Portaria SDE nº 6 de 02/12/2002

Norma Federal - Publicado no DO em 04 dez 2002

Institui formulários padrão, cuja adoção se recomenda aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SNDC, nos procedimentos de fiscalização das relações de consumo.

A Secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 106, inciso I, da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, e o art. 63 do Decreto nº 2.181, de 20 de março de 1997, e

Considerando a Agenda de Harmonização de Conceitos, Critérios e Procedimentos dos PROCON'S, aprovada na 22ª Reunião Nacional de PROCON'S Estaduais e Municipais das Capitais, realizada em Brasília/DF, nos dias 11 e 12 de março de 1999, ratificada por resoluções do XIX Encontro Nacional de Defesa do Consumidor, realizado em Porto Alegre/RS, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 1999;

Considerando as informações e documentos colhidos de diversos PROCON'S pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, em decorrência dos trabalhos da mencionada Agenda;

Considerando a necessidade de se estabelecer, para todo o território nacional, um modelo de Auto de Infração, de Auto Apreensão/Termo de Depósito, de Auto de Constatação, de Notificação, de Relatório de Autuação, de Folha de Continuação, de Cédula de Identificação Fiscal e de Relatório de Fiscalização, que poderão ser utilizados nas ações de fiscalização das relações de consumo;

Considerando a importância de se estabelecerem critérios e parâmetros para aplicação da penalidade de multa e de se instruir o Processo Administrativo com informações relativas à condição econômica do estabelecimento autuado, conforme previsto no art. 57 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 - Código de Defesa do Consumidor, visando a facilitar a decisão da autoridade administrativa no tocante à gradação da multa;

Considerando a necessidade de uniformização dos procedimentos administrativos adotados em todas as unidades federadas;

Considerando o disposto nos arts. 3º, inciso X, 9º e 10 do Decreto nº 2.181, de 1997; e

Considerando, ainda, a organização do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SNDC, previsto no Decreto nº 2.181, de 1997, resolve:

Art. 1º Ficam instituídos os seguintes formulários padrão, cuja adoção se recomenda aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SNDC, nos procedimentos de fiscalização das relações de consumo, conforme modelos constantes dos Anexos I a IX desta Portaria:

I - Auto de Infração;

II - Auto de Apreensão/Termo de Depósito;

III - Auto de Constatação;

IV - Notificação;

V - Relatório de Autuação;

VI - Folha de Continuação;

VII - Cédula de Identificação Fiscal;

VIII - Relatório de Fiscalização; e

IX - Relatório de Visita.

Art. 2º O Auto de Infração, o Auto de Apreensão/Termo de Depósito, o Auto de Constatação e a Notificação serão lavrados em três vias, numerados tipograficamente, nos termos do art. 37 do Decreto nº 2.181, de 1997.

Art. 3º O Auto de Constatação, previsto no art. 64 do Decreto nº 2.181, de 1997, poderá ser lavrado:

I - quando forem necessários documentos ou esclarecimentos complementares para a comprovação da prática infrativa; e

II - em fiscalizações de caráter educativo ou preventivo, hipótese em que será fixado prazo para adequação da conduta às normas legais.

Art. 4º Havendo necessidade de utilização de mais de um formulário de Auto de Infração, de Auto de Apreensão/Termo de Depósito, de Auto de Constatação e de Notificação para a narração das irregularidades constatadas, o agente fiscal deverá usar a Folha de Continuação (Anexo IV), impressa em três vias, que deverá conter o número do auto lavrado ou da notificação expedida e que será processado como um único instrumento, independente do número de Folhas de Continuação utilizadas.

Art. 5º Os agentes fiscais, devidamente credenciados nos termos do art. 10 do decreto nº 2.181, de 1997, identificar-se-ão, no exercício das atividades de fiscalização das relações de consumo, com a Cédula de Identificação Fiscal (Anexo VII).

§ 1º A Cédula de Identificação Fiscal poderá ser expedida com prazo de validade preestabelecido, se assim o requer a peculiaridade do cargo.

§ 2º A Cédula de Identificação Fiscal será numerada, devendo ser entregue ao agente fiscal mediante carga individual com assinatura de termo de responsabilidade.

Art. 6º O Relatório de Visita (Anexo IX), preenchido em duas vias, deverá ser utilizado pelo agente fiscal quando, no momento da fiscalização, não constatar práticas infrativas no estabelecimento visitado, hipótese em que deverá cientificar o fornecedor de que esse não gera direito ou obrigação nem cria exceção entre o fornecedor e o órgão de defesa do consumidor, ficando passível de autuação caso venha a proceder de forma contrária à legislação.

Art. 7º No caso de recusa de assinatura do recebimento do Auto de Infração, do Auto de Apreensão/Termo de Depósito, do Auto de Constatação e da Notificação, o agente fiscal deverá fazer constar no campo destinado à assinatura do fiscalizado a seguinte declaração, assinada e datada pelo agente fiscal: "Recusou-se a assinar. A 3º Via será entregue por via postal".

Art. 8º Os formulários impressos antes da entrada em vigor desta Portaria poderão ser normalmente utilizados, até o seu término, quando poderão ser substituídos pelos modelos anexos desta Portaria.

Art. 9º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 10. Fica revogada a Portaria/DPDC nº 01, de 3 de fevereiro de 1994.

ELISA SILVA RIBEIRO BAPTISTA OLIVEIRA

ANEXO I

BRASÃO - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DA FEDERAÇÃO E ÓRGÃO AUTUANTE  AUTO DE INFRAÇÃO  
Nº 1ª VIA - PROCESSO
1 - RAZÃO SOCIAL  
NOME FANTASIA  ATIVIDADE  
ENDEREÇO  CEP  
MUNICÍPIO  ESTADO  TELEFONE  
CNPJ/CPF  I.E/I.M  FAX  
2 - RESPONSÁVEL (NOME)  CPF/R.G  
ENDEREÇO  CEP  TELEFONE  
3 - LOCAL DA AUTUAÇÃO  DATA:  HORA:  
4 - COMINAÇÃO LEGAL Às ____ horas do dia ____ do mês de ________________ do ano ________, no exercício da fiscalização de que trata a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, regulamentada pelo Decreto nº 2.181, de 20 de março de 1997, constatei que o (a) autuado (a) infringiu___________________________________________________________________________________________________________________________________ pela constatação das irregularidades abaixo.  
 
 
 
 
PREENCHIMENTO DA FOLHA DE CONTINUAÇÃO    SIM       NÃO
5 - IMPUGNAÇÃO A impugnação escrita deverá ser apresentada no prazo improrrogável de 10 (dez) dias, contados processualmente a partir da data da entrega da 3ª Via deste(s) Auto(s) ao (a): (nome do órgão autuante). __________________ localizado (a) no endereço:____ cidade de ______________, UF ______ CEP ___________TELEFONE_______________
6 - AUTUANTE 
_______________________
AssinaturaNOME:
CARGO:
MATRÍCULA: (OU CARIMBO)

ANEXO II

BRASÃO - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DA FEDERAÇÃO E ÓRGÃO AUTUANTE  AUTO DE APREENSÃO/ TERMO DE DEPÓSITO  
Nº  
1 - RAZÃO SOCIAL  
NOME FANTASIA  ATIVIDADE  
ENDEREÇO  CEP  
MUNICÍPIO  ESTADO  TELEFONE:  
CNPJ/CPF  INSCRIÇÃO ESTADUAL  FAX:  
2 - DEPOSITÁRIO (NOME)  CPF/R.G.  
FUNÇÃO QUE EXERCE NA EMPRESA  
FILIAÇÃO PAI.  MÃE.   
ENDEREÇO  CEP  TELEFONE  
3 - LOCAL DA AUTUAÇÃO  DATA:  HORA:  
4 - COMINAÇÃO LEGAL Às ____ horas do dia ____ do mês de ________________ do ano ________, no exercício da fiscalização de que trata a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, regulamentada pelo Decreto nº 2.181, de 20 de março de 1997, faço a apreensão do(s) produto(s), abaixo discriminado(s), na(s) quantidade(s) encontrada(s) no local, por infringências ao(s) disposto(s) no(s) _______________________________________ __________________________________________________________pela constatação da(s) irregularidades abaixo.  
5 - DA APREENSÃO (Descrição e quantidade dos produtos apreendidos/ razões determinantes da apreensão):  
 
 
 
6 - QUANTIDADE DE AMOSTRA COLHIDA PARA ANÁLISE: 
 
PREENCHIMENTO DA FOLHA DE CONTINUAÇÃO       SIM       NÃO  
7 - IMPUGNAÇÃO A impugnação escrita deverá ser apresentada no prazo improrrogável de 10(dez) dias, contados processualmente a partir da data da entrega da 3ª via deste auto ao, localizado no endereço:, cidade de, UF, CEP, Telefone.  
8 - TERMO DE DEPÓSITO Fica(m)apreendido(s) o(s) produto(s) acima, pelo que lavrei o presente auto, em 3 (três) vias, assinados por mim e o fornecedor, seu mandatário ou preposto, constituindo o Sr. ___________________________________________________________qualificado acima(item 02), seu fiel depositário, sujeitando-se às penas da lei em caso de infidelidade. Fica proibida a venda, utilização, substituição, subtração ou remoção total ou parcial do(s) bem(ens) acima referido(s), de acordo com o § 1º do artigo 21 do Decreto nº 2181/97.  
9 - Local do armazenamento:  
10 - AUTUANTE  _______________________
AssinaturaNOME:
CARGO:
MATRÍCULA

ANEXO III

BRASÃO - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DA FEDERAÇÃO E ÓRGÃO AUTUANTE  AUTO DE CONSTATAÇÃO  
Nº  
1 - RAZÃO SOCIAL  
NOME FANTASIA  ATIVIDADE  
ENDEREÇO  CEP  
MUNICÍPIO  ESTADO  TELEFONE  
CNPJ/ CPF  INSCRIÇÃO ESTADUAL  FAX  
2 - LOCAL DA AUTUAÇÃO  DATA:  HORA:  
3 - CONSTATAÇÃO  
PREENCHIMENTO DA FOLHA DE CONTINUAÇÃO    SIM       NÃO
4 - DISPOSITIVOS LEGAIS INFRINGIDOS  
5 - O autuado deverá adequar-se às normas legais no prazo de________(____________) a contar da lavratura deste Auto, ou impugná-lo nos termos da alínea e, do inciso I, do art. 35 do Decreto nº 2.181/97.  
6 - AUTUANTE  _______________________
AssinaturaNOME:
CARGO:
MATRÍCULA: (ou carimbo)

NOME:
RG Nº:
ANEXO IV

BRASÃO - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DA FEDERAÇÃO E NOME DO ÓRGÃO  NOTIFICAÇÃO  
Nº  
1 - NOTIFICANTE ÓRGÃO  
ENDEREÇO  CEP  
2 - NOTIFICADO RAZÃO SOCIAL  
NOME FANTASIA  ATIVIDADE  
ENDEREÇO  CEP  
MUNICÍPIO  ESTADO  TELEFONE  
CNPJ/ CPF  INSCRIÇÃO ESTADUAL  FAX  
3 - LOCAL DA NOTIFICAÇÃO DATA:  HORA:  
4 - NOTIFICAÇÃO Defesa, Recurso e outros Fica a empresa acima qualificada, notificada nos termos da Lei nº 8.078/90 e Decreto nº 2.181/97, para apresentar, no prazo de ( ) dias, contados processualmente do recebimento desta, referente a (ao):       RECLAMAÇÃO           ATO DE OFÍCIO      AUTO DE CONSTATAÇÃO        JULGAMENTO/ DECISÃO      OUTROS             (ESPECIFICADO NO CAMPO 5)
O não-cumprimento no prazo supra sujeitará o notificado às sanções previstas na legislação pertinente. Nº  
5 - OCORRÊNCIAS  
 
 
6 - DISPOSITIVOS LEGAIS INFRINGIDOS (quando for o caso):  
7 - PREENCHIMENTO DA FOLHA DE CONTINUAÇÃO    SIM       NÃO
8 - NOTIFICANTE  
_______________________
Assinatura
NOME:
CARGO:
MATRÍCULA: (OU CARIMBO)

ANEXO V

BRASÃO - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DA FEDERAÇÃO E NOME DO ÓRGÃO  RELATÓRIO DE AUTUAÇÃO  
AUTO DE INFRAÇÃO Nº  DATA DA AUTUAÇÃO  PROCESSO Nº  
RAZÃO SOCIAL 
NOME DE FANTASIA 
ENDEREÇO CEP 
MUNICÍPIO ESTADO TELEFONE 
CNPJ/CPF  I.E/I.M  
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DO PROPRIETÁRIO,

DIRETOR OU GERENTE DO ESTABELECIMENTO:

ATÉ 6 MESES ( ) DE 6 MESES A 1 ANO INCOMPLETO ( )

DE 1 ANO A 2 ANOS DE 2 ANOS A 5 ANOS INCOMPLETOS ( ) INCOMPLETOS ( )

DE 5 ANOS OU MAIS ( )  
FATURAMENTO BRUTO (média dos últimos 3 (três) meses, anteriores à data da autuação): R$ :
VANTAGEM AUFERIDA (informar quando for possível quantificá-lo):  
AUTUANTE _______________________
ASSINATURANOME:
CARGO:
MATRÍCULA:

ANEXO VI

BRASÃO - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DA FEDERAÇÃO E NOME DO ÓRGÃO  FOLHA DE CONTINUAÇÃO  
RAZÃO SOCIAL:  
CONTINUAÇÃO DO (A): AUTO DE INFRAÇÃO    NOTIFICAÇÃO 
AUTO DE APREENSÃO/AUTO DE CONSTATAÇÃO TERMO DE DEPÓSITO
Nº  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DISPOSITIVOS LEGAIS INFRINGIDOS:  
AGENTE FISCAL ____________________________________
ASSINATURANOME:
MATRÍCULA: (ou carimbo)

RECEBI A 3ª VIA NESTA DATA
_____/______/_____
NOME:
RG: UF:
ANEXO VII ANEXO VIII

BRASÃO IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DA FEDERAÇÃO E ÓRGÃO AUTUANTE  RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO  
ESTAB.
FISCALIZADO
(RAZÃO SOCIAL)  
ENDEREÇO  DATA DA
VISITA  

RESULTADO DA FISCALIZAÇÃO  
(1)    ( ) AUTO DE INFRAÇÃO Nº____________ ( ) AUTO DE CONSTATAÇÃO Nº________( ) AUTO DE APREENSÃO/TD Nº_______( ) NOTIFICAÇÃO Nº__________________( ) OUTROS (ESPECIFICAR):___________________________________
(2)    ( ) AUTO DE INFRAÇÃO Nº____________ ( ) AUTO DE CONSTATAÇÃO Nº________( ) AUTO DE APREENSÃO/TD Nº_______( ) NOTIFICAÇÃO Nº__________________( ) OUTROS (ESPECIFICAR):___________________________________
(3)    ( ) AUTO DE INFRAÇÃO Nº____________ ( ) AUTO DE CONSTATAÇÃO Nº________( ) AUTO DE APREENSÃO/TD Nº_______( ) NOTIFICAÇÃO Nº__________________( ) OUTROS (ESPECIFICAR):___________________________________
(4)    ( ) AUTO DE INFRAÇÃO Nº____________ ( ) AUTO DE CONSTATAÇÃO Nº________( ) AUTO DE APREENSÃO/TD Nº_______( ) NOTIFICAÇÃO Nº__________________( ) OUTROS (ESPECIFICAR):___________________________________
(5)    ( ) AUTO DE INFRAÇÃO Nº____________ ( ) AUTO DE CONSTATAÇÃO Nº_______( ) AUTO DE APREENSÃO/TD Nº_______( ) NOTIFICAÇÃO Nº__________________( ) OUTROS (ESPECIFICAR):___________________________________
(N...)    ( ) AUTO DE INFRAÇÃO Nº____________ ( ) AUTO DE CONSTATAÇÃO Nº________( ) AUTO DE APREENSÃO/TD Nº_______( ) NOTIFICAÇÃO Nº__________________( ) OUTROS (ESPECIFICAR):___________________________________
AGENTE FISCAL ____________________________
ASSINATURA

ANEXO IX

BRASÃO IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DA FEDERAÇÃO NOME DO ÓRGÃO  RELATÓRIO DE VISITA  
RAZÃO SOCIAL:  
NOME FANTASIA:  ATIVIDADE:  
ENDEREÇO:  
MUNICÍPIO:  U.F.  CEP:  
CNPJ:  I.E.   
RESPONSÁVEL (NOME):  
OCORRÊNCIAS:  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LOCAL:  DATA:  HORA:  
AGENTE FISCAL:  _______________________
AssinaturaNOME:
MATRÍCULA: