Portaria SRF nº 588 de 05/04/2000

Norma Federal - Publicado no DO em 07 abr 2000

Designa funcionários para a formação de equipes para a execução das atividades do Programa Imposto Territorial Rural 2000.

Artigo único. Designar os funcionários relacionados no Anexo Único para a formação das equipes que executarão as atividades do Programa Imposto Territorial Rural de 2000, com a função de desenvolverem produtos e serviços destinados aos declarantes, conforme cronograma constante no Anexo Único.

EVERARDO MACIEL

ANEXO
PLANO DE TRABALHO - ITR 2000

1. INTRODUÇÃO

O Plano de Trabalho define os elementos necessários ao desenvolvimento do Programa Imposto Territorial Rural 2000 e constitui documento básico de planejamento e de disciplinamento de atividades, inclusive com a participação de organizações externas.

O Programa ITR/2000 visa criar os meios necessários e oferecer assistência aos contribuintes, seja por atendimento direto ou pela imprensa, com orientações precisas e completas, para que a Declaração do ITR, composta pelo Documento de Informação e Atualização Cadastral - DIAC e pelo Documento de Informação e Apuração do ITR - DIAT seja entregue tempestivamente e preenchida o mais corretamente possível.

Este programa tem também como objetivo melhorar a administração do Sistema ITR, firmando a institucionalização de procedimentos, e mantendo a obrigatoriedade de entrega da Declaração do ITR em meio magnético (disquete) para os contribuintes pessoa jurídica (todos) e pessoa física (desde que com imóveis rurais de determinadas dimensões e localização), e a possibilidade de utilizar esse recurso para os contribuintes em geral, em substituição ao formulário impresso.

O Programa exige a participação efetiva de todos os escalões da Receita Federal, para que a qualidade dos serviços seja a melhor possível, sendo fundamental o trabalho de esclarecimento e orientação efetuado pelas bases. Na medida do possível, isto é, dentro das condições instituídas pela atual legislação, o manual de preenchimento da declaração do ITR, o material de divulgação e o próprio disquete serão auto-explicativos e de fácil utilização.

Por fim, pretende-se, o que é essencial para uma consecução eficaz, que o Programa seja conduzido com diretrizes claras, com envolvimento permanente da administração e a responsabilidade e capacidade de seus técnicos, em um verdadeiro trabalho de equipe.

2. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA ITR 2000

2.1 Institucionalização de Procedimentos

O Programa do ITR 2000 seguirá as características do Programa do ano anterior, com as alterações essencialmente necessárias nos formulários e disquete-programa. Isso significa firmar a institucionalização dos procedimentos, firmar a "cultura" do Programa ITR dentro da Secretaria da Receita Federal, o que é bastante benéfico para a administração do imposto.

2.2 Base para atualização do Cadastro do ITR

O cadastro do ITR, formado a partir das informações contidas no Programa do ITR 1997, será atualizado em decorrência da entrega das Declarações do ITR do exercício de 2000.

2.3 Utilização do Disquete-Programa

O disquete-programa automatiza cálculos, transportes, enquadramentos em tabelas, aproveita dados da declaração do ano anterior, permite o envio automático da declaração via Internet, etc. A apresentação da declaração do ITR do exercício de 2000 em disquete é obrigatória para o contribuinte pessoa jurídica e contribuintes pessoa física com imóveis rurais de determinadas dimensões e localização; para os demais contribuintes, o uso do disquete é opcional. Estão excluídos do Programa ITR/2000 os contribuintes pessoas jurídicas obrigados à entrega da DIPJ/2000.

2.4 Requisitos Básicos do Disquete-Programa

As premissas do disquete-programa são as mesmas dos disquetes-programa dos demais tributos (pessoa física, pessoa jurídica, etc.). As principais, de âmbito global, são:

Existência de uma única versão;

A plataforma utilizada é o Windows;

Programa deve atender às especificações do Manual de Padronização de Interface Gráfica dos sistemas da SRF;

A interface com o usuário deve ser a mais amigável possível, com ajuda disponível e automatização de funções como cálculos, transportes, enquadramentos em tabelas, etc.;

Manual de orientação do preenchimento da declaração deve estar contido no disquete e disponível para consulta e impressão;

Antes da geração do disquete para entrega à SRF, o programa deve verificar as pendências da declaração do contribuinte e gerar avisos que orientem e informem o contribuinte, e erros, que impeçam a geração do disquete;

O programa deve conter diversas funções de suporte para auxiliar o contribuinte, como cópia de segurança e recuperação das declarações, impressão da declaração em papel, recuperação dos dados declarados em disquete no ano anterior, envio da declaração via Internet, etc.

2.5 Declaração em Disquete e Declaração em Formulário

Os contribuintes obrigados à declaração em disquete devem fornecer informações adicionais, em relação aos demais contribuintes. Essas informações não constam da declaração em formulário. Caso o contribuinte não obrigado à declaração em disquete opte por utilizá-lo, o programa não solicitará essas informações adicionais.

2.6 Distribuição das Declarações

O disquete será distribuído nas unidades da SRF. O programa poderá ser transferido para o computador do contribuinte por meio do site da SRF na Internet. Os formulários e o manual de preenchimento serão distribuídos, via Correios, aos contribuintes que entregaram a declaração do ITR do exercício de 1999 em papel. Poderão ser também obtidos nas unidades da SRF, que os redistribuirão para os órgão externos, a seu critério. Os contribuintes que entregaram a declaração do ITR do exercício de 1999 em disquete, quer sejam obrigados ou não ao mesmo, receberão uma comunicação postal informando que o disquete poderá ser obtido nas unidades da SRF ou na Internet.

2.7 Recibos das Declarações

Caso seja utilizado o formulário, deverão ser apresentadas duas cópias, sendo que uma será carimbada pelo órgão de recepção e permanecerá em poder do contribuinte, servindo como recibo. No caso de entrega em meio magnético, o disquete-programa gerará duas vias do recibo e uma delas será carimbada pelo órgão de recepção e permanecerá em poder do contribuinte. No caso de entrega via Internet, o carimbo é eletrônico.

2.8 Recepção das Declarações

Ocorrerá nas agências dos Correios (apenas formulários, com custo do envio a cargo do próprio declarante), nos bancos autorizados (disquetes e/ou formulários), unidades da SRF e via Internet (disquete).

2.9 Prazo de Recepção das Declarações

Entre os dias 1º e 30 de setembro de 2000.

2.10 Manual de Preenchimento da Declaração

Deverá ser simplificado ao máximo e ser programado visualmente para facilitar a leitura, seguindo os padrões normalmente utilizados no processo gráfico de outras publicações da SRF.

2.11 Programa Valida/Transmissão

Este sistema deve permitir a validação, a recepção e a transmissão das declarações entregues em meio magnético. Sua concepção deverá ser aberta e facilitar o processo de recepção.

2.12 Divulgação

Os contatos com a imprensa, as prefeituras e os órgãos externos ligados à área rural, os treinamentos para as bases, a feitura de cartazes de informação, etc., terão por objetivo divulgar, de modo claro e direto, o Programa interna e externamente.

3. RESPONSABILIDADE DAS COORDENAÇÕES

3.1 Coordenação-Geral do Sistema de Tributação - COSIT

Preparação de minutas de atos legais;

Edição do Manual de Preenchimento da Declaração do ITR (DIAC/DIAT);

Coordenação e execução de treinamentos específicos;

Homologação do disquete-programa da Declaração.

3.2 Coordenação-Geral de Tecnologia e de Sistemas de Informação - COTEC

Elaboração do leiaute do formulário da Declaração;

Aprovação do leiaute do disquete;

Homologação do disquete-programa da Declaração;

Homologação do programa validador da Declaração;

Elaboração das matrizes dos gabaritos de recepção da Declaração;

Elaboração das normas de distribuição do material.

3.3 Coordenação-Geral de Programação e Logística - COPOL

Preparação dos editais de licitação para a compra de material gráfico e fornecimento de disquetes magnéticos;

Elaboração de contratos para a prestação de serviços de informática, de postagens de objetos e de publicidade;

Administração de pagamentos;

Apoio de base para os treinamentos.

3.4 Coordenação-Geral do Sistema de Arrecadação e Cobrança - COSAR

Elaboração das instruções de pagamento do imposto;

Definição das regras para recepção e encaminhamento das declarações pela rede bancária;

Homologação do disquete-programa da Declaração.

3.5 Coordenação-Geral do Sistema de Fiscalização - COFIS

Homologação do disquete-programa da Declaração.

3.6 Coordenação-Geral de Atendimento ao Contribuinte - CODAT

Condução das atividades de comunicação e de atendimento ao público;

Divulgação, pela imprensa, de informações de interesse público;

Elaboração dos cartazes de divulgação.

4. ATRIBUIÇÕES DOS SUPERVISORES

4.1 Supervisor-Geral

Planejar, coordenar e acompanhar as atividades das equipes encarregadas da elaboração dos produtos;

Prover condições para que as equipes desenvolvam eficientemente suas atividades;

Propor a realização de reuniões intersistêmicas;

Propor medidas que visem a racionalização do uso de formulários e a simplificação de processos;

Participar, juntamente com os Coordenadores-Gerais e Supervisores, da homologação das decisões relacionadas com o Programa;

Manter o Secretário da Receita Federal informado sobre o andamento do Programa.

4.2 Supervisores Técnicos

Coordenar e controlar as atividades de sua equipe;

Elaborar o material da sua área de especialidade;

Apresentar sugestões que auxiliem na confecção dos produtos;

Cuidar da exatidão e compatibilização do material preparado;

Apresentar ao Coordenador-Geral da respectiva área as minutas para aprovação;

Aprovar fotolitos e provas gráficas do material de sua área;

Elaborar atos normativos para assinatura, onde aplicável;

Participar da elaboração dos programas de computador geradores da Declaração;

Participar da homologação das decisões relacionadas ao Programa.

4.3 Supervisores Regionais

Coordenar a realização dos treinamentos regionais específicos;

Orientar os serviços de atendimento;

Controlar e acompanhar a distribuição do material em sua Região Fiscal;

Transmitir as informações necessárias à Supervisão Geral do Programa;

Manter o Superintendente informado sobre o andamento do Programa.

4.4 Supervisores Sub-Regionais

Coordenar a realização de treinamentos específicos;

Acompanhar e orientar os serviços de atendimento;

Acompanhar e controlar a distribuição do material em sua jurisdição;

Transmitir as informações necessárias à Supervisão Regional do Programa;

Manter o Delegado informado sobre o andamento do Programa.

5. PARTICIPANTES

5.1 Supervisor-Geral

André Luís Geralde Viol - SETER/COSAR

5.2 Supervisores Técnicos


Nome 
Localização 
Atividade Principal 
Rubens Massaru Saito 
COSIT 
Suporte Tributário 
Nelso Kichel 
COSIT 
Suporte Tributário 
Henrique Eduardo Pratti 
COTEC 
Programa em disquete (DITR) 
Andréa Costa Fernandes 
COTEC 
Programa em disquete (DITR) 
Alberto Pinzolas 
COTEC 
Programa ReceitaNet e Transdados 
Ana Martha Fonseca do Valle 
COPOL 
Licitações e Contratos 
José Paulo Domingues de Oliveira 
COPOL 
Treinamentos 
José Geraldo Ferraz Gangana 
COSAR 
Rede bancária 
Carlos Henrique Moraes 
CODAT 
Divulgação externa e interna; publicidade 
Sandra Mara de Paiva Santos 
COSAR 
Definição de Sistema 
Ivana Bandeira da Silva 
COFIS 
Definição de Sistema 
Rosa Maria do Nascimento 
DRF/4ª RF 
Definição de Sistema (representante COFIS) 
Maria de Fátima Carvalho Alexandre 
COTEC 
Instruções de Gabarito e Normas de Recepção 
Lusinélia Borges de Andrade 
COTEC 
Editoração Eletrônica 

5.3 Supervisores Regionais


Nome 
Localização 
Atividade Principal 
Nelson Florentino Meireles 
SRRF/1ª RF 
Supervisão regional da 1ª RF 
Paulo Ricardo Spindler 
SRRF/2ª RF 
Supervisão regional da 2ª RF 
Osvaldo Ferreira de Carvalho Filho 
SRRF/3ª RF 
Supervisão regional da 3ª RF 
Fernando Farias 
SRRF/4ª RF 
Supervisão regional da 4ª RF 
Bernadete do Amor Divino 
SRRF/5ª RF 
Supervisão regional da 5ª RF 
Paulo César Lemos Guarino 
SRRF/6ª RF 
Supervisão regional da 6ª RF 
Helena Taimir Souza Tavares 
DRF/RJ 
Supervisão regional da 7ª RF 
Marcello Jorge Pellegrina 
SRRF/8ª RF 
Supervisão regional da 8ª RF 
Janir Medeiros Figueiredo 
SRRF/9ª RF 
Supervisão regional da 9ª RF 
Marcelo Alexandrino de Souza 
SRRF/10ª RF 
Supervisão regional da 10ª RF 

5.4 Grupo Disquete


Nome 
Localização 
Atividade Principal 
Delair dos Reis Fardim 
DRF/CTA/9ª RF 
Desenvolvimento de Aplicativos 
Flávio Albuquerque de Pinho Pessoa 
SRRF/3ª RF 
Desenvolvimento de Aplicativos 
Hedileide de Azevedo Delgado 
ARF/Ouricuri/PE 
Desenvolvimento de Aplicativos 
Marcus Antônio Lira Tavares Gurjão 
SRRF/3ª RF 
Desenvolvimento de Aplicativos 
Mário Guilherme da Cunha 
DRF/RJ/7ª RF 
Desenvolvimento de Aplicativos 
Rui Antunes dos Santos 
DRF/SPR/8ª RF 
Desenvolvimento de Aplicativos 

6. CRONOGRAMA DO PROGRAMA ITR 2000

Responsabilidade Atividade Início Término 
COSIT Definições do DIAT/DIAC 14/abr 
COPOL Publicação da licitação para impressão dos formulários 05/mai 
COTEC Leiaute dos formulários (arte-final) 26/mai 
COTEC Leiaute do manual de preenchimento (arte-final) - c/ IN aprovação 26/mai 
COTEC Elaboração do disquete-programa com IN SRF de aprovação 16/jun 
COTEC Definições do sistema de transcrição 16/jun 
COTEC Definições e elaboração do validador do disquete 16/jun 
Gráficas Impressão e distribuição de formulários, manuais, folhetos e cartazes 20/jun 15/jul 
Contratada Reprodução do disquete-programa e distribuição 20/jun 15/jul 
SERPRO Impressão das cartas e das etiquetas de endereçamento 1º/jul 20/jul 
COSIT Treinamento nacional geral 24/jul 28/jul 
UA Distribuição dos formulários, manuais, folhetos e cartazes 17/jul 31/jul 
ECT Distribuição postal das cartas e dos conjuntos 1º/ago 15/ago 
COSIT Treinamentos regionais, sub-regionais e público externo 31/jul 25/ago 
CODAT/SRRF Campanha de divulgação 24/jul 1º/set 
UA/Bancos/ECT Recepção das declarações 1º/set 29/set 

7. ESPECIFICAÇÕES DO MATERIAL PARA IMPRESSÃO

ITENS DE SERVIÇO 
CT - Conjunto ITR-ECT Composto de: um exemplar do item MT - Manual de Preenchimento do ITR, com dois exemplares do item FT - Declaração Simplificada do ITR encartados, acomodados em saco plástico transparente, aberto na parte superior. 
MT - Manual de Preenchimento do ITR Caderno com 28 páginas no formato A4 (297 x 210 mm), preso por dois grampos e dobra em canoa, impressão frente e verso em papel ofsete branco de 63 g/m², texto do miolo com impressão na cor Preta e ilustrações e capa na cor Verde Seda Escuro. 
FT - Declaração Simplificada do ITR Formulário plano com duas páginas no formato A4 (297 x 210 mm), impressão frente e verso, cabeça com cabeça, papel ofsete branco de 75 g/m², impressão na cor Verde Seda Escuro. 
FAQ - Perguntas e Respostas Brochura com 60 páginas, lombada quadrada, miolo fresado e capa colada, formato A5 (148 x 210 mm). Miolo em papel ofsete branco de 63 g/m², impressão na cor Preta. Capa em papel ofsete branco de 180 g/m² e impressão nas cores Verde Seda Escuro e Preta, com acabamento plastificado. 
ZF - Cartaz Informativo Formulário com uma página no formato A2 (594 x 420 mm) em papel tipo Couché branco de 90 g/m², impressão em quatro cores. 
ZT - Cartaz INTERNET Formulário com uma página no formato A3 (420 x 297 mm) em papel tipo Couché branco de 90 g/m², impressão em quatro cores. 
GT - Gabarito Banco Formulário plano com duas páginas no formato A4 (297 x 210 mm), impressão frente e verso, nas cores preto e vermelho vinho, em papel ofsete branco de 120 g/m². 
CORES DE REFERÊNCIA (sujeitas a alteração)Verde Seda Escuro - Código: 66.0692, catálogo Supercor ou similar; Vermelho Vinho - Código 66.0411, catálogo Supercor ou similar.
EMBALAGEM E ROTULAGEM DOS SERVIÇOS Pacotes com até 500 formulários, rotulados com a Quantidade, o Código e o Nome do Serviço. Grupos de pacotes pesando no máximo 30 kg, embalados em caixas de papelão ondulado de parede simples e rotuladas com a Quantidade, o Código e o Nome do Serviço. 

8. COMPOSIÇÃO E LOCAIS DE ENTREGA DOS LOTES DE IMPRESSÃO


SERVIÇO 
Lote A 
CT - Conjunto ITR/ECT 
2.300.000 


SERVIÇOS 
Lote B 
MT - Manual do ITR 
1.147.000 
FT - Declaração do ITR 
4.343.000 
Total 
5.490.000 


SERVIÇOS 
Lote C 
FAQ - Perguntão do ITR 
23.100 
ZF - Cartaz Informativo 
30.050 
ZT - Cartaz INTERNET 
29.700 
GT - Gabarito Banco 
33.950 
Total 
116.800 


LOTES 
Locais de Entrega 
Lote A 
ECT 
Lote B 
COTEC, COSAR e SRRF e UA (1ª a 10ª RF) 
Lote C 
COTEC, COSAR e SRRF (1ª a 10ª RF) 

9. ESPECIFICAÇÃO DAS ETIQUETAS E DISQUETES


ITENS DE SERVIÇO 
ESPECIFICAÇÕES 
ET - Etiquetas de Endereçamento 
Etiqueta gomada 99 x 30 mm, para impressão Laser, acabamento em folhas soltas, formato A4 (210 x 297 mm), com três etiquetas na largura e sete etiquetas na altura, tipo landscape, papel frontal branco fosco 75 g/m², papel protetor siliconizado 85 g/m². Adesivo acrílico permanente e instantâneo, resistente a uma temperatura de +/- 200 graus, 20 g/m², gramatura total 180 g/m². As etiquetas devem ser apropriadas para o uso em equipamentos eletrônicos Xerox Laser.  

Embalagem: caixa de papelão corrugado triplex, contendo quatro pacotes com 250 folhas cada, totalizando 21.000 etiquetas por caixa. O pacote que envolve as folhas deverá ser à prova de umidade, utilizando laminados de polietileno que, comprovadamente são resistentes à absorção ou perda de umidade.

Não serão aceitas embalagens de papéis laminados com cera.

As caixas que embalam o material devem ser feitas de papelão resistente e preparadas com papelão duro na base e no topo; fitas plásticas deverão ser usadas para amarrar e selar a caixa; não podem ser utilizadas fitas metálicas. Não deve haver danos, especialmente no canto das folhas.

Embalagem: os disquetes devem vir acondicionados em caixas contendo 10 unidades cada.

10. COMPOSIÇÃO E LOCAIS DE ENTREGA DOS LOTES ADICIONAIS


SERVIÇOS 
Lote D 
Lote E 
ET - Etiquetas de Endereçamento 
2.500.000 
 
DT - Disquetes 
 
667.600 
Total 
2.500.000 
667.600 


LOTES 
Locais de Entrega 
Lote D 
SERPRO 
Lote E 
COTEC, COSAR e SRRF e UA (1ª a 10ª RF)