Portaria DRP/INSS nº 53 de 09/06/2004

Norma Federal - Publicado no DO em 14 jun 2004

Institui formas de geração de arquivo digital.

A Diretora da Receita Previdenciária do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, no uso das atribuições que lhe confere os incisos VI e VII do artigo 18 combinado com o art. 33 da Estrutura Regimental aprovada pelo Decreto nº 4.688, de 7 de maio de 2003,

Considerando a necessidade de viabilizar o cumprimento do art. 50 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, modificado pela Lei nº 9.476, de 23 de julho de 1997, o qual determina que para fins de fiscalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Município, por intermédio do órgão competente, fornecerá relação de alvarás para construção civil e documentos de habite-se concedidos;

Considerando a necessidade de viabilizar o cumprimento do § 1º do art. 226 do Regulamento da Previdência Social (RPS), aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, o qual determina que a relação de todos os alvarás para construção civil e documentos de habite-se concedidos, de acordo com critérios estabelecidos pelo INSS será encaminhada ao referido instituto até o dia dez do mês seguinte àquele a que se referirem os documentos;

Considerando a necessidade de viabilizar o cumprimento do § 2º do art. 226 do RPS, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 1999, o qual determina que o encaminhamento da relação de todos os alvarás para construção civil e documentos de habite-se concedidos, de acordo com critérios estabelecidos pelo INSS, fora do prazo ou a sua falta e a apresentação com incorreções ou omissões sujeitará o dirigente do órgão municipal à penalidade prevista na alínea f do inciso I do art. 283 do Decreto nº 3.048, de 1999;

Considerando a necessidade de viabilizar o cumprimento do parágrafo único do art. 497 da Instrução Normativa INSS/DC nº 100, de 18 de dezembro de 2003, o qual determina que a relação mensal de todos os alvarás para construção civil e documentos de habite-se concedidos será apresentada em arquivo digital e atenderá aos critérios estabelecidos pela Diretoria da Receita Previdenciária do INSS;

Considerando a necessidade de orientar os órgãos competentes dos municípios sobre o formato dos arquivos digitais para entrega ao INSS; resolve/decide:

Art. 1º Instituir as seguintes formas de geração de arquivo digital:

I - SisobraPref é um aplicativo de banco de dados, distribuído gratuitamente, que tem por finalidade o cadastro e controle de obras, bem como a emissão de documentos de alvará, habite-se e relatórios gerenciais. Esta aplicação gera, transmite via Internet e emite recibo de entrega;

II - SisobraNet é um aplicativo de distribuição gratuita, que valida o arquivo no formato texto, de acordo com as especificações do INSS, a ser utilizado pelas prefeituras que optarem ou não em usar o SisobraPref.

Art. 2º O órgão competente do município deverá criar arquivo no formato texto no qual estarão gravados os dados nos seguintes tipos de registro, conforme Anexo Único:

I - registro de Header, posicionado na primeira linha do arquivo que traz informações da prefeitura remetente do arquivo;

II - registro de identificação do proprietário/obra, contendo dados identificadores do proprietário, do construtor, se houver, e da obra, assim como do alvará de construção;

III - registro de dados do habite-se, criado imediatamente após o registro citado no inciso II do caput;

IV - registro de fechamento do arquivo, posicionado na última linha do arquivo com um contador de registros que inclui o Header, os dados e ele próprio.

Art. 3º O arquivo digital deverá conter dados de largura fixa dispostos lado a lado com os campos de preenchimento obrigatório válidos, conforme a descrição em Anexo Único.

Art. 4º O INSS disponibilizará, gratuitamente, programa denominado SisobraNet que tem por finalidade verificar a consistência dos dados, transmiti-los via Internet para o INSS e emitir recibo.

Parágrafo único. O recibo de transmissão referido no caput, com a relação de todas as obras informadas, servirá como prova, perante a fiscalização, do cumprimento da obrigação legal da informação das obras ao INSS.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

LIÊDA AMARAL DE SOUZA

ANEXO ÚNICO

Descrição do formato do arquivo de dados a ser transmitido ao INSS.

Registro de HEADER 
Nome Tipo Formato / Valor Tamanho Obrigatório 
TIPO Constante '1' Sim 
Código do Município Numérico Tabela IBGE Sim 
Data Envio Data AAAAMMDD Sim 
Hora envio Hora HHMMSS Sim 
Competência Numérico AAAAMM Sim 
Movimento Constante '1' - Com obras Sim 
'2' - Sem obras 
CNPJ Prefeitura Numérico "99999999999999" 14 Sim 
Origem Constante '44' Sim 
Nome da Prefeitura Caracter  55 Sim 
Departamento/Secretaria Caracter  55 Sim 
Nome da Cidade Caracter  30 Sim 
 
Registro de IDENTIFICAÇÃO DO PROPRIETÁRIO / OBRA 
Nome Tipo Formato / Valor Tamanho Obrigatório 
TIPO Constante '2' Sim 
Dados do Responsável 
Tipo de Identificação Numérico 1 - CNPJ  
2 - CEI 
3 - CPF 
Identificação Numérico CNPJ/CEI/CPF 14 Sim 
Nome Caracter  55 Sim 
Endereço Caracter  55 Sim 
Bairro Caracter  20 Sim 
CEP Caracter  Sim 
UF Caracter  Sim 
Código do Município Numérico TABELA IBGE Sim 
DDD Telefone Numérico   
Telefone Numérico  12  
DDD Fax Numérico   
Fax Numérico  12  
E-mail Caracter  60  
Tipo de Vinculo Numérico 51-PROPRIETÁRIO (Titular do Imóvel e da Obra) Sim 
52 - DONO (Não titular do Imóvel) 
53 - CONSTRUTORA (Com registro no CREA) 
55 - INCORPORA-DORA (Abrangidos pela Lei nº 4.591/64
Data do Vinculo Data AAAAMMDD  
Endereço de Correspondência Caracter  55  
Bairro de Correspondência Caracter  20  
CEP de Correspondência Caracter   
Código do Município de Correspondência Numérico   
Dados do Construtor 
Tipo de Identificação Numérico 1 - CNPJ  
2 - CEI 
3 - CPF 
Identificação Numérico CNPJ/CEI/CPF 14  
Nome Caracter  55  
Endereço Caracter  55  
Bairro Caracter  20  
CEP Caracter   
UF Caracter   
Município Numérico TABELA IBGE  
 
Dados da Obra 
Numero do Alvará Caracter  15 Sim 
Data do Alvará Data AAAAMMDD Sim 
Nome da Obra Caracter  55 Sim 
Endereço Caracter  55 Sim 
Bairro Caracter  20 Sim 
CEP Numérico  Sim 
UF Caracter  Sim 
Município Numérico TABELA IBGE Sim 
DDD Telefone Numérico   
Telefone Numérico  12  
DDD Fax Numérico   
Fax Numérico  12  
Data de Inicio Data AAAAMMDD Sim 
Data de Fim Data AAAAMMDD  
Tipo de Ocupação na Construção Caracter 0 - RESIDENCIAL  
1 - COMERCIAL 
2 - RESIDENCIAL E COMERCIAL 
Tipo de Construção Caracter 0 - ALVENARIA  
1 - MADEIRA 
2 - MISTA 
Área Construção Numérico 8,2  
Tipo de Ocupação na Demolição Caracter 0 - RESIDENCIAL  
1 - COMERCIAL 
2 - RESIDENCIAL E COMERCIAL 
Tipo de Demolição Caracter 0 - ALVENARIA  
1 - MADEIRA 
2 - MISTA 
Área Demolição Numérico 8,2  
Tipo de Ocupação no Acréscimo Caracter 0 - RESIDENCIAL  
1 - COMERCIAL 
2 - RESIDENCIAL E COMERCIAL 
Tipo de acréscimo Caracter 0 - ALVENARIA  
1 - MADEIRA 
2 - MISTA 
Área Acréscimo Numérico 8,2  
Área existente Numerico 8,2  
Tipo de Ocupação na Reforma Caracter 0 - RESIDENCIAL  
1 - COMERCIAL 
2 - RESIDENCIAL E COMERCIAL 
Tipo de reforma Caracter 0 - ALVENARIA  
1 - MADEIRA 
2 - MISTA 
Área reforma Numérico 8,2  
Número de Unidades Numérico  
Número de Pavimentos Numérico  
Registro de dados do HABITE-SE 
Nome Tipo Formato / Valor Tamanho Obrigatório 
TIPO Constante '3' Sim 
Numero do Habite-se Caracter  15 Sim 
Data do Habite-se Data  Sim 
Área do Habite-se Numérico  8,2 Sim 
Tipo de Habite-se Caracter  Sim 
Registro de FECHAMENTO 
Nome Tipo Formato / Valor Tamanho Obrigatório 
TIPO Constante '4' Sim 
Quantidade de registros Numérico  Sim