Resolução CNAS nº 24 de 24/02/2005

Norma Federal - Publicado no DO em 03 mar 2005

Aprova o Relatório Final da Execução Orçamentária do Fundo Nacional de Assistência Social - FNAS.

O Plenário do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, em reunião ordinária realizada no dia 23 de fevereiro de 2005, no uso da competência que lhe conferem os incisos VIII e XIV do art. 18 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 - Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS,

Resolve:

Art. 1º Aprovar o Relatório Final da Execução Orçamentária do Fundo Nacional de Assistência Social - FNAS, apresentado pela Coordenação Geral do FNAS da Subsecretária de Planejamento, Orçamento e Administração - SPOA/MDS, planilha e nota técnica anexas.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

MÁRCIA MARIA BIONDI PINHEIRO

Presidente do Conselho

ANEXO I
NOTA TÉCNICA COF/CGFNAS Nº 001/2005

Assunto: Execução orçamentária e financeira do Fundo Nacional de Assistência Social - FNAS exercício de 2004.

O Fundo Nacional de Assistência Social - FNAS administrou, em 2004, um orçamento inicial de R$ 8.134.925.141,00, aprovado pela Lei nº 10.837, de 16 de janeiro de 2004 (Lei Orçamentária Anual), que acrescido dos créditos adicionais (R$ 713.094.209,00) e o destaque orçamentário recebido de R$ 311.798.720,00 da Unidade Orçamentária nº 55.101-Administração Direta, referente à Bolsa/PETI e às Ações Capacitação de Gestores, totalizou R$ 9.159.818.070,00.

Este orçamento foi dividido em duas grandes rubricas básicas: Despesas Obrigatórias (R$ 7.898.258.549,00), referentes ao Benefício de Prestação Continuada e à Renda Mensal Vitalícia e Despesas Discricionárias (R$ 1.261.559.521,00), referentes aos Serviços de Ação Continuada (PAC, API,

PPD, ABRIGO, PETI, Agente Jovem, Sentinela e PAIF), Emendas Parlamentares e Outros Projetos do FNAS, bem como as Ações oriundas da Unidade Orçamentária 55.101 - Administração Direta, conforme apresentado no Quadro Resumo de Execução Orçamentária e Financeira, em anexo.

Vale salientar que foi adotada uma metodologia de trabalho ao elaborar o referido quadro, destacando-se os valores executados pertinentes a Emendas Parlamentares dos valores referentes às Ações detalhadas, consideradas Despesas Discricionárias.

Benefício de Prestação Continuada - BPC

As dotações aprovadas para o pagamento dos Benefícios de Prestação Continuada, Renda Mensal Vitalícia, ao Idoso e ao Deficiente inclusive, crédito suplementar de R$ 563.396.395,00 (API/BPC), autorizado pela Lei nº 11.025, de 21.12.2004, somaram em R$ 7.898.258.549,00. Deste valor foram descentralizados recursos orçamentários no montante de R$ 7.575.358.549,00 em favor do INSS sobrando um saldo de dotação no valor de R$ 322.900.000,00 que foi bloqueada pela Secretaria de Orçamento Federal - SOF, ficando indisponível para movimentação, por esta razão a execução dos Benefícios de Prestação Continuada/API, apresentar-se em torno de 88,28%. O referido bloqueio ocorreu, segundo informação da SOF, pela necessidade de liberar maior cota orçamentária para empenho de despesas discricionárias, haja vista que o crédito aprovado de R$ 563.396.395,00 foi superior a real necessidade de gastos com o BPC/API. Foram repassados recursos financeiros no valor de R$ 7.575.868.549,00.

Dotação aprovada Recursos orçamentários descentralizados Recursos bloqueados pela SOF Repasse financeiro 
R$ 7.898.258.549,00 R$ 7.575.358.549,00 R$ 322.900.000,00 R$ 7.575.869.549,00 

Deste total, R$ 348.000.000,00 foram destinados as despesas do pagamento do BPC referente ao exercício de 2003.

Neste exercício de 2005, o FNAS procedeu repasse ao INSS, por intermédio das Programações Financeiras nos 2, 5 e 7, de janeiro de 2005, o valor de R$ 333.000.000,00, para cobertura das despesas do exercício de 2004 do BPC, que não constam do montante pago registrado no Quadro resumo de execução orçamentária e financeira.

No que tange às despesas operacionais do BPC, foram aprovadas dotações no montante de R$ 49.326.991,00. Destes foram descentralizados recursos orçamentários no montante de R$ 40.839.617,00, ficando um saldo de R$ 8.487.374,00, que foi comprometido com os convênios celebrados entre o MDS e os diversos Estados da Federação, para a realização da 5a etapa da revisão dos Benefícios de Prestação Continuada.

Foram repassados recursos financeiros ao INSS, no montante de R$ 19.020.100,00 para pagamento das despesas operacionais do BPC, que comparado ao valor descentralizado orçamentariamente, (R$ 40.839.617,00), ficou pendente a importância de R$ 21.819.517,00, a repassar.

Dotação aprovada Recursos descentralizados ao INSS Convênios celebrados com os Estados Repasse financeiro INSS 
R$ 49.326.991,00 R$ 40.839.617,00 R$ 8.487.374,00 R$ 19.020.100,00 

Vale ressaltar da necessidade da apresentação da prestação de contas do convênio celebrado em 2004 com o INSS, para que este MDS possa aferir quanto a possibilidade de efetuar novos repasses ao convenente para atender as despesas que por ventura ultrapassaram os valores destacados aquele órgão.

Serviços de Ação Continuada - SAC

As dotações aprovadas para os Serviços de Ação Continuada mais os créditos adicionais no valor de R$ 163.339.339,00 totalizaram R$ 1.017.985.033,00. A execução da dotação (empenhada) foi da ordem de 98%, o que reflete o comprometimento do MDS para com o pagamento das 12 parcelas às Prefeituras Municipais e aos Estados conveniados.

Cumpre esclarecer que somente as Prefeituras e Estados que se encontravam em situação regular junto ao MDS, em 31.12.2004, receberam recursos financeiros para o pagamento das 12 parcelas conveniadas. Por esta razão a execução financeira dos Serviços de Ação Continuada se apresenta em torno de 90%.

Com relação às demais Ações, cabe esclarecer que a baixa execução justifica-se pelo fato relacionado à falta de instrução completa dos processos, requisito essencial para efetivação dos pagamentos

As dotações comprometidas e não pagas até 31.12.2004 foram inscritas em restos a pagar, para 2005. As Prefeituras deverão receber o pagamento das parcelas pendentes tão logo regularizem sua situação junto ao MDS, levando-se em conta as disponibilidades financeiras do Ministério.

As dotações aprovadas para as Emendas Parlamentares ficaram com sua execução condicionada às limitações estabelecidas pelo Decreto nº 4.992, de 18 de fevereiro de 2004, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira.

No exercício de 2004, em conformidade com o Decreto nº 4.992/04, o FNAS recebeu uma cota-limite orçamentária para movimentação e empenho para atendimento de despesas discricionárias da ordem de R$ 865.724.302,84, dos quais foram utilizados R$ 857.071.531,89.

Cota-limite orçamentária Cota utilizada Cota a utilizar 
R$ 865.724.302,84 R$ 857.071.531,89 R$ 8.652.770,95 

O saldo de R$ 8.652.770,95 (cota a utilizar) não foi executado, face a aprovação dos créditos adicionais ter ocorrido somente no final do exercício, o que dificultou os procedimentos técnicos operacionais, no prazo máximo fixado pelas normas de execução orçamentária e financeira, que venceu às 12:42 do dia 31.12.2004.

Em relação à cota financeira, o FNAS recebeu o montante de R$ 8.654.989.629,92 mais o saldo de R$ 8.144.482,28, totalizando R$ 8.663.134.112,28. Foram repassados ao INSS R$ 7.594.888.649,00 para as despesas do BPC, RMV e Despesas Operacionais. Para as demais ações, o valor de R$ 1.061.414.585,51.

Cota financeira recebida Valor repassado ao INSS Pagamentos Efetuados para as demais ações 
R$ 8.663.134.112,28 R$ 7.594.888.649,00 R$ 1.061.414.585,51 

Fonte: SIAFI/STN - Balanço Financeiro/Patrimonial - 31.12.2004

Os pagamentos efetuados no montante de R$ 1.061.414.585,51, destinaram-se às transferências efetuadas aos diversos Estados e Municípios da Federação para o financiamento dos Serviços de Ação Continuada e demais convênios pontuais, do exercício de 2004, e ao financiamento das despesas de exercícios anteriores, no valor de R$ 105.125.144,59.

É importante esclarecer que passou do exercício de 2004 para execução em 2005, recursos financeiros no montante de R$ 13.978.854,92, em função de sua disponibilizarão ter ocorrido em diversas fontes diferentes dos saldos de empenhos dos Serviços de Ação Continuada, que se concentravam nas fontes 179 e 153.

ANEXO II

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA 2004  
QUADRO RESUMO  
55.901 - FUNDO NACIONAL DE ASSISTENCIA SOCIAL             R$ 1,00  
CÓD   ATIVIDADE/PROGRAMA   LOA   EMPENHADO   PAGO   %  
LEI Nº 10.837/04 + CRÉDITO  
      G=C/A I=D/A   L=D/C  
A C   D        
0065 PROTEÇÃO SOCIAL À PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA   111.271.768   110.416.038   84.086.507   99,23   75,57   76,15  
2561 Serviços de Proteção Socioassistencial a Pessoas Portadoras de Deficiência (Antiga PPD) 78.117.180 77.310.577 69.706.409 98,97 89,23 90,16 
1426 Construção de Centros de Atendimento à Pessoa Portadora de Deficiência 33.340 33.340 100,00 
2574 Remuneração dos Agentes Pagadores de BPC do PPD e da RMV por Invalidez 9.056.419 9.056.419 3.000.000 100,00 33,13 
2584 Serviços de Processamento de Dados de BPC à PPD e da RMV por Invalidez 11.471.852 11.471.852 3.029.433 100,00 26,41 
2590 Serviços de Concessão e Revisão de Benefícios de Prestação Continuada à PPD 12.592.977 12.543.850 8.350.665 99,61 66,31 66,57 
0068 ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL   496.079.635   495.332.835   460.148.891   99,85   92,76   92,90  
2060 Atendimento à Criança e ao Adolescente em Jornada Ampliada 189.280.915 188.550.760 178.540.810 99,61 94,33 94,69 
006O Transferência de Condicionalidades (BOLSA) 306.798.720 306.782.075 281.608.081 99,99 91,79 91,79 
0070 PROTEÇÃO SOCIAL À INFÂNCIA, ADOLESCENCIA E JUVENTUDE   324.088.023   317.207.783   292.696.304   97,88   90,31   92,27  
2556 Serviços de Proteção Socioassitencial à Infância e Adolescência (PAC) 257.036.533 252.011.768 231.639.157 98,05 90,12 91,92 
7972 Construção de Centros de Atendimento para crianças e Adolescentes 33.110 33.000 99,67 
6475 Funcionamento de Centros Públicos da Juventude 450.000 247.600 55,02 
2558 Serviços de Proteção Socioassistencial da Juventude (Antiga Rede de Abrigo) 10.182.175 9.851.659 8.781.088 96,75 86,24 89,13 
005b Capacitação/bolsa de Jovens de 15 a 17 anos 56.386.205 55.063.756 52.276.059 97,65 92,71 94,94 
0073 COMBATE AO ABUSO E À EX. SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES   28.396.272   28.360.972   24.621.021   99,88   86,71   86,81  
2383 Serviço de Proteção Socioassistencial às Crianças e aos Adolescentes Vitimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual(*) 28.396.272 28.360.972 24.621.021 99,88 86,71 86,81 
1093 ATENDIMETO INTEGRAL À FAMILIA   61.080.000   60.963.708   51.442.509   99,81   84,22   84,38  
4915 Funcionamento dos Núcleos de Atendimento Integral à Família(*) 58.080.000 57.963.708 48.442.509 99,80 83,41 83,57 
4916 Capacitação de Técnicos e Gestores (PAIF) 3.000.000 3.000.000 3.000.000 100,00 100,00 100,00 
1331 PROTEÇÃO SOC. A ADULTOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE   112.320   82.320   -   73,29   -   -  
6423 Serviços de Proteção Socioassistencial a Adultos em Situação de Vulnerabilidade 82.320 82.320 100,00 
7964 Construção de Centros Públicos de Atendimento ao Adulto em Situação de Vulnerabilidade 30.000 
1133 ECONOMIA SOLIDÁRIA EM DESENVOLVIMENTO   13.444.198   13.357.111   4.272.060   99,35   31,78   31,98  
4963 Promoção da Inclusão Produtiva 13.444.198 13.357.111 4.272.060 99,35 31,78 31,98 
1152 GESTÃO DA POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL   1.252.000   1.252.000   1.243.000   100,00   99,28   -  
0738 Concessão de Bolsa de Estudo no Combate à Discriminação 100.000 100.000 100.000 100,00 100,00 
4931 Atendimento às Comunidades Quilombolas 1.152.000 1.152.000 1.143.000 100,00 99,22 99,22 
1282 PROTEÇÃO SOCIAL À PESSOA IDOSA   52.941.926   52.280.681   37.790.977   98,75   71,38   72,28  
2559 Serviços de Proteção Socioassistencial a Pessoas Idosas (Antiga API) 33.707.033 33.080.637 30.150.973 98,14 89,45 91,14 
1394 Construção de Espaços Públicos de Atendimento à Pessoa Idosa 29.150 
2573 Remuneração dos Agentes Pagadores de BPC à Pessoa Idosa e da RMV por Idade 5.568.231 5.568.231 1.500.000 100,00 26,94 
2583 Serviços de Processamento de Dados de BPC e da RMV por Idade 4.452.448 4.452.448 1.200.000 100,00 26,95 
2589 Serviços de Concessão e Revisão de Benefícios de Prestação Continuada do API 6.185.064 6.179.365 1.940.004 99,91 31,37 31,39 
2559 Atendimento à Pessoa Idosa - Abrigo Cristo Redentor 3.000.000 3.000.000 3.000.000 100,00 100,00 100,00 
0154 CAPACITACAO DE TÉCNICOS E GESTORES   2.000.000   240.000   240.000   12,00   12,00   100,00  
4964 Capacitação de Técnicos e Gestores 2.000.000 240.000 240.000 12,00 12,00 100,00 
TOTAL DISCRICIONÁRIAS (SEM EMENDAS) 1.090.666.142 1.079.493.448 956.541.268 98,98 87,70 88,61 
EMENDAS PARLAMENTARES (XX) 170.893.379 87.627.330 14.462.548 51,28 8,46 
TOTAL I (DISCRICIONÁRIAS INCLUSIVE EMENDAS) 1.261.559.521 1.167.120.778 971.003.816 92,51 76,97 83,20 
0065 PROTEÇÃO SOCIAL À PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA 4.542.821.378 4.542.821.378 4.542.821.378 100,00 100,00 100,00 
0565 Pagamento de Renda Mensal Vitalícia por Invalidez (INSS)        100,00 100,00 100,00 
0575 Pagamento de Benefício de Prestação Continuada à PPD 3.300.205.982 3.300.205.982 3.300.205.982 100,00 100,00 100,00 
1282 PROTEÇÃO SOCIAL À PESSOA IDOSA 3.355.437.171 3.032.537.171 3.033.047.171 90,38 90,39 100,00 
0573 Pagamento de Benefício de Prestação Continuada do API 2.751.794.017 2.428.894.017 2.429.404.017 88,27 88,28 100,00 
0561 Pagamento de renda Mensal Vitalícia por Idade (INSS) 603.643.154 603.643.154 603.643.154 100,00 100,00 100,00 
TOTAL II (BPC/RMV) - DESPESAS OBRIGATÓRIAS 7.898.258.549   7.575.358.549   7.575.868.549   95,91   95,92   100,00  
TOTAL GERAL III = (I+II)   9.159.818.070   8.742.479.327   8.546.872.365   95,44   93,31   97,76  
POSIÇÃO STN/SIAFI ATÉ: 31.12.2004          
OBSERVAÇÕES:            
1. Com relação as despesas com o BPC,RMV e Despesas Operacionais, o valor empenhado e pago corresponde ao destaque efetivado ao INSS, em atendimento à solicitação daquele órgão, bem como os convênios celebrados com os diversos Estados da Federação. No valor pago está considerado Restos a Pagar de 2003. 
2. Inclusive os valores da Bolsa/PETI e das ações Capacitação de Gestores que representam a descentralização recebida da Unidade Orçamentária 55101 - Administração Direta. 
3. Dos valores da Ações discricionárias destacadas, foram excluídos os montantes pertinentes a Emendas Parlamentares. 
4. No total das Despesas Discricionárias não está computado o montante de R$ 105.125.144,59 de Restos a Pagar, Pagos no exercício de 2004.