Portaria Conjunta MPS/INSS nº 572 de 21/09/2011

Norma Federal - Publicado no DO em 23 set 2011

Aprova os indicadores de acompanhamento do Mapa Estratégico do INSS para o período de 2011 a 2015.

O Ministro de Estado da Previdência Social - MPS e o Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, no uso das atribuições que lhes conferem o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição e considerando o Plano Plurianual - PPA do Governo Federal para o quadriênio 2008-2011, instituído por meio da Lei nº 11.653, de 7 de abril de 2011, bem como o Mapa Estratégico da Previdência Social para o período de 2009 a 2015,

Resolvem

Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo, os indicadores de acompanhamento do Mapa Estratégico do INSS para o período de 2011 a 2015.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

GARIBALDI ALVES FILHO

Ministro de Estado da Previdência Social

MAURO LUCIANO HAUSCHILD

Presidente do INSS

ANEXO

OBJETIVO ESTRATÉGICO   INDICADOR DE RESULTADO   FÓRMULA   ÁREA RESPONSÁVEL   METAS  
2011  2012  2013  2014  2015 
Aperfeiçoar a aplicação dos recursos  Taxa de Administração  Despesas de pessoal, custeio e investimento, exceto PEX, deduzidas as receitas patrimoniais, as receitas bancárias e alienação de imóveis, dividido pelo valor da folha de pagamento de benefícios (inclusive LOAS)  Diretoria de Orçamento, Finanças e Logística  1,83  1,85  1,85  1,83  1,81 
Ampliar e adequar a rede de atendimento   Índice de Unidades Adequadas Fisicamente  Quantidade de Unidades de Atendimento adequadas fisicamente, dividido pelo total de unidades.  Diretoria de Orçamento, Finanças e Logística  80%  85%  90%  95%  100% 
Índice de Presença nos Municípios  Número de Municípios com Agências da Previdência Social, dividido pelo número de Municípios brasileiros.  Diretoria de Atendimento  23%  27%  28%  29%  30% 
Prover soluções em ambiente tecnológico integrado, seguro e de alto desempenho  Grau de Satisfação dos Usuários dos Sistemas  Pesquisa anual de satisfação dos usuários internos dos sistemas corporativos (segurança, integridade e desempenho)  Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação  45%  60%  70%  80%  85% 
Desenvolver cultura voltada aos valores, aos resultados e à responsabilidade socioambiental  Índice de implementação da Agenda Socioambiental do INSS  Percentual de Implementação  Diretoria de Recursos Humanos  10%  20%  20%  30%  20% 
Promover a valorização e a qualidade de vida das pessoas  Índice de Saúde e Qualidade de Vida das Pessoas no trabalho  Percentual de Melhoria da Saúde e Qualidade de Vida das Pessoas no trabalho (* O valor de referência será definido no diagnóstico a ser realizado em 2011)  Diretoria de Recursos Humanos  10%  30%  40%  50% 
Desenvolver competências compatíveis com os objetivos institucionais   Índice de unidades que atingiram o percentual desejável de capacitação   Quantidade de unidades com percentual desejável de servidores capacitados, dividido pelo total de unidades.  Centro de Formação e Aperfeiçoamento   40%  60%  70%  80%  90% 
Percentual desejável de capacitação por unidade:           
2011 = 30% do total de servidores;           
2012 = 50% do total de servidores;           
2013 = 60% do total de servidores;           
2014 = 70% do total de servidores;           
2015 = 80% do total de servidores.           
Aperfeiçoar a gestão estratégica e a comunicação institucional   Grau de Efetividade da Comunicação Institucional  Pesquisa anual junto ao público interno  Assessoria de Comunicação Social  70%  80%  85%  90%  95% 
Grau de Internalização dos Princípios de Gestão e Governança  Pesquisa anual junto aos Gestores e Servidores do INSS  Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão Estratégica  70%  80%  85%  90%  95% 
Simplificar e desburocratizar normas e processos e uniformizar procedimentos   Índice de Resolutividade - IRES  Total de benefícios com data de habilitação igual à data de formatação, dividido pelo total de processos habilitados no período.  Diretoria de Benefícios  55%  60%  65%  75%  85% 
Índice de Atendimento Agendado  Total de Atendimentos realizados mediante agendamento, dividido pelo total de atendimentos realizados.  Diretoria de Atendimento  40%  55%  65%  75%  85% 
Fortalecer os controles internos, a gestão de risco e a segurança institucional  Índice de resolutividade das demandas dos controles internos e externos (TCU, CGU e AUDGER).  Quantidade de demandas (TCU, CGU e Auditoria) resolvidas (estoque+entrantes), dividida pela quantidade de demandas recebidas.  Auditoria-Geral  55%  70%  80%  90%  100% 
Conhecer o perfil do trabalhador e sua família   Índice de qualidade dos dados cadastrais dos trabalhadores ativos no CNIS  Quantidade de NIT de trabalhadores ativos, com dados cadastrais inexistentes ou inválidos (nome, nome da mãe, CPF, DN, endereço), dividido pelo total de NIT de trabalhadores ativos.  Diretoria de Benefícios  65%  70%  75%  80%  85% 
Índice de qualidade dos vínculos e remunerações dos trabalhadores ativos no CNIS  Quantidade de NIT de trabalhadores ativos, com vínculos/remunerações com marcas de extemporaneidade/irregularidade, dividido pelo total de NIT de trabalhadores ativos.  Diretoria de Benefícios  62%  64%  66%  68%  70% 
Fortalecer a Educação Previdenciária  Índice de Cobertura do Ensino de Educação Previdenciária  Quantidade de municípios com educação previdenciária na grade curricular do ensino médio, dividido pelo total de Municípios brasileiros.  Centro de Formação e Aperfeiçoamento  5%  10%  20%  35%  50% 
Promover o atendimento com qualidade e o reconhecimento automático de direito  Tempo Médio de Concessão - TMC  Somatório dos tempos de processamento dos benefícios, dividido pela quantidade de benefícios concedidos no período, excluídos os despachos de concessão códigos 3 e 4 (em dias).  Diretoria de Benefícios  21  19  17  16  15 
Minimizar as ocorrências de litígios e aperfeiçoar as decisões   Grau de Satisfação no Atendimento  Pesquisa Anual junto ao público externo (nota de 0 a 10)  Diretoria de Atendimento  9,1  9,2  9,3  9,5 
Índice de Concessão em Grau de Ação Judicial - ICJ  Número de benefícios concedidos mediante despacho 4 (judicial), somado ao número de reativações de Auxílio-Doença (B-31 e B-91) por motivo 02 (decisão judicial), dividido pelo número de benefícios concedidos (todos os despachos).  Procuradoria Federal Especializada  8,00%  7,75%  7,5%  7,25%  7% 
Garantir a Qualidade no pagamento de Benefícios  Grau de Satisfação no Pagamento de Benefícios  Pesquisa Anual junto aos Beneficiários (nota de 0 a 10)  Diretoria de Benefícios  9,1  9,2  9,3  9,5 
Aprimorar a prevenção de riscos ocupacionais e mitigar os efeitos da incapacidade laboral  Índice de Segurados em Benefício por Incapacidade  Número de benefícios por incapacidade emitidos, dividido pelo número de segurados contribuintes do RGPS.  Diretoria de Saúde do Trabalhador  10,75%  10,25%  9,75%  9,25%  8,5% 
Ampliar a cobertura previdenciária  Índice de Cobertura Previdenciária  Número de pessoas protegidas socialmente, dividido pela PEA Ocupada (16 a 59 anos).  Centro de Formação e Aperfeiçoamento  68%  69%  70%  71%  72% 
Fortalecer a credibilidade da Previdência Social junto à Sociedade  Índice de Credibilidade Institucional  Pesquisa junto à Sociedade (nota de 0 a 10).  Assessoria de Comunicação Social  7,5  8,5 
Garantir a sustentabilidade dos regimes previdenciários  Índice de Equilíbrio Financeiro do RGPS Urbano.  Relação entre as despesas anuais do RGPS Urbano, dividido pelas Receitas do RGPS Urbano.  Diretoria de Benefícios  1,01  1,02  1,03  1,04