profissional de Educação Física;
Considerando, as contribuições dos Profissionais de Educação Física e dos Cursos de Educação Física, no período de Janeiro a Agosto de 2002;
Considerando, o que decidiu o Plenário do Conselho Federal de Educação Física, em Reunião Ordinária realizada em 1º de Novembro de 2002, resolve:
Art. 1º Ficam aprovados o símbolo, a cor e o anel de grau da Profissão de Educação Física, como segue:
§ 1º SÍMBOLO: Discóbulo - por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ação. O Discóbolo de Mirón é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: "...o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória".
§ 2º Pedra de cor verde. A cor verde é atribuída aos cursos da área da Saúde e significa esperança, força, longevidade e imortalidade. Demonstra adaptação ao ambiente e a capacidade do contato. Também conhecida como a cor do conhecimento.
§ 3º Anel de Grau: deverá ser de ouro, ter uma pedra central de cor verde e o símbolo (Discóbulo) nas laterais.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor a partir desta data, revogando as disposições em contrário.
JORGE STEINHILBER