Resolução CONPORTOS nº 47 de 07/04/2011
Norma Federal - Publicado no DO em 11 mai 2011
Dispõe sobre critérios para a realização de auditorias nas instalações portuárias, em conformidade com o Código Internacional de Proteção de Navios e Instalações Portuárias - ISPS Code, e dá outras providências.
O Presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis - CONPORTOS, usando da competência que lhe conferem o art. 3º, inciso I, do Decreto nº 1.507, de 30 de maio de 1995 e o art. 10, inciso VIII, da Portaria nº 388, de 15 de maio de 1998, do Ministério da Justiça,
Considerando o disposto nos itens 16.5, 16.59.2 e 16.61.5 do anexo I (Parte B) do Código Internacional de Proteção de Navios e Instalações Portuárias - ISPS Code, adotado pela Organização Marítima Internacional - IMO, no Capítulo XI - 2 da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS);
Considerando a necessidade de definir e normatizar critérios para efetivar procedimentos de auditoria nas instalações portuárias, objetivando avaliar a adequabilidade e aplicação dos Planos de Segurança das instalações portuárias brasileiras e a respectiva manutenção da certificação internacional de proteção, a serem submetidos à análise das Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis nas Unidades da Federação - CESPORTOS e à aprovação da CONPORTOS;
Considerando a competência desta Comissão Nacional para, dentre outras atribuições, baixar normas, em nível nacional, sobre Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis;
Considerando o deliberado na 88ª. Reunião da CONPORTOS, realizada no dia 07 de abril de 2011,
Resolve:
Art. 1º Estabelecer critérios e disposições para as auditorias nas instalações portuárias, seus procedimentos e a avaliação dos controles de acesso de pessoas, cargas e veículos.
§ 1º A auditoria referida no caput consiste na verificação:
I - da adequação da Avaliação de Risco e do Plano de Segurança com o ISPS Code e resoluções da CONPORTOS;
II - da conformidade com as especificações, requisitos técnicos, normas de segurança e documentação exigidos pelo ISPS Code e a regulamentação interna, bem como aferição da eficácia dos controles do sistema de proteção.
§ 2º Para a realização das auditorias deverão ser observados, como requisitos mínimos, os constantes do Anexo.
Art. 2º A auditoria a que se refere o art. 1º será realizada a cada 03 (três) anos e será individualizada para as instalações portuárias com certificação internacional, sem prejuízo do disposto no Código ISPS.
Parágrafo único. O disposto neste artigo não impede que, em decisão fundamentada, a CESPORTOS solicite à CONPORTOS a realização de auditorias em prazo inferior ou superior ao estabelecido no caput, respeitado o período máximo de 5 (cinco) anos entre cada auditoria, em função:
I - da natureza ou complexidade do sistema de segurança a ser auditado, tendo em vista as especificações, requisitos técnicos e normas de segurança estabelecidas para esse sistema;
II - da verificação de irregularidades em procedimentos anteriores de auditoria ou aumento do número de ROIP's (registro de ocorrência de ilícitos penais) na instalação portuária;
III - do aumento da área abrangida pelo sistema de proteção, desde a realização da auditoria anterior;
IV - de alteração, atualização ou substituição do sistema de segurança;
V - da declarada inexistência de disponibilidade das CESPORTOS e da CONPORTOS para realizar acompanhamento técnico das auditorias;
Art. 3º A Auditoria terá supervisão da CONPORTOS, cuja equipe técnica será formada por representantes das CESPORTOS e da ANTAQ.
§ 1º A coordenação da equipe técnica será feita pelo Coordenador ou suplente da CESPORTOS local.
§ 2º Na indisponibilidade da CESPORTOS, a CONPORTOS acumula as funções de Supervisão e Coordenação da equipe técnica.
§ 3º Os nomes dos representantes da equipe técnica deverão ser submetidos à CONPORTOS para publicação de portaria de nomeação.
§ 4º Os representantes da equipe técnica deverão emitir Parecer sobre a fiscalização realizada.
Art. 4º A CONPORTOS publicará, com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias, o cronograma das auditorias do semestre seguinte.
Art. 5º O representante da CESPORTOS ou da CONPORTOS, indicado para a auditoria, poderá estabelecer, durante a inspeção, critérios e requisitos adicionais para o fiel cumprimento do ISPS Code.
Art. 6º A CONPORTOS, após o recebimento e aprovação do Parecer da Equipe Técnica, deverá:
I - dar ciência à instalação auditada da conclusão da auditoria, na hipótese da inexistência de não-conformidades; ou
II - notificar a instalação auditada, na hipótese de inadequação do sistema de segurança ou de qualquer outro requisito técnico ou exigência estabelecida.
§ 1º Na hipótese do inciso II, a CONPORTOS deverá intimar a instalação portuária auditada para sanar, no prazo de 60 (sessenta) dias, as não-conformidades verificadas na auditoria.
§ 2º Findo o prazo estipulado acima, a equipe técnica designada pela CONPORTOS retornará à instalação auditada para verificação das correções efetuadas na instalação portuária e procederá à elaboração de Relatório final circunstanciado a ser encaminhado para CONPORTOS e ANTAQ.
§ 3º Não ocorrendo o saneamento das não-conformidades, a ANTAQ poderá lavrar o Auto de Infração, dando início ao Processo Administrativo Contencioso - PAC ou oferecer a possibilidade de correção, por meio do estabelecimento de um Termo de Ajuste de Conduta - TAC.
§ 4º O não saneamento das não-conformidades poderá acarretar a cassação da Declaração de Cumprimento - DC, por deliberação da CONPORTOS, sem prejuízo das penalidades aplicáveis pela ANTAQ.
Art. 7º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
REGINA MARIA FILOMENA DE LUCA MIKI
ANEXO I| a) DA DOCUMENTAÇÃO PRELIMINAR (DEVE SER ANEXADA À AUDITORIA) | |||
| Item a ser checado | Sim | Não | Não aplicável |
| DA INSTALAÇÃO PORTUÁRIA | |||
| 01. CNPJ | |||
| 02. INSCRIÇÃO ESTADUAL | |||
| 03. ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO | |||
| 04. REGISTRO COMERCIAL, CONTRATO OU ESTATUTO SOCIAL | |||
| 05. PROVA DE REGULARIDADE COM A FAZENDA FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL DOS SÓCIOS/PROPRIETÁRIOS/REPRESENTANTES | |||
| 06. CARTEIRA DE IDENTIDADE | |||
| 07. CPF | |||
| 08. ESTATUTO DOS SUPERVISORES DE SEGURANÇA - SSP | |||
| 09. CARTEIRA DE IDENTIDADE | |||
| 10. CPF | |||
| 11. CERTIDÃO NEGATIVA DE ANTECEDENTES CRIMINAIS EXPEDIDA PELA JUSTIÇA FEDERAL | |||
| 12. CERTIDÃO NEGATIVA DE ANTECEDENTES CRIMINAIS EXPEDIDAS PELA JUSTIÇA ESTADUAL; | |||
| 13. DOCUMENTO ATUALIZADO DE SSP (INFORMAR EDIÇÃO DO CESSP E/OU CASSP)? | |||
| b) DO PLANO DE SEGURANÇA (PFSP) | |||
| 14. Possui Plano de Segurança aprovado e atualizado? Data: _____________ | |||
| 15. Fornece as medidas e os equipamentos necessários para controle, acesso e detecção de entrada de armas e equipamentos perigosos na instalação portuária? | |||
| 16. Estabelece medidas para prevenir o acesso não-autorizado às instalações e embarcações atracadas? | |||
| 17. Descreve procedimentos para responder a ameaças e violações de proteção? | |||
| 18. Descreve operações em emergência na interface navio/porto? | |||
| 19. Inclui procedimentos específicos a serem tomados em caso de ameaça terrorista, de bomba ou que envolvem reféns na instalação portuária? | |||
| 20. Inclui procedimentos específicos a serem tomados em caso de ameaça terrorista, de bomba ou que envolvem reféns no navio atracado na instalação portuária? | |||
| 21. Inclui procedimentos específicos a serem tomados em caso de explosão, fogo na instalação ou em embarcações atracadas? | |||
| 22. Inclui procedimentos específicos a serem tomados em caso de desastres naturais? | |||
| 23. Inclui procedimentos específicos a serem tomados em caso de distúrbios civis/greve de funcionários ou procedimentos de evacuação de emergência? | |||
| 24. Descreve as formas de contactar os órgãos de segurança pública? | |||
| 25. Prevê procedimentos para atender a quaisquer instruções da CESPORTOS e CONPORTOS, quando forem elevados os níveis de proteção para 2 e 3? | |||
| 26. Nos itens 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23, o Plano prevê obtenção de assistência e suporte da aplicação da lei de Órgãos, entidades ou unidades federais, estaduais e municipais (IBAMA, ANVISA, etc.)? | |||
| 27. Possui procedimentos para reportar incidentes de proteção? | |||
| 28. Prevê as responsabilidades do Supervisor de Segurança Portuária das instalações e de seus funcionários com relação aos aspectos de proteção? | |||
| 29. Possui cadastro atualizado do Supervisor de Segurança Portuária com procedimentos para contato durante 24hs? | |||
| 30. Existe cadastro e mecanismo para identificação de todas as pessoas do trabalho, com seus nomes e dados? | |||
| 31. Estabelece medidas para avaliação de funcionários antes de sua contratação (ex. exigência de folha de antecedentes)? | |||
| 32. O funcionamento garante a proteção das informações contidas no plano? | |||
| 33. Possui medidas para proteção da carga e durante seu manuseio na instalação portuária? | |||
| 34. Existe previsão de procedimentos para responder aos sinais de alarme da instalação portuária e dos navios atracados? | |||
| 35. Possui planta com todos os pontos de acesso, áreas de trabalho, áreas de armazéns, de carregamento de cargas, devidamente identificados? | |||
| 36. Possui procedimentos que permitam o contato imediato com os funcionários da instalação portuária? | |||
| 37. Possui previsão de revisão periódica e atualização do plano de segurança? Qual a freqüência? | |||
| 38. Possui os dados básicos: localização; área física; características físicas da instalação; áreas terrestres, marítimas, acessos e cercanias; e representação gráfica? | |||
| 39. Definição da Unidade de Segurança (Resolução nº 12/2003 - CONPORTOS) e seu cadastramento? | |||
| 40. Possui sistema de cadastramento, movimentação e manuseio de veículos, embarcações, equipamentos, cargas em geral, mercadorias perigosas e substâncias nocivas? | |||
| 41. Procedimentos e registros de armazenamento de equipamentos, cargas em geral, mercadorias perigosas, substâncias nocivas? | |||
| 42. Possui normas de acesso definidas (do pessoal da Unidade de Segurança, proprietários, dirigentes e demais funcionários, trabalhadores eventuais e passageiros)? | |||
| 43. As normas de acesso contemplam procedimentos para as áreas de acesso público, controlado e restrito? | |||
| 44. Possui sistema com gravação de dados de segurança? Por quanto tempo? | |||
| 45. Possui processo de verificação de eficiência e eficácia dos equipamentos e sistemas de segurança, bem como da resolução das falhas porventura detectadas? | |||
| 46. Possui sistema de alarme e de comunicação previstos? | |||
| c) DA SEGURANÇA | |||
| Item a ser checado | Sim | Não | Não aplicável |
| 47. O perímetro da instalação está devidamente protegido por muros, cercas, barreiras ou outros? | |||
| 48. As defesas do item 43 são adequadas para prevenir o acesso não-autorizado às instalações? | |||
| 49. O procedimento definido para cadastramento e autorização de acesso cumpre o seu mister (controle e cadastramento irrestrito de pessoas, cargas e veículos)? | |||
| 50. O material das defesas do perímetro estão em bom estado (necessário para prevenir acessos não-autorizados)? | |||
| 51. Existe inspeção periódica para verificar falhas nas defesas do perímetro? | |||
| 52. A área é coberta por outros meios de defesa? | |||
| 53. Existe sistema de CFTV ou outro similar? | |||
| 54. O CFTV está adequado (sem pontos cegos ou com funcionamento inadequado ou sem a devida nitidez)? | |||
| 55. Existem postos de controle em número adequado? | |||
| Qual a distância máxima entre uma barreira (defesa) e o posto mais próximo?________________________________ | |||
| 56. Todos os funcionários são obrigados a exibir permanentemente sua identificação enquanto estiverem na área da instalação portuária? | |||
| 57. Existe meio eficaz de identificação do nível de proteção? | |||
| 58. Há solicitação de identificação em outros locais além do de ingresso à instalação? | |||
| 59. É procedimento normal a solicitação de identificação no interior da instalação? | |||
| 60. Existe a efetiva verificação da identificação pessoal nos pontos de controle de acesso? | |||
| 61. Existe controle de sistema em todos os pontos de acesso? | |||
| 62. A identificação pessoal (crachá ou outros) é registrada com número serial e código de barras (ou outro mecanismo) e fornecem controle irrestrito de pessoal à instalação? | |||
| 63. O crachá extraviado é substituído por outro com número diferente? É feita a baixa para a negativa de acesso do extraviado? Existe sistema singular de comunicação aos postos de controle do extravio? | |||
| 64. O procedimento de identificação de visitantes e de fornecimento de crachá aos funcionários que tiverem esquecido sua identificação são separados? O controle é feito indistintamente e de forma universal? | |||
| 65. As identificações são diferenciadas (cor ou forma) em face dos diversos locais com autorizações próprias, para facilitar a identificação? | |||
| 66. O recolhimento das identificações tem procedimento eficiente? | |||
| 67. Existe previsão e efetivo para fazer o acompanhamento de pessoas na instalação portuária quando necessário (ex. visitantes, vendedores, motoristas, etc)? | |||
| 68. Há procedimento específico para o controle de acesso e movimentação de tripulantes? Há previsão de escolta de membros da tripulação das embarcações atracadas? | |||
| 69. Há procedimento específico para o controle de acesso de familiares e visitantes aos tripulantes dos navios atracados/fundeados? O registro de visitantes é eficiente e facilmente acessível? | |||
| 70. Existe controle de acesso de veículos? | |||
| 71. O estacionamento é supervisionado e restrito apenas à veículos próprios e controlados? Há sistema de vigilância no estacionamento? | |||
| 72. O procedimento de controle de tráfego na instalação é eficaz? | |||
| 73. Os veículos não-autorizados têm área própria de estacionamento? | |||
| 74. Os postos de controle de acesso às áreas restritas estão devidamente estruturados (localização, equipamentos e insumos)? | |||
| 75. A área restrita está devidamente cercada? | |||
| 76. A equipe de segurança realiza patrulhas rotineiras em todas as áreas (notadamente nas controladas e restritas)? | |||
| 77. Quantos funcionários fazem parte da equipe de segurança? Em que escala de turno trabalham? | |||
| 78. A equipe de segurança tem identificação própria (uniforme e autorização para área específica)? | |||
| 79. O SSP realiza reuniões diárias com a equipe da Unidade de Segurança? | |||
| 80. Os equipamentos de comunicação do SSP com a equipe de segurança, demais funcionários e órgãos de segurança pública e de defesa são eficazes? Quais são os meios utilizados? | |||
| 81. Em caso de crise ou emergência, existe previsão de procedimentos a serem adotados? | |||
| 82. Há registro de passagem da equipe de segurança por algum meio em pontos de controle? A ronda feita tem itinerário variado, para evitar estabelecimento de rotina? | |||
| 83. A equipe de segurança possui treinamento para portar arma de fogo? | |||
| 84. A equipe de segurança possui equipamentos adequados? | |||
| 85. A equipe de segurança recebe treinamento freqüente? (mencionar a freqüência) | |||
| 86. A equipe de segurança realiza exercícios? (mencionar a freqüência e data do último exercício) | |||
| 87. Os veículos da equipe de segurança possuem luzes intermitentes e giratórias? | |||
| 88. O sistema de detecção de invasão é sinalizado e monitorado de um ponto central, de modo que a força de resposta possa ser iniciada desse ponto? | |||
| 89. Todos os pontos de acesso são fechados quando não utilizados? | |||
| 90. As lâmpadas/iluminação porventura impróprias são imediatamente substituídas? | |||
| 91. Há revisão, atualização, registros de exercícios, incidentes e demais dados exigidos no PFSP? Há auditorias internas? Existe registro específico? Qual a freqüência? | |||
| d) OUTROS ITENS JULGADOS NECESSÁRIOS | |||
| item a ser checado | Sim | Não | Não aplicável |
| 92. | |||
| 93. | |||
| 94. | |||
| 95. | |||
| 96. | |||
| 97. | |||
| 98. | |||
| 99. | |||
| 100. | |||
| 101. | |||
| 102. | |||
| 103. | |||
| 104. | |||