Resolução SMTR nº 1.939 de 21/10/2009
Norma Municipal - Rio de Janeiro - RJ - Publicado no DOM em 00 0000
Estabelece forma de apresentação de dados de demanda das linhas e serviços de transporte coletivo por ônibus.
O Secretário Municipal de Transportes, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e,
Considerando a necessidade de aperfeiçoamento do Banco de Dados de Operação de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro, em especial à demanda de passageiros transportados;
Considerando que as Empresas Permissionárias de Transporte Coletivo por ônibus possuem um elenco de equipamentos e sistemas que possibilitam a identificação da demanda de forma instantânea, através do Sistema de Bilhetagem Eletrônica já implantado na Cidade do Rio de Janeiro;
Considerando a necessidade do Órgão Gestor do Sistema de Transporte obter um detalhamento dos dados de demanda, em especial quanto às Integrações Inter e Intra modais, Gratuidades e os passageiros que utilizam o Vale Transporte, dentre outros, visando um acompanhamento contínuo da prestação de Serviços à população;
Considerando que as informações atualmente fornecidas pelas Empresas através dos Relatórios Mensais de Operação não estão atendendo a contento às necessidades da Gestão do Sistema de Transportes;
Considerando a necessidade estabelecer um período de transição entre o formato atual das informações prestadas e aquele desejável pelo órgão Gestor de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro;
Resolve:
Art. 1º As Empresas Permissionárias de Transporte Coletivo por ônibus da Cidade do Rio de Janeiro deverão apresentar informações sobre a demanda transportada nas linhas e serviços operados, de acordo com o formato estabelecido no Anexo da presente Resolução - Manual de Estrutura de Arquivo de Dados;
Art. 2º As informações sobre a demanda transportada nas linhas e serviços operados deverão ser fornecidas diariamente, conforme especificado no Anexo da presente Resolução - Manual de Estrutura de Arquivo de Dados.
Art. 3º A entrega dos Relatórios Mensais de Operação no formato definido na Portaria SMTU nº 078 TR/SMTU/PRE permanece obrigatória.
Art. 4º As Empresas Permissionárias de Transporte Coletivo por ônibus da Cidade do Rio de Janeiro deverão apresentar as informações referidas no art. 1º a partir do dia 01.11.2009.
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor a partir de sua publicação.
ANEXO MANUAL - DE ESTRUTURA DE ARQUIVO DE DADOS - PÁG: 011. Introdução
O objetivo deste documento é orientar as empresas permissionárias de transportes coletivos por ônibus o envio de informações pertinentes à demanda diária de passageiros para o órgão Gestor de Transportes da Cidade do Rio de Janeiro.
2. Regra de Geração do Arquivo
Os arquivos devem ser gerados diariamente, através de uma rotina automática que leia os dados diretamente das suas bases de dados de registros, gerando arquivos no formato "XML". Estes arquivos depois deverão ser compactados para o formato "ZIP" antes de serem enviados para a SMTR.
3. Padrão XML
XML (eXtensible Markup Language) é uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessides especiais.
É um subtipo de SGML (acrônimo de Standard Generalized Markup Language, ou Linguagem Padronizada de Marcação Genérica) capaz de descrever diversos tipos de dados. Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da Internet.
Entre linguagens baseadas em XML incluem-se XHTML (formato para páginas Web), RDF, SDMX, SML, MathML(formato para expressões matemáticas), NCL, XBRL, XSIL e SVG(formato gráfico vetorial).
A principal característica do XML, de criar uma infra-estrutura única para diversas linguagens, é que linguagens desconhecidas e de pouco uso também podem ser definidas sem maior trabalho e sem necessidade de serem submetidas aos comitês de padronização.
3.1 Características
O XML é um formato para a criação de documentos com dados organizados de forma hierárquica, como se vê, frequentemente, em documentos de texto formatados, imagens vetoriais ou bancos de dados.
Pela sua portabilidade, já que é um formato que não depende das plataformas de hardware ou de software, um banco de dados pode, através de uma aplicação, escrever em um arquivo XML, e um outro banco distinto pode ler então estes mesmos dados.
3.2 Vantagens
Com relação ao outros "formatos universais para intercâmbio de dados" já propostos e experimentados, o XML apresenta diversas vantagens técnicas, mas são as vantagens não-técnicas que o torna um tópico de tão grande importância:
É um padrão "de fato" e formalmente:
- num universo onde cada desenvolvedor e cada fabricante tem a liberdade de criar e impor seu próprio formato, a aceitação do XML tem sido vista como o seu maior trunfo. A comunidade como um todo, ao aceitá-lo, evita o desastre da Babel informática;
ANEXO MANUAL - DE ESTRUTURA DE ARQUIVO DE DADOS - PÁG: 02- Tem sua origem em uma instituição de padronização das mais abertas e dinâmicas, o W3C;
- Se baseia na experiência de sucesso do SGML, sendo considerado inclusive o sucessor do SGML";
- É baseado em texto (TXT);
- Suporta Unicode, permitindo que a maior parte da informação codificada em linguagem humana possa ser comunicada;
- Pode representar as estruturas de dados relevantes da computação: listas, registros, árvores;
- É auto-documentado (DTDs e XML Schemas): o próprio formato descreve a sua estrutura e nomes de campos, assim como valores válidos;
- A sintaxe restrita e requerimentos de "parsing" tornam os algoritmos de análise mais eficientes e consistentes;
- É editável, devido à popularidade do XML nos dias de hoje, com diferentes níveis de automação, em qualquer ambiente.
4. Arquivo de Demanda
O arquivo de Demanda deve conter todas as informações da demanda acorrida no dia anterior a sua geração. Estas informações deve contabilizar todas as passagens e formas de pagamento totalizadas por viagem executada.
Este arquivo deve conter também informações sobre o carro e o motorista que executou a viagem além das informações básicas da própria viagem.
A estrutura para organização das informações é descrita neste documento.
O nome do arquivo deve conter a seguinte estrutura:
Constante "ARQD";
Número de Ordem da Empresa;
Data de geração do arquivo, no formato aaaammdd;
Hora de geração do arquivo, no formato hhmm (24 horas);
Extensão ".XML";
Separados por underscore "_".
Exemplo de um arquivo da empresa Transportes Amigos Unidos S/A (Número de Ordem 51.000), gerado em 14/04/2009, as 10 horas e 34 minutos:
"ARQD_51000_20090414_1034.XML"
As formas e freqüências de entrega dos relatórios:
- Resumo mensal de operação - RMO;
- Resumo mensal de consumo - RMC;
- Balancete - BAL;
- Boletim de Informação de pessoal - BIP.
Permanecerá inalterada, em conforme estipulado pela Portaria nº 078 TR/SMTU/PRE de 14 de maio de 1999.
ANEXO MANUAL - DE ESTRUTURA DE ARQUIVO DE DADOS - PÁG: 035. Detalhamento da estrutura do Arquivo
A seguir descrevemos a organização do Arquivo:
Estrutura:
XX
XX
XX
XX
XX
XXXX
XXX
XXX
XXXXXXXX
XXXXXXXXXX
XX
XX
XX
XX
XXXX
XXXXXXXX
XXXXXXXXXX
XX
XX
XX
XX
XXXX
XXX
ANEXO MANUAL - DE ESTRUTURA DE ARQUIVO DE DADOS - PÁG: 04Regras de geração:
O Tag Linha aparecerá uma vez para cada linha operada pela empresa.
- O nível 1 (Empresa/Geração) é nível de cabeçalho e deve aparecer uma vez para cada arquivo;
- O Nível 2 Linha é um agrupamento de viagens e deverá ser repetido uma vez para cada linha operada pela empresa;
- O Nível 3 Viagem é um agrupamento de tipos de Transações será repetido para cada viagem realizada, por ônibus, na linha considerada;
- O Nível 4 Transação é o nível de detalhamento contendo a quantidade de passageiros transportados na viagem para determinado tipo. Será repetido para cada tipo de transação.
Formato de dados:
Serão aceitos somente 3 tipos de informações:
- Texto;
- Inteiro;
- Valores;
Os dados do tipo data serão decompostos em campos dia, mês, ano todos inteiros, bem como os de tipo hora serão decompostos em campos Hora e Minutos, de forma a evitar problemas de formatação decorrentes de divergências de configuração regionais e de outros parâmetros entre sistemas operacionais.
Os Valores serão sempre formatados com separador decimal vírgula, e sem separador de milhares (#######,##), sempre com 2 dígitos após a virgula (1234,04);
ANEXO MANUAL - DE ESTRUTURA DE ARQUIVO DE DADOS - PÁG: 05Campo/Tag | Tipo | Paremetro | Valores válidos | Contém Tag |
demanda | - | versão: inteiro | - | geração |
empresa | Inteiro | - | Maior que zero | linha |
geração | - | - | - | minuto, hora, dia, mes e ano |
minuto | Inteiro | - | Entre 0 e 59 | - |
hora | Inteiro | - | Entre 0 e 23 | - |
dia | Inteiro | - | Entre 1 e 31 | - |
mes | Inteiro | - | Entre 1 e 12 | - |
ano | Inteiro | - | Maior ou igual a 2009 | - |
linha | - | numero: inteiro maior que zero. | - | Viagem |
viagem | - | tipo-serviço: inteiro maior que zero | - | veiculo, abertura, fechamento, passageiros |
veiculo | - | - | - | Identificação, tipo, validador |
identificação | inteiro | - | inteiro maior que zero | |
tipo | inteiro | - | inteiro maior que zero | |
validador | inteiro | - | inteiro maior que zero | |
abertura | - | - | - | Minuto, hora, dia, mês, ano, funcionario |
minuto | Inteiro | - | Entre 0 e 59 | |
hora | Inteiro | - | Entre 0 e 23 | |
dia | Inteiro | - | Entre 1 e 31 | |
mes | Inteiro | - | Entre 1 e 12 | |
ano | Inteiro | - | Maior ou igual a 2009 | |
funcionario | - | - | - | cartao, id |
cartao | Inteiro | - | Inteiro maior que zero | - |
identificação | Inteiro | - | Inteiro maior que zero | - |
fechamento | - | - | - | Minuto, hora, dia, mês, ano, funcionar |
minuto | Inteiro | - | Entre 0 e 59 | - |
hora | Inteiro | -- | Entre 0 e 23 | - |
dia | Inteiro | - | Entre 1 e 31 | |
mes | Inteiro | - | Entre 1 e 12 | |
Continuação:
Campo/Tag | Tipo | Paremetro | Valores válidos | Contém Tag |
ano | Inteiro | - | Maior ou igual a 2009 | |
funcionario | - | - | - | cartao, identificação |
cartao | inteiro | - | Inteiro maior que zero | - |
identificação | inteiro | - | Inteiro maior que zero | - |
passageiros | - | - | - | transação |
transação | inteiro | tipo: inteiro maior que zero | Inteiro maior que zero | - |
Valores Esperados
Campo/Tag | Contém Tag |
empresa | Número de ordem da empresa como previamente cadastrado na SMTR |
geração/minuto | Minutos da hora da geração do arquivo |
geração/hora | Hora da geração do arquivo |
geração/dia | Dia do mes da geração do arquivo |
geração/Mes | Mês de geração do arquivo |
geração/Ano | Ano de geração do arquivo |
veiculo/identificação | O Número de ordem do veículo como previamente cadastrado na SMTR |
veiculo/Validador | O Número de série do Validador instalado no veículo definido acima |
funcionario/cartao | O número lógico do cartão de funcionário responsável pela abertura de serviço |
funcionario/identificação | A identificação do funcionário (matrícula/funcional) responsável pela abertura de serviço |
abertura/minuto | Minuto da hora de abertura da Viagem |
abertura/hora | hora de abertura da Viagem |
abertura/dia | Dia de hora de abertura da Viagem |
abertura/mes | Mês hora de abertura da Viagem |
abertura/ano | Ano de abertura da Viagem |
funcionario/cartao | O número lógico do cartão de funcionário responsável pelo fechamento do serviço |
funcionario/identificação | A identificação do funcionário (matrícula/funcional) responsável pelo fechamento do serviço |
fechamento/minuto | Minuto da hora de fechamento da viagem |
fechamento/hora | Hora de fechamento da viagem |
fechamento/dia | Dia de fechamento da viagem |
fechamento/Mes | Mês de fechamento da viagem |
fechamento/Ano | Ano de fechamento da viagem |
transação/tipo | Código do Tipo de transação segundo tabela de transações (ver capítulo 6) |
transação | Número de passageiros transportados que efetuaram o tipo de transação especificado |
5. Regras para envio do arquivo
"O arquivo deverá ser gerado diariamente, com a totalidade dos movimentos do dia, no formato ".XML", deverá ser compactado para o formato ".ZIP" e deverá ser enviado no dia seguinte, antes do meio dia, para a seguinte caixa postal da Secretaria Municipal de Transporte:
smtr_cpp@rio.rj.org.br
O título da mensagem deverá ser o nome do arquivo que esta sendo enviado anexo com os dados compactados, desprezando a extensão.
A mensagem será respondida ao emissor confirmando ou não o recebimento do arquivo, num prazo inferior a vinte e quatro horas após o recebimento do arquivo.
6. Tipo de Transação
Entendemos por tipo de transação a codificação que a transação recebe associada à identificação do cartão utilizado para efetuá-la.
Esta codificação é livre para cada empresa, que junto ao seu primeiro arquivo deve enviar um documento para a SMTR indicando a descrição de cada código utilizado pelo sistema.
Exemplo de codificação:
Tipo de Transação | Descrição |
01 | Transação paga em dinheiro |
02 | Transação paga através de um cartão vale transporte |
03 | Transação paga através de um cartão vale transporte com a tarifa integrada do Metrô. |
04 | Transação paga através de um cartão vale transporte com a tarifa integrada da Supervia. |
05 | Transação feita através de um cartão gratuidade estudante municipal. |
06 | Transação feita através de um cartão gratuidade estudante municipal integrado do Metrô. |
Notas:
- A codificação e a descrição serão definidas pela empresa.
- A tabela informada à SMTR deverá refletir todos os casos possíveis de meios de pagamento aceitos pelas empresas.
As dúvidas podem ser esclarecidas na:
Secretária Municipal de Transportes
Coordenadoria de Projetos e Planejamento
Rua Dona Mariana, 48 - 5. andar
Tel: (21)2266.0369/(21)2266.3185