Portaria "N" S/SUBVISA nº 558 DE 08/06/2020

Norma Municipal - Rio de Janeiro - RJ - Publicado no DOM em 22 jun 2020

Dispõe sobre o Modelo de Roteiro de Inspeção Sanitária.

A Subsecretária de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor; e

Considerando a delegação de competência prevista no inciso II do art. 65 do Decreto Rio nº 45.585, de 27 de dezembro de 2018, concedida ao titular da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária para a aprovação dos roteiros de inspeção sanitária, e

Considerando a necessidade de estabelecer o modelo oficial de Roteiro de Inspeção Sanitária, constante do art. 36 do Decreto Rio nº 45.585, de 27 de dezembro de 2018;

Resolve:

Art. 1º Aprovar o modelo oficial de Roteiro de Inspeção Sanitária para verificação dos programas de autocontrole pelo SIM-RIO/POA, constante dos ANEXOS I a IV desta Portaria.

Parágrafo único. O roteiro de inspeção será construído contemplando os elementos de controle específicos para cada classe de estabelecimento a ser fiscalizado/inspecionado, obedecendo ainda aos prazos e critérios definidos pela Portaria nº 557/2020 SUBVISA de 2020 - PAC e cronograma, observando-se a classificação dos estabelecimentos.

Art. 2º No período que precede a implementação plena dos programas de autocontrole (PAC) pelos estabelecimentos registrados no SIM-RIO/POA, considerando os prazos concedidos pela Portaria nº 557/2020 SUBVISA de 2020 para desenvolvimento, implementação, monitoramento e verificação oficial dos PAC, durante as inspeções/fiscalizações de rotina, utilizar-se-á um "Roteiro de Inspeção Sanitária transitório", cuja formatação seguirá o modelo disposto no Anexo V desta Portaria.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.

ANEXO I Modelo do roteiro de inspeção para verificação oficial dos programas de autocontrole em estabelecimentos de abate de animais, industrialização e armazenagem de produtos de origem animal, comestíveis ou não comestíveis, estabelecimentos comerciais com autosserviço, estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte e estabelecimentos dedicados ao fabrico de produtos de forma artesanal, que farão parte do SISVISA e deverão ser digitalmente preenchidos para cada estabelecimento inspecionado (§ 2º do artigo 36 - Decreto Rio nº 45.585, de 27 de dezembro de 2018).

Identificação
Nº do Relatório de Serviço   Data //
Médicos Veterinários  
 
 
Responsável pelas informações fornecidas pelo estabelecimento  
1.1 Dados do Estabelecimento
Nome/Razão Social  
CPF/CNPJ: Número de Registro:
Endereço  
Bairro   UF  
Fone   E-mail  
Observações verificadas durante a Inspeção/fiscalização no estabelecimento
Aspectos Gerais C NC
a. Compatibilidade do estabelecimento com o projeto aprovado.    
b. Volume de produção compatível com as instalações e memoriais aprovados.    
c. Uso de rotulagem aprovada em todos os produtos fabricados.    
d. Atendimento às exigências do SIM-RIO/POA    
e. Cadastro atualizado no SISTEMA.    
Observações  
Programas de Autocontrole C NC
a. Existência dos Programas de Autocontrole pertinentes.    
b. Implementação dos Programas de Autocontrole.    
c. Monitoramento, ações preventivas/corretivas, verificação e registro dos programas pelo estabelecimento.    
Observações  

ANEXO II

VERIFICAÇÃO OFICIAL DE ELEMENTOS DE CONTROLE N XXX/SIM/AA CARÁTER DE INSPEÇÃO PERMANENTE PARTE I - NO LOCAL

s - Elementos de controle (Vide procedimentos na Portaria "N" S/SUBVISA Nº 557/20)
1 - Manutenção (Instalações e equipamentos- pisos paredes e tetos), iluminação, ventilação, águas residuais e calibração)
Área/Instalação/Equipamento/Utensílio/Instrumento Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

2 - Água de abastecimento
Ponto de coleta/reservatório/sistema de tratamento/equipamento Cloro residual livre pH
*
Há não conformidade? Sim ou não Horário Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
                 
                 
*Preencher quando aferido Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

3 - Controle integrado de pragas
Área/Instalação/Equipamento Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

4- Higiene industrial e operacional
Área/Instalação/Equipamento/Utensílios/Instrumento Pré operacional Implementação/Monitoramento/Verificação/ação corretiva Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
               
               
               
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

5- Higiene e Hábitos higiênicos dos funcionários
Área/Instalação/Equipamento Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

6 - Procedimentos sanitários operacionais
Área/Instalação/equipamento/operação Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

7 - Controle da matéria-prima (inclusive aquelas destinadas ao aproveitamento condicional), ingredientes e material de embalagem
Matéria-prima/Insumos Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

8- Controle de temperaturas
Área/Instalação/Equipamento/Produto/Operação Observação direta/Mensuração direta* Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
             
             
             
             
*No caso de mensuração direta, deve-se obrigatoriamente registrar o resultado do que foi constatado (discriminando o processo/equipamento/lote/e o valor encontrado).
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

9-Programa de análise de perigos e pontos críticos de controle - APPCC
PCC Monitoramento/Verificação/Ação corretiva Observação direta/Mensuração direta** Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
               
               
               
** No caso de mensuração direta, deve-se obrigatoriamente registrar o resultado do que foi constatado (discriminando o processo/equipamento/lote/e o valor encontrado). Em relação ao limite crítico do PCC).
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

10 - Análises laboratoriais (Programas de autocontrole)
Área/Instalação/equipamento/operação Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

11 - Controle de formulação de produtos e combate a fraudes
Formulação/processo/rótulo Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

12 - Rastreabilidade e Recolhimento
Produto/ operação/Mercado/ destinação Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

13 - Bem-estar animal
Transporte/desembarque/Lotação/Descanso/Condução/Imobilização/Contenção/Insensibilização/Sangria Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

14 - Identificação/remoção/segregação e destinação do material especificado de risco(MER). Exclusivo para abate de ruminantes
Área/Instalação//operação/Mer Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

Nomes,data, carimbos e assinaturas:

Assinatura e carimbo da equipe de servidores oficiais responsáveis pelas verificações oficiais acima, com identificação da(s) rubrica(s):

Assinatura do Representante do estabelecimento:

VERIFICAÇÃO OFICIAL DE ELEMENTOS DE CONTROLE N XXX/SIM-RIO/POA/AA CARÁTER DE INSPEÇÃO PERMANENTE PARTE II - DOCUMENTAL

A- Identificação do Período Avaliado: De/ /a/ /  
B - Avaliação dos registros
Elemento de controle Procedimento *Não conforme (X)
1 Manutenção (Instalações e equipamentos- pisos paredes e tetos), iluminação, ventilação, águas residuais e calibração)  
2 Água de abastecimento  
3 Controle integrado de pragas  
4 Programa escrito de higiene industrial e operacional  
Registro de implementação e ação corretiva, conforme programa escrito  
Registro diário da higienização pré-operacional e ação corretiva  
Registro diário da higienização operacional e ação corretiva  
Registro de verificação de ações corretivas  
Identificação do responsável, data e assinaturas no programa escrito e em todos os seus registros  
5 Higiene e Hábitos higiênicos dos funcionários  
6 Procedimentos sanitários operacionais  
7 Controle da matéria-prima (inclusive aquelas destinadas ao aproveitamento condicional), ingredientes e material de embalagem  
8 Controle de temperaturas  
9 Programa escrito de análise de perigos e pontos críticos de controle  
Registro de monitoramento e ações corretivas  
Registros de verificação e ações corretivas  
Registro de validação do programa escrito  
Identificação do responsável, data e assinaturas no programa escrito e em todos os seus registros  
10 Análises laboratoriais (Programas de autocontrole)  
11 Controle de formulação de produtos e combate a fraudes  
12 Rastreabilidade e Recolhimento  
13 Bem-estar animal  
14 Identificação/remoção/segregação e destinação do material especificado de risco(MER). Exclusivo para abate de ruminantes  
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

* Marcar com "X" quando considerado não conforme

C - Nome, data, carimbo e assinatura

Assinatura e carimbo da equipe de servidores oficiais responsáveis pelas verificações oficiais acima, com identificação da(s) rubrica(s):

Assinatura do Representante do estabelecimento:

ANEXO III

VERIFICAÇÃO OFICIAL DE ELEMENTOS DE CONTROLE N XXX/SIM-RIO/POA CARÁTER DE INSPEÇÃO PERIÓDICO PARTE I - IN LOCO

A - Elementos de controle
1 - Manutenção (Instalações e equipamentos- pisos paredes e tetos), iluminação, ventilação, águas residuais e calibração)
Área/Instalação/Equipamento/Utensílio/Instrumento Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

2 - Água de abastecimento
Ponto de coleta/reservatório/sistema de tratamento/equipamento Cloro residual livre pH* Há não conformidade? Sim ou não Horário Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
                 
                 
                 
Preencher quando aferido Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

3 - Controle integrado de pragas
Área/Instalação/Equipamento Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

4- Higiene industrial e operacional
Área/Instalação/Equipamento/Utensílios/Instrumento Pré operacional Implementação/Monitoramento/Verificação/ação corretiva Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
               
               
               
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

5- Higiene e Hábitos higiênicos dos funcionários
Área/Instalação/Equipamento Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

6 - Procedimentos sanitários operacionais
Área/Instalação/equipamento/operação Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

7 - Controle da matéria-prima(inclusive aquelas destinadas ao aproveitamento condicional), ingredientes e material de embalagem
Matéria-prima/Insumos Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

8- Controle de temperaturas
Área/Instalação/Equipamento/Produto/Operação Observação direta/Mensuração direta* Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
             
             
             
             
*No caso de mensuração direta, deve-se obrigatoriamente registrar o resultado do que foi constatado (discriminando o processo/equipamento/lote/e o valor encontrado).
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

9-Programa de análise de perigos e pontos críticos de controle - APPCC
PCC Monitoramento/Verificação/Ação corretiva Observação direta/Mensuração direta** Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
               
               
               
** No caso de mensuração direta, deve-se obrigatoriamente registrar o resultado do que foi constatado (discriminando o processo/equipamento/lote/e o valor encontrado). Em relação ao limite crítico do PCC).
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

10 - Análises laboratoriais (Programas de autocontrole)
Área/Instalação/equipamento/operação Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

11 - Controle de formulação de produtos e combate a fraudes
Formulação/processo/rótulo Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

12 - Rastreabilidade e Recolhimento
Produto/operação/Mercado/destinação Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

13 - Bem-estar animal
Transporte/desembarque/Lotação/Descanso/Condução/Imobilização/Contenção/Insensibilização/Sangria Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

14 - Identificação/remoção/segregação e destinação do material especificado de risco(MER). Exclusivo para abate de ruminantes
Área/Instalação//operação/Mer Há não conformidade? Sim ou não Compatível com registros "no local" da empresa (Sim ou não) Data Horário Responsável (rubrica)
           
           
           
           
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

Nomes, data, carimbos e assinaturas:

Assinatura e carimbo da equipe de servidores oficiais responsáveis pelas verificações oficiais acima, com identificação da(s) rubrica(s):

Assinatura do Representante do estabelecimento:

VERIFICAÇÃO OFICIAL DE ELEMENTOS DE CONTROLE N XXX/SIM-RIO/POA CARÁTER DE INSPEÇÃO PERIÓDICO PARTE II - DOCUMENTAL

A- Identificação do Período Avaliado: De/ /a/ /  
B - Avaliação dos registros
Elemento de controle Procedimento *Não conforme (X)
1 Manutenção (Instalações e equipamentos- pisos paredes e tetos), iluminação, ventilação, águas residuais e calibração)  
2 Água de abastecimento  
3 Controle integrado de pragas  
4 Programa escrito de higiene industrial e operacional  
Registro de implementação e ação corretiva, conforme programa escrito  
Registro diário da higienização pré-operacional e ação corretiva  
Registro diário da higienização operacional e ação corretiva  
Registro de verificação de ações corretivas  
Identificação do responsável, data e assinaturas no programa escrito e em todos os seus registros  
5 Higiene e hábitos higiênicos dos funcionários  
6 Procedimentos sanitários operacionais  
7 Controle da matéria-prima(inclusive aquelas destinadas ao aproveitamento condicional), ingredientes e material de embalagem  
8 Controle de temperaturas  
9 Programa escrito de análise de perigos e pontos críticos de controle  
Registro de monitoramento e ações corretivas  
Registros de verificação e ações corretivas  
Registro de validação do programa escrito  
Identificação do responsável, data, e assinaturas no programa escrito e em todos os seus registros  
10 Análises laboratoriais (Programas de autocontrole)  
11 Controle de formulação de produtos e combate a fraudes  
12 Rastreabilidade e Recolhimento  
13 Bem-estar animal  
14 Identificação/remoção/segregação e destinação do material especificado de risco(MER). Exclusivo para abate de ruminantes  
Descrição da não conformidade e ações fiscais adotadas, quando couber:

.

C - Nome, data, carimbo e assinatura

Assinatura e carimbo da equipe de servidores oficiais responsáveis pelas verificações oficiais acima, com identificação da(s) rubrica(s):

Assinatura do Representante do estabelecimento:

PARTE III RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO RISCO ASSOCIADO AO DESEMPENHO DO ESTABELECIMENTO (RD) N XXX/SIM-RIO/POA

EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO
(Dados gerados durante a fiscalização)
2.6. Período de fiscalização (DD/MM/AA a DD/MM/AA):  
2.7. O estabelecimento insere corretamente as informações no SISVISA (mapas estatísticos)? () Sim () Não
2.8. Meses/Anos Verificados:
2.9. Foram adotadas ações fiscais decorrentes da detecção de não conformidades durante a fiscalização local? () Sim () Não
2.10. Referências (nº do(s) Termo(s) de intimação, Auto(s) de Infração, Edital (is) de Interdição, Termo(s) de Apreensão e outros documentos de interesse gerados na fiscalização):
2.11. Foi identificado risco iminente à saúde pública, indícios de fraude, falsificação ou adulteração de produtos? () Sim () Não
2.12 Observações da equipe de fiscalização à chefia imediata:
3. ESTIMATIVA DE RD PARA PRÓXIMA FISCALIZAÇÃO
3.1. Caracterização do RD (associação dos registros do item 2 deste relatório com o Anexo III desta norma:
RD () 1 () 2 () 3 () 4
3.2. () Dispensada a caracterização de risco, pois o estabelecimento encontra-se completamente interditado conforme documentos anexos. O seu retorno fica condicionado à retomada de controle sob seu processo. Edital de Interdição:
3.3. Assinatura e carimbo da equipe de servidores oficiais responsáveis pela fiscalização:

A Parte III deve considerar a avaliação das atividades de inspeção tradicional e de verificação base nos autocontroles do estabelecimento, não devendo ser disponibilizada a empresa.

ANEXO IV QUADRO DE AÇÕES DE INSPEÇÃO E FISCALIZAÇÃO

Inspeção e Fiscalização Caráter de Inspeção Tipo de inspeção Ação Freqüência Mínima Modelo
Permanente Tradicional Ante mortem De acordo com as normas legais complementares e demanda específica Estabelecido em Normas
Post mortem
Coleta de amostras
Reinspeção
Registro do estabelecimento (análise de projetos e afins)
Registro de produtos (análise e afins)
Dados estatísticos
Verificação do plano de ação/apuração de denúncias
Notificações administrativas
Permanente Verificação oficial com base nos PAC dos estabelecimentos Manutenção (Instalações e equipamentos- pisos paredes e tetos), iluminação, ventilação, águas residuais e calibração) Quinzenal (no local) - Parte I e Trimestral (documental - Parte II) Parte I e II do anexo II) DA Portaria "N" S/SUBVISA Nº 555/2020
Água de abastecimento
Controle integrado de pragas
Higiene industrial e operacional
Higiene e hábitos higiênicos dos funcionários    
Procedimentos sanitários operacionais
Controle da matéria- prima(inclusive aquelas destinadas ao aproveitamento condicional), ingredientes e material de embalagem
Controle de temperaturas
Análise de perigos e pontos críticos de controle - APPCC
Análises laboratoriais (Programas de autocontrole)
Controle de formulação de produtos e combate à fraude
Rastreabilidade e Recolhimento
Bem-estar animal
Identificação/remoção/segregação e destinação do material especificado de risco(MER). Exclusivo para abate de ruminantes  

.

Inspeção e Fiscalização Caráter de Inspeção Tipo de inspeção Ação Freqüência Mínima Modelo
Periódica Tradicional   De acordo com as normas legais complementares e demanda especifica Estabelecido em Normas
 
Coleta de amostras
Reinspeção
Registro do estabelecimento (análise de projetos e afins)
Registro de produtos (análise e afins)
Dados estatísticos
Verificação do plano de ação/apuração de denúncias
Notificações administrativas
Periódica Verificação oficial com base nos PAC dos estabelecimentos Manutenção (Instalações e equipamentos- pisos paredes e tetos), iluminação, ventilação, águas residuais e calibração) Quinzenal (no local) - Parte I e Trimestral (documental -
Parte II)
Parte I e II do anexo II) DA Portaria "N" S/SUBVISA Nº 555/2020
Água de abastecimento
Controle integrado de pragas
Higiene industrial e operacional
Higiene e Hábitos higiênicos dos funcionários
Procedimentos sanitários operacionais
Controle da matéria-prima(inclusive aquelas destinadas ao aproveitamento condicional), ingredientes e material de embalagem
Controle de temperaturas
Análise de perigos e pontos críticos de controle - APPCC
Análises laboratoriais (Programas de autocontrole)
Controle de formulação de produtos e combate à fraude
Rastreabilidade e Recolhimento
RD Caracterização do risco associado ao desempenho do estabelecimento (RD) Parte III do anexo IV da Portaria "N" S/SUBVISA Nº 555/2020

ANEXO V Roteiro de Inspeção Sanitária transitório


 

Identificação
Nº do Relatório de Serviço   Data //
Médicos Veterinários Oficiais  
 
 
Responsável pelas informações fornecidas pelo estabelecimento  
1.2 Dados do Estabelecimento
Nome/Razão Social:
CPF/CNPJ: Número de Registro:
Endereço
Bairro
Fone Email  
Observações verificadas durante a Inspeção/fiscalização no estabelecimento
Aspectos Gerais C NC
a. Compatibilidade do estabelecimento com o projeto aprovado.    
b. Volume de produção compatível com as instalações e memoriais aprovados.    
c. Uso de rotulagem aprovada em todos os produtos fabricados.    
d. Atendimento às exigências do SIM-RIO/POA    
e. Cadastro atualizado no SISVISA.    
Observações  
Situação atual em relação aos Programas de Autocontrole C NC
a. Existência dos Programas de Autocontrole descritos.
Informarquais:                
Informar estágio em relação aos prazos definidos na PORTARIA "N" S/SUBVISA Nº 557 DE 08/06/2020
b. Implementação dos Programas de Autocontrole.
Informar quais                 
Informar estágio em relação aos prazos definidos na PORTARIA "N" S/SUBVISA Nº 557 DE 08/06/2020
c. Monitoramento, ações preventivas/corretivas, verificação e registro dos programas pelo estabelecimento.
Quais                   
Observações  

.


 

AVALIAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
1.INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS (MANUTENÇÃO E ORGANIZAÇÃO)
1.1 ÁREAS EXTERNAS C NC NA
1.1.1. Perímetro industrial      
1.1.2 Áreas externas      
1.1.3 Barreira sanitária      
Item Não Conformidade
   
   
   
1.2 AREAS INTERNAS C NC NA
1.2.1 Recepção de Matéria - prima      
1.2.2 Áreas de produção      
1.2.3 Depósito de produtos acabados      
1.2.4 Área de expedição      
1.2.5 Câmaras frias      
Item Não Conformidade
   
   
   
   
   
1.3 INSTALAÇÕES ACESSÓRIAS C NC NA
1.3.1 Depósito de produtos químicos      
1.3.2 Depósito de embalagens      
1.3.3 Depósito de ingredientes      
1.3.4 Vestiários e sanitários      
1.3.5 Caldeira, Produção de frio e água gelada      
Item Não Conformidade
         
         
         
         
         
2. ÁGUA ABASTECIMENTO E GELO C NC NA
2.1. Captações, tratamento, cloração e distribuição      
2.2. Produção e estoque de gelo      
2.3. Programa de controle da água de abastecimento (descrição e registros)      
Item Não Conformidade
   
   
   
3. ÁGUAS RESIDUAIS C NC NA
3.1 Escoamento e tratamento das águas residuais      
3.2 Programa de controle das águas residuais (descrição e registros)      
Item Não Conformidade
   
   
4. CONTROLE INTEGRADO DE PRAGAS C NC NA
4.1 Ausência de pragas e/ou evidências das mesmas      
4.2 Vedação e iscas suficientes      
4.3 Programa de CIP (descrição e registros)      
Item Não Conformidade
   
   
   
5 LIMPEZA E SANITIZAÇÃO C NC NA
5.1 Instalações e equipamentos      
5.2 Programa de limpeza (descrição e registros)      
Item Não Conformidade
   
   
6 HÁBITOS HIGIÊNICOS, TREINAMENTO E SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS C NC NA
6.1 Atestados de saúde dos funcionários      
6.2 Uniformes      
6.3 Hábitos higiênicos dos funcionários (observação "in loco" e registros)      
6.4 Treinamentos dos funcionários      
Item Não Conformidade
   
   
   
   
   
7 PROCEDIMENTOS SANITÁRIOS OPERACIONAIS - PSO C NC NA
8.1 Identificação dos PSOs      
8.2 Plano escrito (descrição e registros)      
Item Não Conformidade
   
   
   
8. CONTROLE DE TEMPERATURAS C NC NA
8.1. Controle de temperatura dos ambientes.      
8.2. Controle de temperatura de produtos      
8.3. Equipamentos de mensuração (conservação e aferição)      
8.4 Plano escrito (descrição e registros)    
Item Não Conformidade
   
   
   
   
9 CONTROLE DE MATÉRIAS-PRIMAS (inclusive aquelas destinadas ao aproveitamento condicional), INGREDIENTES E EMBALAGENS,) C NC NA
9.1. Plano escrito      
9.2. Monitoramento      
9.3. Ação Corretiva      
9.4. Verificação      
9.5. Registros      
Item Não Conformidade
   
   
   
   
   
10. PROGRAMAS ESPECIFICOS C NC NA
10.1. Bem-estar animal      
10.2. MER      
10.3. Controle de formulação, Programa de Combate à Fraude      
10.4. Instruções Normativas nº 76 e 77/2019 (específico para estabelecimentos de leite)      
10.5. APPCC      
10.6. Análises Laboratoriais (incluídas nos programas de autocontrole)      
10.7. Rastreabilidade e Recolhimento      
Item