Resolução SMSDC nº 1954 DE 31/07/2012
Norma Municipal - Rio de Janeiro - RJ - Publicado no DOM em 02 ago 2012
Estabelece o Roteiro de Inspeções para Instituições de Longa Permanência para Idosos.
O Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,
Considerando as ações estratégicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e a ação tática da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, na aprovação de instituições de longa permanência para idosos;
Considerando a competência municipal do Sistema Único de Saúde de execução das ações de Vigilância Sanitária conforme disposto no artigo 18 da Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990;
Considerando a necessidade de estabelecer normas complementares conforme previsto no Art. 3º da RDC ANVISA nº 50/2002;
Considerando a necessidade de padronizar procedimentos relacionados ao licenciamento em instituições de longa permanência para idosos;
Considerando a dificuldade de adequar a estrutura física das edificações adaptadas e já em funcionamento à RDC ANVISA nº 283 de 26 de setembro de 2005;
Considerando a obrigatoriedade de licenciamento dessas Instituições na Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro;
Considerando a necessidade de revisão dos parâmetros estabelecidos pela Resolução SMSDC nº 1.494 de 16 de setembro de 2009.
Resolve
Art. 1º. Adotar como instrumento de avaliação das estruturas físicas em edificações para atividade de longa permanência para idosos, em funcionamento, o roteiro de inspeção (conforme anexo I).
Parágrafo único. Este roteiro deverá ser adotado pela Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Arquitetura e Engenharia por ocasião do Licenciamento Sanitário destas Instituições.
Art. 2º. A avaliação da estrutura física das Instituições de Longa Permanência para Idosos, será resultado de pontuação obtida segundo inspeção sanitária do local e aferida conforme Anexo II.
Art. 3º. As edificações destinadas à atividade de Longa Permanência para Idosos quando em fase de aprovação de projeto para a construção devem atender integralmente a RDC ANVISA nº 283/2005 para o seu Licenciamento Sanitário.
Art. 4º. Fica revogada a Resolução SMSDC nº 1494 de 16 de setembro de 2009.
Art. 5º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 31de julho de 2012
HANS FERNANDO ROCHA DOHMANN
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PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL
SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA, FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA E CONTROLE DE ZOONOSES
SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E FISCALIZAÇÃO
SANITÁRIA EM ARQUITETURA E ENGENHARIA
www.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria |
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ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS |
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I - IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO |
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Nome: |
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Endereço: |
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AP: |
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Nome Fantasia: |
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Inscrição Municipal: |
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Nº do Processo: |
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CNPJ: |
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Tipo de Serviço: () Municipal () Filantrópico () Conveniado - SUS RJ () Privado () Estadual |
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II - AVALIAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA |
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SIM |
NÃO |
Atende em parte |
Pontuação |
ACESSO PRINCIPAL: Sim (5) Não (0) |
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Área de fácil acesso, limpa, bem sinalizada, sem obstáculos e adaptada a PNE |
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Existência de sala de recepção/espera em condições para que os visitantes aguardem sentados com conforto |
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Existência de dois acessos independentes, sendo um social (adaptado a PNE) e um de serviço Existência de sanitário para público, não sendo obrigatório exclusividade |
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TOTAL 1 |
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DORMITÓRIOS: Sim (5) Não (0) |
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Existência de dormitórios separados por sexo (Total de leitos: _____ Masc.(___)(Fem.) ____ Capacidade instalada: ____ leitos(Masc.:____ Fem.: ____) |
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Existência de área adequada para no máximo 4 leitos (afastamento entre camas > 0,80 m e local destinado à guarda dos pertences) |
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Existência de superfícies de paredes e tetos de fácil higienização e isentas de rachaduras, vazamentos ou infiltrações que comprometam sua estrutura física |
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Existência de superfície dos pisos dotados de mecanismos antiderrapantes, de fácil limpeza e higienização e uniformes Existência de banheiros destinados aos dormitórios em quantidade suficiente, adaptados a PNE (um para cada 4 hóspedes), podendo ser aceito solução de banheiro coletivo. |
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Iluminação natural adequada |
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Iluminação artificial adequada |
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Existência de luz de vigília |
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Ventilação natural adequada (se artificial, tipificar)
____________________________________ |
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Existência de campainha de alarme em leitos para idosos acamados (20% do total de leitos) |
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TOTAL 2 |
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ÁREAS DE USO COMUM: Sim (5) Não (0) |
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Existência de sanitários em quantidade suficiente, adaptados a PNE |
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Circulações internas com largura mínima de 0,80 m (livres) dotadas de corrimãos |
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Existência de ambiente para atividades coletivas compatível com o número de internos |
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Existência de ambiente para atividades de convivência compatível com o número de internos |
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Existência de ambiente destinados a cultos ecumênicos e/ou para meditação |
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Existência de solário compatível com o número de internos |
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Superfícies de paredes e tetos de fácil higienização e isentas de rachaduras, vazamentos ou infiltrações que comprometam sua estrutura física |
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Superfície dos pisos dotados de mecanismos antiderrapantes, de fácil limpeza e higienização e uniformes Iluminação natural adequada Iluminação artificial adequada |
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Existência de luz de vigília |
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Ventilação natural adequada (se artificial, tipificar)
____________________________________ |
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TOTAL 3 |
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GUARDA DE MEDICAMENTOS E CORRELATOS: Sim (3) Não (0) |
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Existência de local próprio, provido de armário com chave, geladeira exclusiva, lavatório para higienização das mãos e bancada com cuba, para separação e preparo da medicação |
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TOTAL 4 |
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REFEITÓRIO/COZINHA: Sim (5) Não (0) |
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Área destinada ao refeitório em perfeitas condições |
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Área destinada a cocção integras, limpas e com superfícies de trabalho compatíveis ao volume processado Existe solução para eliminação de gorduras e vapores (Tipificar: ________________________) |
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Existência de barreiras físicas (porta dotada de mola, tela milimétrica, ralo com tampa escamoteáveis), em perfeito estado |
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Existência de lavatório exclusivo para higienização das mãos na cozinha |
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Existência de lavatório para higienização das mãos no refeitório |
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Superfícies de paredes e tetos resistentes à higienização e isentas de rachaduras, vazamentos ou infiltrações que comprometam sua estrutura física |
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Superfície dos pisos dotados de mecanismos antiderrapantes, de fácil limpeza e higienização e uniformes |
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Iluminação adequada (Tipificar: ________________ __________________________________) |
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Conforto térmico adequado na cozinha e refeitório |
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Existência de luz de vigília no refeitório |
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Existência de água quente corrente na cozinha (Tipo: ________________________________) |
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Existência de água potável filtrada na cozinha (Tipo: ________________________________) |
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Existência de local adequado para a guarda de alimentos |
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TOTAL 5 |
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ÁREAS DE APOIO: Sim (3) Não (0) |
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Existência de vestiário e banheiro para funcionários |
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Existência de local adequado para a guarda dos artigos e utensílios de cozinha |
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Superfície dos pisos dotados de mecanismos antiderrapantes, de fácil limpeza e higienização e uniformes |
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TOTAL 6 |
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SOLUÇÃO PARA LAVAGEM DE ROUPAS DOS HOSPEDES: Sim (3) Não (0) |
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Existência de local adequado para a guarda de roupa suja * |
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Existência de local adequado para a guarda de roupa limpa * |
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Existência de local para guarda dos produtos utilizados na lavanderia |
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Existência de local adequado para a lavagem e secagem da roupa, com área para passar |
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Superfícies de paredes e tetos resistentes à higienização e isentas de rachaduras, vazamentos ou infiltrações que comprometam sua estrutura física |
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Superfície dos pisos dotados de mecanismos antiderrapantes, de fácil limpeza e higienização e uniformes |
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Lavagem terceirizada (máximo de 12 pontos no subitem) Obrigatório avaliar os itens com * |
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TOTAL 7 |
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DEPÓSITO: Sim (3) Não (0) |
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Depósito de material de limpeza provido de tanque de lavagem e armário para guarda dos materiais utilizados na limpeza do abrigo |
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Existência de áreas para a guarda dos artigos utilizados pela Instituição de forma organizada. |
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TOTAL 8 |
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RESÍDUOS: Sim (5) Não (0) |
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Existência de lixeira com tampa em todos os cômodos, onde exigível |
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Existência de abrigo externo à edificação, dotado de piso, teto e paredes revestidos com material liso e resistente a lavagem e higienização, protegido de roedores e insetos, com porta que permita a ventilação, para armazenamento de resíduos até o momento da coleta |
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TOTAL 9 |
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SEGURANÇA: Sim (5) Não (0) |
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Existência de solução de acessibilidade para deslocamento vertical dos idosos em prédio de mais de um pavimento, garantindo ao idoso ao menos um acesso adequado aos locais de socialização, refeição, lazer, solário e áreas de convivência - Tipificar: ___________________ |
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Existência de luz de vigília nas rotas de circulação dos idosos |
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Existência de dispositivos antiderrapantes nas escadas e rampas, quando existirem |
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Existência de solução para eliminação de desníveis e obstáculos, nas circulações e banheiros da instituição, que possam por em risco a segurança dos hóspedes |
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Instalações elétricas em bom estado e embutidas |
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Instalações hidro-sanitárias em bom estado e embutidas |
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Existência de mecanismo para retirada da folha da porta do banheiro pelo lado externo em caso de emergência, nas situações de abertura para o interior do banheiro |
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TOTAL 10 |
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SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: Sim (4) Não (0) |
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Abastecimento de água é feito por forma adequada, rede pública ou solução alternativa com tratamento adequado |
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Reservatórios de água localizados em ambientes protegidos e devidamente limpos |
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Existência de reservatórios de água potável devidamente vedados |
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TOTAL 11 |
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CONTROLE: Sim (1) Não (0) - verificar comprovantes |
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Realiza manutenção preventiva e corretiva do prédio e equipamentos |
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Realiza controle de pragas e vetores |
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Realiza limpeza semestral dos reservatórios de água e análise microbiológica |
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TOTAL 12 |
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TOTAL GERAL: pontos |
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OBSERVAÇÔES |
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Os ambientes podem ser compartilhados de acordo com a afinidade funcional e a utilização em horários ou situações diferenciadas, devendo essa rotina operacional ser declarada por escrito pelo responsável do estabelecimento |
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Os imóveis antigos que não atendam alguma das disposições deste roteiro ficam sujeitos a melhor solução apresentada pela autoridade sanitária devidamente descrita e justificada nas considerações finais |
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O responsável pelo estabelecimento deverá ser notificado a apresentar declaração assinada por profissional habilitado no sistema CONFEA/CREA ou CAU informando a área total da edificação |
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DIAGNÓSTICO FINAL |
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Após a avaliação, caso sejam necessárias obras de adequações, o requerente deverá ser intimado a apresentação de cronograma para a realização das mesmas |
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O relatório final deverá constar de um parecer técnico fundamentado nas condições gerais de habitabilidade,acessibilidade, segurança, higiene e salubridade. (obrigatório) |
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III - DOCUMENTOS EXTRAÍDOS |
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Notificação: |
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Advertência: |
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T.V.S. |
T.I. |
Prazo Concedido (dias): |
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T.A.A.A. |
A.I: |
Valor (R$): |
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IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS |
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Data da Inspeção |
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Responsável pela Firma |
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Responsável pela Inspeção |
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ANEXO II
Valores para Pontuação - Avaliação da Estrutura Física dos ILPIs:
Setor |
Nº de itens |
Pontuação máxima |
Acesso |
4 |
20 |
Dormitórios |
10 |
50 |
Áreas de uso Comum |
12 |
60 |
Guarda de medicamentos/correlatos |
1 |
3 |
Refeitório/Cozinha |
14 |
70 |
Áreas de apoio |
3 |
9 |
Lavanderia |
6 |
18 |
Depósito |
2 |
6 |
Resíduos |
2 |
10 |
Segurança |
7 |
35 |
Sistema de abastecimento de água |
3 |
12 |
Controle |
3 |
3 |
Total |
67 |
296 |
Obs1: Para os casos de atendimento parcial considerar para a pontuação P os intervalos 0
Resultado da Avaliação
Pontuação (%) entre 100% - 70% = Aprovado = Apresentar cronograma de obras
Pontuação (%) entre 69% - 50% = Apresentar solução de adequação através de Projeto Arquitetônico e cronograma de obras
Pontuação (%) entre 49% - 30% = Interdição parcial em conjunto com a área finalista, termo de ajuste para obras de adequação através de projeto Arquitetônico e cronograma de obras
Abaixo de 29% = Interdição total com remoção dos hóspedes.
Nota final da Avaliação obtida de acordo com a fórmula:
Sendo a Pontuação máxima = 296