Resolução CJF nº 103 de 23/04/2010

Norma Federal - Publicado no DO em 27 abr 2010

Aprova o Planejamento Estratégico do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal.

O Presidente do Conselho da Justiça Federal, usando de suas atribuições legais e

Considerando as recomendações do Tribunal de Contas da União, constantes do Acórdão nº 1.603/2008, no sentido de que os órgãos do Poder Judiciário Federal promovam ações voltadas à implantação e/ou aperfeiçoamento de planejamento estratégico institucional, planejamento estratégico de TI e comitê diretivo de TI, com vistas a propiciar a alocação dos recursos públicos conforme as necessidades e prioridades da organização;

Considerando que, de acordo com o art. 3º da Lei nº 11.798, de 29 de outubro de 2008, as atividades de informática da Justiça Federal de primeiro e segundo graus serão organizadas em forma de sistema, tendo como órgão central o Conselho da Justiça Federal;

Considerando que a Resolução CJF nº 088, de 11 de dezembro de 2009, regulamenta a organização sistêmica da tecnologia da informação da Justiça Federal;

Considerando que o Conselho Nacional de Justiça, com o intuito de promover ações para a melhoria da gestão dos níveis de serviço de tecnologia da informação e comunicações - TIC no Judiciário, determinou a elaboração e a execução do Planejamento Estratégico de TI - PETI;

Considerando a Resolução CJF nº 096, de 30 de dezembro de 2009, que aprovou o Planejamento Estratégico da Justiça Federal,

Resolve:

Art. 1º Aprovar o Planejamento Estratégico do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal, constante do anexo, para o período de 2010 a 2014.

§ 1º O planejamento estratégico mencionado no caput deste artigo compreende as ações do Sistema de Tecnologia da Informação da Justiça Federal, que é composto pelos seguintes órgãos:

I - Conselho da Justiça Federal;

II - Tribunal Regional Federal da 1ª Região e respectivas seções judiciárias;

III - Tribunal Regional Federal da 2ª Região e respectivas seções judiciárias;

IV - Tribunal Regional Federal da 3ª Região e respectivas seções judiciárias;

V - Tribunal Regional Federal da 4ª Região e respectivas seções judiciárias;

VI - Tribunal Regional Federal da 5ª Região e respectivas seções judiciárias;

§ 2º A execução do planejamento estratégico mencionado no caput deste artigo deverá observar as diretrizes estratégicas institucionais e nacionais.

Art. 2º Cabe ao Comitê Técnico do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Justiça Federal, constituído pela Portaria CJF nº 014, de 9 de março de 2010, elaborar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação em alinhamento com o planejamento estratégico de que trata este instrumento.

Art. 3º Esta resolução entra em vigor na data da sua publicação.

Ministro CESAR ASFOR ROCHA

ANEXO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL

A ESTRATÉGIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO

CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL

Missão:

Garantir soluções tecnológicas efetivas para o cumprimento da função institucional da Justiça Federal.

Visão:

Consolidar-se como área estratégica da Justiça Federal e ser reconhecida pela excelência e inovação de suas soluções.

Atributos de Valor para a Sociedade:

Transparência

Ética

Comprometimento

Qualidade

Responsabilidade socioambiental

Empreendedorismo

Economicidade

Tema:

Responsabilidade socioambiental.

Objetivo estratégico:

Primar pela sustentabilidade do meio ambiente no uso da tecnologia.

Descrição do objetivo:

Fomentar o uso de tecnologia adequada a política de preservação ambiental.

Indicadores e metas:

N. Indicador Metas 
Ano base 2011 2012 2013 2014 
Índice de editais de compra de equipamentos que contemplem cláusulas de eficiência energética Inserir em 100% dos editais de compra de equipamentos cláusula(s) de eficiência energética até 2012. Fórmula = ((qtd. de editais com cláusulas alteradas/total de editais) x 100).    
  50% 80% 100% 100% 100% 
Índice de impressões contabilizadas Contabilizar 100% das impressões até 2012. Fórmula = ((qtd. de impressoras monitoradas/total de impressoras) x 100).    
  70% 80% 100% 100% 100% 

Ações sugeridas:

Implementar políticas de aquisição de equipamentos de maior eficiência energética;

Priorizar ações que contribuam para gerar otimização e economia de recursos;

Criar política corporativa para descarte de lixo eletrônico e Produzir estatísticas de impressão.

Tema:

Responsabilidade socioambiental.

Objetivo estratégico:

Promover a cidadania por meio de soluções tecnológicas acessíveis a toda sociedade.

Descrição do objetivo:

Privilegiar as soluções tecnológicas que permitam ampliar os serviços, viabilizando a inclusão social e a cidadania mediante a facilitação do acesso à Justiça.

Indicadores e metas:

Indicador Metas 
Ano base 2011 2012 2013 2014 
Índice de portais WEB aderentes aos padrões de acessibilidade adotados na JF 90% dos portais web, internos e externos, aderentes aos padrões de acessibilidade adotados na JF até 2014. Fórmula = ((qtd. de portais aderentes/total de portais) x 100).    
  50% 60% 70% 80% 90% 

Ações sugeridas:

Adaptar os portais WEB aos padrões de acessibilidade adotados na JF; e

Garantir que os novos sistemas atendam aos padrões de acessibilidade adotados na JF.

Tema:

Eficiência operacional.

Objetivo estratégico:

Aperfeiçoar a governança de Tecnologia da Informação na Justiça Federal.

Descrição do objetivo:

Aperfeiçoar e consolidar a governança de TI garantindo o alinhamento dos seus serviços e investimentos ao negócio da Justiça Federal.

Indicadores e metas:

N. Indicador Metas 
Ano base 2011 2012 2013 2014 
Índice de gestão de TI. Procedimento: realização de diagnóstico anual de aderência às boas práticas, considerando como processo implantado aqueles que estejam 100% de acordo com as normas ou políticas da JF que o definem.1. Implantar os processos de gerenciamento financeiro de TI e gerenciamento de portfólio de serviços até 2010. 2. Implantar o processo de gerenciamento de níveis de serviço, gerenciamento de incidentes e a Central de Serviços até 2011.3. Implantar os processos de gerenciamento de problemas, gerenciamento de mudanças e gerenciamento de liberação até 2012.4. Implantar os processos de gerenciamento de configuração, gerenciamento de disponibilidade, gerenciamento de capacidade até 2013.5. Implantar o processo de gerenciamento de continuidade de serviços até 2014.    
  
Índice de sucesso na execução de projetos estratégicos de TI. 70% dos projetos estratégicos de TI, iniciados a partir de 2010, concluídos dentro do escopo, tempo e custo definidos até 2014. Fórmula = ((qtd. de projetos dentro do escopo, tempo e custo/total de projetos) x 100).    
  -- 30% 40% 50% 70% 
Índice de governança de TI. 1. Realizar levantamento da situação atual da TI da JF em relação à governança até 2011. 2. Implantar 70% dos processos definidos para o nível 2 de maturidade do COBIT até 2014.Fórmula = ((qtd. de processos COBIT no nível 2/qtd. de processos COBIT) x 100).    
  -- 30% 40% 50% 70% 

Ações sugeridas:

Realizar periodicamente o diagnóstico da aderência de processos internos de TI aos padrões e boas práticas de governança;

Promover a adoção do COBIT como modelo de governança de TI na JF;

Promover a adoção do ITIL como modelo de gestão de TI na JF;

Definir e promover um modelo único de engenharia de software na JF; e

Implantar um programa de melhoria contínua dos processos de governança da TI na JF.

Tema:

Alinhamento e integração.

Objetivo estratégico:

Garantir a atuação sistêmica da Tecnologia da Informação na Justiça Federal.

Descrição do objetivo:

Garantir que as unidades de TI atuem como sistema organizacional único na Justiça Federal, integradas e colaborativas.

Indicadores e metas:

N. Indicador Metas 
Ano base 2011 2012 2013 2014 
Quantidade de projetos ou ações conduzidos pelo Sistema de TI da JF. No mínimo 05 projetos ou ações de TI desenvolvidos pelo Sistema de TI da JF, anualmente, até 2014.     
  05 05 05 05 05 
10 Índice de adoção dos padrões e metodologias estabelecidos pelo Sistema de TI da JF. Adoção de 70% dos padrões e metodologias estabelecidos pelo Sistema de TI da JF até 2014. Fórmula = ((qtd. de padrões estabelecidos adotados/total de padrões estabelecidos) x 100).    
  -- 50% 55% 60% 70% 
11 Índice de implantação de sistemas de informação estabelecidos pelo Sistema de TI da JF. 70% dos sistemas de informação estabelecidos pelo Sistema de TI da JF implantados em todos os órgãos até 2014. Fórmula = ((qtd. de sistemas implantado/total de sistemas estabelecidos) x 100). Obs.: serão considerados os sistemas cuja implantação esteja prevista para ser concluída até 2014.    
  50% 55% 60% 70% 
12 Índice de implantação de soluções de infraestrutura estabelecidas pelo Sistema de TI da JF. 70% das soluções de infraestrutura estabelecidos pelo Sistema de TI da JF implantadas em todos os órgãos até 2014. Fórmula = ((qtd. de soluções estabelecidas implantadas/total de soluções estabelecidas) x 100).Obs.: serão consideradas as soluções cuja implantação esteja prevista para ser concluída até 2014.    
  50% 55% 60% 70% 

Ações sugeridas:

Promover a construção colaborativa, dentro do Sistema de TI da Justiça Federal, de padrões nacionais para as áreas gerencial e técnica de TI;

Implantar soluções para garantir colaboração entre as equipes de TI;

Criar e manter catálogo nacional de serviços de TI;

Organizar as equipes de TI em comunidades temáticas; e

Fortalecer a atuação do Sistema de TI da Justiça Federal, por meio da divulgação dos resultados obtidos pelas ações do Planejamento Estratégico.

Tema:

Alinhamento e integração.

Objetivo estratégico:

Fortalecer as parcerias externas.

Descrição do objetivo:

Fomentar e fortalecer as parcerias da TI com outros poderes, instituições e organizações vinculados à atuação institucional da JF, no sentido de viabilizar os projetos de interesse comum.

Indicadores e metas:

N. Indicador Metas 
Ano base 2011 2012 2013 2014 
13 Índice de parcerias estratégicas externas. Estabelecer parcerias com 70% das organizações vinculadas à atuação institucional da JF, definidas pelo Sistema de TI da JF até 2014. Fórmula = ((qtd. de parcerias realizadas/total de parcerias planejadas) x 100).     
  -- 50% 60% 65% 70% 

Ações sugeridas:

Firmar parcerias e convênios para viabilizar projetos de interesse comum, inclusive mecanismos que possibilitem a comunicação de dados entre a Justiça Federal e outros poderes, instituições e organizações.

Tema:

Infraestrutura e tecnologia.

Objetivo estratégico:

Assegurar níveis de serviços adequados ao negócio.

Descrição do objetivo:

Prover de infraestrutura e processos de TI para assegurar níveis de serviços que garantam a execução da estratégia da Justiça Federal.

Indicadores e metas:

N. Indicador Metas 
Ano base 2011 2012 2013 2014 
14 Índice de disponibilidade de serviços essenciais de TI. 98% de disponibilidade dos serviços de TI essenciais estabelecidos pelo Sistema de TI da JF, em 2014. Fórmula= (100 - ((horas indisponíveis/(horas mês - horas programadas)) x 100)).Obs.: dentro dos períodos úteis e definidos para o serviço medido, ex.:24h/7dias ou 18h/5dias. Serão consideradas as médias dos serviços disponíveis.Paradas programadas não entram na contabilização.    
  90% 91% 93% 95% 98% 
15 Índice de solução das solicitações dos clientes. 80% das solicitações dos clientes solucionadas conforme níveis de serviço estabelecidos pelo Sistema de TI da JF. Fórmula = ((qtd. de solicitações solucionadas de acordo com o nível de serviço/total de solicitações) x 100).    
  70% 72% 74% 77% 80% 

Ações sugeridas:

Estabelecer níveis de serviços mínimos para TI da JF;

Implantar processo de gerenciamento de serviços de TI;

Criar e manter catálogo institucional de serviços TI;

Regulamentar os serviços que podem ser contratados; e

Garantir soluções que suportem a gerência dos níveis de serviço.

Tema:

Infraestrutura e tecnologia.

Objetivo estratégico:

Gerir o conhecimento do negócio com foco nas soluções de TI.

Descrição do objetivo:

Garantir a disponibilidade e a perenidade das informações de negócio necessárias à implementação e sustentação das soluções de TI.

Indicadores e metas:

N. Indicador Metas 
Ano base 2011 2012 2013 2014 
16 Índice de sistemas novos documentados. 100% dos sistemas novos documentados de acordo com metodologia da JF, até 2014. Fórmula = ((qtd. de sistemas desenvolvidos com documentação/qtd. de sistemas novos desenvolvidos) x 100).Obs.: serão considerados os sistemas adquiridos ou cujo projeto tenha iniciado a partir da definição da metodologia.    
  80% 85% 90% 100% 
17 Índice de soluções de solicitações dos clientes registradas na base de conhecimentos. 70% das soluções de solicitações dos clientes registradas na base de conhecimentos. Fórmula = ((qtd. de soluções registradas/total de soluções) x 100).    
  50% 55% 60% 70% 

Ações sugeridas:

Estabelecer e manter bases de conhecimento; e

Documentar processos e serviços de TI.

Tema:

Infraestrutura e tecnologia.

Objetivo estratégico:

Promover a segurança de Tecnologia da informação.

Descrição do objetivo:

Estruturar a Tecnologia da Informação de modo a garantir a integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações digitais da Justiça Federal, enquanto tratadas em meio digital, contribuindo para o processo de segurança da informação.

Indicadores e metas:

Indicador Metas 
Ano base 2011 2012 2013 2014 
18 Índice de implementação de política de segurança, nos aspectos que envolvam a Tecnologia da Informação da JF. 100% dos órgãos com a parcela da política de segurança da JF destinada à TI implantada até 2014. Fórmula = ((qtd. de órgãos com política/total de órgãos (CJF, TRFs e SJs, incluindo as respectivas subseções)) x 100).Obs.: deverá ser observado o planejamento de implantação da política e os quesitos definidos para cada ano.    
  80% 85% 90% 100% 

Ações sugeridas:

Promover a implementação dos comitês de segurança da informação e de resposta a incidentes;

Promover a política única de segurança da informação;

Promover campanha nacional para conscientização da segurança da informação;

Habilitar, ampliar e divulgar o uso da certificação digital; e

Definir a estrutura organizacional mínima de TI na JF, com foco no quesito segurança em Tecnologia da Informação.

Tema:

Infraestrutura e tecnologia.

Objetivo estratégico:

Promover convergência tecnológica.

Descrição do objetivo:

Reduzir a heterogeneidade de soluções tecnológicas na Justiça Federal, permitindo melhor compartilhamento de conhecimento, unificação dos processos de trabalho e gestão mais eficiente dos recursos de TI.

Indicadores e metas:

N. Indicador Metas 
Ano base 2011 2012 2013 2014 
19 Índice de soluções de TI aderentes aos padrões de interoperabilidade definidos na JF. 90% das soluções nacionais de TI aderentes aos padrões de interoperabilidade até 2014. Fórmula = (qtd. de soluções nacionais aderentes/total de soluções nacionais) x 100.    
  50% 60% 80% 90% 

Ações sugeridas:

Criar e manter catálogo de serviços de TI;

Criar e manter inventário de ativos de TI;

Atender aos requisitos do Moreq-Jus;

Mapear e uniformizar os processos de TI;

Identificar e implantar projetos nacionais;

Definir as tecnologias padrão da JF;

Unificar as principais soluções corporativas de TI da JF; e

Promover encontros nacionais de TI.

Tema:

Gestão de pessoas.

Objetivo estratégico:

Garantir o desenvolvimento de competências gerenciais e técnicas.

Descrição do Objetivo:

Promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores da área de Tecnologia da Informação, a fim de que tenham condições de atuar para o alcance dos objetivos estratégicos.

Indicadores e metas:

N. Indicador Metas 
Ano base 2011 2012 2013 2014 
20 Índice de capacitação gerencial. Capacitar 100% dos gestores de TI em gestão estratégica, COBIT e ITIL até 2013. Fórmula = ((qtd. de gestores capacitados/total de gestores existentes) x 100).    
  50% 80% 90% 100% 100% 
21 Índice de capacitação técnica. Manter 100% dos servidores técnicos de TI capacitados em, pelo menos, 40 horas anuais, até 2013. Fórmula = ((qtd. de servidores técnicos capacitados/total de servidores técnicos) x 100).    
  70% 80% 90% 100% 100% 

Ações sugeridas:

Promover ações de treinamento e desenvolvimento dos gestores em gestão e execução da estratégia e governança de TI; e

Promover ações de treinamento e desenvolvimento dos servidores em gestão de serviços de TI, engenharia de software, gestão de projetos e tecnologias adotadas na JF.

Tema:

Gestão de Pessoas.

Objetivo estratégico:

Adequar a estrutura organizacional e de pessoal de TI à sua estratégia.

Descrição do objetivo:

Definir a estrutura organizacional de TI e o quantitativo de pessoal necessários ao atendimento dos objetivos estratégicos.

Indicadores e metas:

N. Indicador Metas 
Ano base 2011 2012 2013 2014 
22 Entrega de projeto de reestruturação da TI. Entregar projeto de reestruturação das áreas de TI até 2011     
  100% 100% 100% 100% 

Ações sugeridas:

Realizar levantamento dos perfis disponíveis e adequados para as competências de TI da JF;

e Promover a ampliação e readequação do quadro de TI da JF para garantir a execução do PETI da JF.

Tema:

Orçamento.

Objetivo estratégico:

Gerir os recursos orçamentários de TI.

Descrição do objetivo:

Promover ações visando gerir os recursos orçamentários necessários para o alcance dos objetivos da estratégia de Tecnologia da Informação.

Indicadores e metas:

N. Indicador Metas     
  Ano base 2011 2012 2013 2014 
23 Eficiência da execução financeira de TI 80% de acerto na execução do orçamento anual até 2010, considerando uma margem de erro de 10%. Fórmula = ((orçamento executado/orçamento planejado) x 100).Se menor que 80%, corrigir em 10% = (((orçamento executado x 1,10)/orçamento planejado) x 100).    
  80% 80% 80% 80% 80% 

Ações sugeridas:

Sistematizar a pesquisa de preços de tecnologias e serviços de TI, fundamentada em preços praticados no mercado, a exemplo de similares, valores oficiais de referência, pesquisa junto a fornecedores ou tarifas públicas;

Criar em parceria com a área orçamentária planos de acompanhamento e execução do orçamento de TI da JF; e

Estabelecer um cronograma anual de execução dos recursos orçamentários de TI.

Tema:

Orçamento.

Objetivo estratégico:

Garantir economia de escala nas contratações.

Descrição do objetivo:

Promover ações visando assegurar a economia de escala nas contratações, sem prejuízo à competitividade e observando o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado.

Indicadores e metas:

N. Indicador Metas 
Ano base 2011 2012 2013 2014 
24 Índice de contratações realizadas pelo Sistema de TI da JF. 50% do quantitativo de contratações realizadas em conjunto (por pelo menos dois órgãos da JF) até 2014. Fórmula = ((total de contratações em conjunto no ano/total de contratações de produtos ou serviços em comum) x 100).    
  15% 20% 35% 50% 

Ações sugeridas:

Realizar pesquisas de preços para contratações conjuntas e regionais, a fim de avaliar a economia de escala a ser obtida; e

Executar contratações conjuntas, nos casos em que houver viabilidade.