Portaria CGZA nº 49 de 10/04/2008

Norma Federal - Publicado no DO em 11 abr 2008

Aprova o Zoneamento Agrícola para a cultura de ameixa no Estado do Rio Grande do Sul, ano-safra 2008/2009.

O COORDENADOR-GERAL DE ZONEAMENTO AGROPECUÁRIO, no uso de suas atribuições e competências estabelecidas pelas Portarias nº 440, de 24 de outubro de 2005, publicada no Diário Oficial da União de 25 de outubro de 2005, e nº 17, de 6 de janeiro de 2006, publicada no Diário Oficial da União de 9 de janeiro de 2006, resolve:

Art. 1º Aprovar o Zoneamento Agrícola para a cultura de ameixa no Estado do Rio Grande do Sul, ano-safra 2008/2009, conforme anexo.

Art. 2º Esta Portaria tem vigência específica para o ano-safra definido no art. 1º e entra em vigor na data de sua publicação.

FRANCISCO JOSÉ MITIDIERI

ANEXO

1. NOTA TÉCNICA

O zoneamento de risco climático da cultura da ameixa no Estado do Rio Grande do Sul foi realizado com a aplicação de um modelo de balanço hídrico, com a análise da freqüência e da probabilidade de ocorrência de horas de frio e também, a partir do estudo da freqüência e da probabilidade de ocorrência de geadas durante a fase de florescimento da cultura.

As horas de frio (tempo em que a temperatura permanece abaixo de 7,2ºC) foram estimadas por meio de uma equação de regressão linear. Para o ajuste da equação, utilizaram-se dados de temperatura mínima do ar medidas em abrigos meteorológicos de postos disponíveis no Estado e áreas adjacentes. Para a estimativa dos dados onde não existem estações, foi estabelecida a relação matemática através de regressão linear múltipla ajustada, correlacionando a freqüência de horas de frio com a altitude, a latitude e a longitude. Dessa forma, foi possível realizar o mapeamento, que contém um valor de freqüência de horas de frio a cada 1 km. Variações de microclima que ocorram em menos de 1 km não foram possíveis de serem representadas no mapeamento, dada a escala de trabalho.

Existem disponíveis para o cultivo no Rio Grande do Sul cultivares com diferentes exigências de ocorrências de horas de frio, que foram divididas em três grupos:

Grupo I - baixa exigência (maior que 200 e menor ou igual a 250 horas);

Grupo II - média exigência (maior que 250 e menor ou igual a 350 horas);

Grupo III - alta exigência (maior que 350 e menor ou igual 500 horas).

A freqüência de ocorrência de horas de frio foi calculada usando-se como referência o valor de 80%, ou seja, cada região deve ter, no mínimo, 80% dos anos com horas de frio suficientes para cada grupo de cultivar recomendada. Foram indicadas para plantio somente as áreas (municípios) que apresentaram mais de 200 horas de frio.

Foi calculado também o risco de ocorrência de geadas a partir da análise da ocorrência de temperaturas mínimas do ar durante a fase de florescimento da ameixeira. Foi então verificada a freqüência de ocorrer temperaturas mínimas do ar inferiores a 2ºC e, a partir desta, estimaram-se as probabilidades de sua recorrência.

Foram recomendados para plantio somente os municípios situados nas zonas que apresentaram índices de probabilidade de ocorrência de geadas inferiores a 20%.

A freqüência de ocorrência de deficiência hídrica foi calculada para os meses que normalmente coincidem com as fases de florescimento e maturação dos frutos. O cálculo da deficiência hídrica foi efetuado através de um modelo adaptado para a cultura. Este modelo considera a capacidade de água disponível dos solos (CAD), a camada de solo explorada pelo sistema radicular da planta, o nível de tolerância da cultura ao estresse hídrico, a precipitação e temperatura médias mensais. O balanço hídrico foi simulado para períodos mensais, sendo considerados os solos Tipo 1, 2 e 3, estabelecidos por Instrução Normativa específico do MAPA, com reserva útil máxima de 80, 100 e 125 mm, respectivamente. Obteve-se como parâmetro de saída a Deficiência Hídrica Mensal (DEF). Foram indicados somente os municípios que apresentaram DEF inferiores a 60% da reserva útil máxima de cada tipo de solos.

A estimativa e análise espacial das ocorrências de horas de frio, de geada e de DEF, bem como a combinação desses parâmetros para geração do mapa final e listagem dos municípios recomendados para plantio, foram efetuadas com o uso de um Sistema de Informações Geográficas (SIG). Deste mapa final foram listados os municípios indicados ao cultivo da ameixa através de um processo de tabulação cruzada, que consistiu do cruzamento deste com o mapa da base política (municipal) do Estado do Rio Grande do Sul. Foram indicados somente os municípios que pelo menos 20% de suas áreas atenderam aos critérios de aptidão e riscos estabelecidos.

A deficiência hídrica não foi um fator limitante ao cultivo da ameixa no estado do Rio Grande do Sul. No Estado, as horas de frio são muito dependentes do relevo, sendo influenciadas pela altitude e, em parte, pela latitude. Na medida em que aumenta a altitude, aumenta o número de horas de frio, influenciando no clima da região e na indicação de cultivares por região. Algumas cultivares dependem pouco de frio para produzir, enquanto outras necessitam de mais de 500 horas de frio.

No presente zoneamento são indicadas cultivares européias e japonesas. As cultivares japonesas, obrigatoriamente, necessitam de cultivares polinizadoras para que produzam. As cultivares européias não precisam de cultivares polinizadoras, pois são auto-férteis. Para que haja a polinização das cultivares japonesas, é necessário que haja coincidência dos períodos de florescimento entre as cultivares para consumo e as polinizadoras. Caso os períodos não sejam coincidentes, não há produção. Esse período varia de uma região para outra e entre os anos, dada a variabilidade climática que existe no Sul do Brasil. O risco existe de que, em alguns anos, não haja coincidência de períodos.

O plantio da ameixa é recomendado do período julho a agosto, quando as mudas se encontram em repouso vegetativo, pois se provoca menor estresse por falta de água, reduzindo a perda de mudas após o plantio, uma vez que a muda é plantada de raiz nua.

Os Solos Tipo 1, de textura arenosa, não foram indicados para plantio da cultura da ameixa no Estado, por apresentarem baixa capacidade de retenção de água e alta probabilidade de quebra de rendimento das lavouras por ocorrência de déficit hídrico.

A seguir, apresentam-se as tabelas constando a relação dos municípios indicados para o plantio das cultivares européias e japonesas por tipo de solo e exigência de horas de frio.

2. TIPOS DE SOLOS APTOS AO CULTIVO

O zoneamento agrícola de risco climático para o Estado do Rio Grande do Sul contempla como aptos ao cultivo de ameixa os solos Tipos 2 e 3, especificados na Instrução Normativa nº 10, de 14 de junho de 2005, publicada no DOU de 16 de junho de 2005, Seção I, página 12, alterada para Instrução Normativa nº 12, através de retificação publicada no DOU de 17 de junho de 2005, Seção I, página 6, que apresentam as seguintes características: Tipo 2: solos com teor de argila entre 15 e 35% e menos de 70% de areia, com profundidade igual ou superior a 50 cm; e Tipo 3: a) solos com teor de argila maior que 35%, com profundidade igual ou superior a 50 cm; e b) solos com menos de 35% de argila e menos de 15% de areia (textura siltosa), com profundidade igual ou superior a 50 cm.

Critérios para profundidade de amostragem:

Na determinação da quantidade de argila e de areia existentes nos solos, visando o seu enquadramento nos diferentes tipos previstos no zoneamento de risco climático para as culturas, recomenda-se que:

a) a amostragem de solos seja feita na camada de 0 a 50 cm de profundidade;

b) as amostras sejam devidamente identificadas e encaminhadas a um laboratório de solos que garanta um padrão de qualidade nas análises realizadas;

c) nos casos de solos com grandes diferenças de textura (por exemplo: arenoso/argiloso, argiloso/muito argiloso), dentro da camada de 0 a 50 cm, esta seja subdividida em tantas camadas quantas forem necessárias para determinar a quantidade de areia e argila em cada uma delas;

d) o enquadramento de solos com diferenças grandes de textura na camada de 0 a 50 cm, leve em conta a quantidade de argila e de areia existentes na subcamada de maior espessura.

Para o uso dos solos, deve-se observar a legislação relativa às áreas de preservação permanente.

3. TABELA DE PERÍODOS DE PLANTIO

Períodos 10 11 12 
Datas 1º a 10 11 a 20 21 a 31 1º a 10 11 a 20 21 a 29 1º a 10 11 a 20 21 a 31 1º a 10 11 a 20 21 a 31 
Meses Janeiro Fevereiro Março Abril 

Períodos 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 
Datas 1º a 10 11 a 20 21 a 31 1º a 10 11 a 20 21 a 30 1º a 10 11 a 20 21 a 31 1º a 10 11 a 20 21 a 31 
Meses Maio Junho Julho Agosto 

Períodos 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 
Datas 1º a 10 11 a 20 21 a 30 1º a 10 11 a 20 21 a 31 1º a 10 11 a 20 21 a 30 1º a 10 11 a 20 21 a 30 
Meses Setembro Outubro Novembro Dezembro 

4. CULTIVARES INDICADAS

Ficam indicadas no Zoneamento Agrícola de Climático, para a cultura de ameixa no Estado do Rio Grande cultivares de ameixa registradas no Registro Nacional (RNC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atendidas as indicações das regiões de adaptação em conformidade as recomendações dos respectivos obtentores/detentores (mantenedores).

Nota: Devem ser utilizadas no plantio mudas produzidas conformidade com a legislação brasileira sobre sementes (Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, e Decreto nº 5.153, agosto de 2004).

5. RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS APTOS AO CULTIVO E PERÍODOS INDICADOS PARA PLANTIO

A relação de municípios do Estado do Rio Grande aptos ao cultivo de ameixa foi calcada em dados disponíveis ocasião da sua elaboração. Se algum município mudou foi criado um novo, em razão de emancipação de um listagem abaixo, todas as indicações são idênticas às de origem até que nova relação o inclua formalmente.

O período de plantio indicado para cada município não será prorrogado ou antecipado. No caso de ocorrer algum evento atípico que impeça o plantio nas épocas indicadas, recomenda-se aos produtores não efetivarem a implantação da lavoura nesta safra.

Relação de municípios recomendados para plantio cultivares de ameixa com baixa exigência em horas-frio (maior e menor ou igual a 250 horas):

MUNICÍPIOS PERÍODOS 
Alegrete 19 a 24 
Alpestre 19 a 24 
Ametista do Sul 19 a 24 
Arroio do Sal 19 a 24 
Barra do Guarita 19 a 24 
Barra do Quarai 19 a 24 
Bossoroca 19 a 24 
Cacequi 19 a 24 
Caibaté 19 a 24 
Caiçara 19 a 24 
Cândido Godói 19 a 24 
Cerro Largo 19 a 24 
Cristal do Sul 19 a 24 
Derrubadas 19 a 24 
Dom Pedro de Alcântara 19 a 24 
Esperança do Sul 19 a 24 
Formigueiro 19 a 24 
Frederico Westphalen 19 a 24 
General Câmara 19 a 24 
Guarani das Missões 19 a 24 
Irai 19 a 24 
Itacurubi 19 a 24 
Manoel Viana 19 a 24 
Mato Queimado 19 a 24 
Palmitinho 19 a 24 
Pinheirinho do Vale 19 a 24 
Restinga Seca 19 a 24 
Rio dos Índios 19 a 24 
Rodeio Bonito 19 a 24 
Rolador 19 a 24 
Santa Rosa 19 a 24 
Santo Ângelo 19 a 24 
São Francisco de Assis 19 a 24 
São Luiz Gonzaga 19 a 24 
São Vicente do Sul 19 a 24 
Senador Salgado Filho 19 a 24 
Sete de Setembro 19 a 24 
Tenente Portela 19 a 24 
Torres 19 a 24 
Três Cachoeiras 19 a 24 
Três Passos 19 a 24 
Triunfo 19 a 24 
Uruguaiana 19 a 24 
Vicente Dutra 19 a 24 
Vista Alegre 19 a 24 
Vista Gaúcha 19 a 24 
Vitória das Missões 19 a 24 

Relação de municípios aptos para plantio de cultivares de ameixa com média exigência em horas-frio (maior que 250 e menor ou igual a 350 horas):

MUNICÍPIOS PERÍODOS 
Aceguá 19 a 24 
Agudo 19 a 24 
Ajuricaba 19 a 24 
Alegria 19 a 24 
Alto Feliz 19 a 24 
Alvorada 19 a 24 
Amaral Ferrador 19 a 24 
Anta Gorda 19 a 24 
Arambaré 19 a 24 
Araricá 19 a 24 
Aratiba 19 a 24 
Arroio do Meio 19 a 24 
Arroio do Tigre 19 a 24 
Arroio dos Ratos 19 a 24 
Arroio Grande 19 a 24 
Augusto Pestana 19 a 24 
Balneário Pinhal 19 a 24 
Barra do Ribeiro 19 a 24 
Barra Funda 19 a 24 
Boa Vista das Missões 19 a 24 
Boa Vista do Cadeado 19 a 24 
Boa Vista do Incra 19 a 24 
Bom Princípio 19 a 24 
Bom Progresso 19 a 24 
Bom Retiro do Sul 19 a 24 
Boqueirão do Leão 19 a 24 
Bozano 19 a 24 
Braga 19 a 24 
Brochier 19 a 24 
Butiá 19 a 24 
Caçapava do Sul 19 a 24 
Cachoeira do Sul 19 a 24 
Cachoeirinha 19 a 24 
Camaquã 19 a 24 
Campina das Missões 19 a 24 
Campo Bom 19 a 24 
Campo Novo 19 a 24 
Campos Borges 19 a 24 
Candelária 19 a 24 
Canoas 19 a 24 
Canudos do Vale 19 a 24 
Capão da Canoa 19 a 24 
Capão do Cipó 19 a 24 
Capão do Leão 19 a 24 
Capela de Santana 19 a 24 
Capitão 19 a 24 
Capivari do Sul 19 a 24 
Caraá 19 a 24 
Carazinho 19 a 24 
Catuípe 19 a 24 
Cerro Branco 19 a 24 
Cerro Grande 19 a 24 
Cerro Grande do Sul 19 a 24 
Chapada 19 a 24 
Charqueadas 19 a 24 
Chiapeta 19 a 24 
Chuvisca 19 a 24 
Cidreira 19 a 24 
Colinas 19 a 24 
Condor 19 a 24 
Constantina 19 a 24 
Coronel Barros 19 a 24 
Coronel Bicaco 19 a 24 
Cristal 19 a 24 
Cruz Alta 19 a 24 
Cruzeiro do Sul 19 a 24 
Dilermando de Aguiar 19 a 24 
Dois Irmãos 19 a 24 
Dois Irmãos das Missões 19 a 24 
Dois Lajeados 19 a 24 
Dom Pedrito 19 a 24 
Dona Francisca 19 a 24 
Doutor Ricardo 19 a 24 
Eldorado do Sul 19 a 24 
Encantado 19 a 24 
Entre Rios do Sul 19 a 24 
Entre-Ijuís 19 a 24 
Erval Grande 19 a 24 
Erval Seco 19 a 24 
Estância Velha 19 a 24 
Esteio 19 a 24 
Estrela 19 a 24 
Estrela Velha 19 a 24 
Eugênio de Castro 19 a 24 
Faxinal do Soturno 19 a 24 
Faxinalzinho 19 a 24 
Fazenda Vilanova 19 a 24 
Feliz 19 a 24 
Forquetinha 19 a 24 
Fortaleza dos Valos 19 a 24 
Giruá 19 a 24 
Glorinha 19 a 24 
Gravataí 19 a 24 
Guabiju 19 a 24 
Guaíba 19 a 24 
Harmonia 19 a 24 
Humaitá 19 a 24 
Ibarama 19 a 24 
Ibirubá 19 a 24 
Igrejinha 19 a 24 
Ijuí 19 a 24 
Imbé 19 a 24 
Imigrante 19 a 24 
Independência 19 a 24 
Inhacorá 19 a 24 
Itaara 19 a 24 
Itati 19 a 24 
Itatiba do Sul 19 a 24 
Ivorá 19 a 24 
Ivoti 19 a 24 
Jaboticaba 19 a 24 
Jacuizinho 19 a 24 
Jaguari 19 a 24 
Jarí 19 a 24 
Jóia 19 a 24 
Júlio de Castilhos 19 a 24 
Lagoa Bonita do Sul 19 a 24 
Lajeado 19 a 24 
Lajeado do Bugre 19 a 24 
Liberato Salzano 19 a 24 
Lindolfo Collor 19 a 24 
Linha Nova 19 a 24 
Maçambara 19 a 24 
Mampituba 19 a 24 
Maquine 19 a 24 
Maratá 19 a 24 
Marcelino Ramos 19 a 24 
Mariana Pimentel 19 a 24 
Mariano Moro 19 a 24 
Marques de Souza 19 a 24 
Mata 19 a 24 
Mato Leitão 19 a 24 
Minas do Leão 19 a 24 
Miraguaí 19 a 24 
Monte Alegre dos Campos 19 a 24 
Montenegro 19 a 24 
Morrinhos do Sul 19 a 24 
Mostardas 19 a 24 
Muçum 19 a 24 
Nonoai 19 a 24 
Nova Boa Vista 19 a 24 
Nova Bréscia 19 a 24 
Nova Esperança do Sul 19 a 24 
Nova Hartz 19 a 24 
Nova Palma 19 a 24 
Nova Ramada 19 a 24 
Nova Santa Rita 19 a 24 
Novo Barreiro 19 a 24 
Novo Cabrais 19 a 24 
Novo Hamburgo 19 a 24 
Novo Machado 19 a 24 
Novo Tiradentes 19 a 24 
Novo Xingu 19 a 24 
Osório 19 a 24 
Palmares do Sul 19 a 24 
Panambi 19 a 24 
Pantano Grande 19 a 24 
Paraíso do Sul 19 a 24 
Pareci Novo 19 a 24 
Parobé 19 a 24 
Passo do Sobrado 19 a 24 
Paverama 19 a 24 
Pejuçara 19 a 24 
Pelotas 19 a 24 
Pinhal 19 a 24 
Pinhal da Serra 19 a 24 
Pinhal Grande 19 a 24 
Planalto 19 a 24 
Poço das Antas 19 a 24 
Portão 19 a 24 
Porto Alegre 19 a 24 
Porto Mauá 19 a 24 
Pouso Novo 19 a 24 
Presidente Lucena 19 a 24 
Quarai 19 a 24 
Quevedos 19 a 24 
Quinze de Novembro 19 a 24 
Redentora 19 a 24 
Relvado 19 a 24 
Rio Grande 19 a 24 
Rio Pardo 19 a 24 
Roca Sales 19 a 24 
Rolante 19 a 24 
Rosário do Sul 19 a 24 
Sagrada Família 19 a 24 
Salto do Jacuí 19 a 24 
Salvador do Sul 19 a 24 
Santa Bárbara do Sul 19 a 24 
Santa Clara do Sul 19 a 24 
Santa Cruz do Sul 19 a 24 
Santa Margarida do Sul 19 a 24 
Santa Maria 19 a 24 
Santa Tereza 19 a 24 
Santana do Livramento 19 a 24 
Santiago 19 a 24 
Santo Antônio da Patrulha 19 a 24 
Santo Augusto 19 a 24 
Santo Cristo 19 a 24 
São Gabriel 19 a 24 
São João do Polêsine 19 a 24 
São José das Missões 19 a 24 
São José do Hortêncio 19 a 24 
São José do Norte 19 a 24 
São José do Sul 19 a 24 
São Leopoldo 19 a 24 
São Lourenço do Sul 19 a 24 
São Martinho 19 a 24 
São Martinho da Serra 19 a 24 
São Miguel das Missões 19 a 24 
São Pedro da Serra 19 a 24 
São Pedro das Missões 19 a 24 
São Pedro do Sul 19 a 24 
São Sebastião do Caí 19 a 24 
São Sepé 19 a 24 
São Valentim do Sul 19 a 24 
São Valério do Sul 19 a 24 
São Vendelino 19 a 24 
Sapiranga 19 a 24 
Sapucaia do Sul 19 a 24 
Seberi 19 a 24 
Sede Nova 19 a 24 
Sentinela do Sul 19 a 24 
Sério 19 a 24 
Sertão Santana 19 a 24 
Silveira Martins 19 a 24 
Sinimbu 19 a 24 
Sobradinho 19 a 24 
Tabaí 19 a 24 
Tapes 19 a 24 
Taquara 19 a 24 
Taquari 19 a 24 
Taquaruçu do Sul 19 a 24 
Tavares 19 a 24 
Terra de Areia 19 a 24 
Teutônia 19 a 24 
Toropi 19 a 24 
Tramandaí 19 a 24 
Travesseiro 19 a 24 
Três Coroas 19 a 24 
Três de Maio 19 a 24 
Três Forquilhas 19 a 24 
Três Palmeiras 19 a 24 
Tucunduva 19 a 24 
Tupanciretã 19 a 24 
Tupandi 19 a 24 
Turuçu 19 a 24 
Ubiretama 19 a 24 
Unistalda 19 a 24 
Vale do Sol 19 a 24 
Vale Real 19 a 24 
Vale Verde 19 a 24 
Venâncio Aires 19 a 24 
Vera Cruz 19 a 24 
Vespasiano Correa 19 a 24 
Viamão 19 a 24 
Vila Nova do Sul 19 a 24 
Xangri-lá 19 a 24 

Relação de municípios aptos para plantio de cultivares de ameixa com alta exigência em horas-frio (maior que 350 e menor ou igual a 500 horas):

MUNICÍPIOS PERÍODOS 
Água Santa 19 a 24 
Almirante Tamandaré do Sul 19 a 24 
Alto Alegre 19 a 24 
André da Rocha 19 a 24 
Antônio Prado 19 a 24 
Arroio do Padre 19 a 24 
Arvorezinha 19 a 24 
Áurea 19 a 24 
Bagé 19 a 24 
Barão 19 a 24 
Barão de Cotegipe 19 a 24 
Barão do Triunfo 19 a 24 
Barra do Rio Azul 19 a 24 
Barracão 19 a 24 
Barros Cassal 19 a 24 
Benjamin Constant do Sul 19 a 24 
Bento Gonçalves 19 a 24 
Boa Vista do Sul 19 a 24 
Cacique Doble 19 a 24 
Camargo 19 a 24 
Campestre da Serra 19 a 24 
Campinas do Sul 19 a 24 
Candiota 19 a 24 
Canela 19 a 24 
Canguçu 19 a 24 
Carlos Barbosa 19 a 24 
Carlos Gomes 19 a 24 
Casca 19 a 24 
Caseiros 19 a 24 
Caxias do Sul 19 a 24 
Centenário 19 a 24 
Cerrito 19 a 24 
Charrua 19 a 24 
Chuí 19 a 24 
Ciríaco 19 a 24 
Colorado 19 a 24 
Coqueiro Baixo 19 a 24 
Coqueiros do Sul 19 a 24 
Coronel Pilar 19 a 24 
Cotiporã 19 a 24 
Coxilha 19 a 24 
Cruzaltense 19 a 24 
David Canabarro 19 a 24 
Dom Feliciano 19 a 24 
Encruzilhada do Sul 19 a 24 
Engenho Velho 19 a 24 
Erebango 19 a 24 
Erechim 19 a 24 
Ernestina 19 a 24 
Espumoso 19 a 24 
Estação 19 a 24 
Fagundes Varela 19 a 24 
Farroupilha 19 a 24 
Flores da Cunha 19 a 24 
Floriano Peixoto 19 a 24 
Fontoura Xavier 19 a 24 
Garibaldi 19 a 24 
Gaurama 19 a 24 
Gentil 19 a 24 
Getúlio Vargas 19 a 24 
Gramado 19 a 24 
Gramado dos Loureiros 19 a 24 
Gramado Xavier 19 a 24 
Guaporé 19 a 24 
Herval 19 a 24 
Herveiras 19 a 24 
Hulha Negra 19 a 24 
Ibiaçá 19 a 24 
Ibiraiaras 19 a 24 
Ibirapuitã 19 a 24 
Ilópolis 19 a 24 
Ipê 19 a 24 
Ipiranga do Sul 19 a 24 
Itapuca 19 a 24 
Jacutinga 19 a 24 
Jaguarão 19 a 24 
Lagoa dos Três Cantos 19 a 24 
Lagoa Vermelha 19 a 24 
Lagoão 19 a 24 
Lavras do Sul 19 a 24 
Machadinho 19 a 24 
Marau 19 a 24 
Mato Castelhano 19 a 24 
Maximiliano de Almeida 19 a 24 
Montauri 19 a 24 
Monte Belo do Sul 19 a 24 
Mormaço 19 a 24 
Morro Redondo 19 a 24 
Morro Reuter 19 a 24 
Muliterno 19 a 24 
Não-Me-Toque 19 a 24 
Nicolau Vergueiro 19 a 24 
Nova Alvorada 19 a 24 
Nova Araçá 19 a 24 
Nova Bassano 19 a 24 
Nova Pádua 19 a 24 
Nova Petrópolis 19 a 24 
Nova Prata 19 a 24 
Nova Roma do Sul 19 a 24 
Paim Filho 19 a 24 
Palmeira das Missões 19 a 24 
Parai 19 a 24 
Passa Sete 19 a 24 
Passo Fundo 19 a 24 
Paulo Bento 19 a 24 
Pedras Altas 19 a 24 
Pedro Osório 19 a 24 
Picada Café 19 a 24 
Pinheiro Machado 19 a 24 
Piratini 19 a 24 
Pontão 19 a 24 
Ponte Preta 19 a 24 
Progresso 19 a 24 
Protásio Alves 19 a 24 
Putinga 19 a 24 
Quatro Irmãos 19 a 24 
Riozinho 19 a 24 
Ronda Alta 19 a 24 
Rondinha 19 a 24 
Saldanha Marinho 19 a 24 
Sananduva 19 a 24 
Santa Cecília do Sul 19 a 24 
Santa Maria do Herval 19 a 24 
Santa Vitória do Palmar 19 a 24 
Santana da Boa Vista 19 a 24 
Santo Antônio do Palma 19 a 24 
Santo Antônio do Planalto 19 a 24 
Santo Expedito do Sul 19 a 24 
São Domingos do Sul 19 a 24 
São Jerônimo 19 a 24 
São João da Urtiga 19 a 24 
São Jorge 19 a 24 
São José do Herval 19 a 24 
São José do Ouro 19 a 24 
São Marcos 19 a 24 
São Valentim 19 a 24 
Sarandi 19 a 24 
Segredo 19 a 24 
Selbach 19 a 24 
Serafina Corrêa 19 a 24 
Sertão 19 a 24 
Severiano de Almeida 19 a 24 
Soledade 19 a 24 
Tapejara 19 a 24 
Tapera 19 a 24 
Tio Hugo 19 a 24 
Três Arroios 19 a 24 
Tunas 19 a 24 
Tupanci do Sul 19 a 24 
União da Serra 19 a 24 
Vanini 19 a 24 
Veranópolis 19 a 24 
Viadutos 19 a 24 
Victor Graeff 19 a 24 
Vila Flores 19 a 24 
Vila Lângaro 19 a 24 
Vila Maria 19 a 24 
Vista Alegre do Prata 19 a 24 
Westfalia 19 a 24