Portaria DEPENS nº 8 de 27/01/2003

Norma Federal - Publicado no DO em 28 jan 2003

Aprova as Instruções Específicas para os Concursos de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - Turma "B" (IEC-CFS "B").

O Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica, usando das atribuições que lhe confere o parágrafo único do art. 2º das Instruções Gerais para os Concursos de Admissão atribuídos ao Departamento de Ensino da Aeronáutica, aprovadas pela Portaria nº 128/GC3, de 1º de março de 2001, resolve:

Art. 1º Aprovar as Instruções Específicas para os Concursos de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - Turma "B".

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revoga-se a Portaria DEPENS nº 106/DE2, de 7 de agosto de 2002, e demais disposições em contrário.

TEN.-BRIG.-DO-AR FERNANDO DE ALMEIDA VASCONCELLOS

ANEXO
INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CONCURSOS DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DA AERONÁUTICA - TURMA "B" IEC-CFS "B"

1. DA FINALIDADE

1.1 As presentes instruções, aprovadas pela Portaria DEPENS nº 08/DE2, de 27 de janeiro de 2003, e fundamentadas pelas Instruções Gerais para os Concursos de Admissão atribuídos ao Departamento de Ensino da Aeronáutica, aprovadas pela Portaria nº 128/GC3, de 1º de março de 2001, e publicadas no Diário Oficial da União nº 43, Seção 1, páginas 1 a 4, de 2 de março de 2001, bem como pelas Instruções Complementares para os Concursos de Admissão atribuídos ao Departamento de Ensino da Aeronáutica, aprovadas pela Portaria nº 34/DE2, de 29 de março de 2001, e publicadas no Diário Oficial da União nº 71-E, Seção 1, página 11, de 11 de abril de 2001, têm por finalidade regular e divulgar aos interessados as condições e os procedimentos aprovados para inscrição e participação nos Concursos de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos, Turma "B" (CA-CFS "B"), da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR).

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1 Estas instruções são de caráter permanente, sendo que a ativação de cada Concurso de Admissão ao CFS da Aeronáutica - Turma "B" dar-se-á com a aprovação e a publicação de Aditamento a este documento, mediante Portaria do Diretor-Geral do DEPENS.

2.2 O Aditamento às Instruções Específicas para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - Turma "B" (AIEC-CFS "B") é um ato complementar, de caráter transitório, contendo as condições e informações aplicáveis e válidas para um único certame, o qual será referenciado no próprio documento.

2.3 Visando dirimir dúvidas, sempre que nestas instruções for recomendado consultar algum item do Aditamento, este será referente ao AIEC-CFS "B" vigente.

2.4 Sempre que se fizer necessária alguma alteração do previsto neste documento, esta constará do AIEC-CFS "B", pertinente ao concurso a ser realizado, sendo de responsabilidade do candidato tomar conhecimento do assunto.

2.5 O AIEC-CFS "B" será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e no Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA) a cada concurso a ser realizado. Também estará à disposição no Manual do Candidato e na Internet, na página oficial do Comando da Aeronáutica, no seguinte endereço eletrônico: http://www.fab.mil.br/ingresso/index.htm

2.5.1 Será de responsabilidade do candidato tomar conhecimento destas instruções, dos seus respectivos anexos e do seu Aditamento.

2.6 Para melhor compreensão das orientações contidas nestas instruções e conhecimento quanto ao significado técnico de determinados vocábulos e siglas utilizadas no documento em pauta, recomenda-se ao candidato consultar o glossário constante no Anexo 1 a estas instruções.

2.7 DO QUADRO

2.7.1 O Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (QSS), aprovado pelo Decreto nº 3.690, de 19 dezembro de 2000 - Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica - e regulado pela Instrução Reguladora do Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (IRQSS), aprovada pela Portaria nº 49/GM3, de 22 de janeiro de 1996, com as alterações da Portaria nº 262/GC3, de 13 de abril de 2000, destina-se a suprir as necessidades de pessoal militar para o preenchimento de cargos e o exercício de funções técnicas de interesse do Comando da Aeronáutica.

2.8 DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS (CFS)

2.8.1 O CFS, ministrado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP, em três períodos letivos, tem a duração de um ano e seis meses e abrange instruções nos Campos Geral, Técnico-Especializado e Militar.

2.8.1.1 A instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades, reúne os conhecimentos básicos necessários à habilitação dos alunos nos seus diferentes níveis e objetiva nivelar os conhecimentos de alunos de diferentes origens e formações, além de aumentar-lhes a capacidade de assimilação dos conhecimentos técnico-especializados do seu curso.

2.8.1.2 A instrução ministrada no Campo Militar visa primordialmente a incorporar no aluno uma mentalidade que o leve a aceitar, com determinação, os postulados básicos da vida militar e a pautar seus procedimentos de acordo com os mesmos. Além das características de higidez física, necessária ao profissional militar, busca-se por meio da referida instrução incorporar no aluno os princípios basilares da instituição - Hierarquia e Disciplina, como também, os fundamentos de ética e estrutura organizacional militar, para que, ao terminar o curso, esteja dotado de todas as qualidades que caracterizam e personificam o integrante da Força Aérea Brasileira.

2.8.1.3 A instrução ministrada no Campo Técnico-Especializado visa a preparar o futuro Sargento para o desempenho profissional. Busca-se, por meio de uma adequada dosagem da teoria e da prática, que o especialista consiga atingir um nível de proficiência compatível com o Padrão de Desempenho de Especialidade.

2.8.2 Durante o período compreendido entre a inscrição no concurso de admissão e a conclusão do Curso de Formação de Sargentos, a candidata ou aluna não deverá apresentar estado de gravidez, dada a incompatibilidade com os testes físicos específicos, de caráter seletivo, estabelecidos nestas instruções e com as atividades físicas obrigatórias a que será submetida. A comprovação do estado de gravidez acarretará a imediata exclusão do concurso de admissão, ou o desligamento do CFS.

2.8.3 O Aluno do CFS da EEAR é militar da ativa com precedência hierárquica prevista no Estatuto dos Militares.

2.8.4 No momento da matrícula, mediante ato do Comandante da EEAR, o candidato militar passa à situação de Aluno do CFS, que será mantida durante o Curso de Formação.

2.8.5 O candidato militar do Corpo de Pessoal Graduado da Aeronáutica (CPGAER), ao passar à situação de Aluno do CFS, continuará a perceber os vencimentos referentes à graduação que possuía por ocasião da matrícula.

2.8.6 O Aluno, durante a realização do curso, estará sujeito ao regime escolar da EEAR e fará jus a remuneração fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

2.9 DA SITUAÇÃO APÓS A CONCLUSÃO DO CFS

2.9.1 O Aluno que concluir, com aproveitamento, o CFS será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e incluído no Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (QSS), na especialidade na qual realizou o curso, mediante ato do Diretor de Administração do Pessoal, tendo sua precedência hierárquica estabelecida pela Média Final de conclusão do referido curso. Como militar da ativa, na graduação de Terceiro-Sargento, poderá ser designado para servir em qualquer localidade de interesse do Comando da Aeronáutica, conforme a necessidade do serviço.

2.9.2 O Sargento cuja especialidade integra o Grupamento Básico, considerando a legislação pertinente, poderá ter acesso ao oficialato, mediante concurso de admissão ao seguinte curso ou estágio:

a) Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) - permite ao concludente ser nomeado Segundo-Tenente com possibilidade de ascender até o posto de Tenente-Coronel; e

b) Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) - permite ao concludente ser nomeado Segundo-Tenente com possibilidade de ascender até o posto de Capitão.

2.9.3 O Sargento cuja especialidade integra o Grupamento de Serviços poderá, considerando a legislação pertinente, ter acesso ao oficialato, mediante Concurso de Admissão ao EAOF, discriminado na alínea b do item 2.9.2.

2.9.4 A distribuição das especialidades pelos Grupamentos Básico e de Serviços consta do item 4 do Aditamento.

2.9.5 O candidato poderá obter mais informações sobre as atividades de cada especialidade no item 11 do Aditamento.

3. DAS VAGAS

3.1 As vagas fixadas, por especialidade, para ingresso no CFS "B" estarão discriminadas no item 4 do Aditamento, sendo destinadas aos candidatos aprovados que forem selecionados no concurso de admissão e habilitados à matrícula no referido curso, conforme o disposto no item 13.1 destas instruções.

3.1.1 O candidato fará opção pela especialidade a que irá concorrer por ocasião de sua solicitação de inscrição no concurso.

3.1.2 O candidato, ao se inscrever, deverá optar por apenas uma das especialidades disponíveis para o concurso, devendo considerar o disposto nos itens 3.2.1 e 3.2.2 destas instruções.

3.2 As especialidades, para efeito de concurso, estarão distribuídas em dois grupos como se seguem:

a) Grupo I; e

b) Grupo II.

3.2.1 Para as especialidades do Grupo I poderão concorrer candidatos de ambos os sexos.

3.2.2 Para as especialidades do Grupo II poderão concorrer apenas candidatos do sexo masculino.

4. DO PROCESSO SELETIVO E CLASSIFICATÓRIO

4.1 O concurso de admissão será constituído das seguintes etapas:

a) Exame de Escolaridade;

b) Inspeção de Saúde;

c) Exame de Aptidão Psicológica; e

d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).

4.2 Todas as etapas terão caráter seletivo, sendo que aquela constante da alínea a será, também, classificatória.

4.3 As etapas supracitadas serão realizadas de acordo com a conveniência da Administração, não cabendo solicitação para adiamento, por parte do candidato, independente do motivo.

4.4 Não haverá segunda chamada para a realização dos Exames, da Inspeção de Saúde ou do TACF previstos para o concurso.

5. DOS LOCAIS PARA REALIZAÇÃO DO CONCURSO

5.1 O concurso de admissão ao CFS será realizado somente nas Organizações Militares de Apoio (OMAP) - organizações designadas pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) para apoiarem os eventos do concurso de admissão.

5.2 A opção pela OMAP ocorrerá por ocasião do preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição do concurso de admissão.

5.3 O candidato militar deverá solicitar a sua inscrição para a OMAP mais próxima da Organização Militar (OM) em que serve.

5.4 A relação das OMAP à disposição do candidato para a realização do concurso consta do item 9 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado.

5.5 O candidato não poderá realizar o concurso em OMAP diferente daquela pela qual optou por ocasião da inscrição.

6. DAS CONCENTRAÇÕES

6.1 No período compreendido entre a inscrição e a matrícula, haverá 3 (três) concentrações, de acordo com o Calendário de Eventos do concurso, com as seguintes finalidades:

a) Concentração Inicial - orientar os candidatos sobre a realização das provas escritas do Exame de Escolaridade, devendo estas serem aplicadas no mesmo local da referida concentração;

b) Concentração Intermediária - orientar os candidatos convocados sobre a realização da Inspeção de Saúde, do Exame de Aptidão Psicológica e do TACF, desde que cumpridas as exigências contidas nestas instruções; e

c) Concentração Final - receber dos candidatos selecionados, pela Junta Especial de Avaliação, para habilitação à matrícula, cópia dos documentos previstos para a mesma, devendo, na ocasião, serem apresentados os documentos originais para a respectiva conferência.

Também, nessa concentração, serão prestadas as orientações necessárias para a apresentação dos candidatos na EEAR, onde será realizado o curso.

6.2 Os eventos constantes das 3 (três) concentrações supracitadas serão acompanhados e executados sob a coordenação da Comissão Fiscalizadora de cada OMAP responsável pelo concurso.

6.3 O local onde serão realizadas a Concentração Inicial e as provas escritas do Exame de Escolaridade será divulgado pela EEAR por ocasião do deferimento da inscrição do candidato.

6.4 Durante a Concentração Inicial, será divulgado pelo Presidente da Comissão Fiscalizadora o local da Concentração Intermediária.

6.5 O Presidente da Comissão Fiscalizadora, durante a Concentração Intermediária, informará o dia e o local da realização da Inspeção de Saúde, do Exame de Aptidão Psicológica, do TACF e da Concentração Final.

7. DAS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO

7.1 DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

7.1.1 São condições para a inscrição no concurso de admissão ao CFS "B", para civis e militares:

a) ser brasileiro(a);

b) ser voluntário(a);

c) ter, no mínimo, 1,55 m de altura, se do sexo feminino, e 1,60 m de altura, se do sexo masculino;

d) estar dentro do limite de idade previsto no item 2 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado;

e) ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, na data da Concentração Final do concurso e por ocasião do ato da matrícula na EEAR, o certificado ou o diploma de conclusão do referido curso, expedido por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão federal, estadual, distrital ou regional de ensino competente;

f) não possuir registros criminais e não estar sub judice ou condenado(a) criminalmente;

g) se militar, constar as informações do seu Comandante, Diretor ou Chefe no Formulário de Solicitação de Inscrição, referentes ao atendimento das condições previstas nas alíneas d, f, h, i, j e q deste item;

h) se militar, estar classificado, no mínimo, no "Bom Comportamento";

i) se militar, possuir graduação inferior a Terceiro-Sargento;

j) estar em dia com suas obrigações eleitorais;

l) se do sexo feminino, estar de acordo com as exigências contidas nas instruções do concurso, conforme termo de responsabilidade constante do Formulário de Solicitação de Inscrição, relativas ao impedimento de apresentar estado de gravidez no período entre a inscrição no concurso e a conclusão do curso;

m) estar na condição de solteiro(a);

n) estar expressamente autorizado(a) pelo responsável legal, quando menor de 18 (dezoito) anos de idade;

o) se do sexo masculino, estar em dia com suas obrigações militares;

p) se ex-militar, não ter sido excluído(a) do serviço ativo a bem da disciplina;

q) não ter sido, anteriormente, desligado(a) de estabelecimento militar de ensino por motivo disciplinar, de conceito moral ou por motivo de incompatibilidade com a carreira militar;

r) não ser detentor de Certificado de Isenção do Serviço Militar motivado por incapacidade física, mental ou moral;

s) pagar a taxa de inscrição e comprovar seu pagamento; e

t) inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição previsto.

7.1.2 O previsto na alínea m do item 7.1.1 se aplica ao candidato(a) do concurso de admissão e ao aluno(a) do CFS, sendo que a referida condição deverá permanecer até a conclusão do curso, exceto ao militar da ativa que comprovar se encontrar na condição de casado no ato da inscrição (art. 144, § 2º, da Lei nº 6880, de 9 de dezembro de 1980 - Estatuto dos Militares).

7.1.3 Ao candidato inscrito no concurso de admissão ao CFS "B" como militar da ativa e que tenha sido licenciado durante a realização do concurso fica assegurada a excepcionalidade quanto ao estado civil, estabelecida nas condições para inscrição previstas nestas instruções para candidato militar.

7.1.4 O atendimento às condições para a inscrição no concurso de admissão, previstas no item 7.1.1, deverá ser comprovado ao Presidente da Comissão Fiscalizadora na data da Concentração Final, ocasião em que também serão apresentados pelos candidatos todos os documentos originais relacionados para matrícula, constantes do item 13.1, e entregues as suas respectivas cópias. Por ocasião da matrícula na EEAR, o candidato deverá reapresentar os documentos originais.

7.2 DAS ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO

7.2.1 A solicitação de inscrição será realizada por meio do preenchimento e encaminhamento à EEAR do Formulário de Solicitação de Inscrição no período constante do item 7 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado.

7.2.2 O Formulário de Solicitação de Inscrição poderá ser obtido pelos interessados dos modos que se seguem:

a) por meio do Manual do Candidato a ser obtido nos Comandos Aéreos Regionais (COMAR), nas Bases Aéreas, nas Organizações Militares de Ensino da Aeronáutica, no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER); e

b) por meio do item 7 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado, constante do Edital do concurso, publicado no Diário Oficial da União (DOU).

7.2.3 O candidato deverá envidar esforços para obter o seu Formulário de Solicitação de Inscrição conforme previsto na alínea a do item 7.2.2. Esse formulário não poderá ser copiado, sob pena do indeferimento da inscrição, tendo em vista que o mesmo utiliza o processo de leitura ótica e código de barras.

7.2.4 O Formulário de Solicitação de Inscrição, obtido conforme previsto na alínea b do item 7.2.2, deverá ser utilizado, excepcionalmente e somente, se o candidato estiver impossibilitado de obtê-lo junto às Organizações Militares da Aeronáutica, discriminadas na alínea a do referido item. Esse formulário não utiliza o processo de leitura ótica e não possui código de barras, podendo ser copiado, preenchido e enviado para a EEAR, acompanhado do comprovante de depósito bancário referente à taxa de inscrição, efetuado em favor daquela Escola.

7.2.4.1 O candidato que fizer uso do Formulário de Solicitação de Inscrição, constante da alínea b do item 7.2.2, deverá ampliá-lo para papel tamanho ofício, a fim de que possa proceder conforme o previsto nos itens 7.2.4 e 7.2.5.

7.2.5 O Formulário de Solicitação de Inscrição deverá ser preenchido à máquina ou em letra de forma ou, ainda, conforme as instruções contidas no próprio formulário. No preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição, o candidato, obrigatoriamente, deverá:

a) registrar a especialidade para cuja(s) vaga(s) pretende concorrer e seu respectivo código, devendo consultar, para o preenchimento correto, o item 4 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado;

b) assinalar a localidade, correspondente à OMAP, onde deseja realizar o concurso, devendo consultar, para o preenchimento correto, o item 9 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado; e

c) se candidato militar, assinalar a localidade, correspondente à OMAP, a qual está jurisdicionada a Organização Militar (OM) em que serve, devendo consultar, para o preenchimento correto, o item 9 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado.

7.2.6 O valor da taxa de inscrição, bem como os procedimentos para o pagamento, constam do item 3 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado. A taxa de inscrição é irrestituível, independente do motivo.

7.2.7 O Formulário de Solicitação de Inscrição deverá ser remetido via SEDEX ou com postagem registrada pela ECT para a EEAR, cujo endereço consta do item 5 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado. Excepcionalmente, poderá ser entregue diretamente no protocolo daquela Escola.

7.2.8 Somente será aceito o Formulário de Solicitação de Inscrição encaminhado via SEDEX ou contendo postagem registrada pela ECT dentro do prazo estabelecido para inscrição ou aquele que, excepcionalmente, der entrada no protocolo da EEAR até às 16h da data de encerramento das inscrições.

7.2.9 Será indeferida a inscrição do candidato cujo Formulário de Solicitação de Inscrição contenha campos em branco, ou esteja ilegível, ou apresente, em seu preenchimento, erro, rasura ou omissão de dados.

7.2.9.1 Será de inteira responsabilidade do candidato a verificação do correto preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição.

7.2.10 A inscrição tornar-se-á nula, bem como todos os atos dela decorrentes, se comprovado que o candidato, durante o concurso e nos prazos previstos, deixou de atender às condições constantes no item 7.1.1 destas instruções e no respectivo Aditamento.

7.2.11 A EEAR encaminhará ao candidato, via ECT, o seu Cartão de Inscrição deferido ou indeferido.

7.2.12 O candidato que não receber o Cartão de Inscrição, com o deferimento ou indeferimento de sua inscrição, até 5 (cinco) dias antes da data prevista para a Concentração Inicial, deverá entrar em contato com a EEAR no período previsto no Calendário de Eventos do concurso por meio do telefone constante do item 5 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado. O candidato deverá comunicar o não recebimento do Cartão de Inscrição e solicitar o número da Ficha de Ocorrência em que foi registrada a informação supracitada, o qual deverá ser informado ao membro da Comissão Fiscalizadora, responsável pela identificação dos candidatos, por ocasião da Concentração Inicial.

7.2.13 O descumprimento, por parte do candidato, do procedimento constante no item 7.2.12 implicará o impedimento da sua participação nos eventos do concurso, se este não portar, na ocasião, o Cartão de Inscrição.

7.3 DA INSCRIÇÃO PELA INTERNET

7.3.1 Quando para o concurso estiver prevista a inscrição pela INTERNET, o item 6.2 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado, conterá as orientações para essa modalidade de inscrição.

7.3.2 No caso de haver inscrição pela INTERNET e esta não for recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores técnicos que impossibilitem a transferência de dados, caberá ao interessado a responsabilidade de realizar sua inscrição utilizando-se dos demais meios previstos nos itens 7.2.2 e 7.2.7, observando o período estabelecido no Calendário de Eventos do concurso.

8. DO EXAME DE ESCOLARIDADE

8.1. O Exame de Escolaridade, de caráter seletivo e classificatório, será realizado por meio de provas escritas sobre as seguintes disciplinas:

a) Língua Portuguesa;

b) Matemática;

c) Física; e

d) Química.

8.2 As provas escritas do Exame de Escolaridade abrangerão o conteúdo programático previsto no Programa de Matérias, constante no item 10 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado.

8.2.1 As provas escritas do Exame de Escolaridade serão confeccionadas em impressos próprios, constando de questões objetivas de múltipla escolha, com quatro alternativas, das quais somente uma será a correta, podendo, também, serem compostas de questões dissertativas.

8.2.2 No caso de as provas serem compostas somente de questões objetivas, a cada questão será atribuído um valor específico e o resultado de qualquer uma das provas será igual à soma dos valores das questões assinaladas corretamente.

8.2.3 No caso de as provas serem compostas de uma ou mais questões dissertativas, o valor de cada questão será atribuído pela EEAR e o resultado de qualquer uma das provas será o somatório dos valores obtidos em cada questão.

8.2.4 No caso de as provas serem compostas de questões objetivas e dissertativas, cada questão terá valor específico, estipulado pela EEAR, e o resultado de qualquer uma das provas será a soma dos valores obtidos nas questões objetivas e dissertativas que a compõem.

8.3 O grau atribuído a cada prova do Exame de Escolaridade estará contido na escala de 0 (zero) a 10 (dez), proporcional ao resultado da respectiva prova, com aproximação até a casa centesimal e, assim, será apresentado nas relações de divulgação.

8.3.1 O grau mínimo que determinará o aproveitamento do candidato em qualquer uma das provas do Exame de Escolaridade será 5,00 (cinco).

8.4 A Média Final do candidato será a média aritmética simples dos graus obtidos nas provas do Exame de Escolaridade.

8.4.1 Serão considerados candidatos com aproveitamento aqueles que obtiverem Média Final igual ou superior a 5,00 (cinco) e que atendam ao previsto no item 8.3.1 destas instruções.

8.4.2 Os candidatos com aproveitamento serão relacionados por especialidade que optaram por concorrer, por meio da ordenação decrescente de suas Médias Finais, o que estabelecerá a ordem de classificação para o preenchimento das vagas previstas para o Curso.

9. DO CRITÉRIO DE DESEMPATE

9.1 No caso de empate das Médias Finais, o desempate será decidido de acordo com a seguinte ordem de precedência:

a) maior nota na Prova de Matemática;

b) maior nota na Prova de Português; e

c) maior idade.

10. DA INSPEÇÃO DE SAÚDE, DO EXAME DE APTIDÃO PSICOLÓGICA E DO TESTE DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO

10.1 Somente serão convocados para prosseguirem no concurso e realizarem a Inspeção de Saúde, o Exame de Aptidão Psicológica e o TACF os candidatos relacionados de acordo com a ordem estabelecida no item 8.4.2, em número máximo correspondente ao quádruplo das vagas estabelecidas para cada especialidade, observado o disposto no item 4 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado.

10.2 A Inspeção de Saúde, de caráter seletivo, será realizada no hospital de área da OMAP em que o candidato optou por prestar o concurso. O resultado da Inspeção de Saúde para cada candidato será expresso por meio das menções "APTO" ou "INCAPAZ PARA O FIM A QUE SE DESTINA".

10.2.1 Para os candidatos que optarem por realizar o concurso na OMAP COMAR III, a Inspeção de Saúde será realizada no Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL), podendo a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), excepcionalmente, designar um hospital da Aeronáutica situado na cidade do Rio de Janeiro para a realização da referida inspeção.

10.2.2 Somente será considerado "APTO" na Inspeção de Saúde o candidato que obtiver resultado favorável dentro dos padrões e diretrizes estabelecidos pela DIRSA.

10.2.3 Os requisitos que compõem a Inspeção de Saúde a que os candidatos serão submetidos e os parâmetros exigidos para a obtenção da menção "APTO" constam do Anexo 3 a estas instruções.

10.3 O Exame de Aptidão Psicológica, de caráter seletivo, será realizado na mesma localidade em que o candidato será submetido à Inspeção de Saúde, sob a responsabilidade do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) e segundo os procedimentos e parâmetros fixados em Instrução do Comando da Aeronáutica e documentos expedidos por aquele instituto. O resultado do Exame de Aptidão Psicológica para cada candidato será expresso por meio das menções "INDICADO" ou "CONTRA-INDICADO".

10.3.1 Os candidatos serão avaliados nas áreas de personalidade, aptidão e interesse para o propósito seletivo.

10.3.2 As áreas citadas no item 10.3.1, as técnicas a serem utilizadas, os critérios de avaliação e a definição dos resultados referentes ao Exame de Aptidão Psicológica constam do Anexo 7 destas instruções.

10.3.3 O Exame de Aptidão Psicológica para os candidatos que optarem por realizar o concurso na OMAP COMAR III será realizado no IPA, podendo aquele instituto designar outro local para a realização do referido exame, em função do número de candidatos.

10.4 O Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), de caráter seletivo, será realizado na OMAP em que o candidato optar por prestar o concurso, segundo os procedimentos e parâmetros fixados em documentos normativos do Comando da Aeronáutica, do DEPENS e naqueles expedidos pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

10.4.1 Somente realizarão o TACF os candidatos julgados aptos na Inspeção de Saúde. O resultado do TACF para cada candidato será expresso por meio das menções "APTO" ou "NÃO APTO".

10.4.2 Os requisitos que compõem o TACF a que os candidatos serão submetidos e os parâmetros exigidos para a realização dos mesmos constam do Anexo 5 a estas instruções.

10.4.3 O TACF dos candidatos que optarem por realizar o concurso na OMAP COMAR III será realizado pela CDA.

10.4.4 Considerando-se as exigências do TACF, recomenda-se que os candidatos realizem, previamente, um programa de condicionamento físico de, no mínimo, 30 (trinta) dias, sob orientação profissional.

10.4.5 Casos temporários de alteração fisiológica, fraturas, luxações, indisposição ou outros que possam vir a ser apresentados pelos candidatos antes da realização do TACF e, em conseqüência, diminuir a capacidade física dos mesmos ou impossibilitar a realização do referido teste, não serão levados em consideração, não sendo concedido qualquer adiamento ou tratamento privilegiado.

11. DOS RECURSOS

11.1 Será permitido ao candidato interpor recurso somente quanto ao que se segue:

a) formulação de questões das provas escritas do Exame de Escolaridade e aos seus respectivos gabaritos;

b) resultados obtidos na Inspeção de Saúde;

c) resultados obtidos no Exame de Aptidão Psicológica; e

d) resultados obtidos no TACF.

11.2 Para a interposição dos recursos cabíveis, o candidato terá 4 (quatro) dias úteis, a contar da respectiva data da divulgação dos resultados.

11.2.1 Para efeito de contagem de prazo para interposição de recurso, serão consideradas apenas as datas em que as OMAP divulgarem os resultados, sendo desconsideradas as datas das divulgações de resultados oriundas de outros meios de comunicação.

11.2.2 Os prazos previstos para a interposição dos recursos terão suas datas discriminadas no Calendário de Eventos constante do item 8 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado.

11.3 DO RECURSO PARA O EXAME DE ESCOLARIDADE

11.3.1 Os recursos para as provas que compõem o Exame de Escolaridade deverão ser referentes às questões que o candidato entenda terem sido formuladas de maneira imprópria ou conterem incorreções em seus respectivos gabaritos, devendo estar devidamente fundamentados, exclusivamente, na bibliografia recomendada.

11.3.1.1 Não haverá recurso quanto aos procedimentos de avaliação referentes ao Exame de Escolaridade, os quais estão previamente normatizados nas presentes instruções.

11.3.2 Os recursos de que trata o item 11.3.1 serão apresentados pelo candidato ao Presidente ou membro da Comissão Fiscalizadora por meio da Ficha Informativa sobre Formulação de Questão, conforme modelo constante do Anexo 2 destas instruções.

11.3.3 O candidato deverá utilizar uma Ficha Informativa sobre Formulação de Questão para cada questão ou gabarito a respeito dos quais desejar interpor recurso.

11.3.4 O recurso para qualquer das provas escritas que compõem o Exame de Escolaridade poderá ser interposto em duas oportunidades como se seguem:

a) a primeira oportunidade ocorrerá durante a realização de cada prova, caso o candidato entenda que o enunciado de uma questão está formulado de forma imprópria, ou que a mesma contém mais de uma ou nenhuma resposta correta. Nesse caso, ele poderá, em qualquer momento durante a realização da prova, solicitar uma Ficha Informativa sobre Formulação de Questão, a qual deverá ser preenchida e entregue ao Fiscal de prova. Ao término do tempo total previsto para a realização da prova, a Comissão Fiscalizadora deverá conceder o tempo de vinte minutos para os candidatos que, ainda, desejando fazer uso deste direito de recurso, possam preencher e entregar à Comissão a ficha supracitada; e

b) a segunda oportunidade ocorrerá após a divulgação, pelo Presidente da Comissão Fiscalizadora, das questões da prova e respectivo(s) gabarito(s) provisório(s). O candidato, após a divulgação supracitada, terá quatro dias úteis para preencher e entregar ao Presidente da Comissão Fiscalizadora a Ficha Informativa sobre Formulação de Questão. Para este caso, será facultada ao candidato que não residir no município sede da OMAP a remessa de sua ficha diretamente à EEAR, desde que respeitados os seguintes passos: transmissão via FAX e, na seqüência, remessa, via SEDEX, da ficha original, ambos procedimentos dentro do prazo previsto. O telefone e o endereço constam do item 5 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado. O candidato deverá certificar-se do recebimento pela EEAR do referido recurso.

11.3.5 Será dada a conhecer, coletivamente, pela Banca Examinadora, a existência ou não, de recursos submetidos à sua apreciação, bem como a decisão exarada, de forma definitiva, quanto aos mesmos.

11.3.6 A decisão exarada deverá conter os esclarecimentos sobre o enunciado da questão, bem como a justificativa fundamentada para cada alternativa que a compõe, respaldada na bibliografia recomendada.

11.3.7 Os resultados dos recursos interpostos quanto ao Exame de Escolaridade e ao seu respectivo gabarito, dados a conhecer coletivamente, têm caráter irrecorrível.

11.3.8 Quando for constatado que o enunciado de uma questão foi formulado de forma imprópria ou que a mesma contém mais de uma, ou nenhuma resposta correta, a questão será anulada e os pontos que lhe são pertinentes serão atribuídos a todos os candidatos.

11.3.9 Quando for verificado que a resposta correta de uma questão difere da constante do gabarito divulgado provisoriamente, este sofrerá alterações visando às correções necessárias.

11.3.10 O gabarito oficial de uma prova somente será divulgado após a respectiva Banca Examinadora julgar e divulgar, coletivamente, a decisão quanto aos recursos interpostos.

11.3.11 Quando for constatado que a divulgação de um gabarito oficial foi apresentada com incorreções, a divulgação será tornada sem efeito e o gabarito anulado, sendo publicado um novo gabarito oficial corrigindo o anterior.

11.3.11.1 A anulação de um gabarito oficial implicará a anulação de todos os atos dele decorrentes, não cabendo ao candidato qualquer direito ou pedido de reconsideração referente aos atos anulados.

11.4 DOS RECURSOS PARA INSPEÇÃO DE SAÚDE, EXAME DE APTIDÃO PSICOLÓGICA E TACF

11.4.1 O candidato julgado "INCAPAZ PARA O FIM A QUE SE DESTINA" na Inspeção de Saúde poderá solicitar nova inspeção em grau de recurso, por meio de requerimento próprio constante do Anexo 4 destas instruções, dirigido ao Diretor de Saúde da Aeronáutica. Tal documento deverá ser entregue ao Presidente da Comissão Fiscalizadora, acompanhado de laudo médico que se contraponha ao parecer que o incapacitou, dentro do prazo previsto no item 8 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado.

11.4.2 O candidato "CONTRA-INDICADO" no Exame de Aptidão Psicológica e que atender a todas as condições previstas no item 11.4.3 poderá requerer Reavaliação Psicológica, em grau de recurso, por meio de requerimento próprio constante do Anexo 8 destas instruções, dirigido ao Diretor do IPA, que deverá ser entregue ao Presidente da Comissão Fiscalizadora dentro do prazo previsto no item 8 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado.

11.4.3 Poderá requerer Reavaliação Psicológica, em grau de recurso, o candidato que atender a todas as condições que se seguem:

a) tiver sido submetido a toda bateria de testes prevista para o Exame de Aptidão Psicológica, em conformidade com as normas do Edital do concurso e do IPA; e

b) tiver sido contra-indicado no referido Exame de Aptidão Psicológica.

11.4.4 Terão seus requerimentos indeferidos para Reavaliação Psicológica, em grau de recurso, os candidatos que não cumprirem qualquer das exigências previstas nos itens 11.4.2 e 11.4.3.

11.4.5 O candidato "CONTRA-INDICADO" no Exame de Aptidão Psicológica poderá solicitar Entrevista Informativa, por meio de requerimento próprio constante do Anexo 9 destas instruções, dirigido ao Diretor do IPA, que deverá ser entregue ao Presidente da Comissão Fiscalizadora dentro do prazo previsto no item 8 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado.

11.4.6 A entrevista supracitada será, exclusivamente, de caráter informativo, para esclarecimento do motivo da contra-indicação do candidato ao propósito seletivo, não sendo considerada como recurso.

11.4.7 O candidato julgado "NÃO APTO" no TACF, considerando o constante do item 11.4.7.1, poderá solicitar novo teste, em grau de recurso, por meio de requerimento próprio constante do Anexo 6 destas instruções, dirigido ao Vice-Presidente da CDA. Tal documento deverá ser entregue ao Presidente da Comissão Fiscalizadora, dentro do prazo previsto no item 8 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado. O TACF realizado em grau de recurso será constituído de todos os exercícios previstos no Anexo 5.

11.4.7.1 Somente terá direito a realizar o teste, em grau de recurso, o candidato que tiver executado todos os exercícios previstos no TACF e não tiver atingido os índices estabelecidos para o referido teste ou aquele que, durante a realização do TACF, venha a sofrer algum problema físico, cuja recuperação ocorra dentro do período previsto para a realização do teste em grau de recurso.

11.4.8 Será de responsabilidade do candidato apresentar-se nos dias e locais determinados para a realização da Inspeção de Saúde, da Reavaliação Psicológica ou do TACF que solicitou em grau de recurso, bem como para a Entrevista Informativa.

12. DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO

12.1 Serão considerados aprovados no concurso de admissão os candidatos que atenderem às condições que se seguem:

a) no Exame de Escolaridade, obtiverem aproveitamento, conforme o item 8.4.1 destas instruções;

b) na Inspeção de Saúde e no TACF, forem considerados "APTOS"; e

c) no Exame de Aptidão Psicológica forem "INDICADOS".

12.2 Serão selecionados para habilitação à matrícula os candidatos aprovados e que forem classificados dentro do número de vagas fixado para a especialidade a que concorrem, considerando a ordem decrescente de suas Médias Finais, o critério de desempate e o parecer final da Junta Especial de Avaliação (JEA).

12.3 Os candidatos de que trata o item 12.2 somente estarão habilitados à matrícula se atenderem a todas as exigências previstas no item 13.1.

12.4 Os candidatos aprovados e não classificados dentro do número de vagas previsto para a especialidade a que concorrem serão considerados candidatos excedentes.

12.5 A JEA também selecionará os candidatos excedentes, considerando as vagas previstas para a especialidade a que concorrem, a ordem decrescente de suas Médias Finais e o critério de desempate, a fim de que os mesmos possam ser convocados, dentro da vigência do concurso, para o preenchimento de vagas que possam vir a existir decorrentes da desistência ou exclusão de candidatos na fase de habilitação à matrícula.

12.5.1 Aos candidatos excedentes que forem selecionados pela JEA fica assegurada apenas a expectativa de direito de serem convocados para habilitação à matrícula. Esta condição cessa com o término da vigência de cada concurso.

12.6 Caso não haja candidato excedente a ser selecionado pela JEA, na forma do item 12.5, o número de vagas ficará limitado àquelas que forem preenchidas inicialmente, sendo as restantes canceladas.

12.7 As vagas não preenchidas, após a convocação de que trata o item 12.5, ficam automaticamente canceladas para efeito do concurso a ser realizado.

12.8 A Junta Especial de Avaliação (JEA), designada para o concurso pelo Diretor-Geral do DEPENS, consolidará, pelo Mapa e pela Ata da JEA, a relação nominal dos candidatos aprovados e selecionados para habilitação à matrícula, bem como dos excedentes, observando o disposto nos itens 12.2 e 12.5, respectivamente.

12.9 A Ordem de Matrícula será de responsabilidade do Diretor-Geral do DEPENS, após a homologação do Mapa e da Ata da JEA.

12.10 A matrícula, a ser efetivada pelo Comandante da EEAR, somente ocorrerá após cumpridas as exigências previstas nas alíneas b, c, d, e, f e g do item 13.1 dentro dos prazos estabelecidos.

12.10.1 O não cumprimento, por parte do candidato, das exigências previstas no item 12.10 para a efetivação da matrícula implicará o cancelamento da sua Ordem de Matrícula e a sua exclusão do concurso.

13. DA HABILITAÇÃO À MATRÍCULA

13.1 Estará habilitado(a) a ser matriculado(a) no CFS, para o qual prestou o concurso, o(a) candidato(a) que atender a todas as condições a seguir:

a) ter sido aprovado(a) no concurso de admissão e selecionado(a) para habilitar-se à matrícula;

b) não estar sub judice ou condenado(a) criminalmente;

c) se militar, estar classificado(a), no mínimo, no "Bom Comportamento";

d) se militar, possuir graduação inferior a Terceiro-Sargento;

e) se ex-militar, não ter sido excluído(a) do serviço ativo a bem da disciplina;

f) apresentar, na Concentração Final, os originais e entregar cópia dos seguintes documentos:

- Certidão de Nascimento;

- documento de identidade (se militar, apresentar Carteira de Identidade, expedida pela instituição correspondente);

- certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio, expedido por estabelecimento de ensino reconhecido pelo órgão federal, distrital, estadual ou regional de ensino competente;

- autorização do responsável legal para os menores de 18 (dezoito) anos;

- Título de Eleitor e comprovante de situação eleitoral regularizada para os maiores de 18 (dezoito) anos;

- Cadastro de Pessoa Física (CPF); e

g) apresentar-se na EEAR na data prevista para habilitação à matrícula e início do curso. Se militar da ativa, deverá portar ofício de apresentação da OM de origem.

13.1.1 Não serão aceitos documentos ilegíveis, rasurados, com emendas ou discrepâncias de informações.

13.1.2 Quando da apresentação dos documentos constantes da alínea f do item 13.1, na Concentração Final, for constatada discrepância ou ausência de documentos, o candidato somente estará habilitado à matrícula se forem atendidas todas as exigências contidas no referido item até a data prevista para a mesma.

13.2 Visto que o militar que estiver prestando o Serviço Militar Inicial não poderá ser matriculado no CFS, o candidato que for incorporado em qualquer uma das Forças Armadas, no período compreendido entre a inscrição e a matrícula, deverá informar, por escrito, à EEAR em que OM está servindo. A interrupção do Serviço Militar Inicial somente poderá ocorrer nos casos previstos no art. 31, da Lei nº 4375 - Lei do Serviço Militar, de 17 de agosto de 1964.

13.3 A matrícula dos candidatos convocados e habilitados será efetivada por ato do Comandante da EEAR.

13.3.1 A constatação de omissão ou falta de veracidade de qualquer das informações ou documentos exigidos do candidato implicará tornar nula a sua matrícula, bem como todos os atos dela decorrentes, independente das sanções previstas em lei ou regulamentos militares.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1 DO COMPARECIMENTO AOS EVENTOS PROGRAMADOS

14.1.1 As despesas relativas a transporte, estada e alimentação para a realização do concurso correrão por conta do candidato, inclusive quando, por motivo de força maior, um ou mais eventos programados do concurso tiverem que ser repetidos. Também será da responsabilidade do candidato aprovado e selecionado para habilitação à matrícula o seu deslocamento com destino à EEAR para a matrícula e a realização do curso.

14.1.2 O candidato deverá portar o seu Cartão de Inscrição e o documento de identidade em todos os eventos do concurso. O candidato militar deverá apresentar a Carteira de Identidade expedida pela instituição correspondente.

14.1.3 São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Polícias Militares e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.); passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação com fotografia.

14.1.4 Não serão aceitos como documentos de identidade: Certidões de Nascimento, títulos eleitorais; carteiras de estudante; carteiras funcionais, sem valor de identidade; nem documentos ilegíveis, não-identificáveis ou danificados.

14.1.5 A EEAR procederá, como forma de identificação, a coleta da impressão digital dos candidatos nos eventos do concurso.

14.1.6 É recomendável que os candidatos que optarem por prestar o concurso nas OMAP localizadas no Rio de Janeiro e São Paulo compareçam ao local de realização da Concentração Inicial e das provas com 1 hora e 30 minutos de antecedência do horário fixado para fechamento dos portões e que os candidatos das demais OMAP compareçam com 1 hora de antecedência.

14.1.7 Os portões serão fechados nos horários previstos para as concentrações e realização de cada uma das provas do Exame de Escolaridade constantes do Calendário de Eventos do concurso, não sendo permitido o ingresso de candidatos, em hipótese alguma, no local do evento após o fechamento dos portões.

14.1.8 Tendo em vista razões de segurança do sigilo que envolvem o certame de âmbito nacional, uma vez iniciada qualquer das provas escritas do Exame de Escolaridade, o candidato:

a) não poderá deixar o seu lugar, senão para retirar-se, definitivamente, do recinto onde realizará a prova. Caso venha a ter problemas de ordem fisiológica durante a prova, o mesmo deverá solicitar a presença de um fiscal da Comissão Fiscalizadora do concurso para acompanhá-lo durante o tempo em que estiver ausente; e

b) somente poderá levar o Caderno de Questões se permanecer no recinto até o término do tempo total previsto para a realização da prova, em virtude de o concurso ser realizado em vários locais do território nacional. O candidato que optar por se retirar antes de transcorrido o tempo total previsto para a realização da prova, obrigatoriamente, terá que devolver o Caderno de Questões à Comissão Fiscalizadora. Em conseqüência do exposto, fica proibido qualquer tipo de anotação sobre as questões da prova, que não seja no próprio Caderno de Questões.

14.1.9 Para a apuração dos resultados das questões objetivas das provas escritas, será utilizado sistema automatizado de leitura. Em conseqüência, o correto preenchimento do Cartão de Respostas é de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato.

14.2 DO CANDIDATO MILITAR

14.2.1 Os candidatos militares deverão comparecer a todos os eventos do concurso trajando, obrigatoriamente, o uniforme 7º B RUMAER ou seu correspondente.

14.2.2 O candidato militar deverá comparecer à EEAR desimpedido de sua organização, devendo seu desligamento ser efetuado somente após efetivada a matrícula para evitar interrupção na contagem do tempo de serviço.

14.3 DA DIVULGAÇÃO DE GABARITOS E RESULTADOS

14.3.1 Serão divulgadas pelas OMAP, após a realização das provas escritas do Exame de Escolaridade, as questões das provas com os respectivos gabaritos. Esses gabaritos serão de caráter provisório até que seja exarada, pelas Bancas Examinadoras, a decisão sobre cada recurso interposto pelos candidatos, ocasião em que serão publicados os gabaritos oficiais, devendo ser considerado o disposto nos itens 11.3.11 e 11.3.11.1.

14.3.2 A relação nominal com os resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame de Escolaridade e a classificação dos mesmos, considerando a especialidade a que concorrem, será divulgada pela OMAP, mediante afixação em local predeterminado, sob a responsabilidade do Presidente da Comissão Fiscalizadora. Na ocasião, também será divulgada a relação nominal dos candidatos convocados para comparecerem à Concentração Intermediária para prosseguimento no concurso.

14.3.3 Os candidatos que não constarem das relações nominais divulgadas pela OMAP, conforme disposto no item 14.3.2, poderão contatar a EEAR para a confirmação de resultados ou dirimir dúvidas.

14.3.4 A relação nominal dos candidatos com seus resultados obtidos na Inspeção de Saúde e no TACF será divulgada pela OMAP, mediante afixação em local predeterminado, sob a responsabilidade do Presidente da Comissão Fiscalizadora.

14.3.5 Os resultados obtidos pelos candidatos no Exame de Aptidão Psicológica serão divulgados por meio da relação numérica de inscrição no concurso, a ser afixada em local predeterminado, sob a responsabilidade do Presidente da Comissão Fiscalizadora da OMAP.

14.3.6 Os resultados obtidos pelos candidatos que realizaram a Inspeção de Saúde, o Exame de Aptidão Psicológica ou TACF, em grau de recurso, serão divulgados pela OMAP em dia e local a ser confirmado pelo Presidente da Comissão Fiscalizadora.

14.3.7 A divulgação da relação nominal dos candidatos com a classificação final, considerando a especialidade a que concorrem, bem como aquela contendo os selecionados para habilitação à matrícula, será feita por meio da afixação em local predeterminado, sob a responsabilidade do Presidente da Comissão Fiscalizadora da OMAP.

14.3.8 Serão divulgadas pelo CECOMSAER, via INTERNET, conforme endereço constante do item 6 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado, as relações e os resultados previstos nos itens 14.3.1, 14.3.2, 14.3.4, 14.3.5 e 14.3.7, bem como a relação nominal dos candidatos selecionados para habilitar-se à matrícula, que foram excluídos do concurso em decorrência da não habilitação ou da desistência.

14.3.9 Serão publicadas no DOU as seguintes relações:

a) pela EEAR, a relação nominal dos candidatos que obtiveram aproveitamento nas provas escritas do Exame de Escolaridade com os resultados obtidos pelos mesmos e a respectiva classificação, considerando a especialidade a que concorrem. Também será publicada a relação daqueles convocados para a Concentração Intermediária que deverão prosseguir no concurso, conforme item 10.1;

b) pelo DEPENS, a relação nominal dos candidatos selecionados pela JEA para habilitação à matrícula, considerando o grupo a que concorrem; e

c) pela EEAR, a relação nominal dos candidatos matriculados no CFS e dos candidatos selecionados pela JEA, que foram excluídos do concurso de admissão na fase de habilitação à matrícula.

14.3.10 Será de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações dos resultados do concurso, bem como dos comunicados referentes ao mesmo.

14.4 DA EXCLUSÃO DO CONCURSO

14.4.1 Será excluído do concurso de admissão o candidato que:

a) não obtiver aproveitamento nas provas do Exame de Escolaridade;

b) não obtiver aproveitamento na Média Final do Exame de Escolaridade;

c) não for convocado para realizar a Inspeção de Saúde, o Exame de Aptidão Psicológica e o TACF;

d) for julgado "INCAPAZ PARA O FIM A QUE SE DESTINA" na Inspeção de Saúde;

e) for considerado "NÃO APTO" no TACF;

f) for considerado "CONTRA-INDICADO" no Exame de Aptidão Psicológica; e

g) não atingir os padrões previstos após a solução dos recursos apresentados.

14.4.2 Será excluído do concurso de admissão, por ato do Comandante da EEAR, sem prejuízo das sanções previstas em lei ou regulamentos, quando for o caso, o candidato que proceder de acordo com qualquer das alíneas que se seguem:

a) burlar ou tentar burlar qualquer das normas para a realização das provas, da Inspeção de Saúde, do Exame de Aptidão Psicológica e do TACF definidas no Edital, nas Instruções Específicas, no Aditamento ou em Instruções Orientadoras do concurso dirigidas ao candidato;

b) portar, no local de prova, arma, máquina calculadora, agenda eletrônica, walkman, pager, telefone celular, palm top, receptor, gravador ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico que receba, transmita ou armazene informações;

c) utilizar-se ou tentar utilizar-se de meios fraudulentos ou ilegais, bem como praticar ou tentar praticar ato de indisciplina durante a realização de qualquer atividade referente ao concurso;

d) fizer, durante as provas, anotação de informações relativas às suas respostas em local que não seja o próprio Caderno de Questões;

e) fizer uso, durante as provas, de livros, códigos, manuais ou quaisquer anotações;

f) recusar-se a entregar o Caderno de Questões, caso decida ausentar-se do local da prova antes do término do tempo oficial do evento;

g) continuar ou tentar continuar respondendo questão de prova após o encerramento do tempo oficial previsto para a realização da prova;

h) der ou receber auxílio para a realização das provas;

i) fizer uso de tratamento incorreto ou descortês a qualquer um dos membros da Comissão Fiscalizadora ou a candidatos;

j) deixar de comparecer ou chegar atrasado aos locais designados nos dias e horários determinados para a realização das concentrações, das provas, da Inspeção de Saúde, do Exame de Aptidão Psicológica e do TACF;

l) não apresentar o documento de identidade original ou recusar a submeter-se ao processo de identificação por meio de impressão digital por ocasião das concentrações, da realização de qualquer uma das provas, da Inspeção de Saúde, do Exame de Aptidão Psicológica e do TACF;

m) não apresentar o Cartão de Inscrição, exceção feita ao candidato que cumpriu o procedimento previsto no item 7.2.12 destas instruções;

n) deixar de apresentar qualquer um dos documentos exigidos para inscrição ou matrícula, ou apresentá-los contendo discrepâncias que não venham a ser sanadas nos prazos previstos;

o) deixar de cumprir qualquer das exigências previstas nas condições para a inscrição ou matrícula;

p) tiver praticado falsidade ideológica constatada em qualquer momento do concurso; e

q) deixar de apresentar-se na EEAR na data prevista para a matrícula e o início do curso, passando a ser considerado candidato desistente.

14.5 DA VALIDADE DO CONCURSO

14.5.1 Os resultados obtidos pelos candidatos em todas as etapas do concurso somente terão validade para a matrícula no CFS b referente ao concurso de admissão realizado.

14.5.2 O prazo de validade de cada concurso ao CFS b expirar-se-á cinco dias úteis após a data prevista para apresentação na EEAR para o início do curso, conforme estabelecido no item 8 do Aditamento a estas instruções, pertinente ao concurso a ser realizado, sendo tal prazo improrrogável.

15. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1 Não caberá ao interessado o direito de recurso para obter qualquer compensação pelo indeferimento de sua solicitação de inscrição no concurso, se constatado o descumprimento das condições estabelecidas nas presentes instruções e no Edital.

15.2 A inscrição no concurso de admissão implicará a aceitação irrestrita, pelo candidato, das condições estabelecidas nas presentes instruções e no respectivo Aditamento, pertinente ao concurso a ser realizado, bem como no Edital, não cabendo ao candidato o direito de recurso para obter qualquer compensação pela sua exclusão do concurso ou pelo seu não aproveitamento por falta de vagas.

15.3 Ao Diretor-Geral do DEPENS caberá:

a) anular o concurso, no todo ou em parte, em todo o país ou em determinadas localidades, quando houver grave indício de quebra de sigilo, cometimento de irregularidades durante a realização de qualquer evento de caráter seletivo e/ou classificatório, e quando ocorrer fato incompatível com estas instruções e respectivo Aditamento, pertinente ao concurso a ser realizado, ou que impossibilite o seu cumprimento, não cabendo por parte do candidato, caso continue ou não a participar do certame, a solicitação de qualquer tipo de reparação pelos transtornos que a anulação e, conseqüentemente, o cancelamento dos eventos subseqüentes possam causar, bem como fica implícita a aceitação pelo candidato do novo Calendário de Eventos a ser divulgado para prosseguimento no concurso;

b) caso seja constatada incorreção na publicação dos resultados obtidos pelos candidatos em qualquer evento seletivo e/ou classificatório de um certame, determinar providências para que a publicação seja tornada sem efeito e os resultados sejam publicamente anulados, bem como todos os atos deles decorrentes e, por meio de ato contínuo, providenciar para que sejam publicados os resultados corretos, não cabendo aos candidatos qualquer direito ou pedido de reconsideração referente aos resultados anulados, uma vez constatado que estes possam estar eivados de vícios que os tornem ilegais, pois dos mesmos não se originam direitos.

15.4 Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor-Geral do DEPENS.

NO IMP. TEN.-BRIG.-DO-AR FERNANDO DE ALMEIDA VASCONCELLOS

Diretor-Geral do DEPENS

MAJ.-BRIG.-DO-AR WILLIAM DE OLIVEIRA BARROS

ANEXO 1
SIGLAS UTILIZADAS PELO COMANDO DA AERONÁUTICA CONSTANTES DESTAS INSTRUÇÕES

AIEC - Aditamento às Instruções Específicas de Concurso

BCA - Boletim do Comando da Aeronáutica

CA - Concurso de Admissão

CDA - Comissão de Desportos da Aeronáutica

CECOMSAER - Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

CEMAL - Centro de Medicina Aeroespacial

CFS - Curso de Formação de Sargentos

CINDACTA - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo

CLA - Centro de Lançamento de Alcântara

COMAR - Comando Aéreo Regional

COMGEP - Comando-Geral do Pessoal

CPG - Comissão de Promoção de Graduados

CPGAER - Corpo de Pessoal Graduado da Aeronáutica

DEPENS - Departamento de Ensino da Aeronáutica

DIRAP - Diretoria de Administração do Pessoal

DIRSA - Diretoria de Saúde da Aeronáutica

DOU - Diário Oficial da União

EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica

IEC - Instruções Específicas do Concurso

IPA - Instituto de Psicologia da Aeronáutica

IRIS - Instruções Reguladoras das Inspeções de Saúde

JEA - Junta Especial de Avaliação

OM - Organização Militar

OMAP - Organização Militar de Apoio

QSS - Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica

RUMAER - Regulamento de Uniformes da Aeronáutica

TACF - Teste de Avaliação do Condicionamento Físico

ANEXO 2
FICHA INFORMATIVA SOBRE FORMULAÇÃO DE QUESTÃO - RECURSO

CONCURSO DE ADMISSÃO:_______________________

NOME DO CANDIDATO: __________________________

Nº DE INSCRIÇÃO: ________________________________

QUESTÃO Nº:_______ PROVA:_____________________

Solicito revisão, em grau de recurso, da questão supracitada pelo(s) motivo(s) que se segue(m):

COMENTÁRIO:

_______________________________________________

DATA: / / ____________________

ASSINATURA DO CANDIDATO

............................... cortar aqui..................................

RECIBO DO CANDIDATO

Recebi o recurso referente à prova ____________, realizada em __/__/__, do candidato________________________________________

______________________________

Presidente da Comissão Fiscalizadora

ANEXO 3
REQUISITOS PARA INSPEÇÃO DE SAÚDE

1. REQUISITO MÍNIMO DE ESTATURA

1.1 O inspecionado, civil ou militar, nas Juntas de Saúde (JS) iniciais, deverá apresentar estatura mínima de 1,60 m (sexo masculino) e 1,55 m (sexo feminino).

2. REQUISITO DE PESO:

2.1 Tem como base os fatores de idade e estatura com os limites estabelecidos conforme Tabela de Classificação Ponderal e aferido com o inspecionado despido.

MASCULINO 
ESTATURA (m)  Obs.: (PESO EM QUILOGRAMAS)
PESO 
MÍNIMO IDEAL MÁXIMO POR FAIXA ETÁRIA 
15-17 18-20 21-23 
1,60-62 47,0 58,0 70,0 70,5 71,5 
1,63-64 47,5 59,5 71,5 72,0 72,5 
1,65-67 48,0 61,0 73,0 74,0 75,0 
1,68-69 48,5 63,0 73,5 75,5 77,0 
1,70-72 50,0 65,0 76,5 77,5 79,5 
1,73-74 52,0 67,0 78,0 80,0 81,5 
1,75-77 54,0 68,5 80,0 82,0 84,0 
1,78-79 55,5 70,0 82,5 84,5 86,0 
1,80-82 57,5 72,0 85,0 86,5 88,5 
1,83-84 59,5 74,5 86,5 89,5 91,0 
1,85-87 61,0 76,5 88,0 91,0 94,5 
1,88-89 63,0 79,0 90,0 93,5 97,0 
1,90-92 65,0 81,0 93,5 95,5 100,0 
1,93-94 66,5 83,5 94,5 98,0 102,5 
1,95-97 68,5 86,0 95,0 100,0 105,0 
1,98-99 69,5 88,0 96,5 102,5 108,5 
2,00-02 71,0 90,5 98,5 105,0 111,0 
2,03 73,0 92,5 100,0 107,0 114,0 

FEMININO 
ESTATURA  Obs.: (PESO EM QUILOGRAMAS)
PESO 
IDEAL MÁXIMO MÍNIMO 
1,55 54 62,1 45,9 
1,56 54,5 62,7 46,3 
1,57 55 62,3 47,7 
1,58 55,5 63,2 47,8 
1,59 56 64,4 47,6 
1,60 56,5 65 48 
1,61 57,1 65,7 48,5 
1,62 57,7 66,4 49 
1,63 58,3 67,1 49,5 
1,64 58,9 67,8 50 
1,65 59,5 68,4 50,6 
1,66 60,1 69,1 51,1 
1,67 60,7 69,8 51,6 
1,68 61,3 70,5 52,1 
1,69 61,9 71,2 52,6 
1,70 62,5 71,9 53,1 
1,71 63,2 72,7 53,7 
1,72 63,9 73,5 54,3 
1,73 64,6 74,3 54,9 
1,74 65,3 75,1 55,5 
1,75 66 75,9 56,1 
1,76 66,8 76,8 56,8 
1,77 67,6 77,7 57,5 
1,78 68,4 78,7 58,1 
1,79 69,2 79,6 58,8 
1,80 70 80,5 59,5 

3. REQUISITOS CARDIOCIRCULATÓRIOS

3.1 Pressão arterial não excedente a 140 x 90 mm/Hg;

3.2 Freqüência cardíaca entre 50 e 100 batimentos por minuto;

3.3 Ausência de sopros orgânicos ou de ritmos cardíacos anormais;

3.4 Ritmo cardíaco regular;

3.5 Eletrocardiograma normal; e

3.5 Ausência de doenças dos vasos sangüíneos.

4. REQUISITOS VISUAIS

4.1 Acuidade visual a 6 metros - Visão igual a 0,5 (20/40), no mínimo, em cada olho, separadamente, sem correção, desde que, com uso de lentes corretoras, atinja 01 (20/20);

4.2 Acuidade visual a 35 centímetros - J-4 em cada olho, e J-1 com correção;

4.3 Campo visual - normal, pesquisado em relação ao campo visual do examinador;

4.4 Senso cromático - pesquisado inicialmente através das Pranchas Pseudo-isocromáticas. Ocorrendo mais de oito interpretações incorretas, o inspecionado poderá qualificar-se, desde que reconheça, com facilidade, as cores vermelha, verde, azul, âmbar e branca, utilizadas em aviação (prova de círculo luminoso);

4.5 Oftalmotônus - normal; e

4.6 Ausência de cicatrizes cirúrgicas corretivas para distúrbios de refração.

5. REQUISITOS AUDITIVOS

5.1 Audibilidade com perda tolerável de até 35 (trinta e cinco) decibéis ISO, nas freqüências de 500 (quinhentos) a 2.000 (dois mil) ciclos/segundo; e

5.2 Audibilidade para voz cochichada a cinco metros em ambos os ouvidos.

6. REQUISITOS ODONTOLÓGICOS

6.1 Presença de todos os dentes anteriores naturais, incisivos e caninos, tolerando-se próteses que satisfaçam à estética e função.

6.2 Presença de, no mínimo, 01 (um) pré-molar e 1 (um) molar em cada hemi-arcada, naturais, ou substituídos por próteses que satisfaçam à estética e função.

6.3 Ausência de cáries.

6.4 Ausência de moléstias periodontais evidenciáveis ao exame visual.

6.5 Ausência de afecções periapicais constatadas visualmente, ou surpreendidas em exames radiográficos de dentes suspeitos.

Obs.: O não preenchimento de qualquer dos requisitos descritos implicará a incapacidade física do candidato na Inspeção de Saúde. Outras causas de incapacidade física estão descritas no Capítulo V da IMA 160-1 das Instruções Reguladoras das Inspeções de Saúde (IRIS).

ANEXO 4

AO EXMO. SR. DIRETOR DE SAÚDE DA AERONÁUTICA

____________________________________, residente à_________________ Bairro _______________________________Cidade ______________________ Estado ______________CEP_____________ Telefone _______________ nascido em _____/_____/______, natural de _____________________candidato ao __________________________ da EEAR, inscrição nº _______________________________________, inspecionado pela Junta de Saúde em ______/_______/_______, na cidade _________________________________ e tendo sido julgado INCAPAZ PARA O FIM A QUE SE DESTINA, vem solicitar a V. Exa. nova inspeção em grau de recurso pela Junta Superior de Saúde (JSS), conforme disposto nas Instruções Específicas do Concurso, acompanhado da documentação médica em anexo, contrapondo o parecer que o incapacitou.

É a primeira vez que requer.

Nestes termos, pede deferimento.

__________________,____de _______________de 20____.

Ass. ___________________________________

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RECIBO DO CANDIDATO

Recebi o recurso referente à Inspeção de Saúde, realizada em ____/____/_____, do candidato ________________ ___________________________ Presidente da Comissão Fiscalizadora

ANEXO 5
TESTE DE AVALIAÇÃO DO CONDICIONAMENTO FÍSICO (TACF)

1. O Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) visa medir e avaliar os padrões individuais a serem atingidos pelos candidatos inscritos nos concursos de admissão aos cursos e estágios do Comando da Aeronáutica.

2. Os padrões individuais a serem atingidos pelos candidatos durante o TACF servirão de parâmetro para aferir se o candidato possui as condições mínimas necessárias para suportar o esforço físico a que será submetido durante o curso, com vistas ao final deste ser capaz de atingir os padrões exigidos do militar da ativa.

3. O TACF será realizado em um único dia. Serão executados os dois exercícios que se seguem e, após, será realizada a corrida.

4. Serão aprovados os candidatos que obtiverem resultado APTO em cada exercício e na corrida, conforme se seguem:

MASCULINO
TESTE Nº 1 - FLEXÃO E EXTENSÃO DOS BRAÇOS COM APOIO DE FRENTE SOBRE O SOLO

Duração: sem limite de tempo.

Tentativa: 01 (uma).

Posição inicial: apoio de frente sobre o solo, mantendo o corpo esticado.

1º Tempo: flexionar os membros superiores, procurando aproximar o peito do solo o máximo possível, mantendo o corpo nivelado.

2º Tempo: estender os mesmos, voltando à posição inicial.

Contagem: quando a extensão for completada, contar-se-á uma execução.

Nº de execuções: o máximo de execuções corretas que conseguir realizar.

Erros mais comuns:

a) apoiar o peito no solo;

b) mudar a posição do corpo, deixando de mantê-lo reto;

c) não flexionar ou estender totalmente os membros superiores;

d) elevar primeiro o tronco e depois os quadris; e

e) alterar o ritmo de execução ou parar para descansar.

FAIXA ETÁRIA: NÃO APTO APTO

Todas menos de 9 mais ou igual a 9

TESTE Nº 2 - FLEXÃO DO ABDÔMEN

Duração: um minuto.

Tentativa: 01 (uma).

Posição inicial: deitado em decúbito dorsal, mãos cruzadas ao peito na altura dos ombros, joelhos numa angulação de 90º, pés alinhados com o prolongamento do quadril e firmes ao solo fixados com o auxílio do avaliador.

1º Tempo: flexionar o tronco até tocar os cotovelos no terço distal das coxas (região próxima ao joelho).

2º Tempo: voltar à posição inicial até que as escápulas toquem o solo.

Contagem: cada vez que o 1º tempo se completar, contar-se-á uma repetição.

Nº de execuções: o máximo de repetições corretas que conseguir realizar, sem pausas para descanso, dentro do intervalo de tempo de 1 minuto.

Erros mais comuns:

a) soltar as mãos do peito ou auxiliar a flexão do tronco com impulso dos braços;

b) não encostar o cotovelo no terço distal das coxas;

c) não encostar as costas no solo no 2º tempo;

d) parar para descansar; e

e) não manter os joelhos na angulação de 90º.

FAIXA ETÁRIA: NÃO APTO APTO

Todas menos de 18 mais ou igual a 18

TESTE Nº 3 - CORRIDA OU MARCHA DE 12 MINUTOS

Duração: 12 (doze) minutos.

Tentativa: 01 (uma).

Local: pista de atletismo ou qualquer outro percurso no plano horizontal, com declividade não superior a 1/1000 e devidamente aferida. O percurso preferencialmente deverá ter marcações intermediárias a cada 400 metros para facilitar o avaliado no controle de seu ritmo de corrida.

FAIXA ETÁRIA: NÃO APTO APTO

Todas menos de mais ou igual

1800 metros a 1800 metros

FEMININO

Serão aprovadas as candidatas que obtiverem resultado APTO em cada exercício e na corrida, conforme se segue:

TESTE Nº 1 - FLEXÃO E EXTENSÃO DOS BRAÇOS COM APOIO DE FRENTE SOBRE O SOLO

Duração: sem limite de tempo.

Tentativa: 01 (uma).

Posição inicial: apoio de frente sobre o solo, mantendo o corpo esticado. O joelho deverá estar no solo.

1º Tempo: flexionar os membros superiores, procurando aproximar o peito do solo o máximo possível, mantendo o corpo nivelado.

2º Tempo: estender os mesmos, voltando à posição inicial.

Contagem: quando a extensão for completada, contar-se-á uma execução.

Nº de execuções: o máximo de execuções corretas que conseguir realizar.

Erros mais comuns:

a) apoiar o peito no solo;

b) mudar a posição do corpo, deixando de mantê-lo reto;

c) não flexionar ou estender totalmente os membros superiores; e

d) alterar o ritmo de execução ou parar para descansar.

FAIXA ETÁRIA: NÃO APTA APTA

Todas menos de 8 mais ou igual a 8

TESTE Nº 2 - FLEXÃO DO ABDÔMEN

Duração: um minuto.

Tentativa: 01 (uma).

Posição inicial: deitado em decúbito dorsal, mãos cruzadas ao peito na altura dos ombros, joelhos numa angulação de 90º, pés alinhados com o prolongamento do quadril e firmes ao solo fixados com o auxílio do avaliador.

1º Tempo: flexionar o tronco até tocar os cotovelos no terço distal das coxas (região próxima ao joelho).

2º Tempo: voltar à posição inicial até que as escápulas toquem o solo.

Contagem: cada vez que o 1º tempo se completar, contar-se-á uma repetição.

Nº de execuções: o máximo de repetições corretas que conseguir realizar, sem pausas para descanso, dentro do intervalo de tempo de 1 minuto.

Erros mais comuns:

a) soltar as mãos do peito ou auxiliar a flexão do tronco com impulso dos braços;

b) não encostar o cotovelo no terço distal das coxas;

c) não encostar as costas no solo no 2º tempo;

d) parar para descansar; e

e) não manter os joelhos na angulação de 90º.

FAIXA ETÁRIA: NÃO APTA APTA

Todas menos de 14 mais ou igual a 14

TESTE Nº 3 - CORRIDA OU MARCHA DE 12 MINUTOS

Duração: 12 (doze) minutos.

Tentativa: 01 (uma).

Local: pista de atletismo ou qualquer outro percurso no plano horizontal, com declividade não superior a 1/1000 e, devidamente aferida. O percurso preferencialmente deverá ter marcações intermediárias a cada 400 metros para facilitar o avaliado no controle de seu ritmo de corrida.

FAIXA ETÁRIA: NÃO APTA APTA

Todas menos de mais ou igual

1600 metros a 1600 metros

ANEXO 6

AO ILMO. SR. VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DESPORTOS DA AERONÁUTICA _____________________________________, residente à ____________________ Bairro ________________________Cidade ____________ Estado _______ CEP _________________ Telefone ________________ nascido em ____/____/_____, natural de __________ candidato ao ___________________________ da EEAR, inscrição nº _______________________, tendo realizado o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) em ____/____/_____, na cidade ___________________________ e tendo sido considerado "NÃO APTO", vem solicitar novo teste em grau de recurso, conforme disposto nas Instruções Específicas do Concurso.

É a primeira vez que requer.

Nestes termos, pede deferimento.

_________________,____de _______________de 20____.

Ass..________________________________________

...............................cortar aqui.....................................

RECIBO DO CANDIDATO

Recebi o recurso referente ao Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), realizado em __/___/_____, do candidato _____________________________________________________

Presidente da Comissão Fiscalizadora

ANEXO 7
INFORMAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DO EXAME DE APTIDÃO PSICOLÓGICA

1. EXAME DE APTIDÃO PSICOLÓGICA

1.1 O Exame de Aptidão Psicológica para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - Turma "B" (CFS "B") é de caráter seletivo e será realizado segundo os procedimentos e parâmetros fixados em Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) e documentos expedidos pelo Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA).

2. DEFINIÇÃO

2.1 Processo de avaliação que visa estabelecer um prognóstico de adaptação, através da identificação nos candidatos de características psicológicas necessárias ao desempenho da atividade/curso/função pretendida.

3. ÁREAS AVALIADAS

3.1 PERSONALIDADE

3.1.1 Conjunto de características herdadas e adquiridas que determinam o comportamento do indivíduo no meio que o cerca. São avaliados os seguintes elementos:

a) aspecto afetivo-emocional;

b) relacionamento interpessoal; e

c) comunicação.

3.2 APTIDÃO

3.2.1 Conjunto de características que expressam a habilidade com que um indivíduo, mediante treinamento, pode adquirir conhecimento e destrezas, que pode ser avaliado através da aptidão geral ou de aptidões específicas.

3.3 INTERESSE

3.3.1 Demonstração ou expressão de gosto, tendência ou inclinação pelas atividades inerentes à função pretendida.

4. TÉCNICAS UTILIZADAS

4.1 Entrevistas de grupo ou individual, dirigidas e padronizadas.

4.2 TESTES PSICOMÉTRICOS

4.2.1 Inteligência Geral.

4.2.2 Aptidão Específica.

4.3 TESTES DE PERSONALIDADE

4.3.1 Expressivos.

4.3.2 Projetivos.

4.4 QUESTIONÁRIO DE INTERESSE

5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1 O Exame de Aptidão Psicológica para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - Turma "B" (CFS "B") obedece a critérios que são estabelecidos em conformidade com os perfis ocupacionais e consubstanciados nos "Padrões Seletivos", documento de uso exclusivo do IPA, que contém informações básicas, requisitos de desempenho e instrumentos de avaliação psicológica específicos de cada atividade/curso/função.

5.2 Os perfis ocupacionais são elaborados segundo os preceitos da metodologia da pesquisa científica, aplicada à Psicologia Organizacional e baseados no "Padrão de Desempenho de Especialidade", documento elaborado pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP).

5.3 "O Padrão Seletivo" do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - Turma "B" (CFS "B") define os níveis mínimos de desempenho para cada área avaliada. Os candidatos são considerados indicados ao atingirem esses níveis estabelecidos.

6. RESULTADO

6.1 O resultado do Exame de Aptidão Psicológica só será considerado válido para o propósito seletivo para o qual foi realizado, sendo expresso através das menções "Indicado" (I) "Contra-Indicado" (CI).

a) Indicado: candidato com prognose favorável de ajustamento e de adaptação ao ambiente de formação e/ou desempenho profissional, por haver atingido os níveis de exigência referentes às áreas de personalidade, aptidão e interesse, contidos no perfil ocupacional básico da atividade/curso/função; e

b) Contra-Indicado: candidato com prognose desfavorável de ajustamento e de adaptação ao ambiente de formação e/ou desempenho profissional, por apresentar resultados abaixo dos níveis de exigências, em uma ou mais áreas contidas no perfil ocupacional básico da atividade/curso/função.

ANEXO 8

AO SR. DIRETOR DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA AERONÁUTICA

___________________________________, residente à_______________________ Bairro ___________________ Cidade _________________ Estado __________ CEP __________Telefone____________ nascido em _____/____/_____, natural de ______________ candidato ao _________________ da EEAR, inscrição nº ___________, tendo sido contra-indicado no Exame de Aptidão Psicológica, realizado em ___/___/____, pelo IPA, vem solicitar Reavaliação Psicológica, em grau de recurso, e declara estar ciente do previsto no item 11.4.4 das Instruções Específicas do concurso a ser realizado.

É a primeira vez que requer.

Nestes termos, pede deferimento.

_________, ___ de ____________ de 20__.

_____________________

Assinatura do Candidato

Fui reavaliado no Exame de Aptidão Psicológica, em ____________, pelo(a) ______________

________________________

(Assinatura do Candidato após a reavaliação do Exame de Aptidão Psicológica em grau de recurso)

cortar aqui

RECIBO DO CANDIDATO

Recebi a solicitação de reavaliação do Exame de Aptidão Psicológica, em grau de recurso, em ____/____/_____, do candidato_______________________ ________________________________

Assinatura do Presidente da Comissão Fiscalizadora

ANEXO 9

AO SR. DIRETOR DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA AERONÁUTICA

_____________________________________, residente à________________________________ Bairro __________________Cidade _________________ Estado ___________ CEP _________ Telefone ___________ nascido em _____/____/______, natural de ______________candidato ao _______________ da EEAR, inscrição nº ________________________, tendo sido avaliado no Exame de Aptidão Psicológica, realizado em ______/_____/______, na cidade ________________, vem solicitar Entrevista Informativa, com o objetivo de esclarecer o motivo de sua contra-indicação ao propósito seletivo.

É a primeira vez que requer.

Nestes termos, pede deferimento.

__________, ___ de _____________ de 20___.

__________________

Assinatura do Candidato

Realizei a Entrevista Informativa, referente ao Exame de Aptidão Psicológica, em ________________, concedida pelo(a) _________________________________

(Assinatura do Candidato após a Entrevista)

cortar aqui

RECIBO DO CANDIDATO

Recebi a solicitação de Entrevista Informativa, referente ao Exame de Aptidão Psicológica, em ______/____/____, do candidato__________________________

_________________________________

Assinatura do Presidente da

Comissão Fiscalizadora